• Nenhum resultado encontrado

PRINCIPAIS DIREITOS DO PACIENTE ONCOLÓGICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRINCIPAIS DIREITOS DO PACIENTE ONCOLÓGICO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

PRINCIPAIS DIREITOS DO

PACIENTE ONCOLÓGICO

(2)

AUXÍLIO-DOENÇA ...05

APRESENTAÇÃO ...03

BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA BPC/LOAS...08

SAQUE DO PIS /PASEP...11

FGTS - FUNDO DE GARANTIA POR TEMPO DE SERVIÇO...14

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ...16

ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA NA APOSENTADORIA...18

ISENÇÃO DE IPI /ICMS / IPVA...21

QUITAÇÃO DO FINANCIAMENTO DA CASA PROPRIA ...23

CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA...26

PRIORIDADE EM ANDAMENTO JUDICIAL...28

PASSE LIVRE MUNICIPAL ...30

PASSE LIVRE INTERESTADUAL...31

PIS

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ONCOLOGIA CLINICA. Cartilha de Direitos do Paciente Oncológico, 2011 Disponível em: http://www.sboc.org.br/downloads/cartilha_cancer_final.pdf

Acesso em 19 de Janeiro de 2017.

INSTITUTO ONCOGUIA. Direitos dos Pacientes.

Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/direitos-dos-pacientes/ Acesso em 19 de Janeiro de 2017.

Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva. Direitos Sociais da Pessoa Com Câncer. Disponível em: http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/orientacoes/site/home/direitos_ sociais_cancer Acesso em 19 de Janeiro de 2017.

(3)

APRESENTAÇÃO

Esta cartilha foi elaborada para esclarecer as principais dúvidas sobre os direitos do paciente com câncer. Nela você entenderá melhor como proceder, que tipo de documentos precisa ter em mãos e quais requisitos legais deve preencher para garantir alguns benefícios.

Que este material possa ajudar você a ter uma luta mais digna contra esse momento temporário de adversidade.

Serviço Social do Hospital São Domingos

A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações

e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. (Art. 196. da Constituição Federal).

APRESENTAÇÃO

(4)

AUXÍLIO-DOENÇA

É um benefício mensal devido ao segurado pela Previdência Social que, por mais de 15 dias, ficar incapacitado temporariamente para o trabalho em virtude de doença ou acidente.

QUEM TEM DIREITO?

O paciente com câncer tem direito ao benefício desde que seja considerado incapacitado temporaria-mente para o trabalho, contribua com a Previdência Social, possua diagnóstico de câncer e esteja sendo submetido ao tratamento.

(5)

BENEFICIO DE PRESTAÇÃO

CONTINUADA BPC/LOAS

PARA OS EMPREGADOS COM CARTEIRA DE

TRABALHO ASSINADA OS DOCUMENTOS

EXIGIDOS SÃO:

ONDE SOLICITAR?

• Carteira de Trabalho original ou documentos que comprovem a contribuição à Previdência Social. • Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP);

• Relatório médico original com as seguintes informações: diagnóstico da doença, histórico clínico do paciente, CID (Classificação Internacional de Doenças), eventuais seqüelas provocadas pela doença, justificativa da incapacidade temporária para o trabalho. O relatório deve conter data, assinatura, carimbo e CRM do médico.

• Exames que comprovem a existência da doença. • Procuração, se for o caso.

Agência da Previdência Social. Preencher requerimento próprio, apresentar a documentação exigida e agendar realização de perícia médica.

Via Internet no site da Previdência Social ou pelo telefone gratuito 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h as 22h.

(6)

BENEFICIO DE PRESTAÇÃO

CONTINUADA BPC/LOAS

De acordo com a Loas, é o benefício que garante um salário mínimo mensal ao idoso com 65 anos ou mais, que não exerça atividade remunerada, e a pessoa com deficiência incapacitado para o trabalho e para uma vida independente cujas famílias tenham renda total de até ¼ do salário mínimo.

O paciente de câncer tem direito ao benefício desde que se enquadre nos critérios de idade, de renda ou na hipótese de ter impedimentos de longo prazo (mínimo de 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que impliquem no seu estado de saúde e na sua capacidade para o trabalho.

QUEM TEM DIREITO?

O INSS. Agendamento na agência por telefone (135) ou pela Internet.

ONDE SOLICITAR?

• Formulário de requerimento de Benefício Assistencial;

• Declaração sobre a Composição do Grupo e da Renda Familiar do Idoso e da Pessoa Portadora de Deficiência;

• Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP) ou número de inscrição do Contribuinte Individual/Doméstico/Facultativo/Trabalhador Rural, se possuir;

• RG ou Carteira de Trabalho; • CPF;

• Certidão de Nascimento ou Casamento;

• Certidão de Óbito do(a) esposo(a) falecido(a), se o beneficiário for viúvo(a).�Comprovante de rendimen-tos dos membros do grupo familiar;

• Tutela, no caso de menores de 21 anos, para filhos de pais falecidos ou desaparecidos.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

(7)

SAQUE DO PIS /PASEP

PIS

SAQUE DO PIS /PASEP

Pacientes com diagnóstico de câncer e seus dependentes têm direito à retirada destes benefícios. Obs: Só possuem saldos em contas individuais do Fundo PIS/Pasep aqueles trabalhadores que tenham contribuído para o PIS ou para o PASEP até 4 de outubro de 1988 e não tenham efetuado o resgate total de seus saldos.

