• Nenhum resultado encontrado

Além disso, conforme a estrutura do tecido, pode variar o tipo das costuras, ou em alguns casos pode ser previsto o friso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Além disso, conforme a estrutura do tecido, pode variar o tipo das costuras, ou em alguns casos pode ser previsto o friso"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 MANUAL DE INFORMAÇÕES

O REVESTIMENTO

Os nossos sofás podem ser revestidos em: Couro

Microfibra Tecido

Quando o sofá é revestido em couro (Fig. A) o número das suas costuras poderá ser superior em comparação ao mesmo modelo com revestimento em tecido ou microfibra. (Fig. B)

CUIDADOS COM O REVESTIMENTO EM COURO

Se adquiriu um sofá em couro, pedimos que leia atentamente as instruções seguintes, observando especialmente a descrição da família de couro escolhida (Protecta ou Natural) e seus conselhos para o cuidado, a manutenção e as relativas advertências deste revestimento especial.

As peles/couros naturais são materiais nobres e resistentes que adquire valor com o passar do tempo. Graças as suas propriedades de transpiração e elasticidade oferece um conforto ideal seja nos meses quentes ou em meses frios, além de aderir perfeitamente a forma do corpo, transmite a prazeirosa sensação de um abraço macio. Cada manto possui a sua história que é possível ser lida através dos sinais impressos na sua superfície como cicatrizes, rugas, picadas de inseto, estrias, veias, diferenças de granulado e de cor.

Por este motivo os nossos artesãos controlam os mantos um por um e efetuam trabalhos diversos para ressaltar as características naturais, obtendo couros preciosos adaptadas aos diversos usos domésticos. Em algumas partes do sofá, em certos casos também sobre toda a superfície revestida, podemos utilizar também a crosta/ split, ou seja, a parte de baixo da pele, esta também um produto natural. A sua utilização, disponível para alguns artigos, torna o custo do sofá mais competitivo, mantendo inalterada a ótima qualidade do produto.

Fig. A Fig. B

Além disso, conforme a estrutura do tecido, pode variar o tipo das costuras, ou em alguns casos pode ser previsto o friso

(2)

OS COUROS DO TIPO PROTECTA

Os couros Protecta são o resultado de processos produtivos que conferem aos couros proteção e alta performance. Uma leve camada de acabamento as protege das manchas, sem alterar as características originais. Os couros Protecta conjugam as vantagens da naturalidade e da maciez com resistência à utilização e ao descolorimento. A presença dos sinais distintos que descrevem a vida do animal, como cicatrizes, diferenças de granulado, rugas, veias, diferenças de tonalidade de cor e qualquer outra marca que a natureza tenha deixado são prova de genuinidade.

A limpeza dos couros Protecta

• Tirar a poeira periodicamente com um pano seco e não abrasivo.

• Para as manchas de bebidas, tais como café, chá, leite, achocolatados, óleos, gorduras, cosméticos, base facial : remover rapidamente a mancha da superfície, utilizando pano branco ou papel absorvente. Sucessivamente, com um pano limpo umidecido com uma solução de água e sabão neutro esfregar delicadamente no sentido externo para interno da mancha. Não ensopar a superficíe do couro e providenciar secagem imediata com um pano limpo.

Não secar o couro sob a luz do sol ou com secador de cabelos.

A D V E R T Ê N C I A S

• Para manter viva a coloração do revestimento evitar exposição direta do sofá à luz do sol ou lâmpadas potentes. • As causas previamente listadas, bem como a utilização de substâncias com detergentes não aconselháveis, podem danificar irreparavelmente o revestimento em couro, causando descamação e descolorimento. • Se adquirir um novo sofá com revestimento idêntico ao artigo e a cor daquele que já possui é possível que, visto a personalidade única de cada pele, possa notar leves diferenças de tonalidade entre as duas.

(3)

3 MANUAL DE INFORMAÇÕES

OS COUROS DO TIPO NATURAL

As peles Naturais são trabalhadas sem alterar as características originais dos mantos de couro.

A presença de cicatrizes, diferenças de granulado, rugas, veias naturais, calos, picadas de insetos, diferença de tonalidade de cor e quaisquer outras marcas que a natureza tenha deixado sobre essas peles são a prova absoluta da genuinidade e testemunho da sua nobreza.

