• Nenhum resultado encontrado

Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano X, n. 30, Janeiro/Abril de ISSN /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano X, n. 30, Janeiro/Abril de ISSN /"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

Janeiro/Abril de 2018 - ISSN 1983-2850

http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/index DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhranpuh.v10i30

 A Revista Brasileira de História das Religiões, criada no ano de 2008, sediada no Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá, é um periódico vinculado ao GT de História das Religiões e das Religiosidades (GTHRR) da Associação Nacional de História (ANPUH), voltado especificamente para os estudos em religiões e religiosidades. Sua estrutura contempla artigos científicos e de atualização teórico-metodológica, dossiês temáticos, resenhas, comunicações, estudos de caso, entrevistas e textos especiais (assinados por autores convidados, conteúdos de palestras, debates e trabalhos apresentados em congressos), quando recomendados por pesquisadores e aprovados pelo Conselho Editorial.

Imagem de Capa: Montagem das obras: Maria e o menino Jesus, Catacumba de Priscila, Roma (c. 150 d.C); Ícone de Maria com o filho, Museu de Arte da Geórgia (9o. Século); Maria com o filho entre os anjos e santos, Monastério de Santa Catarina (6o. século)

Disponível em: https://churchpop.com/2015/03/13/8-of-the-oldest-images-of-the-blessed-virgin- mary/

Arte: Jérri Marin e Gizele Zanotto

EDITORES RESPONSÁVEIS Solange Ramos Andrade, Universidade Estadual de Maringá (UEM) Gizele Zanotto, Universidade de Passo Fundo (UPF) Vanda Fortuna Serafim, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

REVISOR DE TEXTOS Gizele Zanotto, Universidade de Passo Fundo (UPF) Solange Ramos Andrade, Universidade Estadual de Maringá (UEM) Vanda Fortuna Serafim, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

NORMALIZADOR/DIAGRAMADOR Gizele Zanotto, Universidade de Passo Fundo (UPF)

(3)

COMISSÃO EDITORIAL INTERNACIONAL Claudia Touris, UBA-UNLu, Argentina Gineth Andrea Alvarez Satizabal, CONICET, Universidad Nacional de General Sarmiento, Argentina Ignacio Telesca, CONICET, Universidad Nacional de Formosa, Argentina Jacques Leenhardt, École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris Doutor José Eduardo Franco, Universidade de Lisboa, Portugal José Zanca, CONICET, Argentina Lelio Lelio Nicolás Guigou, Universidad de la República. UDELAR, Uruguai Marcos Fernandez Labbé, Departamento de Historia, Universidad Alberto Hurtado, Chile Dr. Pablo Wright, Universidad de Buenos Aires-CONICET, Argentina Patricia Fogelman, CONICET-UBA – UNLu, Argentina Renata Agnieszka Siuda-Ambroziak, University of Warsaw/Universidade de Varsóvia, Polônia Roberto Di Stefano, Universidad Nacional de La Pampa/CONICET, Argentina

COMISSÃO EDITORIAL NACIONAL Artur Cesar Isaia, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Cândido Moreira Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUIABA)

Edilece Souza Couto, Universidade Federal da Bahia (UFBA) Profª Drª Eliane Cristina Deckmann Fleck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Fo. (USP) Fernando Torres-Londoño, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) Gizele Zanotto, Universidade de Passo Fundo (UPF) Jérri Roberto Marin, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) José J. Queiroz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) Oscar Calavia Sáez, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Renato Amado Peixoto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Solange Ramos Andrade, Universidade Estadual de Maringá (UEM) Vanda Fortuna Serafim, Universidade Estadual de Maringá (UEM) Vitale Joanoni Neto, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Zeny Rosendahl, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Waldecy Tenório, Universidade de São Paulo (USP)

(4)

Janeiro/Abril de 2018 - ISSN 1983-2850

http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RbhrAnpuh/index DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhranpuh.v10i30

(5)

Apresentação

DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhranpuh.v10i30.41024

Caro(a) leitor(a)!

A Revista Brasileira de História das Religiões tem a satisfação de publicar a Chamada Temática História do Cristianismo, que teve por objetivo reunir reflexões sobre a historicidade do cristianismo e a sua difusão em diferentes tempos espaciais. Como os desafios para tratar essa temática são inúmeros, esta publicação está aberta à pluralidade de interpretações e de opções teóricas e metodológicas. No Brasil, nota-se um crescente interesse de historiadores, cientistas sociais e cientistas da religião em investigar as origens e a história do cristianismo, como podem ser observados nos artigos que compõem este volume.

O primeiro artigo “Império Romano e integração dos cristãos: os cristãos nas cartas de Plínio, o Jovem, e Trajano” é de Renata Lopes Biazotto Venturini e de Alex Aparecido da Costa. Os autores analisam os limites e as possibilidades da inserção do cristianismo na província romana da Bitínia, por meio do estudo de duas correspondências entre Plínio e Trajano, cujos temas eram os cristãos no Império Romano.

