• Nenhum resultado encontrado

Goiânia /GO Julho/2018.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Goiânia /GO Julho/2018."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MÊS DE

CONFORME O

TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO Nº 002/2013

CELEBRADO ENTRE O ESTADO DE GOIÁS, POR MEIO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS

SES/GO, E A ASSOCIAÇÃO GOIANA DE INTEGRALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO

GERENCIAMENTO E OPERACIONALIZAÇÃO DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE DO HOSPITAL

ESTADUAL DE DERMATOLOGIA SANITÁRIA E REABILITAÇÃO SANTA MARTA

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MÊS DE JUNHO/201

CONFORME O 5º TERMO ADITIVO - TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO Nº 002/2013

CELEBRADO ENTRE O ESTADO DE GOIÁS, POR MEIO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS

SES/GO, E A ASSOCIAÇÃO GOIANA DE

INTEGRALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO – AGIR, PARA O GERENCIAMENTO E OPERACIONALIZAÇÃO DAS

S E SERVIÇOS DE SAÚDE DO HOSPITAL DE DERMATOLOGIA SANITÁRIA E REABILITAÇÃO SANTA MARTA – HDS.

Goiânia /GO Julho/2018.

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES /2018, TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO Nº 002/2013

CELEBRADO ENTRE O ESTADO DE GOIÁS, POR MEIO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS –

SES/GO, E A ASSOCIAÇÃO GOIANA DE

AGIR, PARA O GERENCIAMENTO E OPERACIONALIZAÇÃO DAS

S E SERVIÇOS DE SAÚDE DO HOSPITAL DE DERMATOLOGIA SANITÁRIA E

HDS.

(2)

2

AGIR

DIRETORIA

Washington Cruz - Diretor Presidente José Alves Filho - Vice-Diretor

Ruy Rocha de Macedo - Diretor Tesoureiro

CONSELHEIROS

Alaor Rodrigues Aguiar

Alberto Borges de Souza . Fernando Morais Pinheiro

José Evaldo Balduíno Leitão Joaquim Caetano de Almeida Netto José Evaristo dos Santos Helca de Sousa Nascimento Paulo Afonso Ferreira Pedro Daniel Bittar

Cesar Helou Vardeli Alves de Moraes

CONSELHEIROS FISCAIS

Alcides Rodrigues Júnior Cyro Miranda Gifford Júnior Gláucia Maria Teodoro Reis

SUPERINTENDÊNCIAS

Sérgio Daher - Superintendente Executivo

João Alírio Teixeira da Silva Júnior - Superintendente Técnico de Reabilitação Claudemiro Euzébio Dourado - Superintendente Administrativo e Financeiro Divaina Alves Batista - Superintendente Multiprofissional de Reabilitação Fause Musse - Superintendente de Relações Externas

DIRETORIA HDS

Válney Luiz da Rocha - Diretor Geral Mônica Ribeiro Costa - Diretoria Técnica

Isadora Crosara Alves Teixeira- Diretoria Clínica

Viviane Tavares Ferreira - Diretora Administrativa Financeira

(3)

3

ÍNDICE

1. APRESENTAÇÃO 04

2. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE 05

3. PRINCIPAIS ATIVIDADES REALIZADAS NO HDS 05 3.1. Cuidados Integrais aos Pacientes Moradores 05

3.2. Atendimento Ambulatorial 06

4. PLANILHA DE PRODUÇÃO - JUNHO/2018 09 5. DIVULGAÇÃO E FORTALECIMENTO SOCIAL DO HDS 10

6. SIGLAS 13

Anexo I - C.T e Relação das Notas Fiscais dos

Bens Patrimoniais - Junho/2018 14

Anexo II – Relatório de Custos (Ref. Maio/2018) 16

Nota Técnica 18

(4)

4

1 – APRESENTAÇÃO

Em conformidade com o Termo de Transferência de Gestão nº 002/2013 e Termos Aditivos, firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – SES-GO e a Associação Goiana de Integralização e Reabilitação - AGIR, para o gerenciamento do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS faz- se nesta oportunidade, a apresentação do RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS no mês de Junho/2018.

