• Nenhum resultado encontrado

CURSO TERAPEUTA FLORAIS DE BACH

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CURSO TERAPEUTA FLORAIS DE BACH"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

CURSO TERAPEUTA FLORAIS DE BACH

Facilitadora: Capryci Gracia

@capryci_terapias

22 99814.6487

Terapeuta Holística, especialista em curas quânticas e naturais.

(2)

MÓDULO 1

1.A TERAPIA FLORAL

2.OS FLORAIS DE BACH

3.PEPARANDO OS FLORAIS

4.POSOLOGIA, CONSERVAÇÃO E VALIDADE

5.CONTRA-INDICAÇÃO

(3)

A TERAPIA FLORAL

A Organização Mundial de Saúde reconheceu os florais como terapia complementar.

Os florais não são considerados medicamentos!

Os florais não substituem, em hipótese nenhuma, as indicações e o tratamento médico.

Em caso de persistência de sintomas físicos deve- se procurar um médico, e em casos de distúrbios psíquicos deve-se procurar um psicólogo.

O uso da terapia floral tem início na identificação dos sentimentos negativos em algum momento da vida.

Reconhecida esta situação, que implica muito estudo, escolhe-se o floral adequado ao problema.

A terapia floral é livremente usada por pessoas leigas.

(4)

As essências florais nos ajudam em nossa jornada de responsabilidade durante a vida, nos fazem perceber que, em grande parte, a felicidade encontra-se em nossas mãos;

Auxiliam a nos desfazermos dos fardos do passado, das ideias obsoletas, dos pré-conceitos e dos grandes obstáculos que são criados por nós mesmos;

Dissolvem nossos medos, angústias, dúvidas, hesitações, descrença, ansiedade, trazendo o equilíbrio necessário à verdadeira expressão, criatividade, paz interior, amor-próprio e autoestima que todos nós merecemos.

(5)

Os florais servem para derrubar os bloqueios energéticos, o nó psíquico ou emocional que nos trava diante de situações para serem resolvidas;

Ou seja, além de suavizar ou ajudar no tratamento de algum mal físico, ele aperfeiçoa nossas qualidades e transcendência perante o problema.

A eficácia dos florais está na transformação do paradigma comportamental ou do estilo de vida, na promoção do bem-estar e do equilíbrio espiritual;

do mesmo modo, por fazer desabrochar todas as qualidades positivas da personalidade, efetua a busca do autoconhecimento.

Fundamentalmente podemos dizer que os florais criam uma nova “consciência” para o ser humano, curando a alma.

(6)

OS FLORAIS DE BACH

Falar de terapia floral é falar do caminho de Edward Bach, um caminho de iniciação de quem entrou profundamente em contato com a natureza, numa senda alquimista, para encontrar o manancial curativo latente guardado nas flores.

Bach compreendeu o que já havia sido compreendido por grandes médicos como Paracelsus (1493 - 1541) e Culpeper (1616 - 1654): que a Natureza é o verdadeiro médico e que o terapeuta é apenas seu mediador.

Descreveu um elo real entre emoções, somatizações e enfermidades, caminho pelo qual também se poderia estabelecer a cura.

Por meio do entendimento da relação das emoções humanas com a energia das flores, estabeleceu o que chamou de um “novo sistema de cura”, onde aqueles que não são médicos e nem mesmo enfermeiros, poderiam cuidar de seus semelhantes, exercendo prática simples, por meio do uso das essências florais.

(7)

Observando as flores e os estímulos que desencadeavam em si mesmo, colocou flores em recipiente com água e as expôs ao sol.

Numa manhã de maio veio a grande inspiração; sol intenso e nos cálices das flores gotas brilhando como diamantes: o orvalho.

Concluiu que os raios de sol transferiam o potencial das flores para a água, assim como fora no orvalho.

Esse procedimento incluía os 4 elementos, a terra que sustenta a planta, o ar que nutre, o fogo que transfere força, e a água que absorve os poderes curativos e os armazena.

(8)

Dr Bach descobriu assim, como transmitir as forças do macrocosmo para o microcosmo, das flores para a água.

E foi além, tomou gotas de orvalho, colocou flores na água e expôs ao sol, viveu as descobertas em seu próprio corpo experimentando sintomas emocionais e físicos.

