• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Página 1 de 8 PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO ESPELHO DA PROVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Página 1 de 8 PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO ESPELHO DA PROVA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CONCURSO PÚBLICO 2012 - PROVIMENTO DE CARGOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS CATEGORIA:

REDATOR DE TV

ESPELHO DA PROVA

QUESTÃO 01

Redija uma nota coberta para telejornal na forma da lauda-padrão para telejornalismo, a partir das imagens brutas que estão disponibilizadas no arquivo “QUESTÃO 01”, na área de trabalho. Acrescente as marcações e as codificações necessárias, além da minutagem das imagens escolhidas.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO:

QUESTÃO 01 – Espera-se que o(a) candidato(a) demonstre domínio de linguagem televisiva, clareza, pertinência, coesão e coerência, bem como texto conciso e adaptado aos padrões de construção noticiosa em telejornalismo, estabelecendo uma relação competente entre texto e imagem. Espera-se ainda que o texto seja redigido em desenho de lauda-padrão para telejornalismo, incluindo-se as marcações e codificações necessárias.

QUESTÃO 02

Com base na leitura dos textos impressos anexados a esta prova, redija uma nota ao vivo (simples) para um telejornal, na forma da lauda-padrão para telejornalismo. Acrescente as marcações e as codificações necessárias.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO:

QUESTÃO 02 – Espera-se que o(a) candidato(a) demonstre domínio de linguagem televisiva, clareza, pertinência, coesão e coerência, bem como texto conciso e adaptado aos padrões de construção noticiosa em telejornalismo. Espera-se ainda que o texto seja redigido em desenho de lauda-padrão para telejornalismo, incluindo-se as marcações e codificações necessárias.

QUESTÃO 03

Com as informações apresentadas nos textos impressos, anexados, crie uma sinopse de, no máximo, vinte (20) linhas, para produção de um documentário jornalístico. A sinopse será supostamente avaliada por um diretor de produção/programação de uma televisão pública, que analisará sua exequibilidade e pertinência.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO:

QUESTÃO 03 – A sinopse elaborada deve sugerir uma visão aprofundada e angulada do tema, conforme critérios de noticiabilidade. A proposta deve explorar aspectos diferenciados do material jornalístico apresentado em telejornais cotidianos, não apenas em termos de tratamento de conteúdo, como também em termos estilísticos e de formulações narrativas.

(2)

Espera-se correção linguística e poder de síntese, além de domínio da linguagem audiovisual para produção de caráter documental.

QUESTÃO 04

A partir dos vídeos de matérias jornalísticas disponíveis para apreciação na pasta nomeada “QUESTÃO 04”, na área de trabalho, execute os seguintes procedimentos, na forma da lauda-padrão para telejornalismo:

Item 1) Entre os VTs disponíveis, selecione seis (06) para cumprimento desta questão. Item 2) Nomeie os VTs escolhidos segundo a forma-padrão utilizada em telejornal.

Item 3) Hierarquize o material escolhido, observando critérios de noticiabilidade para telejornal.

Item 4) Escreva uma cabeça para cada VT selecionado, utilizando a formatação adequada para roteirização de telejornal a fim de chamar os respectivos VTs.

Item 5) Estabeleça a paginação do trabalho executado no item anterior (Item 4) desta questão, simulando uma blocagem.

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO:

QUESTÃO 04 – No cumprimento dessa questão, espera-se que o(a) candidato(a) demonstre competências em redação e em critérios editoriais para o telejornalismo, inicialmente elegendo as notícias de maior interesse jornalístico. Ao nomeá-las em retrancas, mostrará o conhecimento de técnica básica comum ao cotidiano de uma redação de telejornal, além das capacidades de síntese e de classificação, essenciais às dinâmicas de elaboração de telejornal. A hierarquização deve levar em conta o impacto do conteúdo noticioso e das imagens de interesse jornalístico para televisão, além dos critérios de noticiabilidade comuns à prática jornalística em geral.

A paginação e o texto elaborado para as cabeças devem demonstrar a familiaridade com rotinas em telejornalismo, testando a competência para produção de textos noticiosos para TV, conforme as técnicas de formatação, ordenação lógica, formulação de notícias e redação de script em lauda-padrão de telejornal. Espera-se que o(a) candidato(a) produza uma lauda para cada texto e preencha as colunas de áudio e vídeo com textos e codificações específicos para telejornal.

