• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 01/2014/PROPI//PPGEM-IFPI PROCESSO DE SELEÇÃO MESTRADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 01/2014/PROPI//PPGEM-IFPI PROCESSO DE SELEÇÃO MESTRADO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL 01/2014/PROPI//PPGEM-IFPI PROCESSO DE SELEÇÃO 2014.1 – MESTRADO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí torna público, pelo presente Edital, a abertura de Inscrições para o Processo de Seleção do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, para o período 2014.1 para o preenchimento de 20 vagas.

Área de concentração:

Engenharia de Materiais

Linhas de Pesquisa – temas de pesquisa (anexo 1): (a) Processamento e Caracterização de materiais; (b) Processamentos de Materiais a Plasma;

(c) Processamento e Simulação de Processos de Materiais.

1. INSCRIÇÃO

1.1. As inscrições serão realizadas no período de 21/01/2014 a 07/02/2014, na secretaria do Programa. Os candidatos devem entregar a documentação detalhada no item 1.2, pessoalmente ou via postal expressa, para o endereço do programa, dentro do prazo de inscrição:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Piauí - IFPI

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, sala 127, Prédio A Praça da liberdade, 1597, Centro, Teresina/PI – 64000-040

Telefone: (86) 32155200 - E-mail: ppgem@ifpi.edu.br 1.2. Documentos Necessários para Inscrição:

a) Ficha de Inscrição (disponível na página da pós-graduação ppgem.ifpi.edu.br);

b) Cópia autenticada do CPF, RG ou Passaporte/RNE para candidatos estrangeiros (ou protocolo);

c) Cópia do Título de Eleitor com certificado de quitação eleitoral e Certificado de Reservista quando pertinente;

d) Cópia do histórico escolar analítico da graduação mesmo que incompleto para os formandos;

(2)

estrangeiros que já incluíram seus dados nesta plataforma) ou Curriculum

Vitae (no caso de candidatos estrangeiros), devidamente comprovados;

f) Pré-projeto

g) Carta de aceitação de orientação (Anexo II); h) 02 cartas de recomendações conforme Anexo III.

2. SELEÇÃO

2.1. A seleção dos candidatos ao curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais será realizada em 10/02/2014.

2.2. O processo seletivo será realizado em quatro etapas: a) Primeira etapa (Prova escrita)

b) Segunda etapa (Prova de língua estrangeira)

c) Terceira etapa (Avaliação do desempenho acadêmico, da produção científica e da Experiência).

d) Quarta etapa (Avaliação de pré-projeto)

2.3. Será desclassificado o candidato que não apresentar a documentação completa, faltar a alguma etapa presencial da seleção do processo seletivo ou obter nota menor que 2,0 (dois) em cada etapa do processo seletivo.

PRIMEIRA ETAPA – PROVA ESCRITA.

2.4. A primeira etapa do processo seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na avaliação dos conhecimentos específicos dos candidatos na área de Ciências e Engenharia dos Materiais, mediante a aplicação de prova mista, composta por questões descritivas e de múltipla escolha versando sobre as matérias indicadas no item 6 – Programa da Prova.

2.5. A prova objetiva será realizada no dia 10.02.2014, de 08h00min às 11h00min em local a ser divulgado no portal ppgem.ifpi.edu.br e

www.ifpi.edu.br ou na secretaria do PPGEM, com antecedência mínima de 3 dias à aplicação dos exames, sendo dever dos candidatos acompanhar a divulgação dessas informações.

2.6. Todos os candidatos deverão comparecer ao local dos exames com antecedência mínima de 15 minutos, munidos de documento de identidade com foto, calculadora, lápis, borracha, régua e caneta.

(3)

microcomputadores ou outros tipos de equipamentos e meios de comunicação.

2.8. A nota da prova variará de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com aproximação até a primeira casa decimal.

SEGUNDA ETAPA – PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.

2.9. A segunda etapa do processo seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na avaliação dos conhecimentos em língua estrangeria dos candidatos, mediante a aplicação de prova composta por questões descritivas e de múltipla escolha versando sobre um tema (texto em inglês) relacionado à área de Ciências e Engenharia dos Materiais.

2.10. A prova objetiva será realizada no dia 10.02.2012, às de 15h00min às 17h00min em local a ser divulgado no portal ppgem.ifpi.edu.br,

www.ifpi.edu.br ou na secretaria do PPGEM, com antecedência mínima de 3 dias à aplicação dos exames, sendo dever dos candidatos acompanhar a divulgação dessas informações.

2.11. Todos os candidatos deverão comparecer ao local dos exames com antecedência mínima de 15 minutos, munidos de documento de identidade com foto e caneta.

