• Nenhum resultado encontrado

Durante este período deve visitar, pelo menos uma vez, todas e cada uma das casas da Ordem em todo o mundo. É o que chamamos de Visita de Renovação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Durante este período deve visitar, pelo menos uma vez, todas e cada uma das casas da Ordem em todo o mundo. É o que chamamos de Visita de Renovação."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1. Estrutura de Governo

A ordem está governada por um Prior Geral que tem sua sede em Roma; a casa onde mora se chama Cúria Geral. O Prior Geral atual se chama Fr. Javier Desiderio Guerra Ayala. O tempo de exercer a função do Geral é de seis anos e pode ser re-eleito por outros seis, porem não pode mais. O próximo Capitulo Geral será no mês de outubro de 2010.

É ajudado por seis frades chamados Conselheiros Gerais, que ordinariamente moram com ele. O primeiro conselheiro recebe o nome de Vigário Geral e faz as vezes do Prior Geral quando este está ausente ou morre durante o exercício da função.

Durante este período deve visitar, pelo menos uma vez, todas e cada uma das casas da Ordem em todo o mundo. É o que chamamos de Visita de Renovação.

Para um melhor governo, a Ordem se divide em Províncias. Algo assim como os estados da nação brasileira. Na frente de cada Província tem um Prior Provincial que mora na Cúria Provincial. A nossa se encontra em Madrid, Espanha. O Provincial é eleito por um período de três ou quatro anos, pudendo ser re-eleito por mais três ou quatro anos.

(2)

Ao prior provincial ajudam quatro conselheiros, o primeiro chama-se Vicário Provincial e substitui ao Provincial na sua ausência. Também existe o Secretário Provincial e os secretariados provinciais:

• O Secretariado de Espiritualidade cuida de todo o relacionado com a vida espiritual, comunitária e religiosa;

• O secretariado de Formação de todo o que tem relação com a formação inicial dos candidatos à vida religiosa e formação continua dos que já se consagraram.

• O Secretariado de Apostolado Ministerial cuida de todo o relacionado com os trabalhos apostólicos desenvolvidos nas paróquias e igrejas de culto.

• O Secretariado Ministerial cuida da animação missionária;

• O secretariado Educativo cria uma sintonia nos modelos educativos próprios nossos

• E o secretariado de Pastoral Jovem e promoção Vocacional identifica-se com os movimentos juvenis de nossos ministérios e da animação vocacional em todas as comunidades.

A máxima autoridade da Província é o Capitulo Provincial. Trata-se de uma reunião a nível de província que a modo de Assembléia Geral examina o estado da mesma, projeta ela para os desafios do futuro e nomeia os religiosos para assumir os cargos anteriores.

(3)

Quando a Província é muito extensa, com casas em vários países, divide-se em partes chamadas Vicarias Provinciais a frente das quais se nomeia um Vigário ou Delegado dependentes do Prior Provincial.

2. As províncias

2.1. Província de São Nicolau de Tolentino: é baluarte missionário da Ordem. Contribuiu na restauração da província da Candelária e deu origem à província de Santo Tomás de Vilanova.

2.2. Província de N. Sra. da Candelária: herdeira da recoleção colombiana.

2.3. Província de Santo Tomás de Vilanova: Em 1907 se revive a antiga província do Pilar com algumas casas e ministérios, tanto de Espanha como de outros países pertencentes à

província de são Nicolau. Dois anos depois mudam os limites de ação e toma o título atual de Santo Tomás de Vilanova. Foi erigida no dia 10 de junho de 1909.

2.4. Província de Santo Agostinho. Fundada em 29 de dezembro de 1943 pela divisão da província da Candelária.

2.5. Província de São José: nasce da Província de São Nicolau em 01 de outubro de 1948.

(4)

Santo Tomás de Vilanova tinha no Brasil

2.7. Província de Nossa Senhora da Consolação: Erigida em 12 de julho de 1961 com frades e casas da província da Candelária .

2.8. Província de Santo Ezequiel: Nasceu através do decreto de 28 de novembro de 1998 ao concluir o 52° do Capítulo Geral. Se lhe atribuem casas da província de São Nicolau em Filipinas. 3. A Família OAR 1. 205 comunidades em 19 países. • Argentina 7 • Brasil 28 • Colombia 21

(5)

• Costa Rica 6 • Chile 2 • China 2 • Espana 39 • Estados Unidos 15 • Filipinas 14 • Guatemala 4 • Italia 3 • México 18 • Panamá 8 • Perú 9

(6)

• República Dominicana 4 • Sierra Leona 2 • Taiwan 3 • Venezuela 14

2. 209 paróquias, 53 centros educativos.

