• Nenhum resultado encontrado

Concursos Express. Treinamento para Prova Discursiva CESPE TJDFT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concursos Express. Treinamento para Prova Discursiva CESPE TJDFT"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Índice

1. Introdução ... 2

1.1.Preparação específica para a prova dissertativa ... 2

1.2.Nosso Curso ... 2

2.Cronograma ... 4

2.1.Detalhamento do Cronograma ... 4

3.Analisando o Edital ... 6

3.1.Distribuição dos Pontos ... 6

4.Estratégia ... 7

4.1.Primeira Etapa = Maximizar pontuação de conteúdo ... 7

4.2.Segunda Etapa = Minimizar efeito negativo dos erros cometidos ... 7

4.3.Terceira Etapa = Reduzir o número de erros ... 7

(2)

Aula 00 – Treinamento de Discursivas NM – TJDFT 2013 Professores Miguel, Rodrigo e Wander 2

1. Introdução

Olá, futuro Técnico Judiciário do TJDFT.

Aqui estamos, os professores Miguel, Rodrigo e Wander, para ajudar você a arrebentar na prova discursiva desse disputado concurso.

Como você já deve saber, a Aula 00 funciona como uma forma de você conhecer como será o curso: linguagem do professor, proposta e cronograma de trabalho.

Por meio dela você avaliará se esse curso ajudará a melhorar sua nota na prova, ficando mais próximo da classificação dentro do número de vagas.

Além disso, é por meio dessa aula demonstrativa que você fará a análise de custo x benefício do curso, certo?

Vamos lá.

1.1. Preparação específica para a prova dissertativa

Em primeiro lugar, queremos parabenizá-lo.

O simples fato de você estar buscando se preparar para a prova discursiva já indica que você tem um diferencial.

Muitos concorrentes seus estão se dedicando exclusivamente às provas objetivas, tratando a discursiva como 'uma redaçãozinha'.

Lamento dizer, mas eles estão menosprezando a importância da prova dissertativa e isso pode ser muito prejudicial.

Em concursos altamente disputados, dentro os quais se enquadra o do TJDFT, obter uma boa nota na prova discursiva é decisivo para conseguir uma excelente classificação. E para conseguir uma boa nota, você precisa estar bem preparado e conhecer como o CESPE te avaliará.

1.2. Nosso Curso

Para sua preparação, montamos o presente curso.

De antemão, chamamos sua atenção para o fato de este não ser um curso teórico sobre redação.

Trata-se de um verdadeiro treinamento de dissertações, com devolutivas individualizadas para melhorar seu desempenho na prova discursiva.

Caso decida se inscrever, você receberá um total de cinco (5) temas selecionados. Essa seleção leva em consideração o perfil da banca CESPE, portanto, não se assuste se na prova você se deparar com alguma coisa que tivermos tratado durante o curso. Trata-se de um bônus pelo Trata-seu esforço!

(3)

A depender do número de inscritos na primeira semana do curso, disponibilizaremos dois (2) temas na Aula 01. Se fecharmos a turma já na primeira semana, disponibilizaremos três (3) temas na referida aula.

Cada tema será introduzido por um ou mais textos de caráter motivador à dissertação. Perceba que a simples leitura desses textos já consiste em uma preparação para a prova. Eles servem de informação e reflexão sobre temas da atualidade.

(4)

Aula 00 – Treinamento de Discursivas NM – TJDFT 2013 Professores Miguel, Rodrigo e Wander 4

2.Cronograma

O cronograma do curso é o que segue:

Data Atividade Conteúdo

18 de Fevereiro (2ª-feira) Disponibilização da Aula 01 Primeiros temas sugeridos 24 de Fevereiro (domingo) Fim do prazo de envio do 1º texto

para correção 1 texto dissertativo dentre os temas sugeridos na Aula 01 25 de Fevereiro (2ª-feira) Disponibilização da Aula 02 Sugestão de temas restantes Até 1º de Março (6ª-feira) 1ª Devolutiva Texto 1 corrigido e instruções

personalizadas 3 de Março (domingo) Fim do prazo de envio do 2º texto

para correção

1 texto dissertativo dentre os temas sugeridos na Aula 02 Até 8 de Março (6ª-feira) 2ª Devolutiva Texto 2 corrigido e instruções

personalizadas 17 de Março (domingo) Fim do prazo de envio do 3º texto

para correção 1 texto dissertativo dentre os temas da Aula 01 ou 02. 22 de Março (6ª-feira) 3ª Devolutiva Texto 3 corrigido e instruções

personalizadas

23 de Março (sábado) Aula 03 1 solução para cada tema

proposto, de maneira a ser uma leitura de véspera de prova.

