• Nenhum resultado encontrado

Rastreamento de Fatura de Fornecedor da Rhodia. Guia do Usuário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rastreamento de Fatura de Fornecedor da Rhodia. Guia do Usuário"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

1

Rastreamento

de Fatura de Fornecedor da Rhodia

(2)

2

Índice:

I) Introdução ao Portal de Rastreamento de Fatura de Fornecedor da Rhodia a) Boas-vindas

b) Obtenção de Acesso c) Necessidades do Sistema II) Navegação no Portal

a) Acesso ao Portal

b) Interface de Usuário do Portal i) Página de Seleção de Nova Fatura ii) Página de Documentos Atuais iii) Página de Perfil do Usuário

(1) Usuários (2) Administradores

(3)

3

I. Introdução

a) Boas-vindas

Para demonstrar melhor nosso compromisso de compartilhar informações com seus parceiros comerciais, temos a satisfação de anunciar a implementação do Portal de Rastreamento de Fatura de Fornecedor da Rhodia. Esta ferramenta segura conterá informações tais como:

 Status de processamento de fatura e informações pertinentes com relação a itens bloqueados de pagamento em virtude de divergências

 Datas de pagamento programadas com relação a itens processados com sucesso e a vencer

 Informações de remessa para pagamentos iniciados pela Rhodia, inclusive de método de pagamento (Boleto ou transferência eletrônica), valor e data de pagamento.

Caso atualmente sua empresa receba pagamentos em Boleto e prefira receber através de transferência bancária cadastre-se. Para o cadastro, a Rhodia deverá receber todas as informações relacionadas abaixo com o timbre da empresa:

 Nome e Endereço da Empresa  Nome e Endereço do Banco  Número da Conta Bancária

 Número Identificador do Banco (ou número de Trânsito)  Endereço de e-mail para aviso de informações de remessa

Envie as informações por fax ao Administrador de Dados Principais do Fornecedor: 11 4435-2455 ou pelo e.mail: contas.pagar-psa@solvay.com

(4)

4

b) Obtenção de Acesso

A ferramenta de Rastreamento de Fatura de Fornecedor da Rhodia é oferecida gratuitamente aos fornecedores da Rhodia. Para obter acesso à ferramenta, os fornecedores deverão preencher um kit de cadastro que consiste nos seguintes itens:

 Contrato de Termos de Uso

 Formulário de Registro de Administrador Para obter o kit de cadastro, entre em contato: E-mail: contas.pagar-psa@solvay.com

________________________

*** Observe que este processo é exigido somente para acesso inicial. Caso sua empresa já esteja cadastrada na ferramenta, contate seu administrador de empresa designado para obter um novo nome de usuário e senha (Administradores: consultem a página 16 para informações sobre como criar novos usuários).***.

c) Necessidades do Sistema

Navegadores Compatíveis  Internet Explorer  Mozilla Firefox  Apple Safari  Opera

(5)

5

II) Navegação no Portal

a) Acesso ao Portal

Para acessar o Portal de Rastreamento de Fatura de Fornecedor da Rhodia, insira a ULR

https://extranet.rhodia.com/RhodiaSupplierInvoiceTracking em seu navegador de Internet. Ao inserir a URL, cada usuário será obrigado a aceitar um termo de isenção de responsabilidade legal para acessar a ferramenta.

Se o usuário clicar no botão “Recusar”, o acesso ao Portal será negado até que ocorra a aceitação.

(6)

6 Quando o termo de isenção de responsabilidade tiver sido aceito, o usuário poderá inserir seu nome de usuário e senha na página de login.

(7)

7

b) Interface de Usuário do Portal

Na ferramenta, há três seções: Página de seleção de nova fatura, Página de documentos atuais e Página de perfil do usuário. Cada uma dessas seções possui sua própria aba no topo da página, conforme ilustrado abaixo:

(8)

8

I. PÁGINA DE SELEÇÃO DE NOVA FATURA

Imediatamente após o login, a tela de Seleção de Nova Fatura é a página inicial do Portal. O usuário poderá refinar as pesquisas usando os campos disponíveis conforme segue:

Fornecedor: na maioria dos casos, haverá somente um fornecedor atribuído a um usuário. Caso vários fornecedores sejam atribuídos a um usuário, os resultados da pesquisa poderão ser refinados clicando em um nome de fornecedor. Como alternativa, um usuário poderá optar por visualizar todas as contas atribuídas pressionando a tecla CTRL enquanto clica em várias contas de fornecedor.

