• Nenhum resultado encontrado

Por que os Homens não Podem Acreditar em Cristo?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Por que os Homens não Podem Acreditar em Cristo?"

Copied!
40
0
0

Texto

(1)

Por que os Homens não Podem Acreditar em

Cristo?

Sermão nº 1245

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Mar/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892

Por que os homens não podem acreditar em Cristo? / Charles H. Spurgeon

Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

40p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“Como você pode acreditar, que recebe honra um do outro, e não busca a honra que vem somente de Deus?” (João 5:44)

Nosso Salvador estava se dirigindo aos fariseus que não O receberam, e que, sem dúvida, alegaram que não podiam crer nEle. Eles tinham acabado de ver um notável milagre operado por Ele - um homem que estivera doente por muitos anos havia sido repentinamente restaurado e isso por uma palavra. Esse milagre, sendo da mesma natureza das obras maravilhosas do grande Pai, um milagre de ternura e onipotência, deveria tê-los convencido de que Cristo era o Filho de Deus.

Eles viram o milagre, porém, em vez de traçar a inferência apropriada, começaram a discutir com o Mestre porque Ele o havia realizado no dia de sábado. O ensino da maravilhosa obra de misericórdia e poder de nosso Senhor foi perdido por eles. Eles não poderiam, eles não veriam o dedo de Deus no milagre. Antes que esse milagre ocorresse, João Batista havia chegado - o Elias que foi predito para anunciar o Messias. Esses fariseus sentiram uma crença parcial em João, e a voz popular obrigou-os a sufocar qualquer incredulidade a respeito dele que pudesse ter permanecido em seus corações.

Eles não ousaram dizer que seu ministério era

(4)

4

totalmente do homem e, consequentemente, foram confrontados pela pergunta do Salvador:

“O ministério de João era do céu ou dos homens?” Eles não podiam responder à pergunta, porque se negassem a missão, o povo clamaria contra eles. Mas, por outro lado, se eles confessassem que João veio do céu, a resposta de nosso Senhor teria sido: “Por que, então, vocês não acreditaram nele e aceitaram seu testemunho a respeito de Mim?” Eles tinham, portanto, além do milagre. que Jesus trabalhou, o testemunho de João Batista, mas eles ainda não podiam acreditar. Além disso, esses homens estavam extremamente familiarizados com as Escrituras. Os escribas fizeram questão de transcrever o Antigo Testamento. Eles aprenderam capítulos e livros de cor. Muitos deles estavam tão bem familiarizados com a letra da Escritura que eles poderiam lhe dizer qual era o verso do meio em cada livro. Eles nos deixaram notas massoréticas que nos dizem o que é o verso médio da Bíblia, e a letra do meio da Bíblia, e outras ninharias. Eles eram muito curiosos e cuidadosos com relação a todas as pequenas anotações e títulos dos manuscritos sagrados. Agora, esses livros falam claramente de Cristo. É surpreendente que os homens conhecedores das Escrituras do Antigo Testamento possam ver Jesus Cristo e observar Seus feitos e não descobrir que Ele era o Messias

(5)

5

de quem Moisés escreveu na lei e nos profetas.

Que testemunho pode ser mais claro que o de Isaías? Aqui estava testemunho sobre o testemunho e, no entanto, apesar de tudo, Cristo foi rejeitado. Ainda há pessoas desse tipo no mundo. Eles acreditam que as Escrituras são a Palavra de Deus, embora não creiam no Senhor Jesus Cristo. Eles aceitam a narrativa do evangelho. Eles não têm dúvida de que Jesus, o Filho de Deus, viveu uma vida de perfeição na Terra e morreu como sacrifício substitutivo.

Eles também acreditam que Ele ressuscitou dos mortos e foi para a glória e tem todo o poder de salvar. Eles creem que a mensagem do evangelho é verdadeira e, no entanto, não creem no Senhor Jesus - quero dizer que eles não creem nEle em espírito e em verdade a ponto de crerem para a salvação. Eles param com o conhecimento dos fatos externos. Eles não vêm com seus corações e descansam sobre Ele como toda a sua salvação. E se você lhes perguntar por que não, eles não dirão que eles não vão, e não devem, mas que eles não podem.

Eles alegam uma necessidade de habilidade e esforçam-se, assim como podem, por se esconder por trás dessa falta de habilidade. É uma coisa monstruosa, além de todas as coisas monstruosas, que um homem pleiteia que está sob a necessidade de chamar seu Deus de mentiroso. É uma coisa espantosa que um

(6)

6

homem deveria realmente pedir como desculpa por permanecer em inimizade contra Deus por não poder acreditar nEle. Isto é, na verdade, o grande pecado de chamar Deus de mentiroso como uma desculpa para sua rebelião. O que é isso senão insultar a majestade do céu com uma desculpa que é em si a mais alta insolência?

Dizer que não posso acreditar que um homem é difamar seu caráter. E dizer que eu não posso acreditar em Deus é fazer a maior desonra concebível. Para que passo o coração humano se foi em extravagância de audácia presunçosa, quando ousadamente diz a Deus que não pode crer em Seu testemunho a respeito de Seu Filho? E embora Ele diga: "Creia em Meu Filho e você está salvo", o homem ousa responder a Ele assim: "Não podemos crer em Seu Filho", como se o Cristo de Deus fosse um mentiroso também, e Aquele que morreu por nós e deu o melhor compromisso de Seu amor não era confiável. Infelizmente para a nossa raça!

Chegou, de fato, a isto, que é difícil confiar em alguém que não pode nos enganar, e difícil colocar nossa dependência em alguém que é capaz de salvar perfeitamente?

