• Nenhum resultado encontrado

I - NOME DA ENTIDADE: Associação de pais e amigos dos excepcionais de Santa Rita

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "I - NOME DA ENTIDADE: Associação de pais e amigos dos excepcionais de Santa Rita"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

PROGRAMA DE PREVENÇÃO A DEFICIÊNCIA DE CRIANÇAS ENTRE 0 E 5 ANOS – ATENDIMENTO AMBULATORIAL - PARCERIA ENTRE APAE E O DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SANTA RITA DO PASSA

QUATRO/ 2019

I - NOME DA ENTIDADE:

Associação de pais e amigos dos excepcionais de Santa Rita do Passa Quatro – SP

C.N.P.J.

45.749.041/0001-13

ENDEREÇO:

Endereço: Rua Dr. Milton de Souza Meirelles, 104 E-MAIL INSTITUCIONAL: apaesrpq@gmail.com MUNICÍPIO:

Santa Rita do Passa Quatro

UF SP

CEP 13670-000

DDD/TEL.FIXO 0193582 1968

DDD/TEL.CEL

NOME DO RESPONSÁVEL LEGAL Leila Barban Radaelli

CPF

050.744.018-87 E-MAIL INSTITUCIONAL/PESSOAL:

apaesrpq@gmail.com

RG

4.188.403-6 ENDEREÇO:

Avenida Severino Meirelles, 1916

CARGO Presidente

FUNÇÃO Responsável BANCO:

001 – Banco do Brasil

AGÊNCIA:

2589-5

CONTA CORRENTE:

19474 - 3

(2)

2

NÚMERO DA LEI DE UTILIDADE PÚBLICA: Estadual Lei nº. 1363

DATA DA LEI DE UTILIDADE PÚBLICA:

15/07/1977 NÚMERO DA INSCRIÇÃO NO

CMAS:

Registro nº. 007

DATA DE VALIDADE DA INSCRIÇÃO:

Indeterminado

NÚMERO DA INSCRIÇÃO NO CMDCA:

Lei Federal nº 8069/90 e Res.

nº02/2012

DATA DE VALIDADE DA INSCRIÇÃO:

Anual

NÚMERO DE INSCRIÇÃO EM OUTROS CONSELHOS (SE HOUVER):

2 – DESCRIÇÃO DO PROGRAMA:

TÍTULO DO PROGRAMA: PROGRAMA DE PREVENÇÃO –ATENDIMENTO

AMBULATORIAL – SAÚDE – CRIANÇAS ENTRE 0 E 5 ANOS – PARCERIA ENTRE APAE E O DEPARTAMENTO DE SAUDE DO MUNICÍPIO DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO.

PERÍODO DE EXECUÇÃO 12 meses

INÍCIO:

Janeiro 2019

TÉRMINO:

Dezembro 2019 DE ATENDIDOS POR

PERÍODO

Conforme demanda e ajustes

TOTAL DE ATENDIDOS NOS PROGRAMA

22

CUSTO PER CAPTA: R$2.290,00 – TOTAL – R$50.400,00

(3)

3

3 - ÁREA DA DEFICIÊNCIA ABRANGIDA DO PROGRAMA

Crianças entre 0 e 5 anos que apresentam defasagem no desenvolvimento neuropsicomotor; que acarretam perturbações – implicações na qualidade de vida, no sucesso educacional e integração social da criança.

4 - ANO DE VIGÊNCIA 2019

5 -ENTIDADE PARCEIRA CREDENCIADA

Sigla/denominação: APAE – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE SANTA RITA DO PASSA QUATRO – SP

CNPJ: 45.749.041/0001-13

Natureza Jurídica: Pessoa Jurídica de Direito Privado sem fins lucrativos Rua: Dr. Milton de Souza Meirelles, n. 104, Bairro: Belenzinho

CEP: 13670-000

Cidade/Estado: Santa Rita do Passa Quatro – SP.

