• Nenhum resultado encontrado

Cabildo Biocêntrico: Observando o neoliberalismo internalizado Realizado em 30 de Novembro de 2019 em Santiago do Chile Sistematização dos Resultados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cabildo Biocêntrico: Observando o neoliberalismo internalizado Realizado em 30 de Novembro de 2019 em Santiago do Chile Sistematização dos Resultados"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

Cabildo Biocêntrico: Observando o neoliberalismo internalizado pela Corporación Biodanza Para Tod@s é distribuído sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0

International.

É permitido sua cópia e distribuição por qualquer meio sempre que você mantenha o reconhecimento de seus autores e não fazer uso comercial da obra. Se você alterar, transformar ou cria sobre este trabalho,

(3)

Cabildo Biocêntrico: Observando o neoliberalismo internalizado Realizado em 30 de Novembro de 2019 em Santiago do Chile

Sistematização dos Resultados

Em 30 de novembro de 2019, convidamos facilitadores e didáctas da Biodanza para refletir coletivamente em torno da prática da Biodanza em face da desigualdade social, convidando o diálogo de o ético e o metodológico, de maneira biocêntrica, sobre nosso papel na sociedade e diante de mudanças que precisam ser resolvidos.

Nossa motivação

Essa instância surgiu de nossas próprias preocupações sobre a contingência causada pela crise social que explodiu em 18 de outubro e a consequente reflexão e trabalho originados em diferentes áreas da sociedade chilena. Para um exercício quase anedótico em que colocamos um mapa de Santiago do Chile coloridas de acordo com o nível socioeconômico, a distribuição dos grupos regulares de Biodanza de onde viemos registrando-se desde 2017 em conjunto com o site Biodanza Hoy, conseguimos visualizar graficamente –não apesar da superficialidade do exercício– o acesso desigual à Biodanza na cidade, de acordo com o poder de compra de seus habitantes, o que nos motivou a nos perguntar e perguntar como estávamos nos relacionando com aqueles que praticamos essa disciplina com a cultura neoliberal.

Neoliberalismo e Biodanza

É importante visualizar que as políticas neoliberais em nosso país datam de quatro décadas, portanto, somos o primeiro país do mundo em que esse novo modelo econômico começou a ser testado. Entendemos a partir daí que a crise pela qual estamos passando está diretamente relacionada a esses modificações

(4)

político-econômico, já que o neoliberalismo visto de uma perspectiva ampla não é apenas mais uma fase do capitalismo (aquela relacionada a uma mudança de concepção do papel do Estado na regulamentação do capital para dar lugar a um papel de liderança no "mercado"), mas também tem uma dimensão simbólica e cultural. Isso significa, entre outras coisas, que todos nós, de alguma maneira internalizamos vários aspectos do neoliberalismo, independentemente de nossas ocupações profissionais.

Tudo isso que fazemos sem buscar uma interpretação particular ou menos ortodoxa da Biodanza, mas modificações que, pelo contrário, permanecem sempre o que o próprio Rolando Toro propôs ao se referir ao relação dessa disciplina com o mundo e o presente em que temos que viver. É assim que, no Código de Biodanza: Originado nos Mecanismos de Ação (Toro, 1991) a Biodanza se expressa como um sistema de mudança social centrada na comunidade e não no cliente-indivíduo, enquanto todos os conflitos pessoais derivam de situações histórico-sociais. Nessa perspectiva, o que importa é a transmutação de valores, em vez de libertação individual do que nos impede de viver plenamente1. Como consequencia de

desenvolvimento de nossa inteligência afetiva, surge um imperativo ético para substituir valores anti-vida por valores a favor da vida. Portanto, a Biodanza rejeita a guerra, a discriminação social, econômica ou racial, violação dos direitos humanos, exploração capitalista e violência institucionalizada, propondo uma política de transgressão de valores anti-vida, institucionalizados ou não, colocando especial ênfase na proteção dos setores mais vulneráveis.2

Reconhecer em nós mesmos, portanto, quanto da cultura neoliberal em que vivemos somos assumindo como certas verdades, foi a base do nosso convite para refletir "biocêntricamente", em vez para fazer isso "criticamente". E isso foi basicamente devido à convicção de que não poderíamos nos colocar em um tipo de status moral direcionado para aqueles que estavam "fazendo errado", mas para começar fazendo o exercício de reflexão pessoal e depois levá-lo ao coletivo, sempre a partir de um espaço de integração afetivo. E junto com isso, não reivindicar representar ou interpretar alguém, mas apenas dê e dê nos uma voz a esses preocupações que sentimos há muito tempo que é necessário prestar atenção ao nosso trabalho.

