• Nenhum resultado encontrado

Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea

EDITAL Nº 01 – PROCESSO SELETIVO 2019

MESTRADO e DOUTORADO

(Publicado em 22 de agosto/2018) 1.ABERTURA

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), comunica a abertura de inscrições para o preenchimento de vagas para os Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO), para o ano letivo de 2019. O Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea foi aprovado pelo Consepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFMT em 29 de março de 2007, através da Resolução nº 018/2007 e recomendado pelo CTC (Conselho Técnico Científico) da CAPES/MEC em 24 de julho de 2007.

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO, LINHAS DE PESQUISA E VAGAS 2.1. Área de concentração

ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DE CULTURA 2.2. Linhas de pesquisa

1. POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS 2. EPISTEMES CONTEMPORÂNEAS

3. COMUNICAÇÃO E MEDIAÇÕES CULTURAIS 2.3.Vagas:

O Programa disponibilizará um total geral de 31 (trinta e uma) vagas, sendo 17 (dezessete) vagas para Mestrado Acadêmico (deste total, 03 vagas são para atender a indução de Ações Afirmativas na Pós-graduação no Brasil) e 14 (catorze) vagas para Doutorado.

2.3.1 Da reserva de vagas:

I. Das 17 (dezessete) vagas para Mestrado definido neste edital, 03 (três) vagas de Mestrado serão reservadas para candidatos/as autodeclarados/as nas seguintes categorias: pessoas transgênero/travestis, mulheres e homens transexuais: 01 (uma) vaga; indígenas: 01 (uma) vaga, e negros(as)/remanescentes de quilombolas: 01 (uma) vaga, conforme decisão de Colegiado de Curso do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea em reunião realizada no dia 28 de maio de 2018.

Parágrafo único - Em caso de inexistência, insuficiência ou não-aprovação no processo seletivo de

número de candidatas/os autodeclaradas/os previstos no caput deste Artigo, as vagas poderão ser redistribuídas para a ampla concorrência, havendo candidatos aprovados em todas as fases e havendo capacidade de orientação por parte do corpo docente.

(2)

2

II. As etapas do processo seletivo serão as mesmas para todas/os as/os candidatas/os.

III. Em caso de desistência da/o candidata/o autodeclarada/o, a vaga será preenchida por outra/o candidata/o a que se aplica a reserva de vagas, seguindo a ordem de classificação, de acordo com o previsto no Parágrafo Único do Item 2.3.1.

IV. As/os candidatas/os inscritas/os para a reserva de vagas deverão assinar uma autodeclaração junto ao requerimento de inscrição no processo seletivo.

V. As/os candidatas/os em sistema de reserva de vagas concorrem entre si nas vagas destinadas a cada uma das três populações contempladas (transgênero/travestis e homens e mulheres transexuais; indígenas; e negros(as)/remanescentes de quilombolas), e apenas para a vaga na qual se candidataram. Parágrafo único - O PPGECCO reserva-se o direito de não preencher todas as vagas ofertadas neste edital.

I. As/os candidatas/os travestis e transexuais poderão indicar seu nome social no campo previsto na inscrição do processo seletivo. Os/as candidatos/as indígenas poderão indicar seu nome indígena no campo previsto na inscrição do processo seletivo.

II. Os casos envolvendo dolo na autodeclaração e comprovação da identidade das/os candidatas/os inscritas/os para a reserva de vagas serão encaminhados para análise do Colegiado de Curso do PPGECCO.

