• Nenhum resultado encontrado

Normas Complementares do Curso de Engenharia civil para as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Normas Complementares do Curso de Engenharia civil para as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Normas Complementares do Curso de

Engenharia civil para as atividades do

Trabalho de Conclusão de Curso

Toledo, 2015.

(2)

Normas Complementares do Curso de

Engenharia civil para as atividades do Trabalho

de Conclusão de Curso

Coordenador do Curso de Engenharia Civil

Dr. Lucas Boabaid Ibrahim

Professora responsável pelo Trabalho de Conclusão de Curso

ME. Lucia Bressiani

(3)

Normas Complementares à Resolução n°120/06 – COEPP, de 07 de dezembro de 2006, referente ao Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso para os cursos de Graduação da UTFPR.

O colegiado do curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus de Toledo, no uso de suas atribuições e considerando a necessidade de estabelecer de forma adequada e consistente normas e instruções complementares no âmbito do curso de Engenharia Civil, no dia 30 de Maio de 2013.

RESOLVE: CAPÍTULO I

Objetivos e características

Art. 1° - Este documento é completar à Resolução n°120/06 – COEPP, de 07

de dezembro de 2006, e é dever do aluno conhecer e seguir todo o regulamento.

Art. 2° O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, desenvolvida individualmente, de acordo com as seguintes regras:

§1° Quando a pesquisa for desenvolvida envolvendo um grupo de alunos, as monografias deverão ser individuais e originais, assistidas pelo professor orientador e sob a coordenação geral do professor responsável pelo TCC.

§2° Para pesquisas realizadas em grupo, a composição da banca de defesa deverá ser a mesma para cada trabalho, de maneira a analisar a originalidade de cada monografia.

Art. 3° O processo do TCC compreende etapas sucessivas, desenvolvidas nos períodos constantes na matriz curricular, sendo TCC 1 no 9º período e TCC 2 no 10º período.

Art. 4° As áreas de desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso da Engenharia Civil serão ofertadas nas áreas afins da Engenharia Civil.

Art. 5° Professores não lotados na UTFPR-TD, poderão somente co-orientar TCCs, desde que aprovado pelo professor responsável pelo TCC, mediante comprovação de vínculos com projetos de pesquisa desenvolvidos com o aluno em questão.

(4)

CAPÍTULO II Das atribuições

Seção I – Do coordenador do curso

De acordo com a Resolução n°120/06 – COEPP, de 07 de dezembro de 2006. Seção II – Do professor responsável pelo TCC

De acordo com a Resolução n°120/06 – COEPP, de 07 de dezembro de 2006.

Art. 6° O número máximo de trabalhos a serem orientados por docente será definido no início de cada semestre letivo. O responsável pelo TCC, por meio da lista de matriculados na disciplina, informará o corpo docente da previsão de alunos a serem orientados por cada professor, com divisão igualitária.

§1° Em casos de concentração de alunos em um mesmo professor orientador ou de alunos que não possuam professor orientador, o responsável pelo TCC fará uma redistribuição igualitária dos alunos excedentes, conforme disponibilidade dos demais professores.

Art. 7º - No início de cada semestre o professor responsável pelo TCC divulgará um cronograma com os prazos referentes à entrega de documentos, do TCC e semana(s) de realização das bancas.

Seção III – Do professor orientador

De acordo com a Resolução n°120/06 – COEPP, de 07 de dezembro de 2006. Seção IV – Dos alunos

De acordo com a Resolução n°120/06 – COEPP, de 07 de dezembro de 2006.

Art. 8° Os alunos buscarão os professores orientadores por área de interesse conforme disponibilidade de cada professor, iniciando assim o primeiro contato para a formalização da orientação.

Art. 9° Em TCC1, o aluno terá o prazo máximo de quinze dias após o primeiro dia letivo, para entrega do aceite do docente orientador (Apêndice 1) e da descrição da proposta (Apêndice 2) ao professor responsável pelo TCC.

(5)

estabelecida no cronograma de TCC, perde o direito de desenvolver o trabalho, durante o semestre letivo e, consequentemente, reprovará na disciplina de TCC1.

CAPÍTULO III

Da matrícula e acompanhamento Seção I – Da matrícula

Art. 10° A matrícula em TCC1 e TCC2 é de inteira responsabilidade do acadêmico.

Art. 11° Para requerer matrícula em TCC1 o discente deverá ter sido aprovado na disciplina de Metodologia de Pesquisa.

