• Nenhum resultado encontrado

Contato direto com os clientes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Contato direto com os clientes"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

Contato direto com os clientes

Este texto foi redigido a partir de entrevistas individuais com os assistentes técnicos para a avicultura do Laboratório Biovet.

O Laboratório Biovet posiciona- se entre as melhores empresas brasileiras do setor de saúde animal. Para tanto, sinergia é a palavra-chave da empresa. Na área de avicultura, por exemplo, há uma perfeita interação entre as áreas comercial e técnica, tendo em vista a obtenção dos melhores resultados para os clientes.

Ou seja: a assistência técnica para a avicultura realizada pelo Biovet contempla o contato direto de sua equipe de profissionais médicos veterinários com os responsáveis pelos plantéis avícolas das empresas clientes, independentemente da área comercial, porém, atuando em conjunto com ela. Para se ter uma ideia da importância deste

trabalho, apenas nos estados do Paraná e de Santa Catarina são atendidos mais de 100 clientes, que respondem por 42% do volume nacional de matrizes de corte alojadas e 40% do volume nacional de frangos de corte. Mas a equipe de assistência técnica para a avicultura do Laboratório Biovet também está presente nas novas fronteiras avícolas do Brasil.

Apenas como exemplo, deixando de mencionar outros estados, vale citar que no MT, a equipe de assistência técnica para a avicultura do Biovet atua em cidades como Campo Verde, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso. Em GO, presta serviços a clientes de Rio Verde,

Jataí, Mineiros, Paraúna, Itaberaí, Pires do Rio, Hidrolândia, Buriti Alegre, Alexânia, Abadiânia, Bela Vista de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Formosa, Luziânia.

“Com este modelo de trabalho, estamos mais próximos de nossos clientes e presentes em todos os estados onde há produção avícola, contribuindo para a difusão de tecnologia e conhecimento na área de sanidade avícola”, explica o gerente de produtos e serviços técnicos, médico veterinário Alessandro Campos.

“Esta mesma equipe técnica oferece, ainda, suporte à área de comércio internacional do Laboratório, atuando em diversos países da América Latina. Aliás, este importante trabalho vem

Vista aérea do Laboratório em Vargem Grande Paulista

02

(3)

Sorologia: termômetro fundamental

Ao manter constante contato com os médicos veterinários e as equipes técnicas dos clientes, a assistência técnica para a

Dia-a-dia da Assistência Técnica

O trabalho de monitoramento das granjas, realizado pela equipe de assistência técnica para a avicultura do Laboratório Biovet, oferece ao cliente a possibilidade de se posicionar à frente de futuros desafios.

O compromisso com a informação atualizada, discussões/debates técnicos promovidos nas unidades dos clientes, a imparcialidade e

a preocupação com o incremento da qualidade são as marcas registradas dos serviços de assistência técnica.

Assim, o trabalho vem ao encontro das necessidades dos clientes, que necessitam de assistência técnica constante, uma vez que a venda de vacinas tem de acompanhar um pacote de serviços para superar os principais desafios encontrados.

avicultura do Laboratório Biovet propõe respostas aos principais desafios de campo para alguns agentes patogênicos, os quais podem ou não estar contemplados nos programas de vacinação.

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso saber em detalhes o que está ocorrendo. Para isso, a assistência técnica para a avicultura do Laboratório Biovet é instruída a sempre ouvir muito os clientes, auxiliando-os a identificar os principais desafios e a traçar ações que possam ser desenvolvidas.

Entre as ferramentas oferecidas aos clientes destaca-se a sorologia.

Trata-se de um “termômetro”

fundamental, pois indica o real

Coleta para sorologia

Nesse trabalho conjunto com os clientes é possível realizar revisões dos programas vacinais, treinamentos de equipes técnicas e de vacinação, acompanhamento das vacinas nas granjas e

também realizar monitorias laboratoriais para que se tenha um embasamento técnico para eventuais alterações propostas nos programas vacinais.

sendo desenvolvido há anos, de forma contínua, o que resulta em um interessante intercâmbio de experiências”.

Na retaguarda, dando todo o suporte aos seus profissionais da assistência técnica e aos clientes, o Biovet dispõe de um

moderno parque industrial, em Vargem Grande Paulista (SP), responsável pela produção de um amplo portfólio de produtos (veja

“quadro” destacando alguns itens oferecidos para avicultura).

O Laboratório Biovet também coloca a serviço do mercado um Centro de Pesquisa, em Ibiúna (SP), e seus dois aviários SPF (Livre de Agentes Patogênicos Específicos - Specific Pathogen Free) - leia em www.biovet.com.br o Informativo Técnico Avícola número 35, que aborda como tema principal “ovos SPF”.

estado sanitário dos lotes e a eficiência do programa vacinal praticado. Neste sentido, a soro- logia é utilizada para monitoria dos produtos ou dos desafios de campo, e para adequação do programa vacinal. Eventualmente, ainda pode ser utilizada com fins de diagnóstico.

