• Nenhum resultado encontrado

A GENÉTICA SE FAZ PRESENTE NO VESTIBULAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A GENÉTICA SE FAZ PRESENTE NO VESTIBULAR"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Jonice Ferreira de Macedo Nascimento - UFSC1

RESUMO - O presente trabalho tem como intuito analisar as questões dos vestibulares realizados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 1991-2001, em especial as de genética, incluídas nas provas de Biologia. A análise das questões do vestibular implica na importância de se verificar o panorama sobre como e quais temas estão em evidência e aparecem com maior freqüência no vestibular. Onze provas de Biologia foram obtidas junto à Comissão Permanente de Vestibular (COPERVE), totalizando 168 questões. Estas foram classificadas, inicialmente, conforme os conteúdos específicos nas diferentes áreas da Biologia. As 31 (18,45% das questões) questões de genética, estão presentes, em pelo menos, duas questões por ano. Estas questões foram classificadas conforme cinco critérios: questões com alternativas ou abertas; quanto ao conteúdo de genética abordado; quanto à forma de enunciar a questão; da atualidade dos temas e quanto à apresentação da questão. A análise destas questões mostrou que há uma mudança quanto à forma de abordagem e um ajuste aos questionamentos pelos temas da atualidade; inferindo que o vestibulando deve estar integrado com os temas básicos de genética, como leis mendelianas, padrões de herança; além dos conteúdos e noticiários expostos na mídia, jornais e revistas.

Palavras-chave: genética, ensino de genética, vestibular.

INTRODUÇÃO

A educação no Brasil apresenta déficits em alguns aspectos, como salário dos professores, escolas sem estrutura e conforto, falta de material didático e o pior, a falta de interesse dos alunos pelas aulas (TRIVELATO, 1988).

Werneck (2000) ressalta que esta falta de interesse pelas aulas não fica restrita aos alunos, mas expressa que o professor está em sala e no entanto, não se sabe se há algum ensino (WERNECK, 2000, p.14).

A disciplina de Biologia no ensino Médio é uma área bastante abrangente em termos de conteúdos. Entre estes, o presente trabalho dará destaque aos temas relacionados à genética, que estão avançando a cada dia e implica na importância de se abordar assuntos como genoma humano, biotecnologia, transgenia, clonagem, terapia gênica, esses e outros termos presentes no meio de comunicação, bem como, as questões sociais e éticas.

Hoje em dia, os temas de genética são discutidos com freqüência no cotidiano da vida moderna e, assim, é importante para o aluno do Ensino Médio aprender a distinguir e formar conceitos próprios a respeitos destas informações. De fato, Manzke (1999) apresenta a genética como sendo uma das disciplinas nas quais os alunos se interessam mais pelo seu conteúdo, evidenciando o seu interesse pela atualidade dos temas.

A disciplina de genética tem por objetivo de estudo, conforme Burns e Bottino (1991), explicar os mecanismos e as bases tanto para as diferenças quanto para as semelhanças entre indivíduos aparentados. Além disso, a genética trata da explicação para a variação gênica encontrada em todas as formas de vida. Ou seja, a genética estuda as características particulares de cada ser vivo, e também a forma dessas características se manifestarem pela ação do meio ambiente.

De acordo com a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998) o conteúdo de genética, dentro da Biologia, é ministrado apenas no terceiro ano do Ensino Médio.

1 Mestranda do curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

(2)

No estudo de Macedo (2000) e Macedo e Rosa (2000) foram encontradas algumas evidências a respeito do desinteresse de alguns alunos frente aos conteúdos de Biologia em sala de aula, onde esses visavam apenas “aprender” os temas propostos para o vestibular, descartando assim, o conhecimento para a vida.

O vestibular é uma realidade na vida do estudante interessado em ingressar no Ensino Superior, embora já existam outras maneiras de seleção. Aqui será enfocado o vestibular realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A UFSC foi criada em 1960 e a seleção dos alunos ingressantes era feita mediante a análise do histórico escolar, pois a demanda candidatos era o suficiente e até inferior à quantidade de vagas oferecida pela instituição. A partir do momento em houve uma maior procura de candidatos do que vagas oferecidas, foi implantado então, em 1970, a primeira prova de seleção, o vestibular da UFSC.

Desde 1970 a Comissão Permanente do Vestibular (COPERVE) é o órgão encarregado de elaborar e realizar o concurso. É da COPERVE a responsabilidade da elaboração dos programas das provas.

