• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC - 2013

CURSO DE DESIGN / Currículo - 11912011

OBJETIVOS

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Design da Universidade São Judas Tadeu tem como objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso, a fim de propor solução (projeto de design) para uma situação problema apresentada, dentro das áreas de Design de Produto, Design Gráfico e Multimeios. Nesse processo, será avaliada a capacidade do aluno em estabelecer reflexão multidisciplinar, baseada em conhecimentos teóricos e práticos.

DISCIPLINAS E CORPO DOCENTE

Aos professores compete orientar e acompanhar as fases do TCC, principalmente, no que diz respeito à metodologia e ao desenvolvimento de projetos interdisciplinares de imagens e de objetos, assim como a sua apresentação final.

As disciplinas que compõem a grade curricular do 4º ano são: APROMULTIM (Análise e produção de multimeios – prática), DEGRATCC (Design Gráfico/Trabalho de Conclusão de Curso – teórica), DEPROTCC (Design de Produto/ Trabalho de Conclusão de Curso – teórica), EPESPROJTCC (Estrutura e Pesquisa em Projeto/Trabalho de Conclusão de Curso – teórica), EXEPROJTCC (Exercício do Projeto/ Trabalho de Conclusão de Curso – prática), GESDES (Gestão em Design – teórica), MERCONS (Mercado e Consumo – teórica) e PROPJTCC (Produção do Projeto/ Trabalho de Conclusão de Curso – prática).

CORPO DISCENTE

Cabe aos alunos envolvidos no Trabalho de Conclusão de Curso:

- Comparecer normalmente a todas as aulas e nelas desenvolverem seus projetos. Na lista de presença e nas fichas de controle, as ausências serão registradas;

- Criar caderno de projeto (formato A3) para registro do processo de desenvolvimento do TCC, contendo levantamentos de dados, esboços, sínteses, soluções gráficas etc. Esse caderno deve ser apresentado a todos os professores de projeto do 4º ano durante o período de aula para melhor orientação do TCC;

(2)

- Ter sempre consigo a ficha de controle (fornecida), onde serão anotados os dados referentes ao projeto durante a orientação, os alunos presentes e o visto do professor responsável;

- Apresentar o projeto às bancas de avaliação: Pré-banca e Banca final (ver item avaliação). Todos os componentes da equipe deverão comparecer. A ausência implica atribuição de falta e comprometimento da avaliação final.

- Os alunos serão avaliados por suas atividades individuais e em grupo.

- O comparecimento de todos é obrigatório nos dias de apresentação dos trabalhos.

FASES DE DESENVOLVIMENTO DO TCC 2013 / METODOLOGIA

1º SEMESTRE

1. Definição do Objeto de Estudo

Os alunos deverão apresentar até três temas para serem analisados pelo conselho de professores, para então definir seu objeto de estudo.

2. Proposta de Projeto

O TCC será desenvolvido em equipe, sendo que o número de alunos não deverá exceder a três alunos por equipe.

Deverá ser entregue, impresso (conforme formatação estabelecida pelos professores), e conter os apontamentos gerais sobre o problema central a ser trabalhado, assim como os dados que foram preliminarmente levantados acerca do problema.

A proposta de projeto deverá conter: Tema do Projeto e sua Problemática, Levantamento de Dados, Estudos Preliminares, Bibliografia e Anexos.

Observação:

Cada professor de projeto do 4º ano deverá receber de cada equipe uma cópia do material que, além do texto, deve conter referências visuais relevantes acerca do assunto tratado. Caso a proposta não seja aceita, compete aos alunos apresentarem um novo tema ou acatar as eventuais propostas que os professores orientadores vierem a sugerir.

(3)

3. Levantamento de Dados

O levantamento de dados é considerado uma etapa importante para que o projeto tenha fundamentação teórica. O objetivo dessa fase é buscar, selecionar e analisar referências do problema a ser solucionado. O levantamento pode ser bibliográfico, de campo e iconográfico, dependendo do tema e objeto de estudo escolhido.

4. Desenvolvimento Inicial do TCC 2013

Conceituação e definições de possíveis soluções de projeto para a situação problema escolhida.

5. Banca de Avaliação e Relatório preliminar (primeiro semestre): 5.1 Relatório preliminar

O texto do relatório deverá ser sucinto, objetivo e seguir a formatação acadêmica estabelecida pela ABNT. O relatório deverá apresentar informações visuais e técnicas: desenhos e imagens dos estudos preliminares e tudo o que se refira ao desenvolvimento do trabalho.

Todo material constante no Relatório Preliminar, devidamente corrigido e acrescido, fará parte do Relatório Final. Em princípio, recomenda-se a seguinte estrutura: Capa, Resumo, Introdução, Tema do Projeto e sua Problemática, Levantamento de Dados, Projeto (inicial), Bibliografia, Anexos e Cronograma.

5.2 Banca de avaliação

A Banca Examinadora de Avaliação será composta pelos professores encarregados pelas disciplinas que compõem a grade curricular do quarto ano. O objetivo dessa atividade é verificar o desenvolvimento dos projetos. Na ocasião, os professores farão observações pertinentes e indicações de possíveis correções para que os alunos desenvolvam seus trabalhos.

Os recursos técnicos disponíveis na Universidade São Judas Tadeu podem ser utilizados na ocasião, mediante prévia comunicação dos alunos aos professores, para que estes possam solicitar os equipamentos.

(4)

2º SEMESTRE 6. Desenvolvimento

Estudos, desenhos, layouts, modelos, relatórios, memorial descritivo, apresentação digital, etc.

