• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO/CAPES (PNPD/CAPES)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO/CAPES (PNPD/CAPES)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO

PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO/CAPES (PNPD/CAPES)

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS) torna público o processo de seleção de candidato para atuar no Programa de Pós-Doutorado/CAPES (PNPD/CAPES). O

estágio pós-doutoral no Programa será realizado nos termos aqui estabelecidos, em conformidade com as Pró-Reitorias de Pesquisa e de Pós-Graduação da UFRGS e de acordo com a Portaria CAPES 086, de 03/07/2013, que rege o PNPD e integra este processo. Íntegra da Portaria em:

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Reg ulamento_PNPD.pdf.

1. DA BOLSA

A seleção visa ao preenchimento de 01 (uma) cota de Bolsa PNPD/CAPES concedida ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, de acordo com o regulamento do Programa PNPD previsto no anexo I da Portaria CAPES 086 de 03 de julho de 2013. A bolsa consiste no pagamento, pela CAPES, de mensalidades no valor de R$ 4.100,00 diretamente ao bolsista.

2. REQUISITOS DO CANDIDATO:

a) Ser brasileiro ou possuir visto temporário ou permanente no país; b) Estar em dia com as obrigações eleitorais;

c) Possuir currículo que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto;

d) Dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades do projeto; e) Não ter vínculo empregatício ou estatutário;

f) Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

g) Possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação; h) Ter seu currículo atualizado e disponível na Plataforma Lattes (conforme Anexo I da Portaria CAPES nº. 086 de 03 de julho de 2013);

i) Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura pela CAPES.

3. REQUISITOS DO SUPERVISOR:

I - Ser docente do núcleo permanente do PPG Desenvolvimento Rural;

II - Não ser supervisor de bolsista de estágio pós-doutoral de outra cota em andamento.

(2)

4. ATRIBUIÇÕES DOS BOLSISTAS SELECIONADOS.

I - Elaborar relatório de atividades anual a ser submetido à avaliação da comissão coordenadora do Programa de Pós-Graduação, cujo resultado determinará a continuidade da concessão da bolsa ou a sua interrupção;

II - Encaminhar relatório final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa;

III - Durante sua permanência no Programa, o pós-doutorando bolsista PNPD deverá participar da vida acadêmica do PPG em Desenvolvimento Rural da UFRGS em atividades como seminários, bancas de doutorado, dissertação e qualificação, palestras, ministrar disciplinas na pós-graduação em conjunto com o professor responsável pela mesma, participar da orientação de alunos de pós-graduação, obedecendo a regulamentação da UFRGS para credenciamento junto à CAMPG; IV - Engajar-se nas atividades do projeto de pesquisa e/ou de extensão ao qual seu plano de trabalho está vinculado. É extremamente desejável que o bolsista selecionado, por meio de seu projeto de pesquisa, fortaleça e amplie a linha de pesquisa à qual estiver associado, demonstrando independência científica e possibilitando maior interação com grupos de pesquisa locais, nacionais e internacionais;

V - Propiciar, por meio de seu projeto de pesquisa (e extensão), o desenvolvimento e a implantação de novas abordagens às linhas de pesquisa do PPG em Desenvolvimento Rural;

VI - Publicar os resultados obtidos como bolsista PNPD em pelo menos um artigo em revista classificada obrigatoriamente no estrato mínimo B2 Qualis da CAPES (área Interdisciplinar);

VII - Participar regularmente de eventos científicos no país e/ou no exterior;

VIII - Toda a produção intelectual do pós-doutorando, durante sua permanência no Programa, deverá fazer referência à sua filiação ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS;

5. CONTRAPARTIDA

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS conta com infraestrutura adequada para o desenvolvimento de projetos de pesquisa (e extensão) associados às suas linhas de pesquisa. O bolsista selecionado terá total acesso a toda a infraestrutura do programa.

