• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO FECOMÉRCIO PR DE JORNALISMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO FECOMÉRCIO PR DE JORNALISMO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DO 2º PRÊMIO FECOMÉRCIO PR DE JORNALISMO

1. O 2º PRÊMIO FECOMÉRCIO PR DE JORNALISMO será regido pelo presente regulamento, cabendo à Comissão de Julgamento, por maioria, a decisão sobre os casos omissos.

1.1. O PRÊMIO FECOMÉRCIO PR DE JORNALISMO é um concurso de cunho exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento pelos concorrentes, respaldado pelo artigo 30 do Decreto-Lei 70.951/72, sendo dispensada a obtenção de qualquer autorização.

2. OBJETIVO

2.1. O PRÊMIO FECOMÉRCIO PR DE JORNALISMO é uma iniciativa da FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO DO PARANÁ, pessoa jurídica de direito privado, entidade sindical patronal de 2º grau, sem fins lucrativos, vinculada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), inscrita no CNPJ/MF sob o nº 02.818.811/0001-20, com sede na Rua Visconde do Rio Branco, 931, 6º andar, Mercês, CEP 80410-001, em Curitiba, Paraná, e tem como objetivo estimular a publicação, nos órgãos das mídias impressas, eletrônicas e digitais, e a propagação de informações sobre as transformações econômicas, profissionais, culturais e sociais estimuladas e realizadas pelo SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR.

2.2. O PRÊMIO objetiva também promover o conhecimento e o entendimento sobre o SISTEMA FECOMÉRCIO SESC SENAC PR, composto pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e sua participação na vida de todos os paranaenses, bem como colaborar para a divulgação das atividades realizadas pelo Sistema Fecomércio entre os profissionais de imprensa.

2.3. As publicações referem-se a trabalhos produzidos no Brasil e veiculados em jornais, revistas, rádios, emissoras de televisão abertas e fechadas, portais e sites com sede no país. 3. TEMA

O 2º PRÊMIO FECOMÉRCIO PR DE JORNALISMO premiará as melhores matérias/reportagens que abordem o tema “A Educação Gratuita no Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná”. Serão aceitas inscrições de trabalhos que abordem o tema e façam referência a um ou mais programas de educação gratuitos ofertados pelo Senac e pelo Sesc no Paraná.

(2)

Em 2008, a partir de um protocolo firmado entre o Sistema S e o Governo Federal, o Sesc e o Senac tiveram alterados seus respectivos decretos que aprovam seus regulamentos e ampliaram sua oferta de cursos e de ações educativas gratuitas para a população, reforçando seu papel de importantes agentes de inclusão social. Desde 2009 e crescendo percentualmente até 2014, 66,6% e 33,3% dos recursos líquidos advindos da receita compulsória do Senac e do Sesc, respectivamente, são destinados aos programas de gratuidade.

No Sesc, o resultado desse acordo é o Programa de Comprometimento e Gratuidade em Educação (PCG), direcionado a comerciários e dependentes com renda familiar de até três salários mínimos e alunos oriundos de escolas públicas. No Senac, é denominado Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado para a população com renda familiar per capita (soma da renda de todos os membros da família, dividida pelo número de integrantes) de até dois salários mínimos.

Para completar, em 2011 o Senac passou a ser um dos ofertantes dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), também em parceria com o Governo Federal.

PROGRAMA DE COMPROMETIMENTO E GRATUIDADE (PCG) DO SESC PR

O Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc PR resulta em uma série de ações gratuitas nas áreas de Educação Infantil, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Complementar. Entre as principais ações estão:

Futuro Integral - O Futuro Integral é um programa de contraturno escolar realizado pelo Sesc PR em diversas cidades do Estado. Constitui-se de um conjunto de atividades de complementação curricular e vivências para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas, prevenindo a violência e o risco social, de modo a lhes garantir um futuro integral.

O programa abrange atividades diversificadas que valorizam a interdisciplinaridade e a complementação curricular, desenvolvendo o letramento e o raciocínio lógico, que percorrem todos os campos do saber.

Além dos jovens inscritos nas atividades em contraturno, o programa integra a comunidade escolar como um todo, com a realização de pelo menos uma atividade por semana aberta aos demais alunos da escola. O Futuro integral também proporciona a formação continuada de professores e se aproxima da família, com cursos de valorização social e geração de rendas para os pais.

