• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA

PROJETO GPA-MAT-UFRGS (PERÍODO 2000-2002)

GRUPO PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UFRGS

Coordenação : Prof. Dra. Vera Clotilde Carneiro Endereço profissional: Instituto de Matemática-UFRGS Telefone: 351-77-37 99-67-12-96 (Porto Alegre) E-mail: veraclot@vortex.ufrgs.br

Equipe de Pesquisa

Prof. Mestre Rute Henrique da Silva Prof. Mestre Patrícia Fantinel

Equipe discente de Pesquisa

Monica Dênti Oltramari (Bolsa BIC-FAPERGS) Larissa De Conti ( Bolsa PIBIC-CNPq-UFRGS) Michelle Santellano ( Bolsa BIC- UFRGS) Jan Urban Neto ( Bolsista voluntário)

(2)

PROJETO GPA-MAT-UFRGS

GRUPO PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UFRGS

Resumo: Este projeto propõe a estruturação e organização, no Departamento de Matemática da UFRGS, de um Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática da UFRGS, GPA-MAT-UFRGS, que atue no tripé ensino - extensão - pesquisa. Na pesquisa, o GPA integra conjunto de projetos, na área de Educação Matemática, com problemática e corpo teórico-metodológico comuns: a ênfase está na pesquisa educativa que tem como alvo, foco e objeto a sala de aula e questões concretas de ensino/aprendizagem de Matemática. No ensino, o GPA toma a sala de aula como campo e foco de experiências e novas propostas, centro de estudo de caso. Em atividades de graduação, na Universidade, o GPA se oferece como lugar de ação, de participação e de construção de identidades, para os alunos do Curso de Licenciatura em Matemática, atuando na formação dos futuros professores. Em atividades de extensão, o GPA se comunica com a comunidade, para operar mudanças nas práticas de ensino de Matemática e divulgar os resultados das pesquisas. O Projeto GPA foi aprovado pela FAPERGS, recebeu uma Bolsa de Iniciação Científica para o período maio-dezembro de 2000 e para o período de maio-dezembro de 2001.

Objetivos do Projeto

a) formação de professores de Matemática identificados com pesquisa em Educação Matemática, com potencial para tomar a sala de aula objeto de investigação, tornando-se agente de mudanças no ensino desta disciplina; b) elaboração e experimentação de propostas concretas, inovadoras, para ensino de Matemática, incluindo produção de material didático, para diferentes níveis e conteúdos, produto de pesquisa; c) consolidação da Educação Matemática como área de pesquisa, na UFRGS e no Rio Grande do Sul.

Temas das pesquisa:

a) formação de professores de Matemática;b) ensino/aprendizagem de Matemática, em todos os níveis. Questões norteadoras da pesquisa:

a) Qual pode ser o papel da Universidade e dos cursos de Licenciatura na formação de um professor de Matemática pesquisador em sala de aula, reflexivo, agente de transformação das práticas de ensino da Matemática? b) Como a Universidade pode interferir positivamente no ensino de Matemática, na escola, para provocar mudanças no quadro crítico de fracasso, associado a esta disciplina?

Metodologias de pesquisa

a) Pesquisa-ação; b) Estudo de caso Projetos de pesquisa em andamento

1. Projeto “Função Matemática: significados circulantes na formação de professores” (Projeto FUNÇÕES)

2. Projeto “Ensino de geometria no nível médio com uso de computadores” (Projeto COMPUGEO) Atividades dos estudantes de graduação, membros do GPA

a) Participação nos projetos de pesquisa do GPA, como pesquisadores ativos; b) Participação com apresentação de trabalhos em Congressos e eventos, em geral, que digam respeito à ensino-aprendizagem de Matemática e pesquisa em Educação Matemática; c) Participação no planejamento e execução das atividades de extensão

(3)

1 -DETALHAMENTO DO PROJETO

Este Projeto teve início em março do ano 2000. O GPA é um grupo aberto para professores de Matemática de todos os níveis e para alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS.

As diferentes atividades de 2001 congregam subgrupos de trabalho compostos por estudantes e professores:

a) Grupo de Estudos da Noção de Funções; b) Grupo de Estudos de Modelagem Matemática; c) Grupo de Estudos de Geometria;

d) Curso de Geometria usando softwares oferecidos para escolas de nível médio. Estas atividades envolvem subgrupos, com encontros semanais.