Art. 12° Para requerer matrícula em TCC2 o discente deverá ter sido aprovado na disciplina de TCC1.

Seção II – Do acompanhamento

Art. 13° Em TCC1 e TCC2 o acompanhamento dos trabalhos será feito por meio de reuniões com periodicidade mínima quinzenais, previamente agendadas entre orientador e orientando(s).

§1° Deve ser feito o registro de frequência do aluno nas assessorias do professor orientador, que estará sujeito a reprovação por falta. A ficha de acompanhamento é apresentada no Apêndice 3.

§2° Caso o aluno não compareça em duas assessorias consecutivas, sem justificativa prévia, o aluno estará automaticamente reprovado. Neste caso, o orientador deverá avisar o responsável pelo TCC. §3° A não entrega das cópias dos relatórios de frequência ao professor responsável pelo TCC, em data pré-determinada, implicará na não inclusão da nota do discente no diário de classe e reprovação na disciplina.

CAPÍTULO IV

Do desenvolvimento do TCC1 e do TCC2

Art. 14° O acadêmico que participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica – PIBIT e quaisquer outros programas de pesquisa institucionalizados, poderão utilizar seu projeto de pesquisa como projeto de TCC, desde que o projeto tenha sido devidamente concluído.

(6)

§1° Recomenda-se que o orientador da pesquisa de iniciação científica seja o professor orientador do trabalho de conclusão de curso, salvo em casos que o professor decline da continuidade do trabalho, sendo esta informada por carta formal ao responsável do TCC.

§2° Poderá ser solicitado exame de suficiência do Trabalho de Conclusão de Curso 1. O exame consistirá na apresentação de um trabalho escrito, contendo a proposta do projeto de pesquisa desenvolvido pelo aluno, assim como apresentação oral para uma banca. A proposta deve conter os mesmos itens solicitados no Trabalho de Conclusão de Curso 1. Para efetuar o pedido, o acadêmico deve estar cursando no mínimo o 8º período do curso. O pedido deve ser efetuado através do preenchimento de requerimento no Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC), nos mesmos prazos disponibilizados para solicitação de exame de suficiência de disciplinas na instituição. O aluno deve entregar, juntamente com o requerimento, a declaração de conclusão do projeto de pesquisa e três vias encadernadas do trabalho, assinadas pelo professor orientador. Após o pedido, o professor responsável pelo TCC convocará a banca para avaliação da proposta. A duração da apresentação oral do aluno, composição da banca e itens avaliados seguirão os mesmos critérios apresentados neste regulamento para o TCC 1.

§3° Não é permitido realizar exame de suficiência para o Trabalho de Conclusão de Curso 2.

Art. 15º Não serão aceitos trabalhos de conclusão de curso que contenham apenas revisão bibliográfica.

Seção I – do TCC1

Art. 16° No TCC1 deverá ser elaborado o projeto de TCC, que será redigido de acordo com as orientações do professor orientador, sob supervisão do professor da disciplina de TCC 1, e atender as exigências de redação conforme as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos da UTFPR vigentes. Ademais, deverá conter os seguintes elementos:

Capa;

Capítulo 1 – Introdução 1.1 Justificativa;

1.2 Objetivo geral e objetivos específicos; Capítulo 2 – Revisão bibliográfica

Capítulo 3 – Materiais e métodos

3.1 - Plano de trabalho com cronograma de execução; Capítulo 4 - Resultados esperados;

(7)

Referências bibliográficas.

Art. 17° O projeto de TCC é condição necessária para aprovação em TCC 1 e para matrícula em TCC 2.

Art. 18° - Os acadêmicos participantes da disciplina de TCC 1 deverão estar presentes em ao menos 3 (três) bancas de defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Civil da UTFPR Campus Toledo. O descumprimento deste apud implica na reprovação do(s) acadêmico(s).

§1° - O presidente da banca de defesa deverá certificar a presença do(s) acadêmicos(s) no início da banca de defesa, enviando ao professor responsável pela disciplina TCC 1 o nome do(s) acadêmico(s) participantes.

§2° - A primeira turma a se formar no presente Campus, está isenta do parágrafo acima.

Seção II – do TCC 2

Art. 19º - O Trabalho de conclusão de Curso 2 consiste no desenvolvimento e finalização do trabalho iniciado na disciplina de TCC 1, elaboração do resumo, bem como na redação do trabalho de conclusão de curso.

