• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO"

Copied!
84
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS

COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Navegação Guiada

Educacenso 2016

(2)

Sumário

1. Acessando o Sistema Educacenso ... 3

a. Autenticar ... 3

b. Perfil de Acesso ... 7

c. Pesquisar escola (perfil Setec/ estadual/ órgão regional/ municipal/INEP) ... 8

d. Termo de Compromisso ... 9

2. Autenticação do Gestor Escolar ... 9

3. Escola ... 11 a. Identificação ... 12 b. Caracterização ... 16 c. Dados Educacionais ... 19 4. Remanejamento 2014 ... 21 a. Turma ... 21 b. Aluno ... 22 c. Profissional Escolar ... 24

d. Admitidos após o Censo ... 26

5. Turma ... 28 a. Cadastrar ... 28 b. Pesquisar ... 34 6. Aluno ... 37 a. Pesquisar ... 37 b. Cadastrar ... 43 c. Vincular ... 47 7. Profissional Escolar ... 50 a. Pesquisar ... 50 b. Cadastrar ... 52 c. Vincular ... 55

8. Fechamento do Censo Escolar ... 56

9. Relatórios ... 66

10. Módulo de Confirmação de Matrículas ... 70

11. Análise Comparativa ... 74

12. Usuários ... 74

a. Cadastrar Usuário ... 76

(3)

NAVEGAÇÃO GUIADA

Chegou a hora de informar os dados da sua escola, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula no Censo Escolar por meio do sistema Educacenso. Para isso, a Navegação Guiada se torna um importante instrumento para auxiliar os informantes no passo-a-passo de cada funcionalidade do sistema.

Caso surjam dúvidas sobre algum campo de coleta do sistema, não deixe de acessar o Caderno de Instruções da Matrícula Inicial, disponível em nosso site: http://sitio.educacenso.inep.gov.br/. Nele você encontrará as definições de cada um dos campos presentes nos cadastros de escola, turmas, alunos e profissionais escolares.

Também estarão disponíveis alguns dos nossos tutoriais e orientações específicas.

1. Acessando o Sistema Educacenso a. Autenticar

Os usuários cadastrados no sistema têm acesso ao Educacenso, após efetuarem a autenticação. Forneça o CPF e senha cadastrada para ter acesso. Isso garantirá que os dados da escola estejam sempre protegidos. Em seguida, clique na figura proposta no desafio e, finalmente, clique no botão Acessar.

Mais informações sobre a autenticação no sistema Educacenso, veja o vídeo tutorial “Autenticação no sistema Educacenso”, disponível no hotsite do Censo Escolar.

(4)

Caso você tenha dúvidas sobre senha, na mesma tela de autenticação do sistema, clique no link Dúvidas sobre senha. Ao clicar em Dúvidas sobre senha, será apresentada algumas informações sobre a senha, após esclarecer as dúvidas, clique em fechar [x].

(5)

Caso você tenha esquecido a senha, clique no link Recuperar/Solicitar Nova Senha.

Para solicitar nova senha:

Preencha corretamente as informações solicitadas: CPF: CPF do usuário já cadastrado no sistema; E-mail: E-mail do usuário já cadastrado no sistema.

(6)

Ao clicar no botão Enviar, automaticamente, o Inep encaminhará uma nova senha para o e-mail cadastrado;

Você receberá a seguinte mensagem no seu e-mail:

Esta senha será temporária, portanto, ao realizar a Autenticação do sistema, preenchendo os dados - CPF e Senha (senha que foi enviada para o e-mail) -, o sistema abrirá a tela para alteração da senha temporária. Preencha corretamente as informações solicitadas.

Atenção! Os usuários com acesso a outros sistemas do Inep, que estejam integrados com a Senha atual: senha

enviada por e-mail.

Nova senha: senha alterada.

(7)

Lembre-se! Essa senha deve ser memorizada, pois ela permitirá seu acesso ao sistema.

Após a alteração da sua senha, o sistema abrirá novamente os campos para autenticar o usuário, informe seu CPF e a nova senha cadastrada.

Pronto! Seu acesso ao Sistema Educacenso foi liberado. b. Perfil de Acesso

Após a autenticação do sistema, os usuários que possuem mais de um perfil (Setec/MEC, Estadual, Municipal, Órgão Regional, Escola) deverão selecionar o perfil desejado.

Após acessar ao sistema, na parte superior da tela será disponibilizado a informação do usuário logado no sistema Educacenso e as opções de Alterar senha, Trocar perfil, Trocar escola e Sair do sistema..

(8)

2. Escola

a. Pesquisar escola (perfil Setec/estadual/órgão regional/municipal/INEP)

O sistema apresenta uma caixa de seleção para preenchimento dos campos necessários para a pesquisa de escola:  Código da escola;  Nome da escola;  UF;  Município;  Dependência administrativa;  Situação de funcionamento.

Após o preenchimento de um ou mais filtros, clique em Pesquisar. O sistema apresenta o resultado da pesquisa.

Se a pesquisa for realizada pela UF, um município deverá ser selecionado.

Se a pesquisa for realizada utilizando o código da escola, pode-se preencher apenas esse campo.

(9)

Ao lado de cada escola apresentada no resultado da pesquisa será disponibilizado o botão Selecionar esta escola. Ao clicar neste botão você terá acesso a todos os dados da escola.

b. Termo de Compromisso

Ao acessar a escola, será apresentada a tela com o Termo de Compromisso, para que confirme estar de acordo e ciente de que deve cumprir e fazer cumprir as regras referentes à inserção de dados fidedignos no sistema.

c. Autenticação do Gestor Escolar

Ao acordar com o Termo de Compromisso, será apresentada ao usuário a tela da informação do Gestor Escolar. Preencha os dados obrigatórios (CPF do Gestor Escolar, Cargo e Endereço eletrônico (e-mail)). Ao preencher o número do CPF, o nome do gestor escolar será carregado de acordo com os dados constantes na Receita Federal, sendo necessário apenas selecionar uma das opções de “Cargo” e informar o Endereço eletrônico (e-mail).

Mais informações sobre a autenticação do gestor escolar no sistema Educacenso, assista ao vídeo tutorial “Dados do gestor escolar” disponível no hotsite do Censo Escolar.

(10)

Caso seja necessário editar ou excluir os dados do endereço eletrônico (e-mail) de usuários já cadastrados, serão disponibilizados os botões .

Selecione a opção “Editar email”, no tópico “Ações”, e em seguida faça a alteração no campo “Endereço eletrônico (e-mail)”, logo depois, selecione a imagem de “mais” e “Enviar”, conforme imagem a seguir.

(11)

Atenção!Ao preencher as informações do Gestor Escolar, as informações preenchidas farão parte do seu cadastro de usuário e será atribuído a ele, automaticamente, um perfil leitor da escola.

Lembre-se! Nos campos do gestor escolar devem ser informados os dados do responsável pela gestão escolar da entidade, e não os dados daqueles que realizam o preenchimento dos formulários do Censo Escolar.

Para alterar o perfil de acesso do Gestor Escolar é necessário pesquisá-lo no Menu “Pesquisar Usuário” disponível apenas para os superusuários do sistema Educacenso, para mais informações veja o capítulo 12. “Usuários”.

