• Nenhum resultado encontrado

NORMAS DE HIGIENE, CIRCULAÇÃO E SEGURANÇA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS DE HIGIENE, CIRCULAÇÃO E SEGURANÇA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

NORMAS DE HIGIENE, CIRCULAÇÃO E SEGURANÇA 2020-2021

As Escolas Jesuítas devem comprometer-se em criar um ambiente seguro e saudável para todos, promovendo e garantindo um ambiente livre de qualquer forma de abuso (n. 172).

Tradição Viva, n. 172

O presente documento, procurando criar um ambiente seguro e saudável para toda a comunidade educativa, estabelece um conjunto de normas de higiene, de circulação e de segurança, complementares ao Plano de Contingência do Colégio das Caldinhas e à Circular enviada pelo Diretor Geral no passado dia 28 de agosto, no sentido de favorecer um contexto educativo onde os alunos se possam desenvolver como pessoas conscientes, compassivas, comprometidas e competentes. Assim, a sua aplicação, em complemento ao Protocolo de Funcionamento estabelecido, deverá sempre seguir os princípios fundamentais da nossa pedagogia, promovendo a autonomia, o sentido de responsabilidade e de serviço, fazendo da segurança um ato de caridade e respeito. Neste sentido, os educadores, pela sua função e missão, devem seguir estas orientações com rigor, adequando o seu modo de proceder habitual e procurando dar exemplo responsável a toda a comunidade educativa, em especial, a todos os alunos e alunas.

1. NORMAS DE HIGIENE 1.1. Cuidados individuais

Lavar as mãos: os alunos e educadores devem criar hábitos frequentes de lavagem das mãos, segundo o exposto nos diferentes cartazes afixados nos corredores e casas de banho, de modo especial, antes e depois das refeições e após o recreio, com água e sabão.

Desinfetar as mãos: os alunos e educadores devem também criar hábitos frequentes de desinfeção das mãos, sendo obrigatório desinfetar as mãos à entrada e saída das salas de aula e dos diferentes espaços educativos, com solução antisséptica de base alcoólica.

Sintomas: caso algum aluno ou educador apresente sintomas de febre, tosse ou dificuldade respiratória, dor de garganta ou dores musculares generalizadas, dentro do espaço escolar, deve, de imediato, contactar o Gabinete de Saúde e Primeiros Socorros.

Outros cuidados: os alunos e educadores devem usar, obrigatoriamente, máscara em todo o recinto escolar, devendo evitar tirar a máscara para tossir ou espirrar, ou estar sempre a tocar na mesma, cumprindo a etiqueta respiratória. Sempre que se assoarem, devem usar lenços de papel descartáveis, lavando as mãos de seguida. Devem também evitar tocar nos olhos, boca e nariz, assim como tocar, diretamente, nas maçanetas das portas, nos interruptores e nos corrimãos das escadarias.

1.2. Cuidados coletivos

Desinfeção dos espaços: sempre que haja uma troca de grupo de alunos ou de turma de uma determinada sala ou espaço educativo, este deve ser devidamente desinfetado, com o material apropriado, disposto em cada corredor. Sempre que possível, os alunos devem colaborar nesta desinfeção.

Arejamento dos espaços: sempre que possível, as portas de circulação devem permanecer abertas, favorecendo a renovação de ar dos corredores e dos distintos espaços. Nas salas de aula, sempre que possível, deve-se manter uma ou mais janelas abertas, favorecendo a renovação do ar da sala. Nos intervalos grandes e de almoço, sempre que as condições meteorológicas permitam, devem-se arejar as salas de aula ou os espaços utilizados pelos alunos.

(2)

Limpeza dos espaços: atendendo às normas estabelecidas pelo Plano de contingência do Colégio das Caldinhas, os serviços de limpeza devem proceder ao reforço da limpeza dos seguintes espaços: WC, espaços comuns, maçanetas e corrimãos, escadarias e corredores de acesso.

