• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO EM SENSORIAMENTO REMOTO Período de Vigência deste Edital: 24 de junho a 11 de setembro de 2015.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO EM SENSORIAMENTO REMOTO Período de Vigência deste Edital: 24 de junho a 11 de setembro de 2015."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO

MESTRADO EM SENSORIAMENTO REMOTO - 2015

Período de Vigência deste Edital: 24 de junho a 11 de setembro de 2015.

APRESENTAÇÃO

A Comissão de Seleção do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto do Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGSR/CEPSRM/UFRGS), no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas ao Exame de Seleção para o Curso de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto, nível Mestrado, referente ao ingresso em setembro de 2015.

LINHAS DE PESQUISA, CORPO DOCENTE E CAMPO DE ORIENTAÇÃO

GEODÉSIA POR SATÉLITE

Professores Vinculados: Marcelo Tomio Matsuoka, Sérgio Florêncio de Souza.

Desenvolvimento de pesquisas na área da Geodésia utilizando informações provenientes de satélites artificiais, em duas áreas de atuação: pesquisas voltadas ao posicionamento e estudos do campo da gravidade. As pesquisas visam estudar e avaliar as técnicas de posicionamento por GNSS; desenvolvimento de técnicas de posicionamento por GNSS com equipamentos de baixo custo; aplicações do GNSS em estudos da atmosfera terrestre, modelagem do campo de gravidade e suas aplicações geodésicas e geológicas, avaliação de modelos do geopotencial existentes, nivelamento por satélite e altimetria por satélite.

CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS

Professores Vinculados: Denise Cybis Fontana, Elba Calesso Teixeira, Eliana Lima da Fonseca, Eliana Veleda Klering, Gervasio Annes Degrazia, Rita de Cássia Marques Alves, Silvia Beatriz Alves Rolim, Ronald Buss de Sousa.

Desenvolvimento de modelagens numéricas de dispersão de poluentes atmosféricos em meso e microescala. Estes estudos são aplicados a casos concretos em regiões urbanas, industriais e rurais, focos de geração de gases e aerossóis. Também são

(2)

desenvolvidos estudos em agrometeorologia, para o monitoramento e previsão de safras agrícolas utilizando dados meteorológicos e de sensoriamento remoto.

SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO

Professores Vinculados: Dejanira Luderitz Saldanha, Denise Cybis Fontana, Eliana Lima da Fonseca, Jorge Ricardo Ducati, Laurindo Antonio Guasselli, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, Silvia Beatriz Alves Rolim, Tatiana Silva da Silva, Ulisses Franz Bremer.

Estudos diversos do Meio Ambiente e recursos naturais renováveis e não renováveis, com ferramentas de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Aplicações em previsão de safras a partir da determinação de área ocupada com culturas e uso de modelagem agrometeorológica, aliada a dados espectrais, para a estimativa de rendimento de culturas. Aplicações em mapeamentos urbanos, de solos, recursos hídricos, vegetação, geológico, entre outros, com auxílio de sensores multi e hiperespectrais, em bases geoespacializadas.

NORMAS GERAIS PARA A SELEÇÃO 2015

1) Procedimentos para a seleção

A seleção será composta por três fases: eliminatória, classificatória e aprovação.

1.1. Etapa Eliminatória

Os candidatos serão avaliados através de prova de conhecimento e adequação do anteprojeto, ambas com caráter eliminatório.

Etapa 1: Prova de conhecimentos gerais de sensoriamento remoto.

Etapa 2: Avaliação da adequação do anteprojeto às linhas de pesquisa do PPGSR, defesa do anteprojeto e da produção científica.

Escopo das Etapa 1 e 2

Na Etapa 1 será feita Prova ESCRITA individual com questões elaboradas a partir da bibliografia indicada no item 10 deste Edital, com duração máxima de 3 horas. A prova será realizada sem a identificação nominal do candidato e será avaliada pela Comissão de Seleção. O candidato deverá utilizar caneta esferográfica azul ou preta. A nota mínima de aprovação é 6,0.

(3)

Na Etapa 2 o candidato aprovado na Etapa 1 fará exposição oral na qual deverá abordar a proposta de pesquisa (anteprojeto) e relatar experiências anteriores de pesquisa (recursos audiovisuais estarão disponíveis). A nota mínima de aprovação é 6,0.

