• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE CURSO HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA EM HOSPEDAGEM. Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PLANO DE CURSO HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA EM HOSPEDAGEM. Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

PLANO DE CURSO

HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA EM HOSPEDAGEM

Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer

Autorizado pela Resolução nº 08/2020 de 28/04/2020 emitida pelo Conselho Regional do Senac São Paulo.

Atualização da nomenclatura da modalidade, autorizada pela Resolução CRS nº 16 de 31/08/2021, em

cumprimento ao artigo 15 da Resolução CNE/CP nº 1 de 05/01/2021.

Documento vigente a partir de: 01/08/2020

(2)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 2 |

INFORMAÇÕES DO CURSO NO SENAC SÃO PAULO

Área de Negócio: Turismo e Hospitalidade Subárea: Hotelaria

Ficha Técnica: 23554

Formato de Oferta: presencial

Tipo de PC: Regional alinhado ao MPS Número do Plano de Curso: 274

Habilitação Profissional Técnica Curso: TÉCNICO EM HOSPEDAGEM Carga Horária: 800 horas

(3)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 3 |

1 IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Título do Curso: Técnico em Hospedagem

Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer Carga Horária: 800 horas

Código CBO: 4221-20 – Recepcionista de Hotel; 5131-15 Governanta de Hotelaria; 5131-5 Camareiro de Hotel (associadas)

2 REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO

Para matrícula na Habilitação Profissional Técnica, o(a) candidato(a) deve estar cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio.

Documentos:

▪ RG e CPF ou outro documento de identificação que comprove a numeração destes registros (apresentação);

▪ Certificado ou Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio ou outros documentos educacionais que comprovem a conclusão do Ensino Médio (entregar cópia simples); ou

▪ Declaração de escola, comprovando estar cursando a escolaridade mínima exigida (entregar cópia simples).

As inscrições e as matrículas serão efetuadas conforme cronograma estabelecido pela Unidade, atendidos os requisitos de acesso e nos termos regimentais.

3 JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS

A Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem – Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio instituído pela Resolução CNE/CEB nº 03/2008 fundamentada no Parecer CNE/CEB nº 11/2008, alterada pelas Resoluções CNE/CEB nº 04/2012 de 06/06/2012 e CNE/CEB nº 01/2014 de 05/12/2014, atende ao disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei Federal nº 9.394/1996, no Decreto Federal nº 5.154/2004, alterado pelo Decreto nº 8.268/2014; nas Resoluções CNE/CEB nº 04/2010 e 06/2012, nos Pareceres CNE/CEB nº 07/2010

(4)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 4 |

e 11/2012, no Regimento das Unidades Escolares Senac São Paulo e nas demais normas do sistema de ensino.

Na perspectiva de atualizar o perfil profissional de conclusão, para que os egressos possam acompanhar as transformações do setor produtivo e da sociedade, o Plano de Curso da Habilitação Técnica de Nível Médio em Hospedagem , aprovado pela Portaria Senac/GEDUC – SE nº 20 de 28/06/2011, publicada no DOE de 17/09/2011 por meio da Portaria CEE/GP nº 372, passa, nesta oportunidade, por revisão, ajustando-se às diretivas do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio e mantendo-se alinhado às exigências específicas da ocupação, incorporando as inovações decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos deste segmento, da experiência acumulada pela instituição e de novas tecnologias educacionais.

O Turismo é considerado um dos setores que mais gera empregos atualmente. Em 2019, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revelou que o número de desembarques nacionais nos aeroportos do país cresceu 1,8% em relação ao mesmo período de 2018 (MELO, 2019)1. No total, foram 97,1 milhões de passageiros viajando no Brasil no ano passado, quase 2 milhões a mais do que o registrado em 2018 (95,5 milhões). Esses dados confirmam o crescimento da atividade turística no Brasil e sugerem projeções positivas de aumento de demanda, impactando diretamente no acolhimento dos turistas nos meios de hospedagem, visto que eles subsidiam a movimentação de pessoas e também fomentam a economia brasileira.

Neste cenário, os meios de hospedagem apresentam sinais de recuperação econômica. Segundo relatório Panorama da Hotelaria Brasileira 2020 (HOTELINVEST, 2020)2, de 2020 a 2024, há previsão de 169 novos empreendimentos hoteleiros no país, com 24.914 novas Unidades Habitacionais (UHs), totalizando R$ 6,6 bilhões de investimentos. A região Sul e Sudeste concentram 75% das novas UHs, com destaque para SP, MG, RS e SC, demonstrando perspectivas positivas para os próximos anos.

1 MELO, C. Número de turistas em viagem pelo Brasil cresce em 2019. Ministério do Turismo. Dados e fatos, jan. 2020. Disponível em: <http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/component/content/article.html?id=2700>. Acesso em: 03 mar. 2020.

2 HOTELINVEST. Panorama da Hotelaria Brasileira 2020: perspectiva de desempenho e nova oferta.14ª edição. Março 2020.

Disponível em: https://hotelinvest.com.br/panorama-da-hotelaria-brasileira-2020-14a-edicao/>. Acesso em: 16 mar. 2020.

(5)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 5 |

Dessa forma, é notório que esse nicho de mercado vem ganhando força em sua capacidade de absorção e contratação profissional, seja em função do potencial do mercado de turismo ou de outros setores da economia que também contratam profissionais com formação em meios de hospedagem como diferencial estratégico, seja pela atuação de empreendedores que fortalecem a economia colaborativa. A exemplo disso podemos citar hospitais, clínicas, shoppings, cruzeiros, SPAs, espaços compartilhados e até mesmo setores específicos da indústria, comércio e serviços que se preocupam com as práticas de acolhimento associadas ao conceito de hospitalidade e experiência de seus clientes.

O Senac São Paulo oferece a Habilitação Técnica em Hospedagem, preparando o futuro profissional para atuar de forma ampla e transversal no setor de meios de hospedagem, norteado pela aplicabilidade do conceito de hospitalidade. Outro diferencial do curso prevê a realização de Prática Profissional Supervisionada, propiciando ao aluno a oportunidade de atuar na realidade profissional de sua localidade. Considera, também, a formação instrumental de idiomas, tornando o egresso mais competitivo no mercado e trabalho.

Objetivo geral:

▪ Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.

Objetivos específicos:

▪ Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.

▪ Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos.

▪ Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.

(6)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 6 |

▪ Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.

▪ Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.

4 PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

O Técnico em Hospedagem é o profissional especializado em atendimento que realiza atividades de recepção, reserva, governança, mensageria, mordomia e concierge em meios de hospedagem. Executa atividades operacionais de recepção, atendimento a clientes e serviços de andares. Presta serviços de atendimento e suporte ao hóspede durante sua estada, implementando critérios de qualidade na prestação de serviços, valorizando as características culturais, históricas e ambientais do local de sua atuação. Supervisiona a manutenção de equipamentos, realiza, acompanha e orienta procedimentos de higienização, controle e arrumação das unidades habitacionais. Organiza espaços, executando serviços voltados à alimentos e bebidas, adequando-os aos interesses, hábitos, atitudes e expectativas dos hóspedes. Auxilia na operacionalização de eventos, articulando serviços conforme orientações e necessidade de organização.