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) é a principal parceira do Sesc nesse projeto desde 2011, juntamente a secretarias municipais de educação e o Senac.

(3)

Aprender e Jogar - Novo projeto de educação esportiva do Sesc PR e que também faz parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), está em funcionamento em 22 Unidades de Serviços da entidade e em escolas públicas de todo o Estado. Desenvolvido em parceria pelas Gerências de Educação e Esporte do Sesc, com apoio da Gerência de Saúde, o programa visa o desenvolvimento de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos por meio do esporte educacional. O Aprender & Jogar é dividido em dois eixos: iniciação esportiva e corpo e movimento. O público são comerciários ou dependentes de comerciários e alunos, matriculados em escolas públicas e com renda familiar total de até três salários mínimos.

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE (PSG)

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é mais do que a oferta de cursos gratuitos. É uma ação de inclusão social que abre as portas do mundo do trabalho para milhares de pessoas, oferecendo oportunidades de um futuro melhor para todos.

O PSG é voltado para jovens de baixa renda que buscam o seu primeiro trabalho com carteira assinada, pessoas que já atuam no mundo produtivo e desejam se requalificar para crescer profissionalmente e demais brasileiros que necessitam gerar renda para abrir o próprio negócio ou atuar no mercado informal.

São ofertados cursos nos níveis de Formação Inicial e Técnico, em dezenas de municípios do Estado. Para se candidatar às vagas disponíveis, o interessado deve possuir renda familiar per capita inferior a dois salários mínimos federais.

Aprendizagem - Os cursos de Aprendizagem comercial fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As aulas de qualificação profissional são totalmente gratuitas, tanto para os aprendizes, quanto para as empresas contribuintes da instituição. O programa é estruturado em três pilares: ensino regular, aulas teóricas e prática profissional na empresa. Essa fórmula garante a formação integral do aprendiz, que tem sua primeira experiência profissional, pode auxiliar na renda familiar e aprende, de fato, uma ocupação. A oferta de cursos de aprendizagem abrange as áreas de gastronomia, comércio, administração, hotelaria e serviços de supermercados. Com o Senac, as empresas ganham um forte apoio para cumprir com sua cota de aprendizes, estipulada entre 5% e 15% do quadro funcional, conforme a Lei 10.097/2000. Além de cumprir com a obrigação legal, a empresa atua de forma socialmente responsável e ainda investe em seus futuros talentos.

PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vem atingindo a audaciosa meta de ampliar a oferta de cursos de educação profissional para a população

(4)

brasileira. Criado em 2011 pelo Governo Federal, tem no Senac uma dos importantes ofertantes de capacitações e habilitações técnicas de nível médio.

Dessa forma, os participantes do Pronatec têm acesso gratuito aos cursos do Senac, referência na formação de profissionais do comércio de bens, serviços e de turismo, e recebem ainda material didático e os equipamentos necessários para as aulas, além do auxílio estudantil de R$ 2,00 por hora/aula do curso, para custeio das despesas com transporte e alimentação.

O programa busca ampliar as oportunidades de formação profissional aos seguintes públicos: estudantes de escolas públicas, beneficiários de programas de transferência de renda, trabalhadores e desempregados que estão recebendo seguro-desemprego e militares.

Ao proporcionar os conhecimentos teóricos e práticos de uma profissão, o Senac atua como gerador de renda e riqueza, e com isso também promove o desenvolvimento regional.

4. CATEGORIAS e MODALIDADES

O 2º PRÊMIO FECOMÉRCIO PR DE JORNALISMO será dividido em duas categorias: Profissional e Universitário, cada uma dividida em 04 (quatro) modalidades.

4.1. CATEGORIA PROFISSIONAL

Somente poderão participar do concurso profissionais que possuam registro na DRT, expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Fica vedada a participação de pessoas que obtiveram registro profissional a título precário ou a partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). a) Jornalismo Impresso

Premiará a melhor matéria sobre o tema, publicada em veículos impressos (jornais e revistas). Serão aceitas as inscrições de matérias veiculadas em cadernos especiais, desde que comprovada a data de veiculação da matéria inscrita. Os candidatos devem anexar o trabalho em PDF (texto ou imagem) na ficha de inscrição e enviar 05 (cinco) originais da reportagem ou da série de reportagens pelos Correios para a Comissão Organizadora. Também será necessário anexar, no momento da inscrição, o arquivo digital (em PDF ou JPG) e enviar o documento original de uma declaração da direção do veículo, confirmando a data de veiculação da matéria e a autoria do trabalho. O crédito do profissional ou dos profissionais, o nome do veículo e a data de publicação devem estar visíveis.

