• Nenhum resultado encontrado

Semente Montessori Educação Infantil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Semente Montessori Educação Infantil"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Semente Montessori Educação Infantil

(2)

Missão, visão e valores

Missão

Proporcionar o desenvolvimento humano integral, através do ambiente e de adultos preparados.

Visão

Disseminar o Método Montessori na comunidade para que crianças e famílias possam usufruir dos seus benefícios tornando-se seres humanos mais conscientes, éticos e capazes de contribuir para uma sociedade mais justa.

Valores

Amor, respeito, humanização, transparência e comprometimento.

(3)

Um pouco sobre nós...

Somos Creche Escola com educação voltada a metodologia Montessori. Nossa equipe de diretoria é formada por três integrantes

Inara, mãe do Noah, Diretora Pedagógica é Pedagoga Formada pela Universidade Estadual do Ceará, estudante de Especialização em Educação Infantil e de Educação Infantil Montessori. Possui 3 anos de experiência com o método Montessori em escola e 3 anos com o método em casa.

Francisco, pai do Noah, Diretor Financeiro é Contador, Funcionário público, Educador Físico, estudante de Pedagogia e também possui experiência com o Método Montessori em escola.

(4)

Um pouco sobre nós...

Tiago, pai da Mariana, Diretor Financeiro é Contador, Funcionário público, tem formação em Gestão Pública e está concluindo graduação em Direito.

(5)

Porque Semente Montessori?

Nossa proposta é ser semente. Acreditamos no potencial das crianças e que elas podem ser agentes de transformação para que muitas famílias possam conhecer e crescer através de uma educação libertadora.

(6)

Um pouco da nossa história...

A Semente Montessori nasceu do desejo de Inara Félix, educadora apaixonada pela Educação Infantil que ao ter contato e experiência com a metodologia Montessori e começar a estudar em 2014, não parou mais, pois na busca por uma educação que rompesse com o tradicional foi com essa forma de ensino que ela se identificou.

Em 2019, junto com seu esposo Francisco Rocha, 2 anos após o nascimento do seu filho Noah, reformaram sua casa, construindo um segundo andar, para organizar um espaço para atender

crianças de 4 meses a 4 anos.

Em 03 de Fevereiro de 2020, o Semente Montessori Hotel Infantil começou a funcionar.

(7)

Um pouco da nossa história...

A proposta era atender por hora, turno, diária, pernoite, ser uma rede de apoio e ter um Ambiente Preparado para receber as crianças para que elas conseguissem escolher e aprender conforme seus interesses.

Em Março veio a Pandemia e o sonho de mudar no meio do ano para um espaço maior teve de ser adiado.

Funcionamos de forma reduzida até Julho de 2021, quando uniu-se a nossa família outra família que investiu junto conosco no sonho de transformar o Semente em escola e mudar para um espaço maior.

(8)

A simbologia da borboleta

No dia 01 de Julho de 2021 um vizinho do Semente encontra uma lagarta em nosso jardim da entrada e mostra às crianças que decidem junto conosco acompanhar o ciclo de vida.

(9)

A simbologia da borboleta

As crianças ficam muito curiosas em todo o processo e no dia seguinte a lagarta já

havia feito o seu casulo.

Paralelo a isso nós buscávamos um novo espaço para o Semente Montessori.

(10)

A simbologia da borboleta

No dia 09 de Julho, o casulo amanhece assim.

Nós havíamos visitado alguns imóveis e estávamos aguardando a resposta de um que atendia a tudo o que estávamos buscando.

(11)

A simbologia da borboleta

Pouco depois, nesse mesmo dia, as crianças trabalhavam em sala quando de repente olho para o vidro onde estava o casulo e… nasce a borboleta!

Foi um momento muito emocionante e de muita euforia.

(12)

A simbologia da borboleta

Cerca de 1h depois que a borboleta havia rompido o casulo, recebemos a confirmação do aluguel do novo espaço e esse momento ficou diretamente ligado à nossa mudança, nossa transformação, nossa metamorfose!

Por esse motivo nossas salas agrupadas recebem nomes que remetem ao ciclo de vida da borboleta.

(13)

Organização das salas

Educação Infantil Creche

Sala Lagarta (Agrupada 1) – 1 a 3 anos Pré-escola

Sala Borboleta (Agrupada 2) – 3 a 6 anos

(14)

O que é o agrupamento ou classes mistas?

Maria Montessori defendia a estrutura de classes de idades mistas, não somente para garantir uma atmosfera de aprendizado cooperativo, trabalho em equipe, incentivo à interação social e ao desenvolvimento emocional, mas também a justificava pela especificidade na forma de aprender que cada etapa de desenvolvimento apresenta.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394/1996, dá liberdade a cada instituição para organizar suas classes, e a estruturação em ciclos é hoje utilizada em todo o mundo.