Planeja serviços de recreação a grupos e atua, ainda, no atendimento direto ao cliente em outros estabelecimentos que requerem serviços de hospitalidade. Atua em meios de hospedagem como: hotéis, resorts, pousadas, motéis, hostels, cruzeiros, colônias de férias, flats, condomínios residenciais, acampamentos, acantonamentos e hospedagem compartilhada. Além disso, existe a possibilidade de atuar em hospitais, clínicas e casas de repouso, spas, parques temáticos, plataformas de petróleo, trens, shoppings, serviços de alimentação e, ainda, em empresas prestadoras de serviços das áreas de hospedagem e eventos, restaurantes, bares, estabelecimentos comerciais e consultorias do setor.  

O profissional habilitado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável, colaborativa, atuando com foco em resultados. Essas marcas formativas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando

(7)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 7 |

aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

A ocupação está situada no eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer.

A seguir estão as competências que compõem o perfil do Técnico em Hospedagem:

▪ Atender clientes com hospitalidade em meios de hospedagem.

▪ Elaborar, organizar e operacionalizar procedimentos da recepção em meios de hospedagem.

▪ Limpar, higienizar e arrumar unidades habitacionais do meio de hospedagem.

▪ Executar serviços de hospedagem em hospitais e clínicas.

▪ Coordenar e Executar serviços de hospedagem compartilhada.

▪ Planejar e executar serviços de luxo.

▪ Supervisionar equipes de recepção e governança.

▪ Planejar e executar serviços de eventos e alimentos e bebidas em meios de hospedagem.

▪ Planejar e prestar suporte na programação de lazer e recreação em meios de hospedagem.

▪ Recepcionar clientes estrangeiros em meios de hospedagem.

(8)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 8 |

5 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O Modelo Pedagógico Senac considera a competência o ponto central do currículo da Habilitação Profissional Técnica, sendo a competência a própria unidade curricular.

Unidades Curriculares Carga

horária

UC12: Projeto Integrador Técnico em Hospedagem 44 horas

UC1: Atender clientes com hospitalidade em meios de

hospedagem. 108 horas

UC2: Elaborar, organizar e operacionalizar procedimentos da

recepção em meios de hospedagem. 72 horas

UC3: Limpar, higienizar e arrumar unidades habitacionais do

meio de hospedagem. 96 horas

UC4: Executar serviços de hospedagem em hospitais e

clínicas. 48 horas

UC5: Coordenar e executar serviços de hospedagem

compartilhada. 48 horas

UC6: Planejar e executar serviços de luxo. 48 horas

UC7: Supervisionar equipes de recepção e governança. 72 horas UC8: Planejar e executar serviços de eventos e alimentos e

bebidas em meios de hospedagem. 60 horas

UC9: Planejar e prestar suporte na programação de lazer e

recreação em meios de hospedagem. 36 horas

UC10: Recepcionar clientes estrangeiros em meios de

hospedagem. 108 horas

UC11: Prática Profissional Supervisionada. 60 horas

Carga Horária Total2 800 horas

A UC12 é correquisito das UCs 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11. Deve ser desenvolvida em concomitância com essas UCs.

(9)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 9 |

5.1 Detalhamento das Unidades Curriculares:

Unidade Curricular 1: Atender clientes com hospitalidade em meios de hospedagem

Carga horária: 108 horas

Indicadores

1. Acolhe clientes em meios de hospedagem conforme os princípios da hospitalidade e as normas de etiqueta profissional. 

2. Informa e direciona sobre serviços, atrativos e destinos turísticos de acordo com a demanda, o perfil do cliente e as características locais e regionais.

3. Soluciona as necessidades e intercorrências dos clientes internos e externos de acordo com as diretrizes institucionais, os procedimentos do meio de hospedagem e a legislação.

4. Identifica rotinas do trabalho de governança e recepção de acordo com o perfil e procedimentos do meio de hospedagem.

Elementos da competência Conhecimentos

▪ Turismo e Hospitalidade: conceito, histórico, possibilidades de atuação profissional, segmentação e tendências de mercado local, regional, nacional e internacional, novos modelos de negócios, cadeia produtiva do turismo, produtos e serviços.

▪ Perfil do cliente: etnia, necessidades especiais, religião, estado civil, crença, aspectos socioeconômicos, gênero, cultura, diferenças geracionais e comportamentais alinhadas às necessidades e expectativas de serviço e atendimento.

▪ Legislação: legislação aplicada aos meios de hospedagem, aspectos relevantes da Política Nacional do Turismo aplicada os meios de hospedagem, Regulamento Geral dos Meios de hospedagem, associações e órgãos reguladores, código de defesa consumidor e acessibilidade.

▪ Meios de hospedagem: conceito, tipologia, classificações, estrutura, organograma, cargos, funções, procedimentos, normas, especificidades dos turnos de trabalho.

▪ Comunicação e expressão verbal e não verbal: elementos da comunicação (emissor, receptor, canal, mensagem, ruído), coerência, articulação, vícios de linguagem, gírias, entonação, volume e velocidade da fala, postura corporal, gesticulação e tipos de linguagem, mediação de conflitos (negociação e comunicação não-violenta), alfabeto fonético e termos técnicos no turismo e na hospitalidade.

▪ Rotinas de trabalho em recepção e governança: ciclo de serviços, responsabilidades, ética e postura profissional, tipos de atendimento (presencial, telefone, meios eletrônicos), atendimento a solicitações e reclamações, fluxo da comunicação inter e intradepartamental, documentos e registros (relatórios diários, ordem de serviço,

(10)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 10 |

requisições de materiais, checklist), planejamento e organização do ambiente de trabalho para atendimento.

Habilidades

▪ Utilizar vocabulário técnico nas rotinas de trabalho.

▪ Mediar conflitos nas situações de trabalho.

▪ Comunicar-se de forma clara, assertiva e não violenta.

▪ Identificar as necessidades do hóspede.

▪ Solucionar reclamações e solicitações.

Atitudes/Valores

▪ Zelo na apresentação pessoal e postura profissional.

▪ Cordialidade no trato com as pessoas.

▪ Iniciativa para servir os clientes.

▪ Flexibilidade e cooperação com clientes internos e externos.

▪ Respeito à privacidade dos hóspedes.

▪ Sigilo no tratamento de dados e informações.

▪ Discrição e respeito à diversidade dos clientes internos e externos.

▪ Respeito às rotinas de recepção, governança e segurança.

Unidade Curricular 2: Elaborar, organizar e operacionalizar procedimentos da recepção em meios de hospedagem

Carga horária: 72 horas

Indicadores

1. Efetua e controla reservas de acordo com requisitos do cliente e do meio de hospedagem.

2. Cumpre as etapas de check-in e checkout, conforme procedimento do meio de hospedagem.

3. Articula-se com os demais setores, recebendo, registrando e fornecendo informações conforme procedimentos estabelecidos pelo meio de hospedagem.