6. DURAÇÃO DA BOLSA

O período máximo de duração da bolsa concedida pelo PGDR, por meio deste Edital, será de 24 (vinte e quatro) meses. O bolsista poderá se candidatar à seleção do próximo edital até completar o tempo máximo estipulado pela CAPES de 60 (sessenta) meses.

O bolsista poderá ser substituído no âmbito do Programa de Pós-Graduação, a qualquer tempo, em casos de desempenho insuficiente de suas atribuições, desistência, abandono, interrupção ou finalização da vigência da bolsa ou projeto. O resultado do Edital terá validade por dois anos.

(3)

7. INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser realizadas por meio eletrônico até o dia 26 de fevereiro de 2018 enviando mensagem para pgdrint@ufrgs.br. A mensagem deve incluir os seguintes itens:

a) Link para o Currículo Lattes ou, para pesquisadores estrangeiros, o anexo III da Portaria CAPES 086 de 03/07/2013 devidamente preenchido;

b) Cópia anexada do Diploma de Doutorado obtido ou revalidado em programa de pós-graduação credenciado pela CAPES ou Ata da Defesa (tamanho inferior a 1,5 M) e respectivo Histórico Escolar;

c) Pré-projeto de pesquisa com, no máximo, 20 (vinte) páginas, onde deverão ser expostos: o tema; breve problematização e objetivos da pesquisa; a justificativa e motivação para a sua realização; as bases iniciais quanto ao referencial teórico-metodológico; bibliografia referencial e plano de trabalho, incluindo atividades de docência, orientação, pesquisa e/ou extensão.

d) Carta de Motivação com, no máximo, 02 (duas) páginas, expressando a motivação para a realização do pós-doutoramento no PGDR.

e) Concordância formal prévia do provável supervisor com a proposta de projeto, através de carta assinada e dirigida ao PPG em Desenvolvimento Rural.

f) Cópia da carteira de identidade com CPF para brasileiros; e cópia do documento nacional de identificação (RNE) ou passaporte para estrangeiros.

Observação: arquivos anexados nos formatos .doc, .jpg ou .pdf. Não serão aceitos arquivos compactados (zipados).

8. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo para a bolsa de pós-doutorado será realizado em duas etapas: I - Análise de Currículo (modelo Lattes), Pré-projeto de pesquisa e Carta de Motivação; II - Defesa do Pré-projeto de pesquisa, Plano de trabalho e produção intelectual. I - Primeira etapa: Análise de Currículo, Pré-projeto de pesquisa e Carta de Motivação. (eliminatória e classificatória)

a) Análise de Currículo (Peso 25%)

Critérios de avaliação: experiências prévias em atividades ligadas aos temas relacionados ao desenvolvimento rural, atividades de iniciação científica, participação em projetos de pesquisa e/ou extensão, produção científica, participação em eventos científicos, notas obtidas nas disciplinas cursadas;

b) Análise do Pré-projeto de pesquisa (Peso 25%)

Critérios de avaliação: enquadramento do pré-projeto de pesquisa nas linhas de pesquisa do PGDR, pertinência da problematização e dos objetivos, adequação das bases teórico-metodológicas, adequação e pertinência do plano de trabalho à proposta.

c) Análise da Carta de Motivação (Peso 10%)

Critérios de avaliação: interesse, motivação e contribuição para o Programa na realização do pós-doutoramento.

(4)

Os membros da comissão de seleção avaliarão os documentos e atribuirão a cada candidato um grau para o CV e histórico escolar, outro para o pré-projeto de pesquisa, e por fim, outro para a Carta de Motivação conforme a escala abaixo:

Fortemente Recomendado = 5 pontos Recomendado = 4 pontos

Recomendado com Poucas Restrições = 3 pontos Recomendado com Muitas Restrições= 2 pontos Não Recomendado = 1 ponto

Os candidatos que não obtiverem a nota média dos avaliadores nesta etapa, ponderada pelos pesos respectivos de cada item, igual ou superior a 02 (dois) pontos, serão eliminados.

