• Nenhum resultado encontrado

SISTEMA FERROVIÁRIO DE SANTA CATARINA FERROVIA LITORÂNEA e CORREDOR FERROVIÁRIO DE SC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SISTEMA FERROVIÁRIO DE SANTA CATARINA FERROVIA LITORÂNEA e CORREDOR FERROVIÁRIO DE SC"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SISTEMA FERROVIÁRIO DE SANTA CATARINA

FERROVIA LITORÂNEA e

CORREDOR FERROVIÁRIO DE SC

FASES DOS PROJETOS

O PROJETO

Nas últimas décadas, diversas foram as iniciativas de implantação de um sistema ferroviário que atendesse as necessidades de transporte de cargas no Estado de Santa Catarina. Nomes como Ferrovia da Integração, Sistema Integrado de Transporte, Ferrovia do Frango, Reativação da Ferrovia do Contestado, Corredor do Carvão, entre outros, foram mencionados.

Aquelas tentativas, porém, tratavam quase sempre, ou de particularidades produtivas ou iniciativas políticas ou utilização de vias existentes. Desta vez, deu-se início ao que se denominou “Estudo de Viabilidade do Sistema Ferroviário no Estado de Santa Catarina", iniciativa mais séria, que tratava de encontrar, entre todos, os melhores caminhos para o transporte no Estado de Santa Catarina.

Um dos objetivos do projeto era manter, no futuro, a competitividade do Estado de Santa Catarina, no mercado nacional e internacional, levando-se em consideração os sistemas de transporte já existentes e o volume de cargas em circulação pelo seu território.

(2)

No período de 2001 a 2003, através de convênio 007/2001 MT/SC e Contrato 004/2001SC/STO, entre Governo do Estado de Santa Catarina e o Ministério dos Transportes, foram elaborados os estudos de viabilidade para a implantação de um Sistema Ferroviário para Santa Catarina pelo Consórcio ENEFER/STE, que foi concluído em Janeiro/2003.

Esse estudo, após avaliar diversas configurações, concluiu por dois novos corredores ferroviários viáveis, que devem ser implantados na ordem, para agregação de cargas e melhoria da taxa de viabilidade dos módulos seguintes, atendendo respectivamente, os corredores do litoral e do oeste catarinense.

OS CORREDORES FERROVIÁRIOS VIÁVEIS

CORREDOR LITORAL – Ferrovia Litorânea Norte, de Araquari à Imbituba, com extensão de 236 km.

CORREDOR OESTE – Ferrovia Leste-Oeste – de Itajaí à Chapecó, com extensão total de 610 km.

(3)

No momento da realização dos estudos de viabilidade, o trecho denominado Ferrovia Litorânea Sul (Içara/SC à Canoas/RS), com 300 km, não apresentou atratividade econômica. Naquele momento não foram consideradas as novas cargas surgidas em função dos portos, da construção civil, do pólo petroquímico e da indústria automobilística instalada na sua área de abrangência.

Observações – Ferrovia Litorânea Sul:

Além disso, naquele momento também não se levou em consideração as possibilidades de transporte de carvão mineral entre as bacias carboníferas do Rio Grande do Sul e a de Santa Catarina, pelas necessidades de blendagem dos diversos tipos de carvão para atender aos fins específicos de consumo.

Em função desta nova demanda, o setor carbonífero encaminhou correspondência ao Governador do Estado de Santa Catarina, solicitando a reavaliação dos estudos desse trecho ferroviário, face aos interesses na exploração do carvão metalúrgico nos arredores de Osório. Portanto, os estudo para a Ferrovia Litorânea Sul necessitam ser atualizados e a ferrovia implantada para a completa configuração do corredor ferroviário litorâneo, de grande interesse para Santa Catarina.

AÇÕES COMPLEMENTARES:

No período subseqüente a elaboração dos estudos de viabilidade foram realizadas diversas palestras e entrevistas, dando conhecimento a

(4)

sociedade quanto a importância do projeto, visando também a formação de uma cultura ferroviária no Estado de SC.

A Ferrovia Litorânea (Trecho Araquari-Imbituba) foi incluída no Plano Nacional de Viação, com a sigla EF-140, através da Lei No. 11.297, de 09/05/2006.

Posteriormente, teve a inclusão confirmada no PNV com a sigla EF-451 – Trecho São Francisco do Sul – Itajaí – Imbituba, através da Lei No. 11.772, de 17/09/2008.

A mesma lei incluiu também a Ferrovia Leste-Oeste no PNV, com a sigla EF-280, trecho Herval D’Oeste – Santa Cecília – Itajaí.

ETAPAS EM ANDAMENTO:

Foi lançado o Edital de Licitação No. 0101/08-00 (Concorrência) para a elaboração do Projeto Executivo de Engenharia para a Implantação do trecho ferroviário da Ferrovia: EF-451; Trecho: Imbituba/SC a Araquari/SC; e Extensão: Lote 01: 120,6 km e Lote 02: 115,0 km. A Ordem de Serviço foi assinada no dia 24/08/2009 em Imbituba/SC. A execução do projeto ficou a cargo, no lote 01, do Consórcio MAGNA/ASTEP e no lote 02, do Consórcio VEJA/PROSUL, vencedores do leilão, que tem prazo de 720 dias para conclusão.