4. Articula-se com os demais setores do meio de hospedagem, contribuindo para a efetividade dos serviços e do fluxo de informações.

5. Registra, consulta e atualiza dados, utilizando sistemas e ferramentas disponíveis para controle do fluxo de clientes.

6. Elabora relatórios e documentos da recepção, de acordo com especificação da demanda.

7. Verifica dados em relatórios e documentos da recepção, segundo informações demandadas.

(11)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 11 |

8. Cumpre etapas da passagem de turno, conforme procedimento do meio de hospedagem.

9. Efetua troca de unidades habitacionais, conforme procedimentos do meio de hospedagem.

10. Recebe e encaminha mensagens, encomendas e correspondências, preservando sua integridade e utilizando sistemas e ferramentas disponíveis.

Elementos da competência Conhecimentos

▪ Departamentos do meio de hospedagem.

▪ Procedimentos de reserva.

▪ Tipos de diárias.

▪ Tipos de unidades habitacionais.

▪ Sistemas operacionais hoteleiros.

▪ Vocabulário técnico: termos e expressões do Turismo e Hotelaria e alfabeto fonético.

▪ Normas e procedimentos do meio de hospedagem.

▪ Serviços da recepção: wake-up call, empréstimo de objetos do hotel, guarda de bagagens, reserva de serviços turísticos ou do meio de hospedagem.

▪ Procedimentos de check in.

▪ Procedimentos de check out.

▪ Procedimentos de recebimento e registro de encomendas e recados.

▪ Procedimentos de controle da recepção: logbook, boletim de ocorrências, borderô de discrepâncias, controles financeiros.

▪ Procedimentos de passagem de turno, fechamento de caixa e repasse de informações.

▪ Auditoria noturna em meios de hospedagem.

▪ Procedimentos para troca de unidade habitacional.

▪ Indicador de desempenho do hotel (taxa de ocupação).

▪ Leiaute e organização da recepção.

▪ Satisfação e fidelização do cliente: estratégias e indicadores.

▪ Saúde e segurança do trabalho: prevenção de acidentes em meios de hospedagem.

▪ Políticas de sustentabilidade e responsabilidade social de meios de hospedagem.

▪ Tipos de relatórios e documentos da recepção: discrepância, rol de lavanderia, OS manutenção, formulário de achados e perdidos, comanda, rooming list, relatório de ocupação, relatório de chegadas e saídas.

(12)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 12 |

Habilidades

▪ Comunicar-se com clareza e objetividade.

▪ Pesquisar e organizar dados.

▪ Ler e interpretar relatórios e documentos.

▪ Escrever relatórios e preencher documentos

▪ Utilizar vocabulário técnico nas rotinas de trabalho.

Atitudes/Valores

▪ Cordialidade no trato com clientes internos e externos.

▪ Respeito à privacidade dos hóspedes.

▪ Cooperação com membros da equipe, parceiros e clientes.

▪ Iniciativa e disponibilidade para servir os clientes.

▪ Flexibilidade no relacionamento com equipe e clientes.

▪ Dinamismo no atendimento.

▪ Parcimônia na utilização de recursos.

▪ Utilização consciente de recursos e insumos.

▪ Sigilo no tratamento das informações.

Unidade Curricular 3: Limpar, higienizar e arrumar unidades habitacionais do meio de hospedagem

Carga horária: 96 horas

Indicadores

1. Seleciona e recolhe o lixo conforme a destinação adequada.

2. Limpa e retira o pó da mobília e demais itens, utilizando produtos, equipamentos e utensílios específicos, de acordo com as diferentes superfícies.

3. Confere e repõe itens de enxoval, minibar e banheiro, observando sua validade e conservação, registrando o consumo, conforme padrão do estabelecimento.

4. Limpa piso e rodapés do quarto, utilizando produtos específicos, de acordo com os revestimentos.

5. Registra e encaminha enxoval e roupas de hóspedes para a lavanderia, conforme demanda e procedimentos adotados pelos meios de hospedagem.

6. Arruma pertences dos hóspedes e demais objetos, com cuidado e discrição, dispondo-os em locais visíveis.

7. Registra não conformidades encontradas nas conferências dos itens de checklist e especificidades de cada UH, encaminhando-as para os setores responsáveis.

8. Limpa e organiza áreas sociais e de circulação, conforme padrão e procedimentos do estabelecimento de hospedagem.

(13)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 13 |

9. Realiza vistoria de checkout e informa divergências à recepção, seguindo o procedimento do meio de hospedagem.

10. Limpa e higieniza o banheiro utilizando utensílios, equipamentos e produtos de limpeza específicos para louças, metais e superfícies, conforme procedimento do meio de hospedagem.

11. Arruma e repõe amenities, toalhas, papel higiênico e demais itens, conforme procedimento do meio de hospedagem.

Elementos da competência Conhecimentos

▪ Princípios de sustentabilidade aplicados ao uso de recursos, descarte do lixo e destinação correta de resíduos em meios de hospedagem.

▪ Fibras têxteis e os diferentes tipos de enxoval.

▪ Procedimentos de: limpeza, higienização, desinfecção e arrumação de unidades habitacionais (UHs) e banheiros.

▪ Procedimentos para reposição de itens.

▪ Procedimentos para a troca de unidade habitacional: auxílio na mudança e organização de objetos e pertences pessoais dos hóspedes.

▪ Procedimentos de registros em meios de hospedagem: objetos esquecidos, artigos levados ou danificados pelos hóspedes; serviços de lavanderia e necessidades de reparos.

▪ Direitos e deveres do consumidor.

▪ Procedimentos de check-in e checkout: vistoria de apartamentos, identificação de consumos e possíveis não conformidades, conforme padrão do meio de hospedagem.

▪ Equipamentos, utensílios e produtos de limpeza: cuidados no manuseio e aplicações nos diferentes tipos de superfície.

▪ Normas de segurança do trabalho e equipamentos de proteção individual (EPIs):

definição, função e formas de utilização por parte da (o) camareira (o) em meios de hospedagem.

▪ Ergonomia no espaço de trabalho da (o) camareira (o) em meios de hospedagem:

postura, movimentos repetitivos e formas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Habilidades

▪ Comunicar-se com clareza e objetividade.

▪ Administrar o tempo dentre as demandas de trabalho do dia e prioridades estabelecidas.

▪ Aplicar técnicas de limpeza, higienização e arrumação de unidades habitacionais (UHs).

▪ Aplicar técnicas de envelopamento de camas.

(14)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 14 |

Atitudes/Valores

▪ Utilização consciente de equipamentos de proteção individual (EPIs).

▪ Proatividade na prestação dos serviços.

▪ Cordialidade no trato com clientes internos e externos.

▪ Zelo pelos equipamentos, utensílios, produtos de limpeza e pertences dos hóspedes.

▪ Cooperação com membros da equipe e clientes.

▪ Comprometimento com a qualidade dos serviços prestados.