Na conclusão do preenchimento dos dados do Gestor Escolar, caso o usuário queira corrigir as informações, basta clicar no menu “Escola”, no item “ Autenticação do Gestor Escolar”, será apresentado novamente o Termo de Compromisso e, em seguida, os dados do Gestor Escolar.

d. Cadastro de escola

O cadastro de escola se divide em três partes: identificação (que envolve informações cadastrais e de localização da escola); caracterização (informações relativas à infraestrutura, equipamentos e funcionários); e dados educacionais (referente às atividades educacionais oferecidas pela escola).

A seguir, abordaremos cada um deles.

Dúvidas sobre a definição de algum dos campos do cadastro de escola?

Consulte no documento “Caderno de Instruções”, o tópico Cadastro de Escola, disponível no hotsite do Censo Escolar.

(12)

Identificação

As escolas que responderam ao Censo Escolar em anos anteriores já têm essas informações salvas no banco de dados do Educacenso, portanto, devem apenas informar os dados de ano letivo (data de início e previsão de término), nos campos correspondentes.

Atenção!É imprescindível que as escolas confiram e atualizem, se for o caso, todos os seus dados, especialmente o endereço, telefone, e-mail e a regulamentação/autorização.

(13)

Observação: As escolas poderão informar, também, os dados de localização geográfica (latitude e longitude) que não serão de preenchimento obrigatório.

Para informar a localização geográfica da escola, o sistema mostrará os limites geográficos do município da escola. Exemplo:

(14)

Ao preencher a latitude e longitude da escola o sistema apresentará o ponto da escola no mapa.

Saiba Mais!

(15)

Posicionamento Global (Global Positioning System – GPS), formado a partir de um conjunto de satélites que orbitam a Terra e trocam informações com aparelhos capazes de se conectar a essa rede, produzindo informações de localização espacial.

Atualmente, todos os celulares do tipo smartphone possuem um receptor capaz de se conectar a essa rede e obter informações sobre a sua localização. Este sistema vem sendo utilizado em muitos aplicativos de celulares e tablets para registrar a posição do aparelho e permitir determinar onde uma determinada foto foi tirada, auxiliar no deslocamento nas cidades, montar um mapa de fotos em aplicativos sociais como o Facebook, Instagram, ou mesmo o Foursquare. Mesmo sem o sinal da rede celular, se você utiliza um Smartphone é bem provável que você consiga obter a sua geolocalização com bastante precisão.

Para identificar a localização geográfica da escola através de um dispositivo de navegação GPS ou um Smartphone, é importante que você se dirija a um ponto central no terreno da escola com visão livre do céu. Isso permitirá que a localização obtida da rede GPS seja ainda mais precisa.

Caso não tenha mecanismos de coleta dessa informação, pode-se ampliar a imagem e localizar com exatidão o local de funcionamento da escola pelo mapa.

Ao clicar no local exato da escola, o sistema identificará a escola com o desenho e aparecerá a latitude e longitude do local escolhido.

Atualize os dados de identificação e clique em Enviar.

Lembre-se de que a data de referência para o preenchimento das informações deve refletir a realidade da escola na última quarta-feira do mês de maio (neste ano 25/05/2016), Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica.

(16)

Observação: O campo "Código da Escola" é uma informação do sistema Educacenso e nenhum usuário tem permissão para alterá-lo.

Todos os campos desabilitados não podem ser alterados pelo usuário. Ex.: o Estado (UF), Município, localização/ zona da escola, órgão regional, Entidade Superior e Convênio com o poder público. Para alterá-los entre em contato com a Coordenação Estadual do Censo Escolar.

Caso queira desfazer as alterações realizadas nas informações e retornar para os dados informados anteriormente, clique em Cancelar.

O Sistema poderá apresentar, em cada campo, alguns erros, dentre eles: erros impeditivos

são aqueles que não permitem que as informações sejam salvas e, ao mostrar as mensagens em vermelho, aponta os erros que você deve corrigir. Há os erros que permitem a gravação das informações que, também, virão em vermelho, e deverão ser corrigidos no momento do Fechamento do Censo. As mensagens de avisos não impedem que as informações sejam salvas e nem que o Censo seja fechado, apesar de apresentarem informações incoerentes ou ausência da informação. Eles são mostrados na cor amarela.

Caracterização

Depois de salvar as informações sobre a identificação da escola, o Sistema automaticamente irá para a tela de caracterização e infraestrutura. Você também pode acessar essa página clicando no submenu Caracterização do menu Escola.

Nessa página, são solicitadas informações sobre a infraestrutura, equipamentos da escola, alimentação escolar e recursos humanos. Para as escolas que já estavam cadastradas no ano

Mensagem de erro impeditivo

(17)

anterior, os campos virão preenchidos, confira todas as informações. Se algum campo estiver incorreto, corrija-o.

Os campos “Total de funcionários da escola” e “Alimentação escolar para os alunos” deverão ser preenchidos, sendo que esse último será aberto apenas para as escolas privadas.

(18)
(19)

Caso queira desfazer as alterações realizadas nas informações e retornar para os dados informados anteriormente, clique em Cancelar.

Atenção! As informações referentes à caracterização e à infraestrutura, assim como as informações sobre equipamentos, são utilizadas por diversos programas para analisar a situação das escolas e definir aquelas que serão contempladas em suas ações. Dessa forma, atualizar os dados possibilitará que as escolas, especialmente as públicas, sejam consideradas em programas que visam melhorar o seu aspecto físico e de aparelhamento, fornecendo condições mais apropriadas para o desenvolvimento das atividades escolares.

Dados Educacionais

Depois de salvar as informações sobre a caracterização da escola o Sistema irá para a tela de Dados Educacionais. Você também pode acessar essa página clicando no submenu Dados Educacionais do menu Escola.

Nessa página, são solicitadas informações sobre atendimento educacional especializado – AEE, atividade complementar e as modalidades de ensino oferecidas pela escola. Para as escolas que já estavam cadastradas no ano anterior, os campos Localização diferenciada da escola, Escola Indígena, Língua em que o ensino é ministrado e Código da Língua Indígena virão preenchidos, confira todas as informações. Se algum campo estiver incorreto, corrija-o. Após preencher todos os dados, corretamente, clique no botão Enviar

(20)

Para as escolas que oferecem Atendimento Educacional Especializado – AEE (serviço da Educação Especial, de caráter complementar ou suplementar, voltado para a formação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação realizado em horário distinto ao da escolarização) e/ou Atividade Complementar (atividades de livre escolha da escola, que se enquadram como complementares ao currículo obrigatório, tais como: atividades recreativas, artesanais, artísticas, de esporte, lazer, culturais, de acompanhamento e reforço ao conteúdo escolar, aulas de informática, línguas estrangeiras, educação para a cidadania e direitos humanos, dentre outras; são oferecidas em horário distinto ao da escolarização e também possuem turmas de escolarização, os campos 41 e 42 devem ser informados como Não exclusivamente para possibilitar a criação dessas turmas.

(21)

Para as escolas exclusivas de Atendimento Educacional Especializado – AEE ou Atividade Complementar ou o campo 41 e/ou 42 deve ser informado com a opção Exclusivamente e assim as modalidades e as etapas não serão habilitadas para informação.

