• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MANUAL DE PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE PAIS – EDUCAÇÃO INFANTIL

Sejam bem-vindos à Builders!

Este manual foi desenvolvido com o objetivo de fornecer informações para auxiliar pais e alunos na adaptação ao ambiente escolar e esclarecer dúvidas quanto ao funcionamento da escola. Pedimos que o leiam atentamente e nos procurem para quaisquer esclarecimentos. Trabalhamos para oferecer o melhor para seu filho.

Proposta pedagógica

A proposta pedagógica da Builders está fundamentada no sócio-construtivismo. O aprendizado ocorre a partir da interação com as pessoas e o ambiente, e o aluno tem participação efetiva em atividades envolvendo a experimentação, a pesquisa em grupo, a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio. O professor é facilitador desse processo, propondo atividades desafiadoras e adequadas a cada faixa etária para a construção do conhecimento. A Educação Infantil tem como objetivos:

• Contribuir para o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais;

• Propiciar à criança a construção de auto–imagem positiva, percebendo-se na sua identidade e valorizando suas possibilidades de ação e crescimento;

• Possibilitar à criança a construção de conceitos, interagindo com o ambiente, estruturando o conhecimento físico, o lógico-matemático e o social;

• Desenvolver as diferentes formas de representação verbal, individual e grupal, ampliando a capacidade de comunicação de pensamentos e sentimentos, inclusive na aquisição da segunda língua;

• Desenvolver a ação corporal, percebendo suas possibilidades e limitações, explorando seu corpo e o espaço físico;

• Propiciar o desenvolvimento da responsabilidade pessoal, da compreensão dos direitos e deveres com parceiros de diferentes idades.

Filosofia: A Educação através do Amor

O maior diferencial da escola é a Educação através do Amor. Isso significa que:

• Cada criança é valorizada pelas suas características e tem seu ritmo respeitado, recebendo estímulos para o desenvolvimento de suas habilidades sociais, intelectuais, emocionais e físicas, em ambiente alegre e acolhedor.

• Nossos profissionais mantêm uma conduta afetiva com os alunos, tratando-os de forma respeitosa e amorosa.

• Buscamos uma relação próxima com as famílias pois acreditamos que, conhecendo cada criança em sua especificidade, podemos fazer um trabalho ainda melhor.

Alunos com necessidades especiais

Casos de crianças com necessidades especiais são analisados individualmente para que a escola adote as medidas necessárias envolvendo a equipe e as famílias no processo.

O bilinguismo

Na Builders a aquisição da segunda língua acontece naturalmente e aos poucos.

A rotina escolar é toda em inglês e a exposição ao idioma acontece em situações contextualizadas e significativas. Os professores se comunicam com os alunos em inglês, estimulando-os cada vez mais, na medida em que se familiarizam com a língua.

O material de apoio (livros, CDs, DVDs, jogos, brinquedos pedagógicos e cartazes) é atraente e estimula o aprendizado, garantindo o processo simultâneo de aquisição das duas línguas de forma lúdica e tranquila.

As atividades diárias familiarizam a criança com a segunda língua progressivamente. Inicialmente ela só ouve, depois constrói frases usando as palavras mais conhecidas nas duas línguas e posteriormente ela é capaz de se comunicar utilizando o conhecimento adquirido. É um processo similar ao aprendizado da língua materna, favorecido pelo tempo de exposição ao idioma.

Cada criança tem seu ritmo, aprende e responde aos estímulos de forma única. Por isso, é natural que alguns falem primeiro, enquanto outros permaneçam por mais tempo ouvindo o inglês, até que tenham repertório suficiente para se comunicar.

Para garantir que as crianças mantenham sua identidade étnica e adquiram conhecimentos referentes à cultura nacional, nosso currículo inclui aulas de Cultura Brasileira ministradas em português, por professores especialistas.

(2)

Currículo

O currículo da Builders está fundamentado sobre os RCNs (Referenciais Curriculares Nacionais) e é trabalhado para atender às necessidades e desenvolver as potencialidades dos alunos, com um olhar individualizado e que leva em consideração a formação global do aluno.

