• Nenhum resultado encontrado

GUIA DE REMATRÍCULA 2015/1. Volte às aulas com tranquilidade!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA DE REMATRÍCULA 2015/1. Volte às aulas com tranquilidade!"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

REMATRÍCULA

GUIA DE

2015/1

Volte às aulas

(2)

TenHa uM ótimO

semEstrE!

(3)

1 - REMATRÍCULA

Na renovação da matrícula, para que o aluno passe de um ciclo para outro, ou de um módulo para o outro (cursos da Engenharia), é necessário que tenha obtido aprovação no ciclo ou no módulo anterior, admitindo-se, no máximo, duas dependências. No caso de reprovação nas disciplinas de nivelamento,

“Estudos Orientados – Comunicar e Expressar” e “Estudos Orientados - Raciocínio Matemático”, essas não serão computadas como dependências.

O vínculo acadêmico, nos cursos de graduação do CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA, deve ser renovado semestralmente. A esse processo chama-se REMATRÍCULA. Todos os alunos da Instituição, de acordo com o quadro de ofertas oferecido e disponibilidade de vagas, deverão renovar a matrícula, via web – www.newtonpaiva.br(Serviços online -Sistema Acadêmi-co), semestralmente.

Critérios para a atual estrutura curricular do

Centro Universitário Newton Paiva

Os atuais currículos de graduação adotam a forma modular organizada em ciclos, compostos por um ou dois módulos cada, com exceção dos cursos da Engenharia, que são organizados somente por módulos.

“Ciclos e Módulos” são a forma de desenvolvimento do

currículo de cada curso em que se agregam as disciplinas correlacionadas com o objetivo de desenvolver no aluno conhecimentos, habilidades e competências voltadas para o foco específico do módulo.

GUIA DE

(4)

Critérios para organização da estrutura curricular por períodos do

Centro Universitário Newton Paiva

Os currículos anteriores ao ciclo/módulo são organizados por períodos e adotam a rematrícula por disciplina, mas devem seguir a sequência pedagógi-ca recomendada, obedecendo aos critérios de pré e có-requisitos, além dos créditos mínimos.

Para identificar a estrutura curricular, Ciclo ou Período, você poderá acessar o N Mobile ou no relatório do Sistema Acadêmico: “Histórico de Simples Conferência”.

Modelo dos demais currículos Modelo do currículo por ciclo/módulo

(5)

Período de Rematrícula

O período de rematrícula se estende de 26 de janeiro a 28 de fevereiro, por escala, em três momentos, conforme abaixo:

Atenção

A contratação de disciplinas está condicionada à disponibilidade de vagas.

Matrícula dos cursos EAD e disciplinas virtuais

As disciplinas virtuais são ofertadas em dois momentos: 1ª oferta/fevereiro e 2ª oferta/abril. O prazo final para contratação das disciplinas da 1ª oferta encerra-se no dia

10/02 e das disciplinas da 2ª oferta se estende até 11/05/2015.

1ª CHAMADA

Matrícula em 1ª Chamada (apenas para contratação de disciplinas do mesmo curso e mesmo turno, via web – www.newtonpaiva.br (Serviços online - Sistema Acadêmico):

DATA HORÁRIO CURSO 26/01 até 30/01 27/01 até 30/01 28/01 até 30/01 29/01 até 30/01 A partir de 10h A partir de 8h A partir de 8h A partir de 8h

Tecnólogos(CL800), Comunicação Social, Ciências Contábeis, Relações Internacionais, Ciências Econômicas, Cursos descontinuados (Comex, Negócios Internacionais e Marketing), cursos a distância (EaD).

Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Sistema de Infor-mação, Tecnologia em Estética e Cosmética.

Arquitetura e Urbanismo e as Engenharias.

Administração, Direito, Tecnologia em Gestão Comercial (Contact Center).

(6)

2ª CHAMADA

Do dia 31/01/2015 até 04/02/2105, matrícula em 2ª chamada (contratação de disciplinas em outros cursos e turnos, via web – www.newtonpaiva.br (Serviços online - Sistema Acadêmico), sem o registro de faltas.

3ª CHAMADA

Do dia 05/02/2015 até 28/02/2015: última chamada para rematrícula em todas as situações, via web – www.newtonpaiva.br (Serviços online -

Sistema Acadêmico), com registro de faltas devido ao início das aulas. 2 - COMO RENOVAR MINHA MATRÍCULA?

Conforme a escala por curso, o aluno estará apto a montar seu horário e contratar as disciplinas, conforme quadro de ofertas, via web –

www.newtonpaiva.br (Serviços online - Sistema Acadêmico), com seu usuário e

senha.

