• Nenhum resultado encontrado

Manual de instalação do Sistema Operacional Linux (Distribuição Ubuntu)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual de instalação do Sistema Operacional Linux (Distribuição Ubuntu)"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

Gestão da Tecnologia da Informação

Henderson Havinner Portela Marivaldo Rosa da Conceição

Sofia Daiana Reis Quirino

Manual de instalação do Sistema Operacional Linux

(Distribuição Ubuntu)

Prof.ª: Lucília Ribeiro

GOIÂNIA 2016

(2)

2 Henderson Havinner Portela

Marivaldo Rosa da Conceição Sofia Daiana Reis Quirino

Manual de instalação do Sistema Operacional Linux

(Distribuição Ubuntu)

Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Fundamentos de TI, no Curso de Gestão da Tecnologia da Informação, na Faculdade de Tecnologia Senac Goiás.

Prof.ª: Lucília Ribeiro

GOIÂNIA 2016

(3)

3

RESUMO

Este trabalho apresenta o Ubuntu (distribuições Linux) e também um manual de instalação do mesmo. O objetivo é dar ênfase no Sistema Operacional Ubuntu (distribuição Linux), orientar e ilustrar a maneira na qual se instala a distribuição Linux Ubuntu em um desktop que já possui um Sistema Operacional (Windows 10), utilizando um pen drive para fazer um dual boot.

Palavras – chave: Linux. Ubuntu. Manual.

(4)

4

SUMÁRIO

RESUMO ...3 1 INTRODUÇÃO ...5 2 OBJETIVO ...6 3 DESENVOLVIMENTO ...7 4 MANUAL DE INSTALAÇÃO ...8 5 CONCLUSÃO ... 19 6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ... 20

(5)

5

1 INTRODUÇÃO

Linux é um termo comumente utilizado para se referir a sistemas operacionais (distribuições Linux) que utilizam o kernel Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no Sistema Minix. Uma característica interessante dele é que o seu código é aberto e foi feito para ser um sistema operacional livre e gratuito, sua licença não envolve custo obrigatório, a não ser que precise de suporte aí é pago uma taxa para quem desenvolveu a distribuição.

Iremos orientar e ilustrar a maneira na qual se instala a distribuição Ubuntu em um desktop que já possui um Sistema Operacional (Windows 10), utilizando um pen drive e fazendo um dual boot.

(6)

6

2 OBJETIVO

Dar ênfase no Sistema Operacional Ubuntu (distribuição Linux), orientar e ilustrar a maneira na qual se instala a distribuição Ubuntu em um desktop que já possui um Sistema Operacional (Windows 10), utilizando um pen drive e fazendo um dual boot.

(7)

7

3 DESENVOLVIMENTO

O Ubuntu é um Sistema Operacional (distribuição Linux) que qualquer pessoa pode utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas.

No coração da Filosofia Ubuntu sobre a liberdade do software, encontramos os seguintes ideais:

• Todas as pessoas deverão ter a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, partilhar, personalizar, modificar e melhorar o software para qualquer objetivo, sem ter que pagar direitos de licenciamento.

• Todas as aplicações deverão ser usadas por qualquer pessoa independentemente de sua linguagem materna ou de qualquer deficiência. Segundo a Wikipédia, a Enciclopédia Livre, o nome Ubuntu deriva do conceito sul africano de mesmo nome, que traduzido significa “Humanidade para com os outros” ou “Sou o que sou pelo que nós somos”. Ubuntu é um sistema operacional ou sistema operativo de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Jane Silber).

As versões do Ubuntu são lançadas semestralmente sem custo algum, e possuem suporte até 9 meses após o seu lançamento, e você pode identificar a versão que está usando observando o número da versão, que é baseado no ano e no mês. Por exemplo o Ubuntu 4.10 foi lançado em outubro de 2004, mês 10, ano 2004.

Outras derivações oficiais do Ubuntu (distribuições baseadas nele):

• Kubuntu é praticamente o mesmo que o Ubuntu, mas em vez de usar o GNOME como ambiente gráfico padrão ele usa o /KDE.

• Edubuntu é uma versão do Ubuntu personalizada para uso educacional. Ele inclui, entre outras coisas, diversos programas educacionais e aparência personalizada para crianças. Ideal para computadores de crianças e de escolas.

• Xubuntu substitui o ambiente gráfico GNOME pelo XFCE é útil para aqueles que querem rodar o Ubuntu em um hardware mais antigo.