São desenvolvidas atividades que atendem aos aspectos bio-psíquico-sócio-culturais, adequadas à faixa etária, através de projetos e unidades didáticas com temas variados e interdisciplinares, proporcionando um aprendizado abrangente de forma lúdica e prazerosa. Otrabalho é pautado em dois grandes âmbitos: o da Formação Pessoal e Social e o do Conhecimento de Mundo, incluindo-se os eixos de: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Movimento, Música, Artes Visuais e Língua Inglesa.

As áreas abrangem:

• Conteúdos Conceituais, referentes à construção ativa das capacidades para operar com símbolos, idéias, imagens e representações que permitem atribuir sentido à realidade;

• Conteúdos Procedimentais, referentes ao saber fazer e à possibilidade de a criança construir instrumentos e estabelecer caminhos que lhe possibilitem a realização de suas ações;

• Conteúdos Atitudinais, referentes aos valores, normas e atitudes passíveis de serem aprendidos e planejados.

Agrupamento de alunos

Os alunos são agrupados por ano de nascimento, sendo a data corte 30 de junho.

As turmas de K1 e K2 podem ocupar a mesma sala.

De acordo com o número de alunos e as necessidades, a diretoria pedagógica determina o número de profissionais em cada turma.

Horários

Funcionamento da escola - das 07h30 às 18h Período da manhã

K1 e K2 - das 08h10 às 11h50 K3 - das 08h05 às 11h55 K4 - das 08h às 12h K5 - das 08h às 12h30 Período da tarde

K1 e K2 - das 13h10 às 16h50 K3 - das 13h05 às 16h55 K4 - das 13h às 17h K5 - das 13h às 17h30 Período Semi-integral

Aulas regulares pela manhã e atividades extracurriculares à tarde - das 08h às 15h Atividades extracurriculares pela manhã e aulas regulares à tarde - das 10h às 17h Período Integral

Aulas regulares pela manhã e atividades extracurriculares à tarde - das 08h às 17h

Entrada

Das 07h30 às 07h50, o responsável deve entrar na escola para deixar o aluno, que aguarda o início das atividades.

Das 07h51 às 08h15, membros da equipe ficam na calçada, recepcionando as crianças no carro e acompanhando-as até a entrada. O responsável não pode entrar na escola ou descer do carro para acompanhar as crianças nesse horário.

A partir das 08h16, o responsável deve descer do carro e acompanhar o aluno até o portão. A equipe não pode sair da escola para pegar os alunos após esse horário.

Saída

A vaga de carros próxima ao portão de entrada é reservada para o transporte escolar.

Ao término das atividades, o responsável deve buscar o aluno na sua respectiva sala de aula.

Caso chegue antes, deve aguardar na entrada.

Caso se atrase, o aluno irá aguardá-lo na entrada.

Há uma tolerância de 15 minutos de atraso nos horários de saída dos alunos. Quando houver algum imprevisto, os responsáveis devem comunicar a escola imediatamente.

Os responsáveis poderão entrar nas salas para pegar seus filhos nos seguintes horários:

MANHÃ

K1 / K2 – 11h45 às 12h

(3)

K3 – 11h50 às 12h K4 – 11h55 às 12h05 K5 – 12h20 às 12h30 TARDE

K1 / K2 – 16h45 às 17h K3 – 16h50 às 17h K4 – 16h55 às 17h05 K5 – 17h20 às 17h30

Pessoas autorizadas a retirar os alunos

O aluno só pode sair da escola acompanhado pelos responsáveis ou por pessoas autorizadas na primeira página da agenda. Caso o aluno precise sair com alguém cujo nome não esteja na lista, os responsáveis devem comunicar na agenda o nome e R.G. da pessoa, e informá-la de que terá que apresentar o documento para retirar o aluno da escola.

Caso os responsáveis se esqueçam de informar a escola, o aluno só será liberado após o contato telefônico com algum dos responsáveis pela mesma.

É muito importante que os responsáveis informem a secretaria em caso de mudança nos telefones.

Saída antes do término das atividades

Caso o aluno precise sair antes do término de seu horário, o responsável deve comunicar o professor através da agenda. Quando o responsável chega, o porteiro avisa a equipe pedagógica, que traz a criança para a portaria.