(3)

MÉTODO PARA REALIZAÇÃO DA PROVA TEÓRICO-PRÁTICA

A prova prática será aplicada em Laboratório de Informática equipado com um (01) computador e um (01) fone de ouvido para cada candidato, sem acesso à Internet.

Um técnico em informática deverá executar as seguintes tarefas de apoio à comissão avaliadora, antes do início da prova: checagem prévia do funcionamento das máquinas que serão utilizadas para a prova prática; instalação de player(s), em cada máquina, para exibição de vídeos em formato FLV e MPEG;) instalação de pastas de arquivos referentes às questões das Fases 1 e 4 da prova prática, que serão fornecidas pela comissão avaliadora; 4) checagem de visualização dos vídeos contidos nas pastas; instalação e checagem de funcionamento dos fones de ouvido fornecidos pela comissão avaliadora.

A prova constará de quatro questões, exigindo um tipo de habilidade de redação específica para cada uma delas com base em dois textos impressos e onze arquivos de vídeo disponibilizados ao candidato que serão colocados em pastas virtuais na área de trabalho de cada computador, nomeadas como “QUESTÃO 1” e “QUESTÃO 4”, correspondendo aos respectivos enunciados da prova.

As respostas às questões propostas devem ser redigidas à mão, em papel disponibilizado pela organização do concurso. As laudas devem ser ordenadas e numeradas pelo(a) candidato(a). As folhas de rascunho deverão ser riscadas e entregues junto com a prova. No ato da entrega das provas, as folhas redigidas e respectivos rascunhos serão grampeados conjuntamente, ainda na presença do(a) candidato(a).

O somatório dos quesitos corresponderá a 50 pontos na correção, podendo a resposta ser subdividida em até quatro (04) itens.

No início da prova, todos os candidatos ficarão juntos em uma sala, de forma incomunicável, não podendo, a partir desse momento, acessar nenhuma fonte de consulta ou aparelhos eletrônicos. Não será permitido o uso de outros dispositivos eletrônicos ou de armazenamento de dados além daqueles disponibilizados igualmente para todos(as) os(as) candidatos(as), os quais deverão ser utilizados apenas para visualização de arquivos.

A comunicação entre os candidatos implicará a sua imediata exclusão dos mesmos do concurso.

A sala será fechada no horário determinado para início da prova.

O tempo máximo reservado para esta prova prática será de quatro (04) horas. O tempo mínimo de permanência na sala será de trinta (30) minutos.

(4)

Os(as) candidatos(as) receberão laudas em branco , distribuídas pelos fiscais, para responder às questões propostas. Deverá haver um fiscal disposto no fundo da sala, para observação das telas dos computadores em uso pelos(as) candidatos(as).

O tempo de duração da prova passará a ser contado apenas após as instruções iniciais terem sido feitas por representante(s) da Comissão Organizadora do Concurso e a Comissão Avaliadora da prova. O tempo total da prova será de quatro (04) horas.

Não haverá, em hipótese alguma, a possibilidade do candidato refazer a prova, ou complementá-la após o término do tempo previsto.

As provas serão corrigidas no dia seguinte, sendo as avaliações encaminhadas para a comissão do Concurso em envelope lacrado.

Numa situação eventual de falta de energia elétrica que impossibilite a visualização do material disposto para resolução das questões, a prova será cancelada após dez (10) minutos de espera. Caso a energia retorne em até dez (10) minutos, o tempo de espera será desconsiderado na contagem do tempo total de quatro (04) horas, previsto para a prova, sendo, portanto, estendido, proporcionalmente, o horário de término.

Em cada computador, existirão, na área de trabalho, duas pastas digitais, contendo arquivos disponíveis para visualização. O material contido nas pastas servirá para cumprimento de dois dos comandos enunciados, a saber, Fases 1 e 4, correspondentes às questões um (01) e quatro (04).

As Fases 2 e 3, correspondentes às questões 02 e 03, serão apoiadas em textos impressos, anexados ao material da prova.

FASE 1

Nesta Fase, o candidato desenvolverá uma nota coberta para telejornal a partir da visualização de UM arquivo de vídeo contido na pasta nomeada “QUESTÃO 01”, disponível em pasta na área de trabalho de cada computador, sendo uma máquina por candidato.