Telefone e Fax: (19) 3582-1968 e (19) 3582-5561 E-mail: apaesrpq@gmail.com.br

Período de Aditamento do Convênio – outubro de 2019.

(4)

4

6 - INTRODUÇÃO

A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. A avaliação desse percurso, a detecção precoce de quaisquer perturbações, e das implicações que estas têm na qualidade de vida e no sucesso educacional e integração social da criança, constituem objetivos do Programa de Prevenção da APAE.

O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estágio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.

As perturbações do desenvolvimento psicomotor são diagnosticadas habitualmente por:

- Pesquisa desencadeada em virtude de existência de fatores de risco;

- Suspeita de qualquer problema por parte dos pais, familiares ou professores;

- Observação clínica e triagem das áreas avaliadas.

A avaliação abrange períodos de tempo em que as modificações e as aquisições são mais numerosas e mais rápidas. Existem, contudo, grandes variações no que respeita à velocidade de obtenção de novas competências e ao cumprimento das diferentes etapas de desenvolvimento. Estas, e no que respeita ao desenvolvimento intelectual, dependem da hereditariedade, da experiência adquirida, da transmissão social e da dinâmica entre estes fatores.

As perturbações do desenvolvimento envolvem um espectro de problemas de vários tipos e gravidade, sendo as ligeiras geralmente difíceis de detectar. Além disso, apesar da sequência de aquisições ser conhecida e comum a todos, o desenvolvimento infantil processa-se muitas vezes de forma descontínua, com “saltos”.

Assim, o acompanhamento das aquisições do desenvolvimento deverá ser um processo flexível, dinâmico e contínuo, à semelhança, aliás, do próprio processo maturativo da criança.

(5)

5

O Inventário Portage Operacionalizado (IPO) orienta o aplicador para uma descrição de comportamentos de crianças de 0 a 6 anos de idade com objetivo de construir um parecer para posterior intervenção no ambiente natural da criança avaliada, pois através da sua aplicação pode-se visualizar o seu desempenho, usá-lo para elaborar uma intervenção e avaliar os progressos da criança ao longo e depois de um período de intervenção (VIERA; ROBEIRO; FORMIGA, 2009). A intervenção é feita por meio de treinamento dado aos pais outros familiares ou mesmo profissionais que possam realizar atividades de estimulação, quanto as atividades e registro, visando aceleração do desempenho destas crianças durante a idade pré-escolar (WILLIANS; AIELLO, 2001). O IPO é composto de 580 comportamentos divididos em 5 áreas do desenvolvimento (socialização, cognição, linguagem, autocuidados e desenvolvimento motor) e ainda introduz um campo de estimulação infantil, reservada aos recém-nascidos na faixa etária de até 4 meses de vida (TAQUES, 2006).

Os primeiros anos de vida de uma criança é um período onde ocorrem diversas modificações importantes e se apresentam características de desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras.

As APAES têm como missão a promoção e articulação de ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e à construção de uma sociedade justa e solidária. As ações de promoção da saúde incluem medidas preventivas da deficiência em três níveis: primário, secundário e terciário, através de campanhas contínuas e divulgações constantes nos vários segmentos sociais.

Na prevenção primária, tem-se como objetivo não permitir a ocorrência de instalação de deficiências; na prevenção secundária, a partir de instalada a deficiência busca-se permitir, o mais rapidamente possível, o diagnóstico e tratamento, a fim de impedir a instalação de limitações permanentes;

e a prevenção terciária, destina-se a proporcionar atendimento adequado às pessoas com deficiência, para que as sequelas não sejam agravadas e que, enquanto pessoas, não sejam excluídas do meio social.

(6)

6

Dados do IBGE (2010) mostram que 23,9% da população brasileira tem algum tipo de deficiência.

Sendo 18,8% visual, 7,0% motora, 5,1% auditiva e 1,4% mental. Já a Organização Mundial de Saúde revela que existem aproximadamente quinhentos milhões de pessoas com deficiência no mundo e 70% delas poderiam ser evitadas.