Descobriu que tomando a essência da flor os sintomas diminuíam e que a mesma essência também desencadeava alívio em padrões similares de seus pacientes.

Dizia para não nos fixarmos na doença, mas para lançarmos um olhar cuidadoso em “como o paciente vê a vida”.

(9)

Os Florais foram desenvolvidos na Inglaterra pelo médico Edward Bach, nos anos de 1928 a 1936.

Ao longo dos anos cuidando de pacientes utilizando a medicina convencional e também a homeopatia, Dr. Bach percebeu que os humores dos pacientes, interferiam diretamente no processo de cura.

Alguns se curavam rapidamente, outros pareciam não responder bem aos tratamentos.

Dr. Bach, que era um grande estudioso, era também muito sensível e compreendeu que os desequilíbrios emocionais eram a verdadeira causa das doenças.

Unindo seus conhecimentos médicos à sua especial sensibilidade, descobriu que as flores têm uma energia sutil, capaz de propiciar equilíbrio e harmonia entre a mente e a alma.

Criou assim, o seu sistema composto por 38 essências florais.

(10)

Os Florais de Bach são uma forma suave de equilibrar as emoções e crias reconexão com a Alma.

Não importa quão grande seja o problema, os florais podem ajudar a encontrar Paz interior e Equilíbrio de uma forma natural. Não tem contraindicação e não há efeitos colaterais.

Os florais não criam dependência química e podem, inclusive, serem usados juntamente com os remédios homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos.

A essência floral atua no corpo sutil. O padrão de energia da flor ressoa no padrão de energia da pessoa, devolvendo o equilíbrio original. O princípio básico dos florais é a transformação de sentimentos negativos em positivos. Pois, dizia Bach, “o que conhecemos como doença é o estágio terminal da desordem muito mais profunda”.

(11)

PEPARANDO OS FLORAIS

Colheita das flores:

• Utilizadas as mesmas plantas que o dr.

Bach descobriu na Inglaterra;

• As flores são colhidas por volta das oito horas da manhã;

• São flores de várias árvores do mesmo tipo;

• Usa-se uma folha para colher a flor (para não ter contato com as mãos);

• Após a colheita, utiliza-se o método solar ou de fervura para a extração da essência mãe.

(12)

1. Método solar:

Vinte espécies de flores que florescem na primavera e verão são preparadas por método solar: Agrimony; Centaury; Cerato; Chicory;

Clematis; Gentian; Gorse; Heather; Impatiens;

Mimulus; Oak; Olive; Rock Rose; Scleranthus;

Wild Oat; Vervain; Vine; Water Violet; White Chestnut e Rock Water.

As flores são colocadas numa cuba de cristal;

coloca-se água da fonte (água pura de nascente) até encobri-las; a cuba deve ficar próxima à planta e o sol deve incidir direto sobre as mesmas durante aproximadamente 3 horas.

O dia têm que estar totalmente claro, sem nenhuma nuvem, pois o sol não pode ser coberto em nenhum momento.

(13)

2. Método de fervura:

São preparados através do método de fervura, os brotos de árvores, arbustos, plantas e flores de dezoito espécies de flores que florescem no outono e inverno: Cherry Plum; Elm; Aspen;

Beech; Chestnut; Bud; Hornbeam; Larch;

Walnut; Star of Bethlehem; Holly; Crab Apple;

Willow; Pine; Mustard; Red Chestnut;

Honeysuckle; Sweet Chestnut e Wild Rose.

As flores são colocadas numa panela de inox, vidro ou de ágata e, depois, são cobertas com água da fonte e fervidas por trinta minutos.

Apaga-se o fogo e deixa-se esfriar perto da planta.

Em ambos os casos, após esses procedimentos, a água é coada e colocada numa garrafa com 50% de brandy de uvas e 50% da solução coada. Está feita a essência mãe.

(14)

• Preparação do frasco de estoque:

A preparação consiste na adição de brandy de uvas (equivalente a duzentas e quarenta partes iguais à da tintura mãe), dando origem aos chamados frascos de estoque, com validade de cinco anos. Há vários laboratórios na Europa que preparam essas essências.

• Preparação do frasco diluído:

O frasco diluído contém 70% de água mineral, 30% de brandy (em estações quentes), e 80%

de água mineral, 20% de brandy de uvas (em estações mais amenas), e duas gotas do frasco de estoque de cada essência floral para 30ml e quatro gotas para 60ml. *USAR NO MÁXIMO 6 ESSÊNCIAS DIFERENTES.

