• Nenhum resultado encontrado

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

1. Alternativa D

Habilidade (EF08GE20) Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e eco- nômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.

Na região do Sahel, há muito tempo se sabe que o deserto vem avançando e que a má prática das atividades agro- pecuárias intensifica a desertificação. Agora, uma ação organizada entre ONGs, populações locais e governos de vários países vem buscando combater esse cenário por meio de um projeto de reflorestamento que envolve o plantio de milhões de árvores. Esse projeto é conhecido como Grande Muralha Verde e prevê um cinturão de árvores e hortas para preservar o solo e bloquear o vento que carrega as areias do deserto em direção ao sul. Ao mesmo tempo, o projeto ajudará a desenvolver economi- camente comunidades locais.

2. Alternativa D

Habilidade (EF08GE21) Analisar o papel ambiental e terri- torial da Antártica no contexto geopolítico, sua relevância para os países da América do Sul e seu valor como área destinada à pesquisa e à compreensão do ambiente global.

Em 10 de dezembro de 1959, foi assinado o Tratado da Antártica, em vigor a partir de 1961, com o qual os países signatários se comprometeram a abrir mão do desejo de reivindicar territórios no continente em prol da explo- ração científica por meio da cooperação internacional.

Hoje, o continente tem uma população que varia em torno de 4 mil pessoas no verão e aproximadamente 900 no inverno, composta de profissionais voltados à pesquisa científica e à manutenção das bases.

3. Alternativa C

Habilidade (EF08GE12) Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Aladi, entre outros).

O Mercosul é um bloco econômico criado em 1991 por meio do Tratado de Assunção, realizado na capital do Paraguai, tendo como países-membros fundadores o Brasil, o Paraguai, o Uruguai e a Argentina. Seus princi- pais objetivos são: estimular o comércio entre os países- -membros e promover intercâmbio em setores como educação, tecnologia e cultura. Hoje conta, além dos fun- dadores, com Chile, Equador, Peru, Colômbia, Suriname,

Guiana, Bolívia (em processo de adesão) como Estados associados. A Venezuela, no momento, está suspensa por divergências políticas.

4. Alternativa D

Habilidade (EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.

Durante o Segundo Reinado brasileiro (1840-1889), os membros do Partido Liberal defendiam: a descentraliza- ção administrativa, por meio da transferência de algumas competências às províncias; o protecionismo alfandegá- rio, um mecanismo para desenvolver a indústria nacional ao cobrar impostos mais altos dos produtos importados.

Por outro lado, os conservadores defendiam: a centraliza- ção do poder, por meio da concentração de todas as com- petências no Rio de Janeiro e nas mãos do imperador;

o livre-comércio, sem qualquer tipo de protecionismo, porque se dedicavam à exportação de café, em vez de produtos industriais.

5. Alternativa B

Habilidade (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.

Os participantes da Revolução Praieira estavam insa- tisfeitos com a presidência conservadora no conselho de ministros, eram contra o processo de centralização do poder e dos impostos e não aceitavam o sistema de recrutamento militar, que afetava principalmente os mais pobres. A situação econômica era grave, com grande con- centração de terras e de poder nas mãos de oligarquias como a dos Cavalcanti, além do monopólio do comércio ainda exercido pelos portugueses. Em 1

o

de janeiro de 1849, os praieiros publicaram o Manifesto ao Mundo, no qual exigiam: fim do Poder Moderador; voto livre e uni- versal; liberdade de imprensa; reforma do Poder Judiciá- rio; federalismo; nacionalização do comércio de varejo;

fim do sistema de recrutamento militar.

6. Alternativa C

Habilidade (EF08HI16) Identificar, comparar e analisar a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.

A principal causa da Revolta dos Malês, que ocorreu em

Salvador, em 1835, foi a severa opressão que os cativos

sofriam. Os escravizados se organizaram com o objetivo de

encerrar a escravidão e instaurar uma monarquia muçul-

mana na capital baiana. Em um dia de festa santa, eles

tomariam a cidade. Porém, uma escravizada, temendo o

que poderia acontecer, denunciou os revoltosos.

(2)

7. Alternativa A

Habilidade (EF08HI04) Identificar e relacionar os proces- sos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

Aproveitando a fragilidade das defesas papais, o exército italiano invadiu e dominou Roma em 1870. Foi oferecido ao Papa que continuasse como chefe de estado do Vati- cano (um pequeno território no interior de Roma onde fica a sede da Santa Sé), mas ele seguiu se considerando um prisioneiro do rei italiano. Essa situação, batizada de

“Questão Romana”, só foi totalmente resolvida e oficiali- zada anos depois, já no século XX, com Benito Mussolini.