b) Telejornalismo

Premiará a melhor reportagem referente ao tema, veiculada em emissoras de televisão abertas e fechadas. Os candidatos devem publicar o vídeo no Youtube ou Vimeo e indicar o link na ficha de inscrição. A publicação deve ser identificada com o título do trabalho e o nome do autor (ou autores). Também será necessário anexar, no momento da inscrição, o arquivo digital (em PDF

(5)

ou JPG) e enviar pelos Correios o documento original de uma declaração da direção do veículo, confirmando a data de veiculação da reportagem, nome do programa onde foi veiculada, e a autoria do trabalho.

c) Radiojornalismo

Premiará a melhor reportagem sobre o tema, veiculada em programas jornalísticos de emissoras de rádio. Os candidatos devem anexar o trabalho no formato MP3 na ficha de inscrição, sem exceder o tamanho de 20Mb. Os arquivos deverão ser identificados com o título do trabalho e o nome do autor (ou autores). Também será necessário anexar, no momento da inscrição, o arquivo digital (em PDF ou JPG) e enviar pelos Correios o documento original de uma declaração da direção do veículo, confirmando a data de veiculação da reportagem e a autoria do trabalho.

d) Internet

Premiará a melhor reportagem referente ao tema, veiculada na Internet, em portais, blogs e sites oficiais de veículos de comunicação ou comunicadores. Somente poderão ser inscritos trabalhos produzidos exclusivamente para veiculação na web. Os candidatos devem indicar o link do endereço eletrônico onde a reportagem foi publicada na ficha de inscrição.

Não serão aceitas reportagens/matérias postadas em páginas pessoais e em mídias sociais, tais como Facebook.

O blog, site ou página deverá existir há, no mínimo, dois anos; ter periodicidade semanal de postagens e veicular somente notícias, reportagens, artigos de opinião e crônicas de cunho jornalístico.

4.2. CATEGORIA UNIVERSITÁRIO

Somente poderão concorrer estudantes do curso de Jornalismo de qualquer universidade do Brasil com matérias ou reportagens nas modalidades Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Internet em veículos das próprias instituições de ensino ou produzidas de forma independente pelos estudantes, desde que tenham a supervisão de um professor orientador. Os trabalhos deverão abordar assuntos relacionados às atividades de educação gratuitas do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR descritos no item 3.

4.2.1 É obrigatório anexar na ficha de inscrição o arquivo digital (PDF ou JPG) de uma declaração de matrícula emitida pela instituição de Ensino Superior e também enviar o documento original da declaração de matrícula pelos Correios para a Comissão Organizadora.

(6)

4.2.2 Também é obrigatório anexar na ficha de inscrição o arquivo digital (PDF ou JPG) de uma declaração do professor orientador do trabalho, confirmando a autoria e a veiculação da matéria em veículo da instituição de ensino ou produção do material independente sob sua orientação.

4.2.3 Serão premiados somente os primeiros colocados em cada modalidade. a) Jornalismo Impresso

Premiará a melhor matéria sobre o tema, publicada em veículos impressos (jornais e revistas) das próprias instituições ou impressas como trabalho independente. Os candidatos devem anexar o trabalho em PDF (texto ou imagem) na ficha de inscrição e enviar 05 (cinco) originais da reportagem. O trabalho deve ser identificado com o título do trabalho, data da veiculação ou produção e o nome do autor (ou autores).

b) Telejornalismo

Premiará a melhor reportagem televisiva referente ao tema. Os candidatos devem publicar o vídeo no Youtube ou Vimeo e indicar o link na ficha de inscrição. O trabalho deve ser identificado com o título do trabalho, data da veiculação ou produção e o nome do autor (ou autores).

c) Radiojornalismo

Premiará a melhor reportagem de rádio sobre o tema. Os candidatos devem anexar o trabalho no formato MP3 na ficha de inscrição, sem exceder o tamanho de 20Mb. O trabalho deve ser identificado com o título do trabalho, data da veiculação ou produção e o nome do autor (ou autores).

d) Internet

Premiará a melhor reportagem referente ao tema, veiculada na Internet, em portais, blogs e sites oficiais de veículos de comunicação ou comunicadores. Somente poderão ser inscritos trabalhos produzidos exclusivamente para veiculação na web. Os candidatos devem disponibilizar o link do endereço eletrônico onde a reportagem foi publicada na ficha de inscrição.

