• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO INTERNATO DO CURSO DE MEDICINA DA FACULDADE ATENAS CURSO DE MEDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO INTERNATO DO CURSO DE MEDICINA DA FACULDADE ATENAS CURSO DE MEDICINA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO INTERNATO DO CURSO

DE MEDICINA DA FACULDADE ATENAS

PARACATU – MG

2013

(2)

SUMÁRIO

REGULAMENTO DO INTERNATO DO CURSO DE MEDICINA DA FACULDADE

ATENAS 2

CAPÍTULO I - DA NATUREZA DOS OBJETIVOS 2

CAPÍTULO II - DURAÇÃO DO INTERNATO 3

CAPÍTULO III - DOS ESTÁGIOS EXTERNOS 4

CAPÍTULO IV - COORDENADORES E PRECEPTORES 5

CAPÍTULO V - DOS PROGRAMAS 6

CAPÍTULO VI - DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO 6

(3)

2

REGULAMENTO DO INTERNATO DO CURSO DE MEDICINA DA FACULDADE ATENAS

CAPÍTULO I - DA NATUREZA DOS OBJETIVOS

Art. 1º. Conforme as Diretrizes Curriculares dos cursos de Medicina, Resolução CNE/CES nº 4 de 07 de novembro de 2001 e a regulamentação do Internato pela resolução n. 9 de 24 de maio de 1983.

Parágrafo único. Entende-se por Internato o último ciclo do curso de graduação em medicina, correspondendo ao quinto e sexto anos, livre de disciplinas acadêmicas, período no qual o estudante deve receber treinamento intensivo, contínuo, sob a supervisão docente, em instituição de saúde. (Manual do Internato – MEC 1984).

Art. 2º. O Internato deverá incluir necessariamente aspectos nas áreas de Clínica Médica, Cirúrgica, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva, incluindo, preferencialmente, atividades de atenção à saúde, em níveis primários e secundários e, sempre que possível, no nível terciário em cada uma das áreas referidas.

Art. 3º. São objetivos do Internato:

I - Representar a última etapa da formação escolar do médico geral, dando- lhe capacidade de resolver, ou bem encaminhar, os problemas de saúde da população a que vai servir;

II - Oferecer oportunidades para ampliar, integrar e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de graduação;

III - Desenvolver as técnicas e habilidades indispensáveis ao exercício da medicina;

IV - Promover o aperfeiçoamento ou aquisição de atitudes adequadas à assistência aos pacientes;

V - Possibilitar a prática de assistência integrada, pelo estímulo à interação dos diversos profissionais da equipe de saúde;

VI - Proporcionar uma experiência acadêmico-profissional através da vivência no mercado de trabalho hospitalar e extra-hospitalar;

VII - Estimular o interesse pela promoção e preservação da saúde e pela prevenção das doenças;

VIII - Desenvolver a consciência das limitações, responsabilidades e deveres éticos do médico, perante o paciente, a instituição e a comunidade;

IX - Aprimorar hábitos e atitudes éticas e humanas;

(4)

CAPÍTULO II - DURAÇÃO DO INTERNATO

Art. 4º. O Internato do curso de medicina da Faculdade Atenas terá a duração de 86 semanas em dois anos, sendo 43 semanas para cada ano.

Parágrafo único.A carga horária total do internato é de 4.747 h/a ou 3956 horas relógio, sendo dividida em:

O 5º ano (9º e 10º períodos) tem carga horária de 2.064 h/a ou 1.720horas relógio;

II - O 6º ano (11º e 12º períodos) carga horária de 2683 h/a ou 2.236horas relógio.

Art. 5º. São considerados aptos a matricularem no Internato os alunos que estiverem aprovados em todas as disciplinas obrigatórias do curso de Medicina até o 8ºperíodo, inclusive.