▪ Atitude sustentável e consciente na utilização dos recursos, insumos e destinação correta dos resíduos.

▪ Discrição e respeito à privacidade e à diversidade dos hóspedes.

▪ Respeito às regras e normas de saúde e segurança, à hierarquia, às políticas e aos procedimentos do estabelecimento.

▪ Organização e atenção aos detalhes nos processos de trabalho.

Unidade Curricular 4: Executar serviços de hospedagem em hospitais e clínicas

Carga horária: 48 horas

Indicadores

1. Presta atendimento humanizado em processos administrativos e operacionais em serviços de saúde de acordo com princípios da hospitalidade, legislação e diretrizes institucionais.

2. Realiza diferentes tipos de limpeza em hospitais e clínicas de acordo com a legislação, critérios de sustentabilidade e práticas de biossegurança. 

3. Identifica as relações intra e interdepartamentais conforme fluxo de trabalho da hotelaria hospitalar.

Elementos da competência Conhecimentos

▪ Hotelaria hospitalar e clínica: conceito, diferenças e semelhanças de atuação, humanização do atendimento (histórico e tendências), processos, procedimentos e documentos (tipos e finalidades), interface entre setores (copa, nutrição e dietética, gastronomia hospitalar, higiene e limpeza, área clínica e saúde).

▪ Atendimento e internação: fluxos de atendimento (antes, durante e após a utilização dos serviços de saúde), procedimentos para atendimento ao cliente e uso de informações sigilosas, orientações gerais sobre exames, procedimentos, internações e instalações gerais, agendamentos de consultas, exames e internações, acompanhamento de visitas monitoradas, gestão de visitantes, entregas de resultados de exames, acompanhamento de internações e alta, acompanhamento e viabilização de solicitações personalizadas de serviços de apoio ao cliente e visitante.

(15)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 15 |

▪ Gestão de leitos: cadeia epidemiológica, transmissibilidade, contaminação, biossegurança na saúde, limpeza concorrente e terminal, desinfecção, esterilização e identificação de processos e equipe de limpeza adequada a cada ambiente hospitalar, processos de lavanderia e controle de enxoval, relações da equipe de hotelaria com a equipe de enfermagem, programação de altas e internação.

▪ Gestão de qualidade: gestão da experiência do cliente (implantação, desenvolvimento e monitoramento de serviços), indicadores de qualidade, acreditações e certificações hospitalares.

Habilidades

▪ Prestar atendimento humanizado.

▪ Aplicar técnicas de biossegurança e ergonomia.

▪ Aplicar técnicas de limpeza e desinfecção.

▪ Administrar o tempo dentre as demandas de trabalho.

▪ Identificar melhorias nos serviços prestados.

Atitudes/Valores

▪ Empatia e humanização nas relações com clientes internos e externos.

▪ Respeito à legislação e políticas do estabelecimento.

▪ Sigilo no tratamento das informações.

▪ Atitude colaborativa com as equipes de trabalho.

▪ Atitude sustentável e consciente na gestão dos recursos, insumos e destinação correta dos resíduos.

Unidade Curricular 5: Coordenar e executar serviços de hospedagem compartilhada

Carga horária: 48 horas

Indicadores

1. Cria anúncios e estratégias para divulgação de unidades habitacionais de hospedagem compartilhada conforme análise de mercado e diferenciais do produto. 

2. Prepara unidades habitacionais (UHs) e ambientes diversos de acordo com as necessidades dos hóspedes. 

3. Atende clientes de hospedagem compartilhada e coworking conforme os princípios da hospitalidade.

4. Presta suporte ao anfitrião com dados e informações que contribuam e o orientem na tomada de decisão para a administração do espaço.

(16)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 16 |

Elementos da competência Conhecimentos

▪ Hospedagem compartilhada: conceito, mercado, oportunidades, modelos de administração (anfitrião, administradora), legislação.

▪ Espaços de coworking: conceito, estrutura, serviços, cargos e atribuições, atendimento.

▪ Divulgação e vendas: adequação dos espaços para locação de acordo com as necessidades do perfil do cliente e mercado local (análise de infraestrutura, segurança, equipamento e utensílios recomendados), criação de anúncios e divulgação do produto físico, canais de reservas e plataformas online, gerenciamento de disponibilidade, estratégia de preços, formas de pagamento e comissões, políticas de cancelamento, no-show, overbooking, elaboração e análise de relatórios de custos e movimentação do negócio, gerenciamento de pós-venda (avaliações, sugestões, feedback do espaço e do cliente, construção de relacionamento para vendas diretas).

▪ Atendimento ao hóspede: informações pré check-in e esclarecimento de dúvidas (orientações de uso do imóvel, regras de condomínio, restrições, multas, quebras e perdas), preparação do ambiente para recepção do cliente (personalização do ambiente, adequação às necessidades do cliente, diferenciação e personalização dos espaços); suporte para check-in e checkout, entrega de chaves, acolhimento e apresentação do local, relacionamento com zeladores e portarias de condomínios, realização de checklist de entrega e devolução do espaço, achados e perdidos;

suporte ao hóspede durante a hospedagem e criação de experiências locais (indicações de serviços complementares à hospedagem, como lavanderia, limpeza, bares, restaurante, serviços delivery, personal chef, pontos turísticos, guias de turismo, locação de materiais e equipamentos).

▪ Suporte para anfitrião: identifica e desenvolve parcerias e possibilidades de serviços complementares que auxiliem o anfitrião (assistência e manutenção preventiva e corretiva do imóvel, lavanderia, limpeza e gestão do enxoval e amenidades, seguro residencial, parceria com hotéis e flats, locações de materiais/equipamentos, guarda volumes/self storage, bloqueio, restrição ou substituição de equipamentos e materiais do espaço).

Habilidades

▪ Pesquisar dados e informações sobre hospedagens compartilhadas.

▪ Comunicar-se de maneira assertiva.

▪ Analisar dados e informações sobre hóspedes.

▪ Administrar reposição de materiais e utensílios.

▪ Identificar as necessidades do hóspede.

▪ Solucionar reclamações e solicitações.

▪ Desenvolver e negociar parcerias locais.

(17)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 17 |

Atitudes/Valores

▪ Empatia e humanização nas relações com clientes internos e externos.

▪ Comprometimento com a qualidade dos serviços prestados.

▪ Respeito à legislação e políticas do estabelecimento.

▪ Sigilo no tratamento das informações.

▪ Discrição e respeito à privacidade e à diversidade dos hóspedes.

Unidade Curricular 6: Planejar e executar serviços de luxo Carga horária: 48 horas

Indicadores

1. Planeja e executa serviços de concierge de acordo com o perfil do consumidor e peculiaridades do mercado de luxo.  

2. Planeja e executa serviços de mordomia de acordo com as necessidades do cliente e os princípios da hospitalidade.

3. Cria e executa experiências personalizadas de acordo com o perfil do cliente.

Elementos da competência Conhecimentos

▪ Mercado de luxo: conceito, perfil do consumidor e cenário mercadológico, cultura geral, cerimonial, protocolo e etiqueta, características do bem servir (atender, cativar, encantar, fidelizar e surpreender), personalização do atendimento (importância da postura do profissional, do detalhe, do ambiente físico, cliente, equipe e serviço).

