• Nenhum resultado encontrado

NÚCLEO DE APOIO AO EMPREENDEDOR DA UNICENTRO - PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÚCLEO DE APOIO AO EMPREENDEDOR DA UNICENTRO - PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NÚCLEO DE APOIO AO EMPREENDEDOR DA UNICENTRO - PROGRAMA BOM NEGÓCIO PARANÁ.

Área Temática: Educação

Jeferson Lozeckyi (Coordenador da Ação de Extensão) Jeferson Lozeckyi1 Márcio Alexandre Facini2 João Francisco Morozini3 Daniéli Zuconelli4 Ingridy de Moura5 Jislaine Galvão6 Anderson Mendes Pereira7 Joceliane Antunes Araújo8 Keli Mara Sartor9 Palavras-chave: Empreendedorismo, Consultoria, Treinamento, Educação.

Resumo: Vem se descobrindo cada vez mais que o espírito empreendedor é algo muito presente na população brasileira. E as universidades não poderiam deixar de ter também esse pensamento e essa postura. Com isso esse programa é empreendedor ao levar a educação empreendedora aos empresários, desde o mais pequeno deles até aquele já estabelecido. Mais que isso, atende até aqueles que ainda estão planejando a montagem de seu negócio. A ação extensionista consiste na realização de cursos com 66 horas de duração e mais atividades de orientação e consultoria, nas diversas áreas de negócios, para os citados empreendedores. Os cursos acontecem em parceria com a SETI, Prefeituras Municipais e Associações Comerciais. Sua realização está a cargo de uma equipe multidisciplinar de 08 (oito) agentes, envolvendo professores, profissionais recém-formados e estudantes de graduação. Os cursos envolvem as áreas de gestão de negócios, gestão estratégica, gestão de pessoas, gestão financeira e gestão comercial. As certificações são feitas nos municípios atendidos e os cerficados emitidos pela

1

Mestre. Docente do Departamento de Ciências Contábeis da UNICENTRO, campus Santa Cruz. Email: lozeckyi@unicentro.br.

2

Mestre. Docente do Departamento de Administração da UNICENTRO, campus Santa Cruz.

3

Doutor. Docente do Departamento de Ciências Contábeis da UNICENTRO, campus Santa Cruz. Email: lozeckyi@unicentro.br.

4

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdades Campo Real.

5

Bacharel em Direito pela Faculdades Campo Real.

6

Bacharel em Direito pela Faculdades Campo Real.

7

Acadêmico do Curso de Ciências Econômicas da UNICENTRO, campus Santa Cruz.

8

Acadêmica do Curso de Administração da UNICENTRO, campus Santa Cruz.

9

(2)

UNICENTRO e SETI. Como resultado já se tem 10 municípios atendidos, 15 turmas encerradas e mais 4 em andamento. Já foram capacitados e certificados 604 empreendedores desde o início do programa.

Introdução

O desenvolvimento do Paraná é heterogêneo e concentrado. A população economicamente ativa deixa os pequenos municípios, que são os menos desenvolvidos, porque neles não encontra oportunidades, principalmente em educação e emprego. Ao migrar, a população torna o desenvolvimento local ainda mais difícil por privar os pequenos municípios de sua principal riqueza potencial: o capital humano. Isso gera desperdício das potencialidades produtivas daquele que é portador do seu perfil empreendedor.

Dornelas (2005) descreve que a preocupação com o empreendedorismo deve-se à criação de pequenas empresas duradouras e a necessidade da diminuição das altas taxas de mortalidade desses empreendimentos.

Para Dolabela (2006) o empreendedorismo não é um tema recente e existe desde sempre, sendo da natureza humana inovar. Segundo o autor o termo deriva da livre tradução da palavra entrepreneurship, que contém as ideias de iniciativa e inovação, implicando numa forma de ser, uma concepção com o mundo, uma forma de se relacionar.

Nesse contexto a construção de parcerias institucionais voltadas para a Educação, a Ciência e a Tecnologia são base fundamental e fator decisivo no desenvolvimento de médio e longo prazos.