Serão chamados para participarem da segunda etapa, no máximo, os dez primeiros colocados na primeira etapa.

II - Segunda etapa: Defesa do pré-projeto de pesquisa e da produção intelectual (Peso 40%) (classificatória)

O pré-projeto de pesquisa, incluindo o plano de trabalho, será apresentado, oralmente, pelo candidato, frente à Comissão de Seleção, junto com a defesa da produção intelectual. O candidato terá 20 minutos para sua apresentação, seguido de 10 minutos de arguição pela Comissão de Seleção.

Esta etapa será realizada no período que consta no calendário (item 10 deste edital), de acordo com agendamento a ser realizado junto à Secretaria. As apresentações das candidaturas e defesas de pré-projeto e da produção intelectual serão realizadas presencialmente na sede do PGDR/UFRGS.

Critérios de avaliação: trajetória acadêmica e/ou profissional, aspectos relacionados à qualidade acadêmica do pré-projeto, adequação e pertinência do plano de trabalho à proposta; aderência do pré-projeto às linhas de pesquisa do Programa.

Os membros da comissão de seleção atribuirão aos candidatos os seguintes graus: Fortemente Recomendado = 5 pontos

Recomendado = 4 pontos

Recomendado com Poucas Restrições = 3 pontos Recomendado com Muitas Restrições= 2 pontos Não Recomendado = 1 ponto

A média das avaliações de cada candidato será utilizada, em conjunto com as médias das avaliações da primeira etapa, e de acordo com as ponderações respectivas a cada item, para definir a classificação final.

9. COMISSÃO DE SELEÇÃO

Será formada por 03 (três) membros indicados pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS. Caso um candidato à bolsa escolha um membro designado para a Comissão de Seleção deste Edital como

(5)

possível supervisor, a Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural indicará outro docente em substituição.

10. CRONOGRAMA

Evento Data

Lançamento do edital 16/02/2018 Abertura das inscrições 22/02/2018 Encerramento das inscrições 26/02/2018 Divulgação dos resultados da 1a etapa 06/03/2018

Prazo para recursos 06/03/2018 a 07/03/2018 Realização das apresentações das

candidaturas e defesas de pré-projeto e da produção intelectual

09/03/2018

Divulgação dos resultados 12/03/2018

Prazo para recursos 12/03/2018 a 13/03/2018 Homologação dos resultados 14/03/2018

11. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

O resultado da seleção será divulgado na página do PPG em Desenvolvimento Rural da UFGRS, http://www.ufrgs.br/pgdr, no dia 12 de março de 2018 a partir das 17h00min.

12. CASOS OMISSOS

Os casos omissos serão deliberados pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, contato por meio do e-mail

pgdrint@ufrgs.br

Referências

Documentos relacionados

Se tivesse havido segregação de materiais no momento de sua demolição, e se esta demolição fosse seletiva (formalizando uma ação de desconstrução), tal volume

O presente trabalho procura trazer reflexões sobre as possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação do

Dessa forma, é importante ressaltar que a Engelink: (i) não tem responsabilidade ou ingerência sobre quaisquer informações e anúncios veiculados na Plataforma; (ii) não

Nos termos do artigo 23.º, n.º 6, a Comissão pode propor ao Conselho que suspenda uma parte ou a totalidade dos pagamentos destinados aos programas ou prioridades em causa, se

Dentre os 18 adenomas, o RNA mensageiro do receptor D2 não foi encontrado em dois; em seis houve expressão apenas da isoforma longa e em dois apenas da curta; e em

A forte pressão de prazos ou sobrecarga de trabalho foram o factor de risco mental mais frequentemente referido pelas mulheres (45% do total), seguindo-se o

3. 3º “i” e 4º “a”, “b” e “h”) supostamente cometido por policial militar, em serviço, contra civil, deve ser julgado e processado pela Justiça Comum, ainda

Entendendo a importância da formação profissional estar em consonância com o que prevê as Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social, a análise dos impactos