As Etapas 1 e 2 serão realizadas na data prevista no presente Edital, em local e horário definidos pela Comissão de Seleção. Será facultada a realização da Etapa 1 fora do local indicado, quando se tratar de aluno residente em outro estado ou país (sob a supervisão de professor designado de universidade com atuação na Pós-Graduação). É de responsabilidade daquela Universidade ou Órgão o envio da prova em tempo hábil, dentro dos prazos desse Edital. A Etapa 2 poderá ser realizada via web conferência em data e horário acordado com a Comissão de seleção.

1.2. Etapa Classificatória

Após a Etapa Eliminatória, será procedida a classificação dos candidatos tendo como base seu desempenho na Etapa 3 do processo seletivo. Na Etapa 3 serão avaliados os documentos comprobatórios do CV Lattes:

Etapa 3: Pontuação obtida na análise do CV Lattes, conforme planilha de pontuação em anexo e documentos comprobatórios. Somente será analisado o CV Lattes do candidato aprovado nas Etapas 1 e 2.

A Classificação Final dos candidatos será expressa pela NOTA FINAL, a qual será obtida pela seguinte fórmula:

NOTA FINAL = [Nota Etapa 1 (peso 4) + Nota Etapa 2 (peso 2) + Nota Etapa 3 (peso 4)] / 10; Em caso de empate, serão utilizados os seguintes critérios de desempate, pela ordem: maior nota na Etapa 1, continuando o empate será considerada a maior nota na Etapa 3.

1.3. Etapa Aprovação

Os processos dos candidatos aprovados serão disponibilizados na Secretaria do PPGSR para os orientadores habilitados a aceitar alunos, com base no desempenho e perfil dos candidatos, para então decidirem sobre o aceite ou não dos mesmos, em função de suas disponibilidades, recursos e interesses de pesquisa e de acordo com o número de vagas estabelecidas no Item 3 desse Edital.

(4)

2) Documentação e inscrição

As inscrições estarão abertas das 8 horas do dia 24 de junho às 17 horas do dia 06 de julho de 2015.

Para inscrição, na seleção para o Mestrado, deverão ser anexadas cópias dos seguintes documentos:

- Formulário disponível na página eletrônica: http://www.ufrgs.br/srm/ppgsr; - Carteira de identidade e CPF (para estrangeiros, o passaporte);

- CV Lattes atualizado (para estrangeiros, Curriculum Vitae) documentado, em arquivo único, em formato pdf;

- Planilha de Pontuação (planilha de mestrado disponível na página eletrônica do PPGSR);

- Anteprojeto de Pesquisa (mínimo de cinco e máximo de dez páginas, em espaço 1,5), que deve apresentar: a) indicação da linha de pesquisa do PPGSR/UFRGS e do professor orientador de seu interesse; b) justificativa e problema de pesquisa; c) objetivos; d) referencial teórico; e) metodologia; f) referências.

SOMENTE SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES ENVIADAS VIA SEDEX POSTADAS ATÉ O DIA 06/07/2015

Endereço para envio da documentação:

UFRGS - Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale CEP: 91.501-970 - Porto Alegre - RS.

3) Vagas disponíveis

O número total de vagas disponíveis para este edital são 14 (quatorze), sendo que os seguintes professores estarão aceitando candidatos: Denise Cybis Fontana, Elba Calesso Teixeira, Gervásio Annes Degrazia, Ronald Buss de Souza, Silvia Beatriz

(5)

Alves Rolim, Tatiana Silva da Silva, Ulisses Franz Bremer, Rita de Cássia Marques Alves, Jorge Ricardo Ducati e Eliana Veleda Klering.

4) Local e Calendário do Processo Seletivo

O local da prova e defesa do projeto será no Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia, no Campus do Vale/UFRGS.

Para a realização das entrevistas, recomenda-se que o(a) candidato(a) apresente-se no local de sua realização com trinta minutos de antecedência. O(a) candidato(a) deve portar documento original de identificação.

Todas as informações serão divulgadas em mural localizado junto à Secretaria do Programa e na página eletrônica: http://www.ufrgs.br/srm/ppgsr.

DATAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

24/06/2015 Lançamento do Edital na página do PPGSR 24/06/2015 Abertura das inscrições

06/07/2015 Encerramento das inscrições

15/07/2015 Divulgação na página eletrônica da lista prévia de candidatos inscritos e abertura para recursos

17/07/2015 Encerramento de solicitação de recurso 20/07/2015 Encerramento de avaliação de recurso

22/07/2015 Divulgação na página eletrônica da lista final de candidatos com inscrição homologada

03/08/2015 Fase Eliminatória - Etapa 1: Prova escrita – 14:00h

07/08/2015 Divulgação na página eletrônica da lista de candidatos aprovados na Etapa 1 e selecionados para a Etapa 2 e abertura para recursos

10/08/2015 Encerramento de solicitação de recurso 12/08/2015 Encerramento de avaliação de recurso

14/08/2015 Divulgação na página eletrônica da lista final de candidatos aprovados na Etapa 1 e selecionados para a Etapa 2

17 a

20/08/2015

Fase Eliminatória - Etapa 2: Defesa do anteprojeto

24/08/2015 Divulgação na página eletrônica da lista de candidatos aprovados na Etapa 2

26/08/2015 Encerramento de solicitação de recurso 28/08/2015 Encerramento de avaliação de recurso 28/08 a

02/09/2015

Fase Classificatória – Etapa 3: Análise do CV Lattes e cálculo da NOTA FINAL

02 a

04/09/2015

Fase Aprovação– Aceite pelo Professor Orientador

04/09/2015 Divulgação do resultado final da seleção e abertura para recurso

(6)

09/09/2015 Encerramento de avaliação de recurso 10/09/2015 Publicação do Resultado final da seleção

5) Taxa de inscrição

Não haverá cobrança de taxa de inscrição

6) Recursos

Os candidatos inscritos nos termos deste Edital poderão recorrer dos seguintes atos: a) do indeferimento de inscrição, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de sua divulgação, com pedido protocolado junto à Secretaria do Programa, no endereço indicado ao final deste item, dirigido à Comissão de Seleção, que julgará o recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis;

b) da nota da prova de conhecimento, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de sua divulgação. O pedido deve ser protocolado junto à Secretaria do Programa, no endereço indicado no final deste item, dirigido à Comissão de Seleção, que julgará o recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis;

c) da avaliação do anteprojeto de pesquisa, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de sua divulgação. O pedido deve ser protocolado junto à Secretaria do Programa, no endereço indicado no final deste item, dirigido à Comissão de Seleção, que julgará o recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis;

d) da classificação final sobre eventuais erros na ordem de classificação, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da data de sua divulgação. O pedido deve ser protocolado junto à Secretaria do Programa, no endereço indicado no final deste item, dirigido à Comissão Seleção, que julgará o recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis.

Observação: havendo alteração na Classificação Final por motivo de deferimento de recurso, deverá essa ser retificada e republicada na página web do PPGSR.

Endereço para entrega dos recursos:

UFRGS - Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto

(7)

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale CEP: 91.501-970 - Porto Alegre - RS.

Os recursos deverão ser apresentados à Comissão de Seleção de acordo com os seguintes procedimentos:

Apresentar documento formal, assinado pelo requerente, com as seguintes características:

- Constar nome, nº da Carteira de Identidade ou do Passaporte (para estrangeiros) e data;

- Conter uma justificativa fundamentada do motivo do recurso.

Os recursos serão julgados pelos membros da Comissão de Seleção ao Mestrado.

7) Observações importantes

a) O deferimento da inscrição dependerá do correto preenchimento do Formulário de Inscrição e dos demais requisitos necessários constantes no presente Edital.

b) Os resultados do presente processo seletivo, assim como outros comunicados que se façam necessários, serão divulgados nos murais junto à Secretaria do Programa, no endereço citado no item anterior, e na página eletrônica

http://www.ufrgs.br/srm/ppgsr. Em hipótese alguma, serão fornecidas informações por telefone sobre resultado das etapas.

c) Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital e no regulamento do Programa de Pós-Graduação ao qual se inscreve.

d) Não é assegurada a concessão de bolsa aos candidatos selecionados.

8) Bibliografia

JENSEN, J.R. Sensoriamento Remoto do Ambiente: Uma Perspectiva em Recursos Terrestres. Tradução português 2 Ed. Parentese Editora. São José dos Campos SP, 2009. 598p.

NOVO, E.M.L.M. Sensoriamento Remoto: Princípios e Aplicações. Ed. Edgard Blucher Ltda, 3a Edição, São Paulo, 2008. 363 p.

Referências

Documentos relacionados

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

A rede de teste 118 IEEE representada na figura 4.3 foi a rede que serviu de base para a aplicação da metodologia descrita e para os estudos de Data Mining apresentados nos

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

de mais um valor na nota de candidatura significa um salto de entre 80% a 90% na lista ordenada de candidatos. • nos cursos menos competitivos, o impacto de mais

Quando não definido como obrigatório no Plano de Curso, o Estágio curricular supervisionado é considerado como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e