• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA E FORMAÇÃO ESTUDANTIL GRADUAÇÃO EDITAL 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA E FORMAÇÃO ESTUDANTIL GRADUAÇÃO EDITAL 2015"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE APOIO À PERMANÊNCIA E FORMAÇÃO ESTUDANTIL GRADUAÇÃO

EDITAL – 2015

Dispõe sobre a operacionalização do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da Universidade de São Paulo para o ano de 2015.

O Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil - PAPFE -, administrado pela Superintendência de Assistência Social – SAS -, integra a política de permanência implantada na Universidade, com ações uniformes em todos os campi da USP, voltadas para alunos de graduação com dificuldades socioeconômicas para se manter na Universidade.

FINALIDADE E OBJETIVOS

O Programa tem como objetivo promover condições para que o estudante mantenha e amplie suas atividades na academia visando a concluir o curso ao qual está vinculado, reduzindo a evasão e contribuindo para a formação acadêmica integral. Por meio do Programa, são oferecidos apoios de caráter social pela Reitoria e bolsas por Pró-Reitorias e Unidades de Ensino, para os quais os alunos interessados são classificados socioeconomicamente pelos Serviços Sociais de todos os

campi, utilizando critérios universais pré-estabelecidos pela Comissão de

Avaliação de Critérios de Concessão de Bolsas. Integram a referida Comissão Assistentes Sociais representantes de todos os campi e um representante da Vice-Reitoria Executiva de Administração.

(2)

PÚBLICO ALVO E CRITÉRIOS DE DISTRIBUIÇÃO

Os apoios e bolsas que compõem o PAPFE/Graduação destinam-se a alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação. Os Apoio-Moradia (vaga e auxílio financeiro), Transporte, Alimentação e Bolsa-Livros destinam-se exclusivamente aos alunos que não possuem título de Bacharelado ou Licenciatura em qualquer instituição de ensino do Brasil ou do Exterior. Para alunos matriculados no Curso de Ensino a Distância, as concessões poderão ser da seguinte forma: apoio-alimentação em número de refeições proporcionais aos dias de aulas presenciais, de acordo com a grade acadêmica; apoio-transporte em 01 parcela para atendimento de 12 meses e bolsa-livros integral, de acordo com a classificação socioeconômica.

O número disponível de apoios e bolsas será estabelecido pelos Órgãos/Unidades de Ensino que os oferecerem e o critério para classificação dos alunos será socioeconômico.

DURAÇÃO DOS APOIOS E BOLSAS

O Apoio-moradia financeiro, a Bolsa-livros, o apoio-transporte e o apoio-alimentação terão a duração máxima de até 12 (doze) meses, estando sujeitos a reavaliação socioeconômica durante o período de suas vigências, porém, a bolsa-livros e o auxílio-transporte serão pagos apenas nos meses letivos. Poderão ser suspensos a qualquer momento pelas seguintes situações: melhoria na situação socioeconômica apresentada por ocasião da concessão; abandono temporário ou definitivo no curso; trancamento de matrícula ou transferência de campus; suspensão de atividades escolares; comprovação de falsificação de documentos ou omissão de dados socioeconômicos e conclusão do curso antes do término da bolsa ou apoio. Alunos intercambistas regularmente matriculados

(3)

transporte, alimentação ou Bolsa-Livros, desde que inscritos no PAPFE no período estabelecido e classificados socioeconomicamente.

REQUISITOS E INSCRIÇÕES

Os interessados nos apoios moradia-financeiro, transporte, alimentação e bolsa-livros deverão ser regularmente matriculados exclusivamente em cursos de primeira graduação. As inscrições deverão ser feitas de forma eletrônica, por meio do sistema Jupiterweb, dentro dos prazos previamente estabelecidos e amplamente divulgados, realizando todos os procedimentos necessários, inclusive entrega de documentos solicitados e, desse modo, obtendo a pontuação socioeconômica de classificação. Tais documentos consistem basicamente em comprovantes de renda e despesas mensais familiares, declarações de imposto de renda, comprovantes de escolaridade do aluno (ensino fundamental e médio), comprovantes de condições habitacionais e de propriedades de bens móveis e imóveis da família, além de outros documentos que poderão ser solicitados por ocasião da análise nos Serviços Sociais.