A AGIR, possui personalidade jurídica de direito privado, com fins não econômicos, qualificada como Organização Social pelo Decreto Estadual nº 5591/2002, reconhecida como entidade de utilidade pública e de interesse social por força do artigo 13 da Lei Estadual nº 15.503/2005 e re-certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social-CEBAS-SAÚDE pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 1.180/2015.

O HDS está localizado na Rodovia GO 403, Km 08, Via Senador Canedo, Goiânia – GO, e teve a sua fundação em 1943, sendo denominado na época de Leprosário Colônia Santa Marta.

Em conseqüência da política de atenção a pessoa com hanseníase e de diretrizes nacionais de desospitalização para os pacientes acometidos desta moléstia, em 1983 foi transformado em HDS, sendo atualmente uma unidade de atendimento ambulatorial de média complexidade com objetivo de prestar assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS e aos ex-pacientes da extinta Colônia Santa Marta que moram nas áreas circunvizinhas e aos 19 (dezenove) pacientes moradores.

A SES-GO, no intuito de atender aos princípios basilares da administração pública e do SUS, integrou o HDS ao Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER por meio do Decreto nº 7.807/2013, para o gerenciamento, a operacionalização e a execução das ações e serviços da unidade.

A AGIR como organização que presta contas de suas atividades junto à sociedade e ao poder público, busca gerir eficientemente suas ações internas munindo-se de uma análise criteriosa dos dados e informações como norteador de decisões eficazes. Portanto, o relatório apresentado parte desse princípio.

Cumprindo exigência contratual com referência ao 5º Termo Aditivo ao Termo de Transferência de Gestão nº 002/2013, este relatório foi preparado de modo a propiciar os subsídios necessários para que a SES-GO analise o desempenho global de todas as atividades realizadas no HDS e assim fundamente sua avaliação com base nas obrigações pactuadas.

(5)

5 Os dados apresentados neste relatório foram extraídos do banco de dados do sistema de gestão hospitalar interno, utilizado para o gerenciamento dos processos assistenciais, administrativos e financeiros de forma integrada.

Diante disso, as informações evidenciadas demonstram o cenário atual dos atendimentos prestados pela unidade aos pacientes assistidos.

2 – IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE

Nome: Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS.

CNES: 2.653.818.

Endereço: Rodovia GO 403, Km 08- Via Senador Canedo, Goiânia – GO. CEP:

74.735-600.

Tipo de Unidade: Unidade de assistência responsável pelo atendimento ambulatorial e hospitalar de média complexidade, especializada em clínica médica, geriatria, cirurgia geral, infectologia, cardiologia, dermatologia, ortopedia e traumatologia, oftalmologia, endocrinologia, angiologia e psiquiatria, devidamente referenciados pelo Complexo Regulador Municipal de Goiânia.

Gerência da Unidade: Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – SES-GO, publicizada a AGIR.

Gestão do Sistema: Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia-GO – SMS - Goiânia.

3.1 - Cuidados Integrais aos Pacientes Moradores

Assistência integral, aos 19 (dezenove) pacientes moradores, os quais são idosos em sua maioria, com média de idade de 71 anos, com algum grau de dependência física, psíquica ou com deformidades físicas decorrentes de seqüelas de hanseníase.

Estes pacientes moradores são assistidos regularmente pela equipe médica e demais profissionais da equipe multiprofissional, em período integral e em regime asilar.

Os pacientes moradores não são regulados pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e os atendimentos prestados a estes não são faturados.

3 – PRINCIPAIS ATIVIDADES REALIZADAS NO HDS

(6)

6 Nota: Registra-se que 03 (três) pacientes moradores foram a óbito nos meses de Julho/2017, Setembro/2017 e Março/2018. Com isso, não se conseguiu atingir 100% da meta referente ao mês de Junho/2018, conforme consta neste relatório na Planilha de Produção p.9.

Além disso, a paciente E. R. J. esteve internada no CRER, no período de 13/06/2018 a 29/06/2018, portanto, faz-se necessária reavaliação dos dados referentes a Assistência Integral aos Pacientes Moradores, haja vista que, por motivos alheios ao HDS, não foi possível cumprir a meta estipulada para essa atividade.