As reuniões do grande grupo GPA são semanais, abertos para alunos da Licenciatura em Matemática e professores visitantes e se desenvolvem com objetivo de delinear, descrever, esclarecer e iniciar ações investigativas a respeito de questões/problemas que emergem das discussões sobre formação do professor, papel do professor e ensino de Matemática. Neste processo, as questões/problemas levantadas dão origem a projetos de pesquisa.

Dois projetos encontram-se em andamento:

1. Projeto “Função Matemática: significados circulantes na formação de professores” (Projeto FUNÇÕES com resumo em anexo)

2. Projeto “Ensino de geometria no nível médio com uso de computadores” (Projeto COMPUGEO com resumo em anexo)

O objetivo é iniciar novo Projeto sempre que outro esteja em fase final. Está em gestação um Projeto que visa o Ensino de Matemática e Física, com metodologia de Modelagem Matemática. O GPA-MAT-UFRGS, por definição, é grupo aberto e se propõe a divulgar suas ações para número maior de estudantes da Licenciatura, professores universitários e professores da rede de ensino fundamental e médio, em atividades de extensão. Neste sentido, realizamos em 2000 a I Jornada de Educação Matemática e temos planos para uma II Jornada em 2001.

JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA DO PROJETO

Matemática é disciplina com importância estratégica, na sociedade, escolhida por todos os governos como obrigatória, constante em todos os currículos, em todos os níveis de instrução e em todos os países do mundo. É considerada universal e ocupa lugar de dominância entre as demais. Ao mesmo tempo, o ensino desta disciplina é dos mais problemáticos, de tal modo que ela se apresenta como a principal responsável pelo fracasso escolar, ponto central dos processos seletivos e classificatórios.

No sentido da mudança, surgem diferentes propostas reformadoras das Licenciaturas, como por exemplo a Licenciatura em Matemática da UFRGS, e cresce a produção da área de Educação Matemática, com inúmeros trabalhos voltados para a transformação das concepções e práticas de ensino do professor de Matemática (Imenes, 1990; Fainguelernt et al, 1995; Carrera de Souza et al, 1995; Fiorentini, 1995)

(4)

Na área educacional, encontramos apoio para buscar a formação de um novo professor, que se constitua em agente transformador do ensino. A teoria dos professores reflexivos propõe uma concepção de profissão docente como uma prática que conduz à criação idiossincrática de um conhecimento específico, tácito, não sistemático e ligado à ação (Schön, 1995; Shulman, 1986; Marcelo Garcia, 1987).

O professor-prático- reflexivo, proposto por Schön (1995) é um profissional inovador e criativo, descobrindo problemas e saídas, inventando e experimentando novas soluções, liberando-se de formas convencionais, e em constante (re)construção. Este professor tem potencial transformador, é aquele que questiona o ensino, o seu próprio trabalho e o contexto no qual ele está sendo efetivado. Tem conhecimento dos conteúdos e com habilidades técnicas, capaz de analisar o que está fazendo em referência a seus efeitos nas crianças, nas escolas e na própria sociedade; é um professor que reflete em ação sobre sua ação, preocupado em examinar o que faz, porque o faz e como pode transformar o que faz.

O professor de Matemática reflexivo, com condições para transformar a escola, tem um conhecimento próprio que o distingue dos outros profissionais: o conhecimento pedagógico dos conteúdos (Shulman, 1986), um especial amálgama de pedagogia e de conteúdos específicos, que inclui os tópicos mais freqüentemente ensinados, em certa área.

Esse conceito por um lado, devolve a centralidade do conhecimento específico para a atuação docente, cuja tônica está, certamente, na compreensão dos conteúdos, momento anterior a sua reformulação e transformação em produto de ensino. O saber de referência da profissão docente não pode ser construído à margem da lógica da produção científica da sua disciplina. Por outro lado, esse tipo de conhecimento vai além do conteúdo e é muito diferente daquele que outros profissionais detêm, formando um corpo de saberes que distingue a docência como profissão: no caso dos professores de Matemática, estamos falando de conhecimentos em Educação Matemática, marca de uma nova profissionalidade.

O presente projeto, que se desenvolve na metodologia de “pesquisa-ação” (Thiollent, 1996), com relação à formação de professores pretende contribuir para a organização de comunidades reflexivas (Carr e Kemmis, 1988), no interior das quais os participantes - professores e futuro professores- produzem sua própria teoria de Educação. O “pesquisador-ativo” reflete, na ação e sobre a ação, de forma crítica, para transformá-la. No entanto, tal transformação só será possível no âmbito de comunidades que, através de uma investigação participativa concebida como análise crítica permanente, se encaminhe a novas práticas e novos valores educativos.