Agora, quero tratar com a mesma delicadeza que ouso com aqueles que alegaram inabilidade. É bem provável que você não pode acreditar - vamos tentar descobrir a razão para

(7)

7

isso. A dificuldade não está na verdade a ser acreditada, pois não é absurda nem inacreditável. Tampouco reside em qualquer necessidade de faculdade mental em si mesma pela qual você possa acreditar. No seu caso, a dificuldade não é mental, pois você já acredita na inspiração da Palavra de Deus e na missão de Cristo e assim por diante. Sua dificuldade é moral, e eu serei fiel a você e tentarei colocar meu dedo sobre isto, assim como Cristo foi fiel com essas pessoas e apontou sua dificuldade moral - “Como você pode acreditar, que recebe honra um do outro?”

Que o Espírito Santo coloque poder em minhas palavras. Primeiro, vamos falar do obstáculo que estava no caminho desses fariseus. E depois, em segundo lugar, vamos dar alguns palpites sobre os obstáculos no caminho de alguns de vocês que não podem acreditar.

I. Primeiro, o obstáculo no caminho dos fariseus. Pode estar no caminho de alguns aqui e, portanto, vamos observar com cuidado. Eles receberam honra um do outro. Agora, o mero fato de receber honra, mesmo que essa honra seja corretamente apresentada, pode tornar a fé em Cristo uma dificuldade. Um homem começa a sentir que ele é algo quando os outros o honram e isso é perigoso, pois um homem

(8)

8

nunca acredita em Jesus até que ele se perceba como nada. Se os outros nos louvarem, se insistirem em nossos pontos positivos, se respeitarem nossa posição, se perceberem nossas habilidades e talentos, estaremos muito aptos a pensar que deveria haver algum caminho especial para o céu para nós - alguns nos deixam entrar por uma porta dos fundos um pouco distante da multidão comum de pecadores, porque somos tão respeitados. E quando o evangelho diz: “Você deve ser salvo como pecador ou não ser de todo. Você deve desistir de todas as reivindicações de mérito e de toda confiança no que você pode fazer, ou então você nunca pode ser salvo”, então, com toda a probabilidade, o simples fato de termos recebido honra de outras pessoas tornará mais difícil acreditarmos em uma doutrina que não honra os homens, mas que mancha o orgulho de toda a glória e lança a excelência humana no pó.

Ainda é mais arriscado se, recebendo honra, passamos a esperar que isso acontecesse. Eles esperavam que seus compatriotas lhes dessem homenagens. Eles não foram chamados por seus irmãos, “grandes” e “distintos” e

“instruídos”? Eles não foram denominados

“doutor da lei” e “rabino” e afins? Eles chegaram a pensar que as pessoas deveriam honrá-los e estimá-los. E assim eles foram um passo mais fundo nas inundações perigosas,

(9)

9

pois quando um homem começa a sentir que ele deveria ser honrado, ele está em extremo perigo. Conheço alguns que mereceram muita honra e a receberam sem estarem elevados em algum grau. Com uma modéstia apropriada, eles evitam a fama que os seguiu e coram quando os superam. Mas não é dado a todos os homens suportar a séria prova de honra. Muitos homens, recebendo honra, esperam a honra - e aquele que espera honra não está nessa condição de coração que torna fácil cair de joelhos no trono da divina misericórdia e clamar: “Deus seja misericordioso comigo, um pecador.” Agora, alguns de vocês podem ser muito estimados em suas famílias - estou muito feliz que vocês estejam. Mas, talvez sem você saber, cresce a sensação de que você deve ser estimado. Agora, querido amigo, cuide para que isso não apodreça em um perigoso orgulho que será sua ruína.

Você conhece a história simples (ouso dizer que ouviu dizer), do proprietário de escravos que estava sob convicção e que também tinha um empregado sob impressões. Mas o pobre Sam encontrou Cristo e a paz muito antes de seu mestre, em que o mestre expressou sua admiração. O escravo respondeu: "Você vê, mestre, quando um anjo vem junto com uma túnica branca, ele diz a mim: “Aqui está um novo

(10)

10

manto para você.” Eu olha para o meu manto, um pequeno usado e com alguns buracos, mas ainda muito bom. "Ah", eu penso: "ele vai remendar e fazer um pouco melhor", então não ganho um manto novo. O anjo chega a Sam e diz:

"Sam, novo manto para você". Sam diz: “Ah, eu sou todo trapo - eu sou todo trapo. Obrigado!” E eu coloco o novo manto de uma só vez.” Agora, há apenas aquele medo de que seu caráter muito amável, e o respeito que ele traz a você, deva levar você a ficar muito mais tempo aceitando a justiça de Jesus Cristo. Isso, talvez, é onde sua dificuldade pode ser encontrada no presente momento. E se sim, querido amigo, humilhe-se sob a poderosa mão de Deus e você será exaltado no devido tempo: “Porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Lembre-se, você pode não ser absolutamente e ofensivamente orgulhoso.

para outras pessoas e ainda assim pode haver muito orgulho em seu coração aos olhos de Deus - e isso pode estar impedindo você de crer no simples e precioso evangelho que é destinado aos culpados e aos perdidos e arruinados, e que, queridos amigos, é realmente feito para você se você conhecesse sua própria condição.

