• Nenhum resultado encontrado

ACIDENTE DE VIAÇÃO CONDUÇÃO SOB O EFEITO DE ÁLCOOL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ACIDENTE DE VIAÇÃO CONDUÇÃO SOB O EFEITO DE ÁLCOOL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Tribunal da Relação do Porto Processo nº 0826134

Relator: CÂNDIDO LEMOS Sessão: 18 Novembro 2008 Número: RP200811180826134 Votação: UNANIMIDADE

Meio Processual: APELAÇÃO.

Decisão: CONFIRMADA A DECISÃO.

ACIDENTE DE VIAÇÃO CONDUÇÃO SOB O EFEITO DE ÁLCOOL

NEXO DE CAUSALIDADE

Sumário

I - O álcool que se transporta no sangue e que no caso, passado uma hora do acidente ainda era de 2,41g/l, afecta, ao nível do cérebro e cerebelo, as capacidades perceptivas e cognitivas, as capacidades de antecipação, de previsão e de decisão, bem como as capacidades motoras de resposta a um dado estímulo e o próprio equilíbrio, impedindo o condutor de avaliar as diferentes situações de trânsito pelas dificuldades na recolha de informação, na sua análise e ainda na tomada de decisão da resposta motora adequada e na sua concretização.

II - Nestas circunstância está devidamente demonstrada não só a

responsabilidade extracontratual do réu condutor, mas também o nexo de causalidade entre a condução sob o efeito do álcool e o acidente: o grau de alcoolemia propiciou este acidente e o desvio inexplicável para cima de peões que circulavam fora da faixa de rodagem.

Texto Integral

Proc. 6134/2008- 2.ª Secção Relator: Cândido Lemos- 1498 Adjuntos: Des. M. Castilho- 150/08 Des. H. Araújo-1141

(2)

ACORDAM NA SECÇÃO CÍVEL DO TRIBUNAL DA RELAÇÃO DO PORTO:

No ..º Juízo Cível do Tribunal Judicial de Matosinhos Companhia de Seguros B………., S. A. com sede em Lisboa move a presente acção com processo ordinário contra C………., maior, residente em ………., da comarca pedindo a condenação deste a pagar-lhe a quantia de €22.522,87 acrescida de juros à taxa legal desde a citação, como reembolso (regresso) das quantias por si pagas às vítimas de acidente de viação ocorrido em 17 de Setembro de 2001, provocado pelo réu conduzindo veículo por si segurado, fazendo-o com uma TAS superior ao limite legal, originando por esse facto o acidente em causa.

Contesta o réu invocando, além do mais, que a ingestão de álcool se deu após o acidente, nada tendo a ver com este, pedindo a improcedência da acção.

Respondeu a autora, mantendo no essencial o já alegado.

Elaborado o despacho saneador (com recurso já julgado deserto) e a base instrutória, não sofreram qualquer reclamação.

Procedeu-se a julgamento com gravação da prova e observância do formalismo legal aplicável, merecendo os quesitos as respostas constantes de fls. 217 e seguintes dos autos.

Foi então proferida sentença que julgou a acção totalmente procedente, condenando o réu no pedido.

Inconformado apresenta este recurso de apelação e as nas suas alegações formula as seguintes conclusões:

1.ª- O acidente descrito nos autos ocorreu porque o apelante ao procurar um cigarro para fumar, perdeu o controlo da referida viatura, desviando-a para a sua direita em direcção ao espaço não destinado ao trânsito de veículos e que ladeia a faixa de rodagem".

2.ª- Assim, a causa da produção do evento foi resultante de uma condução irregular do apelante, foi devida á desatenção, imprudência ou inconsideração por parte do condutor, sempre possíveis ainda que o condutor não tivesse ingerido álcool algum (Ac. do STJ nº 6/2002 de 18 de Julho).

3.ª- Não é qualquer conduta culposa do condutor que determina a existência do direito de regresso.

4.ª- No caso dos autos não foi provado pela Autora, a quem incumbia o ónus da prova por ser facto constitutivo do seu direito (art.9 342 do C. Civil) que o evento se tivesse dado pelo facto de o condutor ter agido sob o efeito de álcool.

5.ª- Não resulta dos factos assentes que o condutor perdeu o controlo do veículo porque agiu sob o efeito do álcool.