O Projeto GPA-MAT-UFRGS pretende contribuir para consolidar a pesquisa em Educação Matemática na UFRGS e no Estado do Rio Grande do Sul, dedicando-se a investigar situações concretas de ensino aprendizagem de Matemática, envolvendo estudantes e professores como pesquisadores ativos. Nessa linha, o GPA-MAT-UFRGS segue as orientações do GPA-UNESP-Rio Claro, coordenado por Baldino e Carrera de Souza (1997) e do Projeto Fundão, da UFRJ, coordenado por Tinoco (1997).

(5)

Além disso, o GPA se propõe a formar nos alunos da Licenciatura o espírito de pesquisador e a identidade docente, criando oportunidades para que estes alunos participem de Encontros da área de Educação Matemática.

CRONOGRAMA DO PROJETO GPA PARA O ANO 2001 Março -Julho 2001

Conclusão Etapa I do Projeto Funções

Segunda Etapa do Projeto COMPUGEO : Curso COMPUGEO para estudantes de escola média Planejamento e estruturação de novo Projeto de Pesquisa que deve emergir dos Seminários Julho – 2001

Participação no VII Encontro Nacional de Educação Matemática Agosto- dezembro 2001

Etapa II do Projeto Funções

Conclusão do Projeto COMPUGEO -RESULTADOS FINAIS

Início de novo Projeto de Pesquisa : Modelagem Matemática: uma pesquisa que visa o ensino compartilhado da Matemática e das outras ciências

Atividade de Extensão para divulgação de resultados da pesquisa Janeiro – Julho 2002

Conclusão do Projeto Funções

Desenvolvimento do Projeto Modelagem. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BALDINO, R. e CARRERA DE SOUZA, A.C. Grupo de pesquisa-ação em Matemática-GPA. Anais. UNESP- Rio Claro, IGCE, Depto. de Matemática; IB, Depto. de Educação. Outubro, 1997. CARR , W. e KEMMIS, S. Teoria critica de la ensenanza. Martinez Roca. Espanha, 1988, 245 p. CARRERA DE SOUZA, Antonio Carlos et al. Novas diretrizes para a Licenciatura em Matemática.

Temas e Debates, Blumenau, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ano VII, n7, 1995, p.41-66.

FAINGUELERNT, E.; PÉREZ, G.; MOURA, M. Formação e atualização do professor de Matemática. Anais do V Encontro Nacional de Educação Matemática (V ENEM), Aracaju, 1995, p. 299-302.

FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino de Matemática no Brasil. Revista Zetetike, Campinas, n.4, 1995, p.1-37.

IMENES, L.M. Um estudo sobre o fracasso do ensino e da aprendizagem da Matemática. Bolema, UNESP-Rio Claro, n.6, 1990, p.21-27.

MARCELO GARCIA, C. A formação de professores : novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. Lisboa; Dom Quixote, 2 ed., 1995, p 53-76 .

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995, p.77-91.

SHULMAN,L. Those who understand knowledge growth in teaching. Educational Researcher,v. 15, n. 2, 1986, p.4-14.

(6)

TINOCO, Lucia, et al. Formação inicial do professor de Matemática. Revista Zetetike, Campinas, v.5, n7, jan/jun 1997, p.37-50.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1996, 108 p.

(7)

Referências

Documentos relacionados

A avaliação do aluno se dará em duas etapas: Qualificação, em que o aluno deve completar 12 conjuntos de exercícios online, com aproveitamento de 90% e Avaliação por Video, em que

Os indivíduos que utilizarem as informações devem determinar eles próprios a adequação do produto relevante para a finalidade pretendida antes da utilização. Quando as

a) Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. b) Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar

Devido à não montagem de dispositivos de proteção na caixa de bornes ou na área do acoplamento, o choque elétrico ou o contacto com peças em rotação pode provocar

Ao mesmo tempo, estamos diante de um conjunto expressivo de crónicas femininas (embora estas autoras tenham escrito outros livros de crónicas), que coincidem temporalmente com

O objetivo desse trabalho foi avaliar os decêndios do ano com possibilidade de secagem de grãos de soja, milho, arroz e feijão, com ar ambiente, em municípios

O quinto encontro seria destinado para a conclusão da pesquisa sobre o nível de satisfação dos alunos, mas ao invés disso, reservamos esse tempo para resolvermos

A complexidade de gêneros textuais que circulam em nossa sociedade letrada contemporânea e a importância que tal materialidade discursiva exerce no processo de