No primeiro momento, o aluno só poderá contratar as disciplinas de seu curso e turno – rematrícula em primeira chamada, de acordo com a escala dos cursos. Caso ainda haja disponibilidade de horário, a partir do dia 31 de janei-ro, poderá contratar as disciplinas por equivalência em outro curso/turno (rematrícula em segunda chamada), via web – www.newtonpaiva.br (Serviços online - Sistema Acadêmico).

-

Tenho FIES

Os alunos, que aditaram o segundo semestre de 2014, estarão aptos a rema-tricularem-se em 2015/1. Os alunos, que perderam o prazo para o aditamento referente ao segundo semestre de 2014, deverão regularizar seu débito junto à Instituição.

-

Tenho Educa Mais Brasil

A renovação do contrato do Educa Mais Brasil ocorre, semestralmente, por meio do pagamento da Taxa Administrativa (boleto de cobrança bancária que será encaminhado pelo Educa Mais Brasil antes do período de rematrícula da Newton).

O não pagamento da taxa Administrativa, até a data determinada, caracte-riza a rescisão do contrato, acarretando a perda do benefício.

(7)

3 - NÃO CONSEGUI!!! SITUAÇÕES QUE PODEM IMPEDIR A REMATRÍCULA

Pendência financeira

Se você tem algum débito financeiro ou “parcelas de acordos” vencidas, regu-larize essa situação para que possa ter acesso à sua rematrícula.

Você pode quitar o seu débito de 15 de janeiro até 28 de fevereiro, nas Cen-trais de Negociação, nos campi Carlos Luz 220 e Silva Lobo, no horário de 10h às 20h.

Obs.1: Pagamento no cartão: Os pagamentos realizados no cartão terão as baixas efetuadas imediatamente, liberando o acesso para a rematrícu-la no mesmo dia.

Obs.2: Pagamento boleto/Negociação CDL: Os pagamentos feitos através do boleto no banco ou na negociação CDL deverão aguardar a compensação e, somente após 48 horas, terão acesso liberado para a rematrícula.

Atenção

No período de 15 de janeiro a 28 de fevereiro, as negociações serão feitas apenas nas Centrais de Negociação.

Boleto de rematrícula não pago

O boleto de rematrícula venceu no dia 08 de janeiro 2015. A partir de agora, você pode pagá-lo em qualquer agência do Banco HSBC, na Central de Atendi-mento ao Aluno (cartão de débito), nas Centrais de Negociação na Carlos Luz e Silva Lobo (cartão débito ou crédito) ou no plantão de atendimento da rematrícula (Buritis I). Se necessário, retire a 2ª via do boleto via web – www.newtonpaiva.br (Serviços online - Sistema Acadêmico) ou na Central de

Atendimento ao Aluno.

(8)

IMPORTANTE: Após o aditamento do FIES para o 1º semestre de 2015, o aluno não deverá alterar a sua rematrícula, pois caso esse procedimento ocorra, o valor do aditamento será menor que o valor de contratação de disciplinas cabendo ao aluno o pagamento da diferença.

Não aditamento do FIES em semestres anteriores

De acordo com a Circular Eletrônica nº 24 de 21 de novembro de 2014, o prazo para os aditamentos, referentes aos períodos 2013/2, 2014/1 e 2014/2, foi adiado até o dia 30 de novembro de 2014 (30/11/2014), não sendo mais pror-rogado pelo Órgão Competente. Alunos que estão nessa situação devem regularizar as parcelas do semestre junto ao Financeiro (setor de negociação). Só assim, estarão aptos à contratação de disciplinas no 1º semestre de 2015. Para o FIES parcial é necessário, também, o pagamento do valor da mensali-dade referente à parcela do aluno.

Atenção

Não é permitido ao aluno FIES já aditado excluir disciplinas da rematrícula.

Não existe Currículo cadastrado para seu RA em 2015/1

Regularize a sua situação acadêmica para 2015/1 no plantão de atendimento do seu Campus, conforme escala do item 6 deste informativo.

(9)

4 - MOTIVOS QUE PODEM IMPEDIR A CONTRATAÇÃO DAS DISCIPLINAS VIA WEB

- Contratação de disciplinas abaixo de 12 créditos;

- Exceder o crédito máximo permitido (conforme análise curricular do aluno); - Pré-requisito para cursar a disciplina;

- Equivalência por substituição;

- Ausência de vagas nas disciplinas para alunos concluintes.

5 - COMO PROCEDER NESSAS SITUAÇÕES?

