• Nenhum resultado encontrado

1033 TIPO 1. Planejamento e Execução IESES Página 1 de 8 CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARANÁ CRCPR ASSISTENTE DE LICITAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "1033 TIPO 1. Planejamento e Execução IESES Página 1 de 8 CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARANÁ CRCPR ASSISTENTE DE LICITAÇÕES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Leia o texto II e responda às questões 1 a 8

TEXTO I

Viva Adoniran Barbosa!

Marcos Bagno Disponível em http://marcosbagno.com.br/site/?page_id=911 Acesso em 04 de janeiro de 2012.

Foi celebrado o centenário de um nome da música popular brasileira que é um verdadeiro personagem da nossa história cultural: Adoniran Barbosa. Esse João Rubinato (seu nome verdadeiro) recorreu a uma linguagem que tentava representar, com muita graça, o cotidiano das classes mais humildes da cidade de São Paulo, sobretudo dos imigrantes italianos. É preciso ressaltar, no entanto, que essa linguagem aparece ali de modo caricatural e nunca como a transcrição fiel de alguma variedade linguística autêntica. E é aí que mora o perigo quando tentam utilizar Adoniran na escola para o estudo da variação linguística.

Adoniran, junto com o personagem Chico Bento (de Maurício de Sousa), o compositor Luís Gonzaga e o poeta Patativa do Assaré, compõe o grupo das “vítimas” preferenciais do trabalho que se faz, em muitos materiais didáticos, com o fenômeno da variação. O grande problema é que existe ali uma tendência a tratar da variação linguística em geral como sinônimo de variedades regionais, rurais ou de pessoas não escolarizadas. Parece estar por trás dessa tendência a suposição (falsa) de que os falantes urbanos e escolarizados usam a língua de um modo mais “correto”, mais próximo do padrão, e que no uso que eles fazem não existe variação, o que não é verdade.

Daí a insistência dos materiais didáticos em apresentar como exemplos de variação linguística uma tirinha do Chico Bento, um samba de Adoniran, um baião de Luís Gonzaga ou um poema de Patativa. Qual o problema? Muito simples: não são representações fiéis das variedades linguísticas que supostamente veiculam. Não são, nem têm que ser, já que em todas essas manifestações está presente uma intenção lúdica, artística, estética e, nem de longe, um trabalho científico rigoroso. A responsabilidade pelo problema não é de Maurício de Sousa, não é de Adoniran, nem de Gonzagão, nem de Patativa — o problema está no uso inadequado que se faz dos trabalhos criativos dessas pessoas.

Os primeiros versos do conhecido “Samba do Arnesto”, por exemplo, dizem assim: “O Arnesto nos convidou / prum samba, ele mora no Brás, / nós fumo e não encontremo ninguém…”. Ora, a terceira palavra do primeiro verso, o pronome oblíquo “nos”, é de uso muito restrito no português brasileiro contemporâneo falado, sobretudo nas variedades ditas “populares”, como aquela que o samba pretende retratar.

Dificilmente as pessoas que usam as outras formas linguísticas que aparecem no samba “nós fumo”, “encontremo”, “vortemo”, “nós num vai mais”, “reiva”, “ponhado” etc usariam esse “nos” oblíquo. Mais provável seria “convidou nós” ou “convidou a gente”. No entanto, como o compromisso de Adoniran é com a música e a métrica dos versos, ele usou o “nos”, opção perfeitamente legítima para um compositor.

Limitar o estudo da variação às falas rurais ou urbanas sem prestígio é criar uma falsa sinonímia entre variação linguística e “erro”, o que só serve para estimular o preconceito linguístico, já tão impregnado na nossa cultura.

1. Após a leitura do TEXTO I, identifique a afirmação correta:

I. Os parênteses, tanto no primeiro quanto no segundo parágrafo, servem para acrescentar informação.

II. O autor do artigo concorda com a ideia de que alguém que seja escolarizado e que viva na cidade tem nível de linguagem mais próximo da linguagem padrão.

III. As expressões “nome da música popular brasileira”,

“personagem da nossa história cultural” e “esse João Rubinato”

referem-se todas, sem exceção, a Adoniran Barbosa.

IV. A palavra caricatural, empregada no 1º parágrafo, é um adjetivo e signfica que a linguagem está deliberadamente fora dos padrões convencionais.

a) As assertivas III e IV estão corretas.

b) As assertivas I e III estão corretas.

c) Apenas a assertiva IV está incorreta.

d) Apenas a assertivas II está incorreta.

2. Após a leitura do texto pode-se inferir que:

a) O artigo foi escrito para homenagear o aniversário de Adoniran Barbosa.

b) As letras de Adoniran Barbosa são a transcrição fiel da fala das classes mais humildes de São Paulo.

c) É válido que os materiais didáticos utilizem Maurício de Sousa, Adoniran Barbosa, Gonzagão e Patativa, pois nestes materiais se faz uso criativo dos trabalhos dessas pessoas.

d) O autor aproveita-se do centenário de Adoniran Barbosa para refletir sobre as variantes linguísticas existentes na cultura brasileira.

3. Assinale a resposta correta. No trecho: “É preciso ressaltar, no entanto, que essa linguagem aparece ali de modo caricatural e nunca como a transcrição fiel de alguma variedade linguística autêntica”, o uso das vírgulas justifica-se por:

a) assinalar e isolar um vocativo.

b) preceder um termo de mesmo valor sintático.

c) marcar a intercalação de uma conjunção.

d) separar um predicativo situado depois do verbo.

4. Segundo o Texto I, os pronomes oblíquos átonos deveriam ser empregados como as pessoas falam. Entretanto, em situações formais, em que se exija a norma-padrão, o pronome estará colocado adequadamente, na seguinte frase:

a) Naquele mesmo dia, nos informou sobre o valor de mercado.

b) Dispusemo-nos a participar.

c) Não perguntou-nos sobre o documento.

d) Nos disseram que a reunião foi cancelada.