3. A Ordem dos Agostinianos Recoletos é missionária desde o seu nascimento. Na atualidade, é a responsável pela evangelização em oito territórios de missão, situada em sete países diferentes. 8 territórios de missão: Lábrea e Marajó (Brasil) – Trinidad (Colômbia) – Shangqui (China) – Bocas del Toro (Panamá) – Chota (Peru) – Kaohsiung (Taiwan) – Kamabai (Serra Leoa).

(7)

4. 19 bispos

5. Instituto de Espiritualidade e Historia Agostiniano Recoleta Instituto de Agostinologia -Editorial Augustinus. 6. Família Agostiniana:

o Contemplativas – Monjas Agostiniana Recoletas: O carisma agostiniano recoleto é compartilhado com os mosteiros das monjas agostinianas recoletas ou Ordem segunda, nascidas na mesma época e com as mesmas aspirações espirituais dos primeiros recoletos. As irmãs, com sua vida contemplativa, põem em relevo esta dimensão fundamental de nosso carisma.

o Missionárias – Agostinianas Recoletas Missionárias: As congregações Augustinian Recollect Sisters, Agostininas Recoletas do Coração de Jesus, Missionárias Agostinianas Recoletas e Agostinianas Recoletas dos Enfermos, conservam sua identidade e missão, formando parte da família agostiniano-recoleta.

o Leigos – Fraternidade Secular Agostiniana Recoleta: Os membros da Fraternidade Secular agostiniano-recoleta, a partir de sua condição de leigos, comprometem-se a viver o Evangelho à luz da experiência e da espiritualidade da Ordem, pertencendo também à família agostiniana recoleta, participando de seu ideal, de suas graças e fecundidade.

(8)

o Jovens – Juventude Agostiniana Recoleta: Os religiosos Agostinianos Recoletos pretendem, nos 19 países onde estão presentes, formar um laicato juvenil cristão, que viva com alegria uma espiritualidade fundamentada no amor e na amizade, e que se sinta unido à família

7. ONGd – Haren Alde: HAREN ALDE nasceu em 1992. É uma organização não

governamental, para o desenvolvimento das pessoas e dos povos necessitados, com o amparo dos Agostinianos Recoletos. Uma ONG católica, cujos projetos têm orientação cristã. Tem levado a cabo mais de 130 projetos de cooperação para o desenvolvimento na China, no Brasil, na Costa Rica, no Equador, nas Filipinas, na Guatemala, no Panamá, no Peru, na República Dominicana, em Serra Leoa e na Venezuela.

8. Fundação OAR: A Fundação OAR é um fundo econômico que tem como finalidade ser vínculo de comunicação religiosa de bens entre os membros da família agostiniana recoleta e, de um modo mais concreto, ajudar a solucionar as necessidades das províncias, dos mosteiros de monjas agostinianas recoletas, das religiosas agostinianas recoletas e das missões que estão sob a responsabilidade à Ordem dos Agostinianos Recoletos. A Fundação OAR rege-se pelos Estatutos aprovados pelo Prior Geral e seu Conselho (19 de março de 1993.

9. Causas de Santos: -13- A Postulação Geral da Ordem trabalha em várias causas de beatificação que estão em processo diocesano ou foram apresentadas à Congregação dos Santos para seu estudo. São as seguintes: Madre Mariana de São José (1568-1638); Madre Izabel da Mãe de Deus (1614-1687); Madre Antonia de Jesus (1612-1695); Madres Dionísia Talangpas (1691-1731) e Cecília Talangpas (1693-1732); Mons. Ignacio Martinez (1902-1942); Pe. Jenaro Fernández (1909-1972); Pe. Mariano Gazpio (1899-1989); DMons. om Alfonso Gallego (1931-1991), Sor Cleusa Carolina Rody Coelho (1933-1985), Madre Esperanza Ayerbe (1890-1967), Simi Cohen -María de los Dolores del Amor de Deus- (1801-1887).

(9)

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

A pesquisa pode ser caracterizada como exploratória e experimental em uma primeira etapa (estudo piloto), na qual foram geradas hipóteses e um conjunto de observáveis, variáveis

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,