• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE ESTÁGIO (3 de 3) 11/NOV/2010 a 20/JAN/2011 REIVAX AUTOMAÇÃO E CONTROLE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE ESTÁGIO (3 de 3) 11/NOV/2010 a 20/JAN/2011 REIVAX AUTOMAÇÃO E CONTROLE"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO (3 de 3)

11/NOV/2010 a 20/JAN/2011

REIVAX – AUTOMAÇÃO E CONTROLE

Supervisor: Fernando Amorim da Silveira

Coordenador: Victor Juliano De Negri

Estagiário: Marcos Kaupert

20 de janeiro de 2011

(2)

A EQUIPE DE PROJETO MECÂNICO

Responsável por projetar e desenvolver produtos que possibilitem um melhor controle de usinas hidráulicas, térmicas e nucleares, o departamento de engenharia mecânica da Reivax possui um grupo de engenheiros e

técnicos que, através da troca de informações com o pessoal em campo, seguem inovando.

A maioria dos integrantes desse time passa a maior parte do tempo em campo, nas usinas, fazendo comissionamentos (1*), montagem e instalação de equipamentos.

Muitos outros funcionários, além do pessoal da engenharia mecânica, fazem parte do sucesso no alcance dos objetivos.

A integração com o pessoal da engenharia elétrica assim como o setor do service é essencial para que os prazos sejam cumpridos. Ainda dando suporte existem funcionários responsáveis pela logística de viagens, compras, o financeiro entre outros.

Verificação e Validação de Unidades Hidráulicas

A unidade hidráulica faz parte do sistema mecânico fornecido pela Reivax para a automação da usina. Um de seus clientes no período de estágio foi uma empresa de grande porte responsável pela produção de energia elétrica localizada no Chile. Este relatório comentará a validação da unidade comprada por essa empresa. (o nome da empresa será omitido por questões éticas)

A unidade hidráulica é a responsável pelo controle das válvulas do freio, do by-pass e do cilindro hidráulico responsável pela abertura do

distribuidor.

Neste ultimo, o controle deve ser gradual, ou seja, é necessário que através de um feed-back da posição de sua abertura, a unidade hidráulica abra ou o feche mais, mantendo a vazão de água na turbina na quantidade desejada.

Para que a unidade hidráulica funcione corretamente, é necessário que o sistema seja pressurizado e mantenha essa pressão numa quantidade

mínima, definida como: “o suficiente para realizar três ciclos completos no cilindro hidráulico do distribuidor”. Isso significa que ele deve, por

exemplo, abrir, fechar e abrir novamente, somente com a pressão do sistema após as bombas serem desligadas.

(3)

Isso é necessário, pois em caso de uma emergência, e queda de energia elétrica na usina, o distribuidor possa ser fechado com segurança. Para isso a unidade hidráulica possui um conjunto de três acumuladores que, depois de carregados, acumulam energia na forma de pressão, que será usada em caso de emergência.

A unidade hidráulica deve então ser projetada pensando-se em uma lógica que permita que todo o sistema possua uma pressão máxima, uma pressão mínima, e a acumulação de energia na forma de pressão de forma que as válvulas e cilindros atuem conforme o previsto e não sejam danificados. Ela possui dois motores com duas bombas hidráulicas de modo que um motor funcione mantendo a pressão acima de uma pressão predeterminada. Menor que esta pressão, é definida uma segunda pressão mínima, a qual se o sistema atingir aciona um alarme que ligaria o segundo motor, como um auxiliar.

Ainda fazem parte do sistema mecânico da unidade hidráulica o

termômetro, para que o óleo não ultrapasse um valor limite, super aqueça e perca suas características e um medidor de nível, para em caso de alguma falha ou vazamento o sistema acione um alarme avisando que a unidade possui pouco óleo.

Todo este sistema de controle é supervisionado pela parte elétrica da unidade hidráulica, sendo controlado por um equipamento chamado N1500 da fabricante Novus.

Essa parte elétrica é operada pelo RTVX da Reivax ou por um computador da própria usina hidroelétrica.

