• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA EDUARDO BERWANGER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "FACULDADE MERIDIONAL IMED CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA EDUARDO BERWANGER"

Copied!
42
0
0

Texto

(1)

FACULDADE MERIDIONAL – IMED

CENTRO DE ESTUDOS ODONTOLÓGICO MERIDIONAL - CEOM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDODONTIA

EDUARDO BERWANGER

USO DOS LOCALIZADORES FORAMINAIS NO TRATAMENTO ENDODÔNTICO

PASSO FUNDO 2012

(2)

1

EDUARDO BERWANGER

USO DOS LOCALIZADORES FORAMINAIS NO TRATAMENTO ENDODÔNTICO

Monografia apresentada ao curso de Pós- graduação da Faculdade Meridional/IMED de Passo Fundo-RS como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Endodôntia.

Orientador: Prof. Dr José Roberto Vanni

Passo Fundo 2012

(3)

2

EDUARDO BERWANGER

USO DOS LOCALIZADORES FORAMINAIS NO TRATAMENTO ENDODÔNTICO

Monografia apresentada ao curso de Pós- graduação da Faculdade Meridional/IMED de Passo Fundo-RS como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Endodôntia.

Aprovada em ___/___/______.

Banca Examinadora

____________________________________________

Prof. Dr. José Roberto Vanni

______________________________________________

Prof. Ms. Mateus Silveira Martins Hartmann

________________________________________________

Prof. Ms. Flávia Baldissarelli

(4)

3

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos meus pais, irmãos, e a toda a minha família que, com muito da carinho e apoio, não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida. Em especial a minha esposa Lisiane, que soube entender as minhas ausências, atropelos e contratempos que nossa profissão exige.

(5)

4

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus, pela oportunidade e pelo privilégio que me foi dado, em compartilhar tamanha experiência ao frequentar este curso.

Meu orientador Prof. Dr. José Roberto Vanni, foi uma honra tê-lo como orientador nesse curso de especialização, porque pude aproveitar todos os momentos em que conversamos para enriquecer a minha vida profissional.

Mas, além disso, os seus conhecimentos, experiência, incentivo, tempo e conhecimentos proporcionados a mim serviram como lições de vida. Admiro demais e a sua simplicidade, admiro o fato de tratar a todos da mesma maneira, e acredito que esse deve ser um dos motivos pelo qual todos gostem tanto da sua companhia.

A Prof. Dra. Lilian, professora da cadeira de Metodologia, pela dedicação, amizade, conhecimento, discussões sobre o andamento e normatização, quê com certeza, facilitou a confecção desse trabalho.

A todos os professores da equipe de Endodontia, pela atenção e estímulo dados a nós, alunos, dividindo conhecimento e sabedoria.

Aos professores da banca examinadora, pela sua atenção e colaboração ao meu trabalho.

Ao Ceom pela estrutura e as funcionárias e funcionários da clínica e recepção, que sempre estiveram solícitos.

Aos colegas de curso, pelos vínculos formados, pelas horas de descontração, troca de informações, demonstrações de amizade e companheirismo.

A minha colega de dupla Milena, pela sua disposição, colaboração e eficiência nos trabalhos que realizamos em dupla.

(6)

5

Aos colegas de seminário e equipe cirúrgica Cláudio e Milene pelo espírito de equipe e coleguismo.

AGRADECIMENTO ESPECIAL A DEUS, hoje, mais uma etapa da minha vida chega ao final, e isso só foi possível porque o Senhor sempre esteve ao meu lado, não me deixando esmorecer mesmo quando eu duvidava que esse dia realmente fosse chegar. Sou grato pela vida e pelas oportunidades que o Senhor me ofereceu e, também, por todas as adversidades que surgiram durante essa minha jornada, porque graças a elas eu pude aprender verdadeiras lições para me tornar um homem melhor. Obrigado por se lembrar sempre de mim, mesmo quando eu, na minha ignorância, esquecia-me do Senhor, ou só me recordava nos momentos difíceis. Que eu seja capaz de, por meio da minha conduta, honrar o seu nome.

(7)

6

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.

Confúncio

(8)

7

RESUMO

Os localizadores apicais eletrônicos funcionam em uma gama de situações na prática clínica, como nos tratamentos de dentes vitais e não-vitais, retratamentos e em casos de fraturas radiculares horizontais. Desta forma, o objetivo deste trabalho, foi promover uma revisão de literatura sobre os localizadores apicais eletrônicos. Os localizadores apicais eletrônicos são instrumentos que cumprem o papel para que foram desenvolvidos, ou seja, realmente conseguem determinar corretamente o comprimento de trabalho na Endodontia.

Palavras- chave: Dente molar. Odontometria. Endodontia.

(9)

8

ABSTRACT

The electronic apex locators work on a range of situations in clinical practice, as in the treatment of non-vital teeth and vital, and in retreatment cases of horizontal root fractures. Thus, the objective of this study was to promote a review of literature on the electronic apex locators. The electronic apex locators are instruments that fulfill the role for which they were developed, ie, actually can correctly determine the working length in Endodontics.

.

Keywords: Endodontics. Odontometry. Molar Tooth.

(10)

9

LISTA DE ABREVIATURAS SIMBOLOS E SIGLAS

ANOVA- Análise de variância CDC- Cemento Dentina Canal

CAD- Comprimento Aparente do Dente CCR- Comprimento do Canal Radicular CTP- Comprimento de trabalho Provisório CR- Comprimento Real

CRT- Comprimento Real de Trabalho D- Distal

EDTA- Ácido Etilenodiaminotetracético LA- Localizador Apical

Lima K- Lima Kerr mm- milímetro

MV- Mésio-Vestibular NaCl- Cloreto de Sódio NaOCl- Hipoclorito de Sódio Ni-Ti- Níquel Titânio

r.p.m- Rotações por minuto x- Vezes

ºC- GRAUS CELSIUS

±- MAIS OU MENOS

#- DIÂMETRO

%- PERCENTUAL

®- Marca Registrada

<- Menor que

>- Maior que

(11)

10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 11

2 REVISÃO DA LITERATURA ... 15

3 DISCUSSÃO ... 31

4 CONCLUSÃO ... 34

REFERÊNCIAS ... 35

ANEXOS OU APÊNDICE ... 38

(12)

11

1 INTRODUÇÃO

Segundo Sunada (1962) a maior desvantagem dos primeiros aparelhos foraminais eletrônicos fundamentados pelo método da resistência (primeira geração), residia no fato de as leituras não apresentarem confiabilidade quando o canal radicular apresentasse alguma umidade no seu interior. Estes aparelhos utilizavam corrente contínua na medição da resistência elétrica, e leituras a partir de um eletrodo positivo e um negativo fechando o circuito. Os aparelhos fundamentados pelo método da impedância (segunda geração, diferem dos da primeira no fato de a corrente elétrica aplicada ser alternada, ou seja, não há interposição de pólos positivo e negativo, e as leituras são a partir de alta frequência.

Os aparelhos fundamentados pelo método da impedância frequência resistente (terceira geração), se definem com a utilização de mais de uma frequência de corrente alternada para medir a diferença ou o quociente entre os valores de impedância.

Os localizadores foraminais eletrônicos possuem alguns fatores limitantes que intervêm no processo eletrônico de medição, tais como: rizogênese incompleta, pacientes portadores de marca passo, reabsorções radiculares.

Segundo Sjogren et al. (1990) a correta realização da odontometria, com o objetivo de determinar o limite apical de instrumentação é muito importante, pois promove a preservação dos tecidos periapicais, que constitui um dos ítens que compõem os princípios básicos do tratamento endodôntico.

Segundo Ousin e Namann (1999) o processo de funcionamento dos LA, baseia-se na propriedade de que a resistência elétrica entre o ligamento periodontal e a mucosa bucal possui valor constante e pode ser medido. A odontometria eletrônica está muito bem indicada para pacientes gestantes e nos casos de perfuração dental. Se o elemento dental tiver uma restauração metálica esta deverá ser desgastada ou removida para evitar o toque do instrumento utilizado na odontometria.

