• Nenhum resultado encontrado

PROCESSOS DE SELECAO DOS DIRIGENTES POLITICOS NA SECCIONAL MARANHENSE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSOS DE SELECAO DOS DIRIGENTES POLITICOS NA SECCIONAL MARANHENSE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

resumos dissertações 146

Resumo

Nesta pesquisa são analisados os processos de seleção dos dirigentes políticos da sec- cional maranhense da Ordem dos Advoga- dos do Brasil, com ênfase no período com- preendido entre 1983 e 2015. A investiga- ção centrou-se em catorze disputas eletivas mediante as quais foram escolhidas as di- retorias da entidade. Na operacionalização do estudo, buscou-se apreender cadeias de líderes-seguidores que rivalizaram no âm- bito da instituição, evidenciando os fluxos de entradas, saídas, aproximações e dis- tanciamentos. Para tanto, foram reconsti- tuídas as trajetórias dos principais prota- gonistas (egos de redes) que concorreram a postos de direção da OAB/MA, bem como as cliques de dirigentes que foram forma- das nesses embates e as clivagens constru- ídas por meios de realinhamentos constan- tes nas alianças. Sendo assim, em primeiro lugar, foram identificados os recursos acu- mulados pelos agentes que se destacaram

Samario Jose Lima Meireles

PROCESSOS DE SELECAO DOS DIRIGENTES POLITICOS NA SECCIONAL MARANHENSE DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – OAB/MA: RECuRSOS SOCIAIS, COALIzõES E CLIVAGENS (1983-2015)

nessas contendas e, em segundo lugar, as redes de relações (por intermédio do uso dos programas UCINET e NETDRAW) constituídas e ativadas com objetivos elei- torais, buscando também revelar as bases sociais de interconexões, elos e vínculos mais ou menos efêmeros.

Palavras-Chave: Elites. Trajetória. Rede. Conjunto de ação. Clique. Ego.

Ano de defesa: 2017 Número de páginas: 169

Banca examinadora: Prof. Dr. Igor Gastal Grill (Orientador-uFMA); Profa. Dra. Cindia Brustolin (uFMA); Prof. Dr. Diogo Gualhardo Neves (uNI- CEuMA).

Data e Local da Defesa da Dissertação:

06/03/2017 às 15h00min, na Sala de aula do PP- GCSoc-CCH.

(2)

Resumo

Maria Aragão foi alvo de uma série de ho- menagens e produções biográficas, em es- pecial no final da década de 1980 e após sua morte, em 1991, constituindo-se como uma das consagradas personalidades ma- ranhenses. Tais produções se desenvolve- ram em torno da firmação das “grandezas”

de Maria, geralmente apontando a sua con- dição concomitante de médica, “líder co- munista” e pessoa com uma série de quali- dades tidas como excepcionais. Afastando- se desta postura recorrente entre seus bió- grafos, a presente pesquisa toma, como fonte e objeto, parte destas homenagens, produções biográficas e autobiográficas, em especial aquelas produzidas entre 1988 e 1992, com o objetivo de, a partir de tais do- cumentos, analisar a construção da memó- ria e identidade pública desta personagem.

Isto implica, também, em analisar como se desenrolaram as disputas pela (re)constru- ção do passado recente no estado do Mara- nhão, os processos que possibilitaram que ela ocupasse tais posições de prestigio e parte das disputas que ela e seus biógrafos se envolveram antes e durante a produção

Marcelo Fontenelle e Silva

A BESTA-FERA VAI AO PARAISO:

uMA ANáLISE DA CONSTRuçãO

DA MEMóRIA E IDENTIDADE PÚBLICA DA MÉDICA E COMuNISTA MARANHENSE MARIA ARAGãO

de tais documentos. Sendo assim, a presen- te análise traz à tona considerações sobre a trajetória de Maria Aragão; os acordos, de- sacordos e tentativas de imposição de vi- sões de mundo próprias aos espaços com os quais é identificada; atentando sempre para o caráter relacional destas definições, que variam a depender da posição de cada agen- te, e como se desenrolaram as trocas sim- bólicas envolvendo as tentativas de apro- priação de seu “legado”.

