• Nenhum resultado encontrado

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DA UFCSPA CAPÍTULO I DO CONCURSO E DOS CANDIDATOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DA UFCSPA CAPÍTULO I DO CONCURSO E DOS CANDIDATOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Normas para realização de Concursos Públicos de

Títulos e Provas para os Cargos de Professor

Auxiliar, Assistente e Adjunto da Fundação

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto

Alegre (UFCSPA)

(2)

N

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO DE

TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGO DE

PROFESSOR DA UFCSPA

CAPÍTULO I

DO CONCURSO E DOS CANDIDATOS

Art. 1º – A admissão de Professor Auxiliar, Assistente e Adjunto será feita por concurso público de títulos e provas, de acordo com a legislação em vigor.

Art. 2º - O edital de abertura do concurso para preenchimento da(s) vaga(s) será publicado pela Pró-Reitoria de Graduação.

Art. 3º – Poderão candidatar-se ao concurso de Professor pessoas possuidoras da titulação e demais exigências especificadas pelo edital de abertura do concurso.

Art. 4º - Os prazos das inscrições serão definidos no edital de abertura do concurso, publicado no Diário Oficial da União e na imprensa local.

Parágrafo Único – Não havendo inscritos ou candidatos aprovados, poderá haver reabertura do edital.

Art. 5º – No ato de inscrição o candidato deverá tomar ciência da lista de pontos que servirá de base para a prova de conhecimentos, da cópia do Edital e das normas que regem o concurso.

Parágrafo Único – A lista de pontos será organizada pelo Departamento a que se vincula a área de conhecimento em concurso, com a participação da Disciplina/Área em questão.

Art. 6º – No Edital assinado pela Pró-Reitora, deverão constar obrigatoriamente: I. o período de inscrições;

II. os títulos e documentos que devem ser apresentados pelos candidatos.

Art. 7º - A inscrição deverá ser requerida pelo próprio candidato ou por procurador credenciado para tal.

§ 1º – Não se admitirá inscrição condicional.

§ 2º – Uma vez lavrado o termo de inscrição, não se poderá apresentar nenhum novo documento.

CAPÍTULO II

(3)

Art. 8º – O julgamento do concurso será realizado por uma Comissão composta por 3 (três) Membros, que deverão possuir conhecimentos correlatos à área de conhecimento em concurso.

§ 1º – Deverá 1 (um) Membro da Comissão ser indicado pelo CONSUN, dentre os professores com, no mínimo, a mesma categoria funcional ou titulação exigida no edital em atividade nesta Universidade. Os 2 (dois) outros Membros deverão ser escolhidos pelo CONSEPE, a partir de uma lista de 6 (seis) nomes de professores em atividade nesta Instituição ou em outras Instituições de Ensino Superior proposta pelo Departamento a que se vincula a área de conhecimento em concurso.

§ 2º – Um dos Membros da Comissão Examinadora deverá ser, obrigatoriamente, de outra Instituição de Ensino Superior.

Art. 9º – A composição da Comissão Examinadora será divulgada oficialmente na página da UFCSPA, www.ufcspa.edu.br, fixado em 3 (três) dias úteis o prazo para os candidatos apresentarem eventuais impugnações, por existência de parentesco até terceiro grau, em linha reta ou colateral, consangüíneos ou afins, entre algum dos candidatos e Membros da Comissão Examinadora.

§ 1º – Considerada procedente a impugnação, assumirá o Suplente, aplicando-se a este as mesmas disposições previstas no caput do artigo.

§ 2º – A presidência da Comissão Examinadora será exercida pelo Membro indicado pelo CONSUN.

§ 3º – Estabelecida a Comissão Examinadora, a data para início do concurso será divulgada oficialmente na página da UFCSPA.

Art. 10 – A Comissão Examinadora deverá estar presente em todos os atos e provas do Concurso na totalidade de seus Membros.

Art. 11 – Antes do Ato de Instalação da Comissão Examinadora, havendo impedimento superveniente de Membro titular da Comissão, o respectivo Membro Suplente ocupará o seu lugar.