Transporte escolar

A Builders fornece contatos de transporte escolar, mas é de inteira responsabilidade dos responsáveis a contratação, o acompanhamento ou o cancelamento desses serviços.

Em virtude do trânsito e do itinerário do transporte escolar, o horário de saída do transporte escolar das turmas de K1 a K4 é 16h55, podendo variar para um pouco mais ou para menos de acordo com as condições do dia.

Os pais que desejam buscar os seus filhos na escola esporadicamente devem avisar a escola com antecedência para evitar desencontros.

Material escolar

Ao efetivar a matrícula, o responsável deve adquirir junto com o uniforme os seguintes materiais padronizados pela escola: agenda, sacola, avental para artes e um saco de tecido para o transporte e armazenamento dos livros da biblioteca.

Além destes materiais, deve enviar:

• Dois copos plásticos para K1 a K2

• Um copo plástico com tampa e SEM válvula para K3 a K5;

• Uma toalha de mão;

• Um saco para roupas sujas;

Toda sexta-feira o professor envia o copo e a toalha para a casa do aluno para serem lavados ou trocados, e os mesmos devem ser enviados novamente à escola na segunda-feira.

Para crianças que usam fraldas:

• Pomada para assaduras, lenços umedecidos ou algodão, talco e loção, que ficam na escola. O professor pede a reposição dos mesmos quando acabam.

• Fraldas descartáveis para a semana devem ser enviadas toda segunda-feira.

• Uma toalha fralda para secar o aluno deve ser enviada na segunda-feira e é devolvida na sexta- feira, ou antes disso, se precisar ser trocada.

Para crianças de período semi-integral e integral:

• Escova e pastas de dentes.

• Escova ou pente de cabelos.

• Peças extras do uniforme para eventuais necessidades.

• Saco de dormir para a hora do descanso. Há um modelo vendido sob encomenda no setor de uniformes.

Uniformes

O uso do uniforme completo (incluindo o blusão de inverno) diariamente é obrigatório.

Peças extras do uniforme devem ser mantidas na sacola dos alunos para eventuais trocas.

O uso de tênis (ou sandálias esportivas com solado de borracha) é obrigatório.

(4)

Os uniformes podem ser adquiridos na escola, onde há kits disponíveis com as peças em todas as numerações. O responsável preenche o formulário com os itens e quantidades desejadas. Os pedidos são encaminhados ao setor de uniformes e enviados via sacola do aluno, juntamente com o recibo para pagamento.

Peças do uniforme podem ser solicitadas através da agenda do aluno. A solicitação é encaminhada ao setor de uniformes, que envia a encomenda e o recibo para pagamento através da sacola do aluno.

Caso a peça solicitada esteja em falta, os responsáveis são avisados da data para recebê-la.

Caso o aluno necessite ser trocado e não haja roupa extra na sacola, o professor pega uma peça nova no setor de uniformes e encaminha a nota com o valor da mesma aos responsáveis.

Alimentação

A alimentação na Builders é produzida nas instalações da escola por empresa terceirizada especializada neste tipo de serviço. O cardápio é elaborado por uma nutricionista e divulgado mensalmente.

• Lanche: já incluído na mensalidade de alunos de meio período e período integral. O lanche é oferecido no intervalo do meio do período.

• Almoço: já incluído na mensalidade de alunos de período semi e integral. Alunos de meio período podem contratar o almoço em caráter avulso ou mensal. A solicitação do almoço avulso deve ser feita pelos responsáveis via agenda ou na secretaria no dia anterior ao uso, ou no mesmo dia até 08h30.

Higiene

O cuidado consigo mesmo e o desenvolvimento de bons hábitos de higiene são parte importante do aprendizado na primeira infância. Por isso, as crianças são orientadas a lavar as mãos após o uso do banheiro, antes de todas as refeições e após os momentos de parque. Além disso, aquelas que almoçam na escola fazem a higiene bucal após a refeição.

Faltas de alunos

Em caso de falta prolongada, os responsáveis devem notificar a escola.

Caso o motivo seja doença contagiosa, devem comunicar a coordenadora pedagógica para que seja enviado um alerta de saúde aos colegas de sala.