No caso dos fariseus, no entanto, havia algo mais do que isso. Eles não só receberam honra e

(11)

11

esperaram honra, mas esta honra foi bastante imerecida. Esses homens ganharam respeito por um falso caráter. Oh, eles eram maravilhosamente bons homens e maravilhosamente religiosos! Eles tiveram dois centavos para doarem e soaram uma trombeta na rua, e todos disseram: “Que homem generoso é aquele rabino Ben Simeon! Ele tem dado dinheiro na esquina da rua.” Quando pagavam seus dízimos, eram muito especiais em mandar o criado para o jardim para cortar exatamente uma décima parte da hortelã, do anis e do cominho. É verdade que não valia dois centavos, não teria constituído uma libra esterlina em cem anos - mas pretendia que todos pudessem ver os seus princípios essenciais. Todos disseram: “O rabino Ben Simeon é tão exato no pagamento de seus dízimos. Ele é um homem muito santo. Na verdade, ele implorou ao colecionador que lhe desse troco por meio quinto para ser bem correto, e não ter sequer um ramo de menta em sua consciência. Ele é muito santo. Olhe para a borda de sua vestimenta - outras pessoas usam a sua cerca de uma polegada de largura, mas a sua é de seis polegadas, pelo menos. Seu alfaiate diz que ele é um dos homens mais sagazes que ele conheceu e gasta um acordo em aparas. Ele é muito santo e observa todos os jejuns - você pode dizer isso por seu semblante triste. Ele

(12)

12

jejua duas vezes na semana. Quem ouviu falar de tal abnegação? É verdade que ele tem um famoso apetite nos outros cinco dias, mas mesmo assim ele é um homem muito santo”.

Eles se exaltavam mutuamente por essa religiosidade ostensiva - essa maravilhosa piedade. Mas se você pudesse ter visto o fariseu em particular, você teria descoberto que ele realmente não merecia uma palavra de louvor, pois lá, atrás da porta, o que ele está comendo?

Nosso Senhor lhe diz - é a posse de uma viúva.

“Você devora as casas das viúvas e, faz uma exibição com longas orações.” Ele lavou as mãos porque esteve no mercado, e elas precisam, porque o saque de um órfão as contamina. Ele lava cuidadosamente antes de comer pão, mas embora tenha limpado a parte externa do copo e do prato, sua parte interna está cheia de sujeira.

Embora ele fosse severo quanto às cerimônias, ele ensinou os homens a deixar de lado os mandamentos de Deus e seguir os mandamentos dos homens. O sujeito, em vez de merecer ser elogiado, deveria ter sido lançado para fora do palco por sua hipocrisia. Agora, tenha certeza disso, se um homem tem um bom caráter, mas não o merece - se ele permitir que essa desonestidade continue, não me admiro que ele não possa crer em Jesus Cristo. Como ele pode? Um homem tão falso por completo - como ele poderia acreditar na verdade? Se um

(13)

13

homem viveu na escuridão toda a sua vida, você se pergunta se a luz faz seus olhos doerem e que, portanto, ele odeia isso? Se um homem foi incrustado na sujeira de seu nascimento e prosperou nele, não é de admirar que ele julgue a pureza como sendo uma coisa supérflua.

Acreditar em Jesus Cristo? Ó homem, enquanto você está agindo de forma tão vil, não é de admirar que você não possa acreditar no Salvador honesto e verdadeiro. Agora, há alguém aqui que usa diante dos olhos um caráter justo e, no entanto, em segredo, é tudo menos o que ele deveria ser? Ó senhor, se você não pode acreditar em Jesus, posso muito bem compreender sua dificuldade. Mas, que Deus te faça sincero - que Ele te transforme em um fundamento honesto e bom, no qual a semente crescerá, pois nunca crescerá no coração de um hipócrita, ainda que preguemos para ele o quanto pudermos.

Essas pessoas que receberam a honra tiveram uma dificuldade adicional, a saber, que sempre recebendo essa honra imerecida, eles se enganaram em acreditar que mereciam isso.

Um homem que ilude outros, aos poucos, chega a se iludir - o enganador primeiro engana os outros e depois se torna um engano para si mesmo. Eu não deveria me perguntar, mas o que o papa realmente acredita ser “infalível”, e

(14)

14

que ele deveria ser saudado como “sua santidade”. Deve ter levado um bom tempo para chegar a essa eminência de autoengano, mas ele chegou lá, ouso dizer, agora, e todo aquele que beija o dedo do pé o confirma em sua ideia insana. Quando todos os outros creem numa falsidade a seu respeito, você chega, finalmente, a acreditar em si mesmo, ou pelo menos pensa que pode ser assim. Esses fariseus, sendo continuamente chamados de “o sábio rabino”,

“o santo escriba”, “o devoto e piedoso doutor”,

“o professor santificado”, quase acreditavam nos elogios lisonjeiros. Eles usaram frases muito grandiosas naqueles dias e os doutores da divindade eram muito comuns, quase tão comuns quanto são agora. E a multidão de doutores e rabinos ajudou a manter-se mutuamente , repetindo os belos nomes um do outro até acreditarem que significavam alguma coisa. Queridos amigos, é muito difícil receber honra, esperá-la e, ainda assim, manter a visão, pois os olhos dos homens gradualmente ficam embotados pela fumaça do incenso que é queimado diante deles. E quando seus olhos se tornarem vagos com vaidade, não será nada incomum se disserem: “Não podemos crer em Jesus Cristo”. Seus próprios egos grandes escondem a cruz e os tornam incapazes de acreditar na verdade. Mais uma vez, o elogio dos homens geralmente transforma os seus

(15)

15

receptores em grandes covardes. Como eles poderiam acreditar em Jesus? Ora, o povo deixava de chamá-los de "rabino instruído" e

"médico celestial", e seus irmãos os expulsavam da sinagoga. Como eles poderiam acreditar e perder seu status? Por que, as pessoas diriam:

“O rabino Fulano se tornou um discípulo do filho do carpinteiro? Ele pôs de lado sua sabedoria e tornou-se uma criança, para que ele seja instruído pelo Nazareno?” Por que, todo o Sinédrio sibilaria a indignação contra o homem instruído, o homem piedoso, o homem devoto com seu filactério e a ampla fronteira sobre sua vestimenta, se ele fosse seguir com publicanos e prostitutas nos calcanhares do Messias rejeitado. Eles estavam com medo! Esse mesmo espírito que nos faz amar os louvores dos homens nos faz temer as ameaças dos homens.