5. Assinale a resposta correta. A palavra “ora” empregada no penúltimo parágrafo classifica-se como:

a) Conjunção alternativa.

b) Interjeição.

c) Conjunção aditiva.

d) Conjunção conclusiva.

6. Releia: “No entanto, como o compromisso de Adoniran é com a música e a métrica dos versos, ele usou o “nos”, opção perfeitamente legítima para um compositor.”

Mantém-se o sentido fundamental da frase acima nesta outra redação, igualmente correta, assinale-a:

a) Na medida em que Adoniran é compositor, seu compromisso é com a música e a métrica dos versos, entretanto, ele deve optar pelo emprego de “nos”, opção perfeitamente legítima.

b) Ainda que Adoniran seja compositor, ele pode optar legitimamente pelo emprego de “nos”, já que deve comprometer- se com a música e a métrica dos versos.

c) O uso de “nos”, uma vez que empregado como opção legítima para um compositor, pode revelar o compromisso de Adoniran com a música e a métrica dos versos.

d) Uma vez que Adoniran é compositor, a opção pelo uso de “nos” é perfeitamente legítima, pois seu compromisso é com a música e a métrica dos versos.

7. A maior parte do texto fala sobre o assunto da seguinte forma:

a) Através de orientações e sugestões.

b) Através de exemplos e experiências vividas, bem como de exemplos e comentários.

c) Analisando contextos e apresentando argumentos acerca da visão do autor.

d) Revelando a forma de análise do autor sobre o assunto, mostrando pontos positivos e negativos.

8. Releia o trecho e assinale a resposta correta: “(...) já que em todas essas manifestações está presente uma intenção lúdica, artística, estética e, nem de longe, um trabalho científico rigoroso”. A palavra destacada tem como sinônimo:

a) Bela.

b) Confusa.

c) Divertida.

d) Abstrata.

9. Assinale a opção em que o verbo pôr está corretamente conjugado na primeira pessoa do plural do pretérito imperfeito do modo indicativo.

a) puséramos b) ponhamos c) pusemos d) púnhamos

10. Em qual das frases abaixo, a palavra destacada está de acordo com as regras de acentuação gráfica oficiais da língua portuguesa?

a) Agora, a empresa, que não conhecia os processos, têm motivos para preocupar-se.

b) Você acredita que eles vem?

c) Os hifens foram empregados corretamente.

d) É melhor você não ir pôr este caminho.

(2)

11. Com relação aos serviços da Internet, analise as assertivas a seguir:

I. O chat é uma ferramenta, onde é possível fazer vídeo- conferência, em tempo real, por meio de câmeras instaladas no micro, possibilitando que as pessoas além de ouvir, possam ver a imagem de inter-locutores e vice-versa (tele-conferência)..

II. Manter o servidor Telnet ativo representa um grande risco numa máquina conectada à Internet, pois qualquer um que descubra uma das senhas de usuário, ou pior, a senha de root, terá acesso à sua máquina, o que não é nada bom.

III. A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos (com a mesma interface usada nos arquivos locais). O FTP é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado para o TCP/IP.

IV. O correio eletrônico (e-mail) é o serviço básico de comunicação na rede. Ele é muito rápido, envia e recebe mensagens em questão de minutos. Enviar dados via correio eletrônico é muito fácil. Tudo o que você precisa é ter acesso a rede, dispor de um programa de correio eletrônico e conhecer o endereço da pessoa com quem deseja se comunicar.

A sequência correta é:

a) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

b) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

c) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

d) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

12. No microcomputador existe o sinal de RESET. Com relação a esse sinal, analise os itens a seguir:

I. Existem alguns casos, entretanto, que o próprio sistema sugere, ou exige, o reset. Em geral isso se dá em função de erro de algum programa, ou quando se executa alguma função que altere parâmetros do aparelho.

II. Este sinal não esta presente no barramento de controle do barramento local do microcomputador.

III. O usuário pressionando simultaneamente as teclas CTRL, ALT e DEL ou acionando a chave Reset localizada no gabinete são formas de dar um reset no microcomputador.

IV. Existe uma conexão física entre a chave localizada no painel do gabinete e o barramento de controle do microcomputador.

A sequência correta é:

a) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

b) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

c) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

d) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

13. Com relação ao editor de texto Microsoft Word, analise as assertivas apresentadas a seguir:

I. Ao se criar uma tabela com duas linhas e duas colunas, clicar na célula da última linha e última coluna para preenchê-la e, em seguida, pressionar a tecla TAB, o cursor ficará localizado na célula localizada na primeira coluna e terceira linha.

II. Uma das formas de se excluir uma tabela com mais e uma linha e mais de uma coluna é selecionando-se a primeira coluna da tabela e pressionando-se a tecla DELETE.

III. Uma tabela com 5 linhas e 3 colunas, com todas as células preenchidas. Ao se selecionar esta tabela e convertê-la de tabela para texto, utilizando-se a opção Tabela em texto do item Converter no menu Tabela, o resultante da conversão conterá pelo menos 5 parágrafos.

IV. Ao selecionar uma palavra de um parágrafo e, em seguida, escolher a opção Contar palavras, o Word irá informar o total de palavras do parágrafo em questão.

A sequência correta é:

a) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

b) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

c) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

d) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

14. Com relação ao editor de texto Microsoft Excel, analise as assertivas apresentadas a seguir:

I. Existe uma maneira rápida e fácil de localizar e trabalhar com um subconjunto de dados em uma lista, exibindo somente as linhas que atendem aos critérios especificados para uma coluna. Para acessar esse recurso, deve-se clicar no menu Dados e depois em Classificar.

II. O somatório de valores configurados com formato de porcentagem terá como resultado padrão um valor configurado com formato de porcentagem.

