• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGAR DA MATTA MACHADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGAR DA MATTA MACHADO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGAR DA MATTA MACHADO

ATIVIDADE: 05 – SISTEMA CIRCULATÓRIO DATA: 01/04 a 15/04 ANO: 2021 ENSINO: FUNDAMENTAL II – 3º CICLO - 9º ANO

PROFESSOR: MAURÍCIO COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ALUNO: SALA: 9°

DATA DE DEVOLUÇÃO: até 15/04/2021 TEMPO ESTIMADO PARA REALIZAÇÃO: 6 horas ENDEREÇO ELETRÔNICO PARA ENVIO: mauricio.professormatematica@gmail.com

Antes de iniciar a atividade, leia atentamente as seguintes instruções:

 Antes de responder as perguntas, leia atentamente os materiais sugeridos juntamente com as atividades e, se possível, assista aos vídeos recomendados. Você também poderá consultar outras fontes de informação: livros, cadernos e sites de pesquisa.

 Capricho e pontualidade também serão avaliados.

ATIVIDADES:

- Assistir:

Vídeo (se possível) através do link ou QrCode

 https://youtu.be/iTRTTIrmTR8

SISTEMA CIRCULATÓRIO HUMANO

O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.

(2)

Dsponível em: https://www.infoescola.com/

Componentes do sistema circulatório

Antes de entender o processo de circulação do sangue pelo corpo, é fundamental conhecer os componentes do sistema circulatório. São eles: sangue, coração e vasos sanguíneos.

Sangue

O sangue é o líquido que circula entre as artérias e veias com as funções de absorver o oxigênio e nutrientes, e distribuí-los entre as células, além de eliminar substâncias tóxicas do organismo, estabelecer relações entre as suas várias partes, contribuir para o equilíbrio da temperatura e ajudar na sua defesa. O sangue é o principal componente

(3)

do sistema circulatório. Transporta substância dentro do organismo, como: oxigênio, gás carbônico, nutrientes e outros. Contém células que são responsáveis pela defesa do organismo.

O sangue é composto de:

Uma parte líquida, o plasma, constituída de 90% de água, onde estão dissolvidos sais minerais, gases respiratórios, proteínas e outras substâncias que são transportadas por ele.

Uma parte sólida - as células:

Glóbulos vermelhos ou hemácias - transportam o oxigênio e gás carbônico,

Glóbulos brancos ou leucócitos - defendem o organismo, atacando e destruindo os micróbios que invadem.

Plaquetas — pedaço ou células maiores que ajudam no processo de coagulação do sangue.

Coração

Órgão central do sistema circulatório, o coração é o responsável por bombear sangue para as diversas partes do corpo. Localizado na caixa torácica, entre os pulmões, impulsiona o sangue por meio dos movimentos de contração ou sístole, relaxamento e diástole.

Seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: do lado direito bombeia o sangue chamado venoso, rico em gás carbônico, para os pulmões, enquanto o lado esquerdo bombeia sangue arterial, com oxigênio, para o corpo.

O coração é estruturado da seguinte maneira:

- Pericárdio: membrana que reveste o exterior do coração;

- Endocárdio: reveste o seu interior;

- Miocárdio: fica localizado entre o pericárdio e o endocárdio;

- Átrios ou aurículas: são as cavidades localizadas nas partes superiores, por onde o

(4)

sangue chega ao coração;

- Ventrículos: são as cavidades da parte inferior, região por onde sai o sangue;

- Válvula tricúspide: estrutura que impede o refluxo do sangue do átrio direito para o ventrículo direito;

- Válvula mitral: evita o refluxo de sangue do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.

Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são uma rede de finos tubos que levam o sangue para todas as partes do corpo. Ramificam-se e formam as artérias, veias e capilares.

- Artérias: são vasos com parede espessa e resistente que saem do coração e levam o sangue para outras partes do corpo. As artérias pulmonares transportam o sangue venoso (com gás carbônico) do coração para os pulmões e a aorta envia o sangue arterial, rico em gás oxigênio, do coração para os tecidos do corpo humano.

- Veias: são vasos que transportam o sangue dos tecidos para o coração. As

pulmonares levam o sangue arterial dos pulmões para o coração e as demais veias transportam o sangue venoso.

- Capilares: são ramificações de veias e artérias em tamanhos minúsculos, compostos de uma camada de células em suas paredes, o que possibilita a troca de substâncias entre as células e o sangue. São ligadas às veias para levar o sangue de volta ao coração.

A circulação nos seres humanos

O sangue chega ao coração pelo átrio direito por meio das veias cavas. Esse sangue é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio. Esse sangue desoxigenado segue, então, para o ventrículo direito. Do ventrículo direito, é bombeado para os pulmões via artérias pulmonares.

(5)

Nos pulmões, ocorre o processo de hematose, o sangue até então rico em gás carbônico, recebe oxigênio proveniente da respiração pulmonar. O sangue rico em oxigênio volta ao coração via veias pulmonares, chegando a esse órgão pelo átrio esquerdo. Do átrio, ele segue para o ventrículo esquerdo.