Palavras-Chave: Identidade pública. Memória e identidade. Maria Aragão. Comunismo.

Ano de defesa: 2017 Número de páginas: 169

Banca examinadora: Profa. Dra. Arleth Santos Borges (Orientadora-uFMA); Profa. Dra. San- dra Maria Nascimento Sousa (uFMA); Prof. Dr.

Alfredo Wagner Berno de Almeida (uNAMA).

Data e Local da Defesa da Dissertação:

19/05/2017 às 15h30min, na Sala de Multimí- dia do PPGCSoc-CCH.

147

(3)

148

Resumo

Esta dissertação se insere nos debates acerca das transformações no mundo ru- ral contemporâneo, discutindo o processo de modernização tecnológica e especiali- zação produtiva experimentada por agri- cultores familiares, através da pesquisa etnográfica realizada na comunidade da Vila Sírio, município de Santo Cristo, esta- do do Rio Grande do Sul. O município de Santo Cristo é atualmente o maior produ- tor de leite no Rio Grande do Sul e um dos principais do Brasil (IBGE, 2015), cuja pro- dução começou a se destacar no início dos anos de 1990, tendo por base a agricultura familiar. Comumente se atribui a agricul- tura familiar características como o poli- cultivo e baixos níveis de produtividade, aspectos que no caso de Santo Cristo vêm se modificando, com a especialização na produção de leite e ganhos de produtivida- de, com a introdução crescente de insumos tecnológicos (ordenhadeiras, tratores, se- leção genômica, insumos químicos, etc.) tornando a agricultura familiar do muni-

Patricia Rejane Froelich

“VIVEMOS DESTA RENDA”:

A AGRICuLTuRA FAMILIAR DE

SANTO CRISTO/RS E AS COMPLExIDADES DA INTENSIFICAçãO PRODuTIVA DO LEITE

cípio um caso paradigmático de competi- vidade na produção leiteira (SOUZA, 2011).

A partir do estudo desse caso, procuro descrever esse processo de modernização tecnológica, discutindo suas implicações para a reprodução das famílias envolvidas na atividade leiteira, privilegiando para tal a narrativa dos agricultores/as.

Palavras-Chave: Agricultura familiar. Moderni- zação agrícola. Produção de leite.

Ano de defesa: 2017 Número de páginas: 137

Banca examinadora: Prof. Dr. Marcelo Domin- gos Sampaio Carneiro (Orientador-uFMA);

Profa. Dra. Martina Ahlert (uFMA); Profa. Dra.

Maria Catarina Chitolina zanini (uFSM).

Data e Local da Defesa da Dissertação:

26/05/2017 às 9h00min, no Auditório B do Cen- tro de Ciências Humanas-CCH.

(4)

Resumo

O estudo tem como objetivo compreender os processos de trabalho desenvolvidos por tra- balhadores florestais para garantir a sua in- serção e permanência no mercado de traba- lho no Oeste maranhense. Procura também analisar as principais características da ati- vidade de reflorestamento, considerando as diferentes etapas do processo de trabalho florestal (produção de mudas, plantio, ma- nutenção e colheita) através da descrição da relação dos trabalhadores com os instru- mentos e o objeto do trabalho. No processo de pesquisa utilizei como ferramentas meto- dológicas a observação direta e a realização de entrevistas com trabalhadores, técnicos das empresas e lideranças sindicais. Contu- do, priorizei a realização de entrevistas com trabalhadores florestais, quando se tratou de entender as condições e o processo de traba- lho, bem como sua inserção na empresa cen- tral e nas terceirizadas. Nessa perspectiva o estudo tem como finalidade compreender e problematizar o funcionamento da atividade de reflorestamento, considerando suas im-

Lia Renata Costa Gomes

ANáLISE DO PROCESSO DE TRABALHO EM PLANTAçõES FLORESTAIS

NO OESTE MARANHENSE

plicações para os trabalhadores. A aborda- gem privilegiou a análise desse processo a partir das perspectivas dos próprios traba- lhadores, procurando verificar quais são as principais dificuldades encontradas para a inserção e manutenção nesse tipo de traba- lho e quais as estratégias mobilizadas pelos trabalhadores para garantir a sua reprodu- ção como trabalhadores florestais.