Em documentos legais localizam-se argumentos de que a flexibilização da seriação abre possibilidades de se trabalhar um currículo ao longo de maior tempo, assegurando respeito às diferenças e ritmos individuais e reconhecendo que as salas em ciclos permitem uma melhor distribuição de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais. Aponta também como vantagens o não fracionamento de conteúdos e a melhor adequação dos instrumentos destinados à prática pedagógica à etapa de desenvolvimento trabalhada.

(15)

O que é o agrupamento ou classes mistas?

“Os educadores que utilizam o método de ensino dirigido não compreendem como se pode desenvolver o comportamento social em uma escola Montessori. Compor uma sala como uma sociedade, organizando o agrupamento de forma‘vertical’, é assegurar o fio da vida social. A constituição de uma classe de ‘mesma idade’é um erro fundamental, que dá lugar a toda espécie de outros erros; um isolamento artificial, que impede o desenvolvimento do sentido social. Nossas escolas demonstram que as crianças e jovens de idades diferentes se ajudam uns aos outros; os menores veem o que fazem os maiores e pedem explicações,que estes dão voluntariamente. É um verdadeiro ensino; há entre ambos uma harmonia, uma comunicação, uma natural osmose mental. As crianças acabam por conhecer as características umas das outras, desenvolvendo uma comunicação superior àquela que têm com os adultos. (...) É com essa forma de liberdade que avaliamos os limites diferentes da inteligência em diferentes idades, o que nos dá a certeza de que não é só a idade que conduz ao progresso, mas, acima de tudo, a liberdade de se olhar ao redor de nós.

Maria Montessori

(16)

Horário de

funcionamento

7h30 às 17h30

Pedimos a tolerância de 15 minutos para chegada ou saída de acordo com o plano de sua criança.

(17)

Combinados

1) Procure manter-se atualizado e informado a respeito do dia a dia da sua criança na escola. Para isso, utilizaremos o aplicativo AgendaEdu.

2) Utilize esse mesmo aplicativo para registrar os comunicados à escola.

3) Busque conhecer sobre o Método Montessori, pedagogia que orienta a prática pedagógica da escola.

4) Fique atento aos horários de entrada e saída, organização de mochila, devolução de materiais, comunicados e prazos estabelecidos pela escola.

5) Optamos por não ter uniforme escolar, pois acreditamos dessa forma que às crianças

tenham a oportunidade de exercer escolha e desenvolver sua autonomia. Disponibilizamos

um “Código de vestir” que ajudará os pais no processo de escolha das roupas para enviar

seus filhos para escola.

(18)

Combinados

6) Sempre que tiver dúvidas ou precisar abordar algum aspecto relacionado à sua criança não hesite em nos procurar. Marcaremos dia e melhor horário para lhe atender.

7) Não é permitido trazer brinquedos para a escola, nosso acervo está preparado para oferecer à sua criança o que ela precisa para desenvolver o seu potencial. Os brinquedos trazidos para a escola desviam o foco da criança dos processos educativos preparados para ela.

*Só será permitido algum brinquedo para a criança que estiver em processo de adaptação ou caso seja solicitado para algum projeto.

Caso a família envie brinquedos os mesmos serão recolhidos na secretaria onde aguardaremos retirada

.

(19)

Combinados

8) As crianças não devem trazer nenhum tipo de alimento de casa, pois a alimentação é oferecida pela escola. Temos crianças que apresentam algumas restrições alimentares e ficam tentadas a provar guloseimas trazidas por amigos. Nosso cardápio é elaborado com cuidado para atender a esses detalhes.

(*) Somente o leite – utilizado pelos bebês até determinada idade, por indicação do pediatra assistente e por sua diversidade – é fornecido pela família.

9) Ao chegar à escola as crianças devem ser incentivadas a entrar sozinhas; caso seja

necessário, a professora será chamada para acompanhá-las à classe.

(20)

Combinados

10) Professores não têm como atender familiares na entrada ou na saída, pois nesses

momentos estarão recebendo suas crianças. Quando necessário, dirija-se a uma de nossas gestoras para que ela possa lhe dar o apoio no momento.

11) Todas as roupas que a criança traz para a creche/escola devem ser marcadas com

nome, assim como chinelos, sapatos, guarda-chuvas — isso contribui para evitar trocas ou perdas.

12) Dinheiro, objetos para serem encaminhados a terceiros não devem circular pelas

mochilas das crianças, assim como joias, chaves ou qualquer outro objeto que fuja à rotina

escolar. É melhor evitar tudo que possa oferecer risco à criança.

(21)

Adaptação

O momento requer uma atenção especial dos pais e da escola, para que as conquistas da criança sejam efetivas e elas possam se sentir seguras no novo ambiente.