FERROVIA LITORÂNEA SUL (EF-451)

Projeto Executivo de Engenharia (Edital 0101/08-00):

(5)

Em maio de 2009, foi lançado Edital 0223/09-00 para a elaboração de Estudo de Impacto Ambiental, Relatório de Impacto Ambiental, Plano Básico Ambiental, Serviços de Arqueologia e Estudos para a Obtenção da Autorização de Supressão de Vegetação para o Licenciamento Ambiental da Variante Ferroviária Litorânea Sul no Estado de Santa Catarina. Lote: Único; Ferrovia EF-451; Trecho: Imbituba/SC – Araquari/SC: Extensão: 135,6 km. A ordem de serviço também foi assinada no dia 24/08/2009 em Imbituba/SC. A realização dos estudos ficou a cargo do Consórcio STE/OIKOS, com prazo de 540 dias consecutivos.

Estudos de Impacto Ambiental (Edital 0223/09-00):

http://www1.dnit.gov.br/editais/consulta/resumo.asp?NUMIDEdital=1396

CORREDOR FERROVIÁRIO DE SC - ITAJAI-CHAPECÓ (EF-451) Quanto a Ferrovia Leste – Oeste (Corredor Ferroviário de SC), foram lançados pelo DNIT os Editais respectivos do Projeto Executivo de Engenharia e Estudos de Impacto Ambiental.

O Edital 0327/10-00 trata do Estudo de Impacto Ambiental da EF-280/SC, Trecho Itajaí/SC a Chapecó-SC, ferrovia denominada “Corredor Ferroviário de SC”, sendo conhecida também como Ferrovia da Integração, Ferrovia do Frando e Corredor Leste-Oeste.

De acordo com informações no Link do DNIT relacionado ao Edital, a licitação está suspensa.

(6)

http://www1.dnit.gov.br/editais/consulta/resumo.asp?NUMIDEdital=2240

O Edital 0466/10-00 trata do Projeto Básico de Engenharia do mesmo corredor, dividindo-o em 5 trechos.

A sessão de abertura do Edital ocorreu no dia 01/03/2011. Aguarda-se a continuidade do processo de licitação.

Edital do Projeto Básico de Engenharia:

http://www1.dnit.gov.br/editais/consulta/resumo.asp?NUMIDEdital=2364

Os dois corredores ferroviários de SC estão contemplados no PAC-2.

PRÓXIMAS ETAPAS:

• Conclusão dos Projetos de Engenharia e dos estudos de Impacto Ambiental.

• Definição do modelo de implantação do negócio ferroviário (Público, Privado, Misto), concessão, sub-concessão ou arrendamento.

• Construção da obra Ferroviária.

(7)

RETORNO E BENEFÍCIOS DO PROJETO:

Para Santa Catarina, para a Sociedade e para os Empresários

• Geração de renda para a economia do Estado de Santa Catarina. • Eliminação de evasão fiscal e maior arrecadação de tributos, pela

facilidade de controle e de informatização dos processos.

• Menores custos de manutenção e encargos das rodovias, com maior preservação da vida e do meio ambiente.

• Maior segurança nas rodovias, com redução dos acidentes e vítimas, com redução de indenizações.

• Redução da perda de materiais em acidentes, com redução de milhões de reais em materiais perdidos.

• Redução do roubo de cargas.

• Modernização e independência da infra-estrutura, com um novo corredor ferroviário – vantagem logística.

• Ganhos em custos de transporte e logística para os empresários catarinenses e maior competitividade para os seus produtos.

• Ganhos ambientais com a redução do consumo de combustíveis. A maior eficiência energética das ferrovias irá refletir na redução de elementos poluentes. O modal ferroviário é o de menor emissão de CO2, segundo estudos do Japan International Transport Institute (JITI).

(8)

• Ganhos Sociais, que através do transporte de cargas pesadas e perigosas por ferrovia, representará menores riscos e perda de vidas.

• Geração significativa de empregos, entre temporários, permanentes, diretos e indiretos.

• O melhor equilíbrio da matriz de transporte trará à sociedade melhor qualidade de vida, pela maior segurança e conforto na escolha e utilização dos meios de transporte disponíveis.

Referências

Documentos relacionados

A médio/longo prazo será notória a diminuição do número de avarias, devido ao natural ajustamento do plano de manutenções preventivas implementado, a melhoria

Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas (p>0,05) entre os três grupos de sobremordida horizontal (reduzida: >0 mm e <2 mm; normal-reduzida: ≥2 mm

Therefore, the work aims to synthetize cyclic naphtoquinoxaline (NAPHT, 2) metabolite, the main human metabolite, dicarboxylic acid derivative (3) of MTX (1), through total

• Expressão para a energia cinética do sistema 0.8 • Expressão para a energia potencial do sistema 0.8 • Aplicação da equação de Lagrange para obter a equação de movimento

A questão da transferência ocorre de maneira diferente para os trabalhadores que reivindicam melhores condições de trabalho ou que fazem parte do movimento sindical, pois

Portanto, este trabalho visa desenvolver um processo de padronização de condições para fermentação líquida de Trichoderma, adequando a temperatura e o fotoperíodo

A partir da análise das Figuras 5.20, 5.21, 5.22 e 5.23 pode-se afirmar que a variação do início da altura de queda do bloco não alterou os resultados da energia cinética e alturas