Plantões de atendimento

Para os casos acima, teremos os plantões nos campi, de segunda a sexta-fei-ra, de acordo com a data de escala de cada curso até o dia 10 de fevereiro.

IMPORTANTE: Caso necessite de atendimento presencial pelo coordenador do curso, verifique o

horário do mesmo no plantão de atendimento.

A contratação de disciplinas e a montagem do horário é de responsabilidade do aluno.

OBS.: Exclusivamente para os alunos dos cursos totalmente a distância

(Pedagogia, Letras, Administração, Processos Gerenciais, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Logística), o atendimento às situações específicas, que impedem a contratação da disciplina pela web,

será somente via protocolo online –“EAD-REMATRÍCULA”, que já estará disponível no sistema acadêmico a partir do dia 26 de janeiro.

A partir do dia 11 de fevereiro até o dia 28 de fevereiro, esse atendimento será feito via protocolo online e acompanhamento online:

“REMATRÍCULA-ACADÊMICO”.

Para dúvidas financeiras procurar o financeiro nas

Centrais de Atendimento ao Aluno.

(10)

6 - ESCALA DOS PLANTÕES

DATA LOCAL HORÁRIO PARA OS CURSOS 26/1 até 10/2* 27/1 até 10/2* 28/1 até 10/2* 29/1 até 10/2* Carlos Luz 220 Silva Lobo Buritis I Carlos Luz 220 e Buritis II De 16h às 21h. De 8h às 13h e de 16h às 21h. De 8h às 13h e de 16h às 21h. De 8h às 13h e de 16h às 21h.

Tecnólogos(CL800), Comunicação Social, Ciências Contábeis, Relações Internacionais, Ciências

Econômicas, Cursos descontinuados (Comex, Negócios Internacionais e Marketing).

Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisiotera-pia, Odontologia, Psicologia, Sistema de Informação, Tecnologia em Estética e Cosmética.

Arquitetura e Urbanismo e Engenharias. Administração, Direito, Tecnologia em Gestão Comercial (Contact Center).

*Atendimento presencial será de segunda a sexta-feira, conforme a escala de cada curso.

** Para os alunos dos cursos a distância (EaD) o atendimento será feito via protocolo online – “EAD-REMATRÍCULA

Atenção

A partir do dia 11/02/2015 até o dia 28/02/2015, o atendimento e o acompanhamento serão por

meio de protocolo online.

7 - ALUNOS DO PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS

Estará disponível no sistema acadêmico, no período de rematrícula - 26 de janeiro a 28 de fevereiro, o protocolo online - CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS para atender os alunos que irão ingressar ou dar continuidade ao programa.

Atenção: os alunos que irão dar continuidade ao programa em 2015/1 deverão apenas solicitar a renovação do vínculo institucional. Já os alunos que irão ingressar no projeto deverão também pagar o boleto de matrícula referente ao semestre letivo 2015/1.

(11)

8 - DÚVIDAS FREQUENTES

A. Meu usuário e senha não funcionam. A quem devo procurar? Entre em contato por meio do

4005-9019 ou verifique com a Central de Atendimento ao Aluno.

B. Como identificar o meu currículo? Na web, encontra-se disponibilizada a sua estrutura

curricular com os períodos e suas respectivas disciplinas.

C. Onde tiro dúvidas sobre o meu currículo? Com o coordenador do seu curso. Informe-se

sobre os horários na Secretaria de Coordenações para o atendimento.

D. Qual o horário do coordenador no plantão de rematrícula? O horário do coordenador do seu

curso estará disponibilizado no Sistema Acadêmico, no Call Center (4005-9019) ou nas Secretaria de Coordenações do seu curso.

E. Onde e quando encontro o horário das disciplinas e os prováveis professores(*)? No plano de

ofertas, disponibilizado na web (www.newtonpaiva.br) ou durante o processo de contratação de disciplinas.

(*) Sujeito a alterações conforme a necessidade do curso.

F. Qual a data de baixa das parcelas? As parcelas pagas através da rede bancária demoram 48

horas para serem baixadas, pois a compensação do banco é feita à noite. Portanto, o aluno que pagar a matrícula no banco somente terá sua matrícula liberada após a compensação. As parcelas pagas nas Centrais e na negociação serão baixadas no mesmo dia.

G. Paguei a mensalidade do mês anterior à rematrícula em atraso. Conseguirei emitir o boleto de rematrícula? Sim. O boleto da rematrícula é gerado para todos os alunos, com exceção dos

possíveis formandos de 2014/2. Porém, para contratação de disciplinas o aluno não poderá ter pendências financeiras de semestres anteriores, além de ter efetuado o pagamento da matrícula.