III. Considerando-se que as células A1, A2 e A3 de uma planilha estão preenchidas com os seguintes valores: 5, 6 e 7, respectivamente. Ao selecionar a célula A10 e digitar

=A1&A2&A3 e, finalmente, teclar ENTER, o resultado apresentado na célula será 18.

IV. O somatório de números negativos terá como resultado um número negativo.

A sequência correta é:

a) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

b) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.

c) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

d) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

15. Com relação ao correio eletrônico (e-mail), analise as assertivas apresentadas a seguir:

I. Quando se preenche um e-mail e se envia, o campo destinado ao ASSUNTO pode ser omitido.

II. Ao enviar um correio eletrônico todo tipo de arquivo poderá ser anexado.

III. Em um e-mail o campo BCC é utilizado para não revelar o destinatário que receberá uma cópia.

IV. O destinatário do correio eletrônico deverá estar previamente cadastrado, para que se possa enviá-lo.

A sequência correta é:

a) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

b) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

c) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

d) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

16. Um determinado produto teve seu preço reduzido de R$ 30,00 para R$ 24,00. Dessa forma, com um valor de R$ 840,00, a porcentagem desse produto que pode ser comprado a mais, corresponde a:

a) 20%

b) 30%

c) 27,50%

d) 25,00%

17. Determinada dívida contraída a 8 meses soma um montante atual de R$ 26526,40. Considerando que o valor inícial da dívida era de R$

22480,00, e que a correção mensal foi realizada com juros simples, então pode-se afirmar que a taxa de juros aplicada na correção da dívida é de:

a) 2,25%

b) 2,50%

c) 1,82%

d) 1,75%

18. Um paralelepípedo de isopor tem dimensões

5 π

cm de altura, 14 cm de largura e 20 cm de comprimento. No seu interior, existe uma cavidade esférica de diâmetro 12 cm. A quantidade de isopor presente no paralelepípedo, medida em cm3, é igual a:

a)

842 π

b)

600 π

c)

1240 π

d)

1112 π

19. Considerando a equação

y

2

+ ( 2 + 6 k ) y + ( 1 + 8 k

2

) = 0

, a soma

dos valores reais de k para que a equação tenha duas raízes reais e iguais, é:

a) -6 b) -4 c) 0 d) 6

(3)

20. Suponha que em 5h através de um canal escoem 2844 m3 de água.

Mantendo constante esse escoamento, pode-se afirmar que, em 8s, o número de litros de água que escoam pelo canal é:

a) 1264 b) 1845 c) 816 d) 528

21. Assinale a alternativa correta:

a) Decidir, em primeira instância, recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais de Contabilidade é atribuição do Conselho Federal de Contabilidade.

b) Regular acerca dos princípios contábeis, do Exame de Suficiência, do cadastro de qualificação técnica, dos programas de educação continuada e editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional, são atribuições do Conselho Federal de Contabilidade.

c) A suspensão de qualquer decisão tomada pelo Presidente, mesmo pareça inconveniente, é atribuição do Conselho Federal de Contabilidade.

d) Expedir e registrar a Carteira Profissional são atribuições do Conselho Federal de Contabilidade.

22. São atribuições do Conselho Federal de Contabilidade, dentre outras:

I. Organizar o Regimento Interno dos Conselhos Regionais de Contabilidade.

II. Aprovar os Regimentos Interno organizados pelos Conselhos Regionais modificando o que se tornar necessário, a fim de manter a respectiva unidade de ação.

III. Tomar conhecimento de quaisquer dúvidas suscitadas nos Conselhos Regionais e dirimi-las.

IV. Publicar o relatório anual de seus trabalhos, no qual deverá figurar a relação de todos os profissionais registrados.

a) Apenas IV está correta.

b) II, III e IV estão corretas.

c) Apenas I e IV estão corretas.

d) I, II e III estão corretas.

23. Constitui renda do Conselho Federal de Contabilidade, dentre outras:

I. 1/5 da renda bruta de cada Conselho Regional nela compreendida as doações, legados e subvenções.

II. Doações e legados.

III. Subvenções dos Governos.

IV. 1/3 da renda bruta de cada Conselho Regional nela não se compreendendo as doações, legados e subvenções.

a) Apenas III e IV estão corretas.

b) I, II, e IV estão corretas.

c) Apenas II e III estão corretas.

d) I, II e III estão corretas.

24. São atribuições dos Conselhos Regionais de Contabilidade, dentre outras:

I. Examinar reclamações a representações escritas acerca dos serviços de registro e das infrações dos dispositivos legais vigentes, relativos ao exercício da profissão de contabilista, decidindo a respeito.

II. Publicar relatório mensal de seus trabalhos e a relação dos profissionais registrados.

III. Elaborar a proposta de seu Regimento Interno, submetendo-o à aprovação do Conselho Federal de Contabilidade.

IV. Representar ao Conselho Federal de Contabilidade acerca de novas medidas necessárias para regularidade do serviço e para fiscalização do exercício profissional de sua competência.

a) I, III e IV estão corretas.

b) Apenas III e IV estão corretas.

c) I, II e IV estão corretas.

d) Apenas I e II estão corretas.

25. Assinale a alternativa correta:

a) Os presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade terão mandato de 4 (quatro) anos e serão eleitos dentre seus respectivos membros contadores, admitida uma única reeleição consecutiva, não podendo o período presidencial ultrapassar o término do mandato como conselheiro.

b) Os membros do Conselho Federal de Contabilidade e respectivos suplentes serão eleitos por um colégio eleitoral composto de um representante de cada Conselho Regional de Contabilidade, por este eleito em reunião especialmente convocada.

c) Os membros do Conselho Federal de Contabilidade e respectivos suplentes serão eleitos por um colégio eleitoral composto de três representantes de cada Conselho Regional de Contabilidade, por este eleitos em reunião especialmente convocada.

d) Os presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade terão mandato de 3 (três) anos e serão eleitos dentre seus respectivos membros contadores, admitida uma única reeleição consecutiva, não podendo o período presidencial ultrapassar o término do mandato como conselheiro.

