• Nenhum resultado encontrado

Verifique se a voltagem da tomada é a mesma do aparelho (115V ou 220 V).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Verifique se a voltagem da tomada é a mesma do aparelho (115V ou 220 V)."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1. INFORMAÇÕES INICIAIS

Parabéns! Você acaba de adquirir um equipamento CONSERVEX.

Os equipamentos CONSERVEX são fabricados com avançada tecnologia e dentro dos mais novos conceitos aplicados aos equipamentos refrigerados, por uma empresa com mais de 45 anos de tradição na fabricação de balcões expositores.

Este manual foi elaborado para informá-lo como instalar e obter o máximo desempenho e segurança do seu equipamento CONSERVEX. Utilize-o como guia durante a instalação e operação.

Nossos produtos foram projetados para trabalhar nas seguintes condições: Temperatura Ambiente até 30º C e Umidade Relativa do Ar até 65%.

Condições ambientais acima destes limites pode reduzir o desempenho da refrigeração do produto e provocar condensação externa de umidade acima do normal, não caracterizando um defeito do equipamento.

2. INSTALAÇÃO

• Se o seu equipamento for recebido com embalagem, desembale-o com

cuidado, evitando danificar o gabinete, e destine o material da embalagem de modo que não ofereça risco às pessoas e ao ambiente.

• Instale o equipamento em local arejado, longe do calor, raios solares, fogão,

aquecedores, fornos e estufas. Locais apertados e abafados também devem ser evitados. • Verifique se a voltagem da tomada é a mesma do aparelho (115V ou 220 V).

• Utilize fios elétricos, tomadas e conectores de boa qualidade e adequados à potência de cada equipamento na rede de alimentação elétrica.

• Ligue o fio verde (terra) do equipamento a um terra eficiente (conforme previsto na norma ABNT-NBR 5410, seção “aterramento”). Consulte um eletricista de sua confiança.

• Não ligue mais de um aparelho na mesma tomada. Não faça uso de extensões ou conectores tipo “ T “. Não deixe fios soltos pelo chão.

• Deixe um espaço de pelo menos 8 cm entre a traseira do equipamento e a parede, para circulação do ar quente gerado no conjunto motor/condensador.

• Nivele o aparelho, facilitando o escoamento da água condensada e evitando o aparecimento de ruídos.

• Nos equipamentos equipados com dreno, providencie o escoamento da água através de uma mangueira até um ralo, ou coloque uma vasilha para o seu recolhimento.

3. UTILIZAÇÃO

• Após instalar o equipamento conforme instruções do item 2, ligue-o à tomada e deixe-o funcionar vazio e com as portas fechadas durante duas horas, para que haja estabilidade das temperaturas internas.

• Coloque os produtos no equipamento de forma gradativa. Nunca coloque produtos quentes ou em excesso no equipamento.

• Deixe espaço entre os produtos e entre os produtos e a parede interna, para circulação do ar frio (forçado ou natural).

(2)

• Não forre as prateleiras (grades) para não dificultar a livre circulação do ar frio.

• Respeite os limites de carga, quando sinalizado com um adesivo vermelho indicador. Não obstrua as entradas e saídas de ar frio no evaporador.

• O controlador de temperatura (termostato) já sai da fábrica regulado para a maioria das aplicações previstas. Para temperaturas mais quentes, gire o botão em direção ao ponto 1, e para temperaturas mais frias, gire o botão em direção ao ponto 7.

• As geladeiras de 4 e 6 portas possuem resistências nas portas, para serem utilizadas nos dias mais úmidos e chuvosos para compensar a condensação de umidade nas portas e batentes. Este fenômeno é natural e ocorre devido a diferença da temperatura do ar interno e externo do produto e a elevação da porcentagem da umidade do ar (acima de 65%). As resistências podem ser desligadas nos dias mais secos. Para ligar e desligar utilize o interruptor localizado no lado direito do painel superior do produto (alavanca para cima – ligado; alavanca para baixo – desligado).

• As gancheiras do Balcão Visoramico Tendal (VIST–200) e Vitrine de Carne (VTRC-180) tem a capacidade de suportar 80kg de carne, passando disso a Conservex não se responsabiliza pela danificação do mesmo.

4. MANUTENÇÃO DEGELO

• É necessário proceder ao degelo quando a camada de gelo atingir aproximadamente 1 cm de espessura ou semanalmente.

• Retire todos os produtos que não podem molhar. • Mantenha o dreno totalmente desobstruído. • Desligue o plugue da tomada.

• Colete a água do degelo que sairá pelo dreno.

• Após o degelo, antes de ligá-lo, enxugue-o internamente.