(13)

12

Segundo Tselnik, Baumgartner e Marshall (2005) para se ter acesso seguro ao interior do sistema de canais radiculares, é necessária a determinação de um campo de ação delimitado pelo comprimento de trabalho, que servirá como uma referência para os trabalhos no interior da cavidade pulpar visando eliminação dos agentes inflamatórios e /ou infecciosos. O termo comprimento de trabalho é definido como sendo a distância entre um ponto de referência coronária e o limite cemento- dentina-canal (CDC), onde deverão encerrar-se as manobras de instrumentação e obturação do canal radicular. O ponto ideal, acordado entre a unanimidade dos autores desde os estudos de Groove, 1931, situa-se no limite CDC, que pode ser definido como a união entre os canais dentinário e cementário que na maioria das vezes, coincide com a constrição apical, podendo variar de forma e posição, ou até mesmo inexistir.

Com a intenção de facilitar a tarefa de estabelecer o comprimento de trabalho do canal radicular, foram desenvolvidos equipamentos de medição que possuem a função de identificar o forame apical do canal radicular, permitindo, assim, saber o comprimento de trabalho. Esses aparelhos são chamados de Localizadores Apicais (LA).

Segundo Carneiro et al. (2005) um comprimento de trabalho estabelecido aquém do ápice, poderá levar a uma limpeza inadequada do canal radicular, o que ocasionará a remoção ineficaz de smear layer, restos de polpa, fragmentos de dentina e micro-organismos.

Segundo Uzun et al. (2008) a distância entre a constrição apical e o ápice anatômico do dente varia entre 0,5 e 1,0 milímetro, e por ser meramente histológica não é de fácil localização na clínica.

Segundo Tosun et al. (2008) apesar das limitações da técnica radiográfica de prover uma imagem bidimensional de uma estrutura tridimensional e expor o paciente a radiação ionizante, ainda é o método para determinação do comprimento de trabalho mais utilizado.

Segundo Siu, Marshall e Baumgartner (2009) os localizadores apicais vem sendo utilizados com a finalidade de determinar o local da constrição apical, obtendo em diversos estudos, alta taxa de acurácia.

Segundo Elayouti et al. (2009) tais aparelhos, ainda conseguem localizar possíveis fraturas na raiz do elemento dentário bem como detectar perfurações.

(14)

13

Desta forma, este trabalho visa fazer uma revisão de literatura sobre localizadores apicais eletrônicos e seu uso na Endodontia.

(15)

14

(16)

15

2 REVISÃO DA LITERATURA

Ibarrola et al. (1999) avaliaram in vitro se o pré-alargamento dos canais radiculares facilitaria a passagem de limas para o forame, eliminando interferências cervicais para ver o efeito que isso teria sobre o desempenho do localizador foraminal eletrônico Root ZX®. Trinta e dois canais radiculares foram divididos em dois grupos. O grupo um não foi manipulado antes da utilização do localizador foraminal eletrônico Root ZX® e serviram como grupo de controle. No grupo dois, os canais foram pré-alargados antes do uso do localizador foraminal eletrônico Root ZX®. As limas de comprimento de trabalho foram usadas com o programa de imagem Visilog cinco. Os resultados deste estudo sugerem que o pré-alargamento dos canais permitirá trabalhar com limas de maior calibre e assim atingir o forame, o que aumenta a eficácia do localizador foraminal eletrônico Root ZX®.

Jenkins et al. (2001) realizaram um estudo no qual avaliaram a acurácia do Root ZX® durante a terapia endodôntica realizada com diferentes agentes irrigantes.

Foram utilizados 30 dentes extraídos, sendo esses imersos em copos plásticos contendo gelatina e cloreto de sódio. O comprimento real do dente foi determinado posicionando uma lima até sua visualização no forame apical. O preparo dos canais radiculares foi realizado, sendo os mesmos irrigados, ao final, com água destilada e secos, para a posterior irrigação com os agentes irrigantes a serem testados (Xylocaína a 2%; NaOCl a 5,25%; RC Prep; EDTA; peróxido de hidrogênio a 3%;

clorexidina a 0,12%). Entre um agente irrigante e outro, os canais radiculares eram lavados com água destilada. Os resultados deste estudo mostraram uma variação no comprimento de trabalho e do comprimento real do dente de 0,43 mm para o NaOCl e de 0,12 mm para o peróxido de hidrogênio, estando sempre aquém do forame apical. Dessa forma, os autores finalizaram o estudo afirmando que o Root ZX® apresentou precisão na localização do forame apical, mostrando uma variação de apenas 0,4 mm.

Lee et al. (2002) avaliaram a eficácia de um dispositivo para compensar a diferença de voltagem existente entre as soluções irrigadoras, durante a odontometria eletrônica. Para isso, foram usados 25 dentes com indicação prévia de extração, nos quais uma lima foi introduzida até que o dispositivo acusasse o forame

(17)

16

apical. Foi executada a cimentação da lima nessa posição e o dente foi extraído. Em seguida, desgastou-se o terço apical da raiz até que a lima fosse visualizada.

Através de imagens obtidas com microscópio e câmera digital, realizou-se a medida da distância entre a ponta do instrumento e a junção esmalte-cemento.

Considerando uma distância tolerável de 0,5 mm, os resultados mostraram que houve uma eficácia de 94% na localização do forame e de 92% na localização da junção cemento-esmalte.

Meares e Steiman (2002) testaram a possível interferência do NaOCl, utilizado como solução irrigadora, na precisão do localizador foraminal Root ZX®.

Quarenta dentes foram extraídos e posicionados em um dispositivo com soro fisiológico para simular a cavidade bucal, sendo, então, realizado o preparo cervical dos dentes. A odontometria eletrônica foi realizada antes e após o procedimento dos canais radiculares com a solução de NaOCl a 2,5% 5,25%, sendo a lima levada até a posição APEX da tela do aparelho. As medidas obtidas foram subtraídas do comprimento real do dente, determinado previamente com a introdução de uma lima até que sua extremidade fosse vista no forame apical. Na ausência da solução irrigadora, o Root Zx® foi eficaz em 81% dos casos; na presença do NaOCl a 2,5%, a precisão foi de 83% e com NaOCl a 5,25%, a eficácia foi de 85%. Logo, os autores concluíram que a precisão do localizador foraminal Root ZX não foi afetada de forma estatisticamente significativa pela presença do NaOCl. Pommer (2001) realizou um estudo visando analisar a acurácia de um localizador foraminal (Apex Finder®) em determinar o comprimento de trabalho, em três condições clínicas distintas; necrose pulpar, polpa vital ou dentes precisando de retratamento. Foram selecionados para este estudo, 104 canais radiculares apresentando vitalidade e outros 67 apresentando necrose pulpar, sendo que, destes últimos, 19 necessitavam de retratamento endodôntico. A instrumentação foi auxiliada pelo uso de solução de NaOCl 3%. A odontometria eletrônica foi realizada até que o aparelho indicasse o forame apical. Os resultados mostraram que 94% dos casos, o instrumento estava entre 0,5 e 1mm do ápice radiográfico; já para os casos de necrose e retratamento, essa porcentagem ficou em 77%. Assim, os autores finalizaram o trabalho afirmando que o localizador Apex Finder® um aparelho confiável na determinação da posição do forâmen apical, independente da condição clínica existente.

Tinaz et al. (2002) avaliaram a acurácia do Root ZX® com diferentes concentrações NaOCl. Foram usados 50 dentes humanos unirradiculares, colocados

(18)

17

em modelos de gesso e divididos em cinco grupos. Injetaram em quatro grupos as seguintes concentrações de NaOCl 5,25%, 2,65%, 1,00% e 0,50% e no grupo controle numero 5, água destilada, e após a medição do comprimento com Root ZX®. As medidas de comprimento poderão ser realizadas em várias concentrações de hipoclorito de sódio com o localizador foraminal eletrônico Root ZX®.Alves et al.

(2005) avaliaram a acurácia, nos casos de retratamento endodôntico, do localizador foraminal Tri Auto ZX®, em determinar o comprimento real do canal radicular. Este estudo utilizou 62 caninos extraídos, sendo a odontometria inicial, denominada

“real”, realizada através da introdução de uma lima, até que sua extremidade fosse vista no forame apical, quando, então, recuava-se 1mm. Em seguida, realizou-se a odontometria eletrônica com o Tri Auto ZX®, instrumentação e obturação tridimensional. Após armazenamento por sete dias, foi realizada a remoção do material obturador com brocas de Gattes-Glidden e limas manuais, irrigação com solução salina e nova odontometria eletrônica. A diferença considerada aceitável foi de 0,5 mm. Os resultados mostraram que houve precisão em 76% dos casos antes do retratamento e em 81% dos casos após a remoção do material obturador. Os autores concluíram que o Tri Auto ZX® é um localizador preciso, mesmo em casos de retratamento endodôntico.

