• Nenhum resultado encontrado

3ª FEIRA 19 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3ª FEIRA 19 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

3ª FEIRA | 19 DE SETEMBRO

Não Temas! Estou Contigo

Introdução:

Bom dia! Agora que as apresentações já foram feitas, as regras estabelecidas e os materiais preparados está na hora de colocarmos mãos à obra. Vai ser bom voltar às nossas rotinas, à aprendizagem diária com os professores e à partilha com os nossos amigos.

Ao longo do ano iremos abordar nos Bons Dias Diários vários temas, sempre inspirados no tema do ano: Não temas! Estou contigo.

Neste mês, começaremos por falar sobre ser cristão no dia-a-dia, ou seja, na nossa escola, no nosso grupo de amigos e na nossa família.

No entanto, antes de rezarmos sobre o tema do mês, a Pastoral dos Salesianos quer partilhar com todos uma excelente notícia:

 No ano letivo passado – em janeiro – toda a comunidade salesiana foi desafiada a rezar uma novena (ou seja, durante nove dias) pela libertação do padre salesiano Tom Uzhunnalil que foi raptado no Iémen por terroristas.

Há poucos dias, foi noticiado que ele foi libertado e está bem de saúde. As nossas orações deram fruto, por isso agradecemos a todos.

Oração:

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Prof.: A perseguição a cristãos não é algo do passado. Hoje em dia ainda há pessoas que são

perseguidas e maltratadas por irem à missa ou por rezarem. Rezemos por todas essas pessoas.

Todos: Avé Maria… Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Música

(2)

4ª FEIRA | 20 DE SETEMBRO

Não Temas! Estou Contigo… no Teu grupo de Amigos

Introdução

Bom dia! As relações de amizade que construímos na escola são tão importantes como tudo o que aprendemos nas disciplinas.

Para isso, é preciso deixarmos de lado os egoísmos e as más atitudes! É preciso deixarmos os jogos em que estamos sozinhos (como por exemplo, no telemóvel) e investirmos nas amizades enquanto estamos no pátio. Vamos ver a história de um mágico que queria ensinar truques a um rapaz:

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=eQ3gf8Kf4ts

Cometário/Reflexão:

 Quando finalmente o rapaz levantou os olhos do jogo, o que viu?

o Um homem caído no chão, triste por não conseguir cativar a atenção dele; o Um homem desanimado por não perceber como poderia ser mais

interessante um jogo em vez aprender brincadeiras novas com alguém.

 Às vezes, nós também somos assim:

o Preferimos estar sentados e não ligamos ao que se passa à nossa volta; o Não reparamos que há colegas que querem brincar connosco.

 Se por acaso nós não somos assim, então podemos fazer ao contrário: ir chamar um colega que esteja como aquele rapaz do vídeo.

Oração:

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Prof.: Damos graças por termos a oportunidade de brincar todos os dias com os nossos

amigos. Pedimos pelos meninos e meninas que não podem brincar devido às guerras.

Todos: Avé Maria…

(3)

5ª FEIRA | 21 DE SETEMBRO

Não Temas! Estou Contigo… no Teu grupo de Amigos

Introdução

Bom dia! Para estar em família, com os colegas na sala de aula ou até no pátio da escola é preciso saber conviver, com respeito e amizade. Vamos ouvir uma lenda que nos ajuda a perceber porquê:

A Lenda do Porco-Espinho

Durante a era glaciar muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram juntar-se em grupo para assim se agasalharem e protegerem mutuamente.

No entanto, os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam maior calor. Por isso, decidiram afastar-se mais uns dos outros e voltaram a ficar cheios de frio.

Viram-se então na emergência de fazer uma escolha: ou aceitavam os espinhos dos companheiros ou desapareceriam da face da terra. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam a conviver com as pequenas feridas que iam causando uns aos outros com os seus espinhos, já que o mais importante era o calor do outro para continuarem vivos.

Cometário/Reflexão:

 Por vezes, nós também nos comportamos como os porcos-espinhos: o Afastamo-nos das pessoas quando nos magoam;

o Preferimos ficar isolados do que tentar contornar “os espinhos”.

 Saber conviver com os defeitos uns dos outros – mesmo quando nos magoam – ajuda-nos a crescer e a aproveitar o que cada um dá ao outro, a partir da parte mais positiva.