2. NORMAS DE CIRCULAÇÃO 2.1. Acesso ao Colégio

Caso não apresentem nenhum sintoma de gripe, como febre, tosse, dificuldade respiratória, dor de garganta ou dores musculares generalizadas, os alunos poderão aceder ao Colégio, mantendo a distância de segurança exigida, através do seu cartão de aluno, pelas entradas que se seguem:

EDUCADORES 1 CEB 2 CEB 3 CEB Ensino Secundário R Ensino Profissional Portaria Principal

(Receção do Colégio) Entrada Principal (Porta do 1 CEB) Portão de S. João Portão de S. João Portão das Termas Caso os alunos ou educadores não tenham em sua posse o cartão de acesso, terão que fazer o registo biométrico, desinfetando, previamente, as mãos.

2.2. Circuitos

Atendendo às regras estabelecidas pela DGS e pelo Protocolo de Funcionamento, estabelecem-se os seguintes circuitos de circulação:

CICLO ENTRADA E SAÍDA ÁREA RESERVADA OUTROS ACESSOS

1 CEB Porta do Ed. P. Sarreira Corredor e WC do 1.º CEB

Pavilhão: átrio das portas amarelas Refeitório: corredor do 1 CEB

Campo Relvado: porta do fundo do corredor do R/c Biblioteca: corredor junto à Capela

Capela: escadas Ed. P. Sarreira

2 CEB Escadaria Ed. P. Sarreira

Corredor e WC do 2.º CEB Escadaria P. Sarreira Campo de S. João

Pavilhão e Bar: escadas Ed. P. Sarreira (exterior) Campo de S. João: escadas Ed. P. Sarreira (exterior) Refeitório: escadas Ed. P. Sarreira

Lab. e Museus: escadas portas amarelas Lab. de Informática: escadas portas amarelas Biblioteca: corredor junto à Capela

Capela: escadas Ed. P. Sarreira 3 CEB Escadaria Portas Amarelas Corredor e WC do 3.º CEB

Pavilhão e Bar: pelo átrio das portas amarelas Refeitório: pelo exterior (Pátio de N. Senhora) Lab. e Museus: escadas portas amarelas Lab. de Informática: escadas portas amarelas Biblioteca: escadaria junto ao refeitório Capela: escadaria junto ao refeitório SEC R Escadaria Portas Amarelas

Porta do fundo do corredor

Corredor e WC do Ensino Secundário

PROF Escadaria Ed. da Igreja

Corredor e WC do Ensino Profissional

Escadaria Ed. da Igreja Cozinha Pedagógica Oficina de Eletrónica

Pavilhão e Bar: escadaria Ed. da Igreja (exterior) Refeitório: Pátio de N. Senhora (exterior) Lab. e Museus: escadaria Ed. da Igreja Lab. de Informática: escadaria Ed. da Igreja Cozinha Pedagógica: escadaria junto ao refeitório Oficina de Eletrónica: Pátio de N. Senhora (exterior) Biblioteca: escadaria junto ao Refeitório

Capela: escadaria junto ao Refeitório Nota: o 1.º CEB circula em dois grupos distintos: Grupo 1) alunos do 1.º e 2.º anos; Grupo 2) alunos do 3.º e 4.º anos

(3)

2.3. Zonas Reservadas e Comuns

Os corredores de cada Ciclo de Ensino são zonas reservadas aos alunos e educadores do respetivo ciclo, não sendo possível a circulação de alunos de outros ciclos nem de educadores de outras escolas do Colégio das Caldinhas, com a exceção dos átrios de acesso ao Gabinete de Saúde e Primeiros Socorros (corredor do 1.º CEB), ao Gabinete Psicopedagógico e sala CAA (corredor do 2.º CEB) e às portas amarelas, que são considerados locais comuns, sendo permitida a circulação de todos os alunos e educadores do INA.

Consideram-se ainda zonas comuns os seguintes espaços: Pavilhão, Corredor dos Laboratórios e Museus, Corredor dos Laboratórios de Informática, Biblioteca, Refeitório e Bar.

No pavilhão, para aceder ao recinto de jogo, os alunos e educadores devem trocar de calçado.