3. INSCRIÇÕES:

As inscrições deverão ser feitas presencialmente na Secretaria do PPGECCO – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, sala 38, no 2º piso da Faculdade de Comunicação e Artes, UFMT – campus Cuiabá, no período de 24 de setembro (segunda-feira) a 11 de outubro (quinta-feira) de 2018, das 14 horas às 17 horas, exceto feriados, sábados e domingos. As inscrições poderão ser efetuadas também pelos Correios, desde que o candidato remeta, via SEDEX, até o dia 28 de setembro de 2018 (sexta-feira) (item 3.3)

3.1. Documentação exigida

Os documentos deverão ser entregues encadernados, na ordem sequencial deste item 3.1 e com o Formulário de Checagem de Documentos do Processo Seletivo (Anexo II), que ser assinado pelo candidato, cabendo ao mesmo a responsabilidade de verificar se todos os documentos exigidos constam do material encadernado, que será entregue em envelope fechado e lacrado na Secretaria do PPPGECCO-UFMT:

I. Requerimento de inscrição; formulário em anexo (Anexo I).

II. Projeto de pesquisa a ser desenvolvido numa das três Linhas de Pesquisa do Curso redigido de acordo com orientações do item 3.5 deste edital;

III. Cópia simples de comprovante de proficiência em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) para brasileiros (uma proficiência para Mestrado e duas proficiências para Doutorado);

(3)

3

IV. Cópia simples de comprovante de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros; V. Currículo Lattes atualizado;

VI. Cópia simples do histórico escolar do curso de graduação (para candidatos ao Mestrado), ou do Mestrado (para candidatos ao Doutorado);

VII. Cópia simples do diploma do curso de graduação (para candidatos ao Mestrado) reconhecido pelo MEC, ou declaração de colação de grau. A declaração de conclusão do curso de graduação de órgão competente será admitida desde que este informe a data de colação de grau do candidato, a qual não poderá ser posterior ao do início do período previsto para matrícula no Programa. Títulos de graduação obtidos no exterior deverão estar revalidados de acordo com a legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996);

VIII. Cópia simples do diploma de mestrado (para candidatos ao Doutorado). O diploma precisa ser devidamente registrado e ter sido obtido em curso oficialmente reconhecido pelo MEC. Na falta do diploma, deverá ser entregue declaração de conclusão, acompanhada da ata de defesa da dissertação, emitidas por curso oficialmente reconhecido. Os candidatos que apresentarem diplomas emitidos por universidades estrangeiras deverão anexar os respectivos reconhecimentos, conforme legislação vigente.

IX. Cópia simples impressa e integral da dissertação de mestrado encadernada (para candidatos ao Doutorado).

X. Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento, do RG, CPF, Título de Eleitor (com comprovante de votação na última eleição) e quitação com o serviço militar;

XI. Comprovação de pagamento da taxa de inscrição mediante apresentação de boleto original pago, impresso através do site da Uniselva (http://www.fundacaouniselva.org.br), da Taxa de Inscrição de R$ 190,30 (cento e noventa reais e trinta centavos) em favor da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação UNISELVA), na Caixa Econômica Federal, Agência 0686, Conta Corrente nº408–7; Operação 003;

XII. No caso do candidato que concorre à vaga destinada a indígenas, este deve incluir no processo autodeclaração de identidade indígena, com menção ao grupo indígena específico a que está identificado. Documentos adicionais que o candidato considere pertinentes por informar sua conexão com a comunidade indígena autodeclarada podem ser anexados, tais como carteira da FUNAI, cartas da comunidade e/ou de alguma organização indígena. Observe-se que o documento atestando autodeclaração, e apenas este documento, é indispensável para cumprimento deste quesito.

a) As/os candidatas/os inscritas/os para a reserva de vagas deverão assinar uma autodeclaração junto ao requerimento de inscrição no processo seletivo.

b) As/os candidatas/os travestis e transexuais poderão indicar seu nome social no campo previsto na inscrição do processo seletivo. Os/as candidatos/as indígenas poderão indicar seu nome indígena no campo previsto na inscrição do processo seletivo.

c) Os casos envolvendo dolo na autodeclaração e comprovação da identidade das/os candidatas/os inscritas/os para a reserva de vagas serão encaminhados para análise do colegiado de curso do ECCO.

(4)

4

XIII. O requisito de proficiência em língua estrangeira para ingresso não é aplicado ao candidato indígena, ficando este responsável por, em sendo aprovado no exame seletivo e matriculado, apresentar o referido resultado antes do exame de qualificação.