Elayouti et al. (2005) compararam os resultados apontados por três localizadores foraminais distintos (Raypex®, Root ZX®, e Apex Pointer®), em dentes humanos extraídos. Para isso, cinquenta pré-molares e quarenta molares foram submetidos ao preparo químico-mecânico e obturação com a técnica de condensação lateral. Em seguida os 3 mm apicais de cada dente foram separados através de brocas diamantadas, sendo esses segmentos divididos em dois grupos, de acordo com o preparo realizado com instrumento Lightspeed: Grupo A-preparo até o diâmetro de 50 a 60; Grupo B – preparo até o diâmetro final de 70-90. Os resultados mostraram que todos os localizadores mostraram precisão na determinação do comprimento do canal radicular, com destaque do localizador foraminal Root ZX®.

Tselnik, Baumgartner e Marshall (2005) realizaram um estudo no qual foi comparada a acurácia de dois localizadores foraminais, Root ZX® e Elements Diagnostic®, e da odontometria radiográfica convencional. Foram selecionados dentes unirradiculares com indicação prévia de extração, que receberam preparo cervical inicial, sendo utilizado o NaOCl a 2,6% como solução irrigadora. A

(19)

18

odontometria eletrônica foi realizada, com uma lima que foi introduzida até que o aparelho indicasse o forame, de acordo com cada modelo de localizador foraminal testado (para o Root ZX®, a lima foi introduzida até que a tela mostrasse a barra entre o APEX® e a marca um, com o sinal do dente piscando). Nesta posição, a lima foi cimentada com ionômero de vidro e os dentes foram extraídos. Após o desgaste dos dentes, determinou-se a distância entre as limas e o forame apical do dente. Os resultados mostraram que a odontometria eletrônica com Root ZX® mostrou uma distância média de 0,41mm, já para o Elements-Diagnostic®, essa distância foi de 0,35mm. Porém, essa diferença não foi estatisticamente significativa. Os autores concluíram que a odontometria eletrônica é bastante segura e confiável, com esses localizadores foraminais.

Vanni et al. (2005) avaliaram o diâmetro apical dos canais mésio vestibulares do molar superior, sob a influência de diferentes métodos de ampliação cervical através da sensação táctil da lima presa a 1 mm do vértice anatômico, e concluíram que a broca Laaxxes os melhores resultados como método de ampliação cervical, e que o diâmetro médio do canal radicular nesta região situa-se entre a lima #30 e

#35.

Ebrahim, Wadachi e Suda (2006) avaliaram ex vivo a acurácia de quatro localizadores foraminais eletrônicos na determinação do comprimento de trabalho em dentes com vários diâmetros de forame. Foram utilizados 36 pré-molares inferiores humanos extraídos e divididos em quatro grupos de nove dentes. Nos grupos A, B, e C, os canais radiculares foram instrumentados usando limas K# 10- 80, 10-100 e 10-120, respectivamente, e ultrapassando o forame em 1 mm. No grupo D foram instrumentados usando limas K #10-140 e no ápice #140 ultrapassando um comprimento de 5 mm. Montaram as mesmos em 1% de ágar e utilizaram quatro localizadores: Root ZX®, Foramatron D10®, Apex NRG® e APIT 7®. Os canais radiculares foram lavados com solução de hipoclorito de sódio a 6%

antes da medição eletrônica e utilizaram as respectivas limas para os grupos A (#10 e #80), B (#10 e #100), C (#10 e #120), D (#10 e #140). O comprimento de trabalho de dentes com variedade de forame foi determinado por limas de pequeno calibre, onde os quatro localizadores foraminais se mostraram nada confiáveis. O Root ZX®

e o Foramatron D10 apresentaram-se melhores em relação aos outros dois e podem ser mais confiáveis para determinar o comprimento de trabalho de dentes com variedade de forame, se uma lima ajustada for usada.

(20)

19

Lu, Qinin e Cao (2006) avaliaram a acurácia do localizador foraminal eletrônico Justy–II® e os fatores influentes na precisão das medidas do comprimento de trabalho dos canais radiculares. Selecionaram 148 dentes, sendo 71 dentes com pulpite, 46 com necrose pulpar e 31 com periodontite apical, onde se dividiu em dois grupos aleatórios. A precisão do comprimento do canal radicular no grupo da medição eletrônica foi comparada com o grupo de medição manual. Foi analisada a precisão da medida do comprimento de trabalho dos canais radiculares sob influência da raiz seca ou em condições de umidade e da preparação do canal radicular. Na medição do comprimento de trabalho do canal radicular o localizador foraminal eletrônico se mostrou um dispositivo muito preciso, porém, o preparo do canal radicular e uma periodontite foraminal podem diminuir sua precisão durante a medição.

Segundo Nekoofar et al. (2006) o canal radicular é composto basicamente por duas secções cônicas principais. Uma formada por um cone de dentina com base voltada para a parte coronal do dente, e um cone formado por cemento com base voltada para o ápice do dente. Desta forma, obtém um formato de dois cones invertidos e ligados entre si pelos seus vértices, semelhante a uma ampulheta chamado de CDC (cemento-dentina-canal). No encontro desses dois cones, ou próximo a este local, encontra-se o menor diâmetro do canal radicular. Essa constrição se encontra aproximadamente a 0,5 mm do forame apical, e tem diâmetro aproximado de 0,22 mm. Uma das inovações no tocante a determinação do comprimento de trabalho surgiu junto com os localizadores apicais eletrônicos. Seu funcionamento se baseia no fato da condutibilidade elétrica dos tecidos adjacentes ao ápice serem maiores que a condutibilidade dentro do sistema de canais quando este está seco ou preenchido com substância não condutora.

Williams, Joyce e Roberts (2006) compararam a diferença in vivo do comprimento de trabalho estabelecido pela visualização de uma radiografia periapical e a medição in vivo da ponta da lima para o forame do dente extraído.

Vinte e seis canais radiculares de dentes que haviam sido planejados para exodontia foram acessados e depois isolados com dique de borracha. A porção cervical de cada canal radicular foi desgastada com brocas Gates Glidden, e uma limo tipo K foi inserida pelo canal até um localizador foraminal eletrônico indicar que havia sido atingido o ápice. Uma lima K #20 foi fechada no local com cimento de ionômero de vidro nesta posição. A radiografia foi realizada e o dente foi extraído. Cada dente foi

(21)

20

visualizado por um videomicroscópio em ampliação original de 30x, e a distância entre a ponta da lima para o aspecto mais coronal do forame principal foi medido.

Seis examinadores viualisaram cada radiografia e avaliaram o comprimento de trabalho de cada canal radicular. As radiografias examinadas pelos colaboradores que deveriam constatar se a lima estava ou não a pelo menos 1,5 mm do forame apical. Os resultados mostraram que o índice de acerto nos casos em que a lima estava realmente além do forame, foi de apenas 23,65%. Quando a lima encontrava- se aquém do forame apical, os examinadores acertaram suas avaliações em apenas 21,43% dos casos. Os autores concluíram que a radiografia pode ser utilizada como método auxiliar na etapa de odontometria, porém, quando a lima encontrava-se distante do ápice radicular, esta distância era de 1,2 mm em média.