No Guia do Vestibulando (2002) distribuído pela COPERVE no ato da inscrição da prova, encontra-se a resolução no 001/CEG/2001, de 25 de abril de 2001, que especifica o regimento do concurso. O Art. 1o estabelece que os objetivos gerais do concurso vestibular são:

I- Avaliar a aptidão e as habilidades dos alunos egressos do ensino Médio para a continuidade dos estudos em nível superior;

II- Verificar o grau de domínio do conhecimento exigido até o nível de complexidade do ensino Médio, de acordo com os princípios preconizados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs);

III- Interagir com o ensino Médio.

§ 1o - Para atingir esses objetivos, as provas do concurso Vestibular da UFSC deverão ser elaboradas de maneira que permitam avaliar o candidato em relação à (ao):

I- Capacidade de expressar-se com clareza;

II- Capacidade de organizar suas idéias;

III- Capacidade de interpretar dados e fatos;

IV- Capacidade de estabelecer relações;

V- Capacidade de elaborar hipóteses;

VI- Capacidade de avaliação;

VII- Sua integração ao mundo contemporâneo;

VIII- Domínio dos conteúdos da base nacional comum do currículo do Ensino Médio.

O Guia do Vestibulando (2002) apresenta ainda, os programas de todas as disciplinas requeridas nas provas. Em relação à disciplina de Biologia, tema do presente trabalho, a COPERVE coloca que seu objeto de estudo é o fenômeno vida em toda a sua diversidade de manifestações. Esse fenômeno se caracteriza por um conjunto de processos organizados no seu meio. A partir dessa interpretação e baseando-se na análise dos PCNs (1999), o aprendizado em Biologia deve permitir explicativos, a contraposição entre os mesmos e a compreensão de que a ciência não tem respostas definitivas para tudo, sendo uma de suas características a possibilidade de ser questionada e de se transformar. Desse modo, na prova de Biologia, o vestibulando deverá demonstrar capacidade de:

- Reconhecer terminologias, convenções e símbolos.

- Identificar estruturas biológicas.

- Descrever funções biológicas.

(3)

- Interpretar dados e gráficos em Biologia.

- Interpretar leis e princípios relacionados com a Biologia.

- Aplicar conceitos, leis e princípios biológicos na manutenção da saúde individual e ambiental.

- Utilizar elementos e conhecimentos científicos e tecnológicos para diagnosticar e equacionar questões sociais e ambientais.

- Compreender a Biologia e as outras ciências como construções humanas, entendendo que elas se desenvolveram por acumulação, continuidade ou ruptura de paradigmas, relacionando o desenvolvimento científico com a transformação da sociedade.

Após apresentar os objetivos da prova de Biologia, o guia apresenta o programa da respectiva prova.

A idéia principal do presente trabalho surgiu com os questionamentos colocados acima e com o trabalho de Moraes et al. (2000), a respeito da disciplina de química, no qual foram analisados os conteúdos da disciplina no ensino médio, na rede pública de São Paulo. Embora o foco do trabalho tenha sido em química, a idéia pode ser aplicada na disciplina de Biologia. O presente trabalho está em andamento e faz parte dos dados coletados para a dissertação de Mestrado que será apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

O presente trabalho tem o propósito de abordar e analisar as questões de genética presentes nas provas de Biologia do vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no período de 1991-2001.

A análise das questões do vestibular possibilitará que se componha um panorama sobre os temas que estão em maior evidência e freqüência, e sobre como estes temas são abordados para o ingresso no Ensino Superior.

METODOLOGIA E DADOS PRELIMINARES

No presente trabalho, estão sendo analisadas as questões de genética, presentes nas provas de Biologia do vestibular da UFSC, realizadas no período de 1991 a 2001.

Este tipo de pesquisa pode ser classificada como uma análise documental.

Segundo Lüdke e André (1986), pode ser considerado um documento qualquer material escrito que pode ser usado como fonte de informação sobre o comportamento humano (Phillips in LÜDKE e ANDRÉ 1986).

Para Bardin (1977), as vantagens da utilização de análise documental caracterizam-se pelo fato de que os documentos constituem uma fonte estável e rica, podendo ser consultados várias vezes e servir de base a diferentes estudos; são fontes de onde podem ser retiradas as evidências que fundamentam as afirmações e declarações do pesquisador; são fonte de informação contextualizada e fornecem informações sobre este mesmo contexto.

As provas de Biologia foram solicitadas junto à COPERVE, totalizando 11 provas. As provas de Biologia foram classificadas por número de questões e por área específica de conteúdo, como mostra a Tabela 1 (Anexos).