Observação: Apenas as informações sobre Atendimento Educacional Especializado – AEE, Atividade Complementar e Modalidade, informadas nos Dados Educacionais, estarão disponíveis para o cadastro de turmas. Além disso, os dados declarados em Local de Funcionamento (campo 28 da Caracterização da escola) também influenciam no tipo de atendimento que estará disponível para o cadastro de turma.

3. Remanejamento 2016

As escolas que informaram dados de turmas, alunos e profissionais escolares ao Censo Escolar 2015 e alunos admitidos após no Módulo “Situação do Aluno” 2015, terão esses dados disponíveis para que sejam remanejados para o ano de 2016.

a. Turma

Para remanejar os dados de turma, os seguintes procedimentos devem ser realizados:

 Clique no menu “Remanejamento” e em seguida no submenu Turma; O Sistema listará todas as turmas cadastradas no ano anterior;

 Para remanejar uma turma para o ano de 2016, selecione a turma e clique no botão

(22)

 Para remanejar todas as turmas para o ano de 2016, clique no botão ;  Ao selecionar as turmas que deseja remanejar, clique em Remanejar;

 Caso queira desfazer a seleção de turmas que deseja remanejar, utilize os botões para desfazer individualmente e para desfazer todas as turmas remanejadas;

 É possível imprimir a lista de turmas presentes no remanejamento por meio do botão Imprimir.

b. Aluno

Para remanejar alunos é necessário que já existam turmas remanejadas ou cadastradas para o ano de 2016.

 Clique no menu Remanejamento e em seguida no submenu Aluno;

 O Sistema apresenta todas as turmas cadastradas em 2015 com seus respectivos alunos. Para visualização clique em Visualizar alunos em cada turma;

(23)

Observação: Os alunos informados como transferidos, deixou de frequentar e falecidos no Módulo “Situação do Aluno” 2015 não estarão disponíveis na lista de alunos do Remanejamento.

 Selecione o(s) aluno(s) que deseja remanejar. Caso queira remanejar todos os alunos da turma, selecione a opção Marcar todos;

 Para desmarcar todos os alunos selecionados clique em Desmarcar todos;  Para desmarcar individualmente clique na caixa de seleção:

(24)

É possível imprimir a lista de alunos presentes no remanejamento por meio do botão Imprimir.

Atenção! Para remanejar alunos para turmas de Educação Especial - Modalidade Substitutiva o aluno deve ter a informação de deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação em seu cadastro.

Observação: Após remanejar todos os alunos de uma turma, o sistema não apresentará mais essa turma para o remanejamento de aluno. É importante que as informações remanejadas sejam posteriormente conferidas, visto que podem existir alterações, como por exemplo, o dado de transporte escolar.

c. Profissional Escolar

Para remanejar os profissionais escolares é necessário que existam turmas remanejadas ou cadastradas para o ano de 2016.

 Clique no menu Remanejamento e no submenu Profissional Escolar;

 O remanejamento somente poderá ser realizado profissional por profissional, para que seja informada a Situação funcional/Regime de contratação (para docentes de escolas públicas) e a disciplina que leciona (para função docente), de acordo com a turma selecionada para o remanejamento.

 O Sistema apresenta todas as turmas cadastradas em 2015 com seus respectivos profissionais escolares. Para visualização clique em Visualizar Profissionais escolares;

(25)

 Selecione o Profissional Escolar que deseja remanejar. O Remanejamento do profissional escolar é feito um por um;

 Informe a Situação funcional/regime de contratação do Profissional Escolar na escola (apenas para escolas públicas).

 Informe a turma e a disciplina que o Profissional Escolar leciona e clique em Remanejar.

(26)

O Sistema emite uma mensagem no campo superior direito da tela informando que o Profissional Escolar foi remanejado com sucesso.

Observação: O Profissional Escolar pode ser remanejado para várias turmas diferentes, por isso, após efetuar o remanejamento, ele permanece na lista.

É possível imprimir a lista de profissionais escolares presentes no remanejamento por meio do botão Imprimir.

d. Admitidos após o Censo

Os alunos admitidos após o Censo, no Módulo “Situação do Aluno” 2015 podem ser remanejados para as turmas da escola por meio do botão Remanejamento, submenu Admitidos após o Censo.

Para alunos admitidos após em turmas novas ou em turmas já existentes na escola, na “Situação do Aluno” 2015, o sistema apresentará uma lista por modalidade e etapa de ensino

(27)

O sistema apresentará a lista de alunos admitidos após para essa modalidade e etapa de ensino ou código e nome da turma. Para remanejar esses alunos, selecione-os, em seguida indique a turma em que ele está matriculado em 2016 e clique em Remanejar. Nessa mesma tela é possível imprimir a lista de alunos, por meio do botão Imprimir.

Para remanejar todos os alunos apresentados selecione a opção Marcar todos.

Após remanejar os alunos, o sistema emite uma mensagem informando que os alunos foram remanejados com sucesso. Realize os mesmos procedimentos para as demais modalidades/ etapas de ensino ou código e nome da turma que tiverem alunos a serem remanejados para o ano de 2016.

(28)

Atenção! Após realizar o remanejamento ao lado do nome do aluno será disponibilizada as mensagens de aviso e sucesso nos casos em que o aluno for remanejado e nos casos em o aluno não puder ser remanejado será apresentado as mensagens de erro. Para visualizar as mensagens é necessário clicar na seta ao lado do símbolo da mensagem.

4. Turma a. Cadastrar

Após concluir com sucesso o registro das informações sobre a sua escola, é hora de cadastrar as turmas. Clique no menu Turma e, em seguida, no submenu Cadastrar.

Informe o nome da turma que está cadastrando de maneira que

Dúvidas sobre a definição de algum dos campos do cadastro de turma? Consulte no documento “Caderno de Instruções”, o tópico Cadastro de Turma, disponível no

(29)

didático-pedagógica, horário de funcionamento e os dias da semana em que as atividades da turma são realizadas. À medida que for completando as informações, novas perguntas surgirão. Nesse momento você escolherá o tipo de atendimento da turma que está cadastrando. Aqui, podem ser criadas as turmas de escolarização (classe hospitalar, unidade de atendimento socioeducativo, unidade prisional ou não se aplica), Atividade Complementar ou Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Atenção! Ao informar o tipo de atendimento Não se Aplica ou Unidade de Atendimento Socioeducativo ou Unidade Prisional para turmas das etapas Fundamental e Médio do ensino regular e educação especial; Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio da educação profissional ou tipo de atendimento Atividade Complementar em turmas de escolas públicas (municipais ou estaduais), abrirá o campo para que informe se a turma cadastrada participa dos Programas Mais Educação quando for turma de etapas do ensino fundamental e Ensino Médio Inovador para as etapas do ensino médio.

(30)

Turma de escolarização

Informe a Modalidade da turma, em seguida o Filtro da etapa, onde deverá ser selecionada uma das opções: Ed. Infantil, Ensino Fundamental de 8 ou de 9 anos, Multi 8 e 9 anos e Multietapa, Ensino Médio,Ensino Médio Normal/Magistério, EJA Fundamental, EJA Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio – Integrada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio ou Formação Continuada ou Qualificação Profissional (FIC) dependendo da modalidade selecionada anteriormente e por fim, selecione a etapa da turma.

Ao selecionar a etapa será necessário confirmar a seleção no ícone , em seguida será disponibilizada a lista de disciplinas para serem assinaladas. Caso tenha selecionado uma etapa errada, clique no ícone para excluir a seleção e selecione a etapa correta.