A limpeza dos couros Naturais

• Tirar a poeira periodicamente com um pano seco e não abrasivo

• Para a sujeira seca: espanar delicadamente utilizando uma escova com cedras macias ou um aspirador de pó em média potência,utilizando acessório adequado e prestando atenção para não esfregá-lo sobre o revestimento. • Para as manchas de substâncias solúveis em água (bebidas, café, chá, leite, geléias): remover rapidamente o líquido da superfície com pano branco (ou papel absorvente) não abrasivo. Sucessivamente com um pano limpo umidecido com água, esfregar delicadamente no sentido externo para interno da mancha. Secar imediatamente com um pano limpo. Não ensopar a superfície do couro e secar imediatamente com pano seco. Não secar o couro sob a luz do sol ou com secador de cabelos.

• Para as manchas de subtâncias gordurosas (óleo, ketchup, maionese, achocolatados): remover delicadamente a substância da superfície com papel absorvente, tendo cuidado para não pressionar a fim de evitar que a sujeira penetre nos poros do couro. Com um pano limpo, umidecido em solução composta por sabão neutro muito diluído, esfregar delicadamente da parte externa sentido a parte interna da mancha.

• Enxugar imediatamente com um pano limpo. Usar exclusivamente água e sabão neutro incolor.

A D V E R T Ê N C I A S

• Manter o sofá distante no mínimo 50 cm de fontes de calor como estufas, lareiras, aquecedores.

• Para manter viva a coloração do revestimento evitar exposição direta do sofá a luz sol ou lâmpadas potentes. • As causas previamente listadas, bem como a utilização de susbtâncias com detergentes não aconselháveis, podem danificar irreparavelmente o revestimento em couro, causando descamação e descolorimento. • Se adquirir um novo sofá com revestimento idêntico

ao artigo e a cor daquele que já possui, é possível que, visto a personalidade única de cada pele, possa notar leves diferenças de tonalidade entre as duas.

A limpeza de couro Naturais Nobuk

Os couros Naturais Nobuk pertencem também à família dos couros Naturais, por isso possuem todas as características naturais anteriormente ilustradas. O “efeito Nobuk” é o resultado de um leve lixamento, adotado para dar ao couro o efeito aveludado denominado Nobuk.

Estes couros podem ser limpos seguindo os mesmos procedimentos dos couros Naturais (ver acima). Após ter limpado e enxugado, para criar o efeito Nobuk, esfregar muito delicadamente com uma lixa fina.

(4)

A seguir algumas características naturais que podem ser encontradas em seu sofá revestidos em couro do tipo Protecta ou Natural: Baixo granulado Cicatriz Aberta Cicatriz Fechada Diferença de granulado Picadas de insetos Rugas Veias Diferença de tonalidade

(5)

5 MANUAL DE INFORMAÇÕES

CUIDADOS COM O REVESTIMENTO EM MICROFIBRA E TECIDO

Para revestir os nossos sofás, escolhemos os melhores revestimentos, realizando-os através dos mais importantes fornecedores do mundo, a fim de que representem a síntese ideal entre a qualidade e o estilo italiano e estejam em condição de combinar maciez e praticidade.

Todos os artigos são submetidos a rigorosos controles de qualidade como o teste Martindale, através do qual é possível avaliar a resistência ao uso. Se adquiriu um sofá revestido em tecido ou microfibra, pedimos que leia atentamente as instruções seguintes em especial os conselhos para o cuidado e a manipulação da categoria do revestimento (códigos de limpeza cód.A, e C) Fig. A.

É possivel encontrar esta última indicação sobre a etiqueta com simbologia internacional e relativa a composição do material, que encontra-se presente no fundo do sofá ou nos casos de sofás com capas removíveis encontra-se embaixo das almofadas dos assentos.