2.12. Não será permitido consulta em quaisquer bibliografias, uso de dicionário e nem o uso de microcomputadores ou outros tipos de equipamentos e meios de comunicação.

2.13. A nota da prova variará de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com aproximação até a primeira casa decimal.

TERCEIRA ETAPA – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO, DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA E DA EXPERIÊNCIA:

2.14. A terceira etapa do processo seletivo, de caráter classificatório, consistirá na avaliação do desempenho acadêmico, da produção científica e da experiência dos candidatos habilitados na prova escrita, mediante análise dos documentos apresentados no ato da inscrição, com base nos seguintes critérios:

a) Iniciação Científica, monitoria, PET ou similar (com bolsa - 1,5 pontos por ano e sem bolsa - 0,5 pontos);

b) Histórico Escolar da Graduação completo, com nome das disciplinas por extenso, do qual constem as eventuais reprovações e trancamento de

(4)

matrícula do candidatos. (3,0 pontos para candidatos formados dentro do período regular de formação; 2,0 pontos para candidatos formados com atraso de até um ano; 0,5 pontos para candidatos formados com atraso maior que um ano).

c) Disciplina cursadas em cursos de pós-graduação stricto sensu com nome das disciplinas por extenso (1,0 ponto por disciplina).

d) Participação em programa de intercâmbio entre universidades: 1,0 ponto por semestre;

e) Estágio em Indústria ou Centro de Pesquisa (0,5 pontos por semestre). Devem ser comprovadas as datas de início e de término do estágio;

f) Artigo completo publicado nos últimos cinco anos: em periódico internacional indexado (3,0 pontos por artigo); em periódico internacional não indexado (1,5 pontos por artigo); em periódico nacional (1,5 pontos por artigo); em anais de congresso internacional (1,0 ponto por artigo); em anais de congresso nacional (0,5 pontos por artigo).

g) Resumos publicados nos últimos cinco anos: em anais de congressos internacionais (0,2 pontos por resumo); em anais de congressos nacionais (0,1 pontos por resumo).

h) Livros publicados: como autor (3,0 pontos por livro); como co-autor (2,0 pontos por livro); como coordenador, organizador ou editor (1,0 ponto por livro).

i) Capítulo de livros (2,0 pontos por capítulo).

j) Patente de produto ou processo (3,0 pontos por patente). k) Software desenvolvido e registrado (3,0 pontos por produto).

l) Experiência didática comprovada: mais de 5 anos (3,0 pontos); entre 1 e 5 anos (1,5 pontos); até 1 ano (0,5 pontos);

m) Experiência em pesquisa e desenvolvimento em empresas: mais de 5 anos (3,0 pontos); entre 1 e 5 anos (1,5 pontos); até 1 ano (0,5 pontos); n) Participação em Organização de Congressos Técnicos ou Científicos (0,5

pontos por evento).

o) Cursos de especialização na área, mínimo de um ano (1,5 pontos).

2.15. A nota do currículo de maior pontuação terá valor igual a 10,0. Os demais currículos terão valor proporcional ao currículo de maior pontuação.

(5)

QUARTA ETAPA – AVALIAÇÃO DO PRE-PROJETO:

2.16. A quarta etapa do processo seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na avaliação do pré-projeto. A nota desta etapa variará de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com aproximação até a primeira casa decimal.

3. CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS CANDIDATOS E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

3.1. Os candidatos que alcançarem nota igual ou superior a 2,0 (dois) da média aritmética da nota do processo seletivo, serão classificados em ordem decrescente com base na média final.

3.2. A média final de cada candidato será composta da seguinte soma das notas da primeira etapa (peso 4), da segunda etapa (peso 2) e da terceira etapa (peso 4), conforme fórmula abaixo:

Média das notas das etapas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª.

3.3. Os resultados finais deste processo seletivo são válidos apenas para matrícula no Programa de Pós-Graduação Ciência e Engenharia de Materiais no 1º semestre de 2014.

3.4. A classificação final dos candidatos será divulgada até o dia 17.02.2014, mediante publicação no portal ppgem.ifpi.edu.br, www.ifpi.edu.br ou na secretaria do PPGEM.

3.5. Os candidatos poderão interpor recursos contra o resultado do processo seletivo no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados da publicação.

4. PROGRAMA PARA PROVA OBJETIVA:

4.1. As questões da prova objetiva versarão sobre os seguintes tópicos:  estrutura atômica;

 ligações químicas;

 estrutura de sólidos cristalinos e imperfeições;  propriedades mecânicas de metais;

 difusão;

 estrutura e propriedades de cerâmicas e polímeros;  ligas metálicas;

(6)

 propriedades ópticas;

 propriedades elétricas e magnéticas; 4.2. Bibliografia recomendada para estudo:

 Callister Jr., William D., Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução.  Askeland, Donald R., The Science and Enginnering of Materials.