▪ Funções do concierge: identificação e avaliação de fornecedores, personalização de serviços e sugestão de atividades para promover experiências, gestão de agenda do cliente, identificação, articulação e/ou agendamento de serviços.

▪ Funções do mordomo: análise comportamental, registro e gestão de informações, antecipação de necessidades, otimização de esforços e tempo do cliente, organização (residências, itens do hóspede e malas, cuidado e asseio com objetos do hóspede), acompanhamento e monitoramento de agendas e execução de serviços.

Habilidades

▪ Analisar dados e informações sobre hóspedes.

▪ Pesquisar dados e informações sobre cultura e entretenimento.

▪ Pesquisar dados e informações sobre mercado de luxo.

▪ Identificar as necessidades do hóspede.

(18)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 18 |

▪ Identificar fornecedores do mercado de luxo.

▪ Analisar detalhes no atendimento.

▪ Avaliar a qualidade dos fornecedores.

▪ Articular demandas do hóspede com os demais departamentos.

Atitudes/Valores

▪ Respeito à privacidade dos hóspedes.

▪ Iniciativa e disponibilidade para servir clientes.

▪ Dinamismo e requinte no atendimento.

▪ Sigilo no tratamento das informações.

▪ Atitude colaborativa com as equipes de trabalho.

Unidade Curricular 7: Supervisionar equipes de recepção e governança Carga horária: 72 horas

Indicadores

1. Avalia equipes e serviços prestados nos meios de hospedagem e acordo com relatórios e indicadores de desempenho.

2. Participa de processos seletivos de funcionários de acordo com a descrição de cargo e perfil da empresa.

3. Elabora a distribuição de tarefas diárias e escala de folga de funcionários de acordo com a legislação, categoria do meio de hospedagem e relatórios de ocupação do empreendimento.

4. Promove a segurança patrimonial e individual considerando riscos de saúde e segurança avaliados e legislação.

5. Orienta e monitora equipes de recepção e governança de acordo com padrões estabelecidos pelo empreendimento.

Elementos da competência Conhecimentos

▪ Processos e fluxos de recepção: canais de distribuição, estratégias de venda direta e indireta, indicadores de desempenho de hotel (taxa de ocupação, diária média e RevPar), relatórios gerenciais (tipos e funções), ações de impulsionamento em redes sociais e canais de vendas on-line, estratégias de captação, fidelização e satisfação de clientes.

▪ Processos e fluxos de governança: processos de inventário, discrepância, inspeção, liberação, interdição e bloqueio de unidades habitacionais; avaliação e seleção de fornecedores e serviços terceirizados (produtos de higiene e limpeza, lavanderia, frigobar, floricultura, limpeza aérea, decorações temáticas, locação de televisores e

(19)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 19 |

equipamentos de ginástica); planejamento de atividades mensais e anuais de limpeza e controles de execução (virada de colchões, planejamento de limpeza profunda e atividades de reparo/limpeza desenvolvidas em parceria com o departamento de manutenção, programação de reformas e retrofit), planejamento de compra de materiais de acordo com a vida útil do patrimônio hoteleiro.

▪ Legislação trabalhista: escala de folga e distribuição de tarefas; convenção sindical dos meios de hospedagem, responsabilidade e políticas de sustentabilidade e responsabilidade social de meios de hospedagem.

▪ Gestão de equipe: liderança, motivação, engajamento, avaliação de equipes (treinamentos e feedbacks), mediação de conflitos, planejamento de carreira.

▪ Processo seletivo: descrição de cargos, técnicas e dinâmicas de realização, feedbacks e devolutivas.

▪ Saúde e segurança do trabalho: conceito, aplicação e prevenção de acidentes, acidentes de trabalho (conceitos, classificação, fatores de risco, prevenção e procedimentos legais); prevenção de combate ao fogo (triângulo de fogo, classes de incêndio, extintores, procedimentos de combate, condutas em caso de sinistro), EPIs e EPCs (tipos e utilização); CIPA (organização, funcionamento e legislação); noções de primeiros socorros, manutenção corretiva e preventiva.

Habilidades

▪ Interpretar relatórios, formulários e demais documentos.

▪ Promover medidas de responsabilidade ambiental e social.

▪ Monitorar indicadores de resultados em vendas.

▪ Organizar ações de manutenção preventiva e corretiva.

▪ Promover e aplicar treinamentos.

▪ Comunicar-se de forma assertiva.

▪ Mediar conflitos nas situações de trabalho.

▪ Analisar desempenho de processos e fluxos dos meios de hospedagem.

▪ Operar planilhas e sistemas informatizados.

▪ Promover bom clima organizacional.

▪ Negociar com equipes, parceiros e fornecedores

▪ Desenvolver e analisar fornecedores e parceiros Atitudes/Valores

▪ Responsabilidade no uso dos recursos organizacionais e no descarte de materiais.

▪ Neutralidade na condução de conflitos.

▪ Cordialidade no trato com as pessoas.

▪ Cooperação com os outros departamentos

▪ Respeito à diversidade

▪ Respeito à legislação e às políticas do estabelecimento.

(20)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 20 |

▪ Sigilo no tratamento das informações.

▪ Colaboração no desenvolvimento do trabalho em equipe.

▪ Empatia no trato com as pessoas.

▪ Identificar os aspectos do próprio trabalho que interferem na organização.

▪ Flexibilidade nas diversas situações de trabalho.

▪ Ética nas relações corporativas.

Unidade Curricular 8: Planejar e executar serviços de eventos e alimentos e bebidas em meios de hospedagem

Carga horária: 60 horas

Indicadores

1. Monitora e presta suporte à coordenação de eventos, organizadores de eventos e equipe terceirizada de acordo com contrato e regras do meio de hospedagem.

2. Interpreta documentos e articula necessidades dos eventos com demais departamentos dos meios de hospedagem conforme tipo, tamanho, público, serviços contratados e especificidades do evento.

3. Atende às solicitações emergenciais do organizador de eventos de acordo com o contrato do evento, regras do meio de hospedagem e viabilidade operacional.

4. Interpreta planta baixa do evento e orienta a montagem do espaço de acordo com os aspectos de segurança, fluxo de pessoas e acessibilidade.

5. Executa e adequa serviços de alimentos e bebidas conforme perfil e necessidades dos clientes e normas de biossegurança.

6. Indica e adequa opções do cardápio de acordo com as necessidades e perfil do cliente.

Elementos da competência Conhecimentos

▪ Alimentos e bebidas (A&B): organograma (cargos, funções, postura e apresentação pessoal), planejamento e organização (restaurante, bar e room-service, frigobar, copa do bebê), biossegurança alimentar, tendências na alimentação e dietas restritivas, legislação aplicada à função.