XIV. Uma foto 3x4 recente (obrigatório) no formulário de inscrição;

3.1.1. O candidato brasileiro que tenha graduação no exterior deverá apresentar documentação acadêmica com tradução juramentada e diploma revalidado por IES nacional. Títulos no exterior deverão estar revalidados de acordo com a legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996);

3.1.2. O candidato estrangeiro que deseja participar do processo seletivo deverá apresentar Registro Nacional de Estrangeiros válido (RNE), visto vigente e passaporte. Títulos de graduação obtidos no exterior deverão estar revalidados de acordo com a legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996).

3.1.3. Ratifica-se que o candidato (ao mestrado) em fase de conclusão de curso de graduação deverá apresentar documento de colação de grau conferido, antes do período de matrícula, caso seja aprovado no processo seletivo, condicionada à apresentação do diploma de conclusão do curso de graduação ou documento equivalente até o último dia para a efetivação da matrícula.

3.1.4. A Secretaria do Programa de Pós-graduação não fornecerá aos candidatos envelopes, impressão e/ou cópia de documentos para entrega da inscrição.

3.1.5. A Secretaria do Programa de Pós-graduação não prestará qualquer informação sobre preenchimento do Curriculum Vitae, modelo Lattes. Seu preenchimento é de inteira responsabilidade do candidato.

3.1.6. Candidatos portadores de necessidades especiais, que dependam de atendimento especial deverão protocolar, no ato da inscrição, solicitação formal junto à Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea, explicitando a natureza da necessidade especial e o tipo de atendimento necessário em cada fase do processo seletivo.

3.1.7. As inscrições estarão sujeitas a indeferimento, pelos seguintes motivos: falta de qualquer documento exigido para a inscrição, inscrição fora do prazo e não-atendimento de qualquer item do presente edital.

3.1.8. Não será aceita complementação posterior da documentação exigida para a inscrição no Processo Seletivo, tanto para as efetuadas pessoalmente, quanto para as encaminhadas via postal.

3.1.9. A Secretaria não se responsabiliza, nem realiza conferência prévia de documentação, sendo esta de total responsabilidade do candidato.

3.2. Solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição:

3.2.1. Os servidores efetivos do quadro técnico-administrativo ou docente da Universidade Federal de Mato Grosso estão isentos da taxa de inscrição, desde que acrescentem à documentação exigida para a inscrição, cópia de documento comprobatório de vínculo institucional.

(5)

5

3.2.2. De acordo com o Decreto n. 6.593, de 2 de outubro de 2008, fará jus à isenção total de pagamento da taxa de inscrição o candidato que, cumulativamente: a) comprovar inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social (NIS) do candidato, constante na base do CadÚnico existente no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); e b) for membro de “família de baixa renda”, nos termos do Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007. O requerimento de isenção deverá ser apresentado por meio de processo protocolado pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI) na página oficial da UFMT (http://www.ufmt.br/ufmt/un/sei), instruído com cópias simples da documentação comprobatória e enviado pelo SEI à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO/UFMT), no período de

24 (segunda-feira) a28 de setembro de 2018 (sexta-feira).

3.2.3. Os processos d e s o l i c i t a ç ã o d e i n s e n ç ã o d e t a x a s serão analisados e terão parecer emitido pelo Programa de Pós-Graduação até dia 03de outubro de 2018 (quarta-feira).

3.2.4. O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for indeferida deverá fazer o pagamento da taxa conforme orientações presentes em 3.1. item XI, deste Edital.