Uso de imagens em foto e vídeo pela escola

No ato da matrícula, os responsáveis preenchem uma ficha autorizando o uso de imagens dos alunos no site, jornal informativo e veículos para a divulgação da escola.

Reuniões de pais

Realizamos várias reuniões durante o ano letivo e consideramos de fundamental importância a presença dos responsáveis para que conheçam o trabalho pedagógico da escola e acompanhem o desenvolvimento do aluno.

• Bate papo para pais de novos alunos: o objetivo é que os responsáveis falem sobre a criança e suas expectativas com relação à entrada na escola, e conheçam melhor as pessoas envolvidas na adaptação.

• Reunião de adaptação: apresentação da filosofia da escola, funcionamento, regras e dúvidas sobre a adaptação.

• Reuniões Gerais de pais: apresentação dos professores, explanação sobre os projetos do semestre, as metas de aprendizado por série, a rotina estabelecida e características da faixa etária.

• Reuniões Individuais de pais: o objetivo é que os professores explanem sobre o desenvolvimento do aluno durante o semestre.

• Palestra com profissionais especialistas: temas variados do interesse dos pais. Dependendo do profissional, é cobrada uma taxa para a participação.

• Bate papo pedagógico: discussão com pauta aberta de questões relativas às crianças. Podem ser por ciclo (K1/K2/K3 e K4/K5) ou por série.

Além disso, as famílias podem convocar ou ser convocadas pela escola quando necessário, para trocar idéias visando o bem-estar da criança.

Relatórios e atividades

Para acompanhamento das atividades realizadas na Builders e do próprio desenvolvimento da criança, a escola envia aos responsáveis:

• Relatório Geral: apresenta o andamento dos projetos desenvolvidos com as turmas.

• Relatório Individual: apresenta uma avaliação do desenvolvimento individual de cada criança durante o semestre.

(5)

• Pastas de Atividades: junto com os relatórios são enviadas as pastas com as atividades realizadas pela criança na escola.

Avaliação

A avaliação na Educação Infantil é feita, predominantemente, por meio da observação constante, tendo em vista os critérios de maturidade e desenvolvimento, objetivando a obtenção de subsídios e informações capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e a ampliação de seus conhecimentos.

Saídas educativas

Alunos a partir do K3 participam de em média 2 passeios educativos por ano, acompanhados por membros da equipe.

A escola encaminha uma circular com todas as informações necessárias e a solicitação de autorização dos responsáveis, na data pertinente.

O aluno só pode participar do passeio com a autorização por escrito do responsável, e mediante o pagamento do valor estipulado.

Nos dias de passeio não há aulas.

Eventos na escola

No início do ano é divulgado o calendário anual e, em data próxima ao evento, é encaminhado comunicado com esclarecimentos sobre o mesmo.

A cada ano a equipe pedagógica escolhe quais eventos serão realizados e o formato, data, local e participantes pode variar.

A escola não adota nenhuma diretriz religiosa. Todos os eventos e atividades são voltados para o aprendizado e aumento do repertório cultural dos alunos.

Eventos só para alunos

Valentine's Day – 14 de fevereiro; somente para alunos de K4 e K5. É um dia para compartilhar, demonstrar amor e fortalecer vínculos de amizade. As crianças realizam atividades referentes ao tema e podem trocar cartões entre si e com a família.

Carnaval – os costumes da data são levantados pelo professor de Cultura Brasileira, que faz atividades sobre a mesma. Os alunos e toda a equipe vêm fantasiados.

St. Patrick's Day – 17 de março; somente para alunos de K4 e K5. A equipe e os alunos vêm vestidos de verde e fazem brincadeiras e atividades relacionadas ao tema.

Dia das Crianças – em outubro; a Builders promove a Semana da Criança com atividades especiais para os alunos.

Halloween – 31 de outubro; os alunos saem fantasiados pela escola para pedir doces aos funcionários (Trick or Treat), e participam de brincadeiras típicas. Os responsáveis enviam guloseimas para serem distribuídas às crianças.

Thanksgiving – na quarta quinta-feira de novembro; as crianças aprendem sobre o significado da data e celebram com um lanche comunitário.