Você não pode ficar satisfeito com a adulação da humanidade sem ficar com medo de sua censura. É uma coisa perigosa provar a honra humana - se isso lhe deixa doente, é a melhor coisa que pode fazer por você. Se você o despreza totalmente, é a única maneira de suportá-lo sem ser prejudicado por ele, pois eu digo novamente, deleitar-se com os elogios dos outros esvai os alicerces da masculinidade de um homem - deliciar-se com o elogio dos homens tira o homem seguindo após a glória de Deus e o faz com medo de seguir a verdade se isso lhe custar

(16)

16

o ridículo. Agora, temo que haja muitos aqui que não podem crer em Jesus Cristo porque estão com medo. Sim, há um viajante comercial por lá! Se ele se tornasse um cristão, por que, da próxima vez que ele entrasse na sala comercial, seria conhecido e haveria muitas observações estranhas. Você, Sr. Comercial, não pode seguir a Cristo, pode? É claro que você não pode acreditar e a razão também é clara - você é um grande covarde! Há um homem que trabalha lá e ele sabe que é certo ser um crente em Jesus Cristo, mas ele não pode acreditar. E a razão é que ele não suportaria essas observações grosseiras que ele certamente encontraria na loja amanhã de manhã. Ele não tem espírito suficiente para suportar o ridículo. Ele é o escravo dos outros e treme diante da ridicularização! Eu preferiria repousar no meu túmulo do que ser tão cruel.

Alguns têm medo de seus irmãos, outros têm medo dos companheiros com quem passam as noites. Eles foram, até agora, os primeiros a liderarem o riso no carnaval noturno. Se eles fossem convertidos, perderiam seu pequeno império e não seriam mais favoritos. Eles não suportariam desprezo! Oh, o medo do homem, o medo do homem. Que covardes faz de seres inteligentes! Não é a consciência que tanto nos torna covardes de nós quanto a necessidade de

(17)

17

consciência - se tivéssemos mais consciência, deveríamos ter menos medo dos homens - e enfrentaríamos suas carrancas, desprezaríamos seu desprezo e desafiaríamos suas ameaças.

Mas quantos vivem no hálito de seus semelhantes? Para ser aprovado - para ser aplaudido - esse é o seu céu. Mas ser desprezado, ser desdenhado, ser chamado de tolo, ter algum apelido aplicado a eles - não, eles prefeririam ir para o inferno do que suportar isso. Eu digo que eles são tolos com ênfase se for esse o caso. E se eles usarem sua inteligência por um momento, eu acho que eles verão isso, pois certamente se perder por agradar aos tolos é ser um tolo. Por favor, tenham seus amigos, tanto quanto é certo, mas nunca vão para tal despesa como a ruína de suas almas para manter a amizade com os pecadores. Esse homem não é meu amigo, aquele que me deixaria arruinar minha alma. Eu sei que amigos chegam a um homem e sugam todo o seu patrimônio, levam-no a especulações e esquemas que servem à sua vez, e o abandonam quando o arruínam. Você chama esses homens amigos? Não, quando falamos honestamente, chamá-los de tal, e devo chamá- lo de um amigo que me leva para diversões pecaminosas, que procura meu favor por me ensinar a entrar com minhas paixões em tribunais, e me louvar enquanto arruinando a minha alma? Ele é meu inimigo decidido. Ele

(18)

18

não pode ser meu amigo afinal. Fuja de toda a turma dele, rapaz, se não puder convertê-lo. Não seja tão covarde a ponto de ter medo de alguém.

Fique em pé, como Deus te fez e diga: “Não, ele nunca me fez ter medo de homem ou mulher também. Ele fez de mim um homem e o mínimo que posso fazer é orar a Ele para que me torne suficientemente varonil para comprar a verdade e não vendê-la, e tomar minha cruz e seguir a Cristo, aconteça o que acontecer.” Isto então, sobre o ponto que diz respeito aos fariseus e alguns aqui.

II. Agora, em segundo lugar, eu vou fazer algumas suposições sobre OUTROS OBSTÁCULOS e todos vocês devem me ajudar.

Você que não pode acreditar deve me ajudar tentando descobrir até onde estou descrevendo seu caso. É, sem dúvida, verdade que alguns são incapazes de acreditar em Cristo porque têm uma opinião muito alta sobre si mesmos. Eles nunca fizeram nada de errado, pelo menos, não muito, e eles têm corações muito bons no fundo.

E se houve alguma coisa errada, eles pretendem consertar tudo. Eles não têm dúvidas de que se sairão tão bem quanto a maioria das pessoas.

Eles apenas farão o seu melhor e Deus Todo- Poderoso é muito misericordioso e, sem dúvida, eles irão, de alguma forma, ficar do lado certo do Juiz. Ah, querido amigo, você deve ser purgado

(19)

19

deste material perigoso ou você não pode ser salvo. Sua satisfação pessoal é fundada na falsidade. Seu coração não é tão bom quanto você pensa, nem sua conduta é tão louvável quanto você imagina. Você não fez o seu melhor.