QUEM TEM DIREITO?

• Carteira de Identidade; • Carteira de Trabalho;

• Cartão PIS/Pasep ou comprovante de inscrição no PIS/Pasep; • Cópia de resultados e laudos de exames;

• Comprovante de dependência se for o caso;

(8)

FGTS - FUNDO DE GARANTIA

POR TEMPO DE SERVIÇO

ONDE SOLICITAR?

•Atestado médico com validade de 30 (trinta) dias contendo as seguintes informações:

- Diagnóstico expresso da doença;

- Estágio clínico atual da doença/paciente; - CID– Classificação Internacional de Doenças;

- Data, nome e CRM do médico com a devida assinatura;

PIS:

Em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

(9)

FGTS - FUNDO DE GARANTIA

POR TEMPO DE SERVIÇO

O trabalhador cadastrado no FGTS que tiver neoplasia maligna (câncer) na fase sintomática da doença ou que tenha dependente com câncer poderá fazer o saque do FGTS.

QUEM TEM DIREITO?

1. Carteira de trabalho (original e fotocópia); 2. Comprovante de Inscrição no PIS/PASEP;

3. Original e cópia do Laudo Histopatológico ou outro exame que comprove a doença; 4. Atestado médico (validade 30 dias).

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Junto a Caixa Econômica Federal

ONDE SOLICITAR?

(10)

Paciente segurado do INSS. O que dá direito a tal aposentadoria não é a moléstia grave em si, mas sua consequência incapacitante para aquele determinado paciente.

QUEM TEM DIREITO?

• CPF;

• Carteira de Trabalho ou documentos que comprovem sua contribuição ao INSS; • Exame médico (anatomopatológico) que descreva a doença;

• Relatório médico contendo a evolução da doença, seu atual estado clínico (com CID) e sequelas do tratamento (debilidades, restrições, etc).

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA

AGENDAMENTO DA PERÍCIA:

Nas agências da Previdência Social (INSS)

ONDE SOLICITAR?

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

NA APOSENTADORIA

(11)

ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

NA APOSENTADORIA.

Pacientes com câncer estão isentos do imposto de renda relativo aos rendimentos de aposentadoria, reforma e pensão desde que aposentados, com diagnóstico e que estejam em tratamento.

QUEM TEM DIREITO?

• Requerimento de isenção de Imposto de renda. (disponível na Internet);

• Laudo pericial emitido por serviço médico oficial da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios (de preferência vinculado à própria fonte pagadora – ex.: INSS), com as seguintes infor-mações: 

- Diagnóstico expresso da doença;

- Estágio clínico atual da doença/paciente;

- Se possível, data inicial da manifestação da doença; - CID – Classificação Internacional de Doenças;

- Data, nome e CRM do médico com a devida assinatura; - Exames que comprovem a existência da doença.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

O paciente deve procurar o órgão responsável pelo pagamento da sua aposentadoria, pensão ou reforma (INSS, União, Estado ou Município) e requerer a isenção do Imposto de Renda que incide sobre esses rendimentos.

ONDE SOLICITAR?

A isenção do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física não dispensa o contribuinte de apresentar a  Declaração do IRPF caso ele se enquadre em uma das condições de obrigatoriedade de entrega da declaração.

(12)

IPI

(Imposto sobre produtos industrializados) – É requerido junto a Receita Federal. Obs: Modelo de requerimento disponível na internet.

IPVA

(Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores). É um tributo estadual, pago anualmente. Assim, cada Estado da Federação tem sua Lei própria regulando este imposto. É requerido junto a receita estadual. Obs: Modelo de requerimento disponível na internet.

ICMS

(Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). É um imposto estadual que concede isenção por ato do Secretário da Fazenda dos estado.

Obs: Modelo de requerimento disponível na internet.

A lei que beneficia o portador de deficiência estende-se ao paciente com câncer quando, em razão da doença e/ou tratamento, o paciente adquire um déficit de suas funções habituais que o impede de dirigir veículos comuns, sem adaptações.

(13)

Pacientes com invalidez total e permanente (ocasionada pela doença) que estejam inaptos para o trabalho e tenham sido acometidos pela doença após a assinatura do contrato da compra do imóvel.

QUEM TEM DIREITO?

Antes de adotar qualquer providência, é importante verificar se existe cláusula no contrato de financia-mento prevendo a possibilidade de quitação do saldo devedor nos casos de morte ou invalidez perma-nente.

OBSERVAÇÃO 1

Cada instituição financiadora tem seu procedimento e relação de documentos específica para análise do caso pela seguradora. Informe-se no local onde contratou o financiamento sobre como dar entrada no pedido de quitação do saldo devedor.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS / ONDE SOLICITAR?