As instituições de ensino superior ao se engajarem em redes de inovação e desenvolvimento de ativos tecnológicos, de forma articulada às bases produtivas do Estado, podem prover a sociedade do conhecimento necessário para a sistematização do espírito empreendedor em negócios sustentáveis, capazes de levar o desenvolvimento econômico a todo Estado.

Com isso a problemática deste projeto está voltada a busca de formas de levar a educação empreendedora ao maior número de empreendedores que for possível, sejam pequenos, médios ou grandes. Mais que isso, achar meios de levar esse conhecimento até para os microempresários ou mesmo àqueles que ainda estão na fase de sonhar ser um empresário.

O projeto tem como objetivo geral: ensinar, capacitar e orientar por meio de consultoria os micros, os pequenos, os médios e os informais empreendedores, para levar ao melhor gerenciamento de seu negócio.

Para se alcançar tal objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos:

 fortalecer as atividades empreendedoras nos municípios da área de abrangência;

 estimular o cooperativismo e a formalização de empresas na área de abrangência;

 Contribuir para a tríade ensino, pesquisa e extensão de alunos dos cursos de graduação e pós-graduação;

(3)

 oportunizar treinamento, através de participação no programa, a estudantes e egressos oriundos da UNICENTRO ou outras Instituições.

Metodologia

A ação de extensão é realizada pelo Núcleo de Apoio ao Empreendedor, da UNICENTRO, formado por:

- Dois professores orientadores (sendo um deles o coordenador do programa);

- Três profissionais recém-formados selecionados dentre as áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito e;

- Três estudantes selecionados dos mesmos cursos supracitados.

A ação desenvolve-se vinculada ao Universidade Sem Fronteiras e à Secretaria de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, SETI, do Governo do Estado do Paraná. Conta com a parceria das prefeituras municipais dos municípios onde ocorrem os cursos e consultorias, como abaixo se explicita. Tem ainda o apoio de Associações Comerciais, da SEIM e de outros órgãos do Governo do Estado do Paraná.

A SETI, através da Coordenação local do programa, vinculada à prefeitura do município onde ocorre o curso, organiza as inscrições e a montagem das turmas de treinandos. Esse trabalho tem o acompanhamento do NAE-UNICENTRO.

O NAE-UNICENTRO, por meio de sua equipe multidisciplinar, ministra um treinamento de 66 horas/aula, com utilização de técnicas didáticas adequadas ao público alvo.

Os treinamentos envolvem conteúdos básicos nas temáticas de: Gestão Comercial, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Gestão Financeira e Gestão de Negócios. São passados através de encontros presenciais, com a utilização de práticas expositivo-dialogadas, interação ativa dos consultores com os alunos, exercícios e simulações, apresentação de exemplos práticos e estudos de caso, além de outros recursos didáticos que se manifestarem eficientes na transmissão do conteúdo pré-determinado. Os alunos repassam suas experiências de vida.

Durante e após o treinamento, os participantes têm a sua disposição a equipe multidisciplinar do NAE-UNICENTRO, que oferece apoio e consultoria na gestão das principais áreas do negócio, como administração financeira, mercadológica, logística, de recursos humanos e de produção, entre outras abordadas no curso. Esse apoio também se estende à orientação na elaboração de projetos com vistas à obtenção de recursos para criação, formalização ou ampliação de negócios.

A área de abrangência projetada para o NAE-UNICENTRO atinge os seguintes municípios: Laranjeira do Sul; Pitanga; Turvo; Cândido de Abreu; Manoel Ribas; Jardim Alegre; Santa Maria do Oeste; Candói; Nova Laranjeira; Palmital; Guaraniaçu; Bituruna; Chopinzinho, Coronel Vivida, Virmond, Marquinho, Goioxim, Foz do Jordão, Saudade do Iguaçu, Reserva do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu. Resultados e discussão

(4)

10 (dez) municípios dentre a área de abrangência estabelecida para este NAE. Considerando que diversos municípios tiveram mais de uma turma de capacitação, são 19 (dezenove) turmas montadas, sendo 15 (quinze) concluídas e 4 (quatro) em andamento. As turmas já encerradas capacitaram um total de 604 empreendedores.