Se você examinar sua vida passada, sua consciência descobrirá muitos casos em que você não deu o melhor de si. E você não pode - marcar essa palavra - apesar da aparente força de sua resolução - você não pode vencer o pecado. Eu devo dizer a você como Josué aos filhos de Israel: “Você não pode servir ao Senhor”. Você vai lutar contra um forte inimigo e a lança que você carrega em sua mão é apenas uma cana que se partirá na perigosa hora da batalha. Você pensa que você deve expulsar os cananeus, mas eles têm carros de ferro e você não pode expulsá-los. Eu gostaria que você desistisse de pensar que pode, enquanto você for forte e bom e meritório, você nunca será salvo. Confesse que você falhou. Confesse que você é fraqueza em si. Apegue-se à força divina.

Deixe-se nas mãos de Jesus. Renda-se ao seu Espírito Santo e o pecado será vencido. A menos que você faça isso, a verdadeira razão pela qual você não pode acreditar em Cristo é porque você acredita em si mesmo, e essa é uma razão muito triste para a incredulidade. A mentira do egoísmo impede que você veja a grande verdade da capacidade de Cristo de salvar. Em muitos

(20)

20

casos, há uma forte aversão à confissão do pecado e a uma aproximação a Deus, e essa é a razão pela qual os homens não podem acreditar.

Quando lhes é dito: “Todo aquele que crê no Senhor Jesus tem a vida eterna”, eles respondem: “Eu gostaria de poder acreditar, mas não posso”. Agora, deixe-me perguntar àquele que fala dessa maneira. Alguma vez você foi a Deus com lágrimas e disse: “Senhor, pequei”? Você reconheceu suas transgressões ao Senhor e as confessou? Então você disse: “Deus seja misericordioso comigo pecador”? Não, você não fez isso e não pode trazer sua mente para isso. Você não gosta de fazer uma limpeza disso. Agora, aquele que confessa seu pecado encontrará misericórdia, e ninguém mais. Davi disse: “Quando eu mantive silêncio meus ossos envelheceram através do meu rugido o dia todo.” Além disso, se você não confessar seu pecado ao Senhor, eu não vejo como você pode crer em Cristo, porque Cristo veio perdoar o pecado, e se você não confessar que você transgrediu, como você pode acreditar em Seu poder para perdoar? Como você pode justamente valorizar o perdão quando não está desperto para o fato de ter ofendido? O Senhor Jesus veio para purificá-lo em virtude do Seu sangue. Mas se você não precisa de limpeza, ou não vai reconhecer que você necessita, eu posso muito bem entendê-lo quando você diz: "Eu não

(21)

21

posso acreditar nele." É a sua dureza de coração.

É o seu ódio por Deus. É sua estima de si mesmo que atrapalha.

Muitos, também, são incapazes de acreditar em Jesus Cristo porque são muito preguiçosos. Eles são negligentes e descuidados. Muitos jovens , e alguns mais velhos também, não gostam de pensar - é demais para eles. Se você pensa, algumas de vocês mulheres, é sobre como essa fita irá se adequar à sua complexão. E alguns de vocês, homens, se pensarem, é apenas sobre como obter uma nota extra de cinco libras por suas especulações. Pensar é um tipo de trabalho que a massa da raça atual abomina. Eles não vão mais pensar que borboletas vão fazer mel. Eles voam de flor em flor, mas não juntam nada. Sei que isso é verdade de multidões neste país e confesso que era verdade de mim mesmo antes que o Senhor, em misericórdia, se reunisse comigo. Eu não queria pensar sobre pecado, morte, céu e inferno. Não me importei de ouvir um sermão, porque essa era a coisa certa, e logo se poderia livrar-me de qualquer impressão desconfortável produzida por ele. Passar uma hora completamente sozinho, olhar para outro mundo, enfrentar a morte, o julgamento e a eternidade - isso é um trabalho muito triste para você, cuja principal consideração é matar o tempo e manter-se divertido.

(22)

22

Agora, meu querido amigo, se você é um pouco indiferente, descuidado, frívolo, superficial, tonto, para sempre rindo, nem sério o suficiente para rir - se a vida é todo trabalho superficial para você - eu posso muito bem entender por que você não pode acreditar em Jesus Cristo.

Você não parece ter mente suficiente, ou senso suficiente, para se degradar em um estado semi- idiota pela sua frivolidade. Que Deus te desperte.

Esta vida nos foi dada para algo melhor do que ser jogado fora. Não é tudo um jogo de esportes.

Esta vida lhe é dada para ser seguida por outra - e essa outra será moldada por essa. O que você é aqui, você será para sempre. Aquele que é imundo aqui será imundo ainda. E aquele que é santo aqui será ainda santo. As horas de que você tenta se livrar, quando você fala de "matar o tempo", vai acusá-lo diante de Deus como seu assassino e ter evidências vermelho-sangue em suas mãos contra você. Acorde de tanta preguiça, eu lhe rogo, para que você não acorde quando for tarde demais. Essa lentidão já o impediu de acreditar - logo você vai dormir no inferno.

Há alguns, ainda, que não acreditam em Jesus Cristo porque gostam muito do que chamam de prazer. Agora, todo homem está desejoso de felicidade e não deve ser condenado por ser assim. A mente humana foi constituída para

(23)

23

desfrutar do prazer, mas nunca foi criada para se contentar com as vaidades que hoje em dia são falsamente chamadas de prazeres. Faz corar pela época em que vivemos quando pensamos nas ninharias, leves como o ar, em que nossos próximos se deleitam. Os prazeres pecaminosos são um grande obstáculo para a fé e devem ser renunciados. Aquele companheiro maligno que encantou você com brincadeiras questionáveis deve ser abandonado. Você diz que não pode sair dele? Então vejo por que você não pode acreditar em Jesus. Aquela casa de diversão impura que leva ao vício - incrédulos sabem que eles devem abandoná-la se crerem em Cristo - e não podem acreditar porque amam o lugar da tentação. Eles hesitam. Eles deliberam. Eles dizem que não podem crer em Jesus, mas se falassem a verdade, querem dizer que não podem desistir do doce pecado. O pecado é tão delicado que eles precisam rolá-lo sob a língua e saboreá-lo mais uma vez. Eles preferem o prazer ao seu Salvador. Deixe-me também dizer que há alguns que são incapazes de acreditar em Jesus Cristo por razões que eu mal me importo em proferir publicamente, e ainda assim devo fazê- lo. Às vezes tenho provas dolorosas da razão pela qual alguns homens viveram na incredulidade de Cristo. Depois da morte, ouvi o que seria uma vergonha sussurrar no ouvido de uma esposa inocente. O homem era um comerciante

(24)

24

respeitável na cidade. Ele entrou na “melhor sociedade”, mas ele estava mantendo uma amante e vivendo em fornicação o tempo todo.