QUITAÇÃO DO FINANCIAMENTO DA CASA PRÓPRIA

O paciente deve procurar o órgão responsável pelo pagamento da sua aposentadoria, pensão ou reforma (INSS, União, Estado ou Município) e requerer a isenção do Imposto de Renda que incide sobre esses rendimentos.

(14)

CIRURGIA DE

RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

A quitação do financiamento é proporcional à participação da pessoa que falecer ou for declarada inválida, no contrato de financiamento. Assim, se ela é responsável com 100% de sua renda pelo financiamento, o saldo devedor será integralmente quitado. Por outro lado, se concorrer com 50% de sua renda, a quitação será proporcional aos mesmos 50%.

OBSERVAÇÃO 2

A comprovação da condição de invalidez pode ser feita por meio de laudos, exames complementares e perícia médica. No caso de o contratante se aposentar por invalidez, a própria carta de concessão da aposentadoria serve como prova para efeito de quitação do financiamento.

(15)

PELO SUS:

Exija o agendamento da cirurgia de reconstrução mamária no local do tratamento. Caso não esteja em tratamento, dirija-se a uma Unidade Básica de Saúde e solicite seu encaminhamento para uma unidade especializada em cirurgia de reconstrução mamária.

PELO PLANO DE SAÚDE:

Converse com o médico responsável pela cirurgia de retirada da mama, que poderá auxiliá-la no contato com o cirurgião-plástico. Caso já tenha feito a cirurgia de retirada da mama, procure um cirurgião-plástico pertencente à sua rede credenciada.

ONDE SOLICITAR?

CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA

Todo paciente com câncer de mama que teve a mama retirada total ou parcialmente em decorrência do tratamento tem o direito de realizar cirurgia plástica reparadora.

PRIORIDADE EM

(16)

QUEM TEM DIREITO?

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS / ONDE SOLICITAR?

PRIORIDADE EM ANDAMENTO JUDICIAL

Têm direito à prioridade na tramitação de processos, as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos ou que sejam acometidas por doença grave como neoplasia maligna (câncer). Também é garantido direito ao atendimento preferencial pela Defensoria Pública em relação aos serviços de assistência judiciária gratuita.

O pedido de prioridade na tramitação de processos judiciais deve ser feito pelo advogado habilitado no processo, fazendo prova da enfermidade (exames e relatório médico) e/ou da idade do interessado (se for o caso de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos).

No caso de processos e procedimentos administrativos ou processos judiciais que tramitam nos Juiza-dos Especiais (sem assistência de advogado), o próprio interessado pode requerer a prioridade, apre-sentando um documento de identidade ou prova da enfermidade.

• PASSE LIVRE MUNICIPAL

• PASSE LIVRE INTERESTADUAL

(17)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

ONDE SOLICITAR?

Pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual. Pacientes oncológicos usuários do transporte coletivo que estejam sendo submetidos a tratamento quimioterápico e radioterápico.

Terminal da Praia Grande – setor de benefícios. •Encaminhamento do serviço social;

•Relatório medico (Atestado em formulário especifico da SMTT); •Original e copia dos seguintes documentos: RG / CPF;

•Comprovante de residência;

•Laudos de exames (laboratórios/Imagens).

PASSE LIVRE MUNICIPAL

QUEM TEM DIREITO?

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva ou visual comprovadamente carentes.

ONDE SOLICITAR?

Enviar os documentos por carta, para o Ministério dos Transportes no seguinte endereço: Caixa Postal 9600, Brasília (DF), CEP 70001-970.

• Basta preencher os formulários Requerimento de Passe Livre e Atestado de Equipe Multiprofissional do SUS ;

• Cópia simples de um documento de identificação pessoal (Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão de Reservista, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor);

Referências

Documentos relacionados

Dentre os efeitos das condições de corte na formação das rebarbas destacam o modelo geométrico da ferramenta/peça, o nível de desgaste e geometria da ferramenta

A Constituição da República Federativa do Brasil, de 24 de janeiro de 1967, trazia em seu artigo 178 diversos direitos sociais aos ex-combatentes da Força Expedicionária

4º A direção do serviço de saúde deve constituir o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e nomear a sua composição, conferindo aos membros autoridade, responsabilidade

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Aposentado ou pensionista: Extrato de pagamento da aposentadoria e/ou pensão emitido através do site do INSS 4 e/ou comprovante da aposentadoria e/ou pensão das fontes

- Artigo CF/88 - Constituição Federal de 1988 CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas ou Cadastro de Pessoas Físicas COFINS - Contribuição para Financiamento da Seguridade

 Avaliação funcional da mobilidade, nomeadamente, capacidade residual em deambular de forma independente na comunidade associada ao nível de amputação..  Avaliar o

Embora os militares das Forças Armadas possam contar com hospitais mantidos pelas Organizações Militares, para a prestação de serviços médico hospitalar,