Desenvolvimento do Cabildo

Este documento é o resultado da sistematização desta chamada, na qual temos a colaboração do site Biodanza Hoy para sua divulgação e com o Museu de Educação Gabriela Mistral, que eles nos deram suas dependências gratuitamente. O que apresentamos abaixo é, portanto, o resultado do que foi experimentado, discutido e refletido durante esse dia e é ao mesmo tempo a base de nossos trabalhos futuros como Corporação Biodanza Para Tod@s.

Objetivos do Cabildo:

● Gerar uma reflexão biocêntrica coletiva sobre os relacionamentos que ocorrem na Biodanza interna e externamente no atual contexto chileno.

● Reconhecer os aspectos do neoliberalismo que aparecem inconscientemente na prática da Biodanza.

● Quais foram ou podem ser os cursos de ação para aprofundar uma prática biocêntrica da Biodanza.

1Rolando Toro Araneda. Código de Biodança (Originado nos Mecanismos de Ação). No Volumen I da Teoria

da Biodança: Coletânea de textos. ALAB, 1991. Disponível em Biodanza Hoy, la Biblioteca Virtual de

Biodanza en Español http://www.biodanzahoy.cl/index.php/2017/04/05/teoria-da-biodanca-coletanea-de-textos/.

(5)

Para isso, recorremos à metodologia reflexivo-dialógica-vivencial desenvolvida no contexto da educação biocêntrica (Ruth Cavalcante, Cezar Wagner e outros), com base nos postulados de Edgar Morin, Paulo Freire e Rolando Toro, respectivamente.

Assim, estruturamos um trabalho que consistia em quatro momentos: o primeiro de uma roda de integração vivencial; a segunda de uma vivência em pares que consistia em um passeio silencioso pelo lugar seguido por uma instância de conversa em que refletimos com essa mesma pessoa ao redor como internalizamos a cultura neoliberal, em pequenas coisas, em nossas práticas cotidianas; ele terceiro em um trabalho de grupo em que respondemos a duas perguntas:

1. Quais aspectos do neoliberalismo estão presentes na prática da Biodanza?

(6)

Por fim, uma sessão plenária onde apresentamos os resultados do trabalho de cada grupo, fechando com uma roda de comemoração para esta reunião.

(7)

Sistematização e análise

Para sistematizar as informações resultantes do processo de vivência, diálogo e reflexão, usamos uma ferramenta de organização de dados chamada protocolo de afinidade, que permitiu agrupar aspectos do neoliberalismo em Biodanza, reconhecidos pelos participantes e associando-os a um conceito integrador (título) da categoria definida pela equipe da Biodanza para Tod@s.

Alguns aspectos mencionados foram difíceis de classificar nas categorias mencionadas, estes são: ego, violência, desconfiança, desqualificação e pouca integração à macro.

Com esse agrupamento realizado, decidimos colocar os conceitos resultantes em uma perspectiva sistêmica organizando-os em um modelo de iceberg. Este modelo desenvolvido por Peter Senge em seu livro A quinta disciplina (1990), é uma metáfora que busca perceber que o que vemos nos sistemas são apenas eventos (sintomas dos problemas), mas estes –como em um iceberg–- têm mais de 90% de suas causas debaixo agua, e se nos aprofundarmos no problema, poderemos observar padrões comuns, estruturas de sistemas e modelos mentais dos quais derivam esses eventos/sintomas.

Modelo Iceberg (Baseado em Peter Senge, 1990)

Baixa Colaboração Dificuldade em gerar

comunidade

Competição

Falta de transferência

Falta de redes de apoio

Falta de Coerência Ética Falta de ética

Falta de coerência

Falta de amor

Crença de que existe união no amor

Patriarcado Sexismo

Linguagem binária

Não há respeito pela diversidade

Lucro Aluno é entendido como

cliente Privatização Clientelismo Monopólio Distribuição desigual de poder Hegemonia Elite Hierarquia Ortodoxia Neol ib er al ismo exp re sso em Bi od an ça

Conceito de integração de cada categoria

Dinheiro prevalece sobre outras formas de troca

IBF é entendida como empresa Escolas orientadas a ganhar dinheiro Classismo Exclusão Burguesia Metáfora:

 Apenas uma pequena parte dos problemas é visível, então tendemos a pensar que estes são mais os pequenos.

 Como um iceberg, mais de 90% de sua massa está debaixo d'água. Ou seja, muitas vezes não vemos o que realmente está acontecendo.