Ele disse que não podia acreditar em Cristo!

Você quer saber? Como ele pode? Eu falo claramente, porque estas coisas são muito comuns entre os seus respeitáveis mercadores e eles precisam ser claramente informados de seus pecados. Não venha choramingar comigo sobre “não posso crer em Jesus Cristo”. É claro que você não pode enquanto vive em luxúrias sujas.

Alguns não podem acreditar, mas porque é isso?

Por que, uma vez a cada duas semanas, ou talvez uma vez por mês, a garrafa fica em vantagem com eles. Eles não podem acreditar, não, e há outra coisa que eles não podem fazer, eles não podem andar em linha reta. Eles não podem acreditar, mas poderiam fazê-lo se jogassem aquela garrafa de conhaque pela janela - a bebida forte fica entre eles e Cristo. Para nos mostrar que eles não podem acreditar, eles caçam algumas das blasfêmias de Tom Paine, e quando eles ficam “meio alegres” eles solapam suas dificuldades religiosas e querem que acreditemos que eles estão preocupados com eles. Eles estão apenas atuando - eles não são infiéis honestos - eles só usam o ceticismo para

(25)

25

acalmar suas consciências, pois sabem muito bem que a embriaguez é seu verdadeiro mestre.

Existem muitas pessoas muito respeitáveis que nunca têm que pagar "cinco xelins e custos", e ainda não ir para a cama sóbrias como regra.

Quero dizer mulheres assim como homens.

Estes, também, não podem acreditar. Não contei a você por que você não pode acreditar? Eu não vou mexer com você. Você sabe que o que eu digo é verdade. Eu não posso entrar em todos os pecados que separam homens e Cristo, mas há alguns que vivem para ganhar e, portanto, não podem acreditar. Eles devem ganhar dinheiro.

Seu primeiro objetivo e o último é ganhar dinheiro - e eles estão ganhando dinheiro - mas estão ganhando dinheiro de uma forma que não gostariam que soubéssemos. "Há truques em todos os ofícios", dizem eles, como se eles pudessem borrar todo mundo com seu pincel preto para parecerem limpos. Agora, não acredito que todo comerciante pratique desonestidade. Acredito que há muitos que desprezariam um truque, mesmo que pudessem ganhar milhões desse modo. E, portanto, não é justo enegrecer nossos vizinhos para nos desculpar. Há homens que buscam ganhos e vão ficar em qualquer mentira se puderem lucrar. Eles estão fazendo "grandes sacrifícios" sempre - de seus clientes, suspeito,

(26)

26

principalmente. Eles deturpam seus bens e os tragam com mentiras descaradas - o mundo está cheio desse comércio podre. Algum de vocês está envolvido em tal negociação? Você se atreve a ir a Deus e dizer: "Senhor, ajuda-me a crer no Senhor Jesus Cristo", e então abaixa suas persianas e engana as pessoas? Ora, o Senhor nunca o ajudará a fazer algo desse tipo. Você deve desistir de roubos e mentiras, pois você não pode servir a Deus e a Mamom, e Deus nunca o ajudará a fazer isso. Não há promessa na Bíblia de que Deus permitirá que um homem permaneça desonesto e ainda seja salvo. Você precisa ser salvo da sua desonestidade, para ser salvo da sua embriaguez, para ser salvo da sua injustiça. E a menos que você seja salvo destes você não pode entrar no reino dos céus. Que Deus nos conceda graça para sacudir estas serpentes no fogo, pois, ó meus leitores, embora eu tenha falado com firmeza, agora mesmo, assim como João Batista poderia ter feito, também eu sou homem e pleitearia com você ternamente. Que pecado pode valer a pena às custas de sua alma? Jovem soldado, além, existe algum pecado que impeça que você seja um cristão em seu regimento? Pode algum pecado lhe pagar por perder sua alma? Jovem mulher, ali, tentada pelo prazer, pode alguma alegria valer a pena perder o céu? Seja jovem ou velho, eu te pergunto: “Que aproveitaria ao homem se

(27)

27

ganhasse o mundo inteiro e perdesse a própria alma?” Eu falei grosseiramente a você em amor - amor às vossas almas. Se todo o conjunto de pecados prazerosos pudesse ser reunido e o ouro se empilhasse sobre eles como a lua, toda a massa não retribuiria um homem por ser lançado no fogo do inferno. Não corra esses riscos, eu te peço. Que a grande graça permita que você elimine seus pecados e tome a Cristo imediatamente. Há uma outra coisa que mencionarei, a qual estou convencido de que muitos creem em Cristo, e é isso - eles reclamam que não podem crer que Deus perdoará pecadores como eles são - e tentam entender isso. é impossível que suas iniquidades sejam perdoadas. Em várias ocasiões, descobri que a verdadeira razão é que eles não perdoaram outras pessoas. Agora, não nos enganemos. Você deve perdoar a todas as suas ofensas contra você, ou seu Pai no céu nunca lhe perdoará. Um homem implacável é um homem imperdoável. Deixe-nos dizer-lhe outra vez - um homem implacável é um homem imperdoável.