Ebrahim, Wadachi e Suda (2007) avaliaram a acurácia de funcionamento de 5 LA na determinação do comprimento de trabalho após remover o material obturador do interior do canal radicular em casos de necessidade de retratamento endodôntico. Foram utilizados 32 dentes extraídos com uma raiz e um único canal radicular. Os dentes foram preparados para o estudo iniciando-se pela porção coronária promovendo-se um platô para facilitar a medição do comprimento de trabalho. O preparo do canal radicular foi feito com instrumentos de Ni-Ti (K3) na seguinte sequência: 40/0.06, 35/0.06, 30/0.06 e 25/0.06, utilizando motor Dentaport ZX® a 300 r.p.m. cada troca de instrumento, o canal radicular era irrigado com NaOCl a 2,5%, alternado com EDTA a 17%, e irrigação final com NaOCl 2,5 por 3 minutos. A patência apical entre as trocas de instrumentos foi feita com uma lima tipo K#10. Os 32 dentes foram divididos aleatoriamente em dois grupos. Um grupo controle (GC, 6 dentes) e outro grupo ficaram como grupo experimental (GE 26 dentes). No GC, foram utilizadas pontas de papel absorventes para secar os canais radiculares, e os orifícios de entrada dos canais radiculares, foram selados com bolinhas de algodão estéreis e restaurados com cimento provisório. No GE, os canais radiculares foram obturados pela técnica de condensação lateral com cones de Guta-percha e cimento obturador Sealer 26. Após os dentes foram armazenados por 15 dias a 37 graus centigrados e 100% de umidade. Foram utilizados 5 LA:

Dentaport ZX®, Propex®, Foramatron D10®, Apex NRG® e Apit 7®. Para a determinação eletrônica do comprimento, utilizou-se lima K#25. Cada medição foi repetida 3 vezes e o resultado anotado. Nos dois grupos, foram encontradas diferenças estatísticas na determinação eletrônica do comprimento (p<0,01), entre

(22)

21

Propex® e Foramatron D10®, entre Foramatron D10® e Apex NRG® ou entre Apex NRG® e Apit®. Sob as condições deste estudo laboratorial, o dentaport ZX®, Propex® e Foramatron D10®, obtiveram os melhores resultados, com maior eficácia na determinação eletrônica do comprimento após remoção do material obturador do interior do canal radicular.

Erdemir et al. (2007) realizaram um estudo no qual avaliaram a influência de vários agentes irrigantes na precisão do localizador foraminal Tri Auto ZX®. Para isso, foram usados 140 dentes com indicação previa de extração, que foram divididos em 7 grupos, de acordo com a solução irrigadora testada: solução salina 0,9%, NaOCl 2,5%, H2O2 3%, clorexidina 0,2%, EDTA 17%, Ultracaina D-S ou sem nenhuma solução (controle). Foi realizada então, a odontometria eletrônica, com a função reverso automático, e a lima foi presa com resina na cavidade de acesso.

Após a extração dos dentes, a distância entre a ponta da lima e o ápice radicular foi medida. Os resultados mostraram que as distancias médias da constrição apical a ponta da lima foram maiores para o grupo da solução salina, apenas, não havendo diferença da posição da lima entre os demais grupos testados. Os autores concluíram que o Tri Auto ZX® mostrou precisão com todas as soluções testadas, exceto para o grupo da solução salina.

Herrera et al. (2007) avaliaram a precisão do localizador foraminal eletrônico Root ZX® sob influência do diâmetro na constrição apical. Utilizaram limas com diversos diâmetros e dez dentes com raízes únicas com estágios de ampliação foraminal de: 0,37; 0,62 e 1,02 mm. Os dentes foram armazenados em solução salina a 37ºC, seccionados na junção esmalte-cemento, incorporados em um molde de alginato, e irrigados cada um com 50% de ácido cítrico ou com hipoclorito de sódio a 5,25%. Em seguida determinou-se o comprimento inicial de trabalho com lima Kerr #10. Para avaliar a capacidade do localizador em identificar a área mais constrita do canal radicular e com diâmetro aumentado, realizou-se o alargamento progressivo pela inserção de limas com aumento de diâmetro (#10-#100) até o ponto de comprimento inicial 1 mm, redeterminou-se o comprimento de trabalho após cada alargamento. Nas amplitudes de 0,37 e 0,62 não houve diferença significativa entre os comprimentos de trabalho inicial (determinado por uma lima Kerr #10) e nos comprimentos finais (após ampliação com limas de até 60). Nos dentes com largura foraminal aumentada para 1,02 mm, não houve diferença significativa entre os comprimentos inicial e final de trabalho, entre limas #10 e #25, no entanto, houve

(23)

22

diferenças evidentes entre limas #10 e #30, #35 ou #40. Estes resultados sugerem que a precisão do localizador foraminal eletrônico Root ZX® varia em função do diâmetro da constrição foraminal.

Segundo o estudo in vivo realizado por Özsezer et al. (2007) teve por objetivo avaliar o desempenho do LA Propex® na determinação do comprimento de trabalho do canal radicular após remoção do conteúdo pulpar do interior do mesmo e na presença de diferentes soluções irrigadoras (NaOCl 2,5%, NaCl 0,9%, gluconato de Clorexidina a 0,2%). Neste estudo, foram utilizados 27 dentes unirradiculares humanos. A análise estatística dos resultados foi feita através do teste ANOVA. Os resultados deste estudo mostraram que as medições, após remoção do conteúdo pulpar do interior do canal radicular, foram as mais próximas do comprimento de trabalho real. Os autores concluíram que o Propex é um excelente LA. Na maioria dos casos, o LA detectou a constrição apical com alta eficácia utilizando soluções irrigadoras, tendo na solução de gluconato de clorexidina 0,2% os melhores resultados e nas soluções salinas os piores resultados.

Shanmugaraj et al. (2007) avaliaram a determinação da precisão na medição do comprimento de trabalho do canal radicular utilizando um localizador foraminal eletrônico, método tátil e o método radiográfico in vivo para comparar os comprimentos de modo a medir o comprimento de trabalho efetivo, ex vivo, após a extração. Foram selecionados trinta dentes unirradiculares para posterior extração.

Após uma radiografia pré-operatória, foi realizado o acesso, e determinado o comprimento de trabalho utilizando o método tátil, o localizador foraminal eletrônico Foramatron-IV® e o método radiográfico de Ingle. Depois os dentes foram extraídos e, em seguida, o comprimento real de trabalho foi determinado pela colocação endodôntica de uma lima no canal com 0,5 milímetro aquém do ápice. Dentre os três métodos, o localizador foraminal eletrônico se mostrou mais preciso e confiável na determinação do comprimento de trabalho.

Uzun et al. (2007) avaliaram a acurácia de dois localizadores foraminais eletrônicos com sistema rotatório, o Tri Auto ZX® e o TCM Endo V®, em retratamentos de canais radiculares em que foram feitas ressecções. Para isso, selecionou quarenta dentes incisivos com ápices formados e canais radiculares únicos e retos que tiveram suas coroas dentárias removidas na junção cemento- esmalte. Após preparo dos dentes, estes foram divididos em dois grupos aleatoriamente. Ambos os localizadores apicais foram ajustados para chegarem até

(24)

23

o ápice (0,0 mm). Duas leituras foram feitas, uma com o sistema rotatório ativo, e outra com a lima entrando passivamente no interior do canal radicular. Em ambos os grupos, houve diferença estatística na distância dos dentes ressectados tanto com o sistema rotatório em uso, como com a lima entrando passivamente no canal radicular.

Venturi e Breschi (2007) compararam o desempenho do Apex Finder® e do Root ZX®, em canais radiculares contendo diferentes soluções irrigadoras e com diferentes diâmetros. Para isso, sessenta dentes unirradiculares foram preparados através de instrumentação rotatória, sendo divididos em seis grupos, de acordo com o diâmetro apical final: 0,15; 0,20; 0,25; 0,40; 0,60 e 0,80 mm. Após a obtenção do comprimento real dos dentes determinado previamente por meio da visualização, com microscópio óptico, da ponta da lima no forame apical, a odontometria eletrônica foi realizada introduzindo-se a lima até o forame ou a 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0mm aquém, estando o canal radicular seco ou com NaOCl. Os resultados mostraram que não houve diferença estatística entre a precisão dos localizadores quando a ponta da lima estava no forame apical. Essa diferença só foi significativa com a ponta da lima a 2 mm aquém. Os autores concluíram que com a lima no forame apical, os dois localizadores mostraram precisão nas medições do comprimento do canal radicular.

Wrbas et al. (2007) realizaram um estudo no qual foi comparada a precisão de dois localizadores foraminais, Root ZX® e Raypex®. Foram selecionados dentes unirradiculares com indicação prévia de extração, que receberam preparo cervical inicial, sendo utilizado o NaOCl a 1%, como solução irrigadora. A odontometria eletrônica foi realizada, com uma lima que foi introduzida até que o aparelho indicasse o forame, de acordo com cada modelo de localizador foraminal testado.