Após assinalar as disciplina da turma, clique em Enviar. Para turmas de Educação Infantil e Projovem urbano não é necessário informar as disciplinas.

Após finalizar essa etapa, o Sistema emite uma mensagem avisando que a Turma foi cadastrada com sucesso e volta para a tela de pesquisar turma. Repita a operação quantas vezes forem necessárias, até que você tenha cadastrado todas as turmas da sua escola.

Turma de Atividade Complementar

Nesse cadastro é possível criar turmas de atividade complementar.

As atividades a serem cadastradas a partir dessa opção referem-se àquelas que complementam a escolarização e são diferentes das disciplinas do currículo obrigatório.

Para criar essas turmas, o usuário deve seguir os seguintes procedimentos:

Mais informações sobre como informar o Programa Mais Educação e Ensino Médio Inovador no sistema Educacenso, assista ao vídeo “A informação de Tempo Integral no Censo Escolar”, disponível no nosso hotsite.

(31)

 Selecione o submenu Cadastrar;

 Informe o nome, o tipo de mediação didático-pedagógica Presencial e, em seguida, o horário de funcionamento da turma;

 Informe os dias da semana em que são realizadas as atividades na turma;  Informe no tipo de atendimento Atividade Complementar;

 Informe se a turma é participante dos programas Mais Educação/Ensino Médio Inovador;  Em seguida, clique em Adicionar tipo de atividade complementar.

Informe a área do tipo de atividade, a subárea do tipo de atividade e o tipo de atividade, como na imagem abaixo:

(32)

Clique em Enviar.

Pronto! A turma de atividade complementar foi cadastrada com sucesso. A seguinte mensagem será apresentada:

Caso o usuário tenha selecionado erroneamente o tipo de atividade complementar, basta clicar no botão Remover.

O botão Limpar permite limpar todas as informações da turma prestadas até o momento.

(33)

Turma de Atendimento Educacional Especializado – AEE

No cadastro de turma é possível cadastrar turmas de Atendimento Educacional Especializado - AEE.

O atendimento a ser cadastrado a partir dessa opção refere-se àquele oferecido aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/ superdotação, em salas multifuncionais em horário distinto ao da escolarização, pois esses alunos estão incluídos em salas do ensino regular.

Para realizar esse cadastro, o usuário deve seguir os seguintes procedimentos:  Clique no menu Turma;

 Selecione o submenu Cadastrar;

 Informe o nome, o tipo de mediação didático-pedagógica presencial e o horário de funcionamento da turma;

 Informe os dias da semana em que são realizadas as atividades na turma;

 Informe, no tipo de atendimento, Atendimento Educacional Especializado - AEE;  E informe as atividades do Atendimento Educacional Especializado.

(34)

Clique em Enviar.

Pronto! A turma Atendimento Educacional Especializado - AEE foi cadastrada com sucesso. A seguinte mensagem será apresentada:

b. Pesquisar

Para pesquisar as turmas criadas no sistema Educacenso de sua escola, clique no menu Turma em seguida no submenu Pesquisar. Para pesquisar uma turma específica, informe o nome da turma, conforme ela foi criada, e clique em Pesquisar.

Agora, para pesquisar todas as turmas já cadastradas para a escola, basta clicar em Pesquisar sem informar nenhum nome, nesse caso, serão apresentadas todas as turmas da escola.

Orientações específicas sobre a informação de turmas de AEE, acesse no hotsite do Censo Escolar, o documento “Programas e políticas federais que utilizam o Censo Escolar”, texto “Educação Especial”.

(35)

O sistema apresentará o resultado da pesquisa com as principais informações de turma e as opções Editar, Excluir e Copiar Turma.

(36)

Observação: A etapa das turmas não pode ser alterada para unificada, multietapa, multi 8 anos, correção de fluxo 8 anos, multi 9 anos, correção de fluxo 9 anos quando tiverem alunos ou profissionais escolares vinculados.

Para excluir uma turma cadastrada incorretamente, utilize o botão Excluir.

Caso tenha turmas iguais e queira aproveitar os dados de uma turma já criada, clique na opção Copiar Turma. Informe somente o nome da turma, os demais campos já estarão preenchidos. Se necessário, faça as alterações.

(37)

6. Aluno

a. Pesquisar

Para pesquisar dados de um aluno, clique no menu Aluno e em seguida no submenu Pesquisar. Digite os dados solicitados e clique no botão Pesquisar.

O sistema permite que a pesquisa seja feita em todo o país ou apenas na escola selecionada. Informe esse dado no campo Pesquisar em.

Dúvidas sobre a definição de algum dos campos do cadastro de aluno? Consulte no documento “Caderno de Instruções”, o tópico Cadastro de Aluno, disponível no hotsite do Censo Escolar.

(38)

Para apagar as informações preenchidas clique em Limpar.

Observações: A busca pode ser realizada informando um dos campos de documento único (CPF, NIS e ID) e nesses casos os demais campos ficarão desabilitados; ou nome completo do aluno e data de nascimento; ou nome completo do aluno e filiação. Para realizar uma pesquisa mais detalhada recomenda-se que utilize o nome completo do aluno.

Ao clicar no botão Pesquisar, você verá a lista de resultados.

Se existir no banco de dados alunos com os mesmos dados informados, será apresentado nos resultados da busca dentro da categoria “certos”.

(39)

Se existir no banco de dados alunos parcialmente compatíveis com os dados informados na pesquisa, eles serão apresentados nos resultados da busca dentro da categoria “prováveis”.

(40)

Se informado parte do nome do aluno na pesquisa, o sistema apresentará os resultados que contenham as partes do nome e tenham a mesma data de nascimento ou nome da filiação.

(41)

No resultado da pesquisa do aluno aparecerão botões com as seguintes funcionalidades, a depender se o aluno estar ou não vinculado e se a escola estar ou não fechada:

Editar identificação (disponível para aluno vinculado à escola) – clique nesse botão para alterar dados do aluno. Se informado CPF para o aluno, não é permitido alterar os seguintes dados de identificação: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da filiação 1;

Editar dados pessoais (disponível para aluno vinculado à escola) – clique neste botão para alterar dados dos documentos (Certidão, RG, etc.) e endereço do aluno;

Visualizar identificação (disponível para aluno não vinculado à escola e após o fechamento da escola) – clique neste botão para ver os dados do aluno.

Visualizar dados pessoais (disponível para aluno não vinculado à escola e após o fechamento da escola) – Clique neste botão para ver os dados dos documentos.

Vincular – clique nesse botão para vincular o aluno à turma que ele estuda.

Visualizar vínculo (disponível apenas após o fechamento da escola) – clique neste botão para visualizar os dados de vínculo do aluno.

Visualizar Vínculos do Ano Anterior – clique nesse botão para visualizar a escola e turma às quais o aluno estava vinculado em 2015.

Lembre-se! Só é possível alterar os dados pessoais e de documentação do aluno se ele estiver vinculado à sua escola.

Se o resultado encontrado pela pesquisa apresentar uma relação com possíveis homônimos do aluno que você quer cadastrar, certifique-se, antes de vincular, de que um dos nomes apresentados é o aluno da sua escola, conferindo assim alguns dados como: nome da filiação 1, nome da filiação 2, o vínculo do ano anterior. Utilize as opções Visualizar identificação e

Visualizar dados pessoais para conferir os dados.