Se você pegar seu irmão pela garganta e disser:

“Pague-me o que deve”, você não pode imaginar que o grande rei deva ficar irado e se recuse a ouvi-lo quando orar a ele. É muita coisa terrível quando esse tipo de espírito surge entre parentes, mas isso acontece. Conhecemos pais que não podem perdoar filhos. E nós

(28)

28

conhecemos irmãos que não podem perdoar irmãos, pelo que dois da mesma família não falam um com o outro por anos seguidos. Espero que não sejam tão ousados a ponto de chegarem à mesa de comunhão com tal temperamento, porque não têm razão, certamente. Não é possível estarmos em paz com Deus se não estivermos em paz uns com os outros. Posso não ter colocado meu dedo sobre a causa da incredulidade em alguns agora presentes? Eu sei que tenho. E agora para resumir tudo em uma palavra. Se estas são as razões pelas quais você não pode crer em Jesus Cristo, não são razões que agravam o seu pecado? Você não ousa apelar a nenhuma delas diante de Deus.

São razões que vão falhar quando você vier a morrer. Lembre-se que todas serão conhecidas no dia do julgamento. Todo pecador secreto aqui terá que se levantar para ser visto como eu estou publicamente diante de você agora. Sim e muito mais. Todo homem será visível aos olhos do universo reunido - e suas ações serão lidas na face do sol - e mais, seus motivos serão publicados também. Quem - quem entre vocês, não deve sentir algum temor do grande dia do julgamento? Se você não está coberto pela justiça de Cristo, como você suportará a revelação daquele dia? Não haverá segredos então. A voz da trombeta proclamará em voz alta todas as coisas ocultas e o relâmpago do olho

(29)

29

divino descobrirá as obras das trevas. Ó alma, se você tem alguma dessas razões para não acreditar, o que devo dizer a você? Guarde essas razões não razoáveis. Deus deu Seu Filho para sangrar e morrer pelos pecadores - tudo que Ele pede que os pecadores façam é vir e confiar em Seu Filho - e se eles confiarem em Seu Filho, eles serão salvos. Suas transgressões são perdoadas no momento em que acreditam em Jesus. Eles recebem uma nova vida e começam uma nova carreira. “Mas”, você diz, “como posso saber que é assim?” Deus diz que é assim.

Não é suficiente? Existem centenas de nós aqui que têm provado a verdade da promessa - “Oh, creia que a mensagem é verdadeira - Deus deu para nós Seu Filho.” Descanse nEle e você terá as bênçãos que Ele veio dar aos culpados e aos perdidos. Sinto que não posso expressar o que sinto ou sinto como deveria sentir quando olho em volta para essa congregação e lembro que há muitos aqui que estão recusando Jesus Cristo - e que alguns deles, em um tempo muito curto , estarão onde eles não terão mais espaço para crer para a vida, mas serão excluídos para sempre de toda a esperança. Não posso suportar a ideia de que alguém entre vocês deveria dizer:

“Fui ouvir o pregador no Tabernáculo em um domingo à noite e ele nos pregou sobre as razões pelas quais não poderíamos acreditar. Mas ele era tão suave e de boca aveludada que não lidava

(30)

30

com nossas consciências de maneira justa e honesta.” Não, senhores. Você não ousará dizer isso. Você não ousará dizer isso. Eu falei claramente para você. O que, então, você dirá?

Você terá que admitir: “Eu fui claramente avisado, mas insisti em não acreditar em Jesus Cristo. Eu disse que não podia, mas a razão era que eu não queria. Eu abrigava males em meu coração e me recusei a me livrar deles. E assim eu não pude acreditar em Cristo. Eu escolhi a minha própria destruição e agora que consegui isso, não tenho ninguém para culpar a não ser a mim mesmo. Sobre o teto daquela prisão terrível, na qual estou fechado para sempre, leio continuamente estas palavras: “Você sabia seu dever, mas não o fez. Você ouviu falar de Jesus, mas você O rejeitou, e seu sangue está em sua própria cabeça.”

Deus conceda que isto não seja assim, mas ao invés disso, muitos de vocês possam vir a crer em Jesus agora. E então nos encontraremos no céu e louvaremos a graça redentora. Esperando que a graça livre o faça, cantaremos um dos alegres hinos do Sr. Sankey –

“Tocai os Sinos do Céu

“Tocai os sinos do céu.

(31)

31

Há alegria hoje,

Para uma alma voltando da natureza!

Vejo! O Pai o encontra no caminho, Acolhendo seu cansado filho errante.

Glória! Glória!

Como os anjos cantam, Glória! Glória!

Como as altas harpas tocam.

É o exército resgatado, como um mar poderoso, que revela o hino dos livres.”

PARTE DAS ESCRITURAS LIDA ANTES DO SERMÃO - João 5.

João – 5

1 Passadas estas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus subiu para Jerusalém.

(32)

32

2 Ora, existe ali, junto à Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pavilhões.

3 Nestes, jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos

4 [esperando que se movesse a água. Porquanto um anjo descia em certo tempo, agitando-a; e o primeiro que entrava no tanque, uma vez agitada a água, sarava de qualquer doença que tivesse].

5 Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos.

6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado?

7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

8 Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.

9 Imediatamente, o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar. E aquele dia era sábado.

(33)

33

10 Por isso, disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito.

11 Ao que ele lhes respondeu: O mesmo que me curou me disse: Toma o teu leito e anda.

12 Perguntaram-lhe eles: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?

13 Mas o que fora curado não sabia quem era;

porque Jesus se havia retirado, por haver muita gente naquele lugar.