Entre as questões de Biologia foram selecionadas as de genética, totalizando 31 questões. As provas de Biologia apresentam-se de forma bastante variada, observando-se que há ao menos duas questões de genética, em cada prova dos anos incluídos na amostra. Desta forma, tais questões correspondem a 18,45% do total de

(4)

questões presentes nas 11 provas. As questões de genética, objeto do presente estudo, foram agrupadas de acordo com cinco critérios:

1. Quanto à presença ou não de alternativas. As questões com alternativas (Tabela 2, Anexos) são aquelas em que após o enunciado, são apresentadas diferentes possibilidades, identificadas numericamente (01/02/04/08/16/32/64), que devem ser selecionadas pelo vestibulando, para compor o somatório da resposta correta. Já as questões abertas (Tabela 2, Anexos) são aquelas nas quais o enunciado apresenta uma explicação, afirmação ou problema, a partir do qual deve ser realizado um ou mais cálculos, sendo que o resultado numérico obtido é a própria resposta da questão, não havendo alternativas pré-definidas. Por exemplo:

(Questão com alternativas) Um experimentador cruzou duas linhagens puras de uma planta denominada boca-de-leão, uma constituída de plantas com flores brancas e outra com flores vermelhas. A descendência originada (F1) apresentou apenas plantas com flores cor-de-rosa. Da autofecundação das plantas da F1, foram obtidas plantas com flores exclusivamente brancas, vermelhas ou cor-de- rosa. Assinale a(s) proposição(ções) VERDADEIRA(S), considerando que neste experimento:

01. ocorreu a segregação de três fenótipos: o branco, o vermelho e o cor-de-rosa.

02. os indivíduos de F1 eram, certamente, heterozigotos.

04. as linhagens puras, que deram origem ao experimento, certamente apresentam genótipos homozigotos.

08. a proporção genotípica esperada nas plantas de F2 é: 1 planta com flores cor-de- rosa: 2 plantas brancas: 1 planta vermelha.

16.a F2 esperada será constituída de 50% de indivíduos homozigotos e 50% de indivíduos heterozigotos. (questão 05, UFSC, 2000)

(Questão aberta) Uma mulher teve uma menina em sua primeira gravidez, ocorrendo o mesmo na sua segunda gestação. Marque no cartão-resposta o percentual esperado de ocorrência desse fato. (questão 06, UFSC, 1999)

2. Quanto ao conteúdo abordado (Tabela 3, Anexos), de acordo com os temas relacionados pela COPERVE no programa do vestibular. É possível verificar-se que predominam os conteúdos que dizem respeito às leis mendelianas, relações de dominância e ainda, herança relacionada ao sexo.

3. Quanto ao enunciado (Tabela 4, Anexos), as questões ficam divididas em:

direta, aquela que não apresenta um desenvolvimento do enunciado;

afirmação/descrição, a que apresenta, antes das alternativas, alguma explanação do conteúdo abordado; situação problema, na qual é proposto um problema, podendo este apresentar as alternativas ou ser um problema aberto; e utilização de material da mídia, na qual o enunciado apresenta um trecho retirado de revista, jornal ou livro, na forma de citação.

(Utilização de material da mídia) “A revanche veio na quinta-feira [06/04]

passada. Depois do susto provocado no começo da semana pelos percalços jurídicos da Microsoft..., a Nasdaq, o pregão eletrônico das empresas de alta tecnologia, voltou a respirar, (...). o oxigênio foi dado pelo anúncio de que cientistas americanos tinham chegado ao fim do rastreamento de um dos sonhos da medicina nesta virada de século: o mapeamento do genoma humano,...” Trecho extraído do artigo: Genoma: o primeiro esboço do mapa da vida, publicado na Revista Época, 10/04/2000. p.123.

(5)

Com relação a esse assunto, é CORRETO afirmar que:

01. o referido genoma está contido nos cromossomos.

02. a molécula sequenciada é o DNA.

04. apenas quatro bases nitrogenadas - a Adenina, a Citosina, a Guanina e a Uracila são possíveis de serem encontradas nesse mapeamento.

08. esse mapeamento já permitiu aos cientistas saberem a localização de todos os genes humanos.