2.4. Recreios

Durante os recreios de 5 minutos, os alunos devem permanecer no corredor e, sempre que possível, dentro da sala de aula, evitando deslocações desnecessárias. Nos intervalos grandes, os alunos devem utilizar os espaços de recreio reservados, segundo a distribuição que se segue, evitando ficar nos corredores:

1 CEB 2 CEB 3 CEB Ensino Profissional Ensino Secundário R

Campo relvado Coberto de S. João Sala de recreio

Campo de S. João Pátio de Nossa Senhora

Campo da Rampa Pátio de Nossa Senhora Pátio de Nossa Senhora Em caso de mau tempo, deve-se privilegiar o uso de locais cobertos e abrigados.

3. NORMAS DE SEGURANÇA 3.1. Uso de máscara

O uso de máscara é obrigatório, em todo o recinto do Colégio, para toda a Comunidade Educativa, com a exceção dos alunos do 1.º CEB, como medida de proteção e segurança. Nas aulas de Educação Física, para a prática de exercício físico, os alunos e professores estão dispensados do uso de máscara.

3.2. Distanciamento físico

Sempre que possível, dever-se-á manter a distância física de segurança, dentro e fora da sala de aula, sobretudo, quando se retirar a máscara para comer. A mesma distância deve ser respeitada na circulação dos corredores, procurando circular sempre pela direita, no acesso às salas de aula e aos espaços comuns. Na sala de aula, sempre que possível, deve-se evitar que os alunos se sentem frente a frente, devendo as secretárias estar todas orientadas no mesmo sentido.

3.3. Troca de objetos

Para evitar focos de contágio, está proibida toda a troca ou partilha de objetos e alimentos. Sempre que, por motivos pedagógicos ou didáticos, seja necessário o manuseamento de objetos, os educadores devem assegurar da sua prévia e pós desinfeção. Nas salas de aula, deve-se dar especial cuidado à arrumação das mochilas e pertences dos alunos, evitando a circulação de objetos.

3.4. Bar

O acesso ao Bar, durante os intervalos grandes e à hora de almoço, será restrito a 2/3 da sua capacidade, devendo ser respeitadas as regras de acesso e utilização, mantendo a distância de segurança e favorecendo o consumo ao ar livre. O acesso será monitorizado por um educador.

(4)

3.5. Refeitório

O acesso ao refeitório, deve ser feito com cartão, ou, na sua ausência, com o registo biométrico, devendo os alunos e educadores proceder à lavagem ou higienização das mãos e manter as distâncias de segurança.

Para evitar aglomeração de pessoas, o almoço decorrerá segundo os turnos que se seguem:

1 CEB 2 CEB 3 CEB ENSINO

PROFISSIONAL ENSINO SECUNDÁRIO R das 11h50 às 12h25 das 11h55 às 12h25 das 12h30 às 13h00 das 13h00 às 13h30 3.ª/6.ª das 13h00 às 13h30

2.ª/4.ª/5.ª das 14h00 às 14h30 3.6. Biblioteca

O acesso à Biblioteca deve-se fazer pelos circuitos estabelecidos, segundo as normas de circulação. Para manusear os livros, os alunos e educadores devem calçar luvas descartáveis. Quando os livros regressem de um empréstimo, devem ficar de quarentena, num mínimo de 5 dias. A Biblioteca estará disponível para trabalhos de grupo e pesquisa, mediante marcação prévia do docente da disciplina.

Para frequentar a Biblioteca, para além das normas gerais, devem-se se seguir as normas específicas, afixadas à entrada da mesma.

3.7. Acolhimento individual de alunos

No acolhimento individual de alunos, sempre que possível, devem ser respeitadas as regras de higiene e segurança, de modo especial, as regras de distanciamento físico. Sem prejuízo do exercício ativo da cura personalis, deve o educador procurar não ficar frente a frente com o aluno, assim como não partilhar objetos com o mesmo. Se existir partilha ou manuseamento de objetos ou livros, caso seja possível, devem-se usar luvas descartáveis. Caso não seja possível, os objetos devem ser desinfetados após o manuseamento e os livros devem ficar em quarentena, pelo menos, 5 dias.