3.2 - Atendimento Ambulatorial

O atendimento ambulatorial compreende:

a. Primeira consulta: é a visita inicial do paciente encaminhado pela Central de Regulação do Município de Goiânia ao hospital, para atendimento a uma determinada especialidade.

b. Interconsulta: é a primeira consulta realizada por outro profissional em outra especialidade, com solicitação gerada pela própria instituição.

c. Consulta subsequente: são todas as consultas de seguimento Ambulatorial, em todas as categorias profissionais, decorrentes tanto das consultas oferecidas à rede básica de saúde quanto às subsequentes das interconsultas.

O ambulatório de especialidades do HDS presta atendimentos nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, geriatria, oftalmologia, ortopedia, psiquiatria, exames de tonometria e mapeamento de retina associados à consulta oftalmológica.

O atendimento ambulatorial funciona, no mínimo, das 07h00 às 19h00, de segunda à sexta-feira e sábado das 07h00 às 13h00, conforme demanda da população de usuários.

660 553

Meta Atingido

Assistência Integral aos

Pacientes Moradores - Diária Junho/2018

Fonte: Relatório Gerencial.

(7)

7 O atendimento não Médico do hospital é composto pelos seguintes profissionais: Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Odontologia.

Terapia Ocupacional - Educação Física - Psicologia - Nutrição - Fisioterapia-Odontologia

A unidade conta com Ambulatório de Feridas Crônicas, que funciona de segunda-feira a domingo, das 7h00 às 19h00, e opera com equipe médica e de

enfermagem para o atendimento aos portadores de feridas de origem vascular, neuropática e outras, sendo estes regulados pela SMS-Goiânia.

-

Para a linha de contratação Atendimento Ambulatorial, foi atingido um percentual de produção de 111% para Consultas Médicas e 139% para Consultas Não Médicas. Assim, para o grupo Atendimento Ambulatorial obteve-se um percentual produtivo de 120% para o mês de Junho de 2018.

(8)

8 Seguem os gráficos da produção referente ao mês de Junho de 2018:

Seguem os gráficos dos percentuais da produção - referente ao mês de Junho de 2018:

111%

139%

120%

Consultas Médicas Consultas Não Médicas Atendimento Ambulatorial:

Consultas Médicas e Consultas Não Médicas

Em Junho/2018 o Atendimento Ambulatorial: Consultas Médicas e Não Médicas atingiu um percentual de 120%.

3.919 4.365

Meta Atingido

Consultas Médicas Junho/2018

1.700

2.371

Meta Atingido Consultas Não Médicas

Junho/2018

Em Junho/2018 foi realizado um total de 6.736 Consultas.

Fonte: Relatório Gerencial

Fonte: Relatório Gerencial

(9)

9

4. PLANILHAS DE PRODUÇÃO – JUNHO/2018

01- CUIDADOS INTEGRAIS AOS PACIENTES MORADORES

Assistência Integral aos Pacientes Moradores-Diárias Junho/18

META 660

REALIZADO 553

% ATINGIDO 84%

02- ATENDIMENTO AMBULATORIAL

Consulta Médica Junho/18

META 3.919

REALIZADO 4.365

% ATINGIDO 111%

Consulta Não Médica Junho/18

META 1.700

REALIZADO 2.371

% ATINGIDO 139%

META DO GRUPO (Consulta Médicas + Consultas Não Médica) 5.619

REALIZADO 6.736

% ATINGIDO 120%

(10)

10

5. DIVULGAÇÃO E FORTALECIMENTO SOCIAL DO HDS

02/06/2018 - Festa Junina do HDS

Comidas típicas, “arrasta pé” e animação marcaram a Festa Junina do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS. A festança, que aconteceu no dia 02 de junho, contou com a participação de colaboradores, pacientes e visitantes do hospital.

O clima junino tomou conta do ambiente e estava por todos os lados. Bandeirolas, barraquinhas, comidas típicas, músicas e fogueira fizeram parte da decoração da festa, organizada com todo o carinho pela equipe de colaboradores do HDS.

A unidade busca promover a integração social dos pacientes residentes com a realização do evento.

(11)

11 06/06/2018 - Feira Artesanal do HDS

A terceira edição da Feira Artesanal do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS movimentou as dependências da unidade.

A Feira é aberta aos colaboradores, pacientes, acompanhantes e público em geral, e recebe diversos expositores nas áreas de alimentação, artesanato, roupas, bijuterias, sapatos e acessórios.