Do ventrículo esquerdo, o sangue segue para o corpo, saindo do coração pela artéria aorta. O sangue então segue para os vários órgãos e tecidos do corpo. Nos capilares, ocorrem as trocas gasosas. O oxigênio presente no sangue passa para os tecidos e o gás carbônico produzido na respiração celular passa para o sangue.

Os capilares reúnem-se formando vênulas, que formam as veias, as quais seguem levando o sangue pobre em oxigênio para o coração. As veias cavas superior e inferior garantem que o sangue rico em gás carbônico seja levado até o átrio direito.

Circulação sistêmica e pulmonar

A circulação nos seres humanos é denominada de circulação dupla, uma vez que se observa a presença de dois circuitos: a circulação sistêmica ou grande circulação e a circulação pulmonar ou pequena circulação:

Circulação sistêmica ou grande circulação:

Diz respeito ao circuito que o sangue faz partindo do coração em direção aos vários tecidos do corpo e depois retornando a esse órgão. Ao chegar do pulmão, o sangue é impulsionado para o corpo. Nos capilares, são feitas as trocas gasosas, e o sangue, agora rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, retorna ao coração.

Circulação pulmonar ou pequena circulação:

Diz respeito ao circuito realizado pelo sangue do coração aos pulmões e seu retorno ao coração. Nesse circuito, o sangue sai pobre em oxigênio do coração, segue para o pulmão, onde é oxigenado, e retorna ao coração.

(6)

Exercícios

1. O que é o sistema circulatório?

2. Quais são os componentes do sistema circulatório?

3. Qual o principal componente do sistema circulatório? Quais as substâncias que ele transporta?

4. Como o sangue é composto?

5. Qual a função dos glóbulos vermelhos?

6. Qual a função dos glóbulos brancos?

7. O que são plaquetas?

8. Qual a função do coração?

9. Como funciona o coração?

10. Como é estruturado o coração?

11. O que são vasos sanguíneos?

12. Defina:

a) Artérias b) Veias c) Capilares

13. Explique como é a circulação nos seres humanos.

(7)

14. Complete as lacunas com as palavras do quadro de modo que as frases fiquem corretas.

Como ocorre a circulação:

O sangue__________ recebe oxigênio nos pulmões e vai para o

_________________o sangue arterial, que circula por todo o organismo através das_______________. Estas se ramificam em vasos finos (______________) que levam o sangue até as células, onde deixa o _________________ e recebe o gás carbônico. O sangue carregado de gás carbônico (sangue

______________ ), circula pelas veias e volta para o coração. O coração impulsiona o sangue de volta para os______________onde deixa o

___________________________ e absorve o oxigênio. Torna-se novamente sangue arterial e volta ao coração, reiniciando ________________.

15. Os filmes de Ficção Cientifica além de distração também possibilitam ilustrar conceitos e discutir vários temas dentro das Ciências. Entre esses filmes,

destaca-se Viagem Fantástica que, em meados dos anos sessenta, criou grande sensação devido aos seus admiráveis efeitos especiais. O filme narra a história de um importante cientista, que está entre a vida e a morte, devido a um coágulo no cérebro. Um pequeno submarino com uma equipe médica a bordo é

miniaturizado, isto é, reduzido a dimensões microscópicas e injetado com uma CIRCUL AÇ ÃO ARTERIAL VENO SO ARTÉ RI AS BOMBEI A

PULMÕE S C API L ARE S COR AÇ ÃO G ÁS C ARBÔNI CO

OXIGÊNIO

(8)

seringa na veia jugular do pescoço do cientista. Após passar por vários órgãos e cumprir a missão com êxito, a equipe sai do organismo do cientista por meio de uma lágrima.

Pode-se afirmar que esse submarino, ao seguir o fluxo sanguíneo normal da veia citada no texto, será levado diretamente para:

A) O fígado.

B) O coração.

C) Os pulmôes.

D) A artéria aorta.

.

Referências

Documentos relacionados

O investimento em ações é um investimento de risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de

sangue arterial (oxigenado) é levado dos pulmões ao coração, através das veias pulmonares, que se conectam no átrio esquerdo. o Grande circulação: A grande

Eu escrevi minha história e estou compartilhando o programa que eu usei para remover minhas espinhas Naturalmente porque você precisa saber que?. você pode ter o controle de

De acordo com o site do Conselho Federal de Contabilidade (2012, p. 01), a convergência contábil aos padrões internacionais tornou-se irreversível em um contexto de

( 1 ) O sangue rico em oxigênio, vindo dos pulmões, chega ao coração para ser distribuído pelo corpo. O corpo produz resíduos que devem

Comentário: O sangue do átrio direito (1) passa para o ventrículo direito (2), de onde sai pela artéria pulmonar, vai aos pulmões e retorna ao coração através das veias

2016 – Revista de estudos indisciplinares em gêneros e sexualidades aprovação de uma legislação específica que proteja a população trans contra a discriminação,

Os objetivos desse estudo foram determinar o número de visitas à sala de emergência por síndrome gripal (SG) e síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e avaliar a associação