26. A renda dos Conselhos Regionais de Contabilidade será constituída, dentre outras:

I. 2/5 da taxa de expedição das carteiras profissionais II. 2/5 das multas aplicadas.

III. 3/5 da arrecadação da anuidade.

IV. Doações e legados.

a) Apenas I, II e III estão corretas.

b) Apenas III está correta.

c) Apenas IV está correta.

d) Apenas I e III estão corretas.

27. Assinale a alternativa correta:

a) O mandato dos membros e respectivos suplentes do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Contabilidade será de 4 (quatro) anos, renovando-se a sua composição de 2 (dois) em 2 (dois) anos alternadamente, por 1/3 (um terço) e por 2/3 (dois terços).

b) Aos servidores do Conselho Federal de Contabilidade, por se tratar de autarquia pública federal, se aplicará o regime jurídico único dos funcionários públicos da União.

c) A receita dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade só poderá ser aplicada na organização e funcionamento de serviços úteis à fiscalização do exercício profissional, sendo vedada a utilização em serviços de caráter assistencial, mesmo quando solicitados pelas Entidades Sindicais.

d) Aos servidores dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, por se tratar de autarquias públicas federais, se aplicará o regime jurídico único dos funcionários públicos da União.

28. Assinale a alternativa correta:

a) Os Conselhos Regionais de Contabilidade, embora organizados nos moldes determinados pelo Conselho Federal de Contabilidade, a este não se subordinam, mas prestam contas no que se refere à administração de seus serviços, gestão de seus recursos, regime de trabalho e relações empregatícias.

b) Os Conselhos de Contabilidade fiscalizarão o exercício da atividade mais pelo critério da substância ou essência da função efetivamente desempenhada do que pela denominação que se lhe tenha atribuído, atento ao princípio básico de que tudo o que envolve matéria contábil constitui prerrogativa privativa do contabilista.

c) Os Conselhos de Contabilidade são organizados e dirigidos pelos próprios contabilistas ou por seus delegados e mantidos por estes e pelas organizações contábeis, com independência e autonomia, com vínculo funcional, técnico, administrativo ou hierárquico com órgão da Administração Pública, direta ou indireta com atividades afins.

d) Compete à Justiça Estadual conhecer, processar e julgar as controvérsias relacionadas à execução, pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, dos serviços de fiscalização do exercício da atividade contábil.

(4)

29. Não pode ser eleito membro dos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, mesmo na condição de suplente, o profissional que:

I. Não estiver, desde 3 (três) anos antes da data da eleição, no exercício efetivo da profissão.

II. Não for brasileiro nato.

III. Seja ou tenha sido, nos últimos 3 (três) anos, empregado dos Conselhos Federal ou Regionais de Contabilidade.

IV. Tiver recebido pena ética ou disciplinar, imposta por Conselho Regional de Contabilidade, nos últimos 5 (cinco) anos.

a) Apenas I e III estão corretas.

b) Apenas II e III estão corretas.

c) Apenas II e IV estão corretas.

d) Apenas I e IV estão corretas.

30. Comete infração o profissional da Contabilidade que:

I. Exercer a profissão sem registro no Conselho Regional de Contabilidade ou, quando registrado, esteja impedido de fazê-lo.

II. Deixar o profissional de comunicar ao Conselho Regional de Contabilidade a mudança de domicílio ou endereço.

III. Incidir em erros reiterados, evidenciando incapacidade profissional.

IV. Emitir peças contábeis com valores divergentes dos constantes da escrituração contábil.

a) Apenas I, II e III estão corretas.

b) Apenas I e III estão corretas.

c) Todas estão incorretas.

d) Todas estão corretas.

31. Após a leitura das assertivas I a IV, assinale a resposta correta:

I. Segundo a Constituição Federal, são privativas de brasileiros natos, entre outras, as funções de Presidente da República, Deputado Federal, Senador da República e de Ministro do Supremo Tribunal Federal.

II. Segundo a Constituição Federal, são brasileiros natos, os nascidos no território nacional, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país, assim como os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil e, ainda, os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

III. Segundo a Constituição Federal, a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos princípios da independência nacional, da prevalência dos direitos humanos, da autodeterminação dos povos, da não-intervenção, da igualdade entre os Estados, da defesa da paz, da solução pacífica dos conflitos, do repúdio ao terrorismo e ao racismo, da cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e da concessão de asilo político.

IV. Dentre os direitos e garantias fundamentais reconhecidos pela Constituição Federal, está o reconhecimento aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, do direito ao contraditório e da ampla defesa, com meios e recursos a ela inerentes e o acesso ao duplo grau de jurisdição.

Considerando tais assertivas, responda:

a) São verdadeiras as assertivas I e III.

b) Todas as assertivas são verdadeiras.

c) São verdadeiras as assertivas II e III.

d) São verdadeiras as assertivas I e II.

32. Após a leitura das assertivas I a IV, assinale a resposta correta:

I. Segundo a Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos e menores de setenta anos de idade, inclusive se analfabetos.

II. Segundo a Constituição Federal, são direitos fundamentais, dentre outros, a assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva, a inviolabilidade do sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei definir unicamente para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

a proibição de extradição de brasileiro, salvo o naturalizado, em caso de crime comum praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.

III. Segundo a Constituição Federal, são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.

IV. Segundo a Constituição Federal, a soberania popular é exercida por meio de sufrágio censitário e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular.

