• Nenhum resultado encontrado

Nova plataforma Toyota (TNGA) para produzir Carros cada vez Melhores i

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nova plataforma Toyota (TNGA) para produzir Carros cada vez Melhores i"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Nova plataforma Toyota (TNGA) para produzir

Carros cada vez Melhores

i

"Com as repentinas e drásticas evoluções no mundo automóvel, as formas convencionais de pensar e de fazer negócios já não nos permitem crescer de forma sustentável se mantivermos os procedimentos e atitudes que estamos habituados. Hoje, somos constantemente desafiados a adaptar e construir algo um modelo de negócio novo.", Akio Toyota, Presidente da Toyota

Após o anúncio da nova Visão Global, há 4 anos atrás, a Toyota tem feito progressos significativos para alcançar um crescimento sustentável, fabricando carros cada vez melhores sob o programa “making ever-better cars”. Este exigiu uma nova abordagem no processo de produção de automóveis, com novos objetivos que se focam em aprimorar o desenvolvimento de produto e das fábricas tornando-as mais competitivas. Esta abordagem tem como pilar base uma nova plataforma apelidada de Toyota New Global Architecture (TNGA), que vai ser utilizada por engenheiros e colaboradores qualificados, para construir melhores automóveis. Comentando os progressos realizados até agora, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, referiu: "Quero que 2015 seja um ano em que daremos passos firmes e audazes rumo a um crescimento sustentável. Podemos fazê-lo através do lançamento de novos modelos que incorporam a TNGA e atendendo a restruturação que levamos a cabo, reforçar a nossa competitividade. Com base na nova gestão, é importante que possamos melhorar a nossa verdadeira competitividade, nomeadamente através do reforço dos nossos recursos humanos. O nosso objetivo é crescer de forma sustentável – tal como uma árvore com um tronco muito forte.".

Produzindo carros cada vez melhores através da TNGA

Para melhorar significativamente a performance e o apelo do produto, a Toyota está a implementar uma abordagem de desenvolvimento integrado e partilhando entre departamentos, quer sejam relacionados com componentes, motorizações ou com as plataformas de veículos. O desenvolvimento está igualmente a ser mais rápido, promovendo a partilha estratégica de componentes dos sistemas de propulsão com o objetivo de reduzir em, pelo menos, 20% os recursos necessários comparativamente com o desenvolvimento

(2)

tradicional. Ao trabalhar ainda mais proximamente com os fornecedores, a Toyota pretende atingir uma redução dos custos para poder reinvestir os recursos resultantes no desenvolvimento de novas tecnologias e no fortalecimento do apelo dos seus produtos. Novos sistemas de propulsão

Os sistemas de propulsão são o elemento mais importante de qualquer automóvel. O seu desenvolvimento tem de ser coordenado com a plataforma pois trata-se da base de apoio de todos os componentes. Para melhorar a performance de condução e a eficiência de combustível e, ao mesmo tempo, o comportamento em estrada e integrar um design mais atraente, a Toyota está a concentrar-se no desenvolvimento de um conjunto de motorizações e plataformas que permitam baixar o centro de gravidade, produzir componentes mais leves e compactos e, no desenvolvimento de componentes partilhados. Ao melhorar a eficiência térmica dos motores e na eficiência das transmissões, a Toyota reduziu os consumos nos seus motores em cerca de 25% e a potência máxima dos mesmos em mais de 15%. Por outro lado, ao repensar a configuração das motorizações e ao fabricar motores elétricos, inversores e baterias mais compactas, a Toyota espera reduzir ainda mais o consumo de combustível dos seus sistemas híbridos em mais de 15% e, consequentemente, reduzir as emissões. A Toyota vai começar a apresentar os seus novos motores este ano e vai continuar a desenvolver inovadores sistemas híbridos, transmissões e outras motorizações.

Novas plataformas

A Toyota desenvolveu novas plataformas consequência das melhorias inovadoras aplicadas nas carroçarias e nas suspensões. Por outro lado, o reposicionamento e a redução da altura do centro de gravidade das motorizações têm contribuído para que os designs exteriores apresentem linhas mais baixas e sedutoras, melhorando a dinâmica e a envolvência de condução e, ao mesmo tempo, o desempenho em colisões proporcionando elevados padrões de segurança. A carroçaria também foi modificada, prevendo que a Toyota possa aumentar a rigidez total entre 30 a 65% e, também, continuar a melhorar a rigidez juntando componentes da carroçaria através de tecnologia de soldagem a laser. A Toyota vai começar a apresentar as suas novas plataformas com o lançamento de um modelo de segmento médio e tração dianteira este ano, a que se vão seguir novas plataformas específicas para veículos compactos e de

(3)

espera que cerca de metade de seus veículos vendidos em todo o mundo em 2020 possam assentar nestas novas plataformas.

Melhoria do eficiente sistema de produção da Toyota

Depois de tomar a decisão de fazer uma pausa intencional nos investimentos para reforçar a sua competitividade, a Toyota congelou novos projetos de alterações nas linhas de produção e tem vindo a planear sua rentabilização, assim como, das instalações existentes, para reduzir os custos de atualização sempre que um novo modelo é lançado. A Toyota está igualmente a trabalhar para tornar as suas unidades fabris mais competitivas, reduzindo o nível de investimento necessário para estabelecer novas linhas de montagem e por outro lado melhorar a performance ambiental e a segurança.