Data da Fatura: a data no documento de fatura enviado à Rhodia. Pesquise inserindo uma única data ou várias datas. Use o formato de data MM/DD/AA ou o calendário interativo para efetuar a seleção de data.

Número da Fatura: o número de sua fatura. Pesquise inserindo um único número de fatura ou vários números de fatura.

Valor Total da Fatura: o valor total da fatura enviada à Rhodia. Pesquise inserindo um único valor de fatura ou vários valores de fatura.

Valor Líquido: o valor da fatura enviada à Rhodia, excluindo impostos. Pesquise inserindo um único valor líquido de fatura ou vários valores líquidos de fatura.

Data de Vencimento: a data de vencimento de sua fatura. Essa data de vencimento é calculada com base nas condições de pagamento declaradas em seu pedido de compra. Pesquise inserindo uma única data ou várias datas. Use o formato de data MM/DD/AA ou o calendário interativo para efetuar a seleção de data.

(9)

9 Moeda: a moeda da fatura. Código de moeda de três letras padrão, por exemplo: EUR: euros, GBP: libras esterlinas, USD: dólares norte-americanos.

Documento de Compra: o número de pedido de compra da Rhodia. Pesquise inserindo um único número de pedido de compra ou vários. Você também poderá exibir uma lista de pedidos de compra seguindo esses passos:

Clique no botão matchcode:

1. Aparecerá uma janela pop-up; clique no botão Pesquisar para exibir todos os pedidos de compra enviados a sua empresa.

2. Prossiga clicando duas vezes no número do pedido de compra que deseja exibir. Código da Empresa: refere-se ao código da empresa interno relacionado à pessoa jurídica da Rhodia cobrada. Para melhores resultados, selecione um cód. de Empresa da lista de busca. Para exibir uma lista de pessoas jurídicas da Rhodia, siga os seguintes passos:

1. Clique no botão matchcode:

2. Aparecerá uma janela pop-up; clique no botão Pesquisar para exibir todas as pessoas

jurídicas da

Rhodia.

3. Prossiga clicando duas vezes na pessoa jurídica da Rhodia que deseja exibir.

Se sua empresa envia faturas a várias pessoas jurídicas da Rhodia, você poderá deixar o campo código da empresa em branco para exibir uma lista consolidada de todas as faturas.

(10)

10 Status: o status de processamento e pagamento de faturas enviadas à Rhodia. Você poderá selecionar um ou vários status para refinar sua pesquisa ou deixar todas as opções em branco para exibir todas as faturas enviadas à Rhodia, bem como seu status de pagamento/processamento correspondente.

Legenda de Status:

1. Recebida, sendo processada = a fatura foi recebida e inserida em nosso sistema ERP 2. Itens pendentes de análise interna = a fatura que foi indicada como tendo divergência

está sendo analisada internamente. Informações detalhadas com relação ao tipo de divergência e informações para contato da pessoa responsável pela resolução são fornecidas nos Documentos Atuais – Tela de Especificações

3. Registrada = a fatura foi processada com sucesso pelo departamento de Contas a Pagar e programada para ser paga de acordo com as condições de pagamento em nosso Pedido de Compra

4. Rejeitada = a fatura foi recusada pela Rhodia. O motivo da recusa e a data em que o item foi recusado são informados na tela de especificações

5. Liberada para Pagamento = a fatura foi paga; data do depósito é fornecida nos Documentos Atuais – Tela de Especificações.

Data de Pagamento: a data em que a fatura foi paga (data do depósito).

Valor do Pagamento: o valor total pago a sua empresa em uma transação de pagamento (várias faturas poderão ser pagas em um único depósito).

Documento de Pagamento: o número de referência interna gerado pelo sistema Rhodia quando um pagamento é liberado. Não é um número de cheque ou depósito. Você poderá usar o número do documento de pagamento como um critério de pesquisa para identificar faturas pagas em um depósito.