Nesta posição, a lima foi fixada e o conjunto removido do dente. Em seguida, o outro localizador foraminal era utilizado. Os dentes foram extraídos para o desgaste destes, determinando-se a distância entre as limas e o forame apical. Os resultados mostraram que a odontometria eletrônica com Root ZX® mostrou precisão em 75%

dos casos e o Raypex®, em 80% dos casos. Os autores concluíram que os localizadores foraminais testados foram bastante precisos na determinação do comprimento do canal radicular. No local de menor diâmetro do canal, é onde ocorre a mudança de tecido pulpar para tecido periodontal, e como tal, o local de escolha para servir como limite nos casos de terapia endodôntica.

(25)

24

Briseño-Marroquín et al. (2008) determinaram a acurácia de quatro marcas diferentes de LA utilizando 3 diâmetros diferentes de lima na determinação do comprimento dos canais radiculares. Foram selecionados 146 dentes para este estudo. Os dentes foram selecionados no limite cemento-esmalte, separando-se a porção coronária da porção radicular. Dentes que tinham duas ou mais raízes foram seccionados ao nível da furca, separando-se assim cada canal radicular. Os LA investigados foram Justy II®, Raypex 5®, Elements Apex Locator® e Propex II®.

Todos foram usados seguindo as recomendações dos respectivos fabricantes.

Foram feitas comparações entre o comprimento de trabalho atual e o comprimento de trabalho acusado pelos LA pesquisados, utilizando-se limas K#0,8, #10 e #15.

Observou-se que não existe diferença significante entre os resultados encontrados e o diâmetro da lima utilizada.

Kang e Kim (2008) avaliaram a acurácia de sete diferentes localizadores foraminais eletrônicos quando usados com diferentes soluções irrigadoras no canal radicular. Quarenta dentes humanos extraídos foram medidos pelos sete diferentes localizadores foraminais e incorporados em um modelo de alginato após preparo dos canais e comparação de medidas reais efetuadas antes de encaixar os dentes no alginato. Os Localizadores Foraminais Eletrônicos utilizados foram Apex Finder®

7005®, APIT®, Bingo-1020®, e-Magic Finder®, ProPex®, Root ZX® e SmarPex®.

Os canais radiculares foram medidos secos, saturados, com NaOCl 5,25%, soro fisiológico, clorexidina 0,1% e EDTA 15%. Os dados foram analisados com o teste ANOVA e Tukey. A maioria dos Localizadores Foraminais Eletrônicos testados foram considerados confiáveis na presença de várias soluções irrigadoras e tamanhos variados do forame apical.

Krajczár et al. (2008) avaliaram a acurácia do comprimento de trabalho no localizador foraminal eletrônico Propex® aliado ao método radiográfico convencional para determinação o comprimento do canal radicular. Radiografias digitais foram feitas e medidas de acordo com a distância entre a ponta da lima e o ápice radiográfico. Para análise estatística foram utilizados testes de Mann-Whitney e Chi. Concluiu-se que os localizadores foraminais eletrônicos usados de acordo com a posição desejada da lima, provaram ser mais exatos do que o método radiográfico.

Leonardo (2008) avaliou ex vivo a acurácia de dois localizadores apicais, o Root ZX II® e o SybronEndo Mini Apex Locator®, durante a determinacão de

(26)

25

comprimento de trabalho em dentes incisivos e molares decíduos em diferentes estágios de reabsorção radicular fisiológica. Para isso, trinta e três dentes foram selecionados entre incisivos e molares, totalizando 57 canais radiculares. Os dentes foram indicados para extração por motivos ortodônticos, retenção prolongada ou por impossibilidade de utilizar a terapia restauradora convencional devido à cárie. Após acesso, foi verificada a patência do canal radicular com um lima K, e selecionada uma lima para aferição da leitura compatível com o diâmetro do canal. O comprimento de trabalho foi determinado inserindo um lima endodôntica com um stop de silicone até que a ponta dela fosse vista no ápice radicular ou no local da reabsorção, depois subtraído 1 mm dessa distância. Em seguida, os dentes foram colocados em uma esponja embebida de soro fisiológico. A lima foi avançada em direção ao ápice até que o visor mostrasse a distância de 1,0mm. As leituras mostraram que ambos localizadores determinaram corretamente o comprimento de trabalho, independente de o dente estar ou não sofrendo reabsorção radicular fisiológica.

Marroquin et al. (2008) avaliaram a acurácia de quatro diferentes localizadores foraminais eletrônicos, com três diferentes diâmetros de instrumento.

Foram incorporadas em uma solução Agar 146 raízes e realizadas medidas eletrônicas ao forame fisiológico (constrição apical) com os localizadores foraminais:

Justy II® e Propex II® e limas tipo K #08, #10 e #15. Diferenças significativas não foram encontradas no comprimento de trabalho efetivo entre localizadores foraminais eletrônicos e diâmetro do instrumento. No entanto, foi observado um maior número instável de medições em todos os localizadores foraminais eletrônicos com instrumento de diâmetro 15.

Topuz et al. (2008) avaliaram a acurácia in vitro dos localizadores apicais eletrônicos TCM Endo V® e do Tri Auto ZX® em detectarem fraturas radiculares horizontais e verticais simuladas. Para tal, foram selecionados 40 incisivos com canais únicos e retos sem fissuras ou perfurações. Após o preparo dos dentes eles foram divididos em dois grupos para simularem as fraturas horizontais (H) e verticais (V). Foi avaliada a capacidade de detectar o local da fratura com a função auto- reverso e sem o uso de instrumento rotatório para ambos os localizadores. Quando a fratura era localizada, um stop de silicone era colocado e fixado com auxilio de resina fluida fotopolimerisável. No grupo H, o TCM Endo V® não conseguiu detectar a fratura em seis dentes, nem com o auto reverso, nem com o uso da lima

(27)

26

passivamente no canal radicular, o Tri Auto ZX® detectou todas as fraturas horizontais. No grupo V, uma fratura não foi detectada por nenhum dos dois localizadores, e além desta, mais três não foram detectadas pelo TCM Endo V®.

Elayouti et al. (2009) avaliaram a acurácia de dois localizares apicais, o Root ZX® e o Raypex 5®. Selecionaram 507 dentes necessitando tratamento endodôntico. Destes, 427 tinham polpa não vital e 80 possuíam vitalidade pulpar. O comprimento do canal radicular foi determinado através de radiografia de diagnóstico. Foram feitas manobras de acesso e exploração do canal radicular com lima K numero 6. A eficácia do localizador foi determinada quando a leitura era possível ser feita em todos os canais, caso em algum canal não pudesse ser feita a leitura eletrônica, este era considerado ineficiente. Desse modo, 85% dos canais radiculares tiveram leituras eletrônicas eficientes, sendo que as ineficientes estavam fortemente associados a canais parcial ou totalmente obliterados. Quando os dentes com canais radiculares obliterados foram retirados da amostra, a consistência subiu para 96%. Além disso, a eficácia do Root ZX® foi significativamente maior que a do Raypex 5®, e nenhum dos fatores estudados (idade e sexo dos pacientes, tipo do tratamento, dente e tipo de canal radicular, material restaurador empregado, vitalidade pulpar e acessibilidade do canal) tiveram correlação com a eficiência do localizador. Além disso, 97% das leituras eletrônicas foram consideradas aceitáveis (até 2,0 mm aquém do ápice).

Segundo Siu, Marshall e Baumgartner (2009) por tratar-se de um ponto meramente histológico tal localização fica inviável na clinica endodôntica, pois para a correta determinação seria necessário extrair o dente e fazer cortes histológicos para localizar esse ponto. O comprimento de trabalho é aquele que vai de um ponto coronal até a constrição apical. Embora se considere que a constrição apical esteja a aproximadamente entre 0,5 e 1,0 mm aquém do ápice, existem várias diferenças que podem resultar em sobre ou subinstrumentação do canal radicular.

Os autores compararam a acurácia das leituras do Root ZX II®, Apex NRG XFR® e Mini Apex Locator® com instrumentos rotatórios de níquel-titânio (Niti).

Selecionaram sete pacientes com dentes indicados para extração. Em seguida, cada um dos localizadores apicais foram ajustados para trabalhar até 0,5mm do ápice.

Todos os canais radiculares foram instrumentados com limas de conicidade 0,04 na técnica coroa-ápice, os instrumentos paravam e o stop de silicone era posicionado.

Em seguida, era feito o mesmo procedimento com outros dois localizadores apicais.