06/06 a 08/06/18 - XXI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia Instituição

Profissionais do HDS participaram do XXI Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

O evento propiciou a equipe aprofundar o conhecimento de temas relevantes ao HDS e relacionados a experiências científicas no âmbito do envelhecimento, incluindo-se:

epidemiologia, pesquisas clínicas e básicas, políticas públicas, promoção e proteção ao idoso, aspectos éticos e legais, educação, serviços de saúde, promoção de saúde e peculiaridades de diagnóstico, de prevenção, de tratamento, de reabilitação, de tecnologias assistivas e de cuidados paliativos em geriatria e gerontologia.

(12)

12 13/06/2018 – Casual Day Junino no HDS

Ainda em clima de festa junina, os colaboradores do HDS se vestiram de xadrez em alusão a mês das festas juninas. A ação deve como tônica a promoção da integração e a motivação da equipe.

17, 22 e 27/06/2018 HDS na torcida pelo Brasil

Os jogos da Copa do Mundo contagiaram o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta - HDS. O verde e o amarelo coloriram o hospital, trazendo o clima do maior evento esportivo do mundo para dentro da instituição.

Para torcida o HDS preparou uma programação especial para os moradores e colaboradores da instituição. Uma televisão foi instalada no refeitório da unidade para a transmissão dos jogos da seleção brasileira. O televisor da Residência Assistencial também transmitiu as partidas do time brasileiro. A Copa do Mundo foi mais uma oportunidade para colocar em prática a integração em nosso hospital.

.

(13)

13

6. SIGLAS

AGIR - Associação Goiana de Integralização e Reabilitação.

CEBAS - SAÚDE - Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social.

CRER - Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo.

HDS - Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta.

SES-GO - Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.

SMS-Goiânia – Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

SUS - Sistema Único de Saúde.

(14)

14 Anexo I - C.T e Relação das Notas Fiscais dos Bens Patrimoniais - Junho/2018

(15)

15

(16)

16 Anexo II – Relatório de Custos (Ref. Maio/2018)

(17)

17

(18)

18 NOTA TÉCNICA

Os dados apresentados referentes a custeios são derivados do Relatório de Composição e Evolução de Custos, extraídos do Relatório Standard, disponibilizados pela plataforma web KPIH - Key Performance Indicators for Health da competência de Abril/2018. Os dados do mês de Maio/2018 serão analisados pela consultoria Planisa no mês de Junho de 2018, conforme o planejamento da consultoria e cumprimento de prazo mencionado na Portaria Nº 292-2016-GAB/SES-GO, publicada em 21 de março de 2016:

“Art 3º Alterar o Artigo 19, da portaria 749/2015, estabelecendo o prazo de 40 dias após o final do exercício para entrega mensal das informações de custo das unidades, à partir da referência março/2016.”

As apurações de custos mensais são realizadas pela equipe da Supervisão de Orçamento e Custos/HDS, contando ainda com o auxílio da consultoria Planisa para análise e validação de todos os dados apurados.

A apuração mensal de custos tem por metodologia o Custeio Integral – Custo por Absorção, método legalmente aceito e de acordo com os Princípios Fundamentais da Contabilidade. Registra-se que todas as classificações de contas, centros de custos, abrangências e regras para amortizações, estão em conformidade com Portaria Nº 749/2015-GAB/SES-GO, publicada em 07 de janeiro de 2016.

Referências

Documentos relacionados

(2013 B) avaliaram a microbiota bucal de oito pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço através de pirosequenciamento e observaram alterações na

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

Em consequência da política de atenção a pessoa com hanseníase e de diretrizes nacionais de desospitalização para estes pacientes, em 1983 foi transformado em HDS, sendo

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

Our results demonstrate that mixed rumen ciliates respond to excess carbohydrate by synthesizing reserve carbohydrate and spilling minimal energy, whereas bacteria

Então eu acho também bacana, Evelyn, de você trazer essa rede colaborativa para esse nível de escola de você trocar com seus pares, que não é aquela coisa nas portas, ficar

Todos os dias aqui temos duas ou três audiências públicas de fiscalização. Nós temos acesso a uma pesquisa que fala que 70% da população quer que esta