• Nenhum resultado encontrado

O Fórum Económico de Marvila

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Fórum Económico de Marvila"

Copied!
52
0
0

Texto

(1)
(2)

Agenda

 O Fórum Económico de Marvila

 A iniciativa “Cidadania e voluntariado: um desafio para Marvila”

 A Sair da Casca

 O voluntariado empresarial e as políticas de envolvimento com a comunidade

 Tipos de voluntariado

 Metodologia – como preparar para receber voluntários na organização?

(3)

O Fórum Económico de

Marvila

(4)

O Fórum Económico de Marvila

 O Fórum Económico de Marvila (FEM) é um espaço de reflexão aberto, multi-setorial e multi-funcional onde se discutem as grandes linhas estratégicas da economia local marvilense e se procuram soluções promotoras do desenvolvimento local, capitalizando as oportunidades existentes. Agrupa entidades relevantes do território (empresas, instituições, sociedade civil, poder político). Parte da análise do território: das suas necessidades e potencialidades e parte da participação dos atores que melhor conhecem o território.

 Pretende ser uma alavanca da economia local, capacitando os diferentes agentes locais numa cultura mais empreendedora, capitalizando as suas iniciativas e as sinergias existentes no território.

(5)

A iniciativa “Cidadania e

voluntariado: um desafio

(6)

A iniciativa “Cidadania e voluntariado: um

desafio para Marvila”

 Pretende envolver, empresas, entidades do setor social e cidadãos da freguesia de Marvila num projeto comum de cidadania e voluntariado.

 A ambição é que os colaboradores de empresas, sediadas na freguesia de Marvila, contribuam com as suas competências e estabeleçam uma relação solidária, de forma livre e organizada, procurando contribuir para a resolução de problemas que afetam a sociedade em geral e a freguesia em particular.

(7)

A iniciativa “Cidadania e voluntariado: um

desafio para Marvila”

Serão privilegiadas iniciativas que promovam a intervenção de colaboradores de empresas nas seguintes tipologias de projetos:

Voluntariado de competências: envolver os colaboradores em práticas de voluntariado onde utilizam as suas competências profissionais, desenvolvidas durante a sua vida profissional, por exemplo: apoio contabilístico, apoio jurídico, etc.

Orientação e coaching: atividades de voluntariado que envolvem o colaborador num acompanhamento regular e periódico de um ou mais beneficiários, por exemplo: explicações, apoio escolar, etc.

Voluntariado em equipa: atividades de voluntariado em equipa, que muitas vezes funciona através de um desafio lançado pela empresa e contempla atividades de team-building, por exemplo: pintar uma parte da organização, arranjar um jardim, etc.

(8)
(9)

Sair da Casca

 20 anos de experiência

 1ª empresa vocacionada para a responsabilidade social e desenvolvimento sustentável em Portugal

 Integrada numa rede de parceiro internacionais

(10)

Sair da Casca

MISSÃO

Estimular a mudança e acelerar a transformação, através de ações focadas em resultados e impactos.

Dinamizar a cooperação entre as empresas e a sociedade, como reforço da confiança entre as diferentes partes interessadas.

(11)

Sair da Casca | Impactos da nossa atuação

Focados no impacto O nosso compromisso com um mundo sustentável, hoje e amanhã, está na base dos serviços que prestamos. Os progressos dos nossos clientes são a unidade de

medida do nosso sucesso.

(12)

O voluntariado empresarial:

as expetativas dos vários

(13)

Contexto l

O Plano Nacional de Voluntariado

O que é o Plano Nacional de Voluntariado?

Foi publicada, em Diário da República, a resolução do Conselho de Ministros que define a implementação de um Plano Nacional de Voluntariado. Este Plano define um conjunto de medidas que

valorizem o voluntariado e promovam a responsabilidade social na Administração Pública no intervalo 2013-2015.

Qual é o âmbito do PNV?

O Plano, de âmbito nacional, envolve os vários ministérios, regiões autónomas, autarquias e organizações da sociedade civil.

(14)

Contexto

Quais são os objetivos do PNV?

De acordo com a resolução, o Plano centra-se em três eixos estratégicos de atuação, que incluem medidas a desenvolver no período de tempo definido para a sua execução:

Eixo 1 – “Sensibilizar e divulgar” - visa “Comprometer a sociedade

com o voluntariado”, assumir a urgência na difusão de informação e debater e dar a conhecer as boas práticas instituídas.