(28)

27

Por fim, a lima que fez a primeira leitura era reinserida no canal radicular e fixada com cianocrilato e cimentada com cimento de ionômero de vidro. O dente era então extraído, radiografado no sentido mésio-distal, vestíbulo-lingual e corados com azul de metileno. Quatro outros canais radiculares também tiveram seus comprimentos de trabalho determinados com cada localizador apical utilizando uma lima de conicidade 0,02 para servirem de controle. Todos os localizadores apicais conseguiram determinar a constrição num intervalo de mais ou menos 0,5 mm. A distância média da constrição até a ponta da lima foi de 0,16 mm para o Root ZX II®, de 0,17 mm para o Apex NRG XFR® e de 0,22 mm para o Mini Apex Locator®

quando utilizaram instrumentos manuais. Já com instrumentos rotatórios, a distância média para o Root ZX II®, Apex NRG XFR® e Mini Apex Locator® foi respectivamente de 0,45 mm, 0,57 mm e 0,31 mm além da construção apical. Em 79% dos casos para o Root ZX II® e o Apex NRG XFR® a lima ultrapassou a constrição apical, e o mesmo ocorreu em 82% dos casos com o Mini Apex Locator®.

A lima não ultrapassou o ápice na maioria dos canais radiculares, mas houve sobreinstrumentação em 28,6 % dos casos para o Root ZX II® e Apex NRG XFR®, e em 25% dos casos para o Mini Apex Locator®. Tais dados mostraram não haver diferença estatística entre os três localizadores.

Pascon et al. (2009), compararam a precisão de dois localizadores foraminais eletrônicos in vivo através de um sistema digital de imagens radiográficas. Foram determinados eletrônicamente o comprimento de trabalho de 831 canais radiculares através dos localizadores foraminais eletrônicos Dentaport ZX® e Raypex 5® e confirmados radiograficamente. Para medir a distância entre a ponta da lima e o ápice radiográfico foi utilizado um software específico (VixWin Pro, Gendex Dental Systems, Des Plaines, IL, EUA) e a distância média alcançada entre os diferentes tipos de dentes e localizadores foraminais eletrônicos foram comparadas estatisticamente através do teste t para amostras independentes. Os valores positivos ou negativos foram registrados quando a ponta da lima foi detectada além ou aquém do ápice radiográfico, respectivamente. Estatísticamente, os dois localizadores foraminais eletrônicos não apresentaram diferenças de precisão dentro das limitações deste estudo in vivo.

Versiani et al. (2009) avaliaram a precisão do Root ZX® para localizar a constrição apical medindo com a tela configurada em 0,5 e 1. Setenta dentes unirradiculares foram embebidos em um modelo de alginato e distribuídos

(29)

28

aleatoriamente em dois grupos. O comprimento foi estabelecido através de uma lima K-#20 após irrigação do canal radicular com NaOCl 1% e registrado quando o indicador mostrou as marcas de 0,5 mo grupo um ou 1 no grupo dois, após a leitura do contador Apex®. Então, a limas foi fixada em posição e os dentes foram removidos do alginato, onde a porção apical da raiz foi raspada até que a ponta da lima pudesse ser vista e a distância para a constrição apical pudesse ser verificada por meio de um microscópio estereoscópico e as medidas comparadas. A análise estatística foi realizada utilizando teste t Student com a hipótese de nulidade fixada em 5%. Na leitura do contador um do Root ZX®, pode-se concluir que o risco do comprimento de trabalho superestimado foi reduzido nesta mesma leitura.

Vieyra, Acosta e Mondaça (2010) avaliaram a acurácia do Root ZX® e Elements-Diagnostic eletronic apex locators®, quando comparados com as radiografias para localizar o forame menor. O término do canal radicular de 482 canais radiculares de 160 dentes superiores e inferiores foram localizados in vivo com os dois localizadores e radiograficamente. Após a extração, a localização real do forame menor foi determinada visualmente e com ampliação. Amostras pareadas t-test, teste chi-square e medidas repetidas Anova no nível significância de 0,05 foram utilizados para determinar as diferenças entre os grupos. Os dois localizadores foraminais foram mais precisos medindo a localização do forame menor do que as radiografias, e reduziram o risco de sobre instrumentação e preenchimento além do forame.

Lopes et al. (2011) avaliaram o efeito do pré-alargamento sobre a medição eletrônica do comprimento de trabalho em raízes mésio-vestibulares de molares superiores. Trinta raízes foram incluídas em um modelo de alginato. Os canais radiculares foram irrigados com hipoclorito de sódio a 2,5%, e uma lima K número 10 foi inserida no canal radicular até que o L.A identificasse a constrição apical. A porção apical de cada canal radicular foi alargada usando limas do sistema ProTaper, quando então as medições eletrônicas foram realizadas novamente. Os autores concluíram que a medição do comprimento de trabalho com localizadores foraminais eletrônicos podem ser realizados antes e após o preparo cervical.

Miguita et al. (2011) avaliaram in vitro a confiabilidade de dois localizadores foraminais eletrônicos (Root ZX II® e Propex II®) na obtenção do comprimento do trabalho comparados às medidas visuais. Foram realizados acessos cirúrgicos e preparos cervicais em quarenta dentes humanos unirradiculares, e uma lima tipo

(30)

29

Kerr # 10 foi introduzida até a extremidade de cada dente até ser observada com um aumento de 8 vezes na saída do orifício foraminal. Então, posicionou-se um stop de borracha no bordo incisal e mediu-se esse comprimento com uma régua endodôntica milimetrada, obtendo-se o comprimento real do dente (CDR). Os dentes foram inseridos em uma base experimental composta de esponja vegetal embebida em cloreto de sódio a 0,9 %. Efetuaram-se as medições eletrônicas tendo como critério a localização do forame de acordo com a marcação de ápice dos aparelhos Root ZX II® e Propex II®. Os autores concluíram que o localizador foraminal eletrônico Root ZX II® obteve índices de acerto de 93%, e o Propex II® de 90%. Não houve diferença estatística entre os aparelhos testados sendo que ambos demonstraram índices de acerto aceitáveis para sua utilização na clínica.

Mull et al. (2012) compararam a precisão in vitro de dois localizadores foraminais, Rott ZX® e Mini Sybron Endo Apex® na presença de três substâncias diferentes para irrigação do canal radicular: 0,9% de solução salina, hipoclorito de sódio a 1% e gluconato de clorexidina a 2%. Foram selecionados sessenta dentes humanos unirradiculares com o ápice formado. Os dentes foram armazenados em solução de hipoclorito de sódio a 5% durante três horas para a remoção do tecido mole radicular. A anatomia radicular foi mapeada usando rx digital, com incidência do raio no sentido mésio-distal e vestíbulo-lingual. Dentes com reabsorção radicular, curvaturas acentuadas, ápices abertos ou com canais radiograficamente invisíveis foram excluídos. Os dentes foram cortados com um disco diamantado a nível da junção amelo-cementária para permitir o acesso ao canal radicular e fornecer uma referência estável para as medições. Os dentes foram numerados de 1 a 60 e o comprimento real foi determinado através da introdução de uma lima K file #10 ou

#15 até a ponta emergir através do forame apical. Para simular o periodonto este estudo utilizou modelo in vitro conforme delineado por Donelly et al. 1993. Uma garrafa de poliestireno foi preenchida com uma solução de gelatina aquecida que foi refrigerada para permitir que a gelatina endurecesse. Os dois terços apicais dos dentes foram incorporados em gelatina e após colocados em um recipientes com resina autopolimerisável como descrito por Higa et al. 2009. Os localizadores foram usados conforme indicação dos fabricantes. Foi utilizado teste Anova para avaliar estatisticamente a diferença entre a medição real e a feita pelos localizadores foraminais eletrônicos. Os autores concluíram que sob as condições in vitro o localizador foraminal eletrônico Root ZX ® foi mais preciso que o Sybron Endo Mini

(31)

30

Apex Locator® quando usado hipoclorito de sódio a 1% como substância irrigadora sendo a medição com tendência menor que o comprimento real, enquanto que com clorexidina a 2% a medição foi maior que o comprimento real para os dois localizadores. O localizador foraminal eletrônico Sybron Endo Mini Apex Locator® é mais preciso com hipoclorito de sódio a 1% e com clorexidina a 2% que o Root ZX®

.Mais estudos in vivo são necessários para avaliar a precisão do Sybron Endo Mini Apex Locator®.