3.3. INSCRIÇÃO POR CORRESPONDÊNCIA: Os candidatos poderão solicitar inscrição mediante procuração e/ou via SEDEX. O candidato inscrito por correspondência poderá entrar em contato, via e-mail (eccosuporte@ufmt.br), para confirmar o recebimento da inscrição. A documentação deverá ser postada nos Correios até o dia 28 de setembro de 2018(sexta-feira), para o endereço abaixo:

Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT Faculdade de Comunicação e Artes

PPGECCO - Processo Seletivo 2019

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, sala 38, 2º piso FCA Boa Esperança

Cuiabá-MT CEP 78060-900

3.4. Comprovação de Proficiência em Língua Estrangeira para Brasileiros (Inglês, Francês ou Espanhol) ou Língua Portuguesa para Estrangeiros

A) Serão aceitos somente certificados, expedidos no máximo há dois anos (para Mestrado), oriundos das seguintes instituições:

a) Certificado fornecido pelo Instituto de Linguagens/Departamento de Letras da UFMT; b) Certificado fornecido por outra universidade pública brasileira;

c) Certificado fornecido por: Cambridge, IELTS, TOEFL, DELE, CELF, DALF, TCF, TEF, todos em nível avançado.

B) A Comprovação de Proficiência em Língua Estrangeira poderá ser entregue até o ato de matrícula, no caso de aprovação. A não-entrega neste prazo implicará na desclassificação do candidato. 3.5. Orientações sobre o projeto de pesquisa

O Projeto deverá ser apresentado em versão impressa contendo entre 12 e 15 páginas – incluindo Referências Bibliográficas, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1.5, formato A4, margem esquerda e superior de 3 cm e demais margens de 2 cm, deve ser redigido a partir das seguintes orientações:

(6)

6

 Capa (indicar autor, título, linha de pesquisa, local/data);  Resumo (apresentar objetivos, método e resultados esperados);

 Introdução (situar o tema, problema e indagação de pesquisa em diálogo com a literatura científica e, se pertinente, também, artística);

 Justificativa (discorrer sobre a relevância científica, social e, se pertinente, artística em diálogo com a bibliografia básica sobre o tema);

 Objetivos (indicar o objetivo geral e, em seguida, os objetivos específicos);

 Metodologia (indicar as discussões teórico-metodológicas que conduzirão ao Resultado desejado, definir o universo da pesquisa, os procedimentos técnicos e a Forma de análise do resultado);  Cronograma de atividades: com defesa programada para, no máximo, o último dia útil de fevereiro de 2021 (Mestrado) e o último dia útil de fevereiro de 2023 (Doutorado);

 Referências bibliográficas.

3.6. Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas Data: 16 de outubro de 2018 (terça-feira)

Horário: a partir das 14 horas

Locais: Página da UFMT (http://www.ufmt.br), mural do PPGECCO no segundo piso do Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT, campus de Cuiabá-MT.

Prazo reservado para recursos referentes ao resultado das inscrições Data: 17 de outubro de 2018 (quarta-feira)

Resultados de recursos – homologação das inscrições: 18 de outubro de 2018 (quinta-feira)

4. SELEÇÃO

O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção, composta por professores membros do Colegiado do Programa, e constará de três etapas para o Mestrado, e duas para o Doutorado, a saber: I. Primeira etapa (apenas para Mestrado): Prova escrita de conhecimentos específicos com base na bibliografia sugerida, devendo também ser avaliado nesta prova o desempenho linguístico do candidato. II. Segunda etapa: Avaliação do Projeto de Pesquisa

III. Terceira etapa: Arguição.

Caberá recurso em relação a todas as fases do processo de seleção no prazo de até 24 Horas a contar da data de publicação do resultado. A solicitação deverá ser dirigida à Coordenação do Programa de Pós-graduação, por meio de processo instruído e protocolado junto ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na página oficial da UFMT (http://www.ufmt.br/ufmt/un/sei), e enviado pelo SEI à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO/UFMT) da UFMT. O pedido deverá ser justificado, e indicar com precisão o ponto sobre o qual versa a reclamação. O recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame de forma clara e objetiva, podendo juntar os documentos que julgar conveniente.

Será concedida vista acompanhada (membros da Comissão de Seleção e/ou do Colegiado de Programa) ao candidato que requerê-la para fundamentar o recurso, devendo o Programa disponibilizar os critérios utilizados na correção.