Considerando tais assertivas, responda:

a) São verdadeiras as assertivas I e II.

b) São verdadeiras todas as assertivas.

c) São verdadeiras as assertivas II, III e IV.

d) São verdadeiras as assertivas II e III.

33. Após a leitura das assertivas I a IV, assinale a resposta correta:

I. Segundo a Constituição Federal, compete privativamente à União legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, de desapropriação, de águas, de energia, de informática, de telecomunicações de radiodifusão, de trânsito e de transporte.

II. Segundo a Constituição Federal, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça; instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente; e cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.

III. Segundo a Constituição Federal, compete prioritariamente à União e subsiriariamente aos Estados e Municípios, zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas, cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência, combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos.

IV. Segundo a Constituição Federal, por deliberação da maioria absoluta do Congresso Nacional, a União intervirá em qualquer dos Estados, dentre outras hipóteses, para pôr termo a grave comprometimento da ordem pública, para garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes, para reorganizar as finanças e para prover a execução de lei federal, de ordem ou decisão judicial.

Considerando tais assertivas, responda:

a) São verdadeiras as assertivas II e III.

b) São verdadeiras todas as assertivas.

c) São verdadeiras as assertivas I e II.

d) São verdadeiras as assertivas III e IV.

34. Após a leitura das assertivas I a IV, assinale a resposta correta:

I. Segundo a Constituição Federal, os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, são de observância obrigatória no âmbito da administração pública direta, não se aplicando, porém, no que concerne à administração indireta, porque segundo a própria Constituição, o regime jurídico das sociedades de economia mista e das empresas públicas deve ser o mesmo das empresas privadas.

II. Segundo a Constituição Federal, lei ordinária de iniciativa do Presidente da República disporá sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual, bem como estabelecerá normas de gestão financeira e patrimonial da administração direta e indireta bem como condições para a instituição e funcionamento de fundos.

III. Segundo a Constituição Federal, compete à União instituir impostos sobre importação de produtos estrangeiros, propriedade territorial rural e grandes fortunas, competindo aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos transmissão causa mortis e sobre doações de quaisquer bens ou direitos, competindo por fim aos Municípios instituir impostos inter vivos sobre transferência a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis.

IV. Segundo a Constituição Federal, a lei orçamentária anual compreenderá o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto e o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

Considerando tais assertivas, responda:

a) Todas as assertivas são verdadeiras.

b) São verdadeiras as assertivas III e IV.

c) Apenas a assertiva IV é verdadeira.

d) São verdadeiras as assertivas II, III e IV.

(5)

35. Após a leitura das assertivas I a IV, assinale a resposta correta:

I. Segundo a Constituição Federal, os Ministros do Superior Tribunal de Justiça serão nomeados pelo Presidente da República, dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo um terço dentre juízes dos Tribunais Regionais Federais, um terço dentre desembargadores dos Tribunais de Justiça, indicados em lista tríplice elaborada pelo próprio Tribunal, um terço, em partes iguais, dentre advogados e membros do Ministério Público Federal, Estadual, do Distrito Federal e Territórios.

II. Segundo a constituição federal, somente pelo voto da maioria absoluta dos membros de suas Câmaras ou Turmas julgadoras, poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.

III. São funções institucionais do Ministério Público, dentre outras, promover, privativamente, a ação penal pública; zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos; promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.

IV. Segundo a Constituição Federal, o valor do subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o subsídio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos.

Considerando tais assertivas, responda:

a) Não são verdadeiras as assertivas I, III e IV.

b) Não são verdadeiras as assertivas II e IV.

c) Não é verdadeira a assertiva II.

d) Todas as assertivas são verdadeiras.

36. Após a leitura das assertivas I a IV, assinale a alternativa correta.

I. As licitações devem ser conduzidas pela administração em conformidade com os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, o da probidade administrativa e, se possível, com os da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo, da igualdade, da publicidade e dos que lhes são correlatos.

II. Nos procedimentos licitatórios é vedado aos agentes públicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou domicílio dos licitantes ou de qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato, ressalvados os casos de sociedades cooperativas.

III. A respeito de licitação é correto afirmar que concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto; concurso é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa; e Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

IV. É dispensável a licitação nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 90 (noventa)

dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos.

Considerando tais assertivas, responda:

a) São verdadeiras as assertivas II e IV.

b) É verdadeira a assertiva IV.

c) Não há assertivas verdadeiras nesta questão.

d) São verdadeiras as assertivas II e III.

37. Após a leitura das assertivas I a IV, assinale a alternativa correta.

I. É motivo para a rescisão de contrato celebrado com a administração pública, deixar estar de pagar pela execução de serviços contratados e executados com atraso superior a 90 (noventa) dias, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação.

II. São condutas punidas pela legislação que regula as licitações, constituindo tipos penais (crimes punidos com detenção):

dispensar licitação fora das hipóteses previstas em lei; perturbar a realização de qualquer ato de procedimento licitatório; devassar o sigilo de proposta apresentada em procedimento licitatório;

afastar licitante por meio de oferecimento de vantagem de qualquer tipo; e desistir de licitar em virtude de vantagem oferecida.

III. Nos contratos celebrados pela administração pública, é livre a pactuação, entre as partes, de um “foro de eleição”.

IV. Administração Pública responde de forma subsidiária ao contratado, nos contratos de prestação de serviços, pelos encargos previdenciários resultantes da execução do contrato.

Considerando tais assertivas, responda:

a) Não são verdadeiras as assertivas I, II, III.

b) Não são verdadeiras as assertivas III e IV.

c) Não são verdadeiras as assertivas II e III.

d) Não são verdadeiras as assertivas II, III e IV.

38. Após a leitura das assertivas I a IV, assinale a alternativa correta.

I. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, é exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo com auxílio do Tribunal de Contas, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

II. Ao Tribunal de Contas da União cabe, dentre outras atribuições, apreciar as contas do Presidente da República e dos Governadores dos Estados e do Distrito Federal, dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe, de forma direta ou indireta.