Art. 20° O Trabalho de conclusão de Curso 2 deverá ser conduzido de acordo com as orientações do professor orientador e atender as exigências de redação conforme as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos da UTFPR vigentes, bem como atender a Instrução normativa conjunta 01/2011-PROGRAD/PROPPG.

CAPÍTULO V

Avaliação do TCC1 e do TCC2

Art. 21° Os Trabalhos de Conclusão de Curso 1 e 2 serão avaliados por uma banca examinadora.

Seção I – das bancas

Art. 22° - A banca avaliadora será composta por três membros, incluindo o professor orientador, que sugerirá os nomes dos outros dois membros.

§1° Poderão ser indicados como membros das bancas docentes da UTFPR Câmpus Toledo do curso de engenharia civil e de outras áreas afins ao tema desenvolvido;

(8)

§2° Poderá ser convidado um membro externo para composição da banca, como docentes e/ou pesquisadores de outras instituições. O professor orientador fica responsável por encaminhar o currículo do membro externo para aprovação do colegiado, bem como efetuar o convite.

§3° - Em trabalhos com co-orientador, e este participar da banca, a mesma será composta por no mínimo quatro membros: avaliador 1, avaliador 2, co-orientador e orientador, sendo a nota final, a médias das quatro notas (avaliador 1, avaliador 2, co-orientador e orientador).

Art. 23° - As bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso deverão ocorrer em data prevista no calendário letivo, definida no cronograma de TCC apresentado no início da disciplina pelo professor responsável pelo TCC.

Seção II – das apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso

Art. 24° A apresentação da defesa de TCC terá duração mínima de 20 minutos e duração máxima de 30 minutos. Após a realização da apresentação, cada membro da banca de defesa dispõe de 20 minutos para considerações.

§1º No dia da defesa o aluno deverá levar uma cópia impressa para que o mesmo acompanhe as correções e as recomendações da banca.

§ 2° Se o acadêmico estiver impossibilitado de realizar a banca de defesa na data prevista, deverá impetrar justificativa com anuência do orientador. A justificativa deverá ser entregue em até uma semana antes da data prevista da banca de defesa. Se deferida a justificativa, a banca poderá ser remarcada em data compatível com o calendário letivo publicado em edital. § 3° Em caso de não comparecimento na banca de defesa e necessidade de justificativa, o aluno deverá procurar o Departamento de Registros Acadêmicos (DERAC) e preencher requerimento, com justificativa devidamente documentada. § 4° O acadêmico que não comparecer no dia da defesa e não apresentar justificativa documentada, em até 24 (vinte e quatro) horas, será automaticamente reprovado no TCC.

Art. 25° Será lavrada Ata de Defesa Pública na qual constarão data e local da realização da defesa do TCC, nome e assinatura dos membros da Banca de Defesa, nome do acadêmico, título da monografia, e o conceito final recebido pelo TCC (Apêndice 4)

§1° O professor orientador deve lavrar a ata de defesa, entregando-a ao Professor Responsável pelo TCC após a banca de defesa e antes da entrega da versão definitiva. §2° Quando houver restrição para entrega da versão definitiva,

(9)

a mesma deverá ser homologada pelos membros da banca de defesa. Casos omissos acarretarão na reprovação.

Seção III – da aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso

Art. 26º Os Trabalhos de Conclusão de Curso 1 e 2 serão julgados pela banca da seguinte forma:

I. A nota dada pelos membros da Banca Examinadora terá por objeto a avaliação em sua forma oral, a monografia em seu mérito e conteúdo, bem como a aptidão do acadêmico em responder os questionamentos pertinentes ao trabalho desenvolvido. O Apêndice 5 apresenta os critérios para avaliação dos TCCs pelos membros da banca.

II. A nota dada pelo professor orientador deverá contemplar a avaliação do acadêmico sobre o seu desempenho ao longo do desenvolvimento do trabalho. O Apêndice 6 apresenta os critérios para avaliação do professor orientador.

III – A nota final será a média das três notas (avaliador 1, avaliador 2 e orientador).

Art. 27º Para ser aprovado em TCC 1 e TCC 2, o aluno não poderá ter nota inferior a 6,0 (seis).

Art. 28º A aprovação final do aluno em TCC 1 somente será efetivada após a entrega da declaração final do orientador afirmando que as correções solicitadas pela banca foram efetuadas (Apêndice 7) e entrega da ficha de acompanhamento das orientações, devidamente assinadas, dentro dos prazos estabelecidos no cronograma de TCC. Caso contrário, o aluno será reprovado em TCC1.