No caso de alunos que necessitem um acompanhamento individual que implique proximidade física, deve-se reforçar a desinfeção das mãos, a higienização dos espaços, evitando sempre o ficar frente a frente.

3.8. Atendimento de Encarregados de Educação

No atendimento aos Encarregados de Educação deve-se privilegiar o contacto à distância, via zoom. Contudo, caso seja necessário fazê-lo presencialmente, podem utilizar-se, mediante reserva prévia, as salas de atendimento da receção, não sendo possível aos Encarregados de Educação aceder aos espaços do Colégio. Assim, cumprindo as normas de segurança e higiene, após a utilização da sala, a mesma deve ser arejada e desinfetada.

3.9. Reuniões de Educadores

As reuniões dos diferentes grupos de educadores devem acontecer em espaços amplos, arejados e desinfetados, que permitam o cumprimento do distanciamento físico e a segurança de todos. Sempre que possível, os responsáveis pelos mesmos, devem solicitar junto da secretária da direção a reserva de espaços adequados ao número de elementos do grupo.

4. Funções e competências 4.1. Direção Pedagógica

Compete à Direção Pedagógica promover a rigorosa aplicação do Plano de Contingência do Colégio das Caldinhas e das presentes normas, criando o ambiente de bem-estar e segurança necessários à aprendizagem dos alunos. Compete, ainda, a comunicação de possíveis casos COVID-19 e a atualização normas.

(5)

4.2. Gabinete de Saúde e Primeiros Socorros

Compete ao Gabinete de Saúde e Primeiros Socorros monitorizar a rigorosa aplicação do Plano de Contingência do Colégio das Caldinhas e das presentes normas. Compete, ainda, prestar assistência médica a todos os alunos e educadores que apresentem sintomas de doença e acompanhar todos os possíveis casos de infeção.

4.3. Coordenador de Ciclo

Compete ao Coordenador de Ciclo monitorizar a rigorosa aplicação do Plano de Contingência do Colégio das Caldinhas, no seu Ciclo, sensibilizando alunos e professores para o cumprimento das presentes normas, em articulação com o Prefeito e os Diretores de Turma. Compete, ainda, cuidar a comunicação com os Educadores, os Alunos e os Encarregados de Educação.

4.4. Diretor de Turma

Compete ao Diretor de Turma informar e sensibilizar os alunos para o correto cumprimento do Plano de contingência e das presentes normas, promovendo a sua autonomia responsável e acompanhando o seu desenvolvimento como cidadãos globais. Compete, ainda, uma cuidada e próxima comunicação com os Encarregados de Educação.

4.5. Educadores

Compete a todos os Educadores o cumprimento rigoroso e responsável do Plano de contingência e das presentes normas, criando um ambiente de bem-estar e segurança favorável ao desenvolvimento integral dos alunos. Compete, ainda, educar os alunos para o exercício responsável da sua cidadania, sensibilizando-os para o correto cumprimento das normas estabelecidas.

4.6. Serviços de Limpeza e Manutenção

Compete aos serviços de limpeza e manutenção assegurar a frequente limpeza e desinfeção dos espaços comuns, como sejam, WC, corredores, maçanetas, corrimãos, escadarias, e, sempre que necessário, as salas de aula ou espaços pedagógicos.

Compete, ainda, assegurar a existência de solução antisséptica de base alcoólica à entrada da escola, das salas de aula e dos diferentes espaços, assim como a existência, em cada corredor, do material necessário à desinfeção mais frequente das salas de aula.