(8)

Através deste modelo, organizamos os aspectos presentes do neoliberalismo em Biodanza, agrupando-os:

Finalmente, sistematizar as ações que os participantes propuseram alcançar uma prática devidamente biocêntrica, a ferramenta de protocolo de afinidade foi usada novamente.

Todas as idéias/conceitos propostos pelos participantes estão organizadas de acordo com o grupo de aspectos do neoliberalismo exposto, presentes na Biodanza.

Baixa Colaboração Sistematizar experiências Destacar inovadores Formar redes de colaboração Formar células de trabalho Falta de Coerência Ética Direito ao bem-estar Coerência afetiva Estrutura ética Comitê de ética Patriarcado Despatriarcalizar Lucro Distribuição desigual de poder Promover equidade Desobediência Fim da marca de Biodanza

ões

p

rop

os

tas

Aspecto associado Fim da marca de Biodanza Preço consciente Informação Direito ao bem-estar Mobilizar bases Direito ao bem-estar Informação Gerar alianças Realizar conselhos e discussões Fim da marca de Biodanza

(9)

Conclusões

Um exercício quase casual nos permitiu visualizar o nível de desigualdade (que já vimos) na distribuição dos grupos Biodanza na Região Metropolitana de Santiago. Essa imagem nos levou a pergunte-nos, de nossos papéis como facilitadoras e facilitadores, como percebemos esse neoliberalismo a Biodanza permeou, e foi isso que nos motivou a chamar o Cabildo que realizamos.

O grupo de participantes compartilhou suas experiências pessoais como facilitadores e refletiu sobre eles em busca do reconhecimento dos elementos que nos permitiriam responder a essa pergunta. Isto é importante mencionar que todos os presentes realizam seu trabalho em ação social.

No exemplo, pudemos ver como vários aspectos do neoliberalismo que se espalharam na prática de Biodanza: competição, individualismo e distribuição desigual de poder, eles se correlacionam com os modelos mentais nos quais estamos inseridos. O neoliberalismo se expande como uma razão que atravessa todas as esferas da existência humana, que molda as relações sociais, que "faz o mundo", o que cria novas subjetividades presididas por uma lógica da concorrência. Então, no modelo do iceberg, pudemos observar como uma série de estruturas e padrões de ação são acionados que resultam, entre outros, na atual distribuição de grupos de Biodanza na Região Metropolitan com o qual começamos nossas perguntas. O reconhecimento dessa "infiltração" do neoliberalismo na prática da Biodanza que alcançamos reconhecer, não tem culpados e não define, ainda está lá. Nossa intenção não é para outra parte é definir quem é "responsável" por essas situações, mas conscientizá-las e contribuir para superá-los. Isso porque o poder neoliberal não é apenas um poder repressivo, mas é um poder criador da subjetividade, um poder sedutor no qual a razão geral da competição que preside a economia é introjetada em cada indivíduo e nas relações sociais. Reconhecimento desta situação nos impulsiona como organização a fortalecer nosso trabalho em ação social colaborativa com outras organizações e facilitadores, e nos leva a gerar regularmente espaços para olhar a partir de uma crítica biocêntrica nossa prática. Estamos ao mesmo tempo conscientes de que ambos os nossos pontos de partida como reflexões futuras ainda são suscetíveis de maior elaboração e enriquecimento de outras perspectivas.

Como corporação, apreciamos a honestidade e a profundidade com que os participantes –maioria mulheres– abertas a compartilhar suas vivências e reflexões, bem como suas idéias para construir um prática de Biodanza que pode ser baseada em um modelo de pensamento renovado. Essas idéias de melhoria se concentraram em ações de colaboração entre os facilitadores da Biodanza, o que como um grupo acreditamos ser um ponto de partida viável para iniciar um trabalho árduo, que exige e nos convida a um esforço coletivo.

Equipe Corporación Biodanza Para Tod@s Cristián Soto Carvajal

Ximena País Muñoz Malén Cayupí País

Teresa Valdovinos Navarro Francis Durán Mellado

Corporación Biodanza Para Tod@s Registro Nº 259864

San Miguel, Santiago de Chile

(10)

Referências

Documentos relacionados

4.5 Conclusões: Este trabalho mostrou um modelo criado para representar uma linha de transmissão monofásica através de uma cascata de circuitos π, cujos parâmetros longitudinais

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Em síntese, os humanistas contemporâneos prestam uma grande colaboração à elucidação da justa moral com ressonâncias em nossos dias ao considerar que sem esta

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

O objetivo principal deste estudo de caso era verificar o grau de valorização da medicina popular de plantas entre o próprio povo, tendo por base uma comunidade com diferentes