III. São direitos do administrado perante a administração: ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores; ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado; ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

formular alegações e apresentar documentos, devendo fazer-se representar por advogado legalmente constituído.

IV. São legitimados como interessados no processo administrativo, as pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada; as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; as pessoas ou as associações legalmente constituídas, há mais de um ano, quanto a direitos ou interesses difusos.

Considerando tais assertivas, responda:

a) Não são verdadeiras as assertivas II, III e IV.

b) São verdadeiras as assertivas II e IV.

c) Não são verdadeiras as assertivas I e III.

d) São verdadeiras as assertivas I, II e III.

(6)

39. Após a leitura das assertivas I a IV, assinale a alternativa correta:

I. Mandado de segurança coletivo, instrumento para controle judicial de atos administrativos, pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional, organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.

II. A ação civil pública como instrumento para controle judicial de atos administrativos, é aquela em que qualquer cidadão é parte legítima para pleitear a anulação ou a declaração de nulidade de atos lesivos ao patrimônio da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Municípios, de entidades autárquicas, de sociedades de economia mista, de empresas públicas, de serviços sociais autônomos, de instituições ou fundações para cuja criação ou custeio o tesouro público haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio, de empresas incorporadas ao patrimônio da União, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, e de quaisquer pessoas jurídicas ou entidades subvencionadas pelos cofres públicos.

III. O controle dos atos administrativos, na forma da lei, pode apontar para a improbidade administrativa, situação que pode conduzir à suspensão dos direitos políticos do responsável, na perda da função pública respectiva, na indisponibilidade de seus bens e no ressarcimento ao erário na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

IV. O controle judicial de atos administrativos por meio de habeas data, pode ser feito para o fim de assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais.

Considerando as assertivas, assinale a alternativa correta:

a) Não estão corretas as assertivas II e IV.

b) Estão corretas as assertivas I e III.

c) Não estão corretas as assertivas III e IV.

d) Estão corretas as assertivas II e III.

40. Analise o trecho a seguir e identifique o princípio administrativo a que se refere:

“O princípio objetiva a igualdade de tratamento que a administração deve dispensar aos administrados que se encontrem em idêntica situação jurídica. Nesse ponto, representa uma faceta do princípio da isonomia. Por outro lado, para que haja verdadeira ... (suprimido), deve a administração voltar-se inteiramente para o interesse público, e não para o privado, vedando-se, em consequência, sejam, favorecidos alguns indivíduos em detrimento de outros e prejudicados alguns para favorecimento de outros”. (José dos Santos Carvalho Filho).

A parte suprimida do texto refere-se ao princípio em questão, que é o da:

a) Moralidade b) Eficiência c) Legalidade d) Impessoalidade

41. Após a leitura das assertivas I a IV, assinale a alternativa correta.

I. Segundo o Código de Processo Civil, são causas de extinção do processo, dentre outras, a morte ou a perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu procurador, a incompetência absoluta do órgão julgador e a falta de qualquer uma das condições da ação.

II. Segundo o Código de Processo Civil, verificando-se o que decorreu o prazo de prescrição, deve o feito ser extinto sem resolução do mérito.

III. Quando for parte a Fazenda Pública, o prazo para contestar será em dobro.

IV. Condições da ação da ação previstas no Código de Processo Civil são identificadas como os pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido do processo, consistindo assim na possibilidade jurídica do pedido, no interesse de agir e na legitimação ativa e passiva. Sua ausência deverá importar na extinção do feito sem resolução do mérito.

Considerando tais assertivas, responda:

a) A assertiva II é verdadeira.

b) Todas as assertivas são verdadeiras.

c) Nenhuma das assertivas é verdadeira.

d) As assertivas I e IV são verdadeiras.

42. Após a leitura das assertivas I a IV, assinale a alternativa correta.

I. Na competência dos Juizados Especiais Federais não está incluída a competência para o julgamento, dentre outras, de ações sobre bens imóveis de fundações públicas federais e que tenham como objeto a impugnação da pena de demissão imposta a servidores públicos civis.

II. Correndo em separado ações conexas perante juízes que têm a mesma competência territorial, considera-se prevento aquele onde primeiro ocorreu a citação do réu.

III. Perante o Juizado Especial Federal Cível, podem ser partes, como autores, as pessoas físicas e as microempresas e empresas de pequeno porte, assim definidas em lei específica e como rés, a União, autarquias, fundações e empresas públicas federais, sendo que seus representantes têm autorização legalmente prevista para conciliar, transigir ou desistir, nos processos que lá tramitam.

IV. Serão processadas pelo procedimento sumário, segundo o Código de Processo Civil, as causas cujo valor não exceda a 60 (sessenta) vezes o valor do salário mínimo e, dentre outras, as causas, qualquer que seja seu valor, que tratem de parceria agrícola, cobrança ao condômino de quaisquer quantias devidas ao condomínio, as de ressarcimento por danos causados em acidentes de veículo e as de revogação de doação.

Considerando tais assertivas, responda:

a) Não são verdadeiras as assertivas I e II.

b) Não são verdadeiras as assertivas II e III.

c) Não são verdadeiras as assertivas II e IV.

d) Não são verdadeiras as assertivas III e IV.

43. Após a leitura das assertivas I a IV, assinale a alternativa correta.

I. A legitimação ativa para a propositura da ação judicial divide-se em ordinária e extraordinária, dependendo esta última sempre, por exigência expressa do Código de Processo Civil, de autorização legal específica para que possa ser processualmente admitida, hipótese em que será possível a alguém demandar em nome próprio por direito alheio.