▪ Operacionalização de A&B: mise en place, organização dos espaços de trabalho e serviços, principais utensílios, equipamentos e enxoval de A&B, cardápios (organização, vocabulário gastronômico, ingredientes e técnicas culinárias), preparos simples de alimentos e bebidas, montagem de bandeja para room service.

▪ Atendimento ao cliente: montagem de mesa (salão, coffee break, buffet, room service), técnicas de serviço, sequência de serviços (entrada, prato principal,

(21)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 21 |

sobremesa, timing do serviço), técnica de vendas, fluxo e preenchimento de comanda, pagamento (fluxo de atendimento de hóspede e passante), carta de bebidas (características das bebidas, organização da carta, noções de harmonização), serviço de bebida (técnicas, copos e taças adequados às bebidas) armazenamento de bebidas, controle de validade e inventário.

▪ Eventos: conceito, características, tipologia e formato, etapas (pré-evento, evento e pós-evento),

▪ Pré-evento: checklist, cronograma, orçamentos, logística e operacionalização (organização dos setores e fornecedores), infraestrutura, espaços e layout de sala (tipos de montagem, acessibilidade e segurança em eventos); cerimonial e protocolo, legislação aplicada a eventos.

▪ Atendimento em eventos: suporte aos organizadores, fornecedores participantes e equipe terceirizada em solicitações durante o evento, acompanhamento e monitoramento dos documentos do pré-evento (cronograma, ordens de serviço e checklist) para a garantia de execução de acordo com o programado, articulação de solicitações com demais setores do meio de hospedagem, avaliação, condução e mediação de situações adversas no evento, mediação de conflitos e negociação de soluções.

▪ Pós-evento: acompanhamento da desmontagem do evento, aplicação de checklist de entrega do espaço, checklist de manutenção, acompanhamento de fechamento de despesas e feedback.

Habilidades

▪ Comunicar-se de maneira assertiva.

▪ Elaborar e interpretar ordens de serviços.

▪ Ler e interpretar cardápio/menu e carta de bebidas.

▪ Aplicar regras de higiene e manipulação.

▪ Analisar a necessidade do cliente.

▪ Mediar conflitos nas situações de trabalho.

▪ Higienizar e organizar materiais de serviços A&B.

▪ Organizar espaços para eventos.

▪ Recepcionar convidados.

▪ Identificar os aspectos do próprio trabalho que interferem na organização.

▪ Articular demandas com demais departamentos.

Atitudes/Valores

▪ Responsabilidade no uso dos recursos organizacionais e no descarte de materiais.

▪ Neutralidade na condução de conflitos.

▪ Cordialidade no trato com as pessoas.

▪ Comprometimento com o trabalho em equipe.

▪ Cooperação com outros departamentos.

(22)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 22 |

▪ Respeito à legislação e às políticas do estabelecimento.

▪ Sigilo no tratamento das informações.

▪ Colaboração no desenvolvimento do trabalho em equipe.

▪ Empatia no trato com as pessoas.

▪ Identificar os aspectos do próprio trabalho que interferem na organização.

▪ Flexibilidade nas diversas situações de trabalho.

▪ Atenção aos detalhes nos processos de trabalho.

▪ Dinamismo e agilidade no atendimento ao cliente.

UC9: Planejar e prestar suporte na programação de lazer e recreação em meios de hospedagem

Carga horária: 36 horas

Indicadores

1. Planeja e organiza equipe, materiais e espaços para realização das atividades de lazer e recreação em meios de hospedagem.

2. Planeja e divulga programação de atividades de lazer e recreação conforme perfil de público e recursos disponíveis no meio de hospedagem.

3. Mapeia riscos e elabora ações de segurança conforme a natureza das atividades de lazer e recreação.

Elementos da competência Conhecimentos

▪ Lazer e recreação: conceitos e tipos, funcionamento e processos do setor, infraestrutura.

▪ Planejamento de atividades de recreação e lazer em meios de hospedagem:

levantamento e compra de materiais, contratações de atrações, reserva de espaços, equipamentos e materiais, logística e prazos para efetivar a programação, checklist e controles operacionais, segurança aplicada ao lazer e recreação (espaço, colaboradores e clientes), planejamento alternativo para lidar com imprevistos, mapear e minimizar impactos das atividades nas rotinas de trabalho dos demais setores e hóspedes do meio de hospedagem.

▪ Atividades recreativas por ambiente: possibilidades de programação em hotel, acampamento, SPA, cruzeiro, resort, colônia de férias, ambientes fechados ou abertos.

▪ Atividades recreativas por perfil de público: crianças, adolescentes, adultos, idosos, pessoas com deficiência, corporativo e demais públicos com necessidades específicas.

(23)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 23 |

Habilidades

▪ Prestar suporte para organização das atividades recreativas.

▪ Comunicar-se de maneira assertiva.

▪ Mediar conflitos nas situações de trabalho.

▪ Identificar os aspectos do próprio trabalho que interferem na organização.

▪ Articular demandas com demais departamentos.

Atitudes/Valores

▪ Responsabilidade no uso dos recursos organizacionais e no descarte de materiais.

▪ Comprometimento com o trabalho em equipe.

▪ Cooperação com outros departamentos.

▪ Respeito à legislação e políticas do estabelecimento.

▪ Colaboração no desenvolvimento do trabalho em equipe.

▪ Empatia no trato com as pessoas.

▪ Identificar os aspectos do próprio trabalho que interferem na organização.

▪ Flexibilidade nas diversas situações de trabalho.

▪ Atenção aos detalhes nos processos de trabalho.

Unidade Curricular 10: Recepcionar clientes estrangeiros em meios de hospedagem

Carga horária: 108 horas

Indicadores

1. Utiliza vocabulário técnico-profissional e frases elementares no idioma Inglês, de acordo com a demanda de clientes estrangeiros. 

2. Utiliza vocabulário técnico-profissional e frases elementares no idioma Espanhol, de acordo com a demanda de clientes estrangeiros. 

3. Adequa o meio de hospedagem de acordo com os aspectos culturais do cliente estrangeiro e princípios da hospitalidade.

4. Promove a interação do cliente com a cultura brasileira considerando aspectos regionais.

(24)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 24 |

Elementos da competência Conhecimentos

▪ Inglês para recepção: alfabeto, números, dias, horas, meses, expressões do tempo, cumprimentos e apresentações; vocabulário (direções, tipos de diárias, tipologias de unidades habitacionais, cargos e funções); reservas (realização de uma reserva, cancelamento, alteração, formas de pagamento, grupos, atendimento telefônico);

hospedagem (realização de check-in e checkout, atendimento telefônico).

▪ Inglês para governança: cumprimentos, apresentações, setores do hotel; espaços, equipamentos e acessórios da unidade habitacional; enxoval (cama, mesa e banho), roupas de uso pessoal; processo de arrumação e higienização, solicitações de reparo e de manutenção.