(11)

11 As faturas que se enquadrarem no critério de pesquisa especificado serão listadas na Página de documentos atuais (página seguinte).

(12)

12

II. PÁGINA DE DOCUMENTOS ATUAIS

Esta página exibe os resultados dos critérios de pesquisa especificados na página Seleção de nova fatura.

Os resultados podem ser ordenados (de forma ascendente ou descendente) clicando em qualquer um dos cabeçalhos das colunas.

(13)

13 Para exibir os detalhes de uma fatura específica, clique em seu ícone de status no canto esquerdo da página:

Documentos atuais – a página de detalhes da fatura (abaixo) exibirá informações pertinentes sobre o item anteriormente selecionado.

Para voltar à lista de resultados da pesquisa e selecionar outro item, clique no botão

na parte inferior da página. Como alternativa, você poderá também visualizar os detalhes referentes aos itens anteriores ou seguintes da lista clicando nos botões “Fatura anterior” e Próxima fatura” localizados no topo e na parte inferior do lado direito da página ( ). Evite usar os botões “Voltar” e “Avançar” de seu navegador, do contrário, você poderá perder a conexão do Portal.

(14)

14

III. PÁGINA DE PERFIL DO USUÁRIO

1) USUÁRIOS

Esta página permite a todos os usuários alterar suas senhas e atualizar suas informações de usuário. Segue abaixo as instruções sobre como realizar essas tarefas:

Alterar senha

1. Clique na aba Perfil do usuário. Clique na aba Senha. 2. Insira sua senha antiga e a nova.

3. Clique em Salvar.

(15)

15

Alterar suas informações de usuário

1. Clique na aba Perfil do usuário. Clique na aba Dados pessoais. 2. Insira suas informações conforme conveniente.

3. Clique em Salvar.

A alteração é ativada imediatamente.

(16)

16

2) ADMINISTRADORES

Visão geral

*** Esta seção é destinada somente aos administradores do Portal designados*** Como administrador do Portal, você poderá:

 Criar novos usuários  Visualizar e editar usuários

 Excluir usuários permanentemente  Bloquear usuários temporariamente  Redefinir senhas de usuários

Criar novo usuário

Observação: Você deverá possuir direitos de administração para poder adicionar novos usuários ao sistema.

1. Clique na aba Perfil do usuário e depois na aba Administração. 2. No campo Ações, clique em Novo usuário.

(17)

17 3. Na página Criar usuário, insira:

 ID de usuário

 Nome e informações para contato

O Idioma em que o Portal será exibido (que poderá ser diferente para cada usuário).

Os Fornecedores/unidade(s) organizacional (is) cujas faturas o usuário poderá visualizar. Selecione também qual fornecedor é escolhido como padrão quando o usuário entra no Portal.

Selecione o Privilégio “Mostrar Status da Fatura”: NÃO ATRIBUA DIREITOS ADMINISTRATIVOS A USUÁRIOS.

4. Clique em Salvar para criar o usuário.

1

2

3

(18)

18 5. Clique em Inicializar senha.

Uma senha temporária é enviada ao usuário.

O novo usuário poderá entrar no Portal imediatamente e realizar as ações designadas a ele.

Visualizar/Editar um usuário

Observação: Você deverá possuir direitos de administração para poder visualizar e editar usuários no sistema.

1. Clique na aba Perfil do usuário e depois na aba Administração. A página de Administração de usuário será aberta.

2. No campo Seleção de usuários em drop down, selecione um usuário para visualizar ou editar.

A página Visualizar/editar usuário será aberta.

3. Clique em Salvar para ativar quaisquer alterações realizadas.

Observação: Você não poderá alterar um ID de Usuário. Caso deseje atribuir um novo ID de Usuário, você deverá criar um novo usuário.

(19)

19

Excluir um usuário

Utilize este procedimento para excluir permanentemente contas de usuário do Portal. Observação: Você deverá possuir direitos de administração para poder excluir usuários.

1. Clique na aba Perfil do usuário e depois na aba Administração. A página de Administração de usuário será aberta.

2. No campo Seleção de usuários, selecione o usuário que deseja excluir 3. Em Ações, clique em Excluir.

Bloquear um usuário

Você poderá bloquear ou desabilitar temporariamente a entrada de usuários no Portal. Usuários bloqueados poderão ser desbloqueados a qualquer momento.