Art. 6º. O cumprimento da carga horária do programa é obrigatório, (não sendo permitido, sob qualquer hipótese, o abono ou justificativa de faltas), portanto, o aluno deverá cumprir 100 % da carga horária determinada na matriz curricular do curso. .

Paragrafo único. O aluno não colará grau sem o cumprimento da carga horária total do Internato conforme determinada na matriz curricular do curso.

Art. 7º. Pelo caráter eminentemente prático do Internato, não há cabimento para determinação de trabalhos domiciliares.

Paragrafo único. O aluno que solicitar afastamento apoiado na Portaria Normativa nº 64/2010: procedimentos normativos para a concessão do regime de exercícios domiciliares e outras disposições gerais da Faculdade Atenas, após o período de afastamento concedido deverá o aluno cumprir período adicional correspondente ao referido período.

Art. 8º. No programa de Internato serão consideradas ausências justificáveis além das determinadas na Portaria Normativa nº 64/2010 da Faculdade:

I - incapacidade física;

II - luto por falecimento de cônjuge, filho, pais e irmãos; III - convocação pelo Poder Judiciário;

IV - casamento do aluno.

Parágrafo primeiro. A ausência deverá ser devidamente comprovada e protocolada na secretaria da Faculdade Atenas e posteriormente efetuada a reposição da carga horária, conforme determinado no art. 6º deste regulamento.

Parágrafo segundo. Qualquer ausência não justificada acarretará o cancelamento do Programa e evidentemente a reprovação do aluno, devendo o interno começar outro programa de internato.

(5)

4

Art. 9º. Os alunos, sem exceção, passarão em todos os cenários de aprendizagem, em sistema de rodízio. Para cada ano o total de rodízios será em número de cinco, conforme os quadros 1 e 2:

QUADRO 1: Dinâmica dos rodízios do 5º ano

Descrição Saúde Integral

do Adulto Saúde Integral da Mulher Clinica Cirúrgica SaúdeInteg ral daCriança Eletivo 1º rodízio 9semanas A B C D E 2º rodízio 9semanas E A B C D 3º rodízio 9semanas D E A B C 4º rodízio 8semanas C D E A B 5º rodízio 8semanas B C D E A

QUADRO 2: Dinâmica dos rodízios do 6º ano

Descrição PS/Medicina Comunitária Saúde Integral da Criança Saúde Integral da Mulher Clinica Cirúrgica Saúde Integral do Adulto 1º rodízio 9semanas A B C D E 2º rodízio 9semanas E A B C D 3º rodízio 9semanas D E A B C 4º rodízio 8semanas C D E A B 5º rodízio 8semanas B C D E A

CAPÍTULO III - DOS ESTÁGIOS EXTERNOS

Art. 10. Os alunos poderão realizar até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária do Internato fora da FACULDADE ATENAS, de acordo com a resolução CNE/CES 4/2001, parágrafo 2º do artigo 7º.

Parágrafo primeiro. Para realização do estágio (Internato) descrito no art.10 deste regulamento, serão necessários a estabelecer convênio entre a Faculdade Atenas e a concedente, conforme estabelece o Artigo 2º da Resolução nº 9, de 24 de maio de 1983 e o Artigo 3º da Resolução nº1, de 04 de maio de 1989, do Conselho Federal de Educação.

Parágrafo segundo. Além do convênio entre instituições, é necessária a realização do Termo de Compromisso de Estágio (TCE).

(6)

Art. 11. A Coordenação do Curso de Medicina para recomendar o convênio entre as instituições obedecerá aos seguintes critérios e/ou exigências:

I - Existência de Programa de Residência Médica regulamentada pela Comissão Nacional de Residência Médica;

II - Prova de funcionamento regular e existência de condições técnicas e científicas da instituição convenente compatíveis com as exigências da formação a serem dispensadas ao interno, a juízo da Coordenação do Curso de Medicina;

III - Existência de pessoal médico capacitado para exercer a função de Preceptor, a juízo da Coordenação do Curso de Medicina.