▪ Inglês para bares e restaurantes: cumprimentos e apresentações; vocabulário (bebidas, pratos, tipos de serviços, utensílios, cardápio, cargos); alimentação (realização de um pedido, atendimento, solicitações diversas num bar/restaurante/serviço de quarto).

▪ Espanhol para recepção: alfabeto, números, dias, horas, meses, expressões do tempo, cumprimentos e apresentações; vocabulário (direções, tipos de diárias, tipologias de unidades habitacionais, cargos e funções); reservas (realização de uma reserva, cancelamento, alteração, formas de pagamento, grupos, atendimento telefônico); hospedagem (realização de check-in e checkout, atendimento telefônico).

▪ Espanhol para governança: cumprimentos, apresentações, setores do hotel;

espaços, equipamentos e acessórios da unidade habitacional; enxoval (cama, mesa e banho), roupas de uso pessoal; processo de arrumação e higienização, solicitações de reparo e de manutenção.

▪ Espanhol para bares e restaurantes: cumprimentos e apresentações; vocabulário (bebidas, pratos, tipos de serviços, utensílios, cardápio, cargos); alimentação (realização de um pedido, atendimento, solicitações diversas num bar/restaurante/serviço de quarto).

▪ Pluralidade cultural: costumes, comportamento, aspectos da cultura brasileira e estrangeira (história, geografia e fatores climáticos, vestimenta, alimentação, crenças e religião), moedas estrangeiras, fuso horário, vacinas, vistos e passaportes, embaixadas, consulados e representações oficiais do governo, seguro viagem, fluxo de atendimento em aeroportos e portos nacionais e mundiais, serviços e infraestrutura para o estrangeiro.

Habilidades

▪ Compreender diálogos simples em inglês e espanhol.

▪ Elaborar frases simples em inglês e espanhol.

▪ Identificar as necessidades do hóspede.

▪ Atender e solucionar solicitações em inglês e espanhol.

(25)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 25 |

▪ Informar sobre os serviços do meio de hospedagem e da região em inglês e espanhol.

▪ Comunicar-se com clareza e objetividade.

▪ Pesquisar especificidades culturais locais e regionais.

Atitudes/Valores

▪ Neutralidade na condução de conflitos.

▪ Cordialidade no trato com as pessoas.

▪ Respeito ao cliente e à sua cultura.

▪ Sigilo no tratamento das informações.

▪ Empatia no trato com as pessoas.

▪ Flexibilidade nas diversas situações de trabalho.

Unidade Curricular 11: Prática Profissional Supervisionada Carga Horária: 60 horas

O objetivo da Unidade Curricular de Natureza Diferenciada Prática Profissional Supervisionada é propiciar aos alunos condições para conhecer e vivenciar, em situação real de trabalho, atividades e práticas relacionadas à sua formação, de forma a favorecer a sua integração e inserção no mundo do trabalho.

Indicadores da Prática Profissional Supervisionada:

▪ Atende o compromisso assumido no prazo determinado, respeitando as normas da prática profissional.

▪ Realiza a prática profissional conforme a descrição das atividades, demonstrando comprometimento com o fazer profissional.

Unidade Curricular 12: Projeto Integrador Técnico em Hospedagem Carga horária: 44 horas

O Projeto Integrador é uma Unidade Curricular de Natureza Diferenciada, baseada na metodologia de ação-reflexão-ação, que se constitui na proposição de situações desafiadoras a serem cumpridas pelo aluno.

O planejamento e execução do Projeto Integrador propiciam a articulação das competências previstas no perfil profissional de conclusão do curso, pois apresentam ao aluno situações que estimulam o seu desenvolvimento profissional ao ter que decidir, opinar e debater com o grupo a resolução de problemas a partir do tema gerador.

Durante a realização do Projeto, portanto, o aluno poderá demonstrar sua atuação profissional pautada pelas marcas formativas do Senac, uma vez que permite o trabalho em equipe e o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.

(26)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 26 |

As principais características do Projeto Integrador são:

▪ Articulação das competências do curso, com foco no desenvolvimento do perfil profissional de conclusão.

▪ Criação de estratégias para a solução de um problema ou de uma fonte geradora de problemas relacionada à prática profissional.

▪ Desenvolvimento de atividades em grupos realizadas pelos alunos, de maneira autônoma e responsável.

▪ Geração de novas aprendizagens ao longo do processo.

▪ Planejamento integrado entre todos os docentes do curso.

▪ Compromisso dos docentes com o desenvolvimento do Projeto no decorrer das Unidades Curriculares, sob a articulação do docente responsável pela unidade curricular Projeto Integrador, que tem papel de mediador e facilitador do processo.

▪ Espaço privilegiado para imprimir as Marcas Formativas Senac:

✓ Domínio técnico-científico.

✓ Atitude empreendedora.

✓ Visão crítica.

✓ Atitude sustentável.

✓ Atitude colaborativa.

A partir do tema gerador, o Projeto Integrador prevê três etapas para sua execução:

1ª Problematização: corresponde ao ponto de partida do projeto. Na definição do tema gerador, deve-se ter em vista uma situação plausível, identificada no campo de atuação profissional e que perpasse as competências do perfil de conclusão do curso. Neste momento, é feito o detalhamento do tema gerador e o levantamento das questões que irão nortear a pesquisa e o desenvolvimento do projeto. As questões devem mobilizar ações que articulem as competências do curso para a resolução do problema. Vale destacar que, caso o curso contemple mais de uma Unidade Curricular - Projeto Integrador, o tema gerador articulará todas as competências relacionadas a essa UC-PI.

2ª Desenvolvimento: para o desenvolvimento do Projeto Integrador, é necessário que os alunos organizem e estruturem um plano de trabalho. Esse é o momento em que são elaboradas as estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização. O plano de trabalho deve ser realizado conjuntamente pelos alunos e prever situações que extrapolem o espaço da sala aula, estimulando a pesquisa em bibliotecas, a visita aos ambientes reais de trabalho, a contribuição de outros docentes e profissionais, além de outras ações para a busca da resolução do problema.

3ª Síntese: momento de organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos. Nesta etapa, os alunos podem rever suas convicções iniciais à luz das novas aprendizagens, expressar ideias com maior fundamentação teórica e prática, além de gerar produtos de maior complexidade. Ressalta-se que a proposta de solução deve trazer aspectos inovadores, tanto no próprio produto, quanto na forma de apresentação.

(27)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 27 |

Unidade Curricular 12: Projeto Integrador Técnico em Hospedagem

Proposta 1: Empreendedorismo em Meios de Hospedagem para negócios regionais Desenvolver um projeto de concepção, organização, operacionalização, adequação, melhoria ou viabilização de processos e/ou serviços e/ou produtos em meios de hospedagem, atendendo às exigências da legislação em vigor. A proposta de projeto pode partir da análise de um cenário real ou estudo de caso. A partir desse contexto, os alunos realizam uma análise de público-alvo, concorrência, tipologia e classificação hoteleira para estabelecer a viabilidade da proposta.