Eixo 2 – “Promover e formar” - visa “considerar o Estado como

responsável por uma estratégia transversal que envolva os distintos ministérios” mediante linhas estratégicas de atuação.

Eixo 3 – “Agir e Desenvolver” - A prioridade é apoiar a “modernização

do setor social, contribuir para a facilitação do desempenho das suas funções através do crescimento e da consolidação do setor do

voluntariado e melhorar a qualidade e a gestão das instituições e voluntários”.

(15)

O voluntariado para as empresas

• Uma das formas mais valiosas das empresas colaborarem com o desenvolvimento social e económico do País é através da transferência de conhecimentos e competências para as instituições e organizações, nomeadamente do terceiro setor.

• As empresas podem, através da sua política de voluntariado, contribuir para a formação técnica e de gestão, tornando as instituições mais eficientes e com resultados mais eficazes e significativos.

• Quando um colaborador sente a valorização do seu esforço por participar numa ação de voluntariado aumenta a sua satisfação pessoal e o sentimento de se “ser útil” para com a sociedade e consequentemente o seu sentimento de pertença à empresa.

(16)

O voluntariado para as organizações sociais

 Os voluntários são importantes para que a organização social consiga cumprir a sua missão.

 Os voluntários trazem consigo recursos, competências e redes que partilham com a organização.

(17)

Fonte: Corporate Citizenship Capacitação Qualificação Mudança de atitudes Impacto ambiental Melhoria da qualidade de vida

COMUNIDADE

Liderança Confiança e empatia Criatividade e inovação Espírito de equipa Desenvolvimento de competências

COLABORADORES

VOLUNTÁRIOS

Reputação Atividade comercial Relações com cadeia de valor Retenção de talentos

EMPRESA

(18)
(19)

Tipos de voluntariado

Voluntariado

“Voluntariado é o conjunto de ações de interesse

social

e

comunitário

realizadas

de

forma

desinteressada por pessoas, no âmbito de

projetos,

programas

e

outras

formas

de

intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias

e da comunidade desenvolvidos sem fins

lucrativos por entidades públicas ou privadas.”

Fonte: Lei nº 71/98 – Bases do enquadramento

(20)

Tipos de voluntariado

Voluntariado Empresarial: conjunto de ações estruturadas que a empresa empreende para envolver os colaboradores em atividades de voluntariado. A gestão de um programa desta natureza passa por dirigir e apoiar as atividades da comunidade, que poderão ter lugar em escolas, hospitais, institutos de apoio a crianças, centros de dia, entre outros, em que o objetivo comum é a procura do bem-estar social. (Def. Grace e Inst. Ethos)

Destacamentos Voluntariado Competências Voluntariado Individual Atividades on-job Orientação e coaching Participação na gestão de organizações Voluntariado em Equipa Angariação de fundos pelos colaboradores

Tipos de envolvimento de colaboradores

na comunidade

(Corporate Citizenship)

(21)

Destacamentos: Os colaboradores podem ser enviados pela empresa para um projeto de voluntariado específico numa organização. Pode variar em termos de duração, podendo durar dias, meses ou até anos.

Exemplo: Um projeto de voluntariado noutro país, apoiado pela empresa. Destacamentos Voluntariado Competências Voluntariado Individual Atividades on-job Orientação e coaching Participação na gestão de organizações Voluntariado em Equipa Angariação de fundos pelos colaboradores

Tipos de envolvimento de colaboradores

na comunidade

(Corporate Citizenship)

(22)

Voluntariado de Competências: Envolver os colaboradores em práticas de voluntariado onde utilizam as suas competências profissionais, desenvolvidas durante a sua vida profissional.

Exemplo: Acompanhamento na elaboração de business plans ou formação em temas específicos.

Destacamentos Voluntariado Competências Voluntariado Individual Atividades on-job Orientação e coaching Participação na gestão de organizações Voluntariado em Equipa Angariação de fundos pelos colaboradores

Tipos de envolvimento de colaboradores

na comunidade

(Corporate Citizenship)

(23)

Voluntariado Individual: Voluntariado apoiado pela empresa mas que parte da iniciativa de um colaborador em dar o seu tempo para um projeto específico.