Pode-se utilizar o vinagre de maçã natural a 15% na solução com água mineral para pacientes com intolerância ao álcool ou pacientes com diabetes. Há também outro conservante, muito utilizado para crianças, a glicerina, que deverá ser usada a 5% na solução de água. O frasco pode ser de 30ml ou 60ml, de vidro esterilizado, de cor âmbar com bulbo de látex e cânula de vidro.

(15)

POSOLOGIA, CONSERVAÇÃO E VALIDADE

O efeito dos Florais de Bach não dependem da quantidade de gotas tomadas a cada vez, mas da frequência de vezes tomadas ao dia.

Deve-se tomar 4 gotas, 4x ao dia, podendo-se aumentar ou diminuir a dosagem conforme a necessidade.

Pode ser tomado direto na língua ou sublingual, para uma absorção mais rápida. Bater o frasco contra a palma da mão antes de usa-lo.

Para se obter o efeito pleno, as gotas devem conservar-se na boca por um momento antes de engoli-las. É preciso tomar cuidado para não deixar o conta-gotas entrar em contato com a língua, pois as enzimas digestivas podem transferir-se da língua para a mistura no frasco.

(16)

Em casos de manifesta urgência, as doses de 4 gotas podem ser ministradas com intervalos de alguns minutos até que ocorram melhoras visíveis.

Em casos graves, de meia em meia hora e em todos aqueles em que os sintomas persistem durante muito tempo, de três em três horas ou segundo as necessidades do doente.

Nos pacientes em estado de inconsciência, podemos humedecer os lábios frequentemente, até que o medicamento faça efeito.

Para crianças, a dosagem é a mesma que para os adultos, mas as gotas devem ser adicionadas ao leite, água, sopa ou sumo de frutas.

Tratando-se de bebé de tenra idade, em amamentação, o medicamento escolhido deve ser ministrado à mãe.

(17)

Manter o frasco bem fechado e o floral longe do calor, luz e umidade como qualquer outro produto natural, homeopático ou medicamento alopático.

Não é necessário guardar em geladeira. Não deixar próximo a eletrodomésticos. Não tomar com a data de validade vencida.

Por ser um produto natural e devido às condições climáticas de países com climas mais quentes, a validade do floral é, geralmente, de trinta dias. Em países de clima mais frio, a validade pode chegar até noventa dias.

(18)

O sistema floral de Bach, em qualquer essência, pode ser administrado juntamente com os remédios homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos.

Os preparados com conhaque, por exemplo, não devem ser utilizados, por alcoólatras, por portadores de doenças do fígado, grávidas, lactantes, bebês, crianças e animais.

Nestes casos, os Florais de Bach podem ser preparadas com vinagre de maçã ou glicerina.

Palavras de Dr. Edward Bach em relação a indicação dos florais: “As flores mencionadas podem ser empregadas juntamente com qualquer tratamento ortodoxo ou acrescentadas a qualquer outra prescrição, pois aceleram e ajudam o tratamento em todos os tipos de casos, agudos ou crônicos.“

CONTRA-INDICAÇÃO

Referências

Documentos relacionados

Só não foi possível, segundo os dados coletados, verificar-se associação entre personalidade do consumidor e estilos de decisão de compra adotados, nos casos de

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.. Interações medicamento-medicamento: O ácido ascórbico interage

Sendo assim, é imprescindível refletir sobre os arranjos institucionais mais adequados para conjugar Estado, mercado e sociedade em torno de um modelo de desenvolvimento

Nesse sentido o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (NEADS) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) enfatizando a Educação Ambiental na formação da

O presente trabalho objetiva apontar algumas influencias da atividade física na promoção da qualidade de vida e bem estar dos portadores do HIV, uma vez que o

As concentrações plasmáticas de T3 e T4 devem ser monitoradas e, se necessário, a dosagem de hormônio tireoidiano deve ser ajustada durante a coadministração e após a

Para tal, serão expostas hipóteses explicativas relativamente aos potenciais fatores que possam influenciar as decisões de financiamento das empresas,

* Pode ser feita a substituição do fermentador e maturador pelo fermentador cônico. A diferença (R$) será incluída no valor