7. Entrega final do TCC

MATERIAIS A SEREM ENTREGUES:

- Relatório Final encadernado - 3 vias com espiral no formato A4; - CD/DVD com o PDF do relatório (1 via devidamente identificada);

- Apresentação (multimídia) do trabalho para as bancas com programas compatíveis com os equipamentos disponibilizados pela USJT;

- Modelos (bidimensionais e tridimensionais);

- Pranchas de apresentação para exposição (de acordo com a especificação dos professores).

O Relatório Final seguirá a mesma estrutura do Relatório Preliminar (primeiro semestre), incluindo memorial descritivo no capítulo do projeto, com as especificações técnicas para produção (desenhos técnicos, artes finais etc) desenvolvidas no segundo semestre.

Observação: Qualquer informação adicional acerca das apresentações e da exposição será devidamente

comunicada aos alunos em tempo hábil.

8. Banca de qualificação (referente segundo semestre)

Será composta pelos professores do quarto ano. O objetivo dessa atividade é verificar a qualidade dos projetos e apresentação final. Na ocasião, os professores farão observações pertinentes e indicações de pormenores a serem corrigidos para que os alunos possam finalizar seus projetos.

8.1 Critérios de avaliação e consequências: Os trabalhos serão avaliados de 0 a 10:

Notas de 7,0 a 10 – Trabalhos de Excelência – Serão apresentados à Banca de Convidados Externos. Notas de 6,0 a 6,9 – Trabalhos Satisfatórios – Serão apresentados à Banca de Professores do Curso. Notas de 0 a 5,9 – Trabalhos Insatisfatórios – Serão apresentados à Banca de Professores do 4º ano.

(5)

9. Finalização do Projeto

Período destinado a correções e finalizações conforme cronograma. Os prazos estipulados no cronograma serão itens da avaliação.

10. Banca Final do TCC

Os alunos deverão apresentar os trabalhos e o relatório final de TCC, concluídos, a uma banca composta por convidados da área de Design e/ou professores do corpo docente da USJT.

A configuração da Banca Final depende da avaliação descrita no item 8.1.

11. Exposição

Paralelamente às apresentações, ocorrerá a exposição dos trabalhos em local previamente determinado, dentro do espaço da USJT, cujo formato será informado aos alunos no decorrer do ano letivo.

Vale ressaltar que a Universidade São Judas Tadeu, a coordenação do curso de Design, assim como os professores encarregados das disciplinas ministradas no quarto ano não se responsabilizarão pelas eventuais avarias ou furtos de trabalhos apresentados na Exposição. Lembrando que a área reservada à mencionada exposição não é de uso restrito do curso de Design.

12. Avaliação das disciplinas

A avaliação promovida pelos professores em cada disciplina será vinculada ao aproveitamento dos alunos durante os semestres.

As notas de avaliação variam de 0 a 10 pontos em todas as instâncias.

12.1 Avaliação do primeiro semestre:

As notas das disciplinas de EXEPROJTCC e PROPJTCC serão resultantes das atividades realizadas em cada disciplina + banca de avaliação e relatório preliminar, dividido por 2.

As demais disciplinas APROMULTIM, DEGRATCC, DEPROTCC, EPESPROJTCC, GESDES, MERCONS terão avaliações independentes do TCC, no 1º semestre.

(6)

12.2 Avaliação do segundo semestre.

As notas das disciplinas de EXEPROJTCC, PROPJTCC, DEGRATCC, DEPROTCC, EPESPROJTCC serão resultantes das atividades realizadas em cada disciplina + banca intermediária + Banca Final dividido por 3.

As demais disciplinas APROMULTIM, GESDES e MERCONS terão avaliações independentes, podendo, ou não, compor a nota final com a nota do TCC.

12.3 Nota final

Para conhecimento dos cálculos de obtenção da média final (pesos), verificar o manual do aluno fornecido pela USJT no ato da matrícula.

Observação

Não obstante o fato de que os trabalhos possam ser desenvolvidos em equipes, cada professor atribuirá uma nota individual aos alunos de acordo com os seguintes critérios:

- Dedicação e aproveitamento do aluno;

- Cumprimento da metodologia e das tarefas solicitadas; - Freqüência e atenção durante a orientação do projeto; - Desenvolvimento do projeto e produção.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os casos não previstos neste Regulamento serão avaliados pelo Colegiado de Curso ou pelo Núcleo Docente Estruturante, que poderá avaliar os trabalhos com problemas em sua elaboração, desenvolvimento ou finalização.

Referências

Documentos relacionados

Com isto, supõe-se que a rápida biodegradação ocorrida do benzeno e tolueno tenha ocorrido não por processos estritamente anaeróbios, mas também por vias aeróbias, já que

Ao comparar a capacidade de assimilação das cargas simuladas pode-se verificar que nas condições da vazão média de longo termo, o rio das Antas demonstrou ter maior

O estudo foi aplicado para os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos totais (HPA total ) e os compostos presentes na Lista de Valores Orientadores para Solo e

Assim, tanto para o Etanol, como para os compostos BTEX as áreas prioritárias para sua localização foram a seção superior da região da fonte, em primeiro lugar, apresentando

Como se pode observar nas Figuras 5.37 e 5.40, a influência da condutividade hidráulica em cenários com recarga (análise de sensibilidade 3) apresentou a mesma tendência nos

Através do acompanhamento do traçador íon brometo pelo período de 5,5 anos, quantificou-se os parâmetros de fluxo por meio de calibração com o modelo matemático bidimensional

• Realização trimestral de análise de compostos BTEX na água subterrânea dos poços de monitoramento em volta dos tanques, por tratar-se de uma área de alto risco, conforme a ASTM

Os resultados obtidos satisfazem as etapas do Processo de Identificação de Áreas Contaminadas, ou seja: a Definição da Região de Interesse como um raio de 500 m em torno do Terminal