Não serão aceitas reportagens/matérias postadas em páginas pessoais e em mídias sociais, tais como Facebook.

O blog, site ou página deverá veicular somente notícias, reportagens, artigos de opinião e crônicas de cunho jornalístico.

(7)

5. ADMISSIBILIDADE

5.1. Poderão concorrer trabalhos publicados/veiculados no período de 1º de agosto de 2013 a 29 de abril de 2014, nas categorias Profissional e Universitário, cada qual nas modalidades Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Internet e regularmente inscritos até 30 de abril de 2014.

5.2. Serão admitidos trabalhos de um ou mais autores, com a indicação de um representante do grupo no momento da inscrição. Caberá ao representante do grupo efetuar a divisão do valor do prêmio entre os demais autores.

5.3 Não serão aceitos trabalhos veiculados originalmente antes de 1º de agosto de 2013 e que tenham sido republicados em data posterior.

5.4. Somente serão considerados para efeito de inscrição os trabalhos editados em língua portuguesa, publicados em veículos de comunicação que se refiram a fatos, pessoas ou acontecimentos ocorridos no Território Nacional brasileiro.

5.5. Não serão aceitos para inscrição trabalhos de caráter técnico-científico, material impresso ou conteúdo de mídia eletrônica de natureza publicitária ou comercial, matérias pagas, matérias que não sejam de caráter informativo, bem como reportagens publicadas em órgãos informativos de empresas, assessorias de imprensa, quaisquer instituições públicas ou privadas e instituições de ensino superior salvo na categoria Universitário.

5.6. Não serão admitidos os trabalhos realizados, ainda que em forma de coautoria, por empregados e dirigentes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, do Serviço Social do Comércio (Sesc PR) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac PR), bem como por seus parentes em linha reta ou colateral até segundo grau, restrição imposta também a qualquer dos membros da Comissão de Julgamento e seus parentes.

5.7. Ex-funcionários da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná; do Serviço Social do Comercio (Sesc PR), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac PR), somente podem inscrever trabalhos após 24 meses (dois anos) do seu desligamento funcional.

5.8. Não serão aceitos trabalhos que foram publicados sem identificação do autor. Para os casos de matérias não assinadas, a autoria deverá ser atestada na Ficha de Inscrição pela

(8)

Direção ou Chefias da publicação (Chefe de Reportagem, Secretário de Redação, Editor-Chefe, Diretor de Redação).

5.9. As datas de publicação dos trabalhos deverão constar obrigatoriamente do material remetido para inscrição. No caso de trabalhos de radiojornalismo, telejornalismo e Internet é obrigatória a indicação da data de veiculação na ficha de inscrição. No caso de trabalhos da categoria Universitária é obrigatória a indicação da data de veiculação ou de produção na ficha de inscrição.

6.0. Serão aceitas inscrições de reportagem ou série de reportagens, sendo que a nota final será a soma de cada reportagem, dividida pelo número de partes do todo do trabalho. A Comissão Organizadora define como série de matérias as reportagens sobre um mesmo tema (e/ou desdobramentos desse tema) publicadas durante determinado intervalo de tempo.

6.1. Todas as matérias inscritas na Categoria Profissional deverão comprovar sua veiculação, que será feita mediante apresentação da declaração da direção do veículo, confirmando a data de veiculação da reportagem e a autoria do trabalho. A versão digital desta declaração deverá ser anexada à ficha de inscrição e o original do documento deverá ser encaminhado à Comissão Organizadora via Correios.

6.2 A Comissão Organizadora reserva-se ao direito de comprovar a veiculação da matéria inscrita mediante clipping. A não localização da publicação da matéria na data, no programa ou veículo de comunicação indicado resultará na desclassificação da matéria inscrita e de todas as demais matérias inscritas pelo autor, inclusive as de coautoria.

6. INSCRIÇÃO

6.1 As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site www.fecomerciopr.com.br.

6.2. Aceite - A efetivação da inscrição para esta premiação implica na automática aceitação de todos os termos deste regulamento por parte dos candidatos. Serão aceitas apenas as inscrições de trabalhos em língua portuguesa, publicadas ou transmitidas por veículos jornalísticos no país.