O critério de desempate levará em consideração a pontuação da produção científica, de acordo com os seguintes critérios:

(7)

7

a) O primeiro critério de desempate considerará o candidato com maior idade; b) Artigo em periódico científico qualificado (3,0 pontos);

c) Capítulo de livro organizado por doutor e publicado por editora com comitê científico (2,0 pontos); d) Trabalho completo em anais de evento de entidades científicas nacionais: (1,5 ponto);

e) Resumo em anais de evento científico (0,5 ponto);

f) Apresentação de trabalho completo em evento científico: (0,5 ponto). 4.1.Primeira Etapa − Prova escrita (somente para candidatos ao Mestrado)

Prova escrita de conhecimentos específicos com base na bibliografia sugerida, devendo também ser avaliado nesta prova o desempenho linguístico do candidato.

Data: 22 de outubro de 2018 (segunda-feira)

Horário: 14 horas às 18 horas - As portas das salas de realização da prova serão fechadas pontualmente às 14 horas, não sendo permitida a entrada de candidatos

Após este horário. Não será possível acesso à sala por acompanhantes, assim como o uso de aparelhos eletrônicos (aparelho celular, etc.).

Local: sala 37 (segundo piso) do Faculdade de Comunicação e Artes – UFMT, campus de Cuiabá. Critérios para correção da prova:

a) Resposta pertinente ao tema da questão (ou seja, o candidato respondeu ao que foi perguntado). b) O candidato desenvolveu bem sua resposta, apresentando conhecimento de médio a bom ou ótimo sobre o assunto abordado.

c) O candidato lançou mão de argumentos consistentes, através de diferentes estratégias argumentativas, por exemplo, fazendo alusões a teóricos e/ou teorias relativas ao tema da questão. d) O candidato apresentou redação própria, com o mínimo de problemas relativos à norma padrão e à textualidade, como bom uso dos procedimentos coesivos e coerência no desenvolvimento das ideias expostas.

e) O candidato apresentou originalidade, trazendo contribuições teóricas e/ou aplicadas às questões respondidas.

f) O candidato demonstra certa independência intelectual e o mínimo de atitude de pesquisador iniciante.

Serão considerados aprovados e aptos a serem avaliados na etapa seguinte (Projeto de Pesquisa) apenas os candidatos que obtiverem nesta etapa, no mínimo, a nota 7,0 (sete). O resultado será publicado em ordem de classificação com as notas dos candidatos.

Bibliografia:

CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. 3ª.ed. São Paulo: Edusp, 2000.

GUATTARI, Félix. Caosmose: Um novo paradigma estético. Trad. Ana Lucia Oliveira e Lucia Claudia Leão. São Paulo, editora 34, 1992.

LIPOVESTSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo: Resposta a uma sociedade desorientada. Trad. Maria Lucia Machado. São Paulo: Cia. das Letras, 2011.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Trad. Ronald Polito e Sérgio Alcides. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

(8)

8

4.2. Resultado da Primeira Etapa (Prova Escrita)

O resultado da prova escrita será publicado em ordem de classificação com as notas dos candidatos no dia 05 de novembro de 2018 (segunda-feira) na página da UFMT (http://www.ufmt.br) e no mural do PPGECCO no segundo piso do Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT, campus de Cuiabá-MT. Prazo reservado para recursos referentes ao resultado da Primeira Etapa

Data: 06 de novembro de 2018 (terça-feira)

Resultados de recursos – 07 de novembro de 2018 (quarta-feira)

4.3.Segunda Etapa: Projeto de Pesquisa. De 08 de novembro (quinta-feira) a 14 de novembro (quarta-feira) de 2018.

Nesta etapa serão avaliados os projetos de pesquisa dos candidatos aprovados na primeira etapa, conforme os seguintes critérios: a exequibilidade; o diálogo com as linhas de pesquisa do programa e aproximação com tema de pesquisa de orientadores do ECCO; a relevância do projeto; clareza e organização interna. Os candidatos não participam presencialmente na avaliação.