6.ª- Não ocorre o nexo de causalidade exigível para a actuação do direito de

(3)

regresso, especificamente não ficou provado que o evento não teria ocorrido se o condutor não tivesse agido sob a influência do álcool.

7.ª- Dos factos assentes como sendo os 6 a 10, só resulta que o acidente

ocorreu quando o condutor conduzia o veículo sob a influência do álcool e não por causa dele.

8.ª- A sentença recorrida baseou-se, erradamente, no facto de o apelante conduzir a viatura com uma taxa de álcool no sangue de 2,4 g/I e não no facto de ser tal taxa a causadora da manobra que levou ao acidente.

9.ª- A resposta ao quesito 1, que o apelante na altura do embate conduzia a viatura com uma taxa de álcool no sangue de 2,4g/I, não está fundamentada em prova idónea e contradiz o facto de alínea "F" da matéria de facto dada como assente.

10.ª- É que o teste de pesquisa de álcool no sangue efectuado ao apelante foi executado cerca de uma hora depois do acidente.

11.ª- O apelante, após o embate foi para casa e as forças policiais, só cerca de uma hora depois é que procederam na esquadra á execução do teste de

pesquisa.

12.ª- Como a prova da existência do álcool no sangue, no momento em que ocorreu o evento, apenas se pode provar por meios técnicos, não é legalmente possível estender a caracterização do álcool do sangue no apelante, a cerca de uma hora antes.

13.ª- Até porque este alegou que, quando chegou a casa após a produção do evento, bebeu bebidas alcoólicas.

14.ª- A prova testemunhal para prova desse facto não foi considerada

suficiente (por se tratar do pai) mas, tal não quis dizer que não tenha ocorrido o facto por si alegado.

15.ª- E, o ónus do momento da existência de álcool no sangue incumbe à Autora e não ao Réu.

16.ª- Até porque o Réu não confessou e não existe qualquer outra prova de que o Réu permanecesse no mesmo estado de alcoolemia desde o momento de ocorrência do evento até ao momento da execução do teste de pesquisa de álcool no sangue.

17.ª- Pelo que, de harmonia com o art.g. 712, ng 1, alínea b), tal facto deverá ser dado como não provado, por absoluta falta de fundamentação e está em oposição com o da alínea "F" da matéria de facto assente.

18.ª- As despesas relativas ao ressarcimento dos deveres constantes dos quesitos 21 a 24, não se encontram especificados, não se encontra alegado o porquê, o quanto e o quando gastou, pelo que também aqui a resposta a estes factos devia ser dada como não provada.

19.ª Foi violado o art. 19 do Decreto-Lei 522/85 e a sentença proferida foi

(4)

contra a Jurisprudência fixada no Ac. STJ n.º 6/2002 de 18 de Julho.

Pugna pela revogação da decisão recorrida, e alteração das respostas aos acima indicados quesitos.

Contra-alega a autora em defesa do decidido.

Colhidos os vistos legais, cumpre decidir.

Da instância vêm dados como provados os seguintes factos:

1.º - No dia 17 de Setembro de 2001, cerca das 23 horas, o réu C……….

conduzia o veículo ligeiro de passageiros com matrícula ..-..-AH na Rua ………., em ………., Matosinhos, deslocando-se no sentido Sul-Norte, na faixa de

rodagem direita, atento o seu sentido de marcha (alínea A dos factos assentes).

2.º - Nessa altura, o réu, quando procurava um cigarro para fumar, perdeu o controle da referida viatura, desviando-a para a sua direita em direcção ao espaço não destinado ao trânsito de veículos e que ladeia a faixa de rodagem (alínea B, doc de fls. 24 e art. 48.º da contestação).

3.º - Nesse espaço seguiam, no sentido contrário ao da marcha do veículo conduzido pelo réu, aos pares, D………., E………., F………. e G………… (C).

4.º - A viatura conduzida pelo réu embateu nos referidos D………., E………., F………. e G………. . (D)

5.º - O local onde se deu o embate é uma recta com boa iluminação e em bom estado de conservação e, na altura, estava bom tempo. (E).

6.º - O réu, na altura do embate referido, conduzia a referida viatura com uma taxa de álcool no sangue de 2,41g/l. (resposta ao quesito 1.º).

7.º - Sendo que tal taxa de alcoolemia diminuiu-lhe as capacidades para conduzir o referido veículo. (2.º).