Mais informações sobre a importância da atualização dos dados cadastrais dos alunos, assista ao vídeo “Atualização de dados cadastrais”, disponível no hotsite do Censo Escolar.

(42)

Caso tenha dúvida sobre qual é o aluno correto, refaça a consulta: digite o nome e a data de nascimento ou o nome da filiação 1 do aluno e clique no botão Busca Avançada. Serão mostrados novos campos de preenchimento. Escolha um ou mais campos e forneça as informações solicitadas. Após o preenchimento, clique novamente no botão Pesquisar. A tela apresentará uma nova lista, considerando as novas informações fornecidas.

(43)

No resultado da pesquisa, também, será possível visualizar os vínculos que o aluno já possui. Caso o aluno esteja vinculado à escola o Sistema permitirá:

 Editar vínculo: Permite alterar informações sobre o vínculo do aluno, se recebe escolarização em local diferenciado e transporte escolar;

 Desvincular: Permite excluir o vínculo que o aluno possui na escola.

b. Cadastrar

Clique no menu Aluno e em seguida no submenu Pesquisar. Preencha os dados solicitados e clique em Pesquisar. O sistema verificará se o aluno já consta no banco de dados do Inep. Lembre-se de que os nomes não devem ser abreviados e que todas as possibilidades de pesquisa do nome do aluno devem ser esgotadas para solicitar um novo cadastro.

(44)

Atenção! O botão Cadastrar aluno só habilitará após realizar uma pesquisa em todo Brasil.

Na tela seguinte, preencha todas as informações sobre o novo aluno e clique no botão Enviar.

Importante: Os gestores municipais precisam informar o NIS (Número de Identificação Social) dos alunos de 0 a 48 meses matriculados na rede pública ou na rede privada conveniada de Educação Infantil. Essa informação será utilizada no repasse de recursos da Ação Brasil Carinhoso, para as crianças que ocupam vaga em creche pública ou privada conveniada que já são beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Orientações específicas sobre a informação de NIS do aluno, acesse no hotsite do Censo Escolar o documento “Programas e políticas federais que utilizam os dados do Censo Escolar”, texto “Programa Brasil Carinhoso”.

(45)

Atenção! Ao preencher SIM na opção aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação serão abertos os campos “Tipo de deficiência do aluno” e “Recursos necessários para a participação do aluno em avaliações do Inep (Prova Brasil, Saeb, Ana, outros)”. As opções de recursos necessários para a participação do aluno em avaliações do Inep (Prova Brasil, Saeb, Ana, outros) estarão habilitadas de acordo com a deficiência e/ou transtorno global do desenvolvimento do aluno, sendo de preenchimento opcional. A informação será obrigatória, apresentando erro no fechamento do Censo Escolar caso não informada, apenas para os alunos vinculados nas seguintes etapas: Ensino Fundamental em 8 anos – 4ª e 8ª séries;

Ensino Fundamental em 9 anos – 3º, 5º e 9º anos; Ensino Médio – 3ª e 4ª séries;

Ensino Médio Integrado – 3ª e 4ª séries;

(46)

Após o envio das informações de identificação do aluno, o sistema mostrará uma mensagem informando que o aluno foi cadastrado com sucesso e apresentará o seu Número de Identificação Única (ID). Esse número deve ser anotado, pois o auxiliará em novas pesquisas.

Em seguida, é mostrada a tela com os campos para o preenchimento dos dados de documentação e endereço residencial do aluno. Após fornecer as informações, clique no botão Enviar para efetivar o cadastro.

Orientações específicas sobre a informação de aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, e sobre a informação de recursos necessários para participação do aluno em avaliações do Inep, acesse os documentos “Caderno de Instruções” (tópico Cadastro de Aluno) e “Programas e políticas federais que utilizam o Censo Escolar”, disponíveis no hotsite do Censo Escolar (http://sitio.educacenso.inep.gov.br/).

(47)

Nesse momento, o sistema pergunta se o usuário deseja vincular o novo aluno à turma. Clique em Sim, caso deseje vinculá-lo, ou em Não.

(48)

O Sistema exibirá uma lista de alunos, identifique o aluno da sua escola e clique em Vincular.

(49)

A tela seguinte mostrará uma mensagem informando que o vínculo foi realizado com sucesso. Caso o usuário queira editar as informações do vínculo do aluno na turma (escolarização em outro espaço e transporte escolar), basta pesquisá-lo e em seguida clicar em Vínculos que o Aluno Possui e depois em Editar Vínculo.

No entanto, se o aluno estiver vinculado erroneamente em uma turma, para retirá-lo, clique em Desvincular.

(50)

Lembre-se! O sistema Educacenso permite até 02 vínculos em turmas de escolarização (em horários não coincidentes) e até 04 vínculos em turmas de Atividade Complementar e AEE.

7. Profissional Escolar

a. Pesquisar

Para pesquisar dados de um Profissional Escolar, clique no menu Profissional Escolar e em seguida no submenu Pesquisar. Digite os dados solicitados e clique no botão Pesquisar.

O sistema permite que a pesquisa seja feita em todo o país ou apenas na escola selecionada. Informe esse dado no campo Pesquisar em.

Imagem Profissional Escolar 1

Para apagar as informações preenchidas clique em Limpar.

Observação: Caso você informe o NIS (Número de Identificação Social, o mesmo número do PIS/ PASEP), o ID (Número de Identificação Única), ou o CPF os campos Nome do Dúvidas sobre a definição de algum dos campos do cadastro de profissional escolar em sala de aula?

Consulte no documento “Caderno de Instruções”, o tópico Cadastro de Profissional Escolar em sala de aula, disponível no hotsite do Censo Escolar.

(51)

Ao clicar no botão Pesquisar, você verá a lista de resultados. Ao lado do nome do profissional escolar aparecerão novos botões com as seguintes funcionalidades:

Editar identificação (disponível para profissional escolar vinculado à escola) – clique nesse botão para alterar dados do Profissional escolar. Não é permitido alterar os seguintes dados de identificação: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da filiação 1;

Editar dados pessoais (disponível para profissional escolar vinculado à escola) – clique neste botão para alterar dados de endereço e escolaridade do profissional escolar;

Visualizar identificação (disponível para o profissional escolar não vinculado à escola e após o fechamento da escola) – clique neste botão para ver os dados do aluno.  Visualizar dados pessoais (disponível para o profissional escolar não vinculado à

escola e após o fechamento da escola) – Clique neste botão para ver os dados dos documentos.

Vincular – clique nesse botão para vincular o profissional escolar à turma que ele leciona.

Visualizar vínculo (disponível apenas após o fechamento da escola) – clique neste botão para visualizar os dados de vínculo do profissional escolar.

Observação: Só é possível alterar os dados pessoais e de documentação do profissional escolar se ele estiver vinculado a sua escola.

(52)

b. Cadastrar

Clique no menu Profissional Escolar e em seguida no submenu Pesquisar. O procedimento é semelhante ao realizado para os alunos. Você deve preencher os campos mostrados na tela. Lembre-se de que os nomes não devem ser abreviados.

Após completar as informações, clique no botão Pesquisar.

Após o clique no botão Pesquisar, o sistema verificará se o Profissional Escolar já consta no banco de dados do Inep. Terminada a pesquisa, a tela mostrará possíveis homônimos do Profissional Escolar que você quer cadastrar.

