• Nenhum resultado encontrado

FUNDAÇÃO HÉLIO AUGUSTO DE SOUZA - FUNDHAS PROCESSO SELETIVO - CONTRATAÇÃO A PRAZO DETERMINADO PROJETO ESCOLA DE FORMAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUNDAÇÃO HÉLIO AUGUSTO DE SOUZA - FUNDHAS PROCESSO SELETIVO - CONTRATAÇÃO A PRAZO DETERMINADO PROJETO ESCOLA DE FORMAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

FUNDAÇÃO HÉLIO AUGUSTO DE SOUZA - FUNDHAS

PROCESSO SELETIVO - CONTRATAÇÃO A PRAZO DETERMINADO

PROJETO ESCOLA DE FORMAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

EDITAL 008/2012

A Presidente da Fundação Hélio Augusto de Souza - FUNDHAS, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei,

FAZ SABER que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de DOCENTES para

assumir aulas das atividades articuladas aos eixos curriculares que ocorrerão por meio de “Ateliês” ou “Projetos” no Projeto Escola de Formação em Tempo Integral (EFETI) EMEF’s Rosa Tomita, Álvaro Gonçalves e Moacyr Benedicto de Souza, destinado à contratação, por prazo determinado, para as funções de Professor com licenciatura em Pedagogia; Normal Superior; Ciências Físicas e Biológicas ou Ciências (habilitação em Biologia); Geografia; História; Educação Artística ou Artes; Matemática; Educação Física e Letras, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, o qual reger-se-á, observadas as seguintes disposições:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O processo seletivo dos docentes para o Projeto Escola de Formação em Tempo Integral (EFETI) EMEF Rosa Tomita, Álvaro Gonçalves e Moacyr Benedicto de Souza, disciplinado por este edital, destina-se à contratação de professores, pelo prazo máximo de um ano, podendo ser prorrogado por única vez, até o limite de 2 (dois) anos, conforme art. 435 e 451 da CLT.

1.1.1 Desenvolver docência das aulas, nos anos letivos de 2013 e 2014, das atividades articuladas

aos Eixos Curriculares, constantes do anexo I, conforme estabelecida na portaria 319/SME/2011, que define as diretrizes do Projeto Escola de Formação em Tempo Integral.

1.1.2 Acompanhar, monitorar e orientar as atividades relacionadas à formação de hábitos e atitudes.

1.1.3 Atendimento de necessidade específica de contratação surgida no decorrer do seu prazo de

validade.

1.2 O Processo Seletivo destina-se à formação de cadastro, sendo que a contratação respeitará o nº de vagas estabelecidas por convênio e de acordo com a necessidade do Projeto Educativo de cada Unidade Escolar (Eixos Curriculares).

1.3 Poderão se inscrever no Processo Seletivo de Docentes para o Projeto Escola de Formação em Tempo Integral das EMEF’s Rosa Tomita, Álvaro Gonçalves e Moacyr Benedicto de Souza, os candidatos que preencherem os pré-requisitos citados no anexo I deste Edital.

(2)

2

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições serão realizadas na Sede da Fundação Hélio Augusto de Souza, situada na Rua Santarém, 560, Parque Industrial, São José dos Campos – SP, nos dias 07/11/12 a 09/11/12, das

08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

3. DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

No ato do protocolo da inscrição, o candidato deverá:

3.1 Preencher a ficha de inscrição indicando apenas um dos Eixos Curriculares dispostos no ANEXO I:

3.2 Apresentar obrigatoriamente:

3.2.1 Cópia do Documento de identidade.

3.2.2 Currículo, especificando a formação acadêmica, habilitações na área e experiência profissional.

3.2.3 Cópias do diploma ou certidão/declaração de conclusão do curso e histórico escolar que

comprovem a habilitação exigida para função pretendida, dentre as relacionadas no Anexo I deste Edital.

3.2.3.1 Será admitida a apresentação de certidão emitida por Instituição de Ensino Superior,

conforme modelo previsto no Anexo III deste Edital, comprovando que o candidato concluirá o curso com a habilitação ou autorização nas áreas necessárias às finalidades previstas neste Edital entre julho e dezembro de 2012, sendo que para contratação será obrigatória a apresentação dos documentos citados no item 3.2.3.