Art. 29º A aprovação final em TCC 2 somente será efetivada após a entrega da versão final do TCC, em versão digital, em formato PDF, com as devidas correções exigidas pela banca, declaração final do orientador, ficha de acompanhamento das orientações e folha de aprovação, devidamente assinadas, dentro dos prazos estabelecidos no cronograma de TCC. Caso contrário, o aluno será reprovado em TCC2.

§1° Na Folha de Aprovação do TCC 2 em formato eletrônico, as assinaturas ou rubricas deverão ser suprimidas e na parte inferior da folha constar a informação: “A Folha de Aprovação assinada encontra-se na Coordenação do Curso (ou Programa)”.

§2° A entrega da versão final deverá ser realizada por meio de versão digital ao orientador de TCC e este deve repassar ao responsável pelo TCC, não sendo aceitas outras formas de

(10)

entrega, conforme Ata da 127° Reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Processo n° 092/09.

Art. 30° O acadêmico deverá entregar junto à versão final do TCC a Declaração de Autoria conforme modelo do Apêndice A da Instrução Normativa Conjunta 01/2011, e o Termo de Autorização para Publicação no Portal Institucional de Informação em Acesso Aberto (PIA) e nos Catálogos Eletrônicos do Sistema de Bibliotecas da UTFPR, conforme modelo do Apêndice B da Instrução Normativa Conjunta 01/2011, contemplando as restrições justificadas de forma expressa e comprovada no caso de Não Autorização.

§1° - Independentemente da restrição, o resumo e os dados levantados ficarão sempre disponibilizados.

Art. 31º A entrega da versão de defesa e da versão final deverão ser realizadas em datas pré-estipuladas no cronograma de TCC, não sendo aceitas em atraso. O descumprimento deste apud implicará a reprovação do(s) acadêmico(s) em TCC.

Art. 32° Em caso de reprovação em TCC 1 ou em TCC 2, o aluno deverá matricular-se novamente, bem como frequentar regularmente a disciplina e atingir a nota mínima exigida para a aprovação.

Art. 33° Em caso de reprovação em TCC2, o aluno deverá matricular-se novamente na disciplina. Fica a critério do orientador dar continuidade ou não ao trabalho inicial. Caso o orientador decline da continuidade do trabalho, esta situação deverá ser informada por meio de memorando ao responsável do TCC, disponibilizando ou não o tema da pesquisa para outro orientador.

Art. 34° Para aprovação em TCC 1 e TCC 2 o aluno deverá ter freqüência igual ou superior a 75% nas atividades programadas pelo professor responsável pelo TCC e frequência igual ou superior a 75% na atividades programadas pelo professor orientador.

Art. 35° Quando o TCC possuir informações obtidas junto à empresas, deve ser preenchido o Termo de Autorização para Divulgação de Informações de Empresas, conforme modelo do Apêndice C da Instrução Normativa Conjunta 01/2011.

CAPÍTULO VI

DA DISPONIBILIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS

(11)

CAPÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 36° - Reserva-se, ao discente, o direito de submeter à publicação de artigos, oriundos de TCC, e na qualidade de primeiro autor, até um limite de doze meses da data de sua aprovação. Após este período, é resguardado ao discente o direito de segundo autor.

Art. 37° - Caso sejam constatadas situações de plágio, a banca de defesa deverá registrar o ocorrido na ata de defesa, com o seu parecer e o coordenador de TCC deve encaminhar o assunto ao Colegiado do Curso para deliberação.

Art. 38° - Casos omissos serão julgados em reunião do Colegiado do Curso de Engenharia Civil, com a presença do coordenador do TCC.

(12)
(13)

APÊNDICE 1

ACEITE DE ORIENTAÇÃO - PROFESSOR

Eu, ________________________________, professor(a) do Curso de

Engenharia Civil da UTFPR, aceito orientar o(a) aluno(a)

________________________________ na disciplina de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Declaro estar ciente das obrigações-atribuições conforme consta no Regulamento de TCC do Curso de Engenharia Civil.

_____________________________ Assinatura do Professor

(14)

APÊNDICE 2 DESCRIÇÃO DA PROPOSTA Dados do aluno(a) Nome:__________________________________________________________ Orientador(a):____________________________________________________ Co-orientador(a):__________________________________________________ Título

Descrever em forma de resumo a proposta do trabalho.