II. Jurisdição é o poder-dever do Estado de dizer o direito aplicável ao caso concreto, missão institucional do Poder Judiciário que no Brasil é composto, dentre outros órgãos, pelo Supremo Tribunal Federal, pelo Superior Tribunal de Justiça, pelo Tribunal de Contas da União, pelos Tribunais Regionais Federais, pelos Tribunais de Justiça, bem como pelos Juízes de Direito e pelos Juízes Federais.

III. Há litispendência entre duas ações sempre que há identidade quanto às partes e à causa de pedir e o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o da outra.

IV. Capacidade para ser parte, capacidade para estar em juízo e capacidade postulatória, não identificam quaisquer das condições da ação.

Considerando tais assertivas, responda:

a) Não são verdadeiras assertivas II e III.

b) Não são verdadeiras as assertivas I e III.

c) Não são verdadeiras as assertivas III e IV.

d) Não são verdadeiras as assertivas I e II.

44. Após a leitura das assertivas I a IV, assinale a alternativa correta.

I. A incompetência absoluta dever ser declarada de ofício e se assim não for, deverá ser alegada pelo réu na contestação. Bem diferente é a situação da incompetência relativa, que deve ser destacada por meio de exceção, a qual importará na suspensão do feito.

II. A ação fundada em direito pessoal será proposta, em regra, no foro do domicílio do réu e, se este tiver mais de um domicílio, será proposta no domicílio do autor.

III. Havendo mais de um réu, a ação fundada em direito pessoal será proposta, em regra, no foro do domicílio do principal devedor.

IV. A competência em razão do valor e do território, poderá modificar- se pela conexão, que se caracteriza quando for comum o objeto das ações ou sua causa de pedir.

Considerando tais assertivas, responda:

a) São verdadeiras as assertivas I e III.

b) São verdadeiras as assertivas II e III.

c) São verdadeiras as assertivas III e IV.

d) São verdadeiras as assertivas I e IV.

(7)

45. Após a leitura das assertivas I a IV, assinale a alternativa correta.

I. É causa de extinção do feito sem resolução do mérito, quando for a parte for manifestamente ilegítima e o juiz indeferir a petição inicial.

II. É causa de extinção do feito sem resolução do mérito, quando o juiz acolher a alegação de perempção ou decadência.

III. É causa de extinção do feito sem resolução do mérito, quando ocorrer confusão entre autor e réu.

IV. É causa de extinção do feito sem resolução do mérito, quando o juiz homologar a transação celebrada entre as partes.

Considerando tais assertivas, responda:

a) Está correta a assertiva II.

b) Está correta a assertiva III.

c) Não está correta a assertiva I.

d) Estão corretas as assertivas I e IV.

46. São requisitos do Termo de Inscrição de Dívida Ativa, EXCETO:

a) A designação do Juiz ao qual é dirigida a petição, a qualificação da Fazenda requerente, uma breve exposição dos fatos de que resulte o pedido executório, a data e a assinatura do Procurador.

b) O valor originário da dívida, bem como o termo inicial e a forma de calcular os juros de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato; a origem, a natureza e o fundamento legal ou contratual da dívida; a indicação, se for o caso, de estar a dívida sujeita à atualização monetária, bem como o respectivo fundamento legal e o termo inicial para o cálculo.

c) O nome do devedor, dos co-responsáveis e, sempre que conhecido, o domicílio ou residência de um e de outros.

d) A data e o número da inscrição, no Registro de Dívida Ativa; o número do processo administrativo ou do auto de infração, se neles estiver apurado o valor da dívida.

47. Na execução fiscal, o despacho do Juiz que deferir a inicial, não importa em ordem para:

a) Penhora, se não for paga a dívida, nem garantida a execução.

b) Arresto, se o executado não tiver domicílio ou dele se ocultar.

c) Registro da penhora independentemente do pagamento de custas ou outras despesas.

d) Citação e sequestro dos bens que forem encontrados.

48. Analise as assertivas I a IV e depois marque a alternativa correta.

Quanto à execução fiscal, é correto afirmar que:

I. O juízo pode ser garantido por meio de fiança bancária.

II. Cabe à Fazenda Pública requerer em qualquer estado do processo, a remoção do bem penhorado para depósito judicial, particular ou da própria Fazenda exequente.

III. O Juiz suspenderá o curso da execução por até 90 dias, enquanto não for localizado o devedor ou encontrados bens sobre os quais possa recair a penhora.

IV. Suspenso o curso da execução, será aberta vista dos autos ao representante judicial da Fazenda Pública e, decorrido o prazo máximo de 1 (um) ano sem que seja localizado o devedor ou encontrados bens penhoráveis, o Juiz ordenará o arquivamento dos autos, cabendo o reconhecimento, de ofício, da prescrição intercorrente, se da decisão que ordenar o arquivamento tiver decorrido o prazo prescricional, não sendo necessário abrir antes prazo para manifestação da Fazenda Pública, qualquer que seja o valor da execução.

Diante de tais assertivas, responda:

a) Estão corretas as assertivas I e IV.

b) Estão corretas as assertivas II e III.

c) Todas as assertivas estão corretas.

d) Estão corretas as assertivas I e II.

49. Quanto ao sistema tributário é INCORRETO afirmar que:

a) Cabe à legislação ordinária estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária que defina o tratamento diferenciado a ser observado quanto às microempresas e empresas de pequeno porte.

b) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir impostos; taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição; e contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.

c) Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas.

d) É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça e instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos.

50. São legitimados passivos para a execução fiscal, EXCETO:

a) O espólio, a massa falida e os sucessores do devedor, a qualquer título.

b) O responsável, nos termos da lei, por dívidas, tributárias ou não, de pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado.

c) A massa em liquidação extrajudicial.

d) O devedor, o fiador e o sujeito ativo da relação tributária.