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

8. Alternativa B

Habilidade (EF06CI07) Justificar o papel do sistema ner- voso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

No ar existem substâncias químicas que, ao serem ina- ladas, estimulam os receptores do olfato, os chamados quimiorreceptores, localizados em células do epitélio olfatório. Ao serem estimuladas, essas células olfatórias produzem impulsos nervosos que seguem para o cérebro.

9. Alternativa D

Habilidade (EF08CI08) Analisar e explicar as transforma- ções que ocorrem na puberdade considerando a atua- ção dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

Um exemplo de característica sexual secundária é o desenvolvimento das mamas. As características sexuais secundárias são aquelas relacionadas às características externas. Já as características sexuais primárias são aque- las relacionadas aos órgãos sexuais internos.

10. Alternativa C

Habilidade (EF06CI08) Explicar a importância da visão (captação e interpretação das imagens) na interação do organismo com o meio e, com base no funcionamento do olho humano, selecionar lentes adequadas para a correção de diferentes defeitos da visão.

Miopia é uma condição do olho caracterizada por má visão a distância. Isso ocorre devido a um defeito de convergência dos raios luminosos, o que faz com que a imagem de objetos distantes se forme à frente da retina, em vez de na própria retina. Por esse motivo, os objetos distantes são vistos des- focados, enquanto os objetos próximos parecem normais.

11. Alternativa B

Habilidade (EF08CI08) Analisar e explicar as transforma- ções que ocorrem na puberdade considerando a atua- ção dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino.

Produzido pelos testículos, é responsável pelo apareci- mento das características sexuais secundárias masculi- nas, como o aparecimento de pelos pelo corpo, as modi- ficações da voz, entre outras.

12. Alternativa A

Habilidade (EF06CI07) Justificar o papel do sistema ner- voso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

O sistema nervoso central (SNC) consiste no encéfalo e na medula espinhal, ao passo que o sistema nervoso peri- férico (SNP) é formado pelos nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aos órgãos do corpo.

13. Alternativa D

Habilidade (EF06CI07) Justificar o papel do sistema ner- voso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas básicas e respectivas funções.

O ato reflexo ocorre devido à ação independente da medula espinhal. São respostas rápidas e involuntárias, isto é, independentes de nossa vontade, que nosso corpo gera diante de determinados estímulos. Essa resposta é gerada pela própria medula espinhal, o que significa dizer que a mensagem gerada pelo estímulo não precisa chegar ao cérebro para que uma resposta seja criada.

MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

14. Alternativa C

Habilidade (EF08MA25) Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significa- dos e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.

Contando a quantidade de números 3 indicados, vê-se que são 8:

2, 3, 1, 2, 3, 3, 5, 4, 3, 5, 1, 2, 3, 4, 4, 3, 4, 5, 3, 2, 3

Logo, a frequência absoluta pedida é 8.

(3)

15. Alternativa B

Habilidade (EF06MA16) Associar pares ordenados de nú- meros a pontos do plano cartesiano do 1

o

quadrante, em situações como a localização dos vértices de um polígono.

O ponto (-2, -1) indica um valor -2 para x, no eixo hori- zontal, e -1 para y, no eixo vertical.

Com isso, esse par está associado ao ponto X.

16. Alternativa D

Habilidade (EF08MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

Sendo x a quantidade, em mililitros, de tinta vermelha procurada, podemos escrever a seguinte proporção:

2 = 240

5 x

Resolvendo, vem:

=

=

=

= 2x 5 · 240 2x 1200 x 1200

2 x 600

Portanto, deverá usar 600 mL de tinta vermelha.

17. Alternativa B

Habilidade (EF06MA32) Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos am- bientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsá- vel, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões.

Total de entrevistados: 27 + 12 + 11 = 50.

Dos 50 entrevistados, 27 responderam “sim”:

= =

27 50

54 100 54%.

Logo, 54% responderam “sim”.

18. Alternativa B

Habilidade (EF09MA16) Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no plano cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse conheci- mento para calcular, por exemplo, medidas de perímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.