4.4. Resultado da Segunda Etapa (Projeto de Pesquisa)

O resultado da segunda etapa (Avaliação do Projeto) será divulgado no dia 21 de novembro de 2018 (quarta-feira) na página da UFMT (http://www.ufmt.br) e no mural do PPGECCO no segundo piso do Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT, campus de Cuiabá-MT. O resultado será publicado em ordem de classificação com as notas dos candidatos.

Prazo reservado para recursos referentes ao resultado da Segunda Etapa Data: 22 de novembro de 2018 (quinta-feira)

Resultados de recursos – 23 de novembro de 2018 (sexta-feira)

4.5. Terceira Etapa – Arguição (cronograma)

A arguição, realizada por bancas designadas pelo Colegiado e composta por 3 (três) docentes, versará sobre a trajetória acadêmica do candidato e o projeto de pesquisa. A nota será obtida com base na arguição sobre o projeto de pesquisa apresentado. O cronograma das arguições com horários reservados a cada candidato será informado na página eletrônica do programa – www.ufmt.br/ecco - no dia 23 de novembro de 2018 (sexta-feira)

Dias: 27 (terça-feira), 28 (quarta-feira) e 29 (quinta-feira) de novembro de 2018 (Arguição Mestrado).

28 (quarta-feira), 29 (quinta-feira) e 30 (sexta-feira) de novembro de 2018 (Arguição Doutorado). Horário: de 8 horas às 12 horas e a partir das 14 horas.

Local: sala 37 (segundo piso) do Faculdade de Comunicação e Artes – UFMT, campus de Cuiabá-MT. Serão considerados aprovados nesta etapa apenas os candidatos que obtiverem, no mínimo, a nota 7,0 (sete). A simples aprovação nesta etapa não significa, ainda, admissão no Programa, uma vez que esta dependerá da classificação final obtida pela média aritmética simples das respectivas etapas (para o Mestrado e Doutorado) e do preenchimento do número de vagas. O resultado será divulgado na página

(9)

9

oficial da UFMT (http://www.ufmt.br) e no mural do PPGECCO - por ordem de classificação com as notas dos candidatos no dia 05 de dezembro de 2018 (quarta-feira).

Prazo reservado para recursos referentes ao resultado da Terceira Etapa Data: 06 de dezembro de 2018 (quinta-feira)

Resultados de recursos – 07 de dezembro de 2018 (sexta-feira)

4.6. Resultado Final

A nota final e a classificação no exame seletivo serão obtidas pela média aritmética simples das notas de cada uma das etapas, para os respectivos cursos. Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem, no mínimo, a nota final 7,0 (sete). Dentre os aprovados, respeitando-se a ordem decrescente da nota final obtida, serão classificados candidatos em número correspondente ao número de vagas ofertadas.

4.7.Divulgação dos resultados finais

A divulgação da lista dos Aprovados ocorrerá: Data: 11 de dezembro de 2018 (terça-feira)

Local: Página da UFMT (http://www.ufmt.br) e no mural do ECCO no segundo piso do Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT, campus de Cuiabá.

5.MATRÍCULA

Os candidatos Aprovados deverão efetivar sua matrícula pessoalmente ou mediante procuração. As cópias dos documentos dos candidatos aprovados entregues no ato da inscrição serão utilizadas para a efetivação da matrícula.

Período: de 04 (segunda-feira) a 22 (sexta-feira) de fevereiro de 2019.

Horário: das 14 horas às 18 horas

Local: Sala 38, segundo piso, Secretaria do PPGECCO na Faculdade de Comunicação e Artes – UFMT,

campus de Cuiabá.