Observação: Você deverá possuir direitos de administração para poder bloquear usuários. 1. Clique na aba Perfil do usuário e depois na aba Administração.

A página de Administração de usuário será aberta.

2. No campo Seleção de usuários, selecione o usuário que deseja bloquear/desbloquear. 3. Em Ações, clique em Bloquear ou Desbloquear.

Redefinir uma senha

Observação: Você deverá possuir direitos de administração para poder redefinir senhas. 1. Clique na aba Perfil do usuário e depois na aba Administração.

A página de Administração de usuário será aberta.

2. No campo Seleção de usuários, selecione o usuário cuja senha será redefinida. 3. Em Ações, clique em Inicializar senha.

(20)

20

c) Perguntas Frequentes

Perguntas referentes a Contas a Pagar

1. E se eu não visualizar minha fatura listada no Portal?

Aguarde 5 dias úteis a partir da data de envio para que o item seja visualizado no Portal. 2. Quem devo contatar caso tenha outras dúvidas sobre status de pagamento de

minhas faturas?

Caso uma fatura específica esteja sendo analisada em virtude de divergências, entre em contato com a pessoa responsável pela solução listada na página “Documento Atual – Informações”.

Para todas outras dúvidas, contate o Contas a Pagar / contas.pagar-psa@solvay.com

Perguntas referentes ao Portal

1. Quais são os benefícios do Portal de Rastreamento de Fatura de Fornecedor da Rhodia?

 Informações em tempo real sobre status de processamento/pagamento de faturas enviadas à Rhodia

 Capacidade de confirmar se faturas foram recebidas pelas Rhodia

 Informações sobre faturas bloqueadas para pagamento em virtude de divergências; informações para contato de pessoas responsáveis pela solução.  Capacidade de confirmar datas de pagamento programadas com relação a itens

processados com sucesso

2. Quem devo contatar para me cadastrar no Portal e/ou para dúvidas em geral sobre como usar a ferramenta?

Para solicitar o kit de cadastro ou caso necessite de assistência para navegar na ferramenta, entre em contato com: Contas.pagar-psa@solvay.com

3. Qual é o procedimento para o cadastro?

Todos os fornecedores deverão preencher e assinar o Contrato de Termos de Uso e o Formulário de Administrador para se cadastrarem. As informações deverão ser enviadas para*:

(21)

21 Rhodia Poliamida e Especialidades Ltda.

Aos cuidados Contas a Pagar Av. dos Estados, 5.852

Centro – Santo André – CEP: 09290-520

*Cópias digitais dessas informações serão aceitas por e-mail no endereço: _____________________________________________________________

Contas.pagar-psa@solvay.com

4. Como obtenho um ID/senha de usuário?

Caso sua empresa já esteja cadastrada no Portal, entre em contato com seu administrador de Portal designado (um funcionário de sua empresa) para solicitar um ID e senha de usuário.

Referências

Documentos relacionados

6.2 - Procedida à análise das Propostas, a Comissão de Seleção fará o julgamento das mesmas e comunicará o resultado aos proponentes através do Portal do Fornecedor, para que

Blue nevus (BN) and related entities are a heterogeneous group of congenital and acquired melanocytic tumors that includes dendritic (“common”) blue nevus (DBN), cellular blue

72 Figura 4.32: Comparação entre a saída real e a saída calculada pela rede para todos os ensaios no treinamento, para o Modelo Neural 4b.. 75 Figura 4.35: Comparação entre

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

◯ b) Outras empresas, que os utilizam em seus próprios processos produtivos SOC 41.1 Se SIM para a PERGUNTA 41 alternativa (a) , em relação aos processos judiciais ou

In.: VALENTINI, Carla Beatris; SOARES, Eliana Maria do Sacramento (org.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando idéias e

Restou igualmente definido que: existem diversos mecanismos de investigação utilizados pelo empregador, sendo um deles as redes sociais; que os direitos da

Haverá apenas 01 encontro presencial no final do curso na cidade onde o aluno residir (mesmo que tenha apenas um aluno matriculado), onde o mesmo será