8.º - Na medida em que a sua acção no sistema nervoso origina audácia

incontrolada, perda de vigilância em relação ao meio envolvente, perturbação das capacidades sensoriais, particularmente, as visuais, e a lentificação da resposta reflexa. (3.º)

9.º - Afectando, ao nível do cérebro e cerebelo, as capacidades perceptivas e cognitivas, as capacidades de antecipação, de previsão e de decisão, bem como as capacidades motoras de resposta a um dado estímulo e o próprio equilíbrio. (4.º).

10.º - Impedindo o condutor de avaliar as diferentes situações de trânsito pelas dificuldades na recolha de informação, na sua análise e ainda na tomada de decisão da resposta motora adequada e na sua concretização. (5.º).

11.º - Aproximadamente uma hora após a ocorrência do embate, o réu

efectuou o teste de pesquisa de álcool no sangue, que resultou numa taxa de 2,41 g/l. (alínea F dos factos assentes).

12.º - Nessa altura, os agentes da GNR, aí presentes, perguntaram ao réu se

(5)

após o acidente tinha ingerido álcool, tendo este respondido negativamente.

(G).

13.º - O réu não requereu contraprova daquele teste. (H).

14.º - Do embate referido, resultaram para os referidos D………., E………., F………. e G………. várias lesões. (I)

15.º - Do embate referido, resultaram para D………. contusões e escoriações várias na perna esquerda e peito. (6.º).

16.º - Do acidente referido, resultaram para E………. traumatismo do tornozelo direito, escoriações na perna e joelho direito e ferida na região dorsal, que geraram uma incapacidade parcial permanente de 5%. (7.º)

17.º - Do acidente referido, resultaram para F………. traumatismo craniano, cortes suturados na face direita, fractura de prótese dentária e escoriações várias nas pernas, que geraram uma incapacidade parcial permanente de 3%.

(8.º)

18.º - Do acidente referido, resultaram para G………. escoriações nos braços e tornozelo direito. (9.º)

19.º - A viatura com matrícula ..-..-AH é propriedade de H………. . (J)

20.º - H………. celebrou com a autora um contrato titulado pela apólice nº ..

…….., mediante o qual a responsabilidade pelos danos provocados pelo veículo de matrícula ..-..-AH se encontrava transferida para esta. (L).

21.º - Por força do contrato referido, a autora despendeu 4.517.38 euros relativos à assistência médica prestada a D………. e ao ressarcimento dos danos por este sofridos. (10.º)

22.º - Por força do contrato referido, a autora despendeu 11.117.6 euros relativos à assistência médica prestada a E………. e ao ressarcimento dos danos por este sofridos. (11.º)

23.º - Por força do contrato, a autora despendeu 5.602.6 euros relativos à assistência médica prestada a F………. e ao ressarcimento dos danos por este sofridos. (12.º)

24.º - Por força do contrato referido, a autora despendeu na assistência médica a G………. 1.285,83 euros. (13.º).

Cumpre agora conhecer do objecto do recurso, delimitado como está pelas conclusões das respectivas alegações (arts. 684.º n.º 3 e 690.º n.º 1 do CPC).

São-nos colocadas duas questões:

- Alteração da matéria de facto; e

- Prova do nexo de causalidade entre o sinistro e a condução sob o efeito do álcool.

*

(6)

Alteração da matéria de facto.

A Relação pode alterar a decisão do tribunal de 1.ª instância sobre a matéria de facto dentro dos limites previstos no n.º 1, do artigo 712° do CPC que contempla as seguintes situações: a) se do processo constarem todos os

elementos que serviram de base à decisão sobre os pontos da matéria de facto em causa ou se, tendo ocorrido gravação dos depoimentos prestados, tiver sido impugnada, nos termos do artigo 690°-A, a decisão com base neles proferida; b) se os elementos fornecidos pelo processo impuserem uma

resposta diversa, insusceptível de ser destruída por quaisquer outras provas;

c) se o recorrente apresentar documento novo superveniente e que, por si só, seja suficiente para destruir a prova em que a resposta assentou.

Sob pena de rejeição do recurso, os ónus da impugnação da matéria de facto são dois: indicação dos concretos pontos impugnados e indicação dos

concretos meios de prova que impõem resposta diversa. Esta indicação será feita por referência ao assinalado na acta, sendo que nesta é indicado o início e termo da gravação (art. 522.º-C n.º2 do CPC). Nenhuma imposição existe de transcrição, sendo que esta poderá existir se for considerada necessária pelo relator (n.º5 do art. 690.º-A). Ao Tribunal compete proceder à audição dos depoimentos indicados.