6.3. Qualificação para inscrição - Podem concorrer trabalhos jornalísticos de autoria de uma ou mais pessoas, sejam em forma de matérias, série de reportagens, coberturas jornalísticas de profissionais da imprensa. Podem ser inscritas matérias publicadas/veiculadas no período de

(9)

1º de agosto de 2013 e 29 de abril de 2014. Essa data poderá ser prorrogada por decisão da Comissão Organizadora.

6.4. Pertinência - O material inscrito deve, obrigatoriamente, fazer referência aos temas definidos no item 3, citar e ter como principal fonte uma das três instituições que compõem o Sistema Fecomércio Sesc Senac do Paraná (Fecomércio, Sesc e Senac).

6.5. Inscrição de série de reportagens - Serão aceitas inscrições de série de reportagens composta por no máximo três matérias. A nota final do trabalho será a soma de cada reportagem, dividida pelo número de partes do todo do trabalho.

6.6. Inscrição na categoria Radiojornalismo / Telejornalismo - A Comissão Organizadora limita em 10 (dez) minutos o tempo máximo de cada matéria inscrita nestas duas categorias.

6.7. Número de matérias inscritas - Cada autor pode inscrever no máximo 3 (três) trabalhos na totalidade de categorias, ainda que em coautoria, sendo que poderá ser premiado uma única vez. Cada trabalho deverá ser inscrito separadamente, com a utilização de uma ficha para cada matéria a ser inscrita, exceto as que constituírem a série de reportagens (item 6.5).

6.8. Inscrições para trabalhos com mais de um autor - A ficha de inscrição do material jornalístico de autoria coletiva deverá trazer os nomes dos profissionais que colaboraram na execução da mesma, devendo ser indicado um representante do grupo no momento da inscrição, que se responsabilizará pela origem e autenticidade do material inscrito, bem como pela autoria indicada e pela autorização necessária para a inscrição no Prêmio Fecomércio PR de Jornalismo de todos os autores da obra.

6.8.1. Premiação para trabalhos com mais de um autor - O prêmio será concedido aos autores indicados na Ficha de Inscrição e entregue, no dia do evento de premiação, exclusivamente ao representante do grupo indicado na ficha de inscrição. Não caberá à Comissão Organizadora do Prêmio Fecomércio PR de Jornalismo qualquer responsabilidade na divisão do prêmio em dinheiro entre os autores da matéria.

6.9. Comprovação de veiculação - Somente serão aceitas matérias publicadas/veiculadas em veículos de comunicação no período descrito no item 6.2.

6.9.1 As matérias inscritas na categoria Universitário deverão ser veiculadas ou produzidas no período descrito no item 6.2.

(10)

6.9.2. Para comprovar a veiculação, o candidato deverá anexar uma declaração assinada pelo editor do veículo, ou outro profissional responsável, confirmando a data de publicação da reportagem, nome do programa onde foi veiculada (se houver) e a autoria do trabalho, conforme modelo em anexo.

6.9.3. A inscrição poderá ser anulada caso a Comissão Organizadora, através de empresa de clipping, verifique que a reportagem não tenha sido publicada.

6.10. Prazo de inscrição - A inscrição deve ser efetuada no período de 13 de dezembro de 2013 até 30 de abril de 2014, sendo esta a data limite da postagem nos Correios ou entrega na sede da Fecomércio PR.

6.10.1. Envio do material - Jornalismo Impresso – Anexar arquivo digital da matéria em PDF na Ficha de Inscrição e enviar 05 (cinco) originais pelos Correios para a Comissão Organizadora. Outros documentos:

• Arquivo digital (em PDF ou JPG) da declaração do veículo comprovando a veiculação • Documento original da declaração do veículo comprovando a veiculação

6.10.2. Envio do material - Telejornalismo – Postar o vídeo no Youtube ou Vimeo e indicar o link na Ficha de Inscrição.

Outros documentos:

• Arquivo digital (em PDF ou JPG) da declaração do veículo comprovando a veiculação • Documento original da declaração do veículo comprovando a veiculação

6.10.3. Envio do material - Radiojornalismo – Anexar arquivo de aúdio no formato MP3 na Ficha de Inscrição, em tamanho inferior a 20Mb.