CAPÍTULO III

DOS TÍTULOS E DAS PROVAS

Art. 12 – O exame dos títulos exigirá a apresentação de elementos comprobatórios.

Parágrafo Único – Após o exame de títulos a Comissão Examinadora atribuirá nota a cada candidato. Os títulos serão classificados em quatro grupos:

(4)

b) Cursos e/ou realizações práticas de natureza técnica ou profissional; c) Trabalhos científicos ou técnicos;

d) Atividades didáticas e profissionais.

Art. 13 – As modalidades de provas, destinadas a avaliar o desempenho do candidato, são: I – Escrita;

II – Didática; III – Prática.

§ 1º – Os candidatos serão chamados para as provas por ordem de inscrição.

§ 2º – A inclusão da Prova Prática ficará a critério do Departamento a que pertence a área de conhecimento em questão.

§ 3º – A leitura da Prova Escrita e a Prova Didática serão públicas.

§ 4º – O não comparecimento a qualquer das provas, incluindo-se a sessão de leitura da Prova Escrita, implicará a eliminação do candidato.

Art. 14 – A Prova Escrita será realizada com observância das seguintes normas:

I – a Comissão Examinadora organizará uma relação de pontos, com base na lista sugerida pelo Departamento a que se vincula a área de conhecimento, ficando a seu critério repetir o programa ou dele extrair temas;

II – a Comissão Examinadora dará conhecimento aos candidatos da organização dos pontos, no ato de instalação dos trabalhos do concurso, para que manifestem objeções ou reparos, decidindo, depois, soberanamente, sobre a formulação final da referida relação; III – estabelecida a relação dos pontos, dela será sorteado um ponto único, que constituirá o objeto da Prova Escrita, para todos os candidatos;

IV – a prova terá a duração máxima de 6 (seis) horas. Nos primeiros 60 (sessenta) minutos, de modo prorrogável a critério da Comissão, será facultada aos candidatos a consulta ao material bibliográfico previamente aprovado pela Comissão Examinadora; V – a prova será realizada de forma manuscrita e à tinta;

VI – serão feitas cópias xerográficas, da Prova Escrita que serão lacradas juntamente com a original. As cópias xerografadas serão fornecidas a cada Membro da Comissão Examinadora. A leitura da prova original será feita pelo candidato;

VII – quando o número de candidatos permitir a realização da leitura da prova em um só turno, a Comissão Examinadora conferirá, ato contínuo, o grau da prova de cada candidato;

(5)

VIII – quando o número de candidatos impedir a realização da leitura das provas em um só turno, a Comissão Examinadora:

a) dividirá os candidatos em grupos;

b) determinará aos candidatos do mesmo grupo que compareçam no horário designado para a leitura das provas;

c) após ouvir a leitura das provas dos candidatos integrantes de cada grupo, conferirá, em ato contínuo, os graus do mesmo grupo.

Art. 15 – A Prova Didática terá a duração mínima de 50 (cinqüenta) e máxima de 60 (sessenta) minutos.

§ 1º – A inobservância do tempo previsto no caput deste artigo acarretará a subtração de 1 (um) ponto, na escala de 1 (um) a 10 (dez), da nota atribuída à prova, para cada minuto acima ou abaixo do tempo estipulado.

§ 2º – A prova deverá ser realizada com observância das seguintes normas:

I – a Comissão Examinadora organizará uma relação de pontos, com base na lista sugerida pelo Departamento a que se vincula a área do concurso, ficando a seu critério repetir o programa, ou dele extrair temas;

II – a Comissão Examinadora dará conhecimento da relação de pontos aos candidatos, no ato de instalação dos trabalhos da prova, para que manifestem objeções ou reparos, decidindo, soberanamente, sobre a formulação final da referida relação;

III – da relação de pontos, será sorteado um ponto único para todos os candidatos, 24 (vinte e quatro) horas antes do início das provas, quando o número de candidatos permitir a realização das provas num só turno;

IV – quando o número de candidatos impossibilitar a realização das provas num só turno, a Comissão Examinadora, a seu exclusivo critério, adotará uma das seguintes alternativas:

a) sorteará um ponto diferente para cada candidato, 24 (vinte e quatro) horas antes do início de sua prova; ou

b) dividirá os candidatos em grupos, sorteando um ponto diverso para cada grupo e determinando aos candidatos que compareçam no horário designado para a prova. V – se a Comissão Examinadora sortear um único ponto para mais de um candidato, a ordem da realização das provas obedecerá àquela da inscrição, devendo os demais candidatos permanecerem incomunicáveis.