A coleta para sorologia é realizada nas granjas junto com o cliente, avaliando clinicamente as aves na ocasião da visita a campo.

Coleta-se a quantidade necessária de soros por lote. As amostras são enviadas via SEDEX ao Centro de Pesquisa Biovet, devidamente identificadas, acondicionadas com segurança em caixa de isopor contendo gelo.

Parte dos integrantes da equipe de avicultura reunida

03

(4)

Treinamentos “IN COMPANY”

04

A grande maioria dos treinamentos oferecidos aos clientes, e executa- dos pelos assistentes técnicos do Biovet, concentra-se na área de sanidade avícola. Os principais tópicos abordados são aqueles relacionados às principais enfer- midades que acometem as aves, bem como sobre os processos e métodos de vacinações utilizados em avicultura industrial.

Os treinamentos são oferecidos tanto para as equipes técnicas, como para as equipes de vacinação das empresas clientes. Eles ainda são indicados quando, no decorrer dos trabalhos de assistência, vislumbra-se a necessidade de

reciclagem ou atualização dos conhecimentos específicos dos integrantes de uma determinada equipe de vacinação, por exemplo.

Em todo e qualquer treinamento realizado pelos assistentes técnicos do Laboratório Biovet, o principal objetivo é sempre o aperfeiçoamento técnico de todos os profissionais envolvidos.

Entende-se que a difusão de conhecimento e tecnologia é uma via de mão dupla – serve tanto a quem o recebe quanto a quem o transmite.

À medida que os clientes e os parceiros comerciais aprimoram

seus conhecimentos na área e capacitam suas equipes, o trabalho da equipe de assistentes técnicos do Biovet também fica mais produtivo.

Afinal, o desempenho e eficácia dos produtos usados também estão atrelados à qualidade do trabalho executado em campo.

Nos diversos treinamentos realizados, os assistentes técnicos do Biovet sempre abordam os pontos teóricos mais importantes, mas sem deixar de lado a aplicação prática destes pontos. Desta forma, o objetivo é realmente transmitir e levar conhecimentos que possam efetivamente ser aplicados no dia-a -dia de uma empresa avícola.

Treinamentos em clientes: aperfeiçoamento técnico de todos os profissionais envolvidos

Retorno ao cliente

Ao dar um “feed back” ao cliente, os assistentes técnicos do Biovet procuram sempre levar em consideração os resultados zootécnicos, que são o parâmetro mais fiel para demonstrar se os programas adotados estão tendo um resultado positivo. Atrelado a isso, as respostas obtidas das sorologias e monitoramentos realizados, as reavaliações de

programas vacinais e possíveis propostas de alterações estão sempre na pauta das reuniões.

Em outras palavras, os resultados zootécnicos dos lotes, os laudos de sorologia, o programa de vacinação e os aspectos clínicos dos lotes observados a campo constituem o arcabouço necessário para dar um retorno eficiente aos clientes e indicar ações objetivas para

melhoria dos resultados. Isso, somado ao relato sobre o que foi visto durante a visita a campo, permite estudar em conjunto com os clientes melhorias ou mudanças, caso sejam necessárias, além de indicar a realização de treinamentos, palestras, acompanhamentos técnicos a campo, ressaltando a importância de todos esses procedimentos.

(5)

05

Centro de Pesquisa Biovet

O principal contato dos clientes do Biovet com o Centro de Pesquisa acontece por meio dos exames de monitoria de protocolos vacinais, oferecidos como prestação de serviço pelo Laboratório. Mas a rotina de trabalho é muito mais rígida e abrangente. Suporte ao controle de qualidade industrial, aprimoramento e criação de novos produtos fazem parte da rotina

de atividades ali realizadas. Para isso, o Centro de Pesquisa dispõe de laboratórios gabaritados para provas de sorologia, como Elisa, soroneutralização, SAR, AGP, HI (Inibição de Hemoaglutinação), provas de PCR e pesquisas nos isoladores (12 no total, distribuídos em duas salas) utilizados princi- palmente para realização de testes para novas vacinas.

Na área da granja experimental são feitas, ainda, provas de inocuidade com as vacinas inativadas e acompanhamento dos níveis de proteção atingidos com a vacinação. Isso acontece, por exemplo, com cada novo lote produzido pelo Biovet, que só segue para o mercado depois de ter sua eficácia certificada.

No centro de tudo

O Centro de Pesquisa oferece todo o suporte necessário aos assistentes técnicos do Biovet.