Outros documentos:

• Arquivo digital (em PDF ou JPG) da declaração do veículo comprovando a veiculação • Documento original da declaração do veículo comprovando a veiculação

6.10.4. Envio do material - Internet – Indicar o link do site onde a matéria foi postada na Ficha de Inscrição.

6.11. Forma de envio das inscrições e materiais – A Ficha de Inscrição está disponível para preenchimento online no site www.fecomerciopr.com.br, na qual deverão ser anexados os arquivos indicados no item 4. Os materiais impressos e declarações originais deverão ser

(11)

encaminhados para a Comissão Organizadora do Prêmio Fecomércio de Jornalismo, localizada na Rua Visconde do Rio Branco, 931, 1º andar, Mercês, Curitiba/PR, CEP 80.410-001.

6.11.1. O material poderá ser remetido via correio (Sedex com A.R.) ou protocolado no endereço supracitado.

IMPORTANTE: Na frente do envelope deve constar “Prêmio Fecomércio PR de Jornalismo 2013” e a categoria na qual o trabalho será inscrito.

6.12. Confirmação da inscrição - A inscrição somente será concluída com o recebimento de todos os arquivos digitais e documentos impressos exigidos em cada modalidade, não havendo qualquer responsabilidade do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR no caso de falha na entrega. A Comissão Organizadora do 2º Prêmio Fecomércio de Jornalismo confirmará o recebimento da inscrição, através de mail ao remetente. Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail jornalismo@fecomerciopr.com.br ou pelos telefones (41) 3304-2072 e (41) 3883-4517. 6.13. Devolução - Os trabalhos inscritos não serão devolvidos aos seus autores.

6.14. Autoria - As matérias deverão ter o(s) nome(s) de seus autores constantes nas matérias impressas e digitais, ou na locução (no caso de rádio) ou do Gerador de Caracteres (GC), no caso de TV. As não assinadas deverão ter sua autoria atestada conforme item 5.8.

6.15. Reprodução - Os trabalhos inscritos poderão ser objeto de publicação/divulgação, no todo ou em parte, em peças promocionais, livros, jornais, revistas, vídeos, filmes, sites da Internet, catálogos e exposições, ou outro qualquer meio de interesse geral ou de caráter técnico-científico, cultural e educativo, no Brasil e no exterior, a critério da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, independentemente de qualquer licença, remuneração ou pagamento ao seu autor ou autores, excetuados os casos de premiação estabelecidos neste Regulamento, sendo obrigatória, contudo, a menção da autoria e veículo onde foi publicado originalmente.

7. PREMIAÇÃO

7.1 Os vencedores receberão diretamente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná a comunicação dos resultados.

(12)

7.2. Serão premiados, conforme descrição a seguir, os melhores trabalhos inscritos em cada uma das categorias e modalidades descritas a seguir:

Categoria Profissional – Jornalismo Impresso: 1º Lugar: R$ 4.000,00 (quatro mil reais)

2º Lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) 3º Lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais)

Categoria Profissional – Telejornalismo: 1º Lugar: R$ 4.000,00 (quatro mil reais) 2º Lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) 3º Lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais)

Categoria Profissional – Radiojornalismo 1º Lugar: R$ 4.000,00 (quatro mil reais) 2º Lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) 3º Lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais) Categoria Profissional – Internet: 1º Lugar: R$ 4.000,00 (quatro mil reais) 2º Lugar: R$ 3.000,00 (três mil reais) 3º Lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais) Prêmio extra Categoria Profissional: R$ 2.000,00 (dois mil reais)

Categoria Universitário:

Jornalismo Impresso: R$ 1.000,00 (um mil reais) Telejornalismo: R$ 1.000,00 (um mil reais)

Radiojornalismo: R$ 1.000,00 (um mil reais) Internet: R$ 1.000,00 (um mil reais)

7.2.1. Os primeiros colocados de cada modalidade da categoria Profissional concorrerão a um prêmio extra no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais). O prêmio extra não será concedido a trabalhos da categoria Universitário.

(13)

7.4. Será entregue um único troféu e diploma em nome do vencedor de cada categoria mesmo que a autoria do trabalho seja de equipe. Neste caso, o representante do grupo indicado na Ficha de Inscrição terá o nome inscrito no diploma, seguido da expressão “e Equipe”, assim como para ser o beneficiário do cheque nominal relativo à premiação.