Exemplo: Apoio a título individual de uma instituição/projeto da zona de residência. Destacamentos Voluntariado Competências Voluntariado Individual Atividades on-job Orientação e coaching Participação na gestão de organizações Voluntariado em Equipa Angariação de fundos pelos colaboradores

Tipos de envolvimento de colaboradores

na comunidade

(Corporate Citizenship)

(24)

Atividades on-job: Atividades de voluntariado e que envolvem a comunidade que têm lugar nas instalações da empresa.

Exemplo: Visitas das escolas às instalações da empresa, por exemplo, Fábricas. Destacamentos Voluntariado Competências Voluntariado Individual Atividades on-job Orientação e coaching Participação na gestão de organizações Voluntariado em Equipa Angariação de fundos pelos colaboradores

Tipos de envolvimento de colaboradores

na comunidade

(Corporate Citizenship)

(25)

Orientação e coaching: Atividades de voluntariado que envolvem o colaborador num acompanhamento regular e periódico de um ou mais beneficiários.

Exemplo: Orientação profissional, regime de apoio a leitura para jovens, etc. Destacamentos Voluntariado Competências Voluntariado Individual Atividades on-job Orientação e coaching Participação na gestão de organizações Voluntariado em Equipa Angariação de fundos pelos colaboradores

Tipos de envolvimento de colaboradores

na comunidade

(Corporate Citizenship)

(26)

Participação na gestão de organizações: Envolvimento de um elemento das Direções de primeira linha de uma empresa na Administração e gestão de uma ONG ou outra organização.

Exemplo: Participação no Conselho de Administração de uma ONG.

Destacamentos Voluntariado Competências Voluntariado Individual Atividades on-job Orientação e coaching Participação na gestão de organizações Voluntariado em Equipa Angariação de fundos pelos colaboradores

Tipos de envolvimento de colaboradores

na comunidade

(Corporate Citizenship)

(27)

Voluntariado em Equipa: Atividades de voluntariado em equipa, que muitas vezes funciona através de um desafio lançado pela empresa e contempla atividades de team-building.

Exemplo: Envolvimento de uma Direção num projeto de voluntariado específico, por exemplo pintar uma escola.

Destacamentos Voluntariado Competências Voluntariado Individual Atividades on-job Orientação e coaching Participação na gestão de organizações Voluntariado em Equipa Angariação de fundos pelos colaboradores

Tipos de envolvimento de colaboradores

na comunidade

(Corporate Citizenship)

(28)

Angariação de fundos pelos colaboradores: Actividades que envolvem angariação de fundos por parte dos colaboradores e que são acompanhados por fundos da própria empresa.

Exemplo: Por cada donativo de um colaborador, a empresa duplica esse valor. Destacamentos Voluntariado Competências Voluntariado Individual Atividades on-job Orientação e coaching Participação na gestão de organizações Voluntariado em Equipa Angariação de fundos pelos colaboradores

Tipos de envolvimento de colaboradores

na comunidade

(Corporate Citizenship)

(29)
(30)

A visão sobre o voluntariado na perspetiva

das empresas

Para a Sair da Casca, o voluntariado empresarial é um compromisso da empresa para com a comunidade, usando os seus recursos humanos, procurando ter uma atuação alinhada com o seu contexto

competitivo. Diagnóstico de necessidades Alinhamento com o negócio e aproveitamento de competências Acessibilidade Avaliação do impacto

Fatores críticos de sucesso – na perspetiva da

empresa

(31)

A visão sobre o voluntariado na perspetiva

das empresas

Diagnóstico de necessidades, sucesso e o impacto de um programa de voluntariado dependem do grau de motivação e mobilização das pessoas envolvidas, mas também da satisfação das necessidades reais da comunidade ou instituição a apoiar.

Diagnóstico de necessidades Alinhamento com o negócio e aproveitamento de competências Acessibilidade Avaliação do impacto

Fatores críticos de sucesso – na perspetiva da

empresa

(32)

A visão sobre o voluntariado na perspetiva

das empresas

Alinhamento com negócio e com o contexto competitivo da empresa maximiza o impacto das atividades tanto para a empresa como para a comunidade.