Oração:

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor Jesus, ilumina a nossa mente e o nosso coração Para sabermos conviver todos em família

E para sabermos agradecer todas as alegrias que nos dão. Ámen.

Prof.: S. João Bosco… Todos: Rogai por nós.

(4)

6ª FEIRA | 22 DE SETEMBRO

Introdução

Bom dia!

No Evangelho do próximo domingo, Jesus conta-nos uma parábola sobre a entrada no Reino de Deus. Não interessa quem chega primeiro ou quem aparece depois, o importante é desejar participar na construção deste Reino.

Evangelho segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus contou aos seus amigos a seguinte parábola:

«O reino dos Céus pode comparar-se a um proprietário, que saiu de casa muito cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha. Ajustou com eles o pagamento de uma nota por dia e mandou-os trabalhar.

Depois, a meia-manhã, viu outros homens que estavam na praça desocupados e disse-lhes: “Vão também para a minha vinha e dar-vos-ei o que for justo”. E eles foram. Saindo a meia da tarde, encontrou ainda outros homens que estavam parados e disse-lhes: “Porque ficaram aqui todo o dia sem trabalhar?”. Eles responderam-lhe: “Ninguém nos contratou”. Ele disse-lhes: “Vão também para a minha vinha”.

Ao anoitecer, o dono da vinha chamou os trabalhadores e pagou-lhes. Vieram os do entardecer e receberam uma nota cada um. Quando vieram os primeiros, julgaram que iam receber mais, mas receberam também uma nota cada um.

Depois de o terem recebido, começaram a murmurar contra o proprietário, dizendo: “Estes últimos trabalharam só uma hora e deste-lhes a mesma quantia que a nós, que suportámos o peso do dia e o calor”. Mas o proprietário respondeu -lhes: “Amigos, em nada vos prejudico. Não foi uma nota que ajustaram comigo? Levem o que é vosso e sigam o vosso caminho. Eu quero dar aos últimos tanto como a vocês.

Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos».

Cometário/Reflexão:

 Como habitual, Jesus recorre a parábolas para tentar passar a mensagem àqueles que o

ouvem. A agricultura era uma prática bastante comum na época pelo que Jesus recorria muitas vezes a este tema.

 Neste caso a vinha representa o Reino de Deus e os trabalhadores da vinha somos cada um

de nós.

o Jesus explica então que para Deus não importa a hora a que respondemos ao seu apelo;

o O importante é que Lhe digamos sim! Para Deus, não há tratamento “especial” por antiguidade, todos merecemos o seu amor.

(5)

Oração:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos: Senhor Jesus, agradeço todas as amizades que me ajudas a construir todos os dias.

Peço-te perdão por todas as vezes que fui incorreto com os meus colegas. Ajuda-me a fazer maravilhas todos os dias.

Todos: Pai-nosso…

Prof.: Beatos José Calasanz Marqués e Henrique Sáiz Aparicio

Todos: Rogai por nós…

Referências

Documentos relacionados

Não é esperado que o produto apresente toxicidade ao órgão-alvo específico por exposição repetida.. Perigo por aspiração: Não é esperado que o produto apresente

Acreditando que utilizando os textos de cordel nas aulas de química poderíamos favorecer o interesse e a compreensão dos alunos para os conteúdos abordados nos

à qual a sua máquina de secar pode ser fixada por cima da máquina de lavar roupa para poupar espaço e facilitar a introdução e remoção da roupa da máquina de secar numa

1.16 Assim, por mais que não exista previsão legal ou contratual, a Notificante concorda com a decisão adotada pela Notificada em fazer o pagamento das rescisões

Por outro lado, o grupo isquêmico tratado com Hemin apresentou valores de peróxidos urinários seme- lhantes ao grupo SHAM, sugerindo a redução de lesão oxidativa quando o

This study was carried out at Istanbul Mehmet Akif Ersoy Thoracic and Cardiovascular Surgery Training and Research Hospital, Istanbul, Turkey.. Abbreviations, acronyms

3.1.1. Foram formulados objectivos para o ciclo de estudos.. Evidências que fundamentem a classificação de cumprimento assinalada. A documentação apresentada encontra-se de acordo

Os fatores mais importantes para a vantagem competitiva, na maioria das indústrias, não são herdados, mas criados dentro do país por meio de processos que diferem muito entre países