51. Assinale a alternativa correta. A administração direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, abrangendo inclusive as entidades com personalidade jurídica de direito privado sob controle do poder público e das fundações por ele instituídas ou mantidas:

a) Administração Indireta.

b) Administração Direta.

c) Administração Pública.

d) Administração.

52. Assinale a alternativa correta. Com fundamento na Lei 8.666/93, a licitação destina-se:

I. A observância do princípio constitucional da isonomia.

II. A seleção da proposta mais vantajosa para a administração.

III. A favorecer os fornecedores mais fortes.

IV. A promoção do desenvolvimento nacional sustentável.

A sequência correta é:

a) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

b) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

c) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

d) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

53. Assinale a alternativa correta. Segundo a Lei 8.666/93, salvo em casos previstos em lei, serviços de publicidades, devem ser:

a) Sempre dispensados de licitação.

b) Nunca contratados pelo serviço público.

c) Sempre contratados diretamente.

d) Precedidos de licitação, antes da contratação.

54. Considerando a Lei 8.666/93, em processos de compras, em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência:

a) Aos bens produzidos por empresas estrangeiras.

b) Aos bens produzidos no país.

c) Aos bens produzidos no exterior.

d) Aos bens que usem matérias primas nacionais.

55. Assinale a alternativa INCORRETA. Para fins da Lei 8.666/93, considera-se:

a) Seguro-Garantia - o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos.

b) Compra - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente.

c) Execução direta - a que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios.

d) Obras, serviços e compras de grande vulto - aquelas cujo valor estimado seja superior a 50 (cinquenta) vezes o limite estabelecido na alínea "c" do inciso I do art. 23 da Lei 8.666/93.

56. O conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, é corretamente chamado de:

a) Projeto complementar.

b) Empreitada.

c) Projeto básico.

d) Obra.

(8)

57. Assinale a alternativa correta. As obras e os serviços poderão ser licitados:

a) Independentemente do produto dela esperado esteja contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual, para qualquer caso.

b) Quando houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório.

c) Independentemente de existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários.

d) Independentemente de haver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso.

58. Considerando o Decreto Federal 5.450/05 é correto afirmar:

I. O pregão, na forma eletrônica, como modalidade de licitação do tipo menor preço, realizar-se-á quando a disputa pelo fornecimento de bens ou serviços comuns for feita à distância em sessão pública, por meio de sistema que promova a comunicação pela internet.

II. Consideram-se bens e serviços comuns, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais do mercado.

III. A modalidade de licitação pregão, na forma eletrônica, de acordo com o disposto no § 1o do art. 2o da Lei no 10.520, de 17 de julho de 2002, destina-se à aquisição de bens e serviços comuns, no âmbito da União, e submete-se ao regulamento estabelecido no Decreto Federal 5.450/05.

IV. O pregão, na forma eletrônica, será conduzido pelo órgão ou entidade promotora da licitação, com apoio técnico e operacional da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que atuará como provedor do sistema eletrônico para os órgãos integrantes do Sistema de Serviços Gerais – SISG.

A sequência correta é:

a) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

b) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

c) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

d) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

59. A licitação na modalidade de pregão é juridicamente condicionada aos princípios básicos da:

I. Legalidade.

II. Impessoalidade.

III. Probidade administrativa.

IV. Vinculação ao instrumento convocatório.

A sequência correta é:

a) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

b) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

c) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

d) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

60. São atribuições do pregoeiro:

I. O credenciamento dos interessados.

II. A elaboração de ata.

III. O recebimento, o exame e a decisão sobre recursos.

IV. O recebimento dos envelopes das propostas de preços e da documentação de habilitação.

A sequência correta é:

a) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

b) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

c) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

d) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

PROVA DISCURSIVA

A redação deverá ser respondida sob forma de dissertação e com no mínimo 20 (vinte) linhas e no máximo 30 (trinta) linhas, sob pena de ser atribuída nota zero àquelas que não atenderem ao referido quantitativo mínimo/máximo de linhas.

Tema para Redação

Considerando o artigo apresentado no II Congresso Sergipano de Contabilidade, da Profa. Orientadora Joana D´Arc Silva Galvão Carvalho:

As novidades tecnológicas impõem que todos mergulhem num rico processo de adaptação, de forma a utilizar a informação virtual, a internet, a telemática, e outros meios avançados de comunicação, para que empresários e profissionais da Contabilidade sejam contemporâneos do moderno instrumental que se encontra à sua disposição. A partir do texto, disserte 20 (vinte) a 30 (trinta) linhas, sobre como o tema poderá influenciar no exercício das atividades profissionais no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná.

Referências

Documentos relacionados

I. 2/5 da taxa de expedição das carteiras profissionais II. 2/5 das multas aplicadas. 3/5 da arrecadação da anuidade. c) Apenas III está correta. d) Apenas IV está correta. b)

Considerando que a administração pública é o conjunto das normas, leis e funções desempenhadas para organizar a administração do Estado em todas as suas instâncias e tem

a) O administrado tem, perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados, o direito de ser tratado com respeito e subserviência pelas autoridades

=A1&A2&A3 e, finalmente, teclar ENTER, o resultado apresentado na célula será 18. O somatório de números negativos terá como resultado um número negativo. c) Apenas

=A1&A2&A3 e, finalmente, teclar ENTER, o resultado apresentado na célula será 18. O somatório de números negativos terá como resultado um número negativo. b) Apenas

a) Os Conselhos de Contabilidade são organizados e dirigidos pelos próprios contabilistas ou por seus delegados e mantidos por estes e pelas organizações contábeis, com

Os Ministros do Supe- rior Tribunal de Justiça serão nomeados pelo Presi- dente da República, dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta anos, de notável saber ju-

(C) quatro Ministros do Supremo Tribunal Federal e três do Superior Tribunal de Justiça, escolhidos pelo Presidente da República para um período de dois anos, inadmitida a recusa