Palavras-Chave: Indústria Florestal. Processo de trabalho. Mercado de Trabalho. Reestrutu- ração Produtiva

Ano de defesa: 2017 Número de páginas: 165

Banca examinadora: Prof. Dr. Marcelo Domin- gos Sampaio Carneiro (Orientador-uFMA);

Prof. Dr. Jesus Marmanillo Pereira (uFMA);

Prof. Dr. Tadeu Gomes Teixeira (uFMA).

Data e Local da Defesa da Dissertação:

19/06/2017 às 10h00min, na Sala de aula do PPGSoc – CCH.

149

(5)

150

Resumo

O trabalho busca explicar como processos de escolarização podem revelar as lógicas de reprodução social das “elites”. Trata-se de escolas privadas, de alto padrão escolar, de alto valor econômico, localizadas nos bairros nobres de São Luis, e que figuram regularmente nas primeiras posições do ENEM. Após revisão da literatura, cons- truiu-se o espaço das “escolas de elite”, com ênfase na segregação socioespacial e o desempenho no ENEM. Entre dez escolas melhor classificadas, três são objetos de estudo, no qual objetiva-se reconstituir suas histórias sociais, através de entrevis- tas com seus fundadores e apreender o sentido da ação escolar construída por meio das representações divulgadas em seus websites. A análise permitiu uma di- ferenciação entre essas escolas, dos tipos ideais da ação escolar, resultado da relação entre as estratégias de reprodução social dos fundadores, regidas por diferentes for-

Leandro Augusto dos Remédios Costa

AS “ESCOLAS DE ELITE” DE SAO LuIS:

ESCOLHAS, SEGREGAçãO E ESTRATÉGIAS DE DISTINçãO ESCOLAR

mas de capital e habitus de classe. O estu- do revela que as “escolas de elite” ludovi- censes estabelecem uma relação ao mesmo tempo diletante e utilitarista com a cultu- ra escolar dominante, contribuindo com a reprodução social das elites.

Palavras-Chave: “Escolas de elite”; Segregação;

Ação escolar; Estratégias de distinção; Estraté- gias de reprodução.

Ano de defesa: 2017 Número de páginas: 144

Banca examinadora: Prof. Dr. Juarez Lopes de Carvalho Filho (Orientador-uFMA); Prof. Dr. An- tonio Paulino de Sousa (uFMA); Profa. Dra. Ma- riana Mont’alverne Barreto Lima (uFC).

Data e Local da Defesa da Dissertação:

22/06/2017 às 8h30min, na Sala de Vídeo Confe- rência do NEAD-uFMA.

(6)

Referências

Documentos relacionados

- “Desenvolvimento de habilidades pessoais”: por fim, neste agrupamento foram reunidas as respostas dos alunos que tinham como enfoque a ideia de que o estágio se configura como

obtido no segundo pico de carregamento das curvas força versus deslizamento relativo dos modelos. Obviamente, a primeira alternativa se mostra mais

Assim, a partir do trabalho realizado, boa eficiência de remoção (de aproximadamente 70%) para massas utilizadas de 60g e 90g de areia de construção civil, porém, com

a) Havendo desistência do estudante do Programa de Iniciação Científica (PIC – UNISANTA) o orientador é responsável por substituí-lo, o quanto antes, por estudante que

Buscou-se descrever o perfil socioeconômico da amostra, assim como caracterizar o nível de endividamento dos pesquisados a partir de seus hábitos de consumo, investimento e

Brasil Seguros e Previdência S/A), apresentou os trabalhos da Comissão de Inteligência de Mercado – CIM em 2017, que foram divididos em três projetos: 1) Insurtechs e

tutorial, o aluno acessa o conteúdo seguindo a especificação dos pré-requisitos, para poder navegar pela hierarquia de conceitos. Neste modo, o módulo de adaptação de

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o