Calma, paciência e perseverança são atitudes imprescindíveis nos adultos.

De início haverá a presença de uma pessoa familiar à criança durante o tempo da adaptação.

No primeiro dia, geralmente a pessoa escolhida pela família permanece na escola o tempo em que a criança fica (cerca de uma ou duas horas). Nos dias seguintes, o tempo vai se estendendo por orientação da escola, e a família vai sendo informada a cada dia do horário da saída da criança no dia seguinte e se será necessário que permaneça na escola.

Quando a criança já mostra alguma segurança no novo espaço escolar, interagindo com o ambiente e com os novos amigos, a família é dispensada e informada do horário que deve voltar: em duas, três ou quatro horas conforme o processo de cada criança, até que possa permanecer na escola pelo período contratado pela

família.

Se você foi convidado a ajudar seu filho na sala, sugerimos que observe a ação da professora, evite falar alto e mantenha-se na posição de observador, permitindo aos profissionais da escola a iniciativa para estabelecer as relações com as crianças.

(22)

Saúde

Sempre que seu filho ficar ausente da escola, por qualquer motivo, é responsabilidade da família comunicar o motivo da ausência, caso a falta ocorra por mais de dois dias (principalmente se estiver relacionada a questões de saúde).

As crianças devem ser mantidas em casa se estiverem apresentando febre, dores de cabeça, dor de garganta, corrimentos nasal e/ou nos olhos, tosse, diarreia ou vômitos.

Quando apresentar durante o período escolar sintomas que podem indicar doença

infectocontagiosa, comuns na infância, esta só poderá retornar mediante a apresentação de atestado médico liberatório. Essa é uma medida de segurança para toda a comunidade escolar,

evitando que as doenças se propaguem; cuidando desse aspecto, você estará zelando pela saúde de seu filho e das demais crianças.

Pedimos que mantenham o campo “Ficha Médica” da sua criança atualizado do Aplicativo da AgendaEdu.

Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC

(23)

Medicação

A medicação na escola só deve ser feita em caso de extrema necessidade e com a apresentação da receita médica atualizada, assinada, datada e com o carimbo do médico. Tudo deve ser registrado no aplicativo da agenda.

Medicação que não serão feitas:

Remédios controlados (de tarja preta na embalagem), como anticonvulsivantes e antidepressivos, não serão ministrados na creche/escola, assim como medicações injetáveis e de uso em nebulização.

(24)

Medicação

A medicação na escola só deve ser feita em caso de extrema necessidade e com a apresentação da receita médica atualizada, assinada, datada e com o carimbo do médico. Tudo deve ser registrado no aplicativo da agenda.

Medicação que não serão feitas:

Remédios controlados (de tarja preta na embalagem), como anticonvulsivantes e antidepressivos, não serão ministrados na creche/escola, assim como medicações injetáveis e de uso em nebulização.

(25)

Alimentação

Nossa alimentação não contém glúten, soja ou leite de vaca.

Buscamos oferecer um cardápio saudável e bem variado para que as crianças tenham uma boa experiência alimentar.

Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-NC

(26)

Aniversário na escola

O aniversário da sua criança é único e especial e nós ficamos

muito felizes em estar juntos desta importante celebração. . Nela, uma vela é acesa e colocada ao centro para representar o Sol, e, à sua volta, o nome dos 12 meses. A criança mantém um globo

terrestre em suas mãos e inicia seu caminhar em torno do Sol a partir do mês do seu nascimento. Ao completar cada volta, para e então a professora conta os fatos que marcaram aquele ano de sua vida.

(27)

Aniversário na escola

As orientações sobre o que precisa enviar à escola e providenciar para o dia serão enviadas no mês do aniversário.

(28)

“A curiosidade é um impulso para aprender”.

Rua Adolfo Herbster, 315 – Benfica Fortaleza - CE

Referências

Documentos relacionados

Frequências de consumo diário (origem no R24h) dos diversos grupos alimentares por sexos e escalões etários; Nampula-Moçambique, 2013. Informação

Como se pode ultrapassar o último, se você está atrás do último, você não pode ultrapassar o último!. Calcule na

Agora se você nem fez o teste, é porque você é macho, porque macho não faz testizinhos por

Abra a porta da geladeira, retire a girafa, coloque o elefante, e feche a porta?. Esta pergunta testou sua capacidade de pensar nas

Analisa-se o modo como se estruturam �luxos comunicacionais dinamizados pela ação dos sujeitos participantes da sociedade em midiatização e que são capturados pelo

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

Considerando que, a família (de origem e a que está sendo construída) é a principal rede de apoio do pai adolescente no exercício da paternidade e, o pai

O estudo foi realizado com um número de amostras de 235 quartos mamários (n=235), divididas em dois grupos consoante apresentavam CCS acima ou abaixo do patamar das 200.000 células