Na sequência, o artigo “Paganismo e cristianismo na correspondência entre Agostinho de Hipona e Nectário de Calama”, de José Mário Gonçalves, enfoca as correspondências trocadas pelo bispo católico Agostinho de Hipona e o pagão Nectário de Calama por ocasião dos violentos conflitos ocorridos em 408 d.C., em Calama, cidade da Numídia.

Na linha do debate sobre a Igreja Católica, Dirceu Marchini Neto é autor do terceiro artigo – “O Priorado do Crato da Ordem do Hospital”. Sua proposta é analisar o surgimento e a expansão da Ordem do Hospital de São João de Jerusalém, no Reino de Portugal, durante a Idade Média, e as relações de prestígio e poder que estabelecia com as famílias nobres e com a monarquia.

Youssef Alvarenga Cherem é o autor do artigo “Católicos de rito não latino e a

(6)

Janeiro/Abril de 2018 - ISSN 1983-2850 / Apresentação, 05-06/

Zeferino e de Clélia Peretti. A partir do pensamento e da sensibilidade de Edith Stein, enfocam-se as suas percepções sobre a ascensão do Nacional Socialismo, na Alemanha, e sobre a sua ação social enquanto católica.

Por fim, concluímos a Chamada Temática com a entrevista realizada por Salma Ferraz com Ádryan Krisnamurt Edin da Luz, fundador da EQUI Orgânica, em 2012.

A seção Artigos oferece cinco textos que apresentam discussões muito interessantes e com rica pesquisa. Francisco Eduardo de Andrade é autor do artigo

“Cativeiros e enredos de libertação dos devotos de cor nas Minas da América Portuguesa”. Em seu texto, aborda as diversas performances dos escravizados, dos libertos e das pessoas livres de cor das Minas Gerais setecentistas e a forma como conceberam e lutaram pela liberdade. A seguir, Joana Bahia, no artigo “O Rio de Iemanjá: uma cidade e seus ritos”, enfoca a inserção histórica do culto no Rio de Janeiro e a importância das oferendas a Iemanjá. O terceiro artigo, “Misticismo em Brasília: New Age e Dom Bosco na pedra angular da capital federal”, de autoria de Pepita de Souza Afiune e Eliézer Cardoso de Oliveira, que enfoca as representações místicas presentes no Monumento da Pedra Fundamental, construído em 1922, na cidade de Planaltina, vinculadas aos sonhos do sacerdote italiano João Dom Bosco e aos discursos de diversos grupos esotéricos.

Rogério Luiz de Souza, no texto “A festa como maquinaria dos corpos: a política eugênica nacionalizadora e reinvenção da festa do Divino Espírito Santo”, apresenta as reinvenções da Festa do Divino na cidade de São José, em Santa Catarina, durante a ditadura nacionalizadora de Getúlio Vargas. Por fim, o artigo de Magno Francisco de Jesus Santos, “‘Só aqui no Icó nós temos, uma festa bonita assim’”: sacralização do espaço e da memória na festa do Senhor do Bonfim de Icó/CE”, enfoca a sacralização do espaço e da memória, por meio dos usos do passado atrelados aos episódios centrais da Festa do Senhor do Bonfim de Icó.

A última seção – Resenhas – oferece o texto de oração e experiência cristã no Mediterrâneo Oriental da Antiguidade Tardia e do Medievo, de autoria de Alfredo Bronzato da Costa Cruz.

Agradecemos a todas e todos que contribuíram para a qualidade deste número da revista. Desejamos que tenham uma boa leitura e que continuem divulgando a Revista Brasileira de História das Religiões para novos leitores e pesquisadores!

Emanuela Prinzivalli (Università di Roma “La Sapienza”) Jérri Roberto Marin (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e

Universidade Federal da Grande Dourados)

Referências

Documentos relacionados

De Bruin & Schmidt (2010) mostraram que mesmo em idosos saudáveis, a atenção dividida é especialmente necessária para a marcha, e isso sugere que mudanças

Quino (figura 115): exsudado fenólico vermelho escuro comumente encontrado na casca ou nas madeiras de eucalipto. A forma mais encontrada é a anelar, com cerca de 2-3mm de

Queiroz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) Oscar Calavia Sáez, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Renato Amado Peixoto, Universidade Federal do

Queiroz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) Oscar Calavia Sáez, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Patricia Fogelman, Universidad de Buenos

Certo, a história poderia começar assim, aqui, desta forma, de maneira um tanto lerda e lenta, neste reduto neutro que é de todos e não é de ninguém, onde a pessoas se cruzam quase

Queiroz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) Oscar Calavia Sáez, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Renato Amado Peixoto, Universidade Federal do

Inicialmente, de forma simplificada, pode-se dizer que Capital de Giro, ou Capital Circulante, são os recursos de uma determinada organização que possuem natureza de

Por meio dos resultados apresentados na Tabela 5, percebe-se que na sua predominância, as empresas analisadas nesta pesquisa obtiveram maior incidência na mudança de política, das 113