Eventos para toda a família (podem ser realizados fora da escola)

Dia das Mães e Evento Literário – exposição de livros de autoria dos alunos, feira de livros e atividades para mães e filhos.

Festa Junina – apresentação de danças das crianças e brincadeiras típicas.

Dia dos Pais e Evento Esportivo – apresentação de habilidades físicas adquiridas pelos alunos, jogos e gincanas com a participação dos pais.

Evento Cultural – exposição de produções artísticas dos alunos.

Circulares via e-mail

Os comunicados gerais da escola são enviados por e-mail. No dia do disparo, o professor carimba na agenda um aviso “checar e-mail”. Caso haja algum problema com relação ao recebimento, os responsáveis devem entrar em contato com a secretaria para tomar conhecimento do conteúdo do e-mail.

Agenda

A agenda é um importante meio de comunicação entre a escola e os responsáveis. Através dela são transmitidas informações, feitas e recebidas solicitações.

A agenda não precisa ser trocada de um ano para outro, podendo ser usada até o término das páginas.

Os responsáveis devem diariamente verificar se há recados, carimbos “checar e-mail” e itens no bolso da agenda, e assinar o campo “Ciente” para acusar o recebimento dos recados. O professor não poderá ser responsabilizado por questões decorrentes de recados não lidos/assinados pelos responsáveis.

(6)

Achados e perdidos

É dever dos responsáveis colocar o nome do aluno em todos os seus pertences.

Os pertences dos alunos que não estiverem identificados e forem extraviados serão encaminhados para a seção de 'achados e perdidos', na sala da Coordenação.

Os responsáveis podem vir à escola para procurar o pertence extraviado.

A escola não se responsabiliza por itens extraviados.

Saúde

Os alunos não podem comparecer à escola com febre, estomatite, conjuntivite, pediculose (piolho) ou doenças que apresentem riscos de contágio. Caso isto ocorra, a coordenadora entra em contato com os responsáveis para que busquem o aluno, que só pode retornar às aulas após seu total restabelecimento, ou após o término do período de contágio.

Quando o aluno apresenta um quadro contagioso, a escola encaminha às famílias dos colegas um alerta de saúde, para que os responsáveis estejam atentos aos sintomas e a um possível contágio.

Medicação de alunos

A criança só pode ser medicada na escola mediante consulta à sua ficha de saúde e seguindo as solicitações do responsável. Em caso de necessidade os responsáveis devem fazer a solicitação através da agenda do aluno, encaminhando a medicação com o nome do mesmo na caixa e as seguintes instruções na agenda: o nome do medicamento, a dosagem e os horários.

Machucados

A criança pré-escolar tem características de dependência e vulnerabilidade, que demandam cuidado contínuo, muito investimento afetivo e atenção por parte dos adultos por ela responsáveis.

A criança pequena é um ser inquieto, curioso e repleto de energia, incapaz de avaliar ou de prever as consequências de suas ações; portanto, cabe ao adulto protegê-la e, progressivamente, capacitá-la para que possa antecipar-se a eventos lesivos e praticar a prevenção de acidentes.

Acidentes sem gravidade: A escola considera as pequenas quedas, batidas e mordidas como sendo acidentes leves e parte do desenvolvimento pertinente à faixa etária. O professor informa os responsáveis através da agenda do aluno o que, quando e como ocorreu o acidente ou informa pessoalmente o ocorrido.

Acidentes que requerem atenção especial: Os responsáveis são contatados pela coordenadora ou diretora podendo, de acordo com o caso, serem adotadas as seguintes condutas:

• A coordenadora e/ou o professor presta os primeiros socorros conforme ficha de saúde do aluno enquanto aguardam a chegada dos responsáveis;

• A diretora e/ou coordenadora leva o aluno ao Hospital indicado pela família na ficha de saúde do aluno, onde encontra os responsáveis. Ou, em casos extremos, chama-se o resgate.

Comemoração de aniversários

O aluno pode comemorar seu aniversário com os colegas. Para tanto, devem ser observadas as seguintes regras:

• Os responsáveis devem solicitar o agendamento do aniversário com no mínimo 10 dias de antecedência, indicando a data desejada, que pode ser em qualquer dia da semana contanto que aprovado pelo professor.