Somma et al. (2012) avaliaram três localizadores apicais eletrônicos, o Dentaport ZX®, o Raypex 5® e o Propex II®. Selecionaram trinta dentes unirradiculares permanentes, programados para a extração devido a doença periodontal de dez pacientes adultos com idade de 45 a 67 anos, dividindo os dentes em tres grupos de 10. Antes da extração, foi preparada uma cavidade de acesso e a coroa dentária foi ajustada para estabelecer um ponto de referência estável para a medição. Os dentes foram extraídos e limpos. A distância entre a ponta do instrumento e do forame foi então calculada para cada dente e fotografada por meio de fotografia digital de acordo com Axiovision Ac Sofware (Carl Zeiss). Os valores positivos foram atribuídos quando a ponta do aparelho passou além do forame, valores negativos quando a ponto do instrumento foi aquém do forame e valor zero quando a ponta do instrumento e o forame coincidiram. Os autores concluíram que não houve diferença estatística entre os três aparelhos, p 0,507.

(32)

31

3 DISCUSSÃO

Segundo Elayouti et al. (2009) o uso de localizadores apicais eletrônicos tem se tornado ao longo dos últimos anos uma prática na clínica endodôntica. Tal prática se deve ao fato da técnica eletrônica, em contraposição com a técnica de determinação do comprimento de trabalho através de radiografias, ter uma série de pontos positivos ao seu favor, entre eles a não utilização de radiação ionizante e a possibilidade de se fazer o tratamento endodôntico em pacientes grávidas.

Tais trabalhos in vivo só foram possíveis porque ao longo dos anos, estes aparelhos demonstraram ter uma taxa de eficiência superior às radiografias, e que vem crescendo de acordo com os avanços tecnológicos possibilitando que aparelhos mais modernos e eficientes estejam disponíveis para uso.

Desta forma, este trabalho procurou através de uma revisão de literatura ver os principais pontos no tocante ao uso de localizadores apicais em Endodontia.

Primeiramente, é preciso questionar o termo localizador apical eletrônico, uma vez que a finalidade dos mesmos não é necessariamente localizar o ápice, mas sim a constrição apical, para que a partir desse ponto possa ser executado o preparo químico-mecânico do dente para sanificar o sistema de canais radiculares. Tal proposição, feita por Nekoofar et al. 2006, começa ser considerada por Uzon et al.

2008 em um novo nome proposto em substituição ao atual. Ao invés de localizador apical eletrônico, aparelho de medição eletrônica do comprimento de trabalho, tradução root canal length measurement device.

Em seguida, deve-se questionar a classificação de tais aparelhos em relação a gerações. Pois tal forma não é de grande ajuda para fins acadêmicos e, portanto deveriam ser deixadas somente para fins comerciais. Em contraposição, estes aparelhos devem ser classificados de acordo com o princípio operacional de cada um (NEKOOFAR et al., 2006).

Tais princípios evoluíram ao longo dos anos. Sendo que o mais aceitável, in- dependentemente do conhecimento sobre os mesmos, é o princípio da proporção da impedância que tem como principal aparelho o Root ZX® utilizado amplamente em estudos (VENTURI, 2007; WRBAS et al., 2007; FELIPPE et al., 2008;

(33)

32

ANGWARAVONG; PANITVISAI, 2009; SIU, MARSHALL e BAUMGARTNER, 2009).

Tal aparelho obteve dentre os artigos selecionados a eficiência variável de 50%

(SIU, MARSHALL e BAUMGARTNER, 2009) até 96,7% (ANGWARAVONG;

PANITVISAI, 2009) no intervalo ± 0,5 mm da constrição apical.

Em relação aos tratamentos com polpa viva, os localizadores apicais demonstraram que possuem boa eficiência. As leituras odontométricas eletrônicas que mostraram menor eficiência, devem-se ao fato das mesmas serem feitas levando-se em conta uma distância até o forame apical que não condiz com a situação clínica. Tal fato também pode servir como possível explicação para a falta de eficiência dos localizadores nos casos de dentes com reabsorção radicular (ANGWARAVONG; PANITVISAI, 2009), uma vez que nesses casos há degeneração gradual da raiz, que resulta em alterações morfológicas que podem causar erros nas leituras odontométricas.

No entanto, deve-se ressaltar que a presença de tecido no canal radicular, ou mesmo de exsudato, pús, hemorragia e outras substâncias, podem interferir em alguns princípios de funcionamento dos localizadores apicais, o que não ocorre com os aparelhos que se baseiam na proporção da impedância (NEKOOFAR et al., 2006).

Nos casos de retratamento, de acordo com a literatura pesquisada, duas situações distintas foram encontradas. Na primeira delas, utilizando instrumentos rotatórios acoplados aos localizadores apicais, um grande percentual das leituras odontométricas foram feitas além do forame apical (UZON et al., 2008) o que demonstra a necessidade de cautela no uso de tais mecanismos durante o retratamento, as leituras odontométricas feitas manualmente conseguiram eficiência que chegou a 92% no intervalo de ± 0,5 mm da constrição apical e 100% no intervalo ± 1,0 mm da constrição.

No tocante ao uso de substâncias irrigadoras, é dito que pelo principio da proporção da impedância, estas não causariam influência nas leituras odontométricas, pois a mudança da solução irrigadora causaria a variação da diferença de impedância ocorrendo tanto em alta frequência como em baixa frequência proporcionalmente (NEKOOFAR et al., 2006). No entanto verificou que o soro fisiológico causou alterações estatísticas nas leituras odontométricas do Tri Auto ZX® (ERDEMIR et al., 2007), o que não ocorreu em outras situações que utilizaram o soro fisiológico como solução irrigadora do canal radicular (FELIPPE et

(34)

33

al., 2008; LEONARDO et al., 2008). Tal diferença pode ter ocorrido pelo uso do Tri Auto ZX® ao invés do Root ZX®, ou ainda pela diferença nas condições dos experimentos in vivo.

Ainda, nos casos de fraturas radiculares horizontais ou oblíquas, os localizadores apicais também se mostraram com aceitável grau de eficiência, variando de acordo com o aparelho utilizado (TOPUZ et al., 2008).

(35)

34

4 CONCLUSÃO

De acordo com a revisão de literatura, pode-se concluir que:

-Os localizadores apicais eletrônicos são instrumentos que realmente conseguem determinar o comprimento de trabalho na Endodontia.

-O método de odontometria eletrônica não substitui completamente o método convencional radiográfico por enquanto, sendo o ideal a associação de ambos para a correta determinação do comprimento do canal radicular.

-Nos casos de retratamento, representam dispositivos úteis e precisos no procedimento de medição do comprimento real de trabalho.

-Os L.A podem ser utilizados com as diferentes soluções irrigadoras e diferentes concentrações, mantendo a sua eficácia.

(36)

35

REFERÊNCIAS

ALVES, A.M. et al. Ex vivo evaluation of the capacity of the Tri Auto ZX to locate the apical foramen during root canal retreatment. International Endodontic Journal, Oxford , v.38, n.10, p. 718-24, 2005.

ANGWARAVONG, O; PANITVISAI, P. Accuracy of an electronic apex locator in primary teeth with root resorpotion. International Endodontic Journal, Oxford, v.42, p.115-121, 2009.

BRISENÕ-MARROQUIN, B. et al. Influence of instrument size of different apex locators: an in vitro study. Jounal of Endodontics, Baltimore, v. 34, p.696-702, june 2008.

CARNEIRO, E. et al. Accuracy of root length determination using Tri Auto ZX and Pro Taper instruments: an in vitro study. Jounal of Endodontics, Baltimore, v.32, n.

2, p. 142-4, 2005.

DONELLY J.C et al. Simplified model to demonstrate the operation of electronic root canal measuring devices. Jounal of Endodontics, Baltimore v. 19, p. 579-80 1993.

EBRAHIM, A.K; WADACHI, R.; SUDA, H. Accuracy of tree different electronic apex locators in detecting simulated horizontal and vertical root fractures. Australian Endodontic Jounal, St. Leonards, v.32, p.64-69, 2006.

EBRAHIM, A.K.; WADACHI, R.; SUDA, H. In vitro evaluation of the accuracy of five retreated teeth. Australian Endodontic Journal, St. Leonards v.33, p.7-12, 2007.

ELAYOUTI, A.; KIMIONIS, I; CHU A.L; LOST C. Determining the apical terminus of root-end resected teeth using three modern apex locators: a comparative ex vivo study. International Endodontic Journal, v.38, n11, p.827-33, 2005.