Dados os pontos A e B em um plano, o ponto médio M do segmento AB traçado terá coordenadas dadas pela seguinte relação:

=  + +

  

 

M x x

2 ; y y 2

A B A B

Substituindo as coordenadas indicadas no enunciado, temos:

( )

= - +  + -





= - 





= -

M 6 4

2 ; 8 ( 2) 2

M 2

2 ; 6 2 M 1; 3

Portanto, as coordenadas pedidas são (-1; 3).

19. Alternativa A

Habilidade (EF08MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

Podemos simplificar cada fração dada, observando em qual caso temos razões inversas. Para o par 12

15 e 20 16 , temos:

=

= 12 15

4 20 5 16

5 4

Logo, as razões 12 15 e 20

16 podem ser usadas como exemplo para a situação pedida.

20. Alternativa B

Habilidade (EF08MA04) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.

São 25 notas no total, sendo seis vezes indicada a nota 6,0. Assim:

Frequência relativa: 6 = = 25 0,24 24%.

Logo, a frequência relativa pedida é 24%.

(4)

21. Alternativa D

Habilidade (EF09MA16) Determinar o ponto médio de um segmento de reta e a distância entre dois pontos quaisquer, dadas as coordenadas desses pontos no pla- no cartesiano, sem o uso de fórmulas, e utilizar esse co- nhecimento para calcular, por exemplo, medidas de pe- rímetros e áreas de figuras planas construídas no plano.

No plano cartesiano, a distância entre dois pontos A (x A , y A ) e B (x B , y B ) pode ser determinada por meio da fórmula:

( ) ( )

= - + -

d

AB

x x

B A 2

y

B

y

A 2

Considerando as coordenadas dadas para os pontos A(-2, -1) e B(3, 2), teremos:

( ) ( )

=   - -   + - -    

=  +  + +  

=   +  

= +

=

d 3 2 2 1

d 3 2 2 1

d 5 3

d 25 9

d 34

AB

2 2

AB

2 2

AB

2 2

AB AB

Considerando cada unidade dos eixos como representa- ção de 1 m, o robô percorreu a distância de 34 m.

22. Alternativa A

Habilidade (EF08MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

De início, podemos considerar que x seja a área de grama a ser cortada. Assim, temos uma situação que envolve três grandezas. Organizando em uma tabela cada gran- deza com a que apresenta a incógnita x, temos:

N

o

de robôs Área (m 2 ) Tempo (h)

2 2 700 3

3 x 4

Comparando cada grandeza com a que tem x, conclui- -se que as grandezas sejam diretamente proporcionais.

Escrevendo a equação, e resolvendo, teremos:

=

=

=

= 2 700

x 2 3 · 3

4 2 700

x 1 2 x 2 · 2 700 x 5 400

A área de grama cortada deverá ser de 5 400 m 2 .

23. Alternativa D

Habilidade (EF08MA18) Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumen- tos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Marcando o simétrico de cada vértice do polígono origi- nal em relação ao ponto H, temos:

−2 −1 0 2 3

1 H 4 y

−1

−2

−3

1 2 3 4 5 x

−3

−4

24. Alternativa C

Habilidade (EF08MA24) Classificar as frequências de uma variável contínua de uma pesquisa em classes, de modo que resumam os dados de maneira adequada para a tomada de decisões.

São, ao todo, 20 massas indicadas, das quais quatro estão no intervalo indicado (70 72). Assim:

Frequência relativa: 4 = = 20 0,20 20%.

Portanto, a frequência relativa pedida é de 20%.

25. Alternativa C

Habilidade (EF08MA13) Resolver e elaborar problemas que envolvam grandezas diretamente ou inversamente proporcionais, por meio de estratégias variadas.

O gráfico que indica uma linha reta, passando pela origem do sistema, está associado à representação da relação entre grandezas diretamente proporcionais. Usando como referência qualquer ponto da reta, como o ponto (3, 2), temos:

Constante de proporção: x = = y

3 2 1,5.

Portanto, as grandezas x e y são diretamente proporcio-

nais, sendo 1,5 a constante de proporcionalidade.

(5)

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

26. Alternativa A

Habilidade (EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhe- cimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos ver- bais, pontuação etc.

A sequência correta é “deixou – arrebentou – aconse- lhou”. Explicando: 1) o verbo fica no singular se o sujeito for “a maior parte de” + palavra no singular: “A maior parte da plateia deixou o teatro”; 2) o verbo fica no singu- lar se seu núcleo for um coletivo: “Uma manada arreben- tou as cercas”; 3) o verbo fica no singular se o sujeito for formado com a expressão “mais de um(a)”: “Mais de um amigo aconselhou-me a desistir do caso”.