Início do semestre letivo 2018/1: 11 de março de 2019 (segunda-feira)

6.DISPOSIÇÕES GERAIS

a) Não serão aceitos quaisquer documentos enviados via FAX;

b) Os candidatos não selecionados poderão retirar seus documentos entregues no ato da inscrição, na Sala 38, segundo piso, Secretaria do PPGECCO no Faculdade de Comunicação e Artes – UFMT,

campus de Cuiabá-MT, no período de 11 de março a 1 2 d e a b r i l d e 2 0 1 9 após o que os

documentos serão eliminados;

c) O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea é também disciplinado pela Resolução Consepe nº 5, de 28 de janeiro de 2008, pelo regimento específico e por decisões emanadas do Colegiado do Curso;

d) O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea não garante a oferta de bolsas aos aprovados, uma vez que estas dependem das agências de fomento. A distribuição das bolsas

(10)

10

que venham a ser ofertadas será realizada pela Comissão de Bolsas, em conformidade com a legislação específica.

e) Para a inscrição serão aceitas cópias simples de inteira responsabilidade do candidato sobre a veracidade das informações; porém será obrigatória a apresentação de todos os documentos originais no momento da matrícula, caso aprovado, sendo esta etapa passível de eliminação.

f) Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea.

g) O número de vagas ofertado pode ser não inteiramente preenchido, a critério do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea.

Edital aprovado em Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação – PPGECCO em 17 de julho de 2018.

Cuiabá, 22 de agosto de 2018.

Yuji Gushiken

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea

(11)

11

SELETIVO ECCO-UFMT 2019: CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ETAPA DO PROCESSO DATA HORÁRIO

Solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição

24/09/2018 a 28/09/2018

Das 14h00 às 17h00 Resultado da solicitação de isenção de pagamento da

taxa de inscrição

03/10/2018 A partir das 14h00

Inscrições presenciais 24/9/2018 a

11/10/2018

Das 14h00 às 17h00

Inscrições por SEDEX Postagem até

28/09/2018

Divulgação das inscrições deferidas 16/10 A partir das 14h00

Prazo reservado para recurso referente ao resultado das inscrições indeferidas

17/10 Das 14h00 às 17h00

Publicação do resultado dos recursos – Homologação de Inscrições

18/10 A partir das 14h00

Primeira Etapa: Prova escrita 22/10/2018 Das 14h00 às 18h00

Resultado da Primeira Etapa 05/11/2018 A partir das 14h00

Prazo reservado para recurso referente ao resultado da Primeira Etapa

06/11 Das 14h00 às 17h00 Divulgação do resultado dos recursos – Primeira

Etapa

07/11 A partir das 14h00 Segunda Etapa: Análise do Projeto de Pesquisa,

Currículo, Histórico Escolar e Arguição

08/11/2018 a 14/11/2018

Resultado da Segunda Etapa 21/11/2018 A partir das 14h00

Prazo reservado para recurso referente ao resultado da Segunda Etapa

22/11 Das 14h00 às 17h00 Divulgação do resultado dos recursos – Segunda

Etapa

23/11 A partir das 14h00 Divulgação dos horários das arguições 23/11 A partir das 14h00 Terceira Etapa: Arguição Mestrado (Local: Sala37) 27, 28 e

29/11/2018

Das 08h30 às 11h00 e a partir das 14h00 Terceira Etapa: Arguição Doutorado (Local: Sala37) 28, 29 e

30/11/2018

Das 08h30 às 11h00 e a partir das 14h00

Resultado da Terceira Etapa 05/12 A partir das 14h00

Prazo reservado para recurso referente ao resultado da Terceira Etapa

(12)

12

Divulgação do resultado dos recursos – Terceira Etapa

07/12 A partir das 14h00

Divulgação do Resultado Final 11/12 A partir das 14h00

Matrículas 04 a 22/02/2019 Das 14h00 às 17h00

Referências

Documentos relacionados

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Resposta: para traçar os efeitos de curto prazo e longo prazo de uma redução na demanda agregada real por moeda na taxa de câmbio, taxa de juros e nível de preços, é necessário

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

As métricas por trás do Tomatometer, os seus diversos critérios de cálculo, o selo Certified Fresh, o conceito de Top Critic, como também a possibilidade que usuários cadastrados

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

The molecule was mixed with the cationic lipid DOTAP (Figure 1) to form stable vesicles with small sizes due to the two polar heads and the long carbon chain present