• Nunca use esguicho, faca ou qualquer outro objeto cortante para auxiliar na remoção do gelo. Deixe que o gelo derreta naturalmente.

• Equipamentos com circulação de ar interna com ventilador (tipo frost free) não precisam de degelo periódico; apenas em caso de bloqueio ocasional do evaporador é necessário fazer o degelo.

LIMPEZA DO EQUIPAMENTO

• Utilize apenas pano umedecido em água e sabão neutro (ou álcool em caso de gordura).

• Tenha especial cuidado com a etiqueta de identificação do produto, a qual pode ser apagada com a utilização de produtos de limpeza, prejudicando a identificação do equipamento em caso de necessidade de assistência.

LIMPEZA DO CONDENSADOR

• É indispensável a limpeza do condensador pelo menos uma vez ao mês. A sujeira acumulada impede a passagem do ar, prejudicando a eficiência da refrigeração e elevando a temperatura do motor, podendo causar a sua queima.

• Para limpar o condensador, utilize um aspirador de pó ou uma escova de lavar roupas.

• Desligue o equipamento antes de efetuar a limpeza, e tenha muito cuidado para não tocar no condensador, pois este trabalha em alta temperatura.

(3)

NOTA: O condensador é o radiador do sistema de refrigeração montado na unidade condensadora, junto com o ventilador e o motor-compressor.

5. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

(PARA MELHOR DESEMPENHO, MAIOR VIDA ÚTIL E ECONOMIA DE ENERGIA) • Não utilize o seu equipamento em ambientes com temperatura acima de 30º e

Umidade Relativa do ar acima de 65%. (Veja item 1). A Umidade do ar é mais alta durante a madrugada, em dias chuvosos e próximos a piscinas e lagos, próximo a regiões montanhosas e beira-mar.

• Evite aberturas constantes das portas, e não se esqueça de fechá-las completamente após o uso, pois com a entrada do ar quente, o compressor irá trabalhar mais, aumentando o consumo de energia.

• É comum equipamentos expositores com vidro frontal apresentarem uma

condensação de umidade, por não possuir isolação térmica no vidro. Trata-se de um fenômeno natural.

• A voltagem de alimentação elétrica não deve variar mais que 10% da voltagem especificada. Para 115 v, deve estar entre 104 e 127 v, e para 220 v, deve estar entre 198 e 231v. Se a voltagem variar ou estiver fora da faixa, instale um estabilizador de voltagem compatível com a potência do equipamento. (Se necessário, consulte um eletricista de sua confiança).

• Quando o refrigerador estiver equipado com sistema de circulação de ar forçado (ventilador interno – tipo frost free), aconselhamos embalar os produtos com filme plástico para evitar desidratação.

• A utilização do controle de temperatura (termostato) nos pontos mais altos (6, 7), por longos períodos aumenta o consumo de energia e pode provocar o obstrução do evaporador por gelo (nos modelos com circulação interna de ar), comprometendo a refrigeração. Se necessitar aumentar o controle, recomendamos retornar ao ponto anterior em no máximo 2 horas. (veja também item 3.e).

• Se o equipamento ficar algum tempo sem uso, desligue-o e descongele-o. Enxugue bem o equipamento e mantenha-o com as portas abertas para evitar a propagação de fungos e a formação de odores.

• Sempre que desligar seu equipamento por alguma razão, espere pelo menos 5 minutos antes de religa-lo, para dar tempo à equalização das pressões internas. • Ao lavar o piso do estabelecimento, evite molhar o equipamento, para evitar risco de

curto-circuito na parte elétrica. 6. OCORRÊNCIA DE DEFEITOS

Desempenho Deficiente

PROVÁVEIS CAUSAS CORREÇÕES

Carga mal distribuída ou em excesso, prateleiras obstruídas, circulação prejudicada

Redistribuir melhor a carga de produtos, retirar o excesso, desobstruir as prateleiras Botão do termostato em posição

inadequada

Regular o botão do termostato Condensador sujo (obstruído) Limpar o condensador

Placa fria ou evaporador obstruído por gelo Efetue o degelo Temperatura ambiente alta sem circulação de

ar, entrada de ar para o condensador obstruída

Aumente a circulação de ar ambiente, desobstrua a entrada de ar do condensador. O equipamento não funciona

(4)

PROVÁVEIS CAUSAS CORREÇÕES Plugue desligado da tomada Ligue o plugue na tomada Tomada com mau contato ou sem energia

elétrica

Corrigir o defeito na tomada ou na rede, verificar fusíveis e disjuntores, verificar o fornecimento de energia (ver itens 2d e 2f) Botão do termostato na posição “DESL” Girar o botão do termostato para a

posição desejada Voltagem da rede diferente do aparelho ou fora

da faixa adequada

Conecte o aparelho na tensão adequada, corrija a variação de tensão

Ruídos (Barulho)

PROVÁVEIS CAUSAS CORREÇÕES

Equipamento em contato com a parede Desencoste o equipamento da parede Equipamento desnivelado Nivele o equipamento

CERTIFICADO DE GARANTIA

Este equipamento está garantido contra defeitos de fabricação pela CONSERVEX Indústria e Comércio de Refrigeração Ltda.

1. CONDIÇÕES DA GARANTIA

1.1 Defeitos de fabricação de peças e componentes, mediante constatação de um técnico autorizado em condições normais de uso, conforme orientação deste manual.

Esta garantia não cobre: reatores e starter, lâmpadas, vidros, perfis plásticos, trincos, portas, alem de defeitos e riscos em pintura ou amassamentos decorrentes de

transporte.

1.2 A reposição de peças ou componentes e a execução dos serviços nos termos desta garantia somente serão realizados nos locais onde a CONSERVEX mantiver oficina autorizada de manutenção. Nas localidades onde não existir este serviço, as despesas de transporte do equipamento ou deslocamento do técnico, correm por conta do usuário.

1.3 O prazo de validade desta garantia é de 6 (seis) meses a contar da data da emissão da nota fiscal. Na falta deste documento, será considerada a data de fabricação constante na etiqueta de identificação do equipamento.

2. EXTINÇÃO DA GARANTIA

2.1 Pelo vencimento do prazo de 6 (seis) meses a contar da data de emissão da Nota Fiscal de aquisição do equipamento.

2.2 Pela remoção e/ou alteração da etiqueta de identificação do equipamento. 2.3 Pela adulteração da Nota Fiscal de aquisição.

2.4 Pelo uso do equipamento em desacordo com as normas deste manual.

2.5 Por danos causados por agentes da natureza (enchentes, descargas elétricas, etc.) ou acidentes. 2.6 Por apresentar sinais de ter sido alterado ou consertado por técnico não autorizado pela

(5)

2.7 Por má-fé ou dolo comprovado pelo titular da garantia.

2.8 Caso não seja constatado defeito de fabricação, o Sr. Consumidor arcará com as despesas decorrentes do fato.

2.9 Sendo estas as condições deste Termo de Garantia, a Conservex se reserva o direito de alterar a características gerais, técnicas e estéticas de seus produtos sem prévio aviso.

3.0 Informamos que quaisquer dúvidas, esclarecimentos, reclamações ou sugestões serão atendidas pelo Call Center Conservex no telefone (11) 4013-3668 ou e-mail: callcenter@conservex.com.br

NOTA 1:

A CONSERVEX não se responsabiliza pela venda de seus produtos destinados a vacinas ou medicamentos em geral, pois estes são muito sensíveis e podem necessitar de temperaturas específicas.

NOTA 2: Antes de acionar a Assistência Técnica, tenha em mãos todas as informações necessárias sobre o equipamento (Nota Fiscal/Data de fabricação, Modelo) e o máximo de informações possíveis sobre o defeito apresentado, para agilizar o atendime

nto.

Referências

Documentos relacionados

brachyurus no solo no estádio R7 da soja (Figura 2A) mostrou a presença de um agrupamento principal, com população acima 3.200 nematoides em 100 cm 3 de solo, localizado mais

a) Técnica de pintar o que é observado aplicando pontos ou pequenas manchas. b) Técnica que utiliza linhas retas. c) Técnica que utiliza apenas uma cor. d) Técnica que

Obras consideradas em péssimo estado de conservação são aquelas que apresentam manifestações patológicas generalizadas, que necessitam sofrer intervenções imediatas, porém,

Por isso, para responder às questões trazidas na introdução deste trabalho: “Quando a escrita entra na vida da criança?”, “Como seria o percurso do „não saber

Este trabalho compara a qualidade físico-química e bacteriológica das águas subterrâneas do aquífero freático situado em um latossolo vermelho-amarelo na bacia do rio Una,

Realizaram-se análises físicas dos substratos para obtenção de: distribuição do tamanho das partículas, capacidade de aeração (CA), porosida- de total efetiva (PTe),

Este guia oferece instruções de configuração para que você possa usar uma rede sem fio para enviar dados criados no ScanNCutCanvas (http://ScanNCutCanvas.Brother.com/) para a

Primeiramente, sob a ótica de Beth Brait (1985), podemos classificar Walter como protagonista e um personagem circular, dada sua complexidade e profundidade, que lhe conferem