Não lavar com água

Lavar com água (Máx 30°C)

Lavar com água (Máx 40°C)

Lavar a seco com Percloroetileno

Lavar a seco com Fluorcarbono

Não passar

Não usar cloro

Não enxugar com tambor rotativo

Não enxugar com tambor

(programa com temperatura reduzida) Não enxugar com tambor

(programa normal)

Passar com temperatura não superior a 100°C Evitar o uso do vapor

Passar com temperatura não superior a 150°C

Passar com temperatura não superior a 200°C Lavar a seco com Percloroetileno

(escolha a programação para artigos deli-cados na sua maquina de lavar)

CO

SE

LI

PA

PC

PL

PU

VI

AC

Algodão Seda Linho Poliamida Acrílico Poliéster Poliuretano Viscose Acetato

Simbologia a ser seguida para limpeza apropriada do revestimento:

Fig. A

(6)

LICORES

Utilizar papel absorvente ou pano branco não abrasivo e remover sucessivamente a mancha. Se a mancha persistir, lavar somente com espuma de sabão neutro incolor, obtida agitando vigorosamente o vasilhame.

Depois retire a mancha somente com álcool desnaturado diluído em água a 10%.

Enxugar imediatamente com ar quente usando secador de cabelos. Direcionar o jato de ar quente para parte externa sentido parte interna da zona úmida.

BEBIDAS/ VINHO

Utilizar papel absorvente ou pano branco não abrasivo e remover sucessivamente a mancha. Se a mancha persirtir, retirá-la com vinagre diluído em água a 50%. Sucessivamente lavar somente com espuma de sabão neutro incolor, obtida agitando vigorosamente o vasilhame. Em seguida conter a espuma com pano umidecido com água. Secar imediatamente com ar quente usando secador de cabelos. Direcionar o jato de ar quente da parte externa sentido parte interna da zona úmida.

CAFÉ/ CHÁ

Utilizar papel absorvente ou pano branco não abrasivo e remover sucessivamente a mancha. Se a mancha persirtir, lavar somente com espuma de sabão neutro incolor, obtida agitando vigorosamente o vasilhame.

Sucessivamente a retirada da mancha somente com amoníaco diluído em água a 10%. Secar com ar quente usando secador de cabelos. Direcionar o jato de ar quente no sentido da parte externa para a parte interna da zona umida.

CERVEJA

Utilizar papel absorvente ou pano branco não abrasivo e remover sucessivamente a mancha. Se a mancha persistir retirá-la somente com água quente (máximo 40° C/ 104° F) diluída com álcool desnaturado em água a 3%.

Secar imediatamente com ar quente usando secador de cabelos. Direcionar o jato de ar quente no sentido da parte externa para a parte interna da zona úmida.

ÓLEO

Utilizar papel absorvente ou pano branco não abrasivo e remover sucessivamente a mancha. Se a mancha persistir, lavar somente com espuma de sabão neutro incolor, obtida agitando vigorosamente o vasilhame.

Absorver o máximo possível a retirada da mancha com papel absorvente. Se a mancha persistir remover com pano branco não abrasivo umidecido somente com percloroetileno. Absorver o máximo possível a retirada da mancha com papel absorvente. Secar imediatamente com ar quente usando secador de cabelos. Direcionar o jato de ar quente no sentido da parte externa para a parte interna da zona úmida.

A MICROFIBRA

A microfibra é um tipo de tecido sintético obtido através de filamentos resistentes (especialmente a abrasão e ao uso) que conferem praticidade e elegância ao revestimento.

Limpeza do revestimento em microfibra- Limpeza categoria “A”

(7)

7 MANUAL DE INFORMAÇÕES ADVERTÊNCIAS • Manter o sofá distante no mínimo 50 cm de fontes de calor como estufas, lareiras, aquecedores. • Para manter viva a coloração do revestimento evitar exposição direta do sofá à luz do sol ou lâmpadas potentes. • Para poeira, espanar delicadamente utilizando uma escova com cerdas macias ou um aspirador de pó em média potência,utilizando acessório adequado e prestando atenção para não esfregá-lo sobre o revestimento.

• Para preservar a sua beleza, é aconselhável tratar imediatamente cada mancha antes que seja absorvida excessivamente, deste modo não são necessários tratamentos longos ou abrasivos. • Caso seja necessária a utilização de solvente, evitar colocá-lo em contato com a mancha. Despejar o solvente sobre um pano limpo: cada tratamento deve ser previamente testado sobre uma zona escondida. • Limpar a mancha com movimentos circulares, lavando do lado externo sentido o lado interno. • Ter sempre atenção para esfregar delicadamente cada mancha. • Se adquirir um novo sofá com revestimento idêntico ao artigo e a cor daquele que já possui, é possível que possa notar leves diferenças de tonalidade entre as duas.