_____________________________ Assinatura do aluno _____________________________ Assinatura do professor orientador

(15)

APÊNDICE 3

RELATÓRIO DE FREQUENCIA NAS ASSESSORIAS DE TCC

Nome: _________________________________________________________________________________________________ Contato: ( )____________________ e-mail:________________________________________________________________ Título do TCC:___________________________________________________________________________________________

N. Data Pauta da assessoria/Observações Assinatura do aluno

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Este relatório será utilizado como frequência. Anexar mais folhas se necessário.

__________________________________ Orientador(a)

(16)

APÊNDICE 4 ATA DA DEFESA DO TCC

Realizou-se no dia ..., de ...de 20..., às ...horas, no Câmpus Toledo da UTFPR, a Defesa Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito parcial para aprovação do(a) aluno(a)..., na disciplina de TCC... do Curso de Engenharia Civil. Intitulado:

... ...

A Banca foi composta pelo Presidente:

...(Professor Orientador), e pelos seguintes membros:

... ...

Inicialmente, o (a) aluno (a) fez a apresentação do seu trabalho. Em seguida foi argüido(a) pelos membros da banca, que atribuiu ao aluno(a) a média ... (...). Observações: 1 __________________________________________________________________ 2 __________________________________________________________________ 3 __________________________________________________________________ Toledo, .... de ...de 20....

(17)

APÊNDICE 5

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO TCC - AVALIADOR

Aluno(a):__________________________________________________________ Avaliador(a):_______________________________________________________ Item Nota Máxima Nota Atribuída

Relevância à área do curso, correlação com os campos de atuação profissional.

1,0

Clareza, objetividade, sequência lógica. 2,0

Estrutura do trabalho (Introdução, objetivos, justificativa, referencial teórico, materiais e métodos, resultados esperados, cronograma e referências).

3,0

Normas de apresentação, adequação às normas ortográficas vigentes.

1,0 Viabilidade (recursos necessários) e execução

(cronograma)

1,0

Apresentação oral e arguição 2,0

NOTA FINAL

__________________________________ Assinatura do membro da banca

(18)

APÊNDICE 6

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO TCC - ORIENTADOR

Aluno(a):_________________________________________________________ Professor(a):______________________________________________________ _________________________________ Assinatura do orientador APÊNDICE 7 Item Nota Máxima Nota Atribuída

Relevância à área do curso, correlação com os campos de atuação profissional.

1,0

Clareza, objetividade, sequência lógica. 1,0

Estrutura do trabalho (Introdução, objetivos, justificativa, referencial teórico, materiais e métodos, resultados esperados, cronograma e referências).

1,0

Normas de apresentação, adequação às normas ortográficas vigentes.

1,0 Viabilidade (recursos necessários) e execução

(cronograma)

1,0

Apresentação oral e arguição 1,0

Assiduidade nas reuniões e atividades agendadas. 1,0 Cumprimento das tarefas estabelecidas no cronograma.

Correções textuais sugeridas pelo orientador.

2,0

Esforço, interesse, dedicação, iniciativa,

responsabilidade

1,0

(19)

DECLARAÇÃO FINAL DO ORIENTADOR

Eu, ________________________________, professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e orientador do acadêmico ________________________________ no Trabalho de Conclusão de Curso ___, declaro que as correções solicitadas pela banca foram efetuadas corretamente.

_____________________________ Assinatura do Professor

Referências

Documentos relacionados

Therefore, the current study aims to prospectively evaluate the incidence of depressive episodes and the factors associated with their occurrence in patients with Chronic Hepatitis

Por isso é necessário uma avaliação dos concretos fabricados em obra, por meio de uma comparação de resistência entre esse concreto e feito em laboratório, verificando

Sinop, Brasil, tiago.jm@agronomo.eng.br.. exfiltração, bacias de detenção e lagoas de percolação. Além desses, as cisternas e microrreservatórios de infiltração

No caso especifico de galpões as cargas permanentes, variáveis e a ação do vento são de extrema importância para os cálculos estruturais, a ABNT (1988)

Através dessa análise, os resultados em relação ao desempenho térmico do EPS foram positivos, onde a margem de conforto foi superior ao protótipo B, mais intensamente,

A adição de serragem de madeira Itaúba como fase dispersa no compósito para utilização na fabricação de telhas onduladas teve como intuito melhorar as

O uso de estrutura em concreto armado na construção de edifícios está bastante difundido, sendo considerado o sistema mais empregado no Brasil, caracterista essa

(KINGSLEY et al. Por fim, se tratando de aditivos, pesquisas comprovaram que o uso de plastificante ocasiona uma redução no teor agua/cimento e, consequentemente, uma