VI – o número de pontos da relação estabelecida deverá exceder ao número de candidatos em pelo menos duas unidades.

(6)

Art. 16 – A Prova Prática, quando houver, terá duração máxima de 6 (seis) horas. O ponto sorteado, no momento da realização da prova, constará da lista de pontos práticos do programa da área de conhecimento.

Parágrafo Único – Nas áreas em que são exigidas atividades envolvendo pacientes, procedimentos radiológicos ou laboratoriais, serão providenciadas as condições necessárias para a consecução das mesmas.

CAPÍTULO IV

DAS ATRIBUIÇÕES DE NOTAS

Art. 17 – As notas serão registradas em formulário próprio que será guardado em envelope lacrado.

§ 1º - As notas variarão de 0 (zero) a 10 (dez), até a segunda casa decimal, sem arredondamento.

§ 2° – A nota relativa aos títulos, atribuída por examinador, será o somatório dos quatro grupos indicados na barema.

§ 3º – A nota da prova didática, atribuída por examinador, será calculada de acordo com os critérios de pontuação expressos no Anexo II destas Normas, assim estabelecidos:

I – plano ou roteiro de aula; II – capacidade de comunicação; III – pertinência e objetividade;

IV – amplitude, profundidade e atualização de conteúdo; V – tempo de duração da prova, nos termos do art. 15.

§ 4º – Os envelopes serão abertos publicamente no dia da apuração, sendo as notas consignadas pelos examinadores a cada candidato lançadas em planilha própria (conforme Anexo I, Modelo 2).

§ 5º – A média final será a média ponderada das notas das provas escrita, didática e prática (se houver) atribuindo-se os seguintes pesos:

I – Exame de títulos - peso 3 (três);

II – Média aritmética das notas das provas escrita, didática e prática, se houver - peso 7 (sete).

§ 6º – Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 7,00 (sete).

(7)

§ 8º – Em caso de empate entre os candidatos, dar-se-á preferência, para fins de classificação, o que tiver obtido a nota final mais alta na média das provas:

1) Didática; 2) Escrita; 3) Prática.

§ 9º – Persistindo, terá preferência o candidato de maior idade.

CAPÍTULO V

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 18 – Concluídas as etapas do concurso, registradas em atas subscritas pelos examinadores, a Comissão examinadora divulgará o resultado do concurso.

§ 1º – Deste resultado, cabe recurso administrativo por parte dos candidatos, no prazo de 2 (dois) dias úteis da divulgação.

§ 2º – Os recursos administrativos serão avaliados pela Comissão Examinadora que emitirá parecer.

Art. 19 – O resultado final será submetido ao CONSUN.

Art. 20 – O recurso de nulidade, quando ocorrer, deverá ser interposto ao CONSUN no prazo de 10 (dez) dias úteis, contados da data imediatamente posterior à da Edição do Diário Oficial da União, com a devida publicação dos aprovados.

(8)

ANEXO I

MODELO 1

CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR AUXILIAR, ASSISTENTE OU ADJUNTO.

DEPARTAMENTO:__________________________________________________________ ÁREA DE CONHECIMENTO:_________________________________________________ NOME DO CANDIDATO:____________________________________________________ CARGO: ( ) AUXILIAR ( ) ASSISTENTE ( ) ADJUNTO

GRAU ATRIBUÍDO:

POR EXTENSO

_________________________________________ MEMBRO DA COMISSÃO

ASSINATURA

(9)

MODELO 2

CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR AUXILIAR, ASSISTENTE E ADJUNTO.