• Caso haja solicitação para dois aniversários no mesmo dia na mesma turma, os responsáveis são informados pelo professor e devem combinar entre si se mudam a data ou se fazem a festa juntos;

• A escola permite a participação somente dos alunos que estudam na mesma sala e/ou série e de irmãos e primos que estudem na escola.

• Os convites devem ser enviados já preenchidos e com o nome do convidado escrito no cartão (por fora) com uma semana de antecedência, para que o professor encaminhe os mesmos via agenda dos colegas.

• Os responsáveis devem enviar fotos da criança nas seguintes idades: nascimento, com 1 ano, com 2 anos, com 3 anos... até a idade atual, para uma atividade especial.

• É permitido que o aniversariante entregue lembrancinhas aos convidados e seja presenteado por eles. Os presentes não são abertos na escola.

• No dia marcado, o aniversariante pode vir na escola com roupas de sua preferência ou fantasiado.

Os colegas devem usar seus uniformes.

• Os responsáveis devem enviar: bolo, dois tipos de docinhos, guardanapos, pratos e talheres descartáveis. Todo o material para a festa deve ser trazido junto com a criança e o bolo deve ser entregue até às 09h, para alunos que estudam pela manhã ou até 14h, para aqueles que estudam à tarde.

(7)

• Os responsáveis podem encaminhar câmera fotográfica de simples manuseio, para que a equipe registre a comemoração. Não é permitido enviar filmadora.

• Não é permitida a participação de quaisquer tipos de animadores.

• Cartões de agradecimento de presentes podem ser encaminhados aos colegas do grupo desde que contenham o nome da criança a quem se destina escrito fora do envelope.

Aniversários fora da escola

No caso de saídas para festas fora da escola, o responsável pelo aniversariante deve enviar para a escola uma autorização para cada convidado, com duas vias, que devem ser preenchidas pelos responsáveis e devolvidas para a escola. Uma cópia é devolvida para o responsável pelo aniversariante e a outra via fica com a escola para liberar a saída dos alunos. Os alunos só podem sair da escola mediante essa autorização por escrito.

A saída é autorizada somente após o período de aulas e é de inteira responsabilidade dos responsáveis pelo aniversariante.

Caso o horário de saída e/ou chegada aconteça fora do horário de funcionamento da escola, os responsáveis devem estar cientes de que não haverá funcionários para supervisioná-las.

Para que o professor possa encaminhar os convites via agenda, todos os alunos da sala precisam ser convidados; caso contrário, o responsável pelo aniversariante deve entregar os convites fora da escola.

Dia do brinquedo

Sexta-feira é o "Toy Day", quando os alunos podem trazer brinquedos para a escola. Há uma atividade de linguagem oral feita em roda na sala e, no momento de parque, as crianças podem brincar com os brinquedos.

Os brinquedos devem caber dentro da sacola do aluno e ser identificados.

A escola proíbe: brinquedos que contêm peças pequenas ou perigosas, armas e jogos eletrônicos.

Fantasias não são consideradas brinquedos, portanto as crianças não podem vir fantasiadas.

A escola não se responsabiliza por brinquedos extraviados ou perdidos.

Biblioteca

A Builders valoriza a leitura como forma de conhecer o mundo e aprender e estimula tal ação diariamente nos alunos. Todas as turmas utilizam a biblioteca pelo menos uma vez por semana.

Os alunos levam livros para casa para que possam compartilhar a leitura com os responsáveis. O empréstimo é de uma semana.

Alunos de K1 a K3 levam um livro em inglês. A partir de K4, levam um livro em português e um em inglês.

O material é levado para casa no saco de tecido específico para esse fim, e deve ser devolvido da mesma forma. Tal procedimento é utilizado para manter a boa conservação do acervo da escola.

Os responsáveis devem ensinar as crianças a manter o livro da biblioteca dentro do saquinho, evitando extravios antes da próxima troca.

O aluno só pode retirar outro livro após devolver aquele que estiver em seu poder. Por isso, pedimos a atenção dos responsáveis no que se refere ao dia da devolução.

Caso o aluno danifique o material, será solicitada aos responsáveis a reposição ou o ressarcimento do valor do mesmo.