As unidades hidráulicas antes de ser enviadas para o cliente devem ser testadas com o objetivo de verificar seu correto funcionamento e detectar possíveis falhas.

O procedimento para o teste nas unidades hidráulicas segue alguns procedimentos predeterminados. Esses procedimentos visam simular as condições que serão encontradas posteriormente na usina bem como sobrecarregar as válvulas e equipamentos para que a unidade hidráulica possa suportar uma possível sobrecarga na usina.

Para a simulação do cilindro hidráulico que controla o distribuidor (chamado erroneamente nas usinas de servo-motor, nome já difundido no meio) foi utilizado pequenos cilindros hidráulicos acoplados a uma bancada de testes construída pelos funcionários da Reivax e localizada dentro do laboratório de testes. Essa bancada é móvel e possui, além de quatro

cilindros hidráulicos, um motor e um filtro, os quais são responsáveis pelo transporte do óleo e a filtragem do mesmo.

(4)

(5)

A lógica de funcionamento da unidade hidráulica testada pode ser acompanhada na foto abaixo.

Foto diagrama hidráulico

Esse diagrama visa, entre outros, o controle de abertura e fechamento gradual do cilindro hidráulico. Isso é realizado através de uma válvula proporcional com comando por corrente elétrica.

Válvulas reguladoras de pressão são instaladas após o bloco de

intermitência de cada motor com o objetivo de limitar a pressão máxima do sistema. Em seguida o sistema possui um conjunto de filtros com sensores de troca, e o fluxo segue para os blocos de controle.

Para simular a atuação do freio e a abertura da válvula by-pass foram utilizados dois cilindros da bancada de teste. Para o “servo-motor” foi utilizado o próprio que será enviado para o cliente. A esse “servo-motor” foi acoplado um sensor de posição magnético o qual informa o painel do RTVX a posição de abertura para então poder ser realizado o controle gradual do mesmo.

(6)

A validação da unidade, ou seja, os testes realizados antes de enviar o produto para o cliente foram acompanhados pelos mesmos, que vieram do Chile para a Reivax exclusivamente para isso.

(7)

Problemas Encontrados

Sistema não pressuriza

O primeiro problema enfrentado ocorreu quando tentávamos pressurizar o sistema. A pressão se elevava até aproximadamente 10 bar, mas não

conseguia passar desse valor.

Para encontrar a origem do problema, foi cogitada a hipótese do motor estar com as fases invertidas e girando para o lado contrario. Como se o motor estivesse rodando para o lado errado o sistema não poderia ter sido pressurizado, essa hipótese foi descartada.

Os primeiros procedimentos foram: soltar o parafuso da válvula

limitadora de pressão no bloco de intermitência, soltar a válvula de pressão na linha do acumulador e fechar a linha do acumulador.

Como nenhum desses procedimentos solucionou o problema, o bloco foi desmontado para se testar a sua lógica. Sendo verificado que esta estava funcionando da forma correta.

O procedimento final foi verificar a válvula reguladora de pressão do bloco de intermitência. Essa foi então retirada e foi constatado que o eixo da mesma estava quebrado, provavelmente na hora da montagem, o que travava a mola e a impedia de atuar. Foi feita uma solicitação ao fornecedor e a válvula substituída.

(8)

Bomba hidráulica com baixa vazão

O componente responsável pela transformação da energia mecânica vinda do motor elétrico ao fluido hidráulico é a bomba hidráulica. Transformando essa energia mecânica em energia na forma de pressão, que será consumida no sistema.

A bomba hidráulica fica localizada abaixo do motor elétrico, dentro do tanque de óleo. Possui acoplado a ela um tubo pescador com um filtro na extremidade que esta em contato com o óleo, com o intuito de impedir a entrada de possíveis resíduos que o tanque possa conter e que, se passasse pela bomba para o sistema, poderia entupir alguma válvula.

O cliente verificou que o procedimento de carregar o acumulador estava com um tempo acima do indicado nos cálculos e solicitou que o tanque fosse aberto. Foi então verificado que a tubulação do pescador não estava fixada corretamente e sem a devida vedação. Foi necessária a retirada de todo o sistema da bomba e do pescador para que o reparo fosse realizado, o que demandou tempo e um pouco de contorcionismo por parte do

estagiário.