Estas normas, ainda que impossibilitadas de prever todas as situações, pretendem não só estabelecer regras comuns que permitam o funcionamento do INA em tempos de COVID-19, como também fortalecer os laços educativos entre aluno e educador, entre escola e família e entre educadores. Como comunidade educativa inaciana, dando continuidade ao processo de inovação e mudança em curso, queremos continuar a educar para servir. Por isso, movidos por uma fidelidade criativa, somos chamados a fazer desta crise uma oportunidade, educando para o exercício responsável da liberdade, na construção do bem comum, explorando todas as oportunidades que a nossa pedagogia e os espaços do Colégio nos oferecem, como seja, por exemplo, um uso mais frequente dos espaços exteriores (recreios, bosque, etc).

Direção Pedagógica 21 de setembro de 2020

(6)

ANEXO I

FLUXOGRAMA CASO SUSPEITO

a. Dentro do Colégio

Caso se confirme que o suspeito está contaminado, o Diretor Pedagógico, após consultada a DGS, comunica o caso confirmado a toda a Comunidade Educativa do INA e as implicações do mesmo para a vida do Colégio.

b. Fora do Colégio

Em função das orientações da DGS e do risco de contágio, o Diretor Pedagógico, em contacto direto com o Diretor Geral e o Gabinete de Saúde e Primeiros Socorros, tomará as medidas adequadas, comunicando com as pessoas que possam ter tido uma maior proximidade com o suspeito.

ENFERMARIA ALUNO/A E EDUCADOR/A

COM SINTOMAS

ENFERMEIRA

DIRETOR DE TURMA

SNS 24 ENCARREGADO

DE EDUCAÇÃO contactar

informar

ALUNO/A

com sintomas ou que tenha tido contacto com alguma pessoa infetada

DT

Coordenador de Ciclo

contactar EDUCDOR/A

com sintomas ou que tenha tido contacto com alguma pessoa infetada

contactar

DIRETOR PEDAGÓGICO SNS

contactar 24 Área de Isolamento

(7)

ANEXO II

FLUXOGRAMA CASO CONFIRMADO

ALUNO/A INFETADO/A

EDUCADORA INFETADO/A

ENCARREGADO

DE EDUCAÇÃO contactar DT

Coordenador de Ciclo

DIRETOR PEDAGÓGICO Após contactar a DGS, depois de ouvido o Gabinete de Saúde e

Primeiros Socorros, sob a orientação do Diretor Geral, o Diretor Pedagógico comunica a toda a Comunidade Educativa do INA a existência do caso, revelando apenas o ano do aluno.

Comunica ainda as medidas que serão tomadas para conter o foco de contaminação, assegurar o bom funcionamento do colégio e garantir a segurança de todos.

EDUCADOR/A contactar DIRETOR

PEDAGÓGICO

Após contactar a DGS, depois de ouvido o Gabinete de Saúde e Primeiros Socorros, sob a orientação do Diretor Geral, o Diretor Pedagógico comunica a toda a Comunidade Educativa do INA a existência do caso, revelando a identidade do mesmo. Comunica ainda as medidas que serão tomadas para conter o foco de contaminação, assegurar o bom funcionamento do colégio e garantir a segurança de todos.

DIRETOR GERAL O Diretor Geral fará uma comunicação

a todo o Colégio.

DIRETOR GERAL

O Diretor Geral fará uma comunicação a todo o Colégio.

Referências

Documentos relacionados

São descritos os conceitos fundamentais do sono, seguido da análise dos métodos usados na deteção e previsão de sonolência na condução, classificação do sono, e deteção

Depois, nos anos 1960-70, quando ele estava no exí- lio, nota-se em sua produção que era como se a economia fosse uma moldura muito estreita para o que ele queria pensar.. Três

Foram registrados casos de dengue na região do Curimataú Paraibano (Baraúnas, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira,

Diante da importância da prevalência das DAI e de suas consequências, é essencial e de extrema importância que os profissionais da saúde, em específico da atenção

Em análise realizada com dados de usuários atendidos por laboratório de análises clínicas público da cidade de Conde – PB durante o período de 2009 e 2010, contatou-se que 42,1%

Soneto Dormindo vi a cândida Poesia Testemunhos impressos – Obras de Domingos dos Reis Quita, chamado entre os da Arcadia Lusitana Alcino Micenio, segunda edição correcta, e