Encaminhamento de objetos

Objetos para serem encaminhados para outros pais devem ser deixados pelo próprio responsável na recepção, com o nome do remetente e destinatário, que deve retirar o mesmo. Nenhum funcionário da escola está autorizado a receber quaisquer itens de pais na portaria da escola.

A escola não se responsabiliza por itens enviados nas sacolas das crianças para serem enviados para outros pais.

Encaminhamento de recados

Todos os recados devem ser enviados via agenda para o professor ou por telefone para a recepcionista.

Nenhum funcionário da portaria está autorizado a pegar recados de pais no portão para transmiti-los a professores ou outros funcionários.

Adaptação de novos alunos

O período de adaptação é um momento de grande importância, e não pode ser subestimado. Representa um grande desafio, uma ruptura na rotina da criança, que se separa da família por um tempo e conquista um espaço que é só seu.

• Na escola a criança é estimulada em seu desenvolvimento cognitivo e adquire recursos para sua interação posterior com o meio. Por isso, a recepção dos novos alunos leva em conta

(8)

procedimentos que garantem a formação do vínculo que contribui para a estruturação de relacionamentos positivos na vida deles.

• As adaptações que ocorrem no início de cada semestre incluem as crianças, seus pais e os profissionais envolvidos com o trabalho pedagógico. Com a entrada para a escola, a criança convive em um grupo social diferente da família e desenvolve relações pessoais intensas com outras pessoas.

• Cada família, assim como cada aluno, tem um modo particular de lidar com essa situação e o vínculo de segurança e de confiança com a escola é essencial para o sucesso nessa etapa. A relação entre os responsáveis e os professores deve ser cordial e sincera, o que proporcionará um sentimento de tranquilidade para a criança e de confiança para a família, respeitando-se o tempo que cada um precisa até que sejam estabelecidos vínculos afetivos. A sinceridade do professor faz com que a criança se sinta segura, e nunca enganada.

• O planejamento do período de adaptação envolve uma programação que não mistifica a rotina escolar. A escola é apresentada à criança como realmente é, e não fantasiada como um lugar que só tem coisas gostosas, onde ela fica somente quando tiver vontade. Desde o primeiro dia, a criança entra em contato com as características do novo espaço que irá frequentar: um lugar de convívio com crianças e adultos, responsáveis por ela durante o tempo que estiver na escola. Esse espaço diferenciado da casa, com limites definidos por uma estrutura de trabalho, atenderá as necessidades da criança.

• Com os responsáveis por perto e gradativamente se afastando, os vínculos de confiança da criança com os professores se estabelecem. Quanto maior a angústia dos responsáveis ou a desconfiança em relação à escolaridade que a criança inicia, mais lento será o processo de adaptação. Por isso, contamos com a sua compreensão e auxílio para que esse período de transição aconteça de forma tranquila para todos:

As estrelas principais: seus filhos Os coadjuvantes: vocês

A equipe técnica e de apoio: nós!

Inicialmente a criança deve vir acompanhada por um responsável, cujo tempo de permanência na escola varia de acordo com as necessidades de cada criança. A equipe pedagógica monitora o processo e orienta o responsável. No primeiro e segundo dia de aula, deve permanecer na sala de aula com a criança e fazer as primeiras trocas de fralda junto com a auxiliar. A partir do terceiro dia, a equipe gradativamente dá orientações quanto ao distanciamento do responsável, inicialmente por alguns instantes e depois por mais tempo. Caso o aluno esteja bem, o responsável é orientado a se retirar da sala, permanecendo na área da entrada ou local próximo às crianças. Se a criança chorar e não for possível acalmá-la, um membro da equipe a leva até o responsável para uma “visita”, sendo estimulada a retornar para a sala de aula.

Horários para o período de adaptação para crianças de 1 a 3 anos:

Dias Manhã Tarde

1º Dia 08h10 às 10h 13h10 às 15h 2º Dia 08h10 às 10h 13h10 às 15h 3º Dia 08h10 às 10h30 13h10 às 15h30 4º Dia 08h10 às 10h30 13h10 às 15h30 5º Dia 08h10 às 11h 13h10 às 16h 6º Dia 08h10 às 11h 13h10 às 16h 7º Dia 08h10 às 11h50 13h10 às 16h50

Entretanto, esses horários podem ser alterados de acordo com a disposição da criança, para garantir o seu bem-estar e deixá-la com vontade de retornar à escola no dia seguinte. Caso a criança chore incessantemente após a saída dos responsáveis, entraremos em contato para que venham buscá-la, evitando um desgaste emocional.