A última versão é a Ubuntu 16.10 que foi lançada no mês de Outubro do ano 2016 e será essa versão que utilizaremos para orientar e ilustrar a instalação da mesma em um desktop que já possui um Sistema Operacional (Windows 10), utilizando um pen drive e

(8)

8

fazendo um dual boot. O dual boot é utilizado normalmente pra ter dois sistemas operacionais no mesmo disco rígido pra fins de estudo.

4 MANUAL DE INSTALAÇÃO

O Ubuntu é um sistema operacional livre e quando você possui uma cópia dele, pode distribuí-la para quantas pessoas quiser. Se você possui uma conexão de banda larga, vá até o site < https://www.ubuntu.com/download/desktop >.

Após feito o download do Ubuntu no site acima citado é necessário a criação da mídia de instalação no pen drive, e existem vários programas que fazem isso, vamos utilizar o Unetbootin for Windows. Faça o download do programa desejado e crie a mídia.

Para iniciar a instalação do Linux é necessário que particione seu HD (disco), para redefinir os tamanhos em seu HD para instalação do Ubuntu. Lembrando que não perderá seus arquivos.

Sendo assim, clique com o botão direito do seu mouse no menu iniciar e vá até a opção Gerenciamento de disco, como na figura 1 logo abaixo:

Figura 1 - Autora: Sofia

(9)

9 Figura 2 - Autora: Sofia

Clique com o botão direito do mouse na partição (C:) e vá até a opção Diminuir

Volume, como na figura 3 logo abaixo:

Figura 3 - Autora Sofia

Na janela a seguir digite o valor em MB que deseja diminuir da partição (C:) e clique em diminuir (é recomendável que seja separado no mínimo 30GB, utilize a formula para descobrir qual o valor a ser digitado para que seja criado uma partição com 30 GB, formula 1024*30=3.072). Figura 4 logo abaixo:

(10)

10 Figura 4 - Autora Sofia

Note que apareceu uma partição de 30GB que ainda não foi alocada. Figura 5 logo a abaixo:

Figura 5 - Autora Sofia

Clique com o botão direito na partição não alocada, vá até a opção Novo Volume

(11)

11 Figura 6 - Autora Sofia

Avance até finalizar, então a partição estará alocada e pronta para uso. Figura 7 logo abaixo:

Figura 7 - Autora Sofia

Após alocar a nova partição desligue o PC. Insira o pen drive na máquina e ligue seu PC selecionando o pen drive como unidade de inicialização para que possamos dar início a instalação do Ubuntu (distribuição Linux).

Obs.: geralmente os desktops (PCs) vem de fábrica com a configuração no setup para inicializar o boot no HD, para que o PC dê o boot pelo pen drive é necessário modificar essa opção no setup, colocando o pen drive como a primeira escolha na ordem de boot.

(12)

12

Após colocar o pen drive como o primeiro na ordem de boot e salvar as alterações, em seguida teremos esta tela de início, figura 8 logo abaixo:

Figura 8 - Autor Marivaldo

Quando todos os recursos do Ubuntu (distribuição Linux) forem carregados para a inicialização ele abrirá a tela (figura 9 logo abaixo), onde será selecionado o idioma desejado para a instalação do Ubuntu, após a escolha do idioma, clicar em Instalar Ubuntu.

Figura 9 - Autor Marivaldo

Nesta janela marque a opção que melhor se encaixa ao que você quer, ou não marque nenhuma, e clique em continuar: Figura 10 logo abaixo.

(13)

13 Figura 10 - Autor Marivaldo

Nesta janela selecione Opção Avançada, e clique em continuar: figura 11.

Figura 11 - Autor Marivaldo

Nesta janela visualiza-se as partições livres para instalação do Ubuntu, selecionar a partição com o tamanho escolhido previamente, logo mais clicar em Nova tabela de

(14)

14 Figura 12 - Autor Marivaldo

Nesta janela será selecionado o tamanho de 1024MB (1GB), (é recomendado até 2048MB - 2GB), selecione o uso como Área de troca (swap), e no tipo escolha a opção primária e então clicar em ok: Figura 13 logo abaixa.

Figura 13 - Autor Marivaldo

Clicar novamente em Nova tabela de partição, e então usar todo o espaço livre, selecionar no modo de uso Sistema de arquivos com "journaling" ext4, e no tipo escolher a opção primária e selecionar a opção início deste espaço, e em ponto de montagem selecionar " / " e então clicar em ok: Figura 14 logo abaixo.