Tal acontece para que não se torne esta impugnação num segundo julgamento e se concretize ao máximo as discordâncias com o anteriormente decidido.

Mas das alegações e suas conclusões o que resulta é a pretensão da alteração das respostas aos quesitos 1.º, 21.º a 24.º.

Quanto ao quesito 1.º (o réu, na altura do embate referido, conduzia a referida viatura com uma taxa de álcool no sangue de 2,41g/l.) o que parece pôr-se em causa é o facto de na alínea F dos factos assentes se afirmar que o teste de alcoolemia foi efectuado uma hora depois do acidente.

Parte-se daqui para se afirmar contradição entre matéria assente e resposta ao quesito.

Salvo o devido respeito, inexiste qualquer contradição.

Todos sabem, sobretudo aqueles que foram parados pela BT para efectuarem o referido exame, que sempre se retarda o início do exame, na hipótese de ter havido ingestão de álcool. Mas no caso dos autos, o réu nunca poderia ter sido examinado na altura do acidente, simplesmente porque se ausentou do local do acidente...(artigo 8.º e seguintes da contestação).

Pela leitura dos documentos juntos aos autos é demasiado evidente que uma hora após o acidente e no aparelho Drager (para análise mais fiável após o teste no aparelho manual SD).

Não se tendo provado que o réu ingeriu álcool no espaço de tempo que decorreu entre o acidente e o exame, lógico é afirmar-se que na altura do

(7)

acidente já tinha tal taxa ou então superior.

Tal como a fundamentação às respostas afirma, aqui o Tribunal baseou-se no depoimento do médico I………. .

Mas para contrariar esta posição o réu apenas oferece presunções suas, sem qualquer consistência, mais parecendo querer por em causa o princípio da livre apreciação da prova.

Deste modo não vemos razão para alterar o decidido.

Quanto aos factos 21.º a 24.º eles representam as respostas dadas aos quesitos 10.º a 13.º, inclusivé, sendo os valores que a autora pagou por assistência médica às diferentes vítimas, consoante recibos de fls. 48 a 73.

Como se vê, devidamente fundamentadas tais respostas.

Pese embora outros factos não tenham sido postos em causa, sentimos necessidade de esclarecer o que representa o facto vertido em 2. que pode levar em erro quem não ler todo o processo.

Com efeito aí se refere: “Nessa altura, o réu, quando procurava um cigarro para fumar, perdeu o controle da referida viatura, desviando-a para a sua direita em direcção ao espaço não destinado ao trânsito de veículos e que ladeia a faixa de rodagem (alínea B, doc de fls. 24 e art. 48.º da contestação).”

Ora, não se trata de qualquer facto que o autor tenha alegado, desfavorável ao réu e que este tenha confessado. É que não existe confissão de factos

favoráveis (art. 352.º do CC).

O que se passa é que o réu mencionou tal facto na participação amigável do acidente feita para a sua seguradora (fls. 24 dos autos). Depois, no art. 48.º da sua contestação afirma fazer tal “confissão”.

Pela leitura das alegações se verifica que o réu pretende que este seja um facto favorável à sua tese de irresponsabilização pela condução sob o efeito do álcool.

Daí que um facto que aparentemente lhe era desfavorável se transforme (ou se pretenda transformar) em favorável.

E tal acontece porque a redacção dada à alínea F dos factos assentes não reproduz correctamente quer o que se afirma na participação, quer o que se escreveu no artigo 58.º da contestação: tudo não passa de declarações do réu, sem que tenha havido qualquer alegação do autor.

Para evitar quaisquer equívocos e de acordo com o disposto nos arts. 659.º, 713.º e 712.º n.º 4 (a contrario) do CPC, a alínea B dos factos assentes (facto 2 acima mencionado) passa a ter a seguinte redacção:

2.º- Na declaração amigável de acidente de viação, o segurado da autora declarou que o acidente ocorreu quando o condutor procurava um cigarro para fumar e perdeu o controle da referida viatura, desviando-a para a sua direita em direcção ao espaço não destinado ao trânsito de veículos e que

(8)

ladeia a faixa de rodagem, posição que o réu também assume.