3.2.3.1.1 A declaração referida no item 3.2.3.1 acima deverá conter o timbre, assinatura e

carimbo do responsável da Instituição de Ensino Superior.

3.2.3.1.2 As declarações que não cumprirem os dispostos nos itens 3.2.3.1 e 3.2.3.1.1 serão

indeferidas.

3.2.4 Cópia de documentos que comprovem as formações indicadas no currículo do candidato.

3.2.5 Foto 3x4 recente.

3.3 Apresentar se possuir:

3.3.1 Cópia de documento que comprove tempo de experiência profissional no magistério,

acompanhado de atestado de frequência;

3.3.2 Declaração de participação como docente em Projetos de Escolas de Formação em Tempo

Integral, acompanhada da avaliação de desempenho, emitida pela Unidade Escolar.

4 DA SELEÇÃO

4.1 A seleção dos candidatos será efetuada pela FUNDHAS em 2 (duas) etapas descritas nos subitens abaixo e no Anexo II, que faz parte integrante do presente Edital:

4.1.1 Etapa nº 1 – Análise e avaliação do currículo (0 a 3 pontos)

4.1.1.1 Para classificação à Etapa nº 2, o candidato deverá obter pontuação igual ou superior a 1,5 pontos.

(3)

3

a. Produção escrita: considerando o atendimento à consigna proposta e aos critérios de conteúdo, clareza, coesão e coerência textual. (0 a 4 pontos)

b. Atividade Coletiva (oral/escrita): considerando o atendimento ao tema proposto, fluência, organização das ideias e postura do candidato. (0 a 3 pontos)

4.1.2.1 Será classificado na Etapa nº 2 apenas o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a

3,5 pontos.

4.1.2.2 A Etapa nº 2 será realizada no dia 29/11/12, em local e horário a serem definidos em Edital próprio por afixação no prédio da Administração da Sede e site da Fundhas: www.fundhas.org.br., na data definida no item 6.

5. DA CLASSIFICAÇÃO

5.1 Em cada etapa do processo seletivo será atribuída a seguinte pontuação, de acordo com o desempenho do candidato sendo a soma total máxima de 10 pontos, distribuídos conforme anexo II deste Edital:

a. Etapa nº 1: até 3 pontos b. Etapa nº 2: até 7 pontos

5.2 Os candidatos serão classificados por Eixo Curricular, em ordem decrescente de notas, somadas as pontuações obtidas nas Etapas nos 1 e 2 deste processo.

5.3 Para desempate serão observados de forma sucessiva e excludente: a) Maior nota na Etapa nº 2

b) Declaração de participação como docente em projetos de Escola de Formação em Tempo Integral no ato da inscrição, apresentada no ato da inscrição.

c) Maior idade

6. DO RESULTADO

6.1 A divulgação do resultado parcial da Etapa nº 1 será efetuada no dia 21/11/12, por meio de listagem afixada no prédio sede na FUNDHAS, na Rua Santarém, 560, Parque Industrial, São José dos Campos – SP e no site www.fundhas.org.br.

6.2 A divulgação do resultado parcial da Etapa nº 2 será efetuada no dia 10/12/12, por Eixo Curricular, através de listagem afixada no prédio sede na FUNDHAS, na Rua Santarém, 560, Parque Industrial, São José dos Campos – SP e no site www.fundhas.org.br.

6.3 A divulgação do resultado final será efetuada no dia 14/12/12 por meio de listagem afixada no prédio sede na FUNDHAS, na Rua Santarém, 560, Parque Industrial, São José dos Campos – SP e no site www.fundhas.org.br.

7. DOS RECURSOS

7.1 Do resultado da Etapa nº 1 do processo seletivo caberá o recurso, devidamente fundamentado, interposto pelo candidato, o qual deverá ser protocolado na Divisão de Recursos

(4)

4

Humanos da Sede FUNDHAS, conforme modelo constante no Anexo III, no período compreendido em

22/11/12 e 23/11/12, das 8h00 às 11h30 e 14h00 às 16h30.