27. Alternativa B

Habilidade (EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhe- cimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos ver- bais, pontuação etc.

Em “— Pois faça de conta que somos roceiros – insistiu o moço”, o verbo “fazer” expressa uma ordem dada pela personagem identificada por “o moço”. O verbo, con- sequentemente, está conjugado na terceira pessoa do singular (tratamento “você”) do imperativo afirmativo.

28. Alternativa A

Habilidade (EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e com- preender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contempo- râneas, romances juvenis, biografias romanceadas, no- velas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, nar- rativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

A revelação dos sentimentos, das sensações e vivên- cias por parte do narrador (“Ele finge que está muito preocupado com a minha situação, mas não está / estou dilapidando minhas reservas”) é uma característica mar- cante do gênero “diário”, bem como o foco narrativo em primeira pessoa e o registro da data no alto da página.

29. Alternativa B

Habilidade (EF69LP28) Observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos, as moda- lidades deônticas, que se referem ao eixo da conduta (obrigatoriedade/permissibilidade) como, por exemplo:

Proibição: “Não se deve fumar em recintos fechados.”;

Obrigatoriedade: “A vida tem que valer a pena.”; Possi- bilidade: “É permitido a entrada de menores acompa- nhados de adultos responsáveis”, e os mecanismos de modalização adequados aos textos políticos e propo- sitivos, as modalidades apreciativas, em que o locutor exprime um juízo de valor (positivo ou negativo) acerca do que enuncia. Por exemplo: “Que belo discurso!”,

“Discordo das escolhas de Antônio.” “Felizmente, o bu- raco ainda não causou acidentes mais graves.”

Os textos jurídicos e normativos – em que se incluem leis e estatutos – são escritos em linguagem formal, de acordo com a norma-padrão da língua, com o objetivo de evitar multiplicidade de informações.

30. Alternativa C

Habilidade (EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhe- cimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos ver- bais, pontuação etc.

A sequência correta é “são – eram”. Explica-se: 1) quando o sujeito for um pronome interrogativo, o verbo “ser”

concorda com o predicativo, que, neste caso, está no plu- ral: “Quem são essas pessoas que você traz até mim?”;

2) na indicação das horas, o verbo “ser” concorda com a expressão numérica: “Eram duas e meia quando o trem chegou à estação”.

31. Alternativa A

Habilidade (EF89LP33) Ler, de forma autônoma, e com- preender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contempo- râneas, romances juvenis, biografias romanceadas, no- velas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, nar- rativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

A característica típica do gênero memórias literárias pre- sente entre as alternativas é a abordagem de fato ocor- rido em passado distante. O que denuncia tratar-se de um passado distante é a seguinte passagem: “Helena ficara no convés, tentando distrair Eliana, então com pouco menos de três anos”.

Esse “então” equivale a “naquela época” e não estaria

presente na abordagem de um fato ocorrido num pas-

sado recente.

(6)

32. Alternativa C

Habilidade (EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhe- cimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos ver- bais, pontuação etc.

Há erro de concordância nos dois textos. Em ambos, o sujeito é “você”, que, por ser pronome de tratamento, carrega o verbo para a terceira pessoa: “venha” e “faça”, res- pectivamente, já que as terceiras pessoas do imperativo afir- mativo provêm, sem alteração, do presente do subjuntivo.

33. Alternativa D

Habilidade (EF69LP28) Observar os mecanismos de modalização adequados aos textos jurídicos, as moda- lidades deônticas, que se referem ao eixo da conduta (obrigatoriedade/permissibilidade) como, por exemplo:

Proibição: “Não se deve fumar em recintos fechados.”;

Obrigatoriedade: “A vida tem que valer a pena.”; Possi- bilidade: “É permitido a entrada de menores acompa- nhados de adultos responsáveis”, e os mecanismos de modalização adequados aos textos políticos e propo- sitivos, as modalidades apreciativas, em que o locutor exprime um juízo de valor (positivo ou negativo) acerca do que enuncia. Por exemplo: “Que belo discurso!”,

“Discordo das escolhas de Antônio.” “Felizmente, o bu- raco ainda não causou acidentes mais graves.”

O artigo quarto remete ao provérbio “O direito de cada um termina onde começa o dos outros”, como se depreende de sua leitura: “A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo. Assim, os direitos de cada homem têm por limites aqueles que asseguram aos outros o gozo dos mesmos direitos”.