Temos, pois, como assente a matéria de facto tal como vem da 1.ª instância, coma alteração feita à redacção da alínea B dos factos assentes.

*

Nexo de causalidade entre o acidente e a condução sob o efeito do álcool.

Uma das situações previstas na lei para o direito de regresso da seguradora que paga indemnizações às vítimas de acidente de viação é a do condutor que age sob a influência de álcool [alínea c)19.º do DL n.º 522/85, de 31 de

Dezembro].

Sabe-se que se começou por dispensar a prova do nexo de causalidade entre o acidente e a condução sob o efeito do álcool, do que é exemplo o Ac. da

Relação de Lisboa de 28/6/91. No entanto, depois de 1997 a posição

maioritária é a da exigência da prova de tal nexo - Ac. do STJ de 14/1/97 in CJSTJ, Ano V, T1, 39; desta relação de 6/7/98 no processo 815/98 da 5.ª

Secção. Recentemente voltava-se a notar algumas vozes discordantes - Ac. do STJ de 24 de Maio de 2001 in CJSTJ, Ano IX, T 2.

Presentemente o Acórdão Uniformizador n.º 6/2002 publicado no DR, Série I-A de 18 de Julho veio afirmar que “a alínea c) do art. 19.º do DL n.º 522/85 de 31/12 exige para a procedência do direito de regresso contra o condutor por ter agido sob influência do álcool o ónus da prova pela seguradora do nexo de causalidade adequada entre a condução sob o efeito do álcool e o acidente”.

Mas, sob pena de se tornar inútil a lei e impossibilitar as seguradoras de serem ressarcidas, tal exigência tem de considerar-se cumprida se o grau de álcool no sangue for de molde a exceder o limite legal permitido e não

apresentada justificação para a inocência do condutor.

Tal como na culpa do acidente, a violação da lei faz presumir a existência do direito.

As regras do ónus da prova (art. 342.º e 344.º do CC) não podem conduzirmos à prova impossível.

Daí que seja pela normalidade das coisas, das condutas, que se tenha de aferir do nexo de causalidade em causa.

Ora, no caso dos autos, é por demais evidente a existência de tal nexo, tal como a sentença o refere.

Numa recta, às 23h da noite, mas em local bem iluminado, desviar o veículo para a direita e colher quatro peões que circulam fora da faixa de rodagem, que em nada contribuem para o acidente, só pode ser justificável pelo álcool que se transporta no sangue e que no caso, passado uma hora ainda era de 2,41g/l.

Qualquer pessoa sabe os efeitos desta enorme acumulação de álcool no sangue, que os factos demonstram:

(9)

“Sendo que tal taxa de alcoolemia diminuiu-lhe as capacidades para conduzir o referido veículo. (2.º). Na medida em que a sua acção no sistema nervoso origina audácia incontrolada, perda de vigilância em relação ao meio

envolvente, perturbação das capacidades sensoriais, particularmente, as visuais, e a lentificação da resposta reflexa. (3.º); Afectando, ao nível do cérebro e cerebelo, as capacidades perceptivas e cognitivas, as capacidades de antecipação, de previsão e de decisão, bem como as capacidades motoras de resposta a um dado estímulo e o próprio equilíbrio. (4.º). Impedindo o condutor de avaliar as diferentes situações de trânsito pelas dificuldades na recolha de informação, na sua análise e ainda na tomada de decisão da resposta motora adequada e na sua concretização. (5.º).”

Salvo o devido respeito, nenhuma censura merece o decidido, estando

devidamente demonstrada não só a responsabilidade extracontratual do réu condutor, mas também o nexo de causalidade entre a condução sob o efeito do álcool e o acidente: o grau de alcoolemia propiciou este acidente e o desvio inexplicável para cima de peões que circulavam fora da faixa de rodagem.

DECISÃO:

Nestes termos se decide julgar totalmente improcedente a apelação.

Custas pelo apelante.

PORTO, 18 de Novembro de 2008 Cândido Pelágio Castro de Lemos

Augusto José Baptista Marques de Castilho

José Manuel Cabrita Vieira e Cunha (dispensei o visto)

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

Seu produto deve ser divulgado sem que, no anúncio, apareçam as “palavras proibidas” Produto: Pasta dental Palavras proibidas:Pasta dental, dentifrício, pasta de dentes, escova,

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..