• Nenhum resultado encontrado

precisa saber sobre TUDO O QUE VOCÊ ENERGIA SOLAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "precisa saber sobre TUDO O QUE VOCÊ ENERGIA SOLAR"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TUDO O QUE VOCÊ

E N E R G I A S O L A R precisa saber sobre

(2)

Índice

INTRODUÇÃO

COMO FUNCIONAM OS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS?

QUANTO CUSTA A INSTALAÇÃO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO?

QUANTO É POSSÍVEL ECONOMIZAR COM ENERGIA SOLAR?

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO USO DE ENERGIA SOLAR?

Valorização do imóvel Baixo impacto ambiental

Retorno do investimento garantido

É POSSÍVEL GERAR ENERGIA SOLAR EM DIAS NUBLADOS?

CONCLUSÃO

FALE COM A GENERARE

03 04 06 07 08 08 09 09 10 10 11

(3)

INTRODUÇÃO

A energia solar tem ganhado espaço e se tornado uma das principais fontes de energia sustentável alternativa, prova disso foi a sua consolidação nos últimos anos. De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), para 2019 a expectativa é que o Brasil amplie em 44% sua capacidade de geração de energia solar.

Contudo, o sistema de captação de energia fotovoltaica ainda gera dúvidas em muitas pessoas. Como funciona? Quanto custa? Quais são as principais vantagens? Este material é um guia básico para aqueles que assim como você, querem esclarecer essas dúvidas e entender um pouco mais sobre a energia solar fotovoltaica.

ESPERA-SE QUE O BRASIL AMPLIE

EM 44% SUA CAPACIDADE DE

GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR

3

(4)

4 4

Como funcionam

A energia solar consiste na captação da luz do sol por meio de paineis fotovoltaicos. Esses paineis atraem as partículas de energia que movimentam elétrons e assim, criam uma corrente de energia. Essa energia gerada é distribuída pelo quadro geral, e assim, os equipamentos são alimentados.

Visando facilitar a captação dos raios solares, na maioria dos casos os painéis fotovoltaicos são instalados no teto das edificações, mas a instalação também pode ser adaptada para outros locais. Por este motivo, a utilização do sistema fotovoltaico pode gerar uma grande re- dução na sua conta de energia elétrica.

OS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS?

(5)

45

A luz solar que atinge os paineis solares, durante o dia,

após absorvida é convertida em energia elétrica.

Através do inversor, a corrente contínua é transformada em corrente

alternada e assim, pode ser consumida.

A residência ou empresa consome a corrente alternada, que gera energia

para lâmpadas, chuveiros, tvs, eletrodomésticos, etc.

A energia gerada excedente vai para a rede de distribuição e pode ser consumida durante

os próximos 60 meses.

(6)

46

DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO?

Esse é um dos principais questionamentos quando falamos de energia solar. O valor do investimento pode variar de acordo com o tamanho do projeto. Primeiro é realizado um estudo com base no histórico de consumo do cliente e posteriormente é realizado um pro- jeto que seja capaz de sanar as necessidades em questão. Para comércios e indústrias, o valor também pode ser calculado de acordo com a quantidade de quiloWatts desejada.

Neste momento você deve estar se questionando "mas quanto custa 1kW?” Esse valor pode ter variações de uma empresa para outra, mas no geral, você poderá pagar em média R$5,00 por kW.

QUANTO CUSTA a instalação

(7)

7 Ainda que o investimento inicial para a insta-

lação de energia solar possa parecer inicialmente elevado, a médio a longo prazo, este valor valerá muito a pena. Isso porque o uso da energia solar pode gerar em média 95% de economia na sua fatura mensal!