Durante esta fase, o professor pode usar o português mesclando-o ao inglês, e vai retirando o português na medida em que a criança se mostra confortável dentro da rotina escolar.

Inicialmente o professor fornece informações regulares sobre o andamento da adaptação do aluno. Após esse período, comunica somente aspectos que fujam do padrão. Os responsáveis podem ter conversas breves com os professores quando vão buscá-los no final do dia ou solicitar uma reunião individual para questões mais complexas.

A conduta do responsável na adaptação

(9)

É importante que o responsável colabore com a escola considerando os seguintes aspectos:

• Seja sincero quanto às suas intenções e cumpra os combinados com as crianças para que elas se sintam seguras e nunca enganadas.

• Procure falar pouco e em voz baixa, não ficando em evidência para que se sobressaia a voz do professor.

• Traga livros, revistas ou algo que o mantenha ocupado, para a criança perceber que não poderá contar com sua atenção na escola.

• Por favor, desligue o celular.

• Permaneça no mesmo ambiente que a criança somente no início e vá se afastando aos poucos, na medida em que ela passar a requisitar menos sua presença (aguarde a orientação da equipe).

• Mostre-se amigo dos professores, permitindo que gradativamente passem a suprir as necessidades da criança enquanto estiverem na escola (trocar fraldas, levar ao banheiro, assoar o nariz, etc).

• Quando solicitado, mostre à equipe a forma como está acostumado a fazer a higiene da criança, para que possamos seguir suas recomendações.

• A criança pode trazer de casa objetos pessoais e que transmitam segurança, mas não pode retirar os brinquedos da sala. Se quiser brincar com algo, tem que ficar dentro da sala.

• Procure não segurar ou “prender” a criança no colo por muito tempo. Deixe-a solta e “livre” para participar das atividades.

• Nunca rejeite a criança quando ela lhe requisita, nem a force para acompanhar os colegas. Os professores se encarregam de chamá-la.

• O interesse da criança pelas atividades aumenta naturalmente e com o tempo ela irá adquirir confiança no professor, estará familiarizada com o espaço escolar e conhecerá os colegas, ficando feliz e à vontade na escola.

• Procure manter-se tranquilo, paciente e confiante para transmitir esses sentimentos para a criança caso ela se mostre triste ou insegura.

• Lembre-se que a adaptação é um processo gradativo e procure não demonstrar ansiedade nem cobrar da criança um comportamento que espera que ela tenha.

• Aceite as reações da criança com naturalidade, confiando no trabalho que a equipe realiza para adaptá-la.

IMPORTANTE: nunca deixe de se comunicar com a equipe quando tiver dúvidas. Estamos à disposição para ajudá-los a passar por essa fase que envolve tantos sentimentos importantes para os pais e para as crianças!

Termo de ciência:

Li, estou ciente e me comprometo a passar as informações contidas neste manual a todas as pessoas envolvidas na rotina do meu filho:

Assinatura do pai: ______________________________________________________

Assinatura da mãe: ____________________________________________________

Data: ______/______________/_________

Referências

Documentos relacionados

com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

A Escola Estadual Médio Solimões (EEMS), objeto deste estudo, é considerada uma escola de médio porte, segundo a classificação estabelecida pela Secretaria de

O Programa Escola Integrada – PEI, implementado em 2006 pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Educação, é uma proposta de ampliação da

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

O pesquisador, licenciado em Estudos Sociais com Habilitação Plena em História, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), concluiu, ainda, o curso de

Nessa perspectiva, na intenção de fortalecer as ações de gestão da escola por meio de uma possível reestruturação mais consistente e real do PPP; na busca

Optamos por escolher o tema gestão democrática a partir do PPP, primeiramente, porque a escola ainda não o possui, e, também, por considerarmos esse documento