Além disso, este projeto justifica-se pela demanda observada, em relação à prevenção na rotina do trabalho desta instituição, uma vez que as famílias que recebemos demonstram pouco conhecimento com materiais acerca da temática da deficiência e principalmente quanto à sua prevenção.

A APAE de Santa Rita do Passa Quatro, vê o trabalho de prevenção não como uma campanha, mas sim como um trabalho permanente, onde há clareza do nosso papel em todos os segmentos. Entendemos que o trabalho envolvendo a prevenção deve ser constante.

7 - OBJETO A SER EXECUTADO

 Receber encaminhamento de crianças de 0 a 5 anos, dos setores de Saúde e Educação da Rede Pública Municipal e privada para avaliação multidisciplinar através de escalas padronizadas com o objetivo de avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor, atuar na intervenção, no controle dos fatores de risco, na prevenção primária, no diagnóstico precoce e no acompanhamento adequado da criança, bem como da sua família.

 Promover ações destinadas a estimular e promover o desenvolvimento, tais como as de informação e ensino aos pais, bem como encaminhamentos necessários para que cada criança possa atingir o nível de desenvolvimento esperado para sua faixa etária, quer no seu processo educativo e social.

(7)

7

 Oferecer atendimento ambulatorial se necessário nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional;

 Oferecer reavaliações periódicas do público alvo, até atingir a idade que abrange o projeto.

8 – PÚBLICO-ALVO

Crianças entre 0 e 5 anos que apresentam defasagem no desenvolvimento neuropsicomotor, avaliadas pela equipe multidisciplinar da APAE, e encaminhadas devido a sinais de atraso como:

- Histórico sugestivo nos períodos pré, peri, e pós-natais como prematuridade, APGAR baixo, etc.

- Defasagem em uma ou mais áreas do desenvolvimento, observadas pelo cuidador/profissional da rede.

- Defasagem observada por outros profissionais da saúde: médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional, ou profissionais da educação (professores e cuidadores de creche).

9 - COMPOSIÇÃO DOS ATENDIMENTOS

Atendimento ambulatorial nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional, de acordo com a necessidade da criança, indicada pela avaliação da equipe multidisciplinar.

10 - METAS A SEREM ATINGIDAS

Promover recursos que estimulem e promovam o desenvolvimento da criança, tais como: orientação parental e atendimento ambulatorial nas áreas da saúde, as quais foram detectadas defasagem de acordo com a escala de desenvolvimento aplicada nas avaliações. Tal ação, irá contribuir para melhor desenvolvimento e aquisição de autonomia e independência de acordo com a idade da criança.

(8)

8

11 - OBRIGAÇÕES DAS PARTES

I – Do Departamento de Saúde:

- Repassar à APAE os recursos financeiros previstos (2019) para execução do objeto da parceria, conforme planilha em anexo.

- Orientar equipe de rede sobre objetivo e critérios do Programa, sobretudo, sobre os seguintes pontos:

A. Encaminhar crianças que sejam elegíveis a este setor, ou seja, que apresentem sinais de atraso no desenvolvimento, descritos no item 8 (PÚBLICO ALVO). A equipe considera importante, que ao fazer o encaminhamento, o profissional possa distinguir as crianças que apresentam apenas inadequação de comportamento, e para isso seja feita triagem prévia pela equipe de rede que atende a criança (com orientações e encaminhamentos necessários), sendo tal processo realizado em ambiente escolar/creche, bem como realizado previamente encaminhamentos necessários.

B. É importante que a família seja informada e preparada adequadamente sobre dificuldades da criança, bem como sobre o processo de avaliação na APAE.

C. Caso a família tenha convênio médico, o encaminhamento deverá ser para profissionais conveniados, ou, caso não haja profissional especializado, poderá ser discutido com a Assistente Social da APAE.