2.1. Detalhamento do Cronograma

Vamos explicar esse cronograma...

A prova será dia 24 de Março, portanto, nosso trabalho precisa ser distribuído de agora até lá para surtir os melhores efeitos.

Mesmo sabendo que muitos estudarão durante o feriado de Carnaval, não podemos impor essa regra a todos. Em razão disso, a Aula 01 será disponibilizada na segunda-feira dia 18 de fevereiro.

Você terá até o dia 24 de Fevereiro (domingo) para escolher 1 (um) dos temas propostos, redigir um texto dissertativo e o remeter ao e-mail especificado na Aula 01. Faremos as correções por ordem de chegada dos textos, portanto, enviar seu texto antes significa receber a correção com antecedência.

O ideal é que você envie o texto manuscrito, por isso pedimos que você digitalize sua dissertação. Aqueles que não tiverem acesso a um 'scanner', podem tirar uma foto em alta resolução e enviá-la. Contudo, se não for possível a você digitalizar o texto e nem

(5)

fotografá-lo, aceitaremos textos digitados. Nessa última hipótese, pedimos que desabilite a correção ortográfica de seu editor de textos e ajuste o tamanho da fonte para que o número de linhas digitadas equivalha ao número de linhas escritas.

No dia 25 de Fevereiro (segunda-feira), submeteremos a Aula 02, contendo o restante dos temas a serem trabalhados por você. Uma nova dissertação, considerando os temas dessa Aula 02, deverá ser enviado até dia 3 de Março (domingo), seguindo as instruções anteriores.

Recomendamos enviar seu novo texto após receber a correção do primeiro, o que ocorrerá até o prazo máximo do dia 1º de Março (sexta-feira).

A devolutiva do segundo texto ocorrerá até o prazo máximo do dia 8 de Março (sexta-feira). A partir de então, você terá até o dia 17 de Março (domingo) para enviar seu último texto para correção.

O terceiro texto será corrigido e devolvido até dia 22 (sexta-feira) e no dia 23 (véspera da prova) disponibilizaremos a solução proposta para cada tema. Nos interessa que a solução final fique retida em sua memória de curto prazo para melhor aproveitamento no dia seguinte.

De maneira a cumprirmos os prazos estabelecidos, textos enviados no minuto seguinte ao fim do prazo não serão corrigidos. O autor não receberá a correção do texto enviado fora do prazo, mas receberá normalmente as soluções (Aula 03) e as correções dos demais textos enviados dentro do prazo.

Nosso e-mail estará programado para responder a cada envio recebido, confirmando a chegada de suas mensagens e o horário de recebimento. Caso não recebam essa confirmação, pedimos que encaminhem o e-mail originalmente enviado à coordenação do curso, valendo, ainda, a data e horário de envio do e-mail original.

Bom, agora que ficou claro nosso modelo de trabalho, vamos prosseguir com algumas exposições sobre a prova dissertativa do CESPE e nossa estratégia para vencê-la. Pedimos que você já coloque em prática desde seu primeiro texto o que expusermos a seguir.

(6)

Aula 00 – Treinamento de Discursivas NM – TJDFT 2013 Professores Miguel, Rodrigo e Wander 6

3.Analisando o Edital

A prova consistirá da composição de um texto dissertativo de até 30 (trinta) linhas sobre um tema de conhecimentos básicos, dentro do conteúdo de atualidades (“Tópicos

atuais no Brasil e no mundo, relativos a economia, política, saúde, sociedade, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, educação, energia, ciência e tecnologia.”).

Não se engane, por conhecimentos básicos o CESPE costuma cobrar atualidades que tenham íntima relação com o cargo ao qual vocês estão se aplicando. Esteja atento ao noticiário e leia com atenção os textos que sugerirmos nas Aulas 01 e 02.

Serão corrigidas as dissertações dos 1800 melhores colocados nas provas objetivas, respeitados os empates. Isso quer dizer que se você não tiver se destacado na parte de certo ou errado, sua chance de 'virar a mesa' é a prova dissertativa.

Atenção, a prova dissertativa é eliminatória. Você precisa obter ao menos 50% dos 10 pontos possíveis para evitar uma eliminação do concurso.

Serão aceitas como corretas ambas as ortografias, ou seja, vale redigir seu texto observando o novo acordo ortográfico (vigente desde 1º de janeiro de 2009) ou o antigo regime (cuja validade foi estendida para até o dia 31 de dezembro de 2015).