Para aumentar o apelo dos novos produtos, a Toyota desenvolve atualmente uma série de tecnologias de produção que vai tornar mais fácil a implementação dos projetos nas linhas de montagem reduzindo custos e tempo. A Toyota está também a potenciar os seus recursos humanos antes de entrar numa nova etapa de crescimento sustentável.

Utilizar a capacidade máxima de produção e todas instalações existentes

Desde 2013 a Toyota tem vindo a aumentar a versatilidade de suas linhas de produção, integrando a produção de veículos com semelhanças na mesma linha, aumentando gradualmente a disponibilidade operacional para rentabilizar por completo a capacidade de cada fábrica. Consequentemente, a Toyota aumentou a sua taxa de ocupação global (taxa de utilização de linhas de montagem) para mais de 90%, uma evolução de mais 20% face aos níveis de 2009.

Menor investimento de adaptação para produção de novos modelos

Este ano, a Toyota tem como objetivo reduzir o investimento necessário para preparar uma linha de produção de um novo modelo em cerca de 50% comparativamente aos níveis de 2008. Esta abordagem abrange também a produção de novos motores, transmissões e diversos componentes.

(4)

Embora o lançamento de novas plataformas TNGA e de motorizações vá exigir temporariamente um aumento do investimento nas linhas de produção, contudo, a carga de trabalho e investimento de adaptação deve de ser mais baixos do que os exigidos em 2008. E, porque a partilha estratégica de peças, tecnologias e componentes da plataforma TNGA permite múltiplas plataformas e motorizações possam ser adicionadas a uma linha de montagem para produção mista, a Toyota vai ser capaz de responder com flexibilidade às mudanças na procura e alcançar reduções significativas no investimento global nas linhas de produção.

Aumentar a competitividade das fábricas

A Toyota está a reunir os estudos e respetivos resultados de diferentes fábricas para aumentar a competitividade de produção, passando esses conhecimentos para as equipas de engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Assim, a Toyota pretende produzir localmente e tornar a atividade ainda mais competitiva e com bases sólidas para um crescimento sustentável.

Para montar uma nova unidade fabril, a Toyota espera agora atingir uma redução no investimento de 40% face ao que era necessário em 2008. Os principais contributos proveem das medidas tomadas para conceber linhas de produção "simples e ligeiras" (através de diminuição do espaço das estufas de pintura e instalação de ferramentas mais compactas que podem ser instaladas por cima da fábrica). Por outro lado, as unidades fabris atuais exigem muitas vezes grandes equipamentos que têm que estar suspensos a partir do teto ou fixos no próprio piso da fábrica. Esta redução de recursos e de investimento permite uma maior flexibilização de produção.

Em complemento, ao tornar as instalações industriais mais amigas do ambiente através da melhor gestão energética, a Toyota espera que as novas fábricas possam ser capazes de produzir menos 55% de CO2 comparando com as fábricas convencionais.

Por outro lado, este projeto e a nova filosofia a Toyota pretende que as suas fábricas sejam sempre competitivas e menos dependentes dos volumes de produção para conseguir uma rentabilidade.

(5)

Produzir Carros Cada Vez Melhores na área de engenharia de produção

A Toyota vai utilizar os recursos restantes, conseguidos pela redução de investimento nas linhas de produção, para melhorar ainda mais os seus produtos e ao mesmo tempo melhorar as técnicas de produção. Várias iniciativas de engenharia de produção, aliadas as novas tecnologias vão ser aplicadas aos modelos de produção em massa, incluindo novas tecnologias de moldagem, que permitem produção de peças complexas (linhas e design apurado) assim como novas tecnologias de soldagem para uma maior rigidez da carroçaria.

Com os melhores cumprimentos,

António Costa

Relações Públicas Toyota e Lexus

Dep. Comunicação de Marketing

i Making ever-better cars

Referências

Documentos relacionados

elas expressam por excelência o espaço do sujeito na sua relação com alteridade, lutando para interpretar, entender e construir o mundo (JOVCHELOVITCH, 2002, p.82). Nesse processo

Los alumnos a los que convencionalmente se dirige la educación especial son los niños y jóvenes con retraso mental, dificultades de aprendizaje, trastornos emocionales y

As ramificações foram mais freqüentes na região apical (17%), menos freqüente no corpo da raiz (8,8%) e ainda menor na base radicular (1,6%). Canais laterais foram encontrados

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

Especialização 5.. Somente o título de maior valor entre os listados do item 5.5, alínea a, será pontuado. Os documentos a serem entregues para comprovação de Experiência

Em resumo, o presente estudo mostrou que, sob sistema de incubação diária, maior porcentagem de eclosão de ovos de perdiz (Rhynchotus rufescens) foi obtida no intervalo de

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

• Objetiva: AF-S NIKKOR 800mm f/5.6E FL ED VR • Qualidade de imagem: RAW (NEF) de 14 bits • Exposição: modo [S], 1/3200 segundos, f/11 • Equilíbrio de brancos: Automático 1