(15)

15 Figura 14 - Autor Marivaldo

Nesta tela clicar em instalar agora, já que todas as configurações já estão prontas. Figura 15 logo abaixo.

Figura 15 - Autor Marivaldo

(16)

16 Figura 16 - Autor Marivaldo

Agora selecione o idioma para configuração do teclado, após selecionado clique em continuar: Figura 17.

Figura 17 -Autor Marivaldo

Agora colocaremos um nome para o PC e a senha para acesso deste PC ao sistema operacional Ubuntu, feito isso clique em continuar: Figura 18.

(17)

17 Figura 18 - Autor Marivaldo

A instalação foi iniciada, aguarde a conclusão da instalação (pode demorar um pouco) e novas instruções: Figura 19.

Figura 19 - Autor Marivaldo

Agora clique em Reiniciar agora para finalizar a instalação: Figura 20.

Obs.: Agora você pode retirar o pen drive. Ao ligar o PC aparecerá uma tela na qual você vai fazer a escolha de qual sistema operacional você quer utilizar Windows 10 ou Ubuntu.

(18)

18 Figura 20 - Autor Marivaldo

(19)

19

5 CONCLUSÃO

Há vários motivos que podem levar uma pessoa a querer mais de um sistema operacional no computador e isso normalmente é utilizado para testes e estudo, por isso, existe o recurso Dual Boot. Com ele, é possível instalar dois ou mais sistemas no HD e na hora de ligar escolher qual sistema você deseja inicializar. É importante saber as inconveniências que envolvem ter dois sistemas com dual boot, para trocar de sistema, você deverá sempre reinicializar o PC, algo que pode tomar muito tempo se essa mudança ocorrer com frequência, além disso programas instalados no Windows não são acessíveis no Ubuntu e vice e versa, e ter espaço suficiente no HD.

O que acontece muito após a instalação de sistemas operacionais Windows 10 e Ubuntu é que na maioria das vezes o GRUB(GRUB é a sigla para Grand Unifield Bootloader, trata-se de um gerenciador de boot, disponibilizado como software GNU) não é instalado junto com o Ubuntu, isso acontece porque a Microsoft não permite que outros sistemas operacionais sejam instalados ao lado do seu sistema com intuito de bloquear hardware mal intencionados, por isso dificulta a instalação de outro sistema diferente, caso isso aconteça, o que você pode fazer é entrar no setup e desativar a função UEFI secure boot e depois disso, entrar na partição instalada o Ubuntu com a imagem de qualquer distro e tentar reinstalar o GRUB. Outra opção é fazer o dual boot do Linux (distribuição Ubuntu) para o Windows, ou seja, instalar primeiro o Ubuntu e depois o Windows.

(20)

20

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HILL, Benjamin Mako; BACON, Jono. O Livro Oficial de Ubuntu. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

<https://www.ubuntu.com/download/desktop> acessado 25 de Outubro de 2016.

<http://www.inf.ufpr.br/instrutores/arquivos/linux/linux.pdf > acessado 25 de Outubro de 2016.

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu> acessado 25 de Outubro de 2016.

Referências

Documentos relacionados

7- Para versão 17.x adicione digitando $sudo apt-add-repository 'deb https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/ trusty main';. 8- Atualize o APT $sudo

Desta forma, a análise que inclui a regressão e o holding como medida técnica no processo de cura não é incom- patível com a técnica analítica, tal como foi postulada por

Em síntese, extrai-se dos autos que, no dia 11/04/2020, a parte autora tomou conhecimento, por meio das redes sociais, que a ré teria espalhado uma afirmação falsa na rede

1º O Fundo de Financiamento e Auxílio para Formação Teológica (FFAFT) consiste em recurso financeiro destinado anualmente pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Ao se analisar os resultados da perda do excesso do peso após um ano da operação, houve diferença estatistica- mente significante entre os dois grupos, sendo maior no Gru- po com

Avanços, fragilidades de acessibilidade, inclusão e avaliação nas bibliotecas universitárias apontaram para a necessidade de efetivação de uma política

A suplementação de levedura e derivados em rações para alevinos de tilápia-do-nilo melhora o desempenho produtivo, sem alterações na composição do filé, e entre os

A fim de reconhecer e analisar as características da rede foram usados: o prompt de comando do sistema operacional Windows, o console/terminal do sistema Linux Ubuntu e o