7.2 Do resultado do processo seletivo, após a Etapa nº 2, caberá o recurso, devidamente fundamentado, interposto pelo candidato, o qual deverá ser protocolado na Divisão de Recursos Humanos Sede da FUNDHAS, conforme modelo constante no Anexo III, no período compreendido entre 11/12/12 e 12/12/12 das 08h00 às 11h30 e 14h00 às 16h30.

7.3 É vedada a interposição de recurso via correio, fax, e-mail, internet, telegrama ou qualquer outro meio não especificado neste Edital.

8. DAS ATRIBUIÇÕES DE AULAS

8.1 Durante o ano letivo será efetuada a atribuição de aulas das atividades articuladas aos Eixos Curriculares pela Coordenação Técnica para os procedimentos de contratação.

8.2 A convocação do professor para atribuição de aula poderá ser realizada por telefone, telegrama ou carta com aviso de recebimento.

8.3 Nos eixos curriculares em que houver candidatos aprovados no Processo Seletivo anterior, Edital 003/2011, dentro do prazo de sua validade, estes terão preferência na convocação sobre os aprovados no presente Processo Seletivo.

8.4 O não atendimento pelo candidato à convocação efetuada implicará em sua desistência automática.

8.5 O candidato deverá manter atualizado o seu endereço bem como o número de telefone para contato, comunicando qualquer alteração na Divisão de Recursos Humanos da Instituição, não lhe cabendo qualquer reclamação acaso, por sua omissão, não for possível convocá-lo.

9. DA CONTRATAÇÃO

Os candidatos deverão satisfazer as seguintes exigências:

9.1 Ser brasileiro ou cidadão português com residência permanente no Brasil, na hipótese prevista no parágrafo primeiro do art.12 da Constituição Federal.

9.2 Ter 18 (dezoito) anos completos, até a data da inscrição. 9.3 Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.

9.4 Não registrar antecedentes criminais que sejam incompatíveis com o exercício das funções, comprovando por ocasião da contratação, mediante certidão própria.

9.5 Não ter sofrido no exercício de função pública, penalidade por prática de atos desabonadores; 9.6 Gozar de boa saúde física e mental e não ser portador de deficiência física incompatível com o exercício das funções que competem ao emprego a que concorre.

9.7 Comprovação de conclusão dos cursos que habilitam para a função a ser exercida.

9.8 Os Diplomas de conclusão, expedidos em língua estrangeira, somente serão considerados se devidamente revalidados por Instituição competente na forma da legislação vigente.

9.9 Não receber proventos de aposentadoria ou exercer função ou cargo que caracterizem acumulação ilícita de proventos e cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal.

(5)

5

9.10 Não exercer outro cargo, função ou emprego público, em qualquer entidade estatal, inclusive

fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, salvo nos casos de acumulação permitida legalmente.

9.10.1 Para contratação, o candidato deverá apresentar declaração comprovando compatibilidade de

horário, constando dia(s) e horário(s) de trabalho.

9.11 Ficam reservadas 5% (cinco por cento) das vagas, para serem preenchidas por candidatos

portadores de deficiência, nos termos da Lei Complementar nº 683, de 18 de setembro de 1992, publicada no Diário Oficial do Estado em 19 de setembro de 1992.

9.12 Não ter mantido contrato por prazo determinado com a Fundhas, nos 06 (seis) meses

anteriores à contratação (art. 452 da CLT).

9.13 O candidato classificado e impedido de assumir a vaga em razão do artigo 452 da CLT será

reclassificado como último da lista, podendo ser convocado obedecendo à ordem de classificação.

