• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 001/2015 DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA E VOLUNTÁRIO PET BIOLOGIA UFRGS - RETIFICADO. Aos alunos do Curso de Ciências Biológicas desta Universidade:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 001/2015 DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA E VOLUNTÁRIO PET BIOLOGIA UFRGS - RETIFICADO. Aos alunos do Curso de Ciências Biológicas desta Universidade:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

PET-BIOLOGIA / SESU / MEC

EDITAL 001/2015 DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA E VOLUNTÁRIO– PET BIOLOGIA UFRGS - RETIFICADO

Aos alunos do Curso de Ciências Biológicas desta Universidade:

O grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências desta Universidade lança Edital de Seleção de Bolsista e Voluntário, para o preenchimento de cinco (5) vagas, sendo duas (2) destas para ações afirmativas e uma (1) para não bolsista voluntário, conforme cronograma abaixo.

INFORMAÇÕES PRELIMINARES

O PET é vinculado à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC/SESu). O objetivo geral do programa é promover uma formação diferenciada, ampla e de qualidade dos alunos de graduação que o integram, de modo a estimular a melhoria do ensino de graduação.

Na UFRGS, existem atualmente 16 grupos PET os quais desenvolvem distintos projetos, relacionando e integrando ensino, pesquisa e extensão. As atividades e projetos são construídos pelo grupo de alunos bolsistas com orientação e apoio de um professor tutor.

Atualmente o grupo PET Biologia UFRGS trabalha em projetos que envolvem: discussão sobre a formação do profissional biólogo que envolva educação sexual e questões de gênero e sexualidade; expansão do conhecimento sobre a gestão de unidades de conservação e das políticas públicas que regulam; organização de eventos e atividades de gestão do grupo; e também estamos iniciando um projeto que envolve a conservação e o estudo do Morro Santana. Para mais informações visite o nosso site: https://sites.google.com/site/petbiologiaufrgs/home

Informações adicionais sobre legislação do programa PET podem ser obtidas na página do MEC/SESu:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12 223

I – DAS INSCRIÇÕES

1) Torna-se público que durante o período de 14 a 24 de agosto de 2015 estarão abertas as inscrições para o preenchimento de quatro (4) vagas para bolsista remunerado (sendo duas (2) destas destinadas para ações afirmativas (beneficiário PRAE e/ou étnico-raciais) e duas (2) de acesso universal) e uma (1) vaga para bolsista voluntário não remunerado. O ingresso dos novos integrantes se dará a partir de 04 de setembro de 2015.

(2)

2) As inscrições deverão ser realizadas na Secretaria do Instituto de Biociências mediante entrega dos documentos abaixo citados:

a) ficha de inscrição (disponível na Secretaria);

b) atestado de semestralidade (disponível no portal do aluno);

c) histórico escolar da graduação (disponível no portal do aluno - caso seja calouro utilizar histórico do ensino médio);

d) carta de apresentação redigida pelo candidato. Nesta carta deverá ser contado um pouco sobre o candidato, o que o levou a querer participar do grupo e o que mais achar relevante;

e) Comprovante de benefícios PRAE (obtido na PRAE), caso houver.

3) Apenas serão consideradas as inscrições que apresentarem toda a documentação exigida dentro dos prazos estabelecidos. A inscrição será confirmada por e-mail.

II – DAS CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO

1) Para se inscrever no processo de seleção do Programa de Educação Tutorial são necessários os seguintes requisitos:

a) estar cursando Ciências Biológicas – UFRGS em 2015/2, entre o 1° e 6° semestre do ordenamento;

b) não ser bolsista de qualquer outro programa;

c) ter disponibilidade de 20 horas semanais para serem dedicadas às atividades do programa.

d) ter o turno da manhã de terça OU sexta disponível.

III – DAS ATRIBUIÇÕES E DIREITOS

De acordo com as Portarias MEC Nº 976/2010 e Nº 343/2013: 1) São atribuições do aluno bolsista;

- zelar pela qualidade acadêmica do PET;

- participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor;

- participar durante a sua permanência no PET em atividades de ensino, pesquisa e extensão;

- manter bom rendimento no curso de graduação;

- contribuir com o processo de formação de seus colegas estudantes da IES, não necessariamente da mesma área de formação, especialmente no ano de ingresso na instituição;

- publicar ou apresentar em evento de natureza científica um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo;

(3)

- fazer referência à sua condição de bolsista do PET nas publicações e trabalhos apresentados; e

- cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso.

2) São direitos do bolsista:

- o aluno bolsista receberá mensalmente uma bolsa no valor de R$400,00 (quatrocentos reais);

- o bolsista fará jus a um certificado, emitido pela Universidade, de participação no PET após o tempo de permanência efetiva.

IV – DO PROCESSO DE SELEÇÃO

1) O processo de seleção será coordenado pela Banca de Avaliação e Seleção, composta por 3 (três) professores desta Universidade, sendo um deles o Tutor do grupo PET Biologia UFRGS, e quatro (4) dos atuais bolsistas do grupo. A partir das notas dadas por cada integrante da Banca de Avaliação e Seleção será calculada uma média simples que irá compor a nota final da avaliação.