H. Como identificar se uma disciplina é presencial ou EaD? No sistema acadêmico, no código

da disciplina, há uma identificação de “P” para presencial e “V” para virtual.

I. Tenho FIES regularizado. Como devo proceder? O estudante deverá contratar as disciplinas

referente ao primeiro semestre de 2015. Após o término da rematrícula, em período deter-minado, a instituição irá iniciar os aditamentos de todos os alunos no site sisfies.mec.gov.br

devendo o estudante verificar e validar as informações.

Para novas contratações do FIES, certificar-se da entrega do contrato assinado pelo banco que garante a regularização de sua mensalidade.

Fazer a rematrícula dentro do prazo estipulado lhe dá maior possibilidade de vaga nas disciplinas que deseja cursar.

Início de ofertas das disciplinas EAD:

(12)

Belo Horizonte e região metropolitana:

(31) 4005.9019

Outras Localidades:

0800.942.9800

Curta nossa página no Facebook

facebook.com/centrouniversitarionewtonpaiva

newtonpaiva.br

A. Meu usuário e senha não funcionam. A quem devo procurar? Entre em contato por meio do

4005-9019 ou verifique com a Central de Atendimento ao Aluno.

B. Como identificar o meu currículo? Na web, encontra-se disponibilizada a sua estrutura

curricular com os períodos e suas respectivas disciplinas.

C. Onde tiro dúvidas sobre o meu currículo? Com o coordenador do seu curso. Informe-se

sobre os horários na Secretaria de Coordenações para o atendimento.

D. Qual o horário do coordenador no plantão de rematrícula? O horário do coordenador do seu

curso estará disponibilizado no Sistema Acadêmico, no Call Center (4005-9019) ou nas Secretaria de Coordenações do seu curso.

E. Onde e quando encontro o horário das disciplinas e os prováveis professores(*)? No plano de

ofertas, disponibilizado na web (www.newtonpaiva.br) ou durante o processo de contratação de disciplinas.

(*) Sujeito a alterações conforme a necessidade do curso.

F. Qual a data de baixa das parcelas? As parcelas pagas através da rede bancária demoram 48

horas para serem baixadas, pois a compensação do banco é feita à noite. Portanto, o aluno que pagar a matrícula no banco somente terá sua matrícula liberada após a compensação. As parcelas pagas nas Centrais e na negociação serão baixadas no mesmo dia.

G. Paguei a mensalidade do mês anterior à rematrícula em atraso. Conseguirei emitir o boleto de rematrícula? Sim. O boleto da rematrícula é gerado para todos os alunos, com exceção dos

possíveis formandos de 2014/2. Porém, para contratação de disciplinas o aluno não poderá ter pendências financeiras de semestres anteriores, além de ter efetuado o pagamento da matrícula.

H. Como identificar se uma disciplina é presencial ou EaD? No sistema acadêmico, no código

da disciplina, há uma identificação de “P” para presencial e “V” para virtual.

I. Tenho FIES regularizado. Como devo proceder? O estudante deverá contratar as disciplinas

referente ao primeiro semestre de 2015. Após o término da rematrícula, em período deter-minado, a instituição irá iniciar os aditamentos de todos os alunos no site sisfies.mec.gov.br

devendo o estudante verificar e validar as informações.

Para novas contratações do FIES, certificar-se da entrega do contrato assinado pelo banco que garante a regularização de sua mensalidade.

Referências

Documentos relacionados

Em Entre Douro e Minho e no Algarve a superfície total das explorações agrícolas ocupa cerca de 1/3 da área geográfica das regiões, sendo que a Beira Litoral é a

Deve-se acessar no CAPG, Coordenadorias > Processo de Inscrição > “Selecionar Área/Linha para Inscrição” e indicar as áreas de concentração e linhas de pesquisa nas

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Nas fraturas subtrocantéricas instáveis, como Seinsheimer IV-V com fragmentos que não podem ser reduzidos pelo método fe- chado em mesa de tração, a parte lateral da porção

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

OBS: FOI ACEITO PELA COMISSÃO TECNICA DO CIS-AMFRI EM REUNIÃO REALIZADA DIA 18 DE JUNHO DE 2014 QUE O VALOR DE R$ 48,00 QUE SERA PAGO A TODOS OS EXAMES DE TOMOGRAFIA REALIZADOS

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não

Fonte: Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física, IBGE Elaboração: Gerência de Estudos Econômicos – FIEMG... Elaboração: Gerência de Estudos Econômicos