Art. 12. A Faculdade Atenas mantém convênio com o Hospital Santa Marta em Brasília, Hospital Vera Cruz e Santa Casa de Misericórdia, em Belo Horizonte.

Parágrafo único. Para o aluno realizar estágio (internato) nos hospitais descritos no art. 12 deste regulamento, será necessária apenas aemissão do Termo de Compromisso de Estágio (TCE).

CAPÍTULO IV - COORDENADORES E PRECEPTORES

Art. 13. O internato terá um coordenador denominado Coordenador do Internato, e cada grande área do Internato terá um Responsável nomeado pelo Coordenador do Curso e homologado pela Diretoria-Geral da Faculdade. Compete ao COORDENADOR do Internato exercer as seguintes atribuições:

I - Coordenar, acompanhar, controlar e avaliar a execução do Internato;

II - Orientar os alunos em relação às suas atividades e a seus direitos e deveres; III - Coordenar as reuniões com os responsáveis pelas disciplinas, quinzenalmente, e pelo menos uma vez a cada rodízio, reunir-se também com a presença dos preceptores;

IV - Prestar informações em relação ao desenvolvimento do Internato;

V - Enviar a Secretaria Acadêmica os resultados de frequência e avaliações dos alunos;

VI - Reunir-se semanalmente com o COORDENADOR DE CURSO para alinhamento do desenvolvimento dos Programas do Internato.

Art. 14. Os Responsáveis pelas disciplinas e preceptores serão os professores e profissionais médicos, que atuam em cada área competindo-lhes exercer as seguintes atribuições:

Parágrafo primeiro. Responsável pela disciplina deverá:

I - coordenar, acompanhar, controlar e avaliar a execução do Internato, em sua respectiva área de atuação;

(7)

6

II - Reunir-se com os alunos no primeiro dia de cada rodízio e esclarecer sobre as atividades acadêmicas, locais onde ocorrerão as atividades, informações sobre o preceptor envolvido na atividade e o formato das avaliações;

III - Prestar informações aos coordenadores sobre o desenvolvimento dos Programas.

Parágrafo segundo. Os PRECEPTORES terão as seguintes atribuições: I - Cumprir e fazer cumprir os Programas do Internato;

II - Acompanhar e avaliar o desempenho dos alunos em suas atividades teóricas e práticas;

III - Coordenar as reuniões e demais atividades acadêmicas programadas com os alunos.

CAPÍTULO V - DOS PROGRAMAS

Art. 15. Os Programas de cada área do Internato serão elaborados pelo Coordenador de Curso, Coordenador do Internato e Responsáveis pelas disciplinas, com a participação dos preceptores.

Art. 16. Na formulação do Programa, deverão ser incluídas, entre outras, as seguintes informações:

I - Nome dos preceptores e coordenadores, com suas respectivas cargas horárias;

II - Objetivo geral;

III - Objetivos específicos;

IV - Especificação das atividades teóricas e práticas, com sua respectiva carga horária;

V - Definição da semana padrão, no desenvolvimento das atividades; VI - Mecanismos de supervisão e avaliação do aproveitamento; VII - Definição dos serviços que serão desenvolvidos na programação; VIII - Local onde será desenvolvida a programação.

CAPÍTULO VI - DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Art. 17. A avaliação dos alunos incidirá sobre a frequência e o aproveitamento. Art. 18. A frequência integral é obrigatória em todas as atividades programadas para o Internato, conforme especificado nos art. 6º deste regulamento.

Art. 19. A avaliação do aproveitamento do aluno será realizada pelo responsávelda disciplina e pelos preceptores de cada área, com observância aos seguintes critérios:

(8)

a) comportamento ético;

b) relacionamento com a equipe de trabalho e com o paciente; c) interesse pelas atividades;

d) responsabilidade; e) receptividade à crítica; f) iniciativa;

g) assiduidade, e h) pontualidade.