II – Da APAE:

- realizar avaliação multidisciplinar;

- Realizar atendimento multidisciplinar ambulatorial nas áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia.

- Encaminhar ao departamento de saúde a lista de pacientes atendidos no semestre de cada ano.

Obs.: O TRANSPORTE NÃO SERÁ INCLUSO NO SERVIÇO PRESTADO, sendo assim, os pais serão responsáveis por trazer seus filhos para avaliação, bem como aos atendimentos no Programa.

(9)

9

12 - ETAPAS DE EXECUÇÃO

A Instituição recebe o encaminhamento da Rede Pública ou Privada (Saúde ou Educação), ou demanda espontânea e é realizada anamnese com o Setor de Serviço Social, a fim de coleta de dados e acolhimento familiar.

A criança é avaliada pela equipe multidisciplinar e utiliza ferramentas diversificadas pautadas em escalas padronizadas, e oferece acolhimento, orientações aos pais e atendimento ambulatorial e/ou encaminhamentos necessários (crianças sem convênio médico, ou que tenha convênio e tenha demanda sócio econômica já identificada pela Assistente Social da APAE na anamnese), bem como devolutiva ao profissional que realizou o encaminhamento inicial.

É agendado retorno semestralmente a fim de acompanhar o desenvolvimento da criança, bem como as orientações realizadas.

Após completar 6 anos, a criança é encaminhada aos profissionais do município para acompanhamento e possíveis atendimentos. É importante salientar a parceria com a Rede Municipal, visto que a demanda é oriunda da Educação Infantil (Creches ou EMEIs) ou Ensino Fundamental (EMEF).

Além disso, em relação a questões burocráticas:

A. No âmbito da Instituição:

1- Manter atualizada a documentação necessária a formalização do convenio de parceria 2 – Manter atualizado o cadastro das crianças em lista de espera e dos atendimentos realizados.

3 – Fornece relatórios das áreas de atendimento sempre que for solicitado.

4 – Verificar a formação acadêmica dos profissionais envolvidos no programa, oferecendo serviço de excelência.

(10)

10

13 - PLANO DE APLICAÇÃO DO RECURSO

Ord. ITENS DE DESPESA

CORRENTE TOTAL

01 Pessoal R$50.400,00 R$50.400,00

TOTAL DI/ Deficiência Múltipla

VALOR TOTAL DO CONVÊNIO R$50.400,00

14 - CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO (R$)

QUADRO DE DESEMBOLSO (10 PARCELAS IGUAIS a partir do mês 03)

15 – AUTENTICAÇÃO

S. R. P. QUATRO, 22 de janeiro de 2019 Leila Barban Radaelli - Responsável Legal

META JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

PESSOAL 5040,00 5040,00 5040,00 5040,00 5040,00 5040,00 5040,00 5040,00 5040,00 5040,00

(11)

11

16 – AVALIAÇÃO/AUTORIZAÇÃO

16.1 – AVALIAÇÃO PELO GESTOR DA PARCERIA

Foi este Plano de Trabalho analisado pelo Gestor da Parceria e, por atender aos requisitos da Lei nº 13.019/2014, é de PARECER FAVORÁVEL aos procedimentos legais para a celebração.

Santa Rita do Passa Quatro, 22 de janeiro de 2019.

Ângela Maria Clápis Bello Gestora da Parceria

16.2 – AUTORIZAÇÃO DO COORDENADOR DA DESPESA

Foi este Plano de Trabalho analisado pelo ordenador da Despesa, o que AUTORIZO os procedimentos legais para a celebração.

Santa Rita do Passa Quatro, ______ de ______________ de 2019.

Referências

Documentos relacionados

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

(iv) Problemas de gestão podem ter contribuído para os casos de resultados insatisfatórios e em queda com relação ao IDEB, reforçando a necessidade da formação

Conforme vimos na seção anterior, o PNAIC está estruturado “em quatro eixos de sustentação: formação continuada presencial; material didático; avaliações; gestão, mobilização

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que