Além disso, toda a energia gerada pelos paineis que não forem consumidos podem ser armazena- dos ou distribuídos para a rede de energia, o que lhe proporcionará créditos também. Com a ener- gia solar não há como ter prejuízos!

economizar

QUANTO É POSSÍVEL

COM ENERGIA SOLAR

(8)

8

Além da economia garantida, a energia solar pode proporcionar uma série de outros benefícios. Veja a seguir algumas das principais vantagens:

VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL

A instalação de um sistema fotovoltaico no seu imóvel pode valorizá-lo em aproximadamente 60 mil reais a longo prazo de acordo com um levantamento realizado pelo Lawrence Berkeley Laboratory, um dos laboratórios apoiados pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos. Isso é ótimo para quem tem planos de alugar ou vender a casa ou estabelecimento comercial.

vantagens

QUAIS SÃO AS

DE ENERGIA SOLAR

DO USO

(9)

BAIXO IMPACTO AMBIENTAL

A energia solar é conhecida por ser sustentável e limpa, ou seja, é gerada através de uma fonte renovável e por esse motivo, o meio ambiente não é prejudicado. Isso porque quando se produz energia derivada do Sol, não há poluentes sonoros, radioativos ou mesmo outros que contribuam para o efeito estufa.

RETORNO DO INVESTIMENTO GARANTIDO

Apesar do investimento inicial, o retorno financeiro dos sistemas fotovoltaicos é garantido. Ainda que o retorno total do investimento ocorra dentro de até 4 anos, a redução do valor da sua conta de energia elétrica pode ser perceptível desde o primeiro mês.

9

A E N E R G I A

NÃO EMITE POLUENTES E POR ISSO, NÃO CONTRIBUI PARA O

efeito estufa solar

(10)

10 4 Por incrível que pareça, sim! É possível gerar energia solar em dias nublados. Isso porque ainda

que talvez você não perceba, nesses dias também ocorre a emissão de raios solares.

No entanto, a captação energética nesses dias pode ser menor reduzida, uma vez que as nuvens acabam criando essa barreira extra entre os paineis fotovoltaicos e os raios solares.

EM DIAS NUBLADOS?

É POSSÍVEL GERAR

energia solar

Conclusão

Como você pode ver, a energia solar é muito mais do que uma fonte energética

alternativa, mas sim um investimento que pode inclusive gerar lucros a você, e claro, isso tudo

prezando pelo meio ambiente.

(11)

GENERARE

Fale com a

10 4

A Generare Solar tem como principal objetivo expandir e tornar acessível o oferecimento de energia fotovoltaica. Se você ainda tem

dúvidas ou deseja saber quanto ficaria um projeto para a sua

residência ou estabelecimento comercial, entre em contato conosco e

solicite um orçamento sem compromisso.

Referências

Documentos relacionados

reflexões a respeito da leitura, da arte e da cultura na formação e na sensibilidade artística e criativa; criar um Centro de Estudos em Artes com cursos de formação em Teatro,

Já os títulos pós-fixados como o Tesouro IPCA+ são pode ser mais interessantes para investidores com objetivos de longo prazo.. Os prefixados, por sua vez, são indicados para

Depois de um primeiro encontro com esse agente vai poder ter uma ideia mais completa e saber se esse agente tem as capacidades para vender a sua casa ao melhor preço?.

• Inserção de filtro em veia cava, a maior veia do abdômen para impedir que os coágulos sanguíneos se desloquem para os pul- mões causando uma embolia pulmonar. • Meias

Nossos sistemas de câmeras corporais são distribuídos e integrados por meio de uma ampla rede de parceiros Axis, o que significa que o suporte necessário para construir um

No extrato constarão as horas que o estudante possui em saldo, que serão utilizadas para integralizar, ao final do semestre, a disciplina de Atividades Complementares (estando

Em caso de dúvidas, a Receita Federal disponibiliza um link para simulação da alíquota efe va do imposto de renda, permi ndo que o contribuinte re suas dúvidas através do

Você pode se encontrar perdida em meio à essas dúvidas, sem saber qual é o melhor para o seu tipo de pele, que irá garantir a proteção tanto nos dias em que estiver fora de