2) As datas, horários e locais de cada etapa do processo de seleção seguirão conforme o cronograma abaixo:

ETAPAS DATA HORÁRIO LOCAL

Inscrição dos candidatos 14-24/08/2015 18:00 8:00-Secretaria do Instituto de Biociências – Prédio 43433 Dinâmica de Grupo 25/08/2015 9:00

Sala 21 – Prédio Anexo da Ecologia (Sala do PET) Entrevista 28/08/2015 A partir das 9:00 (conforme agendamento)

Sala 21 – Prédio Anexo da Ecologia (Sala do

PET) Divulgação dos

resultados 01/09/2015 Até 13:00 Mural do IB, site e e-mail

Assinatura dos Termos de

Compromisso 04/09/2015 9:30

Sala 21 – Prédio Anexo da Ecologia (Sala do

PET) Início das

atividades no

PET Biologia 04/09/2014 9:30

Sala 21 – Prédio Anexo da Ecologia (Sala do

PET) V – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO

Os candidatos serão avaliados independentemente por cada membro da comissão, que irá atribuir uma nota entre 0 e 10, para cada um dos seguintes instrumentos de avaliação:

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO I – Carta de apresentação

II – Dinâmica de grupo III – Entrevista

(4)

a) Carta de Apresentação: será avaliada pela Banca de Avaliação e Seleção; b) Dinâmica de Grupo: será avaliada pelos alunos da Banca de Avaliação e Seleção. Consiste em uma atividade em grupo com o objetivo de iniciar uma interação entre candidatos e bolsistas, bem como conhecer um pouco mais sobre cada candidato;

c) A entrevista será avaliada pela Banca de Avaliação e Seleção. Serão disponibilizados 15 minutos por candidato, nos quais serão respondidas as questões e dúvidas da banca. Os horários da entrevista serão agendados

previamente por e-mail.

2) A classificação dos candidatos obedecerá a ordem das maiores notas finais e os critérios de cotas estabelecidos. Na eventualidade de empate na nota final, o primeiro critério de desempate será a nota média na Entrevista, o segundo, a nota média da Dinâmica de grupo, o terceiro, a nota média da Carta de Apresentação. Persistindo o empate, será realizado sorteio entre os candidatos empatados.

3) Os dois (2) candidatos com notas finais mais altas serão selecionados para as vagas de ingresso universal de bolsistas remunerados. 4) Os dois (2) candidatos com notas finais mais altas dentro do grupo de cotas estabelecido serão selecionados para as vagas de bolsistas remunerados.

5) O próximo candidato com notas finais mais altas dentro do grupo universal será selecionado para a vaga de bolsista voluntário não remunerado.

6) Caso não hajam inscrições para as vagas de cotas estabelecidas, inscritos no grupo universal poderão preencher estas vagas.

7) Os demais candidatos que não forem selecionados para as vagas acima citadas em um primeiro momento poderão ser chamados para o preenchimento de vagas caso algum dos candidatos selecionados desista da sua vaga, ficando estes então como suplentes.

VI – DA DIVULGAÇÃO

1) A lista com o nome dos candidatos selecionados será divulgada no site do grupo PET Biologia UFRGS

(https://sites.google.com/site/petbiologiaufrgs/selecao), por e-mail e através do mural do Instituto de Biociências.

VII – DISPOSIÇÕES FINAIS

1) Assume-se que todos os candidatos inscritos estão cientes e de acordo com as normas descritas neste edital.

2) A ausência em qualquer uma das etapas seletivas torna o candidato inapto a continuar no processo de seleção.

(5)

3) As vagas serão preenchidas de acordo com a qualificação dos candidatos, desobrigando o grupo PET Biologia UFRGS de preenchê-las. Se as vagas não forem totalmente preenchidas, o processo seletivo será reaberto.

4) Este edital terá validade de seis meses a partir da sua publicação. A classificação dos candidatos, resultante do presente edital, poderá ser utilizada para o preenchimento das vagas do PET até 05 de janeiro de 2016.

5) Os casos especiais ou não contemplados por este edital serão resolvidos pela Banca de Avaliação e Seleção.

6) Em caso de dúvidas o candidato poderá entrar em contato através do e-mail petbioufrgs@gmail.com.

7) O acompanhamento do processo seletivo pode ser feito através do site https://sites.google.com/site/petbiologiaufrgs/selecao.

Porto Alegre, 14 de agosto de 2015.

__________________________ Prof. Fernando Gertum Becker

Referências

Documentos relacionados

Para a análise de dados optou-se por utilizar a escala de Likert nos questionários para medir o grau de inovação das empresas, sendo que: a pontuação 1,0 é

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Com isso, a SEDUC-AM em seu DGP, com o propósito de aumentar a eficácia da aplicação da legislação voltada para os profissionais da educação, requereu do

Diante do relato do Professor 1, percebe-se que a escola oferece uma sala de recursos com variedade de matérias pedagógicos, como jogos e livros. Contudo, o espaço e o número de

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Neste trabalho, utilizando uma dessas técnicas, a de phage display; identificamos mimotopos expressos na superfície externa de clones de bacteriófagos, antígenos