ELAYOUTI, A. et al. Consistency of Apex Locator function? A clinical study. Jounal of Endodontic, Baltimore v.35, n.2, p.179-181, fev. 2009.

ERDEMIR, A. et al. The influence of irrigating solutions on the accuracy of the electronic apex locator facility in the Tri Auto ZX handpiece. International

(37)

36

Endodontic Journal, Oxford, v.40, n.5, p.391-7, May, 2007.

FELIPPE J. R. et al. Ex vivo evaluation of the ability of the Root ZX II to locate the apical forame and to control de apical extent of Rotary canal instrumentation.

International Endodontic Journal, Baltimore, v.41, p.502-507, 2008.

GROOVE C.J. The value of the dentinocemental junction in pulp canal surgery.

Journal of Dental Research, Washington v.11,p. 466–8, 1931.

HERRERA, M. et al. Influence of apical constriction diameter on root zx apex locator precision. International Endodontic Journal, Oxford, v. 33, n. 8, p. 995, Aug 2007.

HIGA R.A. et al. Distance from file tip to the major apical foramen in relation to the numeric meter reading on the display of three different electronic apex locator.

International Endodontic Jounal, Oxford, v. 42, p. 1085-70, 2009.

IBARROLA J. L. et al. Effect of preflaring on root zx apex locators. Journal of Endododontic, Baltimore, v.25,nP.9, p. 625-26, 1999.

JENKINS, J. A. et al. An in vitro evaluation of the accuracy of the root ZX in the presence of various irrigants. Jounal of Endodontic, Baltimore, V. 27, n.3, p.209- 11, Mar, 2001.

KANG, J.A.; KIM, S.K. Accuracies of seven different apex locators under various conditions. Oral Surg Oral Med Oral Pathol Oral Radiol Endod, St. Louis, v.106, n.

4, pag. 57-62, October, 2008.

KRAJCZÁR, K. et al. Direct comparison of radiographic and eletronical working length determination on palatal and mesio-buccak root canals extracted upper

molars. Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology and Endodontics, St. Louis, v.106, p.90-93, 2008.

LEE, S.J. et al. Clinical accuracy of a new apex locator with na automatic

compensation circuit. Journal of Endodontic, Baltimore, v. 28, n.10, p. 706-9, 2002.

LEONARDO, M. R. et al. Ex vivo evaluation of the accuracy of two electronic apex locators durIng root canal length determination in primary teeth. International Endodontic Journal, Oxford, v.41, p.317-321, 2008.

(38)

37

LOPEZ, F. U. et al . Effect of endodontic preflaring on electronic determination of working length. Rev. odonto ciênc. (Online), Porto Alegre, v. 26, n. 2, 2011 .

LU, Y.M.; QININ, J.N.; CAO, D.J. A study on the accuracy of electronic root canal length measurement and its influential factors. Shanghai Kou Qiang Yi Xue, Chicago, v. 15, n. 2, p. 140-2, Apr 2006.

MARROQUIN, B.B. et al. Influence of Instrument Size on the Accuracy of Different Apex Locators: An In Vitro Study. Jounal of Endodontic, Baltimore, v.34, n. 6, p.

698-702, 2008.

MEARES A, STEIMAN R, The influence of sodium hypochlorite irrigation on the accuracy of the root zx electronic apex locator. Jounal of Endodontic, Baltimore, v.28, n. 8, p. 595, Aug 2002.

MIGUITA, K.B. et al. Análise comparativa de dois localizadores apicais eletrônicos na definição do comprimento de trabalho na terapia endodôntica: estudo in vitro.Revista Gaúcha de Odontologia, Porto Alegre, Jan-Mar;8(1):27-32, 2011.

MULL J.P. et al. Comparison of accuracy of two electronic apex locators in the

presence of various irrigants: An in vitro” study. Journal of Conservative Dentistry, Karnataka v.15, p. 176-182, 2012.

NEKOOFAR, M. et al. The fundamental operating principles of electronic root canal measurement devices. International Endodontic Jounal, Oxford, v. 39, p. 595-609, 2006.

OUSIN, H.F.; NAAMAN,A. In vitro evaluation of reability of the Root ZX electronic apex locator. International Endodontic Jounal, Oxford, v. 32, p. 120-3,1999.

OZSEZER E .; INAN U.; AYDIN U. In vivo evaluation of propex electronic apex locator. International Endodontic Jounal, Oxford, v. 33, p. 974-977, 2007.

PASCON, E.A. et al. An in vivo comparison of working length determination of two frequency-based electronic apex locators. International Endodontic Journal, Oxford, v.42, n.11, p.1026-31, november. 2009.

POMMER, O. In vitro comparison of and electronic root canal legth measuring device and the radiographic determination of working legth. Schweiz Monatsschr

(39)

38

Zahnmed, Bern, v. 111, n.10, p. 1165-70, 2001.

SHANMUGARAJ, M. et al. Evaluation of working length determination methods: an in vivo / ex vivo study. Indian Journal Dentistry Restorive, A hamedabad , v.18, n.2, p. 60-62, Apr-June 2007.

SIU, C.; MARSHALL, G.; BAUMGARTNER, J.C. An in vivo comparison of the Root ZX II, the Apex NRG XFR, and Mini Apex Locator by using rotary Nickel-Titanium files. Journal of Endodontics, Baltimore, v. 35, n.7, p.962-965, july 2009.

SJOGREN et al. Factors affecting the long-term results of endodontic treatment.

Journal of Endododontics, Baltimore, n.16, p.498-504, 1990.

SOMMA F. et al. In vivo accuracy of three electronic root canal length measurement devices Dentaport ZX, Raypex 5 and Propex II. International Endodontics Journal, Oxford v. 45, p. 552-556, 2012.

.SUNADA, I. New method for measuring the length of the root canal. Journal Japapanese Stomatologic, Soc., v. 25, p.161-71, 1962.

TINAZ, A.C. et al. The Effects of Sodium Hypochloride Concentrations on the

Accuracy of an Apex Locating Device. International Endodontics Journal, Oxford, v.28, n. 3, p. 2002.

TOPUZ, O. et al. Accuracy of two apex-locating handpieces in detecting simulated vertical and horizontal root fractures. Journal of Endodontics, Baltimore, v. 34, n. 3, p. 310-313, march 2008.

TOSUN et al. Accuracy of two electronic apex locator in primary teeth with and without apical resorption: a laboratory study. International Endodontics Journal, Oxford, v. 41, p.436-441, 2008.

TSELNIK, M.; BAUMGARTNER, J.C.; MARSHALL, J.G. An evaluation of root ZX and elements diagnostic apex locators. Journal of Endododontics, Baltimore, v.31, n.7, p.507-9, 2005.

UZUN, O. et al. Apical Accuracy of Two Apex-locating Handpieces in Root Canal Retreatments of Root-end Resected Teeth. International Endododontics Journal, Oxford, v. 33, n. 12, p. 1444-46, 2007.

Referências

Documentos relacionados

A bananicultura no Estado de São Paulo, em fevereiro de 2016 (segunda estimativa de safra), ocupa área de 57,1 mil hectares, sendo 4,6 mil hectares de área nova e 52,5 mil

O Senhor Presidente evidenciou a distinção do Município da Covilhã por parte do Senhor Dr. Gilberto Parca Madaíl, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, na escolha e

Este projeto visa à utilização de polissacarídeos de Delonix regia e Caesalpinia pulcherrima como espessante de suco de frutas tropicais.. METODOLOGIA, RESULTADOS, ANÁLISE

Segundo as avaliações experimentais, os atributos mais eficazes de cada conjunto de dados mantêm a eficácia em ambos os métodos de indexação, tanto utilizando o valor do atributo

Abstract: Cosplay and cosplayers: when the pop culture is seriously taken - Cena Cosplay: comunicação, consumo e memória nas culturas juvenis, organized by Monica Rebecca

Certificado como PMP; Mais de 12 anos de experiência com planejamento, gestão e controle de projetos; Atua como voluntário do PMI para divulgação da disciplina

8.5 - No caso de suspensão da alienação judicial eletrônica, em virtude de pagamento do débito à vista ou parcelado ou remição após a inclusão do bem em hasta, será devida

Tal como se conserva atualmente, a pintura está alterada por uma restauração e uma ampliação realizadas em 1625. 113 e ss) para coincidir com o tamanho de outra pintura