Caso o Sistema Educacenso não encontre em seu banco de dados nenhum Profissional Escolar compatível com os dados que você forneceu, será necessário cadastrá-lo. Nesse caso, o sistema irá avisá-lo de que o registro não foi encontrado e permitirá que você cadastre o novo Profissional Escolar, clicando no link Cadastrar Profissional Escolar.

Mais informações sobre a atualização dos dados cadastrais dos profissionais escolares, assista ao vídeo “Atualização de dados cadastrais”.

Acesse também, no documento “Programas e políticas federais que utilizam o Censo Escolar”, os textos “Formação inicial e continuada de professores” e “Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica”.

(53)

Atenção!O botão Cadastrar profissional escolar só habilitará após realizar uma pesquisa em todo Brasil

Na tela seguinte, preencha todas as informações sobre o novo Profissional Escolar e clique no botão Enviar.

(54)

Observação: A informação do número do CPF do profissional escolar é obrigatória. Os campos nome, data de nascimento e Filiação1 serão preenchidos automaticamente pelo sistema Educacenso de acordo com as informações da Receita Federal.

O sistema mostrará uma mensagem informando que o Profissional Escolar foi cadastrado com sucesso, apresentando o Número de Identificação Única (ID). Esse número deve ser anotado, pois o auxiliará em novas pesquisas.

Em seguida, é mostrada uma tela com os campos para o preenchimento de dados de endereço residencial do Profissional Escolar e dados variáveis com informações sobre sua escolaridade.

(55)

Após enviar as informações de Dados pessoais, o sistema pergunta se o usuário deseja vinculá-lo às turmas em que ele leciona. Clique em SIM, caso já deseje vinculá-lo.

c. Vincular

Você poderá vincular um Profissional Escolar após o término do cadastro. Ou clicando no menu Profissional Escolar e em seguida no submenu Pesquisar. Será mostrada uma tela de pesquisa. Preencha os dados solicitados e clique no botão Pesquisar.

O Sistema exibirá uma lista de Profissionais Escolares, identifique o Profissional Escolar que deseja vincular e clique no botão Vincular.

Preencha os dados da tela seguinte sobre a função que ele exerce na escola, a turma em que leciona e sua respectiva disciplina. Se a função que exerce na escola for a de docente (em escola pública), informe também a Situação Funcional/Regime de contratação, em seguida informe as turmas em que atua e as disciplinas que leciona. Para vincular o Profissional

(56)

vincular o profissional escolar em todas as turmas que ele está ministrando, clique no botão Enviar para que o vínculo do Profissional Escolar nas turmas sejam efetivados no sistema.

A tela seguinte mostrará uma mensagem informando que o vínculo foi realizado com sucesso.

8. Fechamento do Censo Escolar

Após informar o cadastro de escola e turma, realizar os vínculos de alunos e profissionais escolares da escola e conferir as informações nos relatórios do sistema Educacenso, selecione a opção Fechamento no menu:

(57)

O sistema apresentará os botões que informarão os erros e avisos por cadastro: Escola, Turma, Aluno e Profissional Escolar, essas inconsistências indicam falta de informação em algum campo ou invalidade de algum dado informado.

Os cadastros deverão ser validados na ordem de apresentação. Não será possível, por exemplo, validar o cadastro de turma se não houver validado primeiramente o cadastro de escola.

Clique em cada um desses botões para visualização dos erros e avisos ainda presentes em cada cadastro.

Lembre-se! O sistema habilitará o botão Fechamento somente após a verificação dos erros de todos os cadastros solicitados.

(58)

Selecione cada cadastro clicando nos círculos correspondentes, confira as informações na página que será mostrada e corrija os erros apresentados. A correção deverá ser feita diretamente no sistema.

Ao clicar no círculo correspondente ao cadastro, caso existam erros, o sistema apresentará a quantidade de registros de erros existentes.

Atenção! Na lista de erros, clique na palavra Corrigir ou no código de identificação da turma, aluno e profissional escolar e o sistema irá abrir uma nova aba no navegador da internet com o local do cadastro onde houve o erro.

(59)

Após serem corrigidos todos os erros do cadastro, o sistema apresentará a mensagem: validação do bloco “XXXX” concluída com sucesso! E o círculo será apresentado na cor verde.

Para atualizar o número de registros de erros, clique na opção Revalidar, localizada no canto inferior direito.

Finalizada a verificação de todos os erros dos cadastros de Escola, Turma, Aluno e Profissional Escolar, o sistema habilitará o botão Fechamento no último círculo. Clique nessa opção para fechar o Censo da sua escola.

O sistema realizará um cruzamento das informações de cadastro e fará as últimas verificações. As validações cruzadas são verificações realizadas pelo sistema, por meio do cruzamento das informações entre os cadastros de escola, aluno, profissional escolar e turma.

(60)

Caso existam incoerências entre os dados informados, o sistema apresentará três tipos de inconsistências: Erros cruzados, Erros pendentes de confirmação e os avisos de fechamento. Os erros devem ser corrigidos diretamente no sistema, os erros pendentes de confirmação devem ser avaliados se representam realmente a realidade da escola, caso seja deve-se aguardar a solicitação de fechamento para confirmar as informações e os avisos que devem ser avaliados se representam um erro na declaração de alguma das informações da escola:

Avisos de Fechamento

Trata-se de mensagens de alerta que apenas indicam possíveis inconsistências, mas que não impedem a gravação das informações e nem a conclusão do fechamento. Por exemplo: (Código Pessoa: 1122334455) Aluno com idade acima de 11 anos no 5º ano - Fundamental em 9 anos.

Erros de Fechamento

São erros denominados como impeditivos, visto que não permitem que a escola seja fechada enquanto a informação não for inserida ou corrigida. Por exemplo: Se for informado, no cadastro da escola, a modalidade ensino regular, deverá haver alunos e Profissionais Escolares

(61)

vinculados em uma turma desta modalidade. (Código Turma: 123456) Turma cadastrada sem alunos vinculados.

Erros - Pendentes de confirmação

São aqueles erros em que será necessário confirmar se na sua escola, na data de referência do Censo, havia disciplinas que estavam sem docentes. A confirmação dos erros de disciplina sem docente será apresentada após a correção dos Erros de fechamento e a seleção da opção “Solicitar Fechamento”.

Observação: Não será possível que toda a turma esteja sem docente. É necessário pelo menos um docente vinculado à turma que possui informação de disciplinas.

Assim que for solicitado o fechamento, o sistema irá abrir a lista de turmas que estão com disciplina sem docente para que possa ser realizada a confirmação.

(62)

Clique no “X” destacado em vermelho para confirmar as disciplinas das turmas que estão sem docente. O sistema irá abrir abaixo da tela uma mensagem com a lista de disciplinas que estão sem docente. O sistema só permitirá a confirmação se selecionada todas as disciplinas listadas.

(63)

Quando todas as turmas estiverem com a marcação verde, o botão Confirmar será habilitado.

Após solicitar o fechamento e confirmar turma com disciplina sem docente, o sistema exibirá o Termo de Compromisso para que confirme estar de acordo e ciente de que deve cumprir e fazer cumprir as regras referentes à inserção de dados fidedignos no sistema. Clique na opção De acordo. E em seguida, Continuar.