16. um dos resultados possíveis dessa descoberta será a cura, no futuro, de algumas doenças genéticas, através da terapia gênica. (questão 06, UFSC, 2001)

4. Quanto à atualidade dos temas questionados, as questões são classificadas em: temas clássicos (Tabela 5, Anexos), que incluem a abordagem de temas clássicos em genética, como as Leis de Mendel, cruzamentos, grupos sangüíneos, evolução, Darwin, etc. e temas modernos (Tabela 5, Anexos), que envolvem assuntos da atualidade, como engenharia genética, transgênicos, clonagem e outros. De acordo com os temas, foram encontradas 03 questões com temas modernos (especificamente, questão 04 do ano de 1996, questão 06 do ano de 2000 e questão 06 do ano de 2001).

5. Quanto à apresentação da questão (Tabela 6. Anexos): questão com enunciado, na qual há uma introdução ao tema através de um texto, seguido das alternativas ou situação problema; ou ilustrada, quando a questão apresenta uma figura, um heredrograma ou um quadro com dados, para ser analisado antes as alternativas. As questões que apresentaram a forma ilustrada são: questão 04 e 07 do ano de 1992, questão 09 do ano de 1995, questão 07 do ano de 1996 e questão 09 do ano de 1997.

Todas as demais questões das 11 provas são do tipo com enunciado.

(Questão ilustrada) Considere o heredograma abaixo e responda CORRETAMENTE

01. o indivíduo I-2 é avó materna de III-1.

02.o indivíduo II-1 é irmão da mãe de III-1.

04. II-6 e II-7 são irmãos gêmeos.

08. II-8 é tia de III-1.

16. o indivíduo I-3 é pai de II-9.

32. I-1 e I-2 tiveram quatro filhos. (questão 07, UFSC, 1992) A análise preliminar dos conteúdos das questões de genética dos vestibulares da UFSC, no período de 1991 a 2001, permite sinalizar os seguintes aspectos:

- Os temas sobre leis mendelianas, segregação de alelos e heranças relacionadas ao sexo, são assuntos que aparecem em todas as provas, no período da amostragem.

(6)

- Os temas expostos pela mídia, nos anos correspondentes, foram objeto de abordagem nas questões das provas (por exemplo, clonagem no ano de 1996, transgenia no ano de 2000 e projeto genoma humano em 2001).

- É possível se perceber a preocupação em exigir do vestibulando um raciocínio mais elaborado, e não apenas obter suas respostas prontas e decoradas especificamente para a prova. Seria, então, necessário que o aluno estivesse atualizado em relação a leituras e informações em geral, nem sempre ligadas diretamente aos conteúdos cobrados nas provas.

Este panorama permite inferir que os alunos do Ensino Médio que pretendem prestar o vestibular, não devem se ater em conteúdos que os possibilitem alcançar a nota média da escola, e sim, preocupar-se também com assuntos atuais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1977.

BURNS, G.; BOTTINO, P. Genética. 6. ed. Rio de Janeiro: Koogan, 1991. 381p.

GUIA DO VESTIBULANDO. Vestibular UFSC 2002. Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão Permanente do Vestibular – COPERVE.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.

São Paulo: EPU, 1986. 99p.

MACEDO, J. F. Concepções sobre genética, reprodução e cotidiano entre alunos do ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina, 2000. 57p.

MACEDO, J. F., ROSA, V. L. Conceitos básicos de genética e reprodução para alunos do ensino médio. In: Congresso Nacional de Genética. 46. 2000. Águas de Lindóia.

Genetics and Molecular Biology. SBG. 3(23), p. 176-177.

MANZKE, V. H. B. Aspectos da interação entre o professor de biologia e o livro didático no ensino de genética, na cidade de Pelotas, RS. 1999. 109p. Mestrado em Educação – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

MORAES, B. A.; TURCINELLI, S. R.; LANNES, D.; ARRUDA, P. A química no ensino médio – contradições entre as propostas curriculares oficiais, o vestibular e o que é ensinado na escola. In: Congresso Nacional de Genética. 46. 2000. Águas de Lindóia. Genetics and Molecular Biology. SBG. 3(23), p. 174.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ensino médio. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, SEMTEC/MEC, Brasília. 1999.

PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA: Educação Infantil, Ensino fundamental e Médio. Santa Catarina, Secretaria de Estado de Educação e do Desporto. Disciplinas Curriculares. Florianópolis: Cogen, 1998.

TRIVELATO, S. L. F. Ensino de genética: um novo ponto de vista. São Paulo:

Faculdade de Educação. 1988. 86 pp.

WERNECK, H. Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo. 18 ed. Petrópolis:

Editora Vozes. 2000. 87 pp.