7.5. A premiação dos trabalhos escolhidos pela Comissão Julgadora será realizada no dia 2 de junho de 2014, em Curitiba. A data poderá ser alterada por decisão da Comissão Organizadora. 8. JULGAMENTO

8.1. Processo de Seleção e Premiação - A Comissão Julgadora será composta por 05 (cinco) renomados profissionais de comunicação, convidados pela Comissão Organizadora do prêmio. 8.2. Critérios de Seleção e Premiação - Para efeito de análise e julgamento dos trabalhos inscritos no 2º Prêmio Fecomércio PR de Jornalismo, ficam definidos os seguintes critérios de avaliação:

1º - Fidelidade ao Tema - A produção jornalística deve, obrigatoriamente, ter como foco o tema proposto no item 3.

2º - Pertinência - O material inscrito deve, obrigatoriamente, fazer referência aos temas definidos no item 3, citar e ter como principal fonte uma das três instituições que compõem o Sistema Fecomércio Sesc Senac do Paraná (Fecomércio, Sesc e Senac).

3º - Conteúdo - Análise da riqueza de detalhes, bem como das informações básicas e complementares necessárias para sustentação, pleno entendimento e interpretação do conteúdo.

4º - Estrutura de texto - Devem ser observadas as regras gramaticais, de concordância verbal e de construção da matéria, de forma a priorizar o jornalismo claro, objetivo e, sobretudo, informativo.

8.3. Notas - Cada um dos julgadores deve conferir nota de 0 a 10 a cada um dos itens acima. 8.4. Classificação - A soma de todas as notas, de todos os membros da comissão, representará a pontuação de cada trabalho e a classificação final dos participantes.

(14)

8.4.1. Nota mínima – Somente serão classificados trabalhos que apresentarem nota mínima 5. Os trabalhos que tiverem nota inferior a 5 serão desclassificados.

8.5 Empate - Em casos de empate, será considerada a média do trabalho obtida nos quesitos conteúdo e estrutura de texto.

8.5.1. Se o empate persistir, terá preferência o trabalho que tiver sido inscrito primeiro.

8.6. Comissão Julgadora - As decisões da Comissão Julgadora são definitivas, delas não cabendo qualquer impugnação ou recurso.

9. DA PUBLICIDADE E DIREITOS SOBRE OS CONTEÚDOS

9.1. Ao inscrever-se para participar do presente Concurso, nos termos deste Regulamento, o participante estará automaticamente autorizando, desde já e de pleno direito, de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável, o uso gratuito e livre de qualquer ônus ou encargo de seu nome, sua imagem e sua voz em frases, arquivos e/ou meios digitais ou não, digitalizadas ou não, para a ampla divulgação da conquista do prêmio, com exclusividade e em caráter gratuito, sem que tal autorização signifique, implique ou resulte em qualquer obrigação de divulgação nem de pagamento, concordando ainda, inclusive, em assinar eventuais recibos e instrumentos neste sentido e para tal efeito, sempre que solicitado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná.

9.2. Ao inscrever-se para participar deste Concurso, nos termos deste Regulamento, o participante estará automaticamente assumindo plena e exclusiva responsabilidade pelos materiais ou iniciativas vencedoras, por sua titularidade, originalidade e por sua imagem, incluindo, sem limitação, responsabilidade por eventuais violações à intimidade, privacidade, honra e imagem de qualquer pessoa, a deveres de segredo, à propriedade industrial, direito autoral e/ou a quaisquer outros bens juridicamente protegidos, eximindo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná de qualquer responsabilidade relativamente a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. Caberá exclusivamente ao(s) autor(es) dos trabalhos vencedores qualquer responsabilidade perante terceiros decorrente do seu conteúdo.

(15)

10.2. Os casos omissos não previstos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

10.3. Fica, desde já, eleito o foro central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba para solução de quaisquer questões referentes ao presente Prêmio, com exclusão de qualquer outro, ainda que privilegiado.

Curitiba, 12 dezembro de 2013 Ernani Buchmann Coordenador da Comissão Organizadora do 2º Prêmio Fecomércio PR de Jornalismo 2013

Referências

Documentos relacionados

Sou aluno do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública PPGP - CAED - UFJF e desenvolvo

A Escola Estadual Médio Solimões (EEMS), objeto deste estudo, é considerada uma escola de médio porte, segundo a classificação estabelecida pela Secretaria de

Preenchimento, por parte dos professores, do quadro com os índices de aproveitamento (conforme disponibilizado a seguir). Tabulação dos dados obtidos a partir do

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o