14 Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.

15 O homem retirou-se e disse aos judeus que fora Jesus quem o havia curado.

16 E os judeus perseguiam Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.

17 Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

(34)

34

19 Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.

20 Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis.

21 Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer.

22 E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento,

23 a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.

24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.

25 Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.

(35)

35

26 Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.

27 E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.

28 Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão:

29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.

30 Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.

31 Se eu testifico a respeito de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro.

32 Outro é o que testifica a meu respeito, e sei que é verdadeiro o testemunho que ele dá de mim.

33 Mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.

(36)

36

34 Eu, porém, não aceito humano testemunho;

digo-vos, entretanto, estas coisas para que sejais salvos.

35 Ele era a lâmpada que ardia e alumiava, e vós quisestes, por algum tempo, alegrar-vos com a sua luz.

36 Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou.

37 O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim. Jamais tendes ouvido a sua voz, nem visto a sua forma.

38 Também não tendes a sua palavra permanente em vós, porque não credes naquele a quem ele enviou.

39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.

40 Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida.

41 Eu não aceito glória que vem dos homens;

(37)

37

42 sei, entretanto, que não tendes em vós o amor de Deus.

43 Eu vim em nome de meu Pai, e não me recebeis; se outro vier em seu próprio nome, certamente, o recebereis.

44 Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?

45 Não penseis que eu vos acusarei perante o Pai; quem vos acusa é Moisés, em quem tendes firmado a vossa confiança.

46 Porque, se, de fato, crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito.

47 Se, porém, não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?

(38)

38 Nota do Tradutor:

O argumento que é geralmente usado pelos céticos para desqualificar o testemunho das Escrituras Sagradas, sob uma suposta insuficiência das mesmas para abranger todos os ramos do conhecimento humano, é justamente um dos maiores argumentos a favor da suficiência da Bíblia.

Eu explico: jamais, em qualquer outra área da ontologia, pela qual se tente explicar a natureza da existência humana, pode-se chegar à unidade do conjunto dos escritos produzidos ao longo de séculos, como é o caso da Bíblia, na qual foram gastos mais de mil e cem anos em sua produção, mediante a inspiração do Espírito Santo.

É mesmo um milagre que só pode ser explicado pela intervenção divina, que fossem registrados somente os assuntos relativos à salvação da humanidade do pecado, e expor o plano de Deus sobretudo para os remidos, até mesmo para depois da consumação desta presente dispensação da graça, pelo retorno de Jesus Cristo para a inauguração do milênio, depois do qual somos também informados das coisas relativas ao novo céu e nova terra a serem criados por Deus.

(39)

39

A Bíblia, pode-se dizer dela, é o mapa que nos foi dado por Deus para podermos chegar à vida eterna e ao céu, uma vez purificados de nossos pecados, e por sermos aperfeiçoados naquela vida espiritual que nos torna semelhantes ao caráter, justiça e santidade de Jesus Cristo.

Não temos no entanto, qualquer relato romântico dado a nós, ou quimérico, mas o puro e até rude testemunho da verdade de que pelo evangelho, somos aceitos pela misericórdia e bondade de Deus, para aquela perfeição completa que no futuro há de ser revelada em nós, mas da qual, pela fé, recebemos como podemos assim dizer, apenas amostras grátis aqui neste mundo, desta perfeição plena que teremos.

A vida de fé verdadeira, que salva, conforme apontada na Bíblia, é uma vida cheia de provações e tribulações, a serem vencidas com paciência pela assistência da graça divina.

Os preceitos em forma de mandamentos e ameaças, bem como as promessas de bênçãos e refrigério, são vividos pelos crentes aqui neste mundo em certa medida, pois é impossível atendê-los em perfeição plena, mas isto não deve ser uma desculpa para que não busquemos a perfeição conforme nos é ordenado.

(40)

40

Todavia, faremos bem em sermos humildes, sinceros e verdadeiros em nossa caminhada perante Deus e os homens, pois entre ter o mandamento de vivermos em paz e em santificação, é de se esperar, que ninguém jamais terá isto em perfeição enquanto neste mundo.

Sabemos que devemos ser achados sempre sossegados, pacientes e misericordiosos, em todas as circunstâncias, mas quem é suficiente para viver isso durante todo o curso de sua existência, sem que venha a falhar não somente nestes aspectos que nos são exigidos, como também em outros? Daí decorre a nossa necessidade do evangelho e de Jesus Cristo, para ser o Fiador de nossas dívidas, de maneira que não venhamos por isso, a sermos lançados fora pela justiça Deus.

Referências

Documentos relacionados

Quando alguém entra em contato com as revelações da Verdade Absoluta, sejam trazidas por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, ou por quaisquer outros profetas ou mensageiros,

Isso, se “no meio do caminho”, o Governo não mudar a regra do jogo e subir a expectativa da vida, para um número maior, elevando de cara a idade mínima para 70 e 72 anos

Apenas você Amor de minha vida Minha razão de viver Meu mais doce amor. 30 - Como eu amo você

Amostras de Tecido = Feito com nosso fio (BonaFil) VIDEO = Tecelagem

MAS A DONA BARATINHA SE ASSUSTOU MUITO COM O BARULHÃO DELE E DISSE: – NÃO, NÃO, NÃO, NÃO QUERO VOCÊ, NÃO, VOCÊ FAZ MUITO BARULHÃO!. E O CACHORRO

Deus sabia que esses dois indivíduos possuíam a constituição genética específica para criar você em especial, exatamente como ele tinha em mente.. Eles tinham

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

Se não consegue mesmo sobreviver sem aqueles cremes para o rosto especial, tente levar só a quantidade necessária para a viagem, nem mais nem menos.. Assim pode deixar