• Nenhum resultado encontrado

Diogo Carvalho RESUMO e ABSTRACT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Diogo Carvalho RESUMO e ABSTRACT"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Asnas tradicionais de cobertura – estudo das ligações com cavilha de aço em madeiras antigas RESUMO

Diogo Filipe Oliveira Carvalho iii

RESUMO

Estudo da madeira como material de construção com maior enfase na sua utilização em estruturas de cobertura antigas como asnas de cobertura. Breve introdução sobre o tema e a utilização da madeira ao longo dos tempos assim como a evolução da sua aplicabilidade na construção civil.

Estudo de ligações entre madeira-madeira com ligadores metálicos do tipo parafuso. Estudo da ductilidade das ligações com parafuso e caracterização do seu comportamento mediante a aplicação de cargas.

Como material de construção a madeira é utilizada mais frequentemente na forma de derivados, combatendo assim algumas das características naturais pelas quais é conhecido o material.

Em estruturas de madeira, em geral a maior condicionante ou pontos de maior fragilidade são as ligações. Existem porém inúmeras formas de fazer ligações em madeira. No estudo apresentado é enfatizada a ligação por parafuso ou cavilha, procedendo-se ao estudo deste tipo de ligação entre duas peças de madeira em ligação dupla.

Dos resultados obtidos é alargada a zona de esmagamento na madeira pelo parafuso e colocados casquilhos em madeira mais dura em substituição da zona deformada, de maneira a verificar qual a resistência da ligação e comportamento das peças carregadas novamente.

PALAVRAS CHAVE

- Madeira;

- Estruturas de cobertura;

- Ligações;

- Ligação dupla;

- Ductilidade;

- Parafuso;

(2)

Título Abreviado da Dissertação ABSTRACT

Diogo Filipe Oliveira Carvalho iv

ABSTRACT

Study of wood as a building material with greater emphasis on its use in old roof structures as cover trusses. Brief introduction on the subject and the use of wood over time and the evolution of its applicability in construction.

Study of joints between wood-wood with metal connectors such like screws. Study of the ductility of the screws connections and characterization of their behavior upon the application of loads.

As construction material, timber is most frequently used in the form of derivatives, thus countering some of the natural characteristics by which the material is known.

In timber structures, usually the biggest constraint or greater weakness points are the joints. There are however many ways to make connections in wood. In the study presented is emphasized the connection by screw or bolt, proceeding the study of this type of connection between two pieces of timber in double bond.

With the results obtained in the experiment, the damage zone in the timber by the screw is replaced by a piece of harder wood in order to find if the resistance os the joint still the same with similar loads.

KEYWORDS

- Timber;

- Joints;

- Double bond;

- Ductility;

- Screw;

Referências

Documentos relacionados

Existem exceções para essa teoria como o Hidrogênio (H) e o Hélio (He), onde ambos se estabilizam com dois elétrons na última camada, ainda temos o caso do átomo de carbono que

a) O cloreto de sódio (NaCl) é um composto iônico: portanto, no estado sólido não conduz corrente elétrica. Já o mercúrio metálico é um metal, bom condutor de eletricidade.

populações afectadas de que os seus direitos estão a ser devidamente salvaguardados. Refere também que o EIA é omisso no que se refere à definição de um conjunto de

A ligação entre sódio e cloro forma o composto iônico cloreto de sódio (NaCl) um sólido solúvel em água que não é bom condutor térmico, nem dúctil e nem maleável (25°C e

Em relação ao composto SO2 e sua estrutura molecular, pode-se afirmar que se trata de um composto que apresenta ligações covalentes polares e estrutura com geometria espacial

Est a t abela pode ser alt erada sem

Depois considera-se o tipo de ligação presente através da incorporação de AN para ligações simples, EN para presença de alguma ligação dupla, ou IN para presença de

Genes localizados no mesmo cromossomo podem recombinar-se pela ocorrência de “crossing