Todos os capacitados receberam certificados emitidos pela UNICENTRO e SETI, em cerimônias de formaturas realizadas nos diversos municípios atendidos, sendo prestigiadas por milhares de pessoas.

Além dos resultados numéricos, acima demonstrados, os resultados mais significativos do projeto, para os empreendedores e municípios atendidos, podem ser apontados como sendo:

• melhora no perfil dos empreendedores atendidos pela capacitação, com notado aumento de sua autoestima e de sua motivação para continuar empreendendo; • desenvolvimento de espírito associativo e cooperativo, com criação de inúmeras

parcerias e redes de negócios entre os empresários que fizeram os cursos;

• incentivo ao incremento e melhoria dos empreendimentos existentes, com grande perspectiva de geração de novos postos de trabalho nos municípios atendidos; e • ampliação da possibilidade a acesso a recursos com taxas de juros mais baixas

para os participantes dos cursos.

No que tange à UNICENTRO, tem-se:

• maior inserção da Universidade e maior notabilidade em municípios que antes sequer sonhavam em ter uma atividade extensionista da UNICENTRO neles realizada;

• ampliação da visão empreendedora dentro da Universidade.

Finalmente, o programa traz benefícios também para os professores, profissionais recém-formados e estudantes envolvidos:

• Os estudantes e recém-formados tem um aumento do potencial de inserção no mercado de trabalho, podendo ver novas formas práticas de levar adiante o que aprenderam em seus cursos de graduação. A experiência adquirida com os empreendedores ajuda muito no seu crescimento como profissionais;

• Oportunidades de emprego, por terem uma maior visibilidade. Registre-se que já houve renovação integral da equipe de recém-formados que iniciou o projeto, assim como mais dois que entraram depois, pois se projetaram e foram chamados para atuar em outras atividades;

• Verifica-se a oportunidade de crescimento profissional dos estudantes;

• Descobertas de novas perspectivas de trabalho na docência, por parte dos recém-formados;

• Os professores têm um ganho significativo na sua experiência como extensionistas.

(5)

Quadro 1: Turmas formadas pelo NAE-UNICENTRO TURMA Capacitados Status

Bituruna I 41 Concluída

Bituruna II 44 Concluída

Cândido de Abreu I 50 Concluída Cândido de Abreu II 44 Concluída

Candói 29 Concluída

Chopinzinho 26 Concluída

Coronel Vivida I 35 Concluída Coronel Vivida II - Em andamento Laranjeiras do Sul 49 Concluída

Pinhão I 39 Concluída Pinhão II 36 Concluída Pitanga I 47 Concluída Pitanga II - Em andamento Turvo I 46 Concluída Turvo II - Em andamento Guarapuava I 49 Concluída Guarapuava II 36 Concluída Guarapuava III 33 Concluída Guarapuava IV - Em andamento

Total 604 empreendedores

Fonte: NAE-UNICENTRO.

Considerações finais

Nota-se que o programa vem atingindo plenamente os objetivos que foram propostos quando de sua criação. O leque de municípios atingidos só tem crescido e tende a crescer ainda mais com o transcorrer das atividades.

A Universidade ganhou uma ação extensionista de ampla abrangência, que ampliou sua notabilidade entre a comunidade e vem atingindo um público de volume considerável.

Referências

BRIGHAM, E.F.; EHRHARDT, M.C. Financial management theory and practice. Eighth Edition. The Dryden Press, 1997.

DAMODARAN, A. Finanças corporativas: teoria e prática. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FAMA R.; BARROS, L.A.C. Q de Tobin e seu uso em finanças: aspectos metodológicos e conceituais. V SEMEAD, 1996.

Referências

Documentos relacionados

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Therefore, the time required for desorption (~ 120 min or more) was always one order of magnitude higher than the time required for complete sorption (~ 30 min). In the

Constata - se, portanto, que, tanto o PNBE, quanto o PNLL colocam o desenvolvimento da competência leitora e a formação de leitores em destaque, seja por meio do acesso

A etapa de sensibilização da equipe escolar se desdobrará em duas ações: apresentação do Programa e de seus resultados à comunidade escolar: A etapa de reconstrução