Proposta 2: Estabelecimento de padrões de qualidade na operação em meios de hospedagem

Um empreendimento de hospedagem é essencialmente um prestador de serviços e, em geral, uma demanda comum a esses estabelecimentos é a definição de padrões de qualidade e excelência no atendimento, para os quais há grandes desafios a enfrentar.

A partir desse contexto, os alunos têm como desafio estabelecer padrões de excelência para a operação em meios de hospedagem. Para proposição desses desafios, é necessário considerar as particularidades do tipo/classificação do meio de hospedagem, do perfil do público e das especificidades regionais.

Outros temas geradores podem ser definidos em conjunto com os alunos, desde que constituam uma situação-problema e atendam aos indicadores para avaliação.

Indicadores para avaliação:

Para avaliação da unidade curricular Projeto Integrador são propostos os seguintes indicadores, cuja função é evidenciar o alcance dos objetivos da unidade curricular:

▪ Cumpre as atividades previstas no plano de ação, conforme desafio identificado no tema gerador.

▪ Apresenta resultados ou soluções de acordo com as problemáticas do tema gerador e objetivos do PI.

6 ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das

(28)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 28 |

competências, foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.

As atividades relacionadas ao planejamento de carreira dos alunos devem ocorrer no contexto do desenvolvimento da marca formativa Atitude Empreendedora.

Recomenda-se que o tema seja abordado no início das primeiras unidades curriculares do curso e revisitado no decorrer de toda a formação. A partir da reflexão sobre si mesmo e sobre a própria trajetória profissional, os alunos podem reconhecer as diferentes possibilidades de atuação profissional, considerando também a perspectiva empreendedora e elaborar estratégias para identificar oportunidades e aprimorar cada vez mais suas competências. O docente pode abordar com os alunos o planejamento de carreira a partir dos seguintes tópicos:

i) ponto de partida: momento de vida do aluno, suas possibilidades de inserção no mercado, fontes de recrutamento e seleção, elaboração de currículo, remuneração oferecida pelo mercado, competências que possui e seu histórico profissional; ii) objetivos: o que o aluno pretende em relação à sua carreira a curto, médio e longo prazo, e; iii) estratégias: o que o aluno deve fazer para alcançar seus objetivos.

Esse plano de ação tem como foco a iniciativa, a criatividade, a inovação, a autonomia e o dinamismo, na perspectiva de que os alunos possam criar soluções e buscar formas diferentes de atuar em seu segmento.

No que concerne às orientações metodológicas para a Unidade Curricular Projeto Integrador (UCPI), recomenda-se que o docente apresente aos alunos o tema gerador da UCPI nas primeiras semanas do curso, possibilitando aos mesmos modificar e/ou substituir a proposta inicial de acordo com a contribuição da turma de alunos. Para a execução da UCPI o docente deve atentar para as fases que a compõem: a) problematização (detalhamento do tema gerador); b) desenvolvimento (elaboração das estratégias para atingir os objetivos e dar

(29)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 29 |

respostas às questões formuladas na etapa de problematização) e; c) síntese (organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos).

Ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.

No tocante à avaliação dos resultados o docente deve retomar a reflexão sobre a articulação das competências do perfil profissional e o desenvolvimento das Marcas Formativas, correlacionando-os ao fazer profissional.

A apresentação dos resultados do PI pode assumir diferentes formatos e proporcionar momentos de socialização para seu compartilhamento. Este momento de apresentação deve ser considerado como mais uma atividade que compõe o processo de aprendizagem. Como a avaliação é contínua e se dá ao longo do curso, caso a apresentação não atenda aos objetivos iniciais de seu planejamento, não há obrigatoriamente a necessidade de refazê-la, pois o foco da avaliação deve olhar para os objetivos alcançados pelo projeto e não pela apresentação em si. Esta necessidade deve ser analisada caso a caso e é fundamental que o docente proponha que os alunos reflitam sobre todo o processo de aprendizagem com intuito de identificar as possíveis razões que levaram ao resultado obtido e o que é possível aprender com este processo.

O docente deve, ainda, incentivar o compartilhamento dos resultados do Projeto Integrador com toda a comunidade escolar, zelando para que, sempre que possível, este compartilhamento estabeleça uma aproximação ao contexto profissional.

Com o objetivo de aproximar o aluno à realidade de mercado, é indicado a realização de visitas técnicas em diferente tipologias e categoria de hospedagem e em outros negócios citados no campo de atuação existentes na localidade e/ou região da oferta.

(30)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 30 |

7 CRITÉRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E DE EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso.

O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será realizado em acordo com as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.

8 CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:

▪ Avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo.

▪ Ser diagnóstica e formativa.

▪ Permear e orientar todo o processo educativo.

▪ Verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem).

▪ Permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para auto avaliação e de feedback em que docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso.

8.1 Formas de expressão dos resultados da avaliação

Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino-aprendizagem. As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.

De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas formas de registro específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem:

(31)

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL

PC – Habilitação Profissional Técnica em Hospedagem

| 31 |

8.1.1 Menção por unidade curricular

Ao final de cada unidade curricular, devem ser atribuídas menções que evidenciam o desenvolvimento ou não da competência. As menções possíveis para cada unidade curricular são:

▪ Desenvolvida – D

▪ Não desenvolvida – ND

8.1.2 Registros parciais com foco nos indicadores de competência

Para acompanhar o processo de desenvolvimento das competências também são realizados registros relativos aos indicadores, que evidenciam o desenvolvimento da competência. As formas de registro relativas aos resultados possíveis para cada indicador são:

Durante o processo

▪ Atendido - A

▪ Parcialmente atendido - PA

▪ Não atendido - NA

Ao final da unidade curricular

▪ Atendido - A

▪ Não atendido - NA

8.1.3 Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).

Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%

em cada unidade curricular, conforme legislação vigente, com exceção do Projeto Integrador que terá como critério para aprovação apenas a Menção D (desenvolvida). Os resultados possíveis no curso são:

▪ Aprovado - AP

▪ Reprovado - RP

Referências

Documentos relacionados

Esse arcabouço conceitual e operacional está na base da diretriz que defi ne a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS), assim como da mudança na formação profi

A contratação de professores de ensino técnico se dá porque esses professores provêm das mais diversas áreas do conhecimento e dominam as habilidades que os formados nessas

E stamos no início de uma nova gestão na ABEn nacional e com muita disposição para intensificar as ações da Diretoria que nos antecedeu, dando continuidade mas com inovações

- se você tiver doença cardiovascular estabelecida (vide acima) ou fatores de risco significativos, como pressão arterial elevada, níveis anormalmente elevados de gordura

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela

Após conclusão do curso o estudante receberá o certificado de Qualificação Profissional em Recepcionista de Eventos, no eixo tecnológico Turismo, Hospitalidade e

 Artigos em revistas periódicas disponibilizadas no portal CAPES.. BASES DA PATOLOGIA EM

Desta maneira, tivemos um aumento líquido na nossa base de lojas em 4 lojas próprias da marca Le Lis Blanc, 3 lojas próprias da marca John John e uma redução de 2 lojas