34. Alternativa D

Habilidade (EF05LP09) Ler e compreender, com autono- mia, texto instrucional de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comu- nicativa e a finalidade do texto.

Os manuais de instrução são, por excelência, textos injun- tivos. Por meio de verbos no imperativo – ou no infinitivo com valor de imperativo – determinam como o leitor (ou ouvinte) deve proceder para montar, operar e conservar um objeto ou um aparelho de qualquer natureza.

35. Alternativa C

Habilidade (EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhe- cimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos ver- bais, pontuação etc.

A sequência correta é “mas – más – mais”. Explicando:

1) no texto I, cabe a conjunção adversativa “mas”, sinô- nima de “porém”: “Chorava à noite, em segredo, no dormitório; mas colhia as lágrimas numa taça, como fazem os mártires das estampas bentas”; 2) no texto II, cabe o adjetivo “más”, feminino de “maus” e antônimo de

“boas”: “e oferecia ao céu em remissão dos meus pobres pecados, com as notas más boiando”; 3) no texto III, cabe o advérbio “mais”, contrário de “menos”: “Esta recorda- ção gulosa é o que mais pronunciadamente me ficou dos meses de externato”.

36. Alternativa D

Habilidade (EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhe- cimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos ver- bais, pontuação etc.

A expressão destacada no trecho extraído da obra de Erico Verissimo traz o verbo na segunda pessoa do sin- gular do imperativo negativo. Ocorre que o imperativo negativo é todo ele derivado, sem alterações, do presente do subjuntivo. Daí: “que tu contes — não contes tu”. Por sua vez, as segundas pessoas do imperativo afirmativo vêm do presente do indicativo, com a supressão do “s”

final, ou seja, “tu contas — conta tu”.

37. Alternativa B

Habilidade (EF08LP04) Utilizar, ao produzir texto, conhe- cimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos ver- bais, pontuação etc.

O imperativo, usado no modo de preparo da receita, é a forma verbal mais comumente utilizada nos textos instrucionais, porém não é a única. Com o mesmo valor semântico, é possível utilizar nas instruções o infinitivo impessoal: “Lavar bem as batatas com uma escova.

Cortar na vertical em formato de meia-lua. Colocar as

batatas numa vasilha com água. Deixar descansando

por meia hora”.

(7)

38. Alternativa D

Habilidade (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes for- mas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artis- tas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

O grupo brasileiro Barbatuques desenvolveu um conjunto de técnicas de percussão corporal que resulta na constru- ção de uma sequência ritmada de movimentos com efei- tos de voz, palmas, estalos, batidas no rosto e no corpo.

39. Alternativa B

Habilidade (EF08LI13) Reconhecer sufixos e prefixos co- muns utilizados na formação de palavras em língua inglesa.

Todas as palavras apresentam sufixos: punishment – sadness – emotional – studious.

40. Alternativa C

Habilidade (EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresen- tadas sobre um mesmo assunto.

As palavras completam as dicas que dizem para aprender

um pouco da língua dos locais visitados, carregar fotos

extras do passaporte, não trocar dinheiro no aeroporto,

manter tudo que for importante com você o tempo todo e

criar boas lembranças.

Referências

Documentos relacionados

Partindo desta premissa, o objetivo desta pesquisa foi, identificar ações relativas aos processos de ensino e aprendizagem, desenvolvidas por Bolsistas de Iniciação

Ideias Inatas: São aquelas que não poderiam vir de nossa experiência sensorial, porque não há objetos sensoriais ou sensíveis para elas, nem poderiam vir de

A) predomínio dos interesses oligárquicos em prejuízo dos direitos do cidadão. B) compromisso dos políticos com a soberania da justiça eleitoral. C) controle dos coronéis sobre

O autor desenvolve uma análise de como o fascismo pode desencadear a explosão de uma violência coletiva efetiva e simbólica. Em contextos de crise, como as que abatiam as

a) o homem americano teria uma única origem, e que teria vindo exclusivamente da Ásia, pelo Estreito de Bering, por volta de 18 mil anos atrás. b) o homem americano

No caso das Ciências Humanas e suas Tecnologias (como também de modo peculiar em cada uma das áreas) a análise do Quadro resumo de

No Brasil colonial, além da produção açucareira escravista, o historiador Caio Prado Junior (em Formação do Brasil Contemporâneo) enumera outras atividades econômicas