Aproveitamento de competências, existentes na empresas e nos colaboradores permitirá maximizar o impacto na comunidade e reduzir custos, por exemplo com formação. É também um fator motivacional para os colaboradores que vêm as suas competências serem aproveitadas. Diagnóstico de necessidades Alinhamento com o negócio e aproveitamento de competências Acessibilidade Avaliação do impacto

Fatores críticos de sucesso – na perspetiva da

empresa

(33)

A visão sobre o voluntariado na perspetiva

das empresas

Acessibilidade, de toda a informação sobre o programa de voluntariado a todos os colaboradores da empresa. Garantir o direito ao exercício do voluntariado a todos os colaboradores.

Diagnóstico de necessidades Alinhamento com o negócio e aproveitamento de competências Acessibilidade Avaliação do impacto

Fatores críticos de sucesso – na perspetiva da

empresa

(34)

A visão sobre o voluntariado na perspetiva

das empresas

Avaliação, para verificar se os objetivos estabelecidos inicialmente foram cumpridos e se é necessário fazer ajustamentos ao programa de voluntariado. Diagnóstico de necessidades Alinhamento com o negócio e aproveitamento de competências Acessibilidade Avaliação do impacto

Fatores críticos de sucesso – na perspetiva da

empresa

(35)

A visão sobre o voluntariado na perspetiva

das organizações sociais

Fatores críticos de sucesso – na perspetiva da

organização social

(36)

A visão sobre o voluntariado na perspetiva

das organizações sociais

Diagnóstico de necessidades Aproveitamento de competências das empresas Manter as mesmas rotinas Avaliação do impacto

Fatores críticos de sucesso – na perspetiva da

organização social

(37)

A visão sobre o voluntariado na perspetiva

das organizações sociais

Diagnóstico de necessidades, sucesso e o impacto de um programa de voluntariado dependem do grau de motivação e mobilização das pessoas envolvidas, mas também da satisfação das necessidades reais da comunidade ou instituição a apoiar.

Diagnóstico de necessidades Aproveitamento de competências das empresas Manter as mesmas rotinas Avaliação do impacto

Fatores críticos de sucesso – na perspetiva da

organização social

(38)

A visão sobre o voluntariado na perspetiva

das organizações sociais

Aproveitamento de competências, existentes na empresas e nos colaboradores permitirá obter resultados mais eficientes e eficazes por parte da empresa.

É também um fator motivacional para os colaboradores que vêm as suas competências serem aproveitadas.

Diagnóstico de necessidades Aproveitamento de competências das empresas Manter as mesmas rotinas Avaliação do impacto

Fatores críticos de sucesso – na perspetiva da

organização social

(39)

A visão sobre o voluntariado na perspetiva

das organizações sociais

Manter as mesmas rotinas, é muito importante que as rotinas da organização se mantenham e que a presença de voluntários venha contribuir de forma positiva e proveitosa para o trabalho a ser desenvolvido pela organização. O voluntário é que se adapta à organização, não é a organização que se adapta ao voluntário.

Diagnóstico de necessidades Aproveitamento de competências das empresas Manter as mesmas rotinas Avaliação do impacto

Fatores críticos de sucesso – na perspetiva da

organização social

(40)

A visão sobre o voluntariado na perspetiva

das organizações sociais

Avaliar o impacto, de forma tripartida, isto é, do ponto de vista do voluntário, do ponto de vista da organização e do ponto de vista da empresa é crítico. Só com base numa avaliação de impacto se podem detetar aspetos a melhorar e ajustar o processo adaptando-o às expetativas das 3 partes envolvidas e assim conseguir melhores resultados. Diagnóstico de necessidades Aproveitamento de competências das empresas Manter as mesmas rotinas Avaliação do impacto

Fatores críticos de sucesso – na perspetiva da

organização social

(41)

Metodologia – como preparar

para receber voluntários na

(42)

Como preparar para receber voluntários

na organização?

Diagnóstico de necessidades 1 Elaboração de proposta 2 Ajustamento da proposta 3 Formalizaçã o da ação 4 Receção dos voluntários 5 Acompanhamento 6 Avaliação 7

(43)

1. Diagnóstico de necessidades

Objetivos

Recolher informação sobre as necessidades existentes na

organização ou no trabalho desenvolvido pela organização e

que possam ser fonte de oportunidades e interesses da ação

voluntária

Indiquem uma necessidade da vossa organização!