Anualmente, todos eles passam uma temporada em Ibiúna para reciclar conhecimentos, aprender novas técnicas e informar-se também sobre os investimentos em P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) que estão sendo realizados pelo Laboratório.

O controle da eficácia de todas as vacinas da linha avícola produzidas pelo Laboratório Biovet, estende- se além dos testes realizados no Controle de Qualidade, já que a equipe de assistência técnica tem a responsabilidade de instituir em nossos clientes programas de monitoria que, além de auxiliar o Biovet no acompanhamento

da performance das vacinas no campo, também auxiliam na anteposição de problemas sanitários nos plantéis de clientes.

Todas as provas são realizadas no Centro de Pesquisa ou, então, são direcionadas a laboratórios especializados.

Como se vê, o Centro de Pesquisa é um departamento muito

dinâmico. Funciona como um coração, relacionando-se com praticamente todos os setores da empresa.

Como exemplo, ele é acionado quando há necessidade de se investir num novo produto, apri- morar ou avaliar uma vacina já existente. Estas necessidades surgem normalmente da

equipe técnica e/ou da equipe de marketing. Após avaliação da Diretoria e das equipes relacionadas, as prioridades são eleitas para a fase de pesquisa e desenvolvimento.

A partir daí são montados grupos de trabalho onde estão representantes dos diferentes setores envolvidos e os projetos são elaborados. Alguns trabalhos são desenvolvidos internamente na empresa e outros são realizados por meio de parcerias com universidades e institutos de pesquisas. Até chegar ao campo, a inovação tem um tempo de maturação nunca inferior a dois anos.

Isolador do Centro de Pesquisa Granja Experimental

(6)

Ampla linha de produtos para avicultura: mais de 50 itens

06

EXPEDIENTE

O Informativo Técnico Biovet/Avicultura é uma publicação dirigida aos clientes, fornecedores, colaboradores e prospects do Laboratório Bio-Vet S/A.

Endereço: Rua Coronel José Nunes dos Santos, 639 - Centro - CEP 06730-000 - Vargem Grande Paulista - SP Tel. 11.4158.8200. Internet: www.biovet.com.br.

Supervisão: Médico Veterinário Alessandro Campos.

Editora responsável: EiraCom - Registro especial conforme art. 1º do Decreto-lei nº 1.593, de 21 de dezembro de 1977, concedido pela ARF/Itu sob nº de identificação 13876.000763/2001-92 (Senapro/Ministério da Fazenda/Serpro).

Jornalista responsável: Alessandro Mancio de Camargo (MTb 24.440).

Diagramação: Desafio Comunicação Integrada.

Líder de mercado no segmento de reprodutoras pesadas, o Laboratório Biovet apresenta três destaques voltados para este segmento:

• Bio-Coccivet-R: única vacina contra a coccidiose aviária, desenvolvida e produzida no Brasil, contendo todas as sete espécies prevalentes;

• Bio-Enteritidis: vacina contra S. Enteritidis, constituída por uma cultura de Salmonella Enteritidis cultivada em meio semissintético, inativada e microemulsionada em adjuvante oleoso;

• New-Bronk-Gumbor-SHS: vacina tetravalente contra as doenças de New Castle, Bronquite infecciosa das aves, Gumboro e Metapneumovírus Aviário.

Para o mercado de postura, a empresa destaca soluções como Inter-Multi 7 e Myco-Galli MG70. Estes, assim como todos os produtos da marca, são produzidos com o uso de ovos SPF próprios, oriundos de dois aviários certificados, o que garante total segurança

e qualidade a todos os itens comercializados.

Referências

Documentos relacionados

O estudo fundamentou-se na caracterização faciológica de perfis verticais de depósitos de barrancos e terraços e em dados mineralógicos e químicos relacionados às

The use of growth models increases the inferences that can be made about the productive behavior of strawberry, and the critical points are effective for interpreting the

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Com base nas possibilidades educacionais da computação ubíqua, este trabalho compõe-se de um delineamento bibliográfico sobre as potencialidades da computação ubíqua como recurso

Dentre as inúmeras vantagens do uso de nanopartículas como sistemas de liberação de fármacos, podemos citar (i) o tamanho e as características de superfície das partículas podem

Os retardamentos são o que vão dizer se o projeto foi planejado e executado com eficiência e eficácia ou não (CABRITA, 2008). O atraso pode ser caracterizado por um motivo

Conhecendo os artesãos da Chácara Cantinho Feliz, percebe-se a possibilidade de interação entre designer e artesão que participa como co-autor do projeto e o designer

Inicia-se pelo algoritmo principal com a leitura das condições iniciais das variáveis de estado dinâmico, parâmetros e condições operacionais; então o