(7)

ANEXOS

Tabela 1: Classificação das questões das provas de Biologia, por número de questões, por área específica de conteúdo.

2001 2000 1999 1998 1997 1996 1995 1994 1993 1992 1991 Total

Botânica 2 2+x 2 4 3 3 1 2 2 1 2 25

Citologia 2 2 3 1 2 1 3 1 2 1 3 21

Ecologia 1 1 1 2 2 1 4 3 3 3 21

Embriologia 1 2 2 2 1 1 9

Fisiologia 2 1 3 5 2 1 2 2 18

Fungos 1 1 2

Genética 2 3 2 3 3 4 3 3 2 3 3 31

Geral x 1 1 2 2 7

Histologia 1 1 2

Paleontologia 1 1 2

Saúde 1 2 1 2 2 1 1 10

Zoologia 1 2 2 3 1 2 3 2 1 2 1 20

Total questões 12 12 12 18 18 18 18 15 15 15 15 168

Anuladas - 2 - - - -

x: questão anulada.

Tabela 2: Classificação das provas de genética quanto a questões com alternativas ou abertas.

Números de questões por ano da prova

2001 2000 1999 1998 1997 1996 1995 1994 1993 1992 1991

Questões com

alternativas 2 3 1 2 3 3 3 3 2 3 2

Questões abertas 1 1 1 1

Tabela 3: Classificação das questões de genética conforme o conteúdo abordado, segundo o Guia do Vestibulando.

Números de questões por ano da prova

2001 2000 1999 1998 1997 1996 1995 1994 1993 1992 1991

Grupos sangüíneos 1 1 2

Generalidades 1 1 1 2 1 2

Leis de Mendel 1 1 1

Teorias da Evolução 1 1 1 1 1

Relações dominância 1 1 1

Herança relacionada

ao sexo 1 1 1 1 1

Fenótipo e Genótipo 1

Polealelia 1

Interação Gênica 1

Tabela 4: Classificação das provas de genética conforme a forma de enunciar a questão.

(8)

Números de questões por ano da prova

2001 2000 1999 1998 1997 1996 1995 1994 1993 1992 1991

Afirmação 1 1 1 1 1 2 1 1

Material de mídia 1 1 1 1

Situação problema 1 1 1 1 1

Direta 1 1 2 2 2 2 2 1

Tabela 5: Classificação das provas de genética quanto à atualidade do tema.

Números de questões por ano da prova

2001 2000 1999 1998 1997 1996 1995 1994 1993 1992 1991

Clássico 1 2 2 3 3 3 3 3 2 3 3

Moderno 1 1 1

Tabela 6: Classificação das provas de genética conforme a apresentação da questão.

Números de questões por ano da prova

2001 2000 1999 1998 1997 1996 1995 1994 1993 1992 1991

Enunciado 2 3 2 3 2 3 2 3 2 1 3

Ilustrado com

heredrograma 1 1

Ilustrado por tabela 1 1

Ilustrado por figura 1

Referências

Documentos relacionados

Numérico Configura a variável como um número, permitindo ajustar a largura da variável em número de caracteres(Largura, no caso igual a 19) e o número de casas decimais(Casas

São utilizadas algumas técnicas para o levantamento de informações na pesquisa de campo, e uma dessas técnicas é o questionário. Técnica a qual será executada no

Declaro ser esclarecido e estar de acordo com os seguintes pontos: O trabalho “PREVALÊNCIA DAS DOENÇAS NÃO TRANSMISSIVEIS E SEUS DETERMINATES EM IDOSOS ASSISTIDOS NA UBSF-BONALD

Assim, o extrato de erva-mate desenvolvido neste estudo para a aplicação em linguiça suína frescal possui aproximadamente 31% da capacidade antioxidante do eritorbato de

Butterflies (Lepidoptera: Papilionoidea and Hesperioidea) of the Parque Ecológico João Vasconcelos Sobrinho, Caruaru, Pernambuco, Brazil.. Márlon Paluch 1,6 , Olaf Hermann

Quino (figura 115): exsudado fenólico vermelho escuro comumente encontrado na casca ou nas madeiras de eucalipto. A forma mais encontrada é a anelar, com cerca de 2-3mm de

Para tanto, o objetivo do presente estudo foi avaliar a viabilidade e a formação do biofilme de EF e CA in vitro em presença de fármacos já utilizados na prática clínica

No caso das plantas, estas são sistemas extremamente complexos, modulares e capazes de incríveis dinâmicas entre os seus módulos, que funcionam tanto