Organização

no geral Atividades do dia a dia Orçamento materiais Recursos

Comunicação e informação interna e externa

Planeamento estratégico

(44)

2. Elaboração de propostas

Objetivos:

• Elaborar uma proposta concreta e objetiva que realce as

necessidades identificadas e a possibilidade da empresa e em

concreto os colaboradores da empresa poderem contribuir como seu tempo, as suas competências, a sua boa vontade para ajudar a

colmatar essa necessidade.

• Apresentação da organização, a sua missão, serviço, beneficiários, impacto

• Proposta de apoio

• com ligação às competências dos colaboradores e negócio da empresa

• com a identificação clara/objetiva das necessidades

(45)

3. Ajustamento da proposta da organização aos

recursos da empresa e planeamento

Objetivos:

• Reunir com a empresa e ajustar a proposta ao contexto da empresa, pode ser feito numa reunião presencial, por telefone, por email, etc.

Exemplos:

• Quantos recursos são necessários para a tarefa vs quantos voluntários tem a empresa

• Quanto tempo esta previsto para a tarefa vs quanto tempo disponibiliza a empresa aos seus colaboradores

• Que competências são necessárias para determinada tarefa vs as competências dos colaboradores voluntários

(46)

4. Formalização da ação

Objetivos:

• Elaboração de um “protocolo” que descreve o compromisso entre as partes e que detalha todo o processo de envolvimento:

• Exemplo:

• A ação é no dia X, no local Z, envolverá Y colaboradores, que devem estar às 15h00 no local XX. Os colaboradores

selecionados irão desenhar a tarefa XXX para a qual terão uma formação XXX. A tarefa demorará XX horas e não são

necessárias competências técnicas especificas.

• No final da ação o colaborador voluntário bem como o responsável da organização preencherão uma ficha de avaliação.

(47)

5. Receção do colaborador voluntário

Objetivos:

• Preparar a receção dos voluntários, por exemplo:

• Ter um membro da organização que irá gerir a ação com os voluntários

• Descrever as tarefas aos voluntários e procurar corresponder as tarefas aos seus interesses/motivações

• Se for necessária uma formação, preparar a sessão previamente

• Se for necessário utilizar algum tipo de material, ter o material pronto na altura da ação

• Avisar os beneficiários da presença dos voluntários

• Indicar a pessoa a que o voluntário se deve dirigir em caso de dúvidas

(48)

6. Acompanhamento

Objetivos:

• Estar disponível para o acompanhamento dos voluntários, por exemplo:

• Ter algum membro da organização disponível para acompanhar as tarefas a serem desenvolvidas pelos colaboradores

voluntários, no caso se ser necessário algum apoio

• Procurar perceber o que motiva os voluntários e o que os pode motivar a ficar/voltar

(49)

7. Avaliação

Objetivos:

• Avaliar a sessão do ponto de vista do desempenho dos colaboradores voluntários;

(50)

Comunicar em

segurança

PARTE DE NÓS

SMILE

(51)
(52)

Cidadania e voluntariado:

um desafio para Marvila

Participem!

Período de receção das candidaturas

6 a 21 de Junho de 2013

Se estiverem interessados em participar enviem um email

Referências

Documentos relacionados

Na elaboração das demonstrações financeiras individuais e consolidadas, a administração é responsável pela avaliação da capacidade de a Companhia continuar operando, divulgando,

De acordo com o Plano da Saúde para o Outono-Inverno 2020-21 a capacidade de controlar a epidemia através de um efetivo rastreio de contactos, da aplicação de

Construção de edificações em madeira; construção e reparos de divisórias, e esquadrias, móveis e equipamentos e utensílios de madeiras; montagem de andaimes; zelar pela

Papai Urso carregou Ursinho, dormindo profundamente, de volta para a Caverna dos Ursos, e sentou-se confortavelmente na Poltrona de Urso ao lado da lareira, com Ursinho num dos

Consulte o Manual do Usuário eletrônico para instruções sobre cópia de arquivos em cartão de memória entre a impressora e o computador; e impressão de fotos pré-selecionadas na

Qualquer fiscalização exercida pelo Badesul será feita em seu exclusivo interesse e não implicará corresponsabilidade pela prestação dos serviços contratados, sem

Para a socialização acerca do modo como identificam a Razão Áurea no Retângulo de Ouro, é interessante promover uma discussão para que os alunos indiquem quais segmentos

As estimativas de causalidade entre a intervenção política e os indicadores sociais analisados permitem apontar ainda que a amplitude de tempo à qual o grupo tratado está submetido