3.1. Distribuição dos Pontos

Quando for corrigir sua prova, a banca te dará uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), considerando apenas apresentação, estruturas textuais e desenvolvimento do tema. Essa é a nota de conteúdo.

Em seguida serão identificados eventuais erros gramaticais: ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular.

O número de erros que você cometer será dividido pelo número de linhas efetivamente escritas. Daremos o nome de 'índice de incorreção' a essa razão de erros por linhas. Essa denominação é meramente didática e objetiva apenas facilitar seu entendimento, o.k.?

Sua nota final será: Pontuação de Conteúdo – (2 x Índice de Incorreção). Para aqueles que adoram matemática:

Nota P3= ( Notade Conteúdo)− [2∗ ( ErrosLinhas)]

A fórmula acima é importante para entendermos como traçar uma estratégia que nos beneficie e nessa Aula 00 já vamos começar esse trabalho que será desenvolvido e individualizado nas correções que fizermos de seus textos.

(7)

4.Estratégia

4.1. Primeira Etapa = Maximizar pontuação de conteúdo

Para começar, precisamos conseguir os 10 pontos de conteúdo. Para tanto, seu texto deverá ser:

• Apresentável – letra legível é imprescindível, caligrafia bonita é desejável; evite rasuras e borrões; distribua bem seu texto pela página.

• Estruturado – aqui o examinador buscará perceber se suas ideias foram expressas em um fluxo lógico de introdução, desenvolvimento e conclusão.

• Bem desenvolvido – será exigido de você conhecimento sobre o assunto do qual você está tratando, argumentos válidos e consistentes com a tese que você optou por defender, além de uma conclusão coerente com esses argumentos.

4.2. Segunda Etapa = Minimizar efeito negativo dos erros cometidos

Ótimo, agora que conseguimos o máximo de pontos que objetivávamos em conteúdo, precisamos mantê-los.

O ideal é que você não erre nada no aspecto gramatical, mas sabemos que na hora da prova bate aquele nervosismo e somos todos humanos, certo?

Para minimizar perdas, trate de redigir 29 (vinte e nove) linhas de texto durante sua preparação.

É isso mesmo! Adapte sua letra, desenvolva seus argumentos e faça seu texto ter 29 (vinte e nove) linhas.

Se na hora da prova você utilizar 28 (vinte e oito), tudo bem. Se utilizar as 30 (trinta) linhas, melhor. O que não pode acontecer é você se programa para usar todas as linhas durante sua preparação, e na hora da prova perceber que vai precisar de uma a mais.

A segunda etapa de nossa estratégia está traçada. Independentemente do número de erros que seu texto tiver, sabemos que eles serão divididos pelo maior divisor possível em nossa prova. Esse já é um ganho.

4.3. Terceira Etapa = Reduzir o número de erros

Agora só falta cometer o menor número possível de erros e, para isso, não conheço opção melhor do que usar o rascunho.

Primeiro faça seu texto no espaço de rascunho. O edital prevê a existência dessa folha, portanto, use-a!

Agora, reveja seu texto como se estivesse analisando uma questão da prova de Português. Encontre os erros e corrija-os na própria folha de rascunho.

(8)

Aula 00 – Treinamento de Discursivas NM – TJDFT 2013 Professores Miguel, Rodrigo e Wander 8

Pronto, agora transcreva o texto para a folha definitiva.

5.Até a próxima aula

Você deverá seguir as instruções explicadas anteriormente durante a elaboração dos textos que nos serão enviados para correção.

Bem, era isso que tínhamos para apresentar nessa aula inaugural. Reforçamos que não se trata de um curso teórico de redação!

Nossa proposta é levar a você um treinamento voltado à prova dissertativa que você enfrentará.

Nas correções cada professor abordará de maneira individualizada os aspectos a serem melhorados em seu texto. É por isso que limitamos o número de inscritos a 20 (vinte), número que nos permite garantir a máxima qualidade no trabalho.

Esperamos que a proposta do curso tenha agradado.

Mantenha-se firme nos estudos e a aprovação, com certeza, virá!

Atenciosamente, Professores Miguel, Rodrigo e Wander.

Referências

Documentos relacionados

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Nos termos do artigo 24 da Instrução CVM 400, a quantidade de Ações inicialmente ofertada (sem considerar as Ações Adicionais) poderia ter sido, mas não foi, acrescida em até

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae