• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015-STPG/IBB/UNESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015-STPG/IBB/UNESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Instituto de Biociências – Seção de Pós-Graduação

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015-STPG/IBB/UNESP

Dispõe sobre os critérios e normas que regem as atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Botânica), Cursos de MESTRADO ACADÊMICO e DOUTORADO, com fundamento no Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Botânica), do Instituto de Biociências de Botucatu – UNESP.

O Conselho do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Botânica) do Instituto de Biociências, UNESP Botucatu, deliberou:

DAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DO PROGRAMA

ARTIGO 1º: As áreas de concentração junto ao Programa de Pós-graduação em CB (Botânica) são:

I - Fisiologia e Bioquímica Vegetal II - Morfologia e Diversidade Vegetal

DO CORPO DOCENTE

ARTIGO 2º: Os critérios para credenciamento e descredenciamento de docentes nos cursos de mestrado e de doutorado do Programa são:

I - para credenciamento:

a) ministrar disciplinas pelo menos uma vez a cada dois anos, cujo conteúdo programático se enquadre nas linhas de pesquisa do programa;

b) ter atingido, nos últimos quatro anos, 300 pontos em publicações em periódicos classificados de acordo com o documento de área de Biodiversidade CAPES, onde A1=100, A2=85, B1=70, B2=25, sendo limitada a produção em, no máximo, dois artigos em estratos B2. Artigos oriundos de teses e dissertações do Programa, em co-autoria com o discente envolvido, terão a sua pontuação duplicada;

c) comprovar captação de recursos externos;

d) encaminhar solicitação ao Conselho do Programa. II - para descredenciamento:

a) não cumprir o disposto nas alíneas a) e b) do inciso I deste artigo; b) não apresentar regularidade de orientação;

c) não possuir vínculo com Instituição de Ensino Superior (IES) ou Instituição de Pesquisa. Parágrafo único: O processo de credenciamento e descredenciamento do docente ficará sujeito à avaliação do Conselho com base nas necessidades do Programa.

ARTIGO 3º: O processo de indicação, credenciamento e descredenciamento de orientadores será contínuo, tendo como base o Artigo 2º, inciso I, alíneas a, b, c.

Parágrafo único: A solicitação de credenciamento poderá ser efetuada em qualquer época do ano, mas o credenciamento final junto ao Programa, tendo sido atendidas as exigências do Artigo 2º, só se efetivará a partir do momento em que o docente ou pesquisador tiver sob sua orientação um aluno de pós-graduação devidamente matriculado no curso de mestrado e for professor responsável por disciplina junto ao Programa.

DO CO-ORIENTADOR

ARTIGO 4º: As solicitações de co-orientação deverão ser acompanhadas do Curriculum

(2)

Instituto de Biociências – Seção de Pós-Graduação

Parágrafo único: Os co-orientadores aprovados pelo Programa não poderão participar de bancas de qualificação e defesas de dissertação/tese do co-orientado, salvo na ausência justificada do orientador.

DA MATRÍCULA

Artigo 5º - No ato da matrícula os candidatos deverão apresentar cópia legível dos documentos:

I. diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação;

II. cédula de identidade ou R.N.E. (Registro Nacional de Estrangeiro);

III. formulário específico autorizando o orientador a publicar os resultados da dissertação ou tese, caso o aluno não cumpra as exigências do artigo 23º, garantindo a participação do aluno na co-autoria do artigo científico gerado;

IV. candidatos ao doutorado deverão apresentar diploma ou certificado de mestre ou ata da defesa da dissertação, exceto para doutorado direto.

V. comprovante de proficiência em inglês conforme estabelecido no edital de seleção.

DO PRAZO PARA ENTREGA DO PROJETO DE PESQUISA

ARTIGO 6º: O projeto de pesquisa (mestrado e doutorado) deverá ser elaborado e entregue conforme as seguintes instruções:

§1º: Os alunos deverão frequentar a disciplina obrigatória Projetos e Redação Científica na qual receberão orientações para elaboração do projeto de pesquisa.

§2º: No prazo máximo de três meses os alunos deverão entregar o projeto de pesquisa à Seção Técnica de Pós-graduação, acompanhado de comprovante de submissão a agências de fomento (FAPESP ou CNPq) ou outras entidades públicas financiadoras.

§3º: Os projetos serão avaliados pelo Conselho do Programa quanto à qualidade acadêmica, originalidade e exequibilidade e, quando necessário, encaminhados a assessores externos. Os projetos considerados insatisfatórios deverão ser reformulados e submetidos em até vinte dias ao Conselho do Programa para nova avaliação.

DA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS INSTITUCIONAIS

ARTIGO 7º: A distribuição de bolsas institucionais (CAPES e CNPq) é competência do Conselho do Programa.

§1º: As bolsas de mestrado e doutorado serão distribuídas aos alunos ingressantes de acordo com a classificação no exame de seleção e com o estabelecido na legislação vigente e na presente Instrução Normativa.

§2º: A bolsa poderá ter a duração de no máximo 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado, sendo obrigatoriamente encerrada no prazo de defesa ou por suspensão de matrícula.

§3º: Aos alunos com vínculo empregatício será permitida a atribuição de bolsas CAPES ou CNPq desde que atendam a legislação vigente e somente quando não houver alunos sem bolsa no programa.

ARTIGO 8º: As bolsas serão renovadas anualmente para os alunos que apresentarem desempenho adequado e satisfatório nas atividades do Programa e receberem aprovação do relatório anual de atividades e de pesquisa.

§1º: Não terão prioridade na atribuição de bolsas alunos cujos orientadores estiverem enquadrados, nos últimos quatro anos, nas seguintes situações:

I. Tempo médio de titulação de seus orientandos de mestrado e doutorado acima dos prazos estabelecidos pela presente Instrução Normativa;

II. Não disponibilizarem as informações solicitadas para avaliação do rendimento dos alunos ou do Programa (Relatórios anuais dos alunos e Relatório CAPES);

§2º: A bolsa será cancelada a critério do Conselho do Programa nas seguintes ocorrências: reprovação em disciplina ou em Exame Geral de Qualificação, afastamento não

(3)

Instituto de Biociências – Seção de Pós-Graduação

regulamentar, baixo desempenho comunicado pelo orientador ou o não cumprimento de regras estabelecidas pela presente Instrução Normativa.

DOS CANDIDATOS A INGRESSO AO DOUTORADO DIRETO OU A MUDANÇA DE NÍVEL

ARTIGO 9º: Os candidatos ao ingresso direto no curso de doutorado ou a mudança de mestrado para doutorado deverão cumprir as seguintes exigências:

I: Ter experiência comprovada em iniciação científica de no mínimo um ano;

II: Ter publicado como primeiro autor no mínimo um artigo em periódico classificado em estrato igual ou superior a B1 segundo a área de Biodiversidade da CAPES.

III: No caso de mudança de nível, a solicitação deverá ser apresentada até o 18º mês após o ingresso no mestrado.

Parágrafo único: O orientador deverá ter concluído no mínimo uma orientação de mestrado até data de aceite do candidato no doutorado e caberá ao Conselho do Programa a decisão final sobre a solicitação.

DA MATRÍCULA DE ALUNOS ESPECIAIS

ARTIGO 10º: A matrícula como aluno especial nas disciplinas do Programa é permitida ao aluno do último ano de graduação, ao profissional formado em curso superior regulamentado ou ao aluno de pós-graduação de outro programa reconhecido pela CAPES. § 1º: Os candidatos deverão seguir as instruções da Seção Técnica de Pós-Graduação. § 2º: Os candidatos do último ano de graduação deverão apresentar solicitação de matrícula com justificativa própria. Terão prioridade na matrícula os alunos de iniciação científica. § 3º: Os candidatos formados, mas sem vínculo com curso de pós-graduação, deverão apresentar solicitação de matrícula com justificativa.

§ 4º: Os candidatos que estiverem matriculados em programa de pós-graduação de outra IES deverão fazer a solicitação de matrícula já devidamente aprovada pelo docente responsável pela disciplina a ser cursada.

§ 5º: O aluno especial será aceito desde que haja vaga e com a concordância do docente responsável pela disciplina.

DAS ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS AOS ALUNOS

ARTIGO 11º: O Simpósio do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Botânica) é atividade obrigatória a todos os alunos, que devem participar de todas as edições enquanto matriculados no Programa.

ARTIGO 12º: Os alunos de mestrado deverão cumprir 35 créditos e os de doutorado 70 créditos, sendo, em ambos os casos, 12 em disciplinas obrigatórias. Todos os alunos ingressantes deverão cursar as disciplinas obrigatórias no primeiro ano de ingresso.

ARTIGO 13º: As disciplinas Projetos e redação científica e Difundindo e popularizando a

ciência na UNESP: interação entre pós-graduação e ensino básico são obrigatórias para os

alunos do curso de mestrado e doutorado, sendo que os alunos que não cumprirem os créditos referentes a estas disciplinas não poderão homologar seus créditos e defender suas dissertações ou teses.

Parágrafo único: Os alunos ingressantes no doutorado que realizaram mestrado no Programa também deverão cursar as disciplinas obrigatórias.

ARTIGO 14º: Os alunos deverão cumprir no mínimo cinco créditos no mestrado e dez créditos no doutorado em atividades complementares conforme planilha de contagem de créditos disponível na página do Programa.

Parágrafo único: Os alunos de doutorado deverão obrigatoriamente comprovar a publicação de um artigo em periódico científico com classificação igual ou superior a do estrato B1 segundo a área de Biodiversidade da CAPES para homologação dos créditos

(4)

Instituto de Biociências – Seção de Pós-Graduação

complementares. Os egressos do Programa deverão comprovar publicação em co-autoria com seu orientador de mestrado.

APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS

ARTIGO 15º – Os alunos de mestrado poderão aproveitar até sete créditos em disciplinas como aluno especial ou vinculado. Os alunos de doutorado poderão aproveitar até 30 créditos cursados no mestrado e até 10 créditos cursados como aluno especial ou vinculado.

DA HOMOLOGAÇÃO DOS CRÉDITOS

ARTIGO 16º – Após a conclusão dos créditos em disciplinas e em atividades complementares, os alunos de mestrado e doutorado deverão solicitar homologação dos créditos em formulário próprio disponível na página do Programa. As atividades complementares deverão ser devidamente documentadas.

Parágrafo único: A homologação dos créditos deverá ser solicitada até transcorridos no máximo 17 meses para o mestrado e 35 meses para o doutorado a contar do primeiro dia letivo do aluno no Programa.

DO EXAME GERAL DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO

ARTIGO 17o: Após a homologação dos créditos e antes da defesa da dissertação ou tese, os alunos deverão submeter-se ao Exame Geral de Qualificação.

§ 1º: Junto à solicitação da homologação dos créditos, 30 dias antes da data marcada para o Exame Geral de Qualificação, os alunos deverão apresentar na Seção Técnica de Pós-Graduação a versão preliminar da dissertação ou tese contendo introdução, objetivos, material e métodos, resultados, discussão e bibliografia. Deverão ser entregues cinco exemplares encadernados em espiral, com no mínimo vinte páginas. Se o aluno optar por apresentar a qualificação na forma de manuscritos a serem submetidos a periódicos da área, é obrigatória a apresentação de uma introdução geral que os integre. Essa introdução deverá ser acompanhada de suas referências bibliográficas.

§ 2º: O prazo máximo para a realização do Exame Geral de Qualificação será de até 18 meses para o mestrado e 36 meses para o doutorado.

§ 3º: A comissão examinadora do Exame Geral de Qualificação deverá ser constituída de três membros titulares e dois suplentes indicados pelo Conselho do Programa, com titulação mínima de Doutor, da qual o orientador e co-orientador não poderão fazer parte.

§ 4 º: A data para o Exame Geral de Qualificação será fixada pelo Conselho do Programa. § 5 º: O candidato terá de 30 a 40 minutos para apresentação do trabalho, seguido de argüição pela comissão examinadora.

§ 6º: A comissão examinadora emitirá parecer circunstanciado de aprovação ou reprovação, sendo considerado apto o candidato que for aprovado por pelo menos dois membros da comissão.

§ 7º: O candidato reprovado poderá repetir, uma única vez, o exame geral de qualificação, decorrido o prazo máximo de três meses para o mestrado e nove meses para o doutorado.

DAS DEFESAS DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E TESE DE DOUTORADO

ARTIGO 18º: Na defesa de dissertação de mestrado e tese de doutorado os candidatos ao título serão avaliados por uma comissão examinadora que emitirá parecer circunstanciado de aprovação ou reprovação.

Parágrafo único: Os pareceres dos membros da comissão examinadora deverão conter avaliação da qualidade do estudo apresentado nos níveis de mestrado ou doutorado e do desempenho do candidato na defesa de sua pesquisa, sendo permitida a inclusão de qualquer comentário adicional que justifique a aprovação ou reprovação do candidato. ARTIGO 19º: A comissão examinadora da defesa de dissertação ou tese será constituída conforme estabelecido no Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP.

(5)

Instituto de Biociências – Seção de Pós-Graduação

ARTIGO 20º: Os prazos, mínimo e máximo, para a conclusão do mestrado são, respectivamente, de 12 e 24 meses a contar da data de matrícula. Os prazos, mínimo e máximo, para a conclusão do doutorado são, respectivamente, de 12 e 48 meses a contar da data de matrícula.

DAS SOLICITAÇÕES DE AUXÍLIO FINANCEIRO DO PROGRAMA

ARTIGO 21º: A concessão de recursos será efetuada com base nas Normas da PROAP/CAPES, sendo observada a disponibilidade orçamentária do Programa.

§ 1º: As solicitações deverão ser apresentadas individualmente, em formulário próprio, acompanhadas de justificativa do uso, contribuição para o Programa e currículo resumido (últimos três anos) do solicitante.

§ 2º: Os pedidos de auxílio PROAP/CAPES para participação em eventos deverão ser encaminhados com 50 dias de antecedência da data de início do evento, seguindo as normas estabelecidas pela Pró-Reitoria.

Parágrafo único: A solicitação por docente somente será encaminhada à Pro-reitoria se houver a participação de discente do Programa no trabalho a ser apresentado.

DO FORMATO DAS DISSERTAÇÕES E TESES

ARTIGO 22º: Todas as dissertações e teses do Programa deverão seguir o seguinte formato:

I. Papel A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas, margens 2,0 cm superior, 3,0 cm esquerdo, 2,0 cm inferior e 2,0 cm direito.

II. Capa branca com formato único conforme Anexo 1, incluindo os logotipos do IB, da UNESP e do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Botânica);

III. Página de rosto (Anexo 2) e no verso ficha catalográfica (Anexo 3) preparada conforme orientação da Biblioteca do Campus;

IV. Dedicatória (opcional);

V. Agradecimentos, devendo já no início citar a agência financiadora (bolsa e/ou auxílio financeiro) e, a seguir, o nome das pessoas que efetivamente colaboraram científico e tecnicamente na elaboração, condução e/ou análise do trabalho;

VI. Sumário;

VII. Resumo em português e em inglês;

VIII. Introdução geral com os objetivos destacados ao final. Esse item é opcional para dissertações apresentadas em um único capítulo. No caso de dissertações ou teses que apresentarem mais de um capítulo é obrigatória a apresentação de uma introdução geral que os integre. Essa introdução deverá ser acompanhada de suas referências bibliográficas; IX. Capítulos na forma de manuscritos redigidos, preferencialmente em inglês, segundo as normas da revista selecionada para publicação. Os capítulos poderão ser cópias de artigos publicados referentes à tese;

X. Considerações finais, onde se deve sintetizar e discutir os principais resultados obtidos. Esse item é opcional para dissertações apresentadas em um único capítulo. As considerações finais deverão ser acompanhadas de suas referências bibliográficas;

XI. Apêndices opcionais, incluindo tabelas, planilhas, cálculos estatísticos, textos adicionais etc;

XII. Pelo menos um dos capítulos deverá ser na forma de manuscrito (inciso IX, Artigo 22º) com a submissão comprovada em revista científica classificada nos estratos B1 ou superiores, segundo a área de Biodiversidade da Capes. O(s) comprovante(s) da submissão deverá(ao) ser anexado(s) ao final de cada capítulo.

XIII. A versão impressa da dissertação ou tese deverá ser encadernada apresentando na lombada o ano de conclusão do trabalho e o sobrenome com as iniciais do aluno.

XIV. A entrega da versão escrita deverá ser acompanhada da versão eletrônica em formato PDF.

(6)

Instituto de Biociências – Seção de Pós-Graduação

ARTIGO 23º: A necessidade de substituição da versão definitiva da Tese/Dissertação ficará a critério da comissão examinadora. A substituição da Dissertação/Tese deverá ser realizada no prazo de um mês.

§ 1º: O exemplar definitivo (versão impressa e versão eletrônica atualizada no formato PDF) deverá contemplar todos os incisos de I a XIV (Artigo 22º) com as alterações sugeridas pela banca.

Parágrafo único: O não atendimento destas exigências implicará nas penalidades previstas na legislação.

ARTIGO 24º: Os casos omissos na presente Instrução Normativa serão resolvidos pelo Conselho do Programa, de acordo com as disposições estabelecidas no Regimento Geral de Pós-Graduação, baixado pela Resolução UNESP nº 30 de 17.06.2010.

ARTIGO 25º: Esta Instrução Normativa entrará em vigor na data de sua publicação.

(7)

Instituto de Biociências – Seção de Pós-Graduação

Anexo 1

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO OU TESE (em Times New Roman 16)

NOME DO CANDIDATO (em Times New Roman negrito 12)

Dissertação (ou Tese) apresentada ao Instituto de Biociências, Câmpus de Botucatu, UNESP, para obtenção do título de Mestre (ou Doutor) no Programa de Pós-Graduação em Ciências

Biológicas (Botânica) Botânica, Área de concentração XXXXXXXXX.

(em Times New Roman 11)

BOTUCATU – SP (em Times New Roman 10 negrito) Ano (em Times New Roman 10 negrito)

(8)

Instituto de Biociências – Seção de Pós-Graduação

Anexo 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Julio de Mesquita Filho”

INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE BOTUCATU (em Times New Roman 14)

TÍTULO DA DISSERTAÇÃO OU TESE (em Times New Roman 16)

NOME DO CANDIDATO ORIENTADOR

CO-ORIENTADOR (se houver) (em Times New Roman negrito 12)

Dissertação (ou Tese) apresentada ao Instituto de Biociências, Câmpus de Botucatu, UNESP, para obtenção do título de Mestre (ou Doutor) no Programa de Pós-Graduação em Ciências

Biológicas (Botânica) Botânica, Área de concentração XXXXXXXXX.

(em Times New Roman 11)

BOTUCATU – SP (em Times New Roman 10 negrito) Ano (em Times New Roman 10 negrito)

(9)

Instituto de Biociências – Seção de Pós-Graduação

ANEXO 3 (verso da página de rosto)

FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA SEÇÃO TÉCNICA DE AQUISIÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO

DIVISÃO TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO - CÂMPUS DE BOTUCATU - UNESP

BIBLIOTECÁRIA RESPONSÁVEL: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Joaquim, Walderez Moreira.

Efeitos de reguladores vegetais sobre o teor de alguns metabólitos secundários em folhas de Echinodorus grandiflorus (Cham. & Chudl.) Micheli / Walderez Moreira Joaquim. – 2004.

Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2004.

Orientadora: Elizabeth Orika Ono

Co-orientadora: Maria Luiza Faria Salatino Assunto CAPES: 20303009

1. Fisiologia vegetal

CDD 581.1

Palavras-chave: Echinodurus grandiflorus; Fitoquímica; Metabólitos secundários; Reguladores vegetais

(10)

Instituto de Biociências – Seção de Pós-Graduação

Anexo 4

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA)

CONTAGEM DE CRÉDITOS EM ATIVIDADES COMPLEMENTARES

(De acordo com a Instrução Normativa 01/2015)

Aluno(a):

_____________________________________________________________________________________ Nível: ( ) Mestrado – mínimo: 05 créditos; ( ) Doutorado – mínimo: 10 créditos

Atividade Equivalência em créditos Quanti-dade Total de créditos Número do Anexo ATIVIDADES DE ENSINO (Máximo 03 créditos para o Mestrado e 06 créditos para o Doutorado) 1. Aulas ministradas em curso fundamental ou

médio

30 horas = 01 crédito 2. Aulas ministradas em curso de extensão 15 horas = 01 crédito 3. Aulas ministradas em curso superior 15 horas = 01 crédito 4. Aulas ministradas em pós-graduação (como

convidado)

04 horas = 01 crédito

5. Monitoria voluntária 30 horas = 01 crédito

PUBLICAÇÕES (Exigência de cumprimento de no mínimo 02 créditos para o Mestrado e 04 para o Doutorado) *Para os alunos de doutorado só serão computadas as publicações diferentes daquela apresentada para a homologação dos créditos

1. Artigo científico em periódicos classificados nos estratos ≥A2 da área de Biodiversidade da Capes

10 créditos 2. Artigo científico em periódicos classificados no

estrato B1 da área de Biodiversidade da Capes

05 créditos 3. Artigo científico em periódico classificado no

estrato B2 da área de Biodiversidade da Capes

02 créditos 4. Artigo científico em periódico classificado nos

estratos B3, B4 e B5 da área de Biodiversidade da Capes e Resumo expandido em periódico científico ou em anais de eventos

0,75 crédito

5. Resumo simples em eventos científicos internacionais

0,5 crédito 6. Resumo simples em eventos científicos nacionais 0,25 crédito 7. Livro (autoria ou co-autoria) com corpo editorial

e ISBN

02 créditos 8. Capítulo (autoria ou co-autoria) de livro com

corpo editorial e ISBN

0,75 crédito

PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS CIENTÍFICOS (Exigência de cumprimento de no mínimo 02 créditos para o Mestrado e 04 para o Doutorado)

1. Participação em evento internacional com apresentação de trabalho

01 crédito 2. Participação em evento nacional com

apresentação de trabalho

0,5 crédito 3. Participação no Workshop da Pós-Graduação do

IBB com apresentação de trabalho

0,5 crédito 3. Participação no Workshop da Pós-Graduação do

IBB sem apresentação de trabalho

0,25 crédito 4. Apresentação de trabalho oral em evento 02 créditos

(11)

Instituto de Biociências – Seção de Pós-Graduação

científico internacional

5. Apresentação de trabalho oral em evento científico nacional

01 crédito

ESTÁGIOS (Máximo 03 créditos para o Mestrado e 06 créditos para o Doutorado)

1. No exterior 15 horas = 01 crédito

2. No país 30 horas = 01 crédito

PALESTRAS, DEFESAS E QUALIFICAÇÕES ASSISTIDAS

10 atividades =02 créditos

TOTAL DE CRÉDITOS créditos

Botucatu, _____ de _________________ de ________.

________________________________ ________________________________ Assinatura do Orientador Assinatura do Aluno

Referências

Documentos relacionados

Após a exposição acima, Guignon apresenta a meta da descrição da cotidianidade em Heidegger: esclarecer esta claridade (Lichtung) fundante que possibilita a

Observe isto: normalmente, as pessoas menos dadas ao perdão são as mais  cheias  de  autojustiça:  julgam­se  mais  íntegras  que  as  demais  e,  por 

[r]

Isabella Lacerda retornou ao Brasil nesse último domingo, 16, e já se prepara para mais um difícil e importante desafio, a 1ª etapa da Copa Internacional de MTB, que será realizada

9. O período de cinco anos a que se refere o número anterior pode ser aumentado pelo júri, a pedido do candidato, quando fundamentado em suspensão da atividade..

Alterado pelo/a Artigo 2.º do/a Portaria n.º 139/2019 - Diário da República n.º 90/2019, Série I de 2019-05-10, em vigor a partir de 2019-05-11.

vação, identificação, investigação, descrição e explicação de fenômenos. Depende do método científico. E) É o saber produzido pela intuição, associada à

Com o objetivo de estudar o efeito de diferentes sistemas de manejo na densidade do solo máxima (Ds máx ), e na umidade crítica de compactação (U crít ), realizou-se um experimento