Não serão aceitas inscrições fora dos referidos prazos, exceto de alunos comprovadamente ingressantes nas 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª chamadas da FUVEST.

APOIOS-EMERGENCIAIS

Poderão ser disponibilizados Apoios Emergenciais Provisórios Moradia (vaga em Alojamento Coletivo Provisório ou auxílio-financeiro) e Transporte exclusivamente para os ingressantes em 2015 (calouros) inscritos no PAPFE, nas seguintes condições: procedentes da escola pública, residentes em locais acima de 80 km de distância do campus, e com renda per capita de até 01 salário mínimo, para todos os campi, de acordo com avaliação socioeconômica, disponibilidade orçamentária e de

(4)

vagas nos Alojamento. O prazo de vigência do apoio emergencial será até a divulgação do resultado do processo de avaliação do PAPFE.

DA CLASSIFICAÇÃO SOCIOECONÔMICA

O processo de classificação socioeconômica será realizado pelos Serviços Sociais dos campi, utilizando critérios pré-estabelecidos pela Comissão de Avaliação de Critérios de Concessão de Bolsas e aprovados pela Comissão Gestora do PAPFE da Universidade de São Paulo. A utilização desses critérios resulta na classificação do Perfil de Necessidade dos alunos, sendo considerado Perfil 1 (P-1) o aluno com grande necessidade de apoio para assegurar condições de permanência na Universidade; Perfil 2 (P-2) o aluno com necessidade média de subsistência e Perfil 3 (P-3) o aluno com pequeno grau de necessidade de subsistência.

Nos campi onde não há moradia universitária, o acúmulo do Apoio moradia-financeiro com o apoio-transporte poderá ser analisado, excepcionalmente, após autorização da Comissão de Gestão do PAPFE.

DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

O resultado final será publicado via sistema Jupiterweb, ao qual os alunos têm acesso com senhas pessoais e/ou homepage dos campi/SAS, até o dia 30.04.15.

DOS RECURSOS

Terão direito a apresentar recurso alunos classificados no Programa, não contemplados, no prazo máximo de 10 (dez) dias corridos após a data de divulgação do resultado final. Os recursos serão analisados previamente pelos Serviços Sociais dos campi e encaminhados para apreciação dos órgãos competentes da USP.

(5)

IMPLEMENTAÇÃO DAS BOLSAS

As bolsas terão início em 01 de maio de 2015.

CRONOGRAMA

Atividade Período

Inscrições on-line via sistema Jupiterweb para:

reavaliação de apoio moradia-vaga para

moradores; apoio moradia para novos alunos; apoio alimentação; apoio transporte, Bolsa-livros, Bolsa AEP (apenas para alunos da Escola Politécnica), Bolsa AFINAL (apenas para alunos da Faculdade de Medicina).

09.02 até 27.02.15 às 20h00.

Entrega de documentos socioeconômicos e entrevista nos Serviços Sociais dos campi.

10.02 até 30.03.15.

Divulgação do resultado final - PREVISÃO até 30.04.15.

Prazo para entrega de recursos. até 12.05.15.

Finalização do processo. 29.05.15.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Casos omissos neste Edital serão analisados em 1ª instância pela Superintendência de Assistência Social e em 2ª instância pela Comissão de Gestão do PAPFE.

Referências

Documentos relacionados

O predomínio na sub-bacia de uso com pastagens degradadas, fases de relevo principalmente fortemente onduladas e onduladas, e manejo incorreto do solo, são as

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

Pesos da Tabela (I).. Pesos da

O desenvolvimento das diferentes atividades/iniciativas que dão corpo a este projeto prevê a realização, em parceria, de um conjunto significativo das atividades previstas e

In Brazil, Seira is the most speciose genus of Collembola, with 25 described species (A BRANTES et al.. Specimens of

tertius occurrence and age structure (measured as the percentage of nymphs) were simi- lar in nests sampled in either the Cerrado or Caatinga ecoregions.. Infestation

A partir dos resultados obtidos neste trabalho, é possível verificar esforços por parte das indústrias em buscar alternativas de produção para reduzir o teor de AGT