Após o reparo o tanque foi fechado e o sistema foi novamente testado na presença do cliente. Foi então verificado que ainda havia uma demora e que o problema poderia ser outro além daquele já solucionado.

O tanque foi novamente aberto, e com a ajuda de uma câmera fotográfica foi coletado o código da bomba hidráulica, que estava do lado oposta da abertura do tanque, causando uma dificuldade de visualização.

Com o código em mãos foi pesquisado no catalogo e verificado que não se tratava daquela solicitada. Foi então solicitada uma nova ao fornecedor e então substituída.

(9)

Acumulador com pressão baixa

O acumulador é o responsável pela armazenagem de energia na forma de pressão para ser usado em caso de emergência, como no inicio

mencionado. O fluido hidráulico utilizado na transmissão de energia através do sistema hidráulico é o óleo. Porém o óleo é praticamente

incompressível, sendo, portanto inviável de se acumular energia através de sua compressão.

Nos acumuladores então é utilizado um sistema que comprime um gás e este armazena energia. Uma bexiga é colocada entre a câmara onde ficam o gás comprimido e o óleo. Como estão no mesmo cilindro, e a bexiga, por ser flexível, não exerce grande influencia, o óleo comprimido e

pressurizado.

O gás no interior da unidade hidráulica validada foi o nitrogênio, por possuir entre outras propriedades, a não toxidade e por não reagir com a bexiga, além de não ser inflamável. O nitrogênio no acumulador possui uma pressão de pré-carga definida de modo que o acumulador só comece a ser carregado após superar essa pressão. Isso é feito para se obter um

volume de óleo útil por um intervalo maior de tempo.

O problema encontrado foi que um dos três acumuladores da unidade hidráulica estava com a pressão de pré-carga abaixo da dimensionada no projeto. Foi então preciso que se carregasse o cilindro com o uso de outro com uma pressão elevada. Os dois cilindros foram conectados e então vagarosamente e de forma intermitente a válvula foi aberta, conferindo-se a cada pulso de carga a nova pressão do gás no acumulador.

1* Comissionamento é o processo de assegurar que os sistemas e componentes de uma edificação ou unidade industrial sejam projetados, instalados, testados, operados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais do proprietário. O comissionamento pode ser aplicado tanto a novos empreendimentos quanto a unidades e sistemas existentes em processo de expansão, modernização ou ajuste.

(10)

Considerações finais

O estagio foi realizado no ultimo semestre do curso de engenharia mecânica da universidade Federal de Santa Catarina. Durante todo o

programa de estagio foi possível observar, vivenciar e atuar ativamente nas soluções de diversos problemas enfrentados na pratica de um engenheiro, problemas os quais eram muito comentados em sala de aula e estudados a fundo em teoria.

A pratica não supera a teoria e nem ocorre o inverso. Ambas fazem de pilares de uma educação solida e sustentável, aonde o conhecimento se torna longínquo e permite que inovações sejam pesquisadas e

desenvolvidas.

O estagio na Reivax aprofundou muito meus conhecimentos na área de hidráulica. Como o estagio foi feito na parte de projetos, tive a

oportunidade de treinar e aprofundar meus conhecimentos em CAD, mais especificamente o SolidWork 2010, o qual é usado para projetar a maioria dos produtos oferecidos pela Reivax.

O clima organizacional na empresa foi muito agradável e profissional. Todos os integrantes do setor de projetos mecânicos ajudam uns aos outros, tornando fácil a convivência e o aprendizado rápido e continuo.

(11)

Bibliografia

Fundamentos de Sistemas Hidráulicos; Linsingen, Irlan Von Projeto de Maquinas; Norton, Robert L.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

A Ética Resolvendo Conflito Entre Direito e Moral Nesse outro estágio percebe-se que a eticidade contempla um Estado em que suas leis não são sentidas como mera coerção ao

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as