FASE 2

Na Fase Dois (2), o(a) candidato(a) deverá redigir uma nota ao vivo (simples) para telejornal, apoiado(a) em textos impressos que estarão anexados ao material da prova.

FASE 3

Ainda apoiado nos mesmos textos disponibilizados para a Fase Dois, nessa Fase, o(a) candidato(a) deverá redigir uma sinopse para documentário.

FASE 4

Nesta Fase, o(a) candidato(a) deverá visualizar arquivos de vídeo disponíveis em pasta nomeada como “QUESTÃO 4”, na área de trabalho de cada computador, sendo uma máquina por candidato. Dentre os vídeos disponibilizados, escolhidos a critério da Comissão Avaliadora da prova prática, cada candidato deverá selecionar seis (06) vídeos para as respectivas cabeças, com chamadas dos VT’s, além de hierarquizar e paginar as laudas noticiosas.

(5)
(6)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Critérios Gerais:

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO (máxima) Competência Textual

(respeito à norma culta, correção gramatical, precisão na escolha dos termos, economia discursiva, coloquialidade)

10,0

Domínio do padrão de formatação e codificação de script de telejornal

(respeito à forma da lauda-padrão utilizada em telejornalismo, incluindo colunas de áudio e vídeo, além das marcações e codificações necessárias)

7,5)

Parâmetros de noticiabilidade para telejornal

(respeito aos parâmetros citados na bibliografia especializada para a construção de notícias em telejornal)

12,5

Critérios Específicos:

CRITÉRIO FASE PONTUAÇÃO

Competência na correlação texto/imagem (tipo e nível de adequação entre o texto produzido e a imagem escolhida para acompanhá-lo)

Aplicável às FASES 1 e 4

10,0

Competência para adaptação de textos de meios impressos/digitais para linguagem de telejornalismo

(capacidade de compreensão, síntese e adequação do texto para apresentação oral)

Aplicável às FASES 2 e 3

10,0

DATA: 29 de Outubro de 2012.

LOCAL: Laboratório de Informática do CEDESP/UFPB

DURAÇÃO DA PROVA: 04 (QUATRO) HORAS – Das 14h às 18h.

BANCA AVALIADORA DA PROVA PRÁTICA AVALIADOR 1: João de Lima Gomes

AVALIADOR 2: Diolinda Madrilena Feitosa Silva AVALIADOR 3: Sheila Mendes Accioly

(7)

LOGÍSTICA

A prova prática demandará Laboratório de Informática climatizado e equipado com um (01) computador e um (01) fone de ouvido para cada candidato(a), sem acesso à Internet.

Haverá a necessidade de laudas padronizadas, sendo, no mínimo, vinte (20) laudas por candidato(a).

Um técnico em informática deverá executar as seguintes tarefas de apoio à comissão avaliadora, antes do início da prova:

1) Checagem prévia do funcionamento das máquinas que serão utilizadas para a prova prática; 2) Instalação e checagem de player(s), em cada máquina, para exibição de vídeos em formato FLV e MPEG;

3) Instalação de pastas de arquivos referentes às questões das Fases 1 e 4 da prova prática (respectivamente nomeadas “QUESTÃO 1” e “QUESTÃO 2”), fornecidas pela Comissão Avaliadora;

4) Checagem de visualização dos vídeos contidos nas pastas;

5) Instalação e checagem de funcionamento dos fones de ouvido fornecidos pela comissão avaliadora.

FISCAIS

Definidos pela Organização do Concurso, no mínimo dois (02), sendo um homem e uma mulher, para o caso de necessidade de acompanhamento ao lavatório.

As laudas e provas serão distribuídas pelos fiscais.

Deverá haver um fiscal disposto no fundo da sala, para observação das telas dos computadores em uso pelos(as) candidatos(as) e outro na frente da sala.

O fiscal deverá acompanhar o(a) candidato(a) que necessitar ir ao lavatório durante a realização da prova.

(8)

Referências

Documentos relacionados

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

A Rhodotorula mucilaginosa também esteve presente durante todo o ensaio, à excepção das águas drenadas do substrato 1 nos meses de novembro, fevereiro e março, mas como

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da