(8)

O TECIDO

Os tipos de lavagem para os nossos tecidos são dois: lavagem a seco e lavagem com água.

A lavagem a seco é uma operação que prevê a limpeza do revestimento por meio de solventes orgânicos. Compreende a limpeza, o enxague e a secagem. Depois da lavagem é indispensável passar o revestimento seguindo as orientações ilustradas na etiqueta.

Para a lavagem a seco do revestimento é preciso levá-lo a uma lavanderia especializada .

A lavagem com água é uma operação que prevê a limpeza do revestimento de tecido em água.

Compreende a limpeza, o enxague e a secagem. Depois da lavagem é indispensável passar o revestimento seguindo as orientações ilustradas na etiqueta.

Para a lavagem em água do revestimento, é preciso prestar atenção à temperatura máxima da lavagem especificada na etiqueta do produto.

Limpeza do revestimento em tecido- Limpeza categoria “C”

LICORES, BEBIDAS, VINHOS, CAFÉ, CHÁ, CERVEJA E ÓLEO

Utilizar papel absorvente ou pano branco não abrasivo e remover sucessivamente a mancha. Se a mancha persistir, limpar com tira manchas a seco, adquirível em qualquer supermercado. Antes de utilizar o tira-manchas, aconselhamos experimentá-lo sobre o tecido em um ponto menos exposto. No caso de manchas extensas ou persistentes, será oportuno dirigir-se a lavanderias especializadas.

ADVERTÊNCIAS

• Os tecidos que são apenas lavados a seco não podem absolutamente serem lavados em água, e aqueles que são lavados somente em água não podem ser absolutamente lavados a seco. Tais operações não permitiriam que fossem posteriormente remontados.

ADVERTÊNCIAS

• Manter o sofá distante no mínimo 50 cm de fontes de calor como estufas, lareiras, aquecedores.

• Para manter viva a coloração do revestimento evitar exposição direta do sofá à luz sol ou lâmpadas potentes.

• Para poeira, espanar delicadamente utilizando uma escova com cerdas macias ou um aspirador de pó em média potência utilizando acessório adequado e prestando atenção para não esfregá-lo sobre o revestimento.

• Para preservar a sua beleza, é aconselhável tratar imediatamente cada mancha antes que seja absorvida excessivamente, deste modo não são necessários tratamentos longos ou abrasivos.

• Caso seja necessária a utilização de solvente, evitar colocá-lo em contato com a mancha. Despejar o solvente sobre um pano limpo: cada tratamento deve ser previamente testado sobre uma zona escondida. • Limpar a mancha com movimentos circulares, lavando

no lado externo sentido o lado interno.

• Ter sempre atenção para esfregar delicadamente cada mancha. Se adquirir um novo sofá com revestimento idêntico ao artigo e a cor daquele que já possui, é possível que possa notar leves diferenças de tonalidade entre as duas.

Referências

Documentos relacionados

1 – Todos os que exercem a actividade no mercado são responsáveis pela manutenção das boas condições de higiene e conservação dos locais de venda, bem como proceder à limpeza

As variáveis pressão de vapor em saturação, temperatura de bulbo umido, volume especifico do ar e entalpia se comportaram bem similares a temperatura de bulbo seco mas em

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

Em 1981 esse grupo de enfermeiros elaborou um documento com atribuições do enfermeiro, oficializado pela direção da Secretaria (Porto Alegre, 1981) que definia aos chefes de

Após a coleta das informações, realizou-se a análise de variância (Anova) para comparar o efeito da variação dos parâmetros tamanho da população, número de indivíduos na

disciplinas cursadas na condição de aluno especial em curso de mesmo nível, da aluna AMANDA 159. ALMEIDA BERGAMASCHI, orientanda

Não houve diferença significativa para as variáveis comprimento de raízes comerciais e diâmetro de raízes comerciais; os clones 06 e 14 e a cultivar sergipana apresentaram

• Para a maioria dos plotters cartográficos Garmin, seleccione Rever > Tipo indicador.. • Para outros dispositivos marítimos Garmin, seleccione Config >