(64)
(65)

É necessário que se imprima o recibo e que ele seja guardado em lugar seguro. Para isso,

selecione a opção .

Caso haja necessidade de alteração em qualquer dado após o Fechamento do Censo, acesse o sistema e clique no menu Fechamento e, em seguida, no botão Retificar. Isso dará acesso

(66)

Observação: As informações do recibo podem sofrer alterações devido à correção de inconsistências realizada pelo Inep, ao final do Censo Escolar. Sendo assim, após a publicação final dos dados, no Diário Oficial da União, será necessário entrar novamente no Sistema e visualizar o recibo, pois essas informações poderão ter sofrido alterações.

9. Relatórios

Após preencher todos os cadastros e vinculá-los a escola é necessário conferir as informações por meio dos Relatórios disponíveis no sistema. A conferência das informações declaradas por meio dos relatórios é fundamental para garantir dados fidedignos à realidade educacional. Os relatórios apresentam os dados consolidados que foram declarados até o momento, de acordo com o perfil de acesso, sendo assim, o Perfil Escola acessará os dados declarados pela sua escola, o Perfil Municipal, apresentará os dados consolidados do município e assim sucessivamente.

No intuito de permitir que o usuário do sistema tenha mais autonomia para gerar as informações de acordo com suas necessidades, os Relatórios do Sistema Educacenso 2016 permitem que o usuário se utilize dos filtros disponíveis para gerar relatórios específicos, conforme a necessidade e a especificidade de cada escola/município.

Para verificar as informações fornecidas ao Censo Escolar, por meio do sistema Educacenso sobre vínculo e cadastro de alunos e profissionais escolares, selecione a opção Relatórios no menu:

(67)

Os relatórios do sistema Educacenso são importantes na medida em que representam a realidade da escola na data de referência do Censo Escolar (25 de maio de 2016), ou seja, os relatórios apresentados no Educacenso devem ser um registro consolidado do que é apresentado nos documentos administrativos da escola na referida data e que comprovam a declaração fidedigna da escola ao Educacenso.

É necessário ficar atento a todas as informações apresentadas no relatório, já que muitas delas impactam diretamente nas estatísticas oficiais que serão utilizadas para o repasse de recursos do governo federal.

No sistema Educacenso 2016, para o perfil escola, você terá acesso a uma página contendo as seguintes opções de Relatórios:

Nos perfis Inep, Setec, Secretaria Estadual, Órgão Regional e Secretaria Municipal, os relatórios disponíveis serão:

Em cada um dos relatórios de 2016 será apresentado filtros, permitindo que os dados possam ser selecionados gerando relatórios específicos criados pela escola/município.

(68)

Além disso, os relatórios serão apresentados inicialmente apenas com valores quantitativos, dando assim uma visão geral da escola/município e dentro desse resultado terá links para as versões detalhadas, as quais permitirão o acesso aos dados de alunos e profissionais escolares. Para gerar os relatórios, selecione os filtros que deseja ou clique diretamente na opção Pesquisar. Se selecionar os filtros, o sistema irá gerar o relatório atendendo aos critérios que você utilizou na pesquisa, ou seja, se você quiser acessar apenas as turmas de Educação a Distância da sua escola/município, é preciso apenas utilizar o filtro de tipo de mediação didático pedagógica; se você quiser visualizar apenas as turmas de Atividade Complementar da escola, filtre o campo tipo de atendimento da turma; se quiser visualizar as turmas que indicaram participar do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador, filtre o campo Turma participante do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador; e assim por diante. É possível gerar os relatórios sem utilizar nenhum filtro, e nesse caso, serão apresentados todos os casos referentes ao relatório, oferecendo assim uma visão geral da escola/município.

Também será possível, a partir de cada resultado, obter informações mais detalhadas, por meio dos links disponibilizados. Selecione o link que, geralmente, está localizado nos valores quantitativos para gerar o excel, conforme imagem:

(69)

O sistema mostrará o relatório contendo as informações mais detalhadas com as relações de escola, aluno e turma, de acordo com os dados referentes ao relatório.

Além disso, também estarão disponíveis, em todos os relatórios, as seguintes opções:  Imprimir - Possibilita ao usuário ter o seu relatório impresso,

 Exibir totalizador da escola – Apresenta os valores consolidados do número de alunos e de matrículas por tipo de atendimento

 Relação de alunos de todas as turmas – Mostra um resumo com todas as informações da escola e de todas as turmas em formato pdf e excel. Lista os alunos em ordem alfabética, data de nascimento e outras informações da matrícula.

 Gerar planilha Excel ou PDF – Mostra as informações da escola, as informações de todas as turmas da escola e o número de alunos em cada turma.

Para cada perfil também terá disponível o relatório Panorama Geral que expressa visualmente as informações quantitativas da escola/município, de forma abrangente, por meio de gráficos.

Os gráficos podem ser gerados selecionando uma opção por vez, ou algumas opções concomitantemente, ou ainda, todas as opções, bastando, para tanto, marcá-los e selecionar a opção Gerar Gráfico. Também é possível Gerar todos os gráficos, selecionando tal opção.

(70)

10. Módulo de Confirmação de Matrículas

O módulo de confirmação de matrícula foi criado para atender ao disposto na Portaria 235, de 04 de agosto de 2011, que estabelece parâmetros para a validação e a publicação das informações declaradas ao Censo Escolar da Educação Básica, principalmente no que se refere a alunos com mais de um vínculo de escolarização. Segundo a referida Portaria, é de responsabilidade dos estabelecimentos de ensino público e privado, das Secretarias de Educação Estaduais e Municipais e do Distrito Federal realizar a confirmação ou a desconsideração dessas matrículas.

 Confirmação: Ao realizar a confirmação, o usuário estará afirmando que o aluno estava matriculado naquela escola na data de referência do Censo. Sendo assim, o vínculo será mantido.

 Desconsiderar: Ao desconsiderar a matrícula, o usuário estará afirmando que o aluno não estava na escola na data de referência do Censo. Sendo assim, o aluno será desvinculado da turma.

(71)

Para confirmar ou desconsiderar as matrículas com duplicidade de vínculo de escolarização, acesse o menu Módulo de Confirmação de Matrículas. Você terá acesso a uma página contendo os Relatórios Gerenciais de duplicidade de vínculo de escolarização.

Perfil Estadual, Municipal, Órgão Regional e Setec/MEC

01 – Relação de alunos vinculados em horários que não se coincidem. 02 – Relação de alunos vinculados em horários que se coincidem.

03 - Relatório consolidado de correção de duplo vínculo de escolarização

Perfil escola

01 – Relação de alunos com mais de um vínculo de escolarização na mesma escola. 02 – Relação de alunos vinculados em outra escola.

03 - Relatório consolidado de correção de duplo vínculo de escolarização.

Atenção! O perfil Órgão Regional apenas visualizará os dados dos relatórios.

Clique no Relatório, selecione os filtros desejados e clique no botão Pesquisar para acessar o módulo.

O módulo de confirmação mostrará a lista contendo os dados dos alunos e dos seus respectivos vínculos de escolarização e botões para confirmar ou desconsiderar matrícula. Nesta tela, há filtros que poderão ser utilizados para pesquisa.