II - Observação diária e contínua do cumprimento dos objetivos técnicos e cognitivos;

III - Realização de pelo menos uma prova de avaliação de habilidades e de conhecimento cognitivo em cada rodízio do Internato.

Parágrafo único. É considerado aprovado o aluno que obtiver média final igual ou superior a sessenta pontos e frequência integral, em cada um dos rodízios do Internato. Na hipótese do aluno ser reprovado em qualquer um dos rodízios do Internato, fica obrigado a repeti-lo, sendo vedada a recuperação no RODÍZIO ELETIVO.

Art. 20. A avaliação do Internato será realizada pelos alunos, pelo menos uma vez no semestre, através de instrumento elaborado pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), visando, ao Curso de Graduação em Medicina, subsidiá-lo de informações e dados que possam contribuir para a melhoria do processo de formação e qualificação profissional.

Art. 21. Serão assegurados aos alunos os seguintes direitos: I - Alojamento e alimentação nos dias de plantão;

II - Encaminhamento de recurso, através de requerimento na Secretaria Acadêmica:

a) ao Coordenador do Internato, em primeira instância;

b) em segunda instância, ao Coordenador do Curso de Medicina; c) a Diretoria Acadêmica, em terceira instância;

d) a Diretoria-Geral, em quarta instância, e

e) ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEP) que poderá reunir em situações excepcionais para o julgamento do recurso.

Art. 22. São deveres dos alunos:

I - Cumprimento dos horários estabelecidos, bem como dos plantões que lhes forem destinados;

II - Cumprimento do calendário do Internato do Curso de Medicina da Faculdade Atenas;

III - Dedicação aos estudos e às atividades programadas;

IV - Frequência obrigatória aos cursos, reuniões e outros eventos incluídos no Programa de Internato;

(9)

8

V - Os plantões noturnos e finais de semana são destinados aos alunos do sexto ano;

Parágrafo único.Quando ocorrer pedidos formalizados na Secretaria Acadêmica pela Comissão de Formatura do sexto ano, e este, deferido, o quinto ano obrigatoriamente, substituirá o sexto ano em suas tarefas.

VI - Cumprimento das disposições contidas neste Regulamento, no Regimento e normativas da Faculdade Atenas, bem como as normas de organização e funcionamento da instituição onde ocorre o Internato.

CAPÍTULO VII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 23. Este Regulamento entra em vigência na data de sua publicação. Revogam-se as disposições anteriores.

Art. 24. As normas contidas neste regulamento podem ser modificadas por iniciativa da Diretoria Acadêmica e Diretoria-Geral, desde que sejam obedecidos os trâmites legais vigentes.

Paracatu-MG, 02 de Janeiro de 2013.

Hiran Costa Rabelo

Referências

Documentos relacionados

CONCLUSÃO Houve um crescimento significativo de espécies fúngicas produtoras de micotoxinas cancerígenas nos pães analisados; entretanto, para uma maior expressão dos

foi possível concluir que o uso da difratometria de raios-X utilizando-se radiação de Cobre na quantificação da fração volumétrica das fases é possível, apesar

Por exemplo, das ferramentas de administração você pode adicionar licenças, definir a rede, e configurar as configurações de backup e armazenagem para o Centro de Controle

A criação do Sistema Municipal de Ensino autônomo ampliará este compromisso, pois o município assumirá a responsabilidade da gestão e supervisão de toda a rede de escolas

 Cumprir sua jornada de serviço pré-determinada pelo superior imediato e manter-se no local de trabalho até que haja a devida substituição, para a manutenção da prestação

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

de todos os regimes de terapia biológica disponíveis para a espondilite ancilosante, sendo apenas dois estudos com comparadores ativos e os demais com placebo e

O presente projeto foi solicitado ao Instituto Hidrográfico (IH) pela Direção- Geral de Política do Mar (DGPM), e tem como objetivo a definição do assinalamento marítimo de uma