10. DA REMUNERAÇÃO

10.1 A remuneração mensal dos professores contratados nos termos deste Edital será por

hora/aula, sendo o mínimo de 200 horas/aula e no máximo 220 horas/aula, conforme Projeto Educativo de cada Unidade Escolar:

LICENCIATURA HORA/AULA 200

HORAS/AULAS

220 HORAS/AULAS

Professor de Artes R$ 9,36 R$ 1.872,93 R$ 2.059,47

Professor de Ciências Físicas e Biológicas ou

Ciências (habilitação em Biologia) R$ 9,36 R$ 1.872,93 R$ 2.059,47

Professor de Educação Física R$ 9,36 R$ 1.872,93 R$ 2.059,47

Professor de Geografia R$ 9,36 R$ 1.872,93 R$ 2.059,47

Professor de História R$ 9,36 R$ 1.872,93 R$ 2.059,47

Professor de Letras R$ 9,36 R$ 1.872,93 R$ 2.059,47

Professor de Matemática R$ 9,36 R$ 1.872,93 R$ 2.059,47

Professor de Pedagogia ou Normal Superior R$ 8,10 R$ 1.620,34 R$ 1.782,38

11. DAS FUNÇÕES

Constitui a atividade do empregado - professor do Projeto Escola de Formação em Tempo Integral (EFETI):

11.1 Planejar, desenvolver, acompanhar e intervir nas atividades articuladas aos eixos curriculares

e relacionadas à formação de hábitos e atitudes, durante as refeições, nos espaços de descanso, lazer e momentos destinados à higiene.

11.2 Elaborar projetos e planos de trabalho para alcançar os resultados esperados, descrito na

matriz de avaliação.

11.3 Registrar todas as etapas do processo de desenvolvimento do projeto/plano de trabalho,

(6)

6

11.4 Participar na definição, conforme diretrizes do Orientador de Escola EFETI, de critérios de

avaliação dos alunos, do planejamento e da operacionalização das ações realizadas.

12 DAS DISPOSIÇOES FINAIS

12.1 O processo seletivo disciplinado por este Edital terá validade por um ano, contado a partir da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Direção da Fundhas.

12.2 A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas contidas neste edital, pressupondo

conhecimento integral de seus termos, não podendo alegar ignorância.

12.3 O preenchimento da ficha de inscrição é de total responsabilidade do candidato.

12.4 O candidato portador de deficiência física participará do Processo Seletivo em igualdade de

condições com os demais candidatos, no que se refere a conteúdo, avaliação, duração, horário, local de aplicação da prova e cumprimento às demais exigências.

12.5 A aptidão física do candidato portador de deficiência, para o exercício da atividade, será

comprovada por meio de perícia médica, a ser realizada pelo Setor de Medicina do Trabalho da Fundhas ou local por ela indicado.

12.6 A inexatidão das afirmativas e/ou irregularidades dos documentos, verificadas a qualquer

tempo, em especial por ocasião da contratação, acarretarão na desclassificação do candidato, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

12.7 Para efeito de contratação, o candidato classificado deverá comprovar habilitação para o

emprego, na data da convocação, e ficará sujeito à aprovação em exame médico, que avaliará a capacidade física e mental de acordo com as especificidades do trabalho.

12.8 O candidato não aprovado no exame médico será desclassificado do Processo Seletivo, não

cabendo recurso.

12.9 A aprovação no Processo Seletivo não implica em obrigatoriedade de admissão, cabendo a

Fundhas, o direito de aproveitar os candidatos, observada a ordem de classificação final, obedecendo ao limite de vagas existentes, das que vierem a vagar e das que forem criadas, posteriormente, durante o prazo de validade deste Processo Seletivo, a exclusivo critério, interesse e necessidade da FUNDHAS.

12.10 Fazem parte integrante e inseparável deste Edital os Anexos I, II, e III.

12.11 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Especial.

São José dos Campos, 01 de novembro de 2012

MARIA EMÍLIA CARDOSO PRESIDENTE DA FUNDHAS

(7)

7

ANEXO I

Seguem as habilitações necessárias, para o exercício docente das Atividades Articuladas aos Eixos Curriculares, que serão desenvolvidas por meio de Ateliês das Unidades Escolares da REM (Rede de Ensino Municipal), conveniadas a Fundhas, que desenvolvem o Projeto Escola de Formação em Tempo Integral.

EIXO CURRICULAR HABILITAÇÕES

I – LINGUAGENS E COMUNICAÇÃO

Professor com Licenciatura em Letras, ou em Pedagogia ou Normal Superior.

II – CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Professor com Licenciatura em Matemática, ou Ciências Físicas e Biológicas ou Ciências, ou em

Pedagogia ou Normal Superior.

III – SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

Professor com Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas, ou Ciências (habilitação em Biologia

ou Geografia, ou História, ou em Pedagogia ou Normal Superior.

IV – MOVIMENTO, ESPORTE E LAZER

Professor com Licenciatura em Educação Física.

V – ARTES

Professor com Licenciatura em Educação Artística ou Artes, ou em Pedagogia ou Normal

Superior.

VI – EMPREENDEDORISMO

Professor com Licenciatura em Pedagogia, ou área afim à Educação, ou Normal Superior.

(8)

8

ANEXO II

Itens Avaliados Valor

Máximo E T A P A 1 1. Análise do Currículo 3,0 1.1 Apresentação 0,7

Apresentação (estrutura e estética, dados pessoais, formação)

Autenticidade das informações

1.2 Formação 0,7 Mestrado Pós 2º Licenciatura 1.3 Experiências Profissionais 0,8 Projeto EFETI Afins EFETI

1.4 Curso de Formação na área de atuação nos últimos dois anos – Carga horária mínima de 4 horas

0,8

Cada 04 horas de curso vale - 0,05

TOTAL GERAL 3,0 E T A P A 2 2. Produção Escrita 4,0 2.1 Aspectos Discursivos 1,5

2.1.1 Coerência, coesão e pontuação

2.1.2 Concordância verbal, nominal e ortografia 2.1.3 Atendimento a consigna

2.2. Conteúdo 2,5

2.2.1 Concepção de Educação Integral 2.2.2 Processo Ensino Aprendizagem

2.2.3 Formação e Desenvolvimento do Ser Humano 2.2.4 Prática Educativa

TOTAL GERAL 4,0

3. Atividade Coletiva 3,0

3.1 Atendimento ao Tema Proposto 3.2 Fluência e Clareza

3.3 Postura do Candidato

(9)

9

ANEXO III

MODELO DE DECLARAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE CONCLUSÃO EM CURSO SUPERIOR

A____________________________________________________________ (qualificação completa da Instituição de Ensino Superior) declara para os devidos fins que o(a) aluno(a)__________________________________________________________ está matriculado(a) e cursando o curso de______________________________ com habilitação em________________________ e que a duração do curso é de_______________ (anos/meses/períodos) e a previsão de conclusão regular para o curso será em ______/______/2012.

São José dos Campos, (data)

_________________________________ Instituição de Ensino Superior

(10)

10

ANEXO III

CAPA PARA RECURSO

IDENTIFICAÇÃO

Nome:

Inscrição nº Telefone :

E-mail:

São José dos Campos, ____ de_____________ de 2012

____________________________

(11)

11

RAZÕES DO RECURSO

Ao Presidente da Comissão Especial do Processo Seletivo

Inconformado com o resultado da Etapa ( ) nº 1 / ( ) nº 2, venho pela presente requerer sua revisão, pelas razões e fundamentação abaixo apresentadas :

RAZÕES E FUNDAMENTAÇÃO DO RECURSO

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

São José dos Campos,_____de_______________ de 2012

___________________________________________ Assinatura do candidato e nº de inscrição

Instruções:

 O recurso deverá protocolado em duas vias.

 A fundamentação deve ser lógica sendo que na sua ausência o recurso não será conhecido.

Atenção! A inobservância de qualquer uma das instruções acima e o constante do item 7 (sete),

Referências

Documentos relacionados

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

Na busca por esse objetivo, iremos contextualizar o cenário legal e institucional que insere a política de formação continuada na agenda das políticas

[r]

O objetivo principal desta ação será tornar o material pedagógico utilizado e as dinâmicas mais próximas às deficiências de aprendizado apresentadas pelos alunos,

Nesse sentido, o último capítulo propôs ações a serem executadas pela equipe gestora e docente, como o estudo das concepções de educação em tempo integral sugeridas

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

Considerando este contexto, o presente trabalho tem como foco analisar a implementação da política pública educacional, intitulada como Programa de Escola de Educação em

[r]