Confirmar matrícula

(72)

O sistema mostrará a tela Confirmação de matrícula de aluno. Confira os dados cadastrais do aluno. Clique em Enviar para confirmar as informações declaradas ou clique em Voltar para retornar ao Módulo Confirmação de Matrícula do relatório acessado.

Atenção! Ao confirmar a matrícula, o usuário responsável pelo procedimento deve ter resguardada toda a documentação que comprove o vínculo do aluno na escola, conforme estabelecido na Portaria nº 235, de 04/08/2011.

Desconsiderar matrícula

Clique no ícone Desconsiderar matrícula para desvincular o aluno. O sistema mostrará a tela Desconsideração de Matrícula de aluno com os dados cadastrais e de vínculo do aluno para conferência. Clique em Enviar para desconsiderar a matrícula ou clique em Cancelar para retornar ao Módulo Confirmação de Matrícula do relatório acessado.

(73)

Ao clicar em Enviar será apresentada uma mensagem relatando que o alunos será desvinculados automaticamente da escola.

Ao clicar em OK será finalizado o procedimento de desconsideração e o sistema abrirá uma janela para salvar ou abrir o arquivo PDF com os dados de desconsideração da matrícula.

Observação: Ao desconsiderar a matrícula do aluno em uma escola que já realizou o fechamento do Censo Escolar, o sistema irá emitir a mensagem avisando que a escola terá o fechamento retificado e o aluno será desvinculado.

Dessa forma, será necessário realizar um novo fechamento na escola.

Atenção! Ao desconsiderar uma matrícula, não será possível confirmá-la posteriormente. Sendo assim, caso a matrícula do aluno tenha sido desconsiderada indevidamente será necessário realizar um novo vínculo para ele.

Após realizar o procedimento de confirmar ou desconsiderar a matrícula é gerado um pdf. com os dados do responsável pela confirmação ou desconsideração de matrícula que é

(74)

Todas as ações realizadas no módulo de confirmação de matrícula estarão disponibilizadas no relatório consolidado do Módulo de Confirmação.

11. Análise Comparativa

O Relatório de Análise Comparativa tem por objetivo comparar as matrículas informadas ao Educacenso em 2015 com as matrículas informadas durante a coleta do Censo Escolar 2016.

Observação: As escolas novas em 2016 e paralisadas em 2015 terão o percentual de matrículas igual a 0 (zero), pois não tinham informações em 2015.

12. Usuários

Para acessar ao Sistema Educacenso e responder ao Censo Escolar, o usuário deve ser previamente cadastrado. No sistema Educacenso três níveis de acesso poderão ser atribuídos aos

Mais informações sobre o cadastro de usuários no sistema Educacenso, assista ao vídeo “Cadastro de usuários” disponível

(75)

 Leitor: Apenas visualiza os dados informados;  Executor: Visualiza e altera os dados informados;

 Superusuário: Visualiza e altera os dados informados e ainda cadastra novos usuários no sistema.

Os funcionários da sua escola que terão acesso ao sistema Educacenso devem ser cadastrados pelo Superusuário da escola. Somente ele tem a permissão para incluir novos usuários no sistema.

Caso você seja um Superusuário, para cadastrar seus colegas, clique no menu Usuários e, em seguida, no submenu Pesquisar Usuário, para ter certeza de que este não está cadastrado no sistema.

(76)

a. Cadastrar Usuário

Clique no menu Usuários. Em seguida selecione a opção Cadastrar Usuário.

O sistema apresenta a tela para cadastrar o novo usuário. Informe corretamente os dados solicitados e clique em Enviar.

(77)

Atenção! O nome do usuário será carregado conforme os dados da Receita Federal para o CPF declarado. E o e-mail deverá ser pessoal.

Após cadastrar o usuário, utilize os filtros para encontrar a entidade a qual o usuário será vinculado. Selecione o tipo de entidade e clique em Pesquisar.

O Sistema exibirá uma lista de entidades, identifique a que deseja vincular e clique em Vincular.

(78)

Informe o nível de acesso e o cargo do usuário e clique em Enviar.

(79)

Pronto! O usuário foi cadastrado com sucesso e será encaminhada uma senha para o e-mail informado.

O sistema emite a seguinte mensagem:

Atenção! Recomenda-se que a escola tenha dois Superusuários. Não há limite para o total de usuários Executores e Leitores.

Para continuar inserindo novos usuários, clique novamente no menu Usuários e, em seguida, no submenu Cadastrar Usuário. Repita todos os passos para cada usuário que desejar incluir no sistema.

Pode acontecer de o sistema detectar um erro no preenchimento das informações. O sistema vai mostrar mensagens em vermelho apontando os erros e você deverá corrigi-los, caso contrário, o cadastro não será finalizado.

b. Pesquisar Usuário

Selecione a opção Pesquisar Usuário.

(80)

Informe um dos campos para pesquisa e clique em Pesquisar. O sistema apresenta o resultado da pesquisa, de acordo com os campos informados. Para alterar informações nos dados do usuário clique em Editar usuário.

(81)

Altere as informações necessárias e clique em Enviar.

Os dados são alterados e a mensagem abaixo é apresentada.

(82)

O sistema encaminhará para a tela de pesquisa de entidade. A partir de agora, siga os passos descritos no item cadastrar usuário.

Para bloquear todos os vínculos e excluir todos os vínculos do usuário, o sistema disponibiliza as opções: Bloquear todos os vínculos e Excluir todos os vínculos.

Para alterar o nível de acesso do usuário cadastrado, clique em Editar vínculo, depois escolha o novo nível de acesso clicando em uma das opções.

Em seguida selecione Salvar alterações de vínculos

(83)

Para bloquear ou desbloquear o vínculo que o usuário possui na escola, clique em Editar vínculo, em seguida clique em Sim ou Não conforme a ação desejada.

Ao clicar em Enviar é mostrada a seguinte mensagem:

Para excluir o vínculo que o usuário possui na escola, basta clicar em Excluir vínculo.

O sistema emite a mensagem para confirmação da exclusão. Clique em Sim para excluir o vínculo do usuário ou em Não para não excluí-lo.

(84)

Ao confirmar a exclusão do vínculo do usuário, a mensagem abaixo é apresentada:

Caso o usuário seja gestor da escola, não será possível excluir o vínculo e será apresentada a mensagem abaixo:

Quando o usuário estiver desativado, ao fazer a autenticação para acesso ao sistema será apresentada a seguinte mensagem:

Para liberar o acesso, um Superusuário do sistema deve pesquisar o usuário que está sem acesso e clicar na opção Ativar que estará disponível.

Referências

Documentos relacionados

Hoje, nós temos uma oportunidade dupla de, em nome da universidade, mesmo sem estarmos autorizados para isso, mas com a nossa costumeira ousadia, de dar as boas vindas à ela

Como o predomínio de consumo energético está no processo de fabricação dos módulos fotovoltaicos, sendo os impactos da ordem de 50 a 80% nesta etapa (WEISSER,

A proporçáo de indivíduos que declaram considerar a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro no futuro é maior entle os jovens e jovens adultos do que

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

O primeiro usuário cadastrado e somente ele terá prerrogativas de administrador do sistema. Diferentemente dos demais, ele terá acesso aos módulos de cadastro

The UV-B treatments did not show any important effect on glucose levels of tomatoes at any harvest stages; whereas, UVB8 treatment showed high glucose levels in tomatoes at the

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de