DEPARTAMENTO:__________________________________________________________ ÁREA DE CONHECIMENTO:_________________________________________________ NOME DO CANDIDATO:____________________________________________________ CARGO: ( ) AUXILIAR ( ) ASSISTENTE ( ) ADJUNTO

PLANILHA DE GRAUS, NOTAS FINAIS E MÉDIA FINAL

COMISSÃO EXAMINADO RA PROVA ESCRIT A (PE) PROVA PRÁTIC A (PP) PROVA DIDÁTI CA (PD) NP1=Σ(P1+P2+P3): 3X7 (70%) PROVA DE TÍTUL OS (PT) NP2=PT X3 NF=NP1+N P2 MEMBRO DA COMISSÃO MEMBRO DA COMISSÃO MEMBRO DA COMISSÃO NOTA FINAL POR AVALIAÇÃO (NF)

MEMBRO DA COMISSÃO MEMBRO DA COMISSÃO

ASSINATURA ASSINATURA

PRESIDENTE DA COMISSÃO ASSINATURA

(10)

Anexo II

Ficha de Valores para Avaliação de Prova Didática

Identificação Nome Disciplina/área Tema Data Comissão Examinadora Presidente 1º. Examinador 2º. Examinador Notas Atribuídas Presidente 1º. Examinador 2º. Examinador Grau Atribuído Nota final Itens de Julgamento

Plano de aula 0,0 a 1,0 pontos Nota = ... Capacidade de

comunicação e clareza

0,0 a 1,0 pontos Nota = ... 0,0 a 2,0 pontos Nota = ... Pertinência e

Objetividade - inicia a partir de uma tese ou conceituação;

- desenvolve com base em fundamentos teóricos e/ou práticos; - apresenta argumentos convergentes e divergentes;

- propicia a elaboração de conclusões;

- expõe o conteúdo baseado nos itens e na seqüência estabelecida no roteiro da conferência;

- aborda o tema de modo a atingir os objetivos propostos no roteiro da conferência.

0,0 a 6,0 pontos Nota = ... Amplitude, profundidade

e atualização do conteúdo

- conhece e compreende os conceitos e princípios do tema exposto; - aplica os conceitos e princípios;

- apresenta habilidades de análise e síntese;

- relaciona o tema da conferência com o todo da unidade de conteúdo do qual faz parte;

- situa o conteúdo no contexto no qual foi produzido e estabelece a sua relação com o conhecimento atual;

- utiliza de maneira correta a terminologia científica; - adequa a bibliografia ao tema abordado

Somatório Parcial Nota = ... Tempo de duração da

prova

A cada 5 (cinco) minutos acima do tempo máximo ou abaixo do tempo mínimo, reduzir 1 ponto.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho teve como objetivo verificar o efeito de biofilme a base de fécula de mandioca em conjunto com fosfitos sobre diferentes espécies de fungos causadores

O “Borda d'Água da pandemia: Guia de Recursos para pessoas idosas isoladas” consiste na produção e organização de um conjunto de recursos direcionados para as pessoas

Dessa forma, para alguns, os animais de laboratório eram considerados como ‘um mal necessário’ e nessas circunstâncias, quando eram utilizados nas investigações e pesquisas,

Solicite a ela que separe e organize o seu material antecipadamente como: livros, atividades, estojo e outros materiais necessários para o bom andamento da aula,

Segundo Smith; Weiss; Lemkuhl (1) durante a marcha, o apoio do pé se divide em 60% para o antepé e 40% para o retropé, sendo que quando é utilizado o calçado de salto alto

A) Ênfase na dimensão grupal e nos princípios da totalidade. E) Ênfase nas condições do sistema econômico e na orientação determinista. Assinale a afirmação que caracteriza

Nesse documento, as etapas que precisam ser consi- deradas pela escola, ao elaborar sua proposta pedagógica, são: (A) reflexão dos professores para repensar a proposta peda- gógica

Essa cooperativa comercializa soja e milho em sacas padronizadas, que são vendidas de acordo com a tabela abaixo. produto kg por saca preço por