 Shackelford, James F., Introduction to Materials Science for Engineers  Smith, William F. – Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais 5. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1. As áreas afins citadas neste edital serão as determinadas pela Capes. 5.2. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão

analisados pela Comissão de Seleção do PPGEM/IFPI.

5.3. Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas diretamente na Secretaria do PPGEM.

Teresina, 20 de janeiro de 2014.

____________________________________ Prof. Dr. José Francisco Reis Sobrinho

Coordenador do PPGEM

__________________________________ Prof. Dr. Ayrton de Sá Brandim Pró – Reitora de Pesquisa e Inovação

____________________________________ Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes de Lima

(7)

Anexo 1

Relação: temas de pesquisa:

1. Análise e processamento computacional de estruturas com materiais compósitos.

2. Análise e processamento computacional de estruturas mistas. 3. Aplicação de resíduos em formulações cerâmicas.

4. Avaliação da resistência à corrosão de juntas soldadas de aços inoxidáveis em ambientes agressivos semelhantes ao pré-sal.

5. Avaliação de materiais utilizados para atenuação da radiação ionizante. 6. Caracterização e processamento de materiais cerâmicos tradicionais; 7. Caracterização e processamento de materiais poliméricos.

8. Caracterização e processamento de materiais metálicos.

9. Caracterização Mecânica e Microestrutural de Aços Ferríticos Baixa Liga do Tipo Cr-Mo (FBL Cr-Mo).

10. Deposição de filmes finos por plasma.

11. Desenvolvimento de materiais Compósitos Poliméricos com Fibras Naturais. 12. Diagnóstico de plasma e caracterização físico-química das amostras

modificadas.

13. Estudo da corrosão de biomateriais usados em implantodontia; 14. Estudo de inibidores de corrosão não agressivos ao meio ambiente; 15. Estudo de processos de corrosão metálica;

16. Materiais Conjugados e Estruturados;

17. Modificação de materiais poliméricos por plasma.

18. Modificação de materiais por plasma para aplicações biomédicas; 19. Modificação e Caracterização de Superfícies de Aços.

20. Nitretação por plasma de materiais metálicos. 21. Oxidação de aços em altas temperaturas.

22. Processamento de fibras naturais para a fabricação de Chapas MDF. 23. Processamento e caracterização de biomateriais;

24. Soldabilidade de Aços de Alta Resistência e Baixa Liga – ARBL.

(8)

Pesquisador Temas de pesquisa

AYRTON DE SÁ BRANDIM 4, 8, 9, 11, 19, 21 e 23

EUTRÓPIO VIEIRA BATISTA 5

HUDSON CHAGAS DOS SANTOS 1 e 2

JOSÉ FRANCISCO REIS SOBRINHO 8, 9, 11, 21 e 23

HAROLDO REIS MACÊDO 22 e 17

LUIZ FERNANDO MENESES CARVALHO 1, 11 e 7

MARIA DE FÁTIMA SALGADO 15, 18 e 20

ROBERTO ARRUDA LIMA SOARES 3 e 6

RÔMULO RIBEIRO MAGALHÃES DE SOUSA

10, 16, 17 e 19

TATIANNY SOARES ALVES 25 e 11

Referências

Documentos relacionados

Isso significa dizer que a pesquisa qualitativa encontra-se inserida no campo da pesquisa social, pois de acordo com tal paradigma “não há como observar o mundo independente

JORGE VINICIUS FERNANDES LIMA CAVALCANTI* 30. DIA DA SEMANA

Lugar Dorsal Atleta Equipa Pts 1º 147 PAULO ALEXANDRE LIZ DAMÁSIO CANTANTE G. ESTRELA

C ONTEXTO DO OLAP E DW OLAP Server Metadata other sources Analysis Query Reports Data mining Serve Data Warehouse Extract Transform Load Data mining Warehouse Refresh Operational

Listas preliminares da fauna de répteis do Estado do Tocantins (Dornas 2009, C. Nogueira dados não publicados) no centro-norte do Brasil, com área similar ao Estado de São

Ferreira (2010) observou que o tempo de pastejo correlaciona-se negativamente com a temperatura ambiente, e que animais sem acesso à sombra diminuem o tempo de ruminação, tempo

Criado no século XVIII, o Parque da Luz (originalmente chamado Jardim da Luz) é o mais antigo Jardim Botânico da cidade de São Paulo e possui cerca de 113 mil m

Para a solução desta questão estratégica